Vous êtes sur la page 1sur 18

Falando de imagem

Marcelo Valle1

Mas por que fotografar? Em qu o uso da fotografia poder nos ajudar alcanar os objetivos da escola? Algumas possveis respostas:

uma forma de comunicao universal; Desperta o interesse espontneo em crianas, jovens e adultos; Registra imagens carregadas de sentido e significado; , hoje, uma tecnologia cada vez mais popular, de fcil acesso; Serve como ponte entre diversas reas de conhecimento; Permite uma leitura crtica dos fatos, podendo demonstrar ou enunciar pontos de vistas particulares; Exercita a diversidade de olhares sobre fatos importantes em nossas vidas, assim como sobre eventos cotidianos; Permite a criao de mapas visuais das comunidades e das escolas; Mostra a continuidade e a ruptura, aquilo que fica e/ou muda na transformao histrica do tempo e do espao, servindo para mostrar quem fomos e quem somos; Estimula a troca de experincias e qualifica o contato com diferentes pessoas e lugares.

Enfim... A fotografia a parte visvel de uma realidade que se encontra em constante movimento. Fotografar, portanto, fazer um recorte do espao e um instante do tempo, atribuindo valor ao que registramos.

Jornalista e fotgrafo.

Histrias de luz

A fotografia, claro, no surgiu de uma hora para outra. Ela nasceu do acmulo de conhecimentos de diversos povos, de diferentes pocas e lugares. Os chineses e os gregos, por exemplo, j conheciam alguns princpios da tica, baseados, sobretudo, na observao da natureza. tica, vale lembrar, a parte da fsica que estuda a luz, os espelhos e as lentes.

Em termos etimolgicos, a palavra fotografia a juno de dois radicais gregos: photos, que significa luz; e graphos, que significa escrever. Assim, o princpio bsico do ato de fotografar ou seja, de escrever com luz sempre o mesmo, seja ela analgica ou digital: a sensibilizao de uma superfcie pela ao direta da luz.

O filsofo grego Aristteles j descrevia alguns fenmenos ticos que mais tarde viriam a ser utilizados na fabricao da Cmara Escura invento que muitos consideram como o precursor das atuais mquinas fotogrficas. A Cmara Escura nada mais do que um compartimento fechado (uma caixa, por exemplo) com uma pequena abertura que permite a entrada de luz. A luz, ao entrar pela abertura, projeta na parede oposta ao orifcio a imagem daquilo que est fora da caixa. Vejamos a figura abaixo:

Algumas substncias so sensveis luz, sofrendo algum tipo de alterao quando expostas; por isso, so chamadas de fotossensveis. O desenvolvimento da fsica, da qumica e da biologia permitiu que a imagem formada no fundo da Cmara Escura fosse fixada atravs de diferentes processos, dando origem a fotografia como conhecemos hoje.

A luz essencial no s para que todo processo acontea, mas tambm para o prprio resultado da foto. Sua intensidade, direo e tipo vo dar diferentes efeitos na foto, determinando sua expresso plstica, como volume, textura, profundidade, sombras. Ela cria o clima da foto.

Tipos de Luz: - Luz natural: que vem do sol ou de algum corpo celeste, como a lua. - Luz artificial: produzida intencionalmente, vinda de lmpadas, refletores, flashes e at mesmo tochas ou velas. - Luz ambiente: que pode ser a mistura de luzes artificiais e luz natural, como um quarto iluminado por uma janela e uma lmpada.

Dicas para usar luz natural

A luz do sol varia com o horrio podendo ser mais dura ou mais suave, variando tambm sua forma de incidncia, dando volume e texturas diferentes.

A luz pode ser direta (dura), num dia de cu aberto, gerando sombras bem marcadas, curtas e contrastadas. No indicada para retratos, pois deixa muitas sombras no rosto.

A luz difusa, como num dia nublado, mais suave, se distribuindo mais igualmente, dando um tom mais sutil e uniforme. Mais favorvel para retratos. As luzes do comeo da manh e do final da tarde so mais suaves, incidindo lateralmente, formando sombras longas e dando mais volume e textura.

Observao: recomenda-se o uso do trip quando a iluminao est fraca. Se no tiver um trip podemos apoiar em objeto que d estabilidade, como uma cadeira, mesa ou at mesmo uma rvore.

A posio do fotgrafo em relao fonte de luz tambm muito importante:

Se a fonte de luz principal est vindo de suas costas a cena estar bem iluminada.

Foto: Marcelo Valle

Se a fonte de luz estiver vindo em direo cmera, iluminando o objeto que queremos fotografar por trs, chamamos de contra-luz (o objeto fotografado est entre o fotgrafo e a fonte principal de luz). Isso permite uma foto da silhueta, assunto ou objeto principal fica escuro e o fundo fica iluminado.

Foto: Dyego Rodrigues

O assunto, o fotgrafo e a tecnologia

... para aqueles que podem ver, a existncia se passa num rolo de imagens que se desdobra continuamente, imagens capturadas pela viso e realadas ou moderadas pelos outros sentidos, imagens cujo significado (ou suposio de significado) varia constantemente, configurando uma linguagem feita de imagens traduzidas em palavras e de palavras traduzidas em imagens, por meio das quais tentamos abarcar e compreender nossa existncia. As imagens que formam nosso mundo so smbolos, sinais, mensagens e alegorias. Ou talvez sejam apenas presenas vazias que completamos com o nosso desejo, experincia,

questionamento e remorso. Qualquer que seja o caso, as imagens , assim como as palavras, so a matria de que somos feitos. Alberto Manguel, Lendo Imagens: Uma Histria de amor e dio

O cotidiano uma narrativa em que, dia a dia, vamos moldando nossa histria num desenrolar de imagens. Toda fotografia tem sua origem na necessidade ou no desejo de algum. Assim, ela essencialmente uma imagem que nasce de uma escolha, atravs de um recorte no espao e de um instante no tempo.

Para o fotgrafo e pesquisador Bris Kossoy, trs elementos so essenciais para a realizao de uma fotografia: o assunto, o fotgrafo e a tecnologia. O produto final a fotografia, que nada mais do que o resultado da escolha de um assunto (num determinado espao/tempo), utilizando recursos tecnolgicos (mquina).

O assunto: tema escolhido, o referente fragmento do mundo exterior (natural, social, etc.). O que se vai fotografar.

Quase tudo pode ser fotografado, o homem e sua vida sobre e a terra (suas atividades), a natureza e suas manifestaes, es, o nfimo e o grandioso. A fotografia, f desde sua inveno, inveno vem sendo utilizada das mais diferentes maneiras, na medicina, na indstria, no comrcio, nas artes, nas cincias sociais, na comunicao, sobretudo sobretudo na famlia, no registro dos momentos importantes de nossas vidas.

O fotgrafo: : o autor do registro, agente e personagem do processo. Quem vai fotografar.

O fotgrafo aquele que faz a escolha, seleciona um momento do real, com seu respectivo tratamento esttico (faz a organizao visual dos detalhes). Ele algum que tem uma viso de mundo, uma histria, uma ideologia, uma bagagem cultural. Sendo assim, toda essa ess carga vai influenciar no momento de sua fotografia. fotografia. Ele pode estar fotografando para si, como forma de expresso pessoal ou a servio de algum (uma ( revista ou empresa, por exemplo), exemplo) o que de alguma forma vai tambm influenciar na fotografia.

A tecnologia: : materiais fotossensveis, equipamentos e tcnicas tcnicas empregados para a obteno do registro, diretamente pela ao da luz. Com que vai fotografar.

Independentemente da fotografia ser obtida atravs de um processo analgico (com filme) ou digital, o princpio bsico continua o mesmo: o realce de uma uma superfcie pela ao direta da luz. Os resultados de uma fotografia vo sempre depender de uma equao em que se controla o tempo de exposio e a quantidade de luz que chega at essa superfcie sensvel.

C ecendo suas limitaes podemos definir Conhecer o seu equipamento fundamental. Conhecendo melhor a forma como podemos us-lo: us

No se decepcione, nem tudo o que vemos fotografvel, ou seja, pode ser plasticamente traduzido de forma eficiente atravs da linguagem fotogrfica. Milton Guram, Linguagem fotogrfica togrfica e informao

A mquina As mquinas fotogrficas so dispositivos que servem para capturar imagens. Existem muitos tipos diferentes de mquinas fotogrficas, mas todas funcionam basicamente da mesma forma, ao apertarmos um boto, click, uma janela se abre permitindo que a luz chegue at o filme ou outra superfcie sensvel (CCD/CMOS). O princpio o mesmo da cmara escura, o que muda a sua composio, podendo ter mais mecanismos que permitem maior controle sobre o tempo de exposio e a quantidade de luz que chega at filme.

Os principais elementos so:

ode ser um visor direto, Visor: a janela por onde se olha na hora de tirar a foto. Pode um reflex ou LCD.

Disparador: o boto que faz o click, funciona como uma espcie de gatilho abrindo o obturador.

Obturador: o mecanismo que permite a chegada da luz at o filme, funciona como uma espcie de cortina que se abre e fecha em um determinado espao de tempo. Quanto mais tempo ele ficar aberta mais luz chega ao filme e vice-versa.

Boto de seleo da velocidade do obturador

Dicas: A velocidade do obturador ou tempo de exposio, em fotografia, est diretamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da mquina (cmera fotogrfica) leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que ir sensibilizar a pelcula fotogrfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem. fcil perceber que, se deixarmos a mquina a receber luz (com o obturador) durante 10 segundos, s vai ficar uma imagem esttica e bem definida se nada no cenrio que estamos fotografando se movimentar durante este tempo. Quanto menor o tempo de exposio, menos luz absorvida no interior da mquina, maior a abertura do diafragma necessria para se obter uma exposio correta. O tempo de exposio normalmente dado no formato 1 / x, em que X representa uma frao de tempo em segundos. Os valores comuns so: 1/8000 s-1/4000 s-1/2000 s-1/1000 s-1/500 s1/250 s-1/125 s-1/60 s-1/30 s-1/15 s-1/8 s-1/4 s-1/2 s-1 s.

Diafragma: o mecanismo que controla a quantidade ou intensidade dos raios de luz que chegam at o filme. Funciona como uma espcie de anel que abre e fecha controlando a abertura que permite a entrada da luz que passa atravs das lentes.

Dicas: O diafragma fotogrfico o dispositivo que regula a abertura de um sistema ptico. composto por um conjunto de finas lminas justapostas que se localiza dentro da objetiva, e que permitem a regulagem da intensidade de luz que ir sair na material foto-sensvel. O valor do diafragma se d atravs de nmeros, conhecidos como nmeros x ou x-stop, e seguem um padro numrico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 etc, sendo que, quanto menor for o nmero x, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o nmero x, menor a quantidade de luz que passar pelo diafragma. Cada nmero maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada nmero menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

Regulagem manual: algumas cmeras permitem a regulagem manual do obturador e do diafragma. Assim podemos controlar a exposio que queremos, podemos fazer combinaes entre as velocidades do obturador e as aberturas do diafragma e obter o mesmo resultado na exposio.

Regulagem automtica: a prpria cmera faz a regulagem dos tempos e da abertura. Geralmente tm desenhos ilustrando o programa que possuem de acordo com a situao a ser registrada. (esporte, retrato, noturna, etc).

Dicas: A luz varia muito de um ambiente para o outro, por exemplo, dentro de uma sala ou fora dela. Assim, temos que de alguma forma controlar nossas cmeras para responderem a essa variao de luz. Esse o papel da abertura do diafragma e as velocidades do obturador, que devem tambm variar. Quando o diafragma est muito aberto, nem toda a imagem parecer completamente ntida; a nitidez situa-se numa faixa conhecida como profundidade de campo (rea da imagem que estar em foco), e que depende do ponto para onde se foca. Quanto menor for a abertura, maior ser a profundidade de campo; de modo que, se fotografamos uma cena que tm planos prximos e fundos distantes, e pretendemos que tudo fique ntido, preciso que a abertura seja pequena.

Se a abertura for pequena, e o ambiente estiver pouco iluminado, a velocidade do obturador ter de ser mais baixa. Isto influencia a forma pela qual as imagens em movimento ficam registradas na imagem: se a velocidade no for suficientemente rpida, a fotografia ficar tremida. Com velocidades lentas, no se pode manter completamente segura nas mos a mquina fotogrfica, com velocidade mais demorada do que 1/60s (para a objetiva normal), indicado o uso do trip.

As objetivas As objetivas so as lentes por onde passam e direcionam a luz que chega ao filme. Existem diferentes tipos de lentes: grande-angulares, normais, teleobjetivas, objetivas de foco varivel (zoom).

- Grande angular: tem esse nome porque amplia nosso campo de viso. Uma caracterstica marcante a tendncia de causar distores dos planos, sensao de prolongamento, onde objetos ou pessoas que estejam mais prximos a elas apaream maiores do que aquilo que estiver mais distante.

Dicas: As lentes grandes angulares so mais usadas quando o espao onde estamos fotografando apertado e queremos mostr-lo, por exemplo, no interior de uma casa. Podemos tambm utiliz-las para mostrar a amplido de uma paisagem ou de um lugar. Lembrando que ela tem uma importante caracterstica: distorcem os objetos que esto no primeiro plano, ou seja, mais prximos da cmera.

- Normal: Possuem caractersticas muito prximas de alcance da viso do ser humano. O campo de viso desta objetiva da ordem de 50.

- Teleobjetiva: Servem basicamente para observar ou fotografar objetos que esto distantes, dando a impresso de aproximao achatando os planos da imagem.

Dicas: Essas lentes so utilizadas quando no podemos nos aproximar muito do objeto: esporte, animais, detalhes distantes, lutas, etc. Do a impresso de estarem achatando os planos da imagem, perdendo profundidade. So utilizadas tambm para retratos.

Com uma teleobjetiva, a instabilidade da cmara mais notvel do que com uma grande-angular, por isso, quanto maior for a objetiva, maior ser a velocidade de obturador necessria. Alm de "congelar" a ao, a velocidade do obturador permite criar efeitos que sugerem movimentos, ou efeitos especiais com o zoom.

Ateno: cuidado com o foco! Dizemos que uma foto est em foco quando ela est ntida; ou seja, no est embaada. Algumas cmeras possuem um anel de foco que pode ser ajustado manualmente, em outras, o foco automtico (auto-focus). Nessas cmeras preciso tomar cuidado, pois elas procuram fazer o foco na rea que est mais iluminada. Se o fundo estiver mais claro ela ir focalizar l, desfocando os planos anteriores. Focar, enfim, ajustar a nitidez da imagem.

Composio e enquadramento Uma composio qualquer reunio de elementos isolados que, quando unidos, resultam em um todo destacado das partes. Normalmente, Normalmente a composio uma manifestao constante em cada uma das formas de expresso artsticas. Ela pode ser descrita de acordo com seu ritmo, proporo, ro, harmonia, entre outras caractersticas. Uma composio a construo a partir da relao entre os elementos. Seja musical, pictrica ou, entre outras, grfica. As fotografias, assim como os quadros em pintura, tm o formato de um retngulo. O chamado do retngulo ureo. Em fotografia, a composio pode ser entendida como a disposio dos elementos plsticos dentro desse retngulo ou quadro, conferindo significado a uma cena. Buscando o equilbrio entre os elementos. Esses elementos plsticos so: linhas, linhas, formas, luz, superfcie, tonalidades, perspectiva, contraste.

Um dos aspectos mais importantes portantes o enquadramento. A escolha escolha do momento: o to falado RECORTE DO ESPAO E UM INSTANTE NO TEMPO. Os planos: A realidade que vivemos tem trs dimenses: largura, rgura, altura e profundidade. As fotografias possuem apenas duas dimenses, largura e altura. Podemos com o uso de linhas e outros elementos da imagem criar a impresso de profundidade.

Os Planos determinam o distanciamento da cmera em relao ao objeto fotografado, levando-se em conta a organizao dos elementos dentro do enquadramento realizado. Uma mesma fotografia pode conter vrios planos, sendo classificada por aquele que responsvel por suas caractersticas principais. Primeiro plano o que est mais prximo da cmera, e, assim, vamos entrando na foto. Dicas: - Decida qual o centro de interesse - Escolha um fundo conveniente, evite fundos confusos - Altere o ngulo de tomada se necessrio - Decida como deve ser o enquadramento - horizontal ou vertical - Decida qual poro da cena deve ser includa na foto, evite assuntos no relacionados com o assunto principal

Quando fazemos uma fotografia, a primeira coisa que buscamos enquadrar aquilo que queremos pelo visor da cmera. Ali escolhemos o que vai entrar ou vai ficar de fora da foto. Quando enquadramos e compomos devemos saber o que vale estar dentro ou fora da composio. Alguns elementos desnecessrios podem poluir a foto, atrapalhando seu significado.

Um simples enquadramento pode mudar o significado da cena, podendo diminuir ou acentuar sensaes.

Foto horizontal: d a impresso de espao aberto

Foto vertical: passa a sensao de profundidade

importante trabalhar com as linhas presentes na imagem

Linhas em L passam a idia de estabilidade

Linhas em S tm mais fluidez

Linhas alongadas conduzem o olhar para o ponto de convergncia

Linha do horizonte: linha de referncia, dependendo da posio, as propores entre os elementos se alteram

ltimo recado

A Cmara Viajante

Que pode a cmara fotogrfica? No pode nada. Conta s o que viu. No pode mudar o que viu. No tem responsabilidade no que viu. A cmara, entretanto, Ajuda a ver e rever, a multi-ver O real nu, cru, triste, sujo. Desvenda, espalha, universaliza. A imagem que ela captou e distribui. Obriga a sentir, A, criticamente, julgar, A querer bem ou a protestar, A desejar mudana. A cmara hoje passeia contigo pela Mata Atlntica. No que resta - ainda esplendor - da Mata Atlntica Apesar do declnio histrico, do massacre De formas latejantes de vio e beleza. Mostra o que ficou e amanh - quem sabe? - acabar Na infinita desolao da terra assassinada. E pergunta: "Podemos deixar Que uma faixa imensa do Brasil se esterilize, Vire deserto, ossurio, tumba da natureza?" Este livro-cmara anseio de salvar O que ainda pode ser salvo, O que precisa ser salvo Sem esperar pelo ano 2 mil.

Carlos Drummond de Andrade, Mata Atlntica

Bibliografia: ANDRADE, Carlos Drummond de. Mata Atlntica (fotos de Luiz Cludio Marigo, texto de Alceo Magnani). R. de Janeiro: Chase Banco Lar/AC&M, 1984. GURAN, Milton. Linguagem fotogrfica e informao. 2 ed revista e ampliada. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma histria de amor e dio. So Paulo: Cia das Letras, 2001. ZUANETTI, Rose; REAL, Elizabeth; MARTINS, Nelson ET AL. Fotgrafo: o olhar, a tcnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi