Vous êtes sur la page 1sur 2

Tabagismo http://www.tudoemfoco.com.br/tabagismo.html Atualmente, o <Strong>tabagismo</Strong> considerado a maior pandemia do nosso sculo.

. A dependncia qumica na nicotina princpio ativo do cigarro responsvel por cerca de 90% das ocorrncias de cncer no pulmo. Alm disso, os fumantes so entre 30% a 50% mais vulnerveis a outros tipos de cncer do que no fumantes. A Organizao Mundial da Sade (OMS) considera o tabagismo a maior causa de morte evitvel no mundo. Em 30 anos, o tabagismo matou mais que a tuberculose e o HIV, sendo a causa de aproximadamente 150 milhes de mortes durante esse tempo. Muitas vezes o vcio na nicotina, que gera o tabagismo, adquirido ainda na adolescncia. Nos pases pobres e em desenvolvimento o tabagismo mais incidente. <h2>Causas do tabagismo</h2> A dependncia qumica, fsica e psquica da nicotina colocada lado a lado com drogas como herona e cocana. Ao tragar um cigarro, em poucos segundos a nicotina chega ao sistema nervoso central e libera uma tempestade de hormnios que proporcionam a sensao de bemestar ao fumante. A partir disso, o crebro passa a exigir cada vez mais a nicotina para repetir a experincia de prazer. Essa experincia prazerosa que alimenta o tabagismo gerada principalmente pela liberao de dopamina em nveis elevados no sistema nervoso central. A dopamina est relacionada alegria, satisfao, recompensa e bem-estar. <h2>Toxinas</h2> Normalmente se pensa que o cigarro composto apenas por alcatro e nicotina. Contudo, a droga contm 7 mil substncias txicas, das quais muitas so cancergenas. <h2>Os primrdios da indstria tabagista</h2> O tabagismo foi estimulado pelas indstrias de cigarro ainda no perodo da Primeira Guerra Mundial. Mas essa indstria se fortaleceu e ganhou fora por volta dos anos 40 e 50 do sculo XX, onde o cigarro foi associado ao glamour e sucesso por Hollywood. Vrios filmes com estrelas da poca apresentavam cenas onde o cigarro era bastante presente e vinha revestido com o charme prprio dessas superprodues cinematogrficas. Pesquisadores dos anos 60 e 70 j apontavam para os riscos sade provenientes do tabagismo, mas levou tempo at os governos conseguirem pressionar a indstria do tabaco a seguir um controle mais rgido em suas propagandas. Quando o Estado conseguiu enfim intervir na propaganda de cigarros, j havia muitos dependentes da droga. Hoje, existem cerca de um bilho de tabagistas em todo o mundo. 80% desse nmero esto concentrados em pases pobres e emergentes. <h2>Tabagismo no Brasil</h2>

No Brasil, o tabagismo um verdadeiro problema de sade pblica. De acordo com dados do Ministrio da Sade, 16% da populao dependente de nicotina e por ano morrem cerca de 200 mil pessoas em razo do tabagismo. Assim como em outros pases emergentes, o que agrava o problema no Brasil a carncia do sistema de sade pblica. A tecnologia disponvel no pas para o tratamento de doenas relacionadas ao tabagismo no compatvel com a demanda social do problema. A preveno continua a ser a estratgia mais eficaz em um pas onde a tecnologia hospitalar caminha em descompasso com os ndices da doena.

Vous aimerez peut-être aussi