Vous êtes sur la page 1sur 3

Formao | Deus no centro da famlia Postado em 14 de setembro de 2013 por Redao2 Queremos nesse artigo meditar um pouco sobre

a importncia da presena divina no seio das famlias, por isto importante nos recordarmos da belssima passagem das Bodas de Can, que encontramos no Evangelho de So Joo, captulo dois. Deus, atravs de Jesus, quis se fazer presente naquelas Bodas que marcava o incio de uma famlia e a sua presena e a de sua me marcou para sempre a vida daquele casal.

Atravs desse trecho da Palavra de Deus, podemos concluir que a presena de Jesus na vida das famlias proporciona uma diferena substancial; Jesus a luz do mundo e veio ao mundo para iluminar a vida dos homens. Precisamos crer que da mesma forma que o Senhor esteve naquele lar e o abenoou com a sua providncia, realizando o seu primeiro milagre, Ele tambm deseja hoje fazer o mesmo no seio de cada famlia, transformando a vida dos casais, renovando e fortalecendo o seu amor, providenciando suas necessidades materiais e espirituais. Deus est atento a cada necessidade, a cada detalhe. Quantas bnos Ele tem reservado para as famlias

A vida familiar crist encerra aspectos muito importantes como a qualidade das relaes interpessoais entre os cnjuges, entre pais e filhos e entre irmos, a promoo da dignidade da mulher, a procriao responsvel, a educao dos filhos, a administrao dos bens luz de Deus e o testemunho para as outras famlias, atravs do seu vnculo de amor, da imagem e smbolo da Aliana que une Deus e o seu povo(1), alm disso, a ajuda recproca entre as famlias no s no aspecto espiritual, mas tambm no aspecto material, reconhecendo o seu papel na construo de uma sociedade mais justa.

Ao nos conscientizar desses aspectos podemos compar-los situao que se encontra a famlia no mundo de hoje: sinais de degradao preocupante de alguns valores fundamentais: uma errada concepo terica e prtica da independncia dos cnjuges entre si; as graves ambigidades acerca da relao de autoridade entre pais e filhos; as dificuldades concretas, que a famlia muitas vezes experimenta na transmisso dos valores fundamentais; o nmero crescente dos divrcios e a busca de uma nova unio por parte dos mesmos; a praga do aborto; o recurso cada vez mais freqente esterilizao; a instaurao de uma verdadeira e prpria mentalidade contraceptiva(2); a falta de dilogo entre pais e filhos; a mentalidade consumista que leva ao bem-estar excessivo; o aparecimento de um sentimento de angstia e incerteza sobre o futuro, roubando assim a prtica da generosidade e a coragem de estar sempre abertos a concepo de novas vidas humanas.

Qual a razo dessas sombras

Todas essas reflexes nos levam a indagar: Qual a razo dessas sombras que atingem as famlias crists no mundo de hoje levando-as a seguir propostas sedutoras que comprometem em medida diversa a verdade e a dignidade da pessoa humana ? No difcil responder a esta pergunta. A razo de todas essas sombras consiste na falta de relacionamento de amor com Jesus, no no desfrutar da presena do Cristo em suas vidas, como foi descrito no evangelho de So Joo, precisamente nas Bodas de Can. As famlias que vivem com Jesus recebem o vinho novo e bom do Esprito que transforma o homem velho em criatura nova, capaz de viver a vontade de Deus e o desafio que exige sua misso no mundo de hoje, amar incondicionalmente como Deus o amou.

Gostaria novamente de alertar que ao esquecerem e ao se afastarem de Jesus, muitas famlias se colocam numa situao de perigo mortal, mas Deus que v os inmeros atentados contra as famlias crists, coloca ao nosso dispor muitos meios de crescermos no relacionamento ntimo com Jesus, Ele que o alicerce e o gerador de todo o amor e unidade que do vida famlia crist.

Um cantinho sagrado

Deus tem suscitado no meio dos lares cristos, um cantinho sagrado, um pequeno altar, com um crucifixo, uma vela, uma imagem ou cone de Nossa Senhora e a Palavra de Deus. Este cantinho especial nos recordar a primazia de Deus nas nossas vidas e ser um constante apelo para que os membros da famlia orem juntos. Ser um verdadeiro refgio e uma fonte de renovao, onde a famlia recolhida aos ps de Jesus Cristo superar as crises, vencer as tentaes, realizar os discernimentos, celebrar as vitrias e beber a paz e o amor que jorram da presena do Deus vivo.

No h tempo a perder, devemos permear toda nossa vida com a vida de Deus, o hbito de ler uma passagem bblica da liturgia diria nas refeies faz daquele momento uma ao de graas e partilha de vida. A orao do tero e do Ofcio de Nossa Senhora em famlia, nos coloca sobre a beno e o auxlio da Me de Deus. Pelo testemunho, estmulo e alegria dos pais, a busca permanente aos sacramentos, principalmente a Reconciliao e Eucaristia, deve ser uma constante na vida familiar; se possvel a prtica da missa diria, se no, a fidelidade missa dominical. O Senhor nos d muitos outros grandes tesouros que no podem ser negligenciados ou menosprezados como a prtica do jejum e da penitncia; a realizao de obras de misericrdia; a participao em peregrinaes a Santurios de Nossa Senhora; enfim a famlia crist do mundo de hoje necessita da presena de Jesus, de Maria e dos amigos do cu, da mesma forma que desfrutaram as pessoas que estavam presentes nas Bodas de Can.

Estas realidades no devem ser vistas como obrigaes ou deveres mas sim como grandes direitos que nos foram conquistados e nos introduzem na dignidade e beleza de sermos autnticas e abenoadas famlias crists. Faa esta experincia e beba as maravilhas que Deus providenciar em sua famlia.

1- A exortao apostlica de Joo Paulo II: Familiares Consorti A misso da famlia crist no mundo de hoje;

2- Idem.

Por: Germana Perdigo Consagrada na Comunidade de Aliana Shalom

Vous aimerez peut-être aussi