Vous êtes sur la page 1sur 41

A Casa Art Dco Carioca

Espao Cultural Pennsula

Realizao Espao Cultural Pennsula Patrocnio Carvalho Hosken e JC Gontijo Produo Carvalho Hosken e JC Gontijo Coordenao geral e produo executiva Ricardo Corra Curadoria Mrcio Alves Roiter Piedade Epstein Grinberg Produo Liliu Castello Branco Design de montagem Unidesign: Glucio Campelo Programao visual da exposio, catlogo, impressos Unidesign: Glucio Campelo e Suzana Fonseca Colaborao: Tatiana Podlubny Artes e tratamento de imagens Unidesign: Marco Aurlio Silva Souza Textos Mrcio Alves Roiter Luiz Paulo Conde Mauro Almada Piedade Epstein Grinberg Renato da Gama-Rosa Costa Suzete Ach Edio Mrcio Alves Roiter Reviso e padronizao Rachel Valena Fotografia das peas expostas Beto Felcio Foto vaso Gall, Rio de Janeiro, p. 53: Paulo Santos Filho Foto escultura Mazzuchelli, p. 64: fornecida pelos colecionadores Foto poltrona John Graz, p. 67: Thereza Eugnia Fotos vitrine e mesa, p. 72: Cristiana Mendona de Menezes Cenotcnica e montagem Cenomax Edson Donner Graziela Donner Acervo Coleo Carlos F. de Carvalho Larissa Brasil Mrcia Albuquerque Iluminao B Light Samuel Betts Assessoria de imprensa Approach Seguro Generali do Brasil Recepcionistas vestidos por Mary Zaide
Capa: em primeiro plano, Bourraine, Diana. Bronze. Coleo Carlos F. de Carvalho. Ao fundo: detalhe do vaso em vidro Gall, Rio de Janeiro, enseada de Botafogo. Coleo Mrcio Alves Roiter.

Agradecimento especial Carlos F. de Carvalho Agradecimentos Adolpho Leirner Alastair Duncan Alberto Shayo Alberto Taveira Alexa Archer Allex Colontonio Aloysio Neves Ana Maria Marin Cohen Andelko Kruzicevic Bel Noronha Ceclia Rodrigues Clarissa Schneider Daisy Cabral Nogueira Eliana Benchimol Famlia Oswaldo Teixeira Fernando Enriquez Geo Darder Gilmar Peres Guilherme Arajo Heloisa Seixas Hildegard Angel Janete Costa Janice Melhem Santos Jorge Braune Jorge Czajkowski Lauber Peixoto Castro Luiz Fernando Grabowsky Luiz Paulo Conde Mrio Klinger Mario Santos Mary Zaide Mauro Almada Moyss Geller Pedro Guimares Regina e Tcio Lins e Silva Renan e Tnia Chehuan Renato Kamp Ricardo Kowarick Roberto Hirth Rmulo Fialdini Rubens Cozzo Ruy Castro Srgio e Hecilda Fadel Stella Carmen Lutterbach Stella de Orleans e Bragana Sueli Bombire Sylvia de Souza Vera Bocayuva

Este catlogo faz parte da exposio A Casa Art Dco Carioca, realizada no Espao Cultural Pennsula, de 24 de novembro de 2006 a 3 de fevereiro de 2007.

Tipografia digital Processamento digital para CTP Impresso e acabamento Papel da capa Papel do miolo

Geometric 231 e Parisian Flowdrive, Eskographics Nova Brasileira Carto Supremo 350 g/m2 Couch matte 150 g/m2

Av. Via Parque Pennsula

Barra da Tijuca

Impresso no Rio de Janeiro em novembro de 2006

Rosto: ndia, por J. Carlos, maior artista grfico do art dco brasileiro, o carioca Jos Carlos de Brito e Cunha (1884-1950) deixou obra de importncia superlativa. Editor de diversas publicaes, como Illustrao Brasileira, O Malho, O Tico-Tico, Para Todos..., entre outras, formou, com seu trao, uma gerao de criadores e fs do art dco na histria das artes decorativas nacionais. Neste trabalho celebra a unio dos temas nativistas nacionais s tendncias do art dco mundial.
Foto Beto Felcio

Pgina ao lado: Portas de interior, em ferro batido e bronze, representando caador e gazela, no estilo Edgar Brandt, procedentes das famlias Guinle e Ribeiro Campos.
Foto Geraldo Kosinski

APRESENTAO

M r c i o Al ve s Roi t e r

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1938


Acaba de chegar Baa de Guanabara o transatlntico Normandie. De um luxo nunca visto, seus interiores mostram o que de melhor a Frana possui em Artes Decorativas. Um palcio-embaixada flutuante art dco e proeza tcnica da engenharia naval. Nenhum carioca de bom gosto pode perder a chance de conhec-lo. Passes para visita so vendidos. S que em nmero muito superior ao permitido. Cambistas atuam num derrame de falsos tquetes devido fabulosa procura. A multido de pessoas logo excede a capacidade do navio. O comandante precisa agir energicamente, probe o acesso, e o tumulto estava criado. Quem havia pago para visitar o Normandie, colocado sua roupa de domingo, era obrigado a voltar pra casa. Protestos em terra e mar, speras discusses entre a polcia carioca e oficiais da tripulao, nada adiantou. Ser que as maldies rogadas nesse momento de frustrao tm a ver com a breve vida, de apenas sete anos, do Normandie? Em 1942, no porto de Nova Iorque, um incndio o destri. Essa histria bem ilustra o encantamento do carioca pela modernidade, e em especial pelo estilo que a traduzia: o art dco.* Ao realizar a exposio A Casa Art Dco Carioca, as empresas Carvalho Hosken e JC Gontijo resgatam essa paixo, que se confunde com a longa Belle poque 1900 a 1950 do Rio de Janeiro. Lembrar no apenas saudosismo. mola criativa, lio. Felizmente muitos exemplos de permanncia do art dco eclodem, aqui e no resto do mundo. Empresas restaurando e adaptando edifcios importantes da poca, rgos governamentais e nogovernamentais preocupados com a preservao, colecionadores cada dia mais apaixonados So, no entanto, atitudes isoladas, diante da contnua descaracterizao de uma poca. No permitamos que se apague a memria do art dco carioca! Um estilo vibrante, centrado na celebrao da vida, tema recorrente no seu vocabulrio. Interpretaes estticas de um Homem Feliz, integrado natureza. Do pequeno objeto ao arranha-cu.

Da srie Rio de Janeiro, este vaso Gall do incio do sculo XX traz a Pedra da Gvea e a praia de So Conrado totalmente desabitada. No primeiro plano, o vo de gaivotas d o tom de exotismo tpico dos vasos da manufatura Gall. Ao lado do ateli, em Nancy, Gall criou uma estufa com centenas de espcies raras de plantas, s quais dedicaria muitos trabalhos. Explorou a beleza e a aerodinmica das gaivotas em vo em vasos e pratos, mundialmente cobiados pelos colecionadores. Do outro lado deste vaso temos o Po de Acar. O formato da pea, de difcil produo, conhecido como gourde aplatie avec col barque (cantil achatado com boca jangada). Pgina ao lado: o cartaz Normandie, projeto de A.M. Cassandre de 1935, uma litografia de 100 x 62cm.

Foto cortesia de Posters Please Inc. New York NY USA

*O Normandie veio ao Rio em 1938 e 1939. Foi num jantar a bordo, durante o Carnaval de 39, que Carmem Miranda assinou com Lee Schubert o contrato que a levaria para os EUA. Ver FOUCART, Bruno et al. Normandie Queen of the Seas. New York: Vendome Press, 1985; CASTRO, Ruy. Carmen. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

ANO RAMA ART DCO NA ARQ UITETU RA E URBANISMO CARIO CA

L ui z Pa ul o Cond e & Ma ur o Al ma d a *
*Extrato, resumido e adaptado, do texto Panorama do Art Dco na Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Verso integral publicada, originalmente, in CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura art dco no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1996; p. 5-20. 2 ed.: PCRJ & Editora Index, 1997. 3 ed. ampliada: PCRJ & Casa da Palavra, 2000.

CENRIO SOCIAL E CU LT U R A L Q U E E M O L D U R A O A R T D C O N A E U R O PA , AMRICA E BRASIL

Transio e gnese da modernidade Alguns historiadores defendem a tese de que o mundo ingressou no sculo XX no em 1901, mas em algum momento indefinido entre 1918 e 1939, isto , entre o fim da Primeira Grande Guerra e o comeo da Segunda. Assim, o que hoje chamamos modernidade fruto de um longo e difcil parto, que exigiu sacrifcios e determinao daquelas geraes. No Brasil no foi diferente. A transio da Monarquia para a Repblica comea em 1889 e s acaba em 1930. Do mesmo modo, a passagem do rural para o urbano, do agrrio para o industrial, do aristocrtico para o popular, do importado para o nacional, enfim, do arcaico para o moderno, consumiu anos e, em alguns aspectos, se arrasta at hoje. Mais adiante, definiremos o Art Dco como um fenmeno moderno; da a necessidade de se reconstituir, ainda que em linhas gerais, o contexto social e cultural em que surge e se desenvolve.

Dcadas de 20 e 30: anos vertiginosos Os anos 20 e 30, no Brasil e no mundo, foram o perodo de maior efervescncia intelectual do sculo XX, s igualado, mais tarde, pelos anos pr-68. Rediscutiu-se e reavaliou-se tudo: Poltica, Economia, Filosofia, Cultura e Arte, em debates intelectuais quase sempre apaixonados e ideologizados. No cenrio poltico, o grande embate Socialdemocracia x Comunismo x Nazifascismo e a polmica nacionalismo x internacionalismo. No cenrio econmico, laissez-faire x dirigismo estatal, crise de 29, crack da bolsa de Nova Iorque e as teses intervencionistas de Lord Keynes. Na Filosofia, os legados positivista Comte, Stuart Mill, Spencer , marxista Marx, Engels, Lnin e anarco-niilista Nietzche se misturaram aos novos aportes do historicismo alemo Splenger , do culturalismo de Max Weber, do neo-idealismo italiano Croce e Gentile, do existencialismo Heidegger , do espiritualismo Bergson e da neo-escolstica Maritain , entre outros. Na cultura e nas artes, surgem o jazz e a msica dodecafnica, as peras Turandot (1926), dos

Pgina ao lado: casa da av. Rui Barbosa. Projeto atribudo a John Graz. Final da dcada de 20.

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

Trs Vintns (1928) e Porgy and Bess (1935); a literatura de Saint-Exupry, Virginia Wolf, Aldous Huxley, Scott Fitzgerald, Hemingway, Faulkner, James Joyce, Garca Lorca e Neruda; o teatro de Brecht, Artaud e Pirandello; o cinema mudo de Fritz Lang Metropolis (1926) , Eisenstein Encouraado Potemkin , e o genial Chaplin; nos quadrinhos, o Mickey Mouse, de Disney (1928), Popeye e Tarzan (1929), Dick Tracy e Betty Boop (1931), e Flash Gordon (1934). Nas Artes Plsticas, so contemporneos artistas to diversos quanto Matisse, Kandinsky, Picasso, Brancusi, Mondrian, Modigliani, Chagall, Mir, Duchamp, Dali e De Chirico. Na Dana, brilham ainda Les Ballets Russes, de Serge Diaghilev, e as performances de Pavlova e Balanchine.
Os trs pilares da modernidade Por mais rica que fosse a ebulio cultural poca, pouco se diferenciaria de outras, ocorridas em sculos anteriores, no fossem trs invenes fundamentais difuso cultural: o disco, o rdio e o cinema falado. A diferena bsica que, agora, as idias extravasavam os crculos letrados e atingiam as massas. Alcanava-se, enfim, a modernidade. A inveno do disco de 1897 E. Berliner , e o rdio-emissor surge na primeira dcada do sculo Lee de Forest. Em 1909, a voz de Caruso transmitida a partir do Metropolitan Opera House; em 1916, instalada a primeira estao experimental em Nova Iorque; e em 1919, a primeira regular, em Rotterdam. O primeiro filme falado, O Cantor de Jazz, de Crosland, de 1927. Em busca do homo brasiliensis No Brasil, desde a Independncia, e sobretudo aps a Abolio e a Repblica, o debate social e intelectual gira em torno da idia de construo da identidade e do carter nacional: o que somos? De onde viemos as famosas razes? Para onde vamos? Discute-se um projeto Brasil. Dele participam as elites, os intelectuais e pela primeira vez o povo. O cenrio poltico-social de instabilidade, insurreies e mudanas.

Schulz-Neudamm, Metropolis, 1926. Cartaz para o filme de Fritz Lang. Brancusi, escultura Mlle.Pogany III, 1931.

Arthur Bernardes governou sob estado de stio (1922-26) e Washington Lus (1926-30) representou o fim de uma era: a Repblica Velha. Depois deles, vm a Revoluo de 30 e o longo perodo getulista (1930-45), caracterizado por uma mistura de reformas sociais, autoritarismo poltico e oscilao ideolgica. 1922 o ano de fundao do Partido Comunista Brasileiro, e tambm do episdio dos Dezoito do Forte. Revoluo de 1923, no Rio Grande do Sul, sucede a Revoluo Paulista, de 1924, que d origem Coluna Prestes (1924-26). Em 1930 cai o regime caf-com-leite. Dois anos mais tarde, os paulistas se insurgem com a Constitucionalista que, embora esmagada, alcana seu objetivo em 1934. No ano seguinte, a vez dos comunistas, cuja derrota abre caminho ao Estado Novo e constituio Polaca (1937). Em 1938, so os integralistas que assaltam o poder e fracassam. o mesmo ano da morte de Lampio e Maria Bonita. Em 1939, o Brasil declara-se neutro diante do conflito europeu; dois anos mais tarde assina o acordo Brasil-EUA, declara guerra ao Eixo em 1943 e envia a FEB Itlia no ano seguinte. Em 1945 caem o Eixo e Getlio Vargas. H eleies e nova Constituinte. No plano econmico-social, merecem destaque a fundao da primeira siderrgica brasileira Cia. Belgo-Mineira, 1919 , a criao do Conselho Nacional de Petrleo (1938) e da Companhia Siderrgica Nacional (1941, inaugurada em 1945). O imprio Chateaubriand tem incio em 1919, com a fundao de O Jornal. A Folha da Noite (SP) de 1921; O Globo, de 1925; e O Estado de Minas, de 1928. O Departamento de Imprensa e Propaganda de 1939. No ano de 1920, funda-se a pioneira Universidade do Brasil. Em 1922, acontece a famosa Semana de Arte Moderna. No ano seguinte, Henry Morize e Roquette Pinto fundam a Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira do Brasil e, em 1927, surgem a gravao eltrica Odeon , a Varig e o Correio Areo Nacional. Em 1935, inaugura-se Goinia, primeira manobra geopoltica planejada, objetivando um voltar-se para dentro do Brasil, iniciativa expressiva do pensamento da poca.

Carnaval e prontido O panorama artstico dos anos 20 e 30, no Brasil, marcado pela convivncia entre, de um lado, um debate pesado, pontuado por discursos ideologizados, manifestos, artigos polmicos e cartas iradas aos jornais e, de outro, manifestaes satricas, cmicas e burlescas que, no por acaso, prenunciam o que mais tarde se denominaria de carnavalizao da cultura nacional. De fato, o primeiro samba gravado Pelo Telefone de 1917. A Portela, ainda um bloco o Vai Como Pode , surge em 1923; a Mangueira antigo Bloco dos Arengueiros , em 1928; e o primeiro grupo autodenominado escola de samba, a Deixa Falar, em 1929. O primeiro desfile coletivo se d em 1930 e a partir de 1932 o concurso oficializado. Em 1926, no Rio de Janeiro, h um encontro histrico dos intelectuais Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda e Prudente de Moraes Neto com os artistas populares Pixinguinha, Donga e Patrcio Teixeira. O Brasil comea a conhecer o brasil. Em 1933, publicado Casa Grande & Senzala e, em 1936, Razes do Brasil. Inaugura-se a moderna Sociologia brasileira. Ainda no campo da MPB, Noel Rosa combina humor e boemia ao traduzir clichs da cultura erudita para a linguagem coloquial. No samba Coisas Nossas, capta com extrema sensibilidade o clima psicossocial da poca: (...) o samba, a prontido e outras bossas so nossas coisas, so coisas nossas (...). Lamartine Babo retrata com verve maliciosa e lirismo intenso o cotidiano urbano. Ari Barroso exalta o Brasil brasileiro em composies grandiloqentes, de cunho nacionalista, e Joo de Barro o Braguinha contribui para o debate das trs raas, enaltecendo a loirinha dos olhos claros de cristal e a (linda) morena, em conjuno com a mulata cujo cabelo no nega de Lamartine. As valsas, tangos, polcas e mazurcas da virada do sculo so substitudas, agora, por marchinhas choros, baies, xaxados, maxixes, canes sertanejas e, sobretudo, o samba, que a partir dos anos 30 se tornar o gnero musical nacional por excelncia, logo internacionalizado por Carmem Miranda. Na msica erudita, a temtica nacionalista explorada por Villa-Lobos, a partir de 1917, e conceituada por Mrio de Andrade, em 1928.

Na ribalta, predominam a comdia burlesca e o teatro de revista. Destacam-se as companhias de Procpio Ferreira e Dulcina de Moraes, que encenam textos de Joo do Rio e Armando Gonzaga. No Cinema, que a partir dos anos 30 se tornar uma diverso de massa, de 1937 O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, um dos primeiros filmes sonoros brasileiros de real importncia. Nas Artes Plsticas, a hegemonia acadmica, centrada no controle sobre a Escola Nacional de Belas Artes, ampla e irrestrita at 1920. O imigrante russo Lasar Segall, em 1913, e Anita Malfatti, em 1917, realizam as primeiras exposies de pintura moderna. No entanto, s aps a Semana de 22 se desencadear um debate nacional sobre o tema. O perodo 1920-45 dominado pela personalidade de Portinari que, em telas e murais, retrata temas rurais e sociais brasileiros. Compem ainda o grupo moderno pioneiro o ex-caricaturista Di Cavalcanti, o escultor Victor Brecheret, o surrealista Ismael Nery, Tarsila do Amaral, Oswaldo Goeldi e Vicente do Rego Monteiro, o mais Art Dco de nossos pintores. No desenho de caricaturas, destacam-se J. Carlos e o genial Nssara. Os polemistas Todo o debate que acompanha o ingresso do Brasil na chamada modernidade no teria tanta repercusso junto opinio publica, se dele no houvessem participado polemistas brilhantes como Mrio de Andrade, Monteiro Lobato, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Ricardo Severo, Jos Mariano Filho, Cndido Mota Filho, o futuro lder integralista Plnio Salgado e Alcntara Machado, entre outros, que em artigos, conferncias e manifestos expunham apaixonadamente suas idias, a favor ou contra os fatos e eventos culturais da poca. Indiferentes, nunca!
O FENM ENO A RT DCO

O que, quando, onde e por qu O Art Dco foi um conjunto de manifestaes artsticas, estilisticamente coeso, originado na Europa, e que se expande para as Amricas do Norte e do Sul, inclusive o Brasil, a partir dos anos 20.

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

Cartaz da Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes, Paris, 1925, por Robert Bonfils.
Foto Laurent Sully-Jaulmes sobre original do Museu de Artes Decorativas de Paris

Seu lanamento formal ao pblico ocorre na Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes, acontecida em Paris, em 1925, muito embora haja registro de manifestaes isoladas antes dessa data. nessa exposio que Le Corbusier, numa atitude de protesto velado, constri o pavilho da revista LEsprit Nouveau e apresenta seu projeto de immeubles-villas, numa posio extrema e isolada de conjunto. Grosso modo, o Art Dco se divide em quatro perodos: at 1925: formao e manifestaes embrionrias 1925-1930: lanamento ao pblico, divulgao mundial e expanso 1930-1940: consolidao e apogeu 1940-1950: manifestaes tardias

ressante: enquanto este, num primeiro momento, faz confluir diversas linhas de desenvolvimento artstico e, aps sua ecloso, subdivide-se em variadas tendncias estilsticas, o Art Dco, ao contrrio, mantm, do comeo ao fim, um grau de unidade que o Movimento Moderno nunca apresentou. No ttulo da exposio fundadora, podem-se encontrar as palavras-chave por meio das quais o Art Dco se autodefine: O Art Dco se define como Arte, enquanto o Movimento Moderno pretendia ser mais que isso: um movimento cultural global, que envolvia aspectos sociais, tecnolgicos, econmicos e, tambm, artsticos. O Art Dco se define como Decorativo, enquanto o Movimento Moderno se coloca indiferente, contrrio, ou at mesmo hostil Decorao delito; Loos idia de decorao.

a tudo o que, ento, poder-se-ia definir como tal: arranha-cus, automveis, avies, cinema, rdio, msica popular, moda e vesturio, e emancipao da mulher. Prope-se, portanto, como um estilo intrinsecamente cosmopolita. Sobretudo esta ltima caracterstica lana luz sobre o porqu de o mbito preferencial das manifestaes Art Dco se dar naqueles gneros artsticos mais associados vida cotidiana. Embora se possa identificar uma Pintura e uma Escultura Art Dco, na Arquitetura, no Urbanismo, no Paisagismo, na Arquitetura de Interiores, no Design de mobilirio, serralharia artstica, luminrias, objetos decorativos e/ou utili-

esquerda: entrada da Expo de Paris, 1925, chamada Porte dHonneur, projeto de Henry Favier e Andr Ventre, artes de metal por Edgar Brandt e placas de vidro moldado por Ren Lalique.
Foto Laurent Sully-Jaulmes sobre original do Museu de Artes Decorativas de Paris

direita: vaso Claudius Linossier de cobre repuxado, incrustaes de prata, diversas ptinas.
Foto Laurent Sully-Jaulmes sobre original do Museu de Artes Decorativas de Paris

Ao contrrio do Movimento Moderno, o Art Dco no pode ser definido propriamente como um movimento artstico, pelas seguintes razes: 1. Ausncia de uma doutrina terica unificadora manifestos, associaes, publicaes que ordenasse a produo segundo conceitos e paradigmas bem definidos e consensuais; o Art Dco , basicamente, pragmtico. 2. Abrangncia limitada: embora difundido mundialmente, no chegou a abarcar a totalidade da produo de uma poca ou regio, convivendo em sincronia, ao longo do seu desenvolvimento, com outras correntes artsticas. Mas se no foi um movimento, o Art Dco certamente foi um estilo, com estilemas claramente identificveis. A comparao com o Movimento Moderno, sob este aspecto, inte-

O Art Dco se define como Internacional, ao lado do Movimento Moderno, e contra as correntes, numerosas poca, que propugnavam por expresses artsticas autenticamente nacionais. O intercmbio, no Brasil, do Art Dco com elementos oriundos da Arte Marajoara pode ser interpretado como uma aclimatao do estilo ao debate cultural que ento se travava no pas, acomodao esta tambm observvel em certas correntes do Movimento Moderno que buscam um dilogo com a cultura nacional. O Art Dco se define como Industrial, isto , associado nascente sociedade industrial, implcitas a todas as suas conseqncias, sobretudo tecnolgicas. Por fim, o Art Dco se define como um estilo Moderno, lato sensu, isto , associa sua imagem

trios, louas, cristais, jias e produtos industriais, como rdios e relgios , na Cenografia de Cinema , na Publicidade, nas Artes Grficas, na Caricatura, na Moda e no vesturio que se localizam suas expresses mais significativas. So pouco conhecidos, entre os gneros artsticos mais tradicionais, uma Msica, Teatro ou Literatura Art Dco. Ainda de especial relevncia so os trabalhos de Arquitetura, Decorao e Design naval, que atingem o pice nos interiores dos transatlnticos franceses Atlantique (1931) e Normandie (1935). Uma imagem paradigmtica dos anos art dco a melindrosa de cintura baixa, colares compridos, cabelos curtos e ondulados, seios pequenos, pernas mostra e piteira nos lbios rubros, danando charleston, circulando em automveis con-

versveis ou se exibindo em frvolos coquetis. tempo de diverso, luxo, velocidade e livre expresso. Betty Boop em carne e osso! Outros temas recorrentes na iconografia art dco so os cachorros, lebres e cervos, sempre em movimento veloz, os repuxos dgua, trampolins e banhistas, os buqus compactos de rosas e os temas florais simplificados freqentemente, cactos e palmeiras , as linhas onduladas e aerodinmicas, os cabelos ao vento, o sol nascente e os motivos geomtricos crculos, retas, quadrados , todos banhados em luz branca, filtrada por vidros foscos. A genealogia artstica do Art Dco difusa e pouco clara, mas admitem-se influncias, no plano mais imediato, de algumas vertentes do Art Nouveau, do Cubismo, da Bauhaus, do Fauvismo, do Expressionismo e do Neoplasticismo e, no plano mais remoto, de aspectos da arte egpcia, maia, asteca e amerndia em geral. Na poca, ficou conhecido como Style Poiret do modista Paul Poiret , Style Chanel de Coco Chanel , Bauhaus de Gropius , Esprit Nouveau de Ozenfant e Le Corbusier , Arte Holandesa de Theo van Doesburg, J. J. P. Oud e Mondrian , Style Puiforcat de Jean Puiforcat, prateiro e designer , Jazz Modern Style, Art Moderne, Paris 25, Style 1925, La Mode 1925 e Arte Funcional, Futurista, Cubista ou Cbica no Brasil. O termo Art Dco s foi adotado recentemente, assim como as denominaes regionais Tropical Dco de Miami , Pueblo Dco do sudoeste dos EUA e Marajoara Dco do Brasil. Na Arquitetura e na decorao de interiores, seus maiores expoentes europeus foram os franceses Pierre Chareau, mile-Jacques Ruhlman decorador do Normandie , Pierre Patout e Robert Mallet-Stevens, mas podem-se considerar como precursores do estilo arquitetos de produo to diferenciada quanto o escocs Charles Mackintosh, o austraco Joseph Hoffman, o tcheco Adolf Loos, os franceses Tony Garnier e Auguste Perret, os holandeses Hendrik P. Berlage, Willem Marinus Dudok e Michael de Klerk, o norte-americano Frank Lloyd Wright, o alemo Eric Mendelsohn e o italiano Antonio SantElia.

esquerda: luminria de mesa Jean Perzel.


Foto Laurent Sully-Jaulmes sobre original do Museu de Artes Decorativas de Paris

Acima: detalhe de porto com muiraquits da Casa Marajoara da rua Paissandu, 319, Rio, projeto de Gilson Gladstone Navarro, 1937.
Foto Rmulo Fialdini

10

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

11

Dessa variedade de influncias, resultaram trs linhas de obras art dco: a primeira, mais seca e geometrizada, muito prxima do Racionalismo modernista, e tambm conhecida como escalonada ou ziguezague; a segunda, afrancesada, com resqucios acadmicos e nfase decorativa, lembrando o Art Nouveau ingls e o austraco; e a terceira, sinuosa e aerodinmica, inspirada no Expressionismo, e tambm denominada streamline. primeira e terceira tendncias pertence a maior parte da produo latino-americana e brasileira, em especial edifcios de apartamentos e cinemas. A segunda inspira o pioneiro Art Dco francs, a produo italiana e inmeras obras nos EUA, entre as quais o Rockefeller Center (193139), o Chrysler Building (1930), o Radio City Music Hall (1931-32) todas em Nova Iorque , e o Palmolive Building (1929-30) em Chicago. No Brasil, pertencem a essa linha alguns prdios comerciais e igrejas, assim como certas obras da variante marajoara do Art Dco.
A A RQUITE TUR A A RT DCO NO BRASIL

Prtico da entrada do Edifcio Itahy, arte decorativa de Pedro Correia de Arajo num projeto arquitetural de Arnaldo Gladosch, Rio, 1932.
Foto Lula Rodrigues

Tardo-ecletismo ou protomodernismo? Uma genealogia precisa da Arquitetura Art Dco no Brasil deve situ-la no exato ponto de interseco entre o que se convencionou chamar, genericamente, de Ecletismo e Modernismo. Ecletismo, na realidade, um termo que tem duas acepes distintas: de um lado, designa o perodo em que convivem, simultaneamente ou em sucesso rpida, diversos estilos arquitetnicos concorrentes entre si; de outro, denomina a atitude intelectual que mescla, em uma mesma obra, influncias diferenciadas. No Brasil, seria ecltica toda a produo entre o declnio do Barroco e a consolidao do Movimento Moderno, abarcando, sem rigor classificatrio: 1. Obras estrita ou livremente referenciadas a um estilo histrico isto , os chamados revivals e as reinterpretaes: 1.1. Neoclssicas: neogregas, neo-romanas, neorenascentistas e neobarrocas. 1.2. Neogticas e neo-romnicas. 2. Obras referenciadas a estilos romnticos, pitorescos e/ou exticos: vernculos, regionais e nacionais:

2.1. Chals e bangals suos, germnicos, nrdicos, normandos e flamengos. 2.2. Casas mediterrneas, californianas e em estilo misiones. 2.3 Neocoloniais: luso-brasileiras, hispano-americanas e anglo-americanas. 2.4. Astecas, incas e maias. 2.5. Bizantinas e mouriscas. 2.6. Pagodes chineses e japoneses. 3. Obras referenciadas, simultaneamente, a diversos estilos, isto , eclticas stricto sensu. 4. Obras em estilo original: 4.1. Art Nouveau. 4.2. Art Dco e sua variante marajoara. 5. Obras ditas utilitrias, sem filiao estilstica acadmica, em especial: 5.1. Obras em ferro. 5.2. Obras industriais. 5.3. Depsitos e armazns comerciais ou porturios. 5.4. Silos e galpes rurais. Se o Ecletismo foi basicamente divergente, at sua fragmentao final, o Modernismo, ao contrrio, foi convergente, pelo menos at o perodo de consolidao, nos anos 40 e 50. Da se ter consagrado, no como um estilo, mas como um movimento: o Movimento Moderno de Arquitetura que, embora abrigando manifestaes distintas, soube articular suas diferenas em prol de um objetivo comum: a liquidao do Academicismo. Assim, no Brasil, podemos associar ao Movimento Moderno, sem sermos exaustivos, os seguintes troncos fundadores, tambm chamados de protomodernos: 1. Obras ditas utilitrias, sem filiao estilstica acadmica e j relacionadas acima. 2. Obras art dco e suas variantes marajoaras. 3. Obras pioneiras isoladas, referenciadas principalmente tradio racionalista alem, entre

as quais as casas modernistas de Warchavchik a partir de 1927 ; o Albergue da Boa Vontade, de Reidy (1931); o Edifcio Morro de Santo Antnio, de Marcelo Roberto (1929); a residncia do arquiteto Frederico Kirchgssner (1930), em Curitiba; e a obra pouca conhecida de Jlio de Abreu Jnior (aps 1927). 4. Obras derivadas das visitas de Le Corbusier ao Brasil, corrente esta que se tornaria hegemnica aps 1936, obscurecendo as demais contribuies. Aceita a interpretao dos pargrafos anteriores, o Art Dco pode ser classificado como uma das derradeiras manifestaes do Ecletismo, ao mesmo tempo que se constitui como uma das primeiras expresses do Modernismo, da seu carter ambguo. E ao contrrio do que afirma nossa historiografia, essa transio, definitivamente, no se deu de estalo. Em vez de ruptura, houve mutao lenta e imperceptvel, produzida por protagonistas at hoje quase annimos. Seis caractersticas arquitetnicas Poderiam ser cinco ou sete, o nmero no importa. So temas que aparecem, com freqn cia, na Arquitetura art dco carioca, sobretudo a residencial, listados sem critrio hierrquico. Servem como pista para uma pesquisa tipolgica mais rigorosa: 1. Composio de matriz clssica: 1.1. Simtrica/axial, com acesso centralizado, ou valorizando a esquina no plano horizontal. 1.2. Tripartida em base, corpo e coroamento escalonado no plano vertical. 2. Tratamento volumtrico das partes constituintes e superfcies, maneira moderna com: 2.1. Predominncia de cheios sobre vazios. 2.2. Articulao de volumes geometrizados e simplificados varandas semi-embutidas , ou sucesso de superfcies curvas aerodinamismo. 2.3. Linguagem formal tendente abstrao conteno expressiva dos ornamentos decorativos, quase sempre em alto e baixo-relevo. 2.4. Composio com linhas e planos, verticais e horizontais, fortemente definidos e contrastados. 3. Articulao/integrao entre Arquitetura, Interiores e Design mobilirio, luminrias e serralheria artstica. Valorizao dos acessos e portarias.

4. Estruturas em concreto armado; embasamentos revestidos em granito, mrmores e materiais nobres; revestimentos altos em p-de-pedra mica ; e janelas tipo Copacabana persianas de enrolar, basculantes , em madeira ou ferro; mescla de tcnicas construtivas industriais-modernas com tcnicas decorativas artesanais-tradicionais. 5. Plantas flexveis, com acesso por hall, circulao ou galeria espao interconector , e compartimentos de uso intercambivel quartos / salas. 6. Iluminao ferica e cenogrfica, inteno esta manifesta desde as perspectivas que acompanham os projetos talvez uma influncia cinematogrfica. A variante marajoara Embora autodefinindo-se como um estilo internacional, a arquitetura art dco, assim como a modernista, ao ser introduzida no Brasil, aqui encontrou uma forte corrente intelectual nacionalista que buscava, desde o final do sculo XIX, uma expresso prpria para a cultura brasileira. Esses grupos, denominados genericamente de nativistas, geraram inmeras manifestaes em todos os gneros artsticos, sobretudo na Msica Villa-Lobos , na Literatura e na cultura em geral Monteiro Lobato, Mrio de Andrade e Oswald de Andrade. Na Arquitetura, esse pensamento gerou duas linhas de desenvolvimento: o Movimento Neocolonial lanado pelo portugus Ricardo Severo, em 1914, e propagado pelo francoargentino Victor Dubugras, por Jos Mariano Filho e por Lcio Costa e o estilo marajoara, de inspirao indigenista difundido por Edgar Vianna e outros , que logo se identifica com a temtica decorativa do Art Dco, tornando-se uma variante desta. A influncia indgena nessa arquitetura restringe-se a trs aspectos: 1. Motivos decorativos geomtricos e labirnticos, inspirados naqueles da cermica marajoara, da Ilha de Maraj, no Par. 2. Altos e baixos-relevos, e estaturia mais rara , representando o ndio, a flora e a fauna amaznica. 3. Edifcios batizados com nomes indgenas de longe, o mais relevante.

12

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

13

Roberto Lacombe e Flvio Barbosa, projeto de Residncia Marajoara, 1939.

Arquitetos, obras e datas No estgio atual das pesquisas difcil reconstituir fielmente as linhas que unem as primeiras obras art dco realizadas no Brasil s suas precedentes europias. certo que aqui trabalharam muitos arquitetos imigrados, sobretudo aps a Primeira Guerra, assim como outros que estudaram no Velho Continente, havendo tambm algum intercmbio cultural, embora precrio, atravs de revistas que divulgavam as novas idias artsticas. Houve, tambm, famosas visitas e conferncias no Brasil Alfred Agache, 1928; Le Corbusier, 1929 e 1936; e Frank Lloyd Wright, 1931 , cuja importncia e influncia precisas ainda esto por ser determinadas. Embora faltem dados em quantidade e qualidade suficiente para concluses mais slidas, pode-se perceber que o grosso da produo art dco acontece no perodo 1930-40. Entre os arquitetos autores dos projetos, desde j se destacam doze, com significativo nmero de edifcios construdos, e cujas obras completas ainda esto por ser levantadas: Robert Prentice, autor do Edifcio Itaca (1928, com A. Floderer), do Edifcio Esso (1935) e do cinema Metro Passeio (1936). Henri Sajous: Mesbla Passeio (1934), Palcio do Comrcio (1937, com Rendu) e Edifcio Biarritz (1940). Arnaldo Gladosch: Edifcios Itahy (1932) e Itay (1937). Elisirio da Cunha Bahiana: Edifcio A Noite (1928, com J. Gire).

Ricardo Wriedt: Cine Path (1927) e Edifcio Novo Mundo (1934). Adalberto Szilard: edifcios Castelo, Nilomex e Raldia (1930), Edifcio Sulacap (1936) e complementao da gare D. Pedro II (1937); projetou ainda o cine Metro Tijuca. Roberto Magno de Carvalho: edifcio Juparanan (1934) e gare D. Pedro II (1937). Archimedes Memria: Igreja de Santa Teresinha (1935) e Hospital Pedro Ernesto. Raphael Galvo: interiores do cinema Roxy (1934). A. Baldassini: Edifcio Guinle (1928), Teatro Carlos Gomes (1931, com Gusmo & Dourado) e Teatro Joo Caetano (descaracterizado). Enas Silva: Escola Argentina (1935) e Edifcio Corcovado (1940). Rafael Borges Dutra: edifcios gmeos Itaiba e Hicatu (1933).
O URBA NISMO A RT DCO DE AGACHE

Cosmopolitismo moderno Uma avaliao da influncia art dco no pas ficaria incompleta se nela no se inclusse a contribuio de Agache ao urbanismo brasileiro, em especial no Rio de Janeiro. De fato, uma das principais caractersticas do Art Dco seu carter cosmopolita. Embora as intervenes haussmanianas de Pereira Passos, no comeo do sculo, e de Paulo de Frontin, mais tarde, j significassem tentativas de modernizao urbana, sua implantao espacialmente localizada e seu carter ainda marcadamente Belle poque deixavam claros os limites do Academicismo. Agache, de fato, o primeiro urbanista a introduzir no Brasil as discusses relativas cidade industrial moderna desenvolvidas na Europa desde o sculo anterior , ao elaborar um plano abrangente para o Rio de Janeiro, abordando problemas emergentes como o transporte de massas metr e a navegao area, o processo de favelizao e a habitao operria, o saneamento e o abastecimento dgua, reas verdes, zoneamento de usos, cidades satlites e outros aspectos tipicamente cosmopolitas que estaro no centro do debate urbanstico a partir de ento.

Rio, quase cidade-jardim Alfred Hubert Donat Agache nasceu em Valois, Frana, em 1875. Foi catedrtico de Histria da Arte no Collge Libre des Sciences Sociales e professor da cole des Beaux-Arts de Paris. Especializou-se nos problemas de habitao e urbanismo e publicou diversos livros, entre 1903 e 1923, associados ao movimento das cites-jardin e reconstruo da Europa, aps a Primeira Guerra. Em 1928 convidado pelo Governo do Distrito Federal Prefeito Prado Jnior para vir ao Brasil e elaborar um plano para a capital, concludo em outubro de 1930. A Revoluo de 30 estraga tudo. O interventor, Pedro Ernesto, cancela sua implantao, que s ser retomada, parcialmente, na administrao de Henrique Dodsworth (1937-45), com a criao do Servio Tcnico do Plano da Cidade, dirigido por Jos de Oliveira Reis. J era tarde: a aproximao da Segunda Guerra e o avano do Movimento Moderno frustraram sua concretizao. Em sua estada no Brasil, Agache projetou ainda para Porto Alegre projeto bsico da Exposio Farroupilha , Goinia, Curitiba, Campos, Cabo Frio, Araruama, Atafona, So Joo da Barra, Petrpolis, Vitria, So Paulo Interlagos e Arax, e formou discpulos: Arnaldo Gladosch, Atlio Correa Lima, Affonso Eduardo Reidy, Anhaia Melo e Prestes Maia, entre outros. A cidade como arquitetura O Plano Agache para o Rio a derradeira tentativa de interveno urbanstica na cidade, segundo cnones tradicionais; e a primeira com preocupaes modernas; da sua ambigidade e valor. De fato, Agache o ltimo urbanista a pensar a cidade como Arquitetura, os edifcios como matrizes para conformao dos espaos pblicos, ruas, quadras, ptios e galerias. Esta concepo, abandonada e invertida pelo Movimento Moderno, s ser retomada por Aldo Rossi, em 1965, 35 anos depois. o ltimo, tambm, a enfatizar os aspectos simblico-representativos do agenciamento espacial, maneira da tradio disciplinar.

De outro lado, o primeiro a pensar a cidade, global e organicamente, a partir de bases tcnicas aerofotogrametria , considerando o problema central do crescimento demogrfico, da expanso urbana e suas conseqncias: demandas por habitao, emprego, transportes e comunicaes, abastecimento dgua, saneamento, lazer e reas verdes. o primeiro, tambm, a se preocupar com a implantao do Plano e seus desdobramentos: legislao urbanstico-edilcia codificada e articulada s peas grficas mapas, plantas e perspectivas. O legado de agache A ecloso da Revoluo de 30 frustrou a implantao do Plano Agache, sobretudo por se tratar de uma iniciativa da velha ordem deposta. Algumas de suas proposies, no entanto, ainda que desarticuladas do conjunto, e aqui e ali modificadas, acabaram absorvidas pelas Administraes que se seguiram e, em parte, foram concretizadas. O fragmento urbano mais significativo desse legado foi aquele constitudo pelos novos quarteires erguidos na Esplanada do Castelo, descampado resultante do arrasamento, em 1922, do morro do mesmo nome, que permaneceu abandonado at 1932. O stio, privilegiadssimo, entre o Centro velho e o mar, rene, ainda hoje, o maior conjunto urbanstico-arquitetnico contnuo de obras art dco cariocas.

Casa art dco modernista, no estilo de Gregori Warchavchik, uma das primeiras a serem construdas na recm-aberta avenida Rui Barbosa, Flamengo, final da dcada de 20. Notvel entrosamento entre arquitetura e artes decorativas, evidenciado pela colocao de luminrias, que, alm de acompanharem os relevos da fachada, sublinham os elementos construtivos; pelas grades em ferro batido e at pela calada em sintonia com o estilo da construo. O nmero da fachada ilegvel, mas podese ler algo como 402. Notar os areais ao redor da casa, precursora at na localizao.

14

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

15

C INE MA S R T D CO N O R I O D E J A N EI R O

Re n ato d a Gam a-Rosa Costa


Historiador de arquitetura e urbanismo

contempornea ao sculo XX, o cinema ajudou a criar uma civilizao da imagem, no s ao estabelecer parmetros tcnicos de registro e reproduo, mas tambm ao criar no imaginrio coletivo uma gama de smbolos modernos e autnomos. O cinema surge com uma falta de identificao de pblico, linguagem e espao. Mais prximo da linguagem teatral e com um pblico essencialmente masculino, ainda habituado a um tipo de diverso mais apelativa e presena fsica dos atores, e sobretudo das atrizes, o cinema aos poucos conquista tambm um espao prprio, com salas confortveis, amplas e arejadas. De um difcil comeo, a arquitetura das salas de cinema conquista, a partir dos cinemas dco, a sua imagem-smbolo, que trabalha a questo do reconhecimento, da identificao e da satisfao sensorial. Essa imagem-smbolo passa no apenas a marcar uma identidade cinema-arquitetura, como influenciar a produo arquitetnica brasileira, ajudando a introduzir a linguagem dco norteamericana em nossa cultura, trazendo ainda a imagem da modernidade a um pas cada vez mais urbano. A linguagem dco adotada com sucesso aps tentativas fracassadas de se associar o art nouveau ao cinema. O art nouveau parecia ser a resposta formal para a arquitetura das salas de

Mais que uma forma de manifestao artstica

cinema, uma vez que ambos, surgidos na mesma poca e como produtos da era industrial, ambicionavam ser populares. Mas o tempo provou ser o cinema mais longevo, e com o fim do art nouveau e o surgimento do movimento moderno, com suas linhas puras e retilneas, o cinema se sentiu impelido a buscar sua imagem arquitetnica. Entretanto, o movimento moderno se mostrou por demais social, planfletrio e assptico, e o cinema, como expresso formal tanto para os filmes como para a arquitetura, se deixou seduzir pelo movimento do art dco norte-americano, num eterno namoro, que soube unir a tradio das artes modernidade dos arranha-cus, das cidades cosmopolitas e das linhas arrojadas da velocidade e da indstria. Comeava ento uma parceria em que o cinema, enquanto filme, influenciaria na construo das salas e o cinema, enquanto arquitetura, perpetuaria a imagem de modernidade e do glamour que se via na tela. A passagem do sculo XIX para o sculo XX foi marcada por profundas transformaes. Finalmente a renovao lanada pela Revoluo Industrial atingia todos os nveis da vida humana. O surgimento da industrializao representaria um desafio arte e, para maior desespero, aos artistas. O retorno pea de exceo seria uma tentativa de manter a individualizao da arte. Mais ainda, com a facilidade de enriquecimento proposta pelo capitalismo na luta contra

o comunismo, a burguesia temia que o luxo usufrudo por uma classe composta por industriais, banqueiros e empresrios pudesse se estender a classes emergentes, com a alta circulao do capital. Temores que levaram os artistas a buscar uma nova forma de fazer arte, numa dialtica que envolvia a negao do academicismo e do historicismo presentes no Ecletismo; aproximao ao gosto de uma classe dominante com sua ostentao do luxo; uma dupla negao natureza e tcnica; uma busca do novo, do original e uma rejeio repetio e ao esteretipo. Duas tendncias surgiram da dialtica da aceitao e da rejeio reproduo. A primeira levaria ao movimento realista e a segunda levaria perpetuao do artesanal, da decorao e do luxo. dessa segunda tendncia que surgiria o art dco. Este movimento artstico, que deveu sua denominao definitiva ao ttulo da Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes, de 1925 em Paris, foi considerado durante muitos anos um gosto, mais especificamente um gosto dos anos 20. Hoje em dia reconhecido como um movimento ou uma atitude dona de uma linguagem prpria, no Moderna, mas moderna, ou pelo menos inserida em um dos diversos tipos de modernidade surgidos logo aps a Primeira Guerra Mundial na Europa. O que se convencionou chamar de art dco, portanto, foi uma linguagem que sofreu influncias das linguagens da virada do sculo, que, embora modernas, ligariam o movimento a um ecletismo tardio por sua adorao pea de exceo e ao luxo, e por fazer ainda uma arquitetura extremamente simblica. Podemos resumir essas primeiras influncias no Arts & Crafts e na escola de Glasgow da Inglaterra; no liberty italiano; na Sezession de Viena; no Jugendstil e no Wiener Werksttte austraco; no art nouveau e no art moderne francs e belga; e no modernismo catalo em Barcelona. O art dco ganharia um impulso e um carter mais moderno e de certa forma mais autntico ao incorporar propostas estticas dos movimentos futuristas italianos, do expressionismo alemo, do De Stijl holands, do racionalismo francs e do construtivismo russo e, ao migrar para os Estados Unidos, propostas de Frank Lloyd Wright

e da Escola de Chicago e seus arranha-cus. O art dco atinge, ento, seu apogeu e uma caracterstica ainda mais autnoma, influenciando produes artsticas e arquitetnicas por toda a Amrica Latina. Do caldeiro de influncias formais que essa linguagem sofreu podemos citar ainda a exibio do bal russo em Paris no ano de 1909; a descoberta da tumba de Tutankamon em 1922; a expedio cultural realizada ao Mxico em 1924; o trabalho de Mackintosh; os padres, as cores e a geometria das culturas astecas e egpcias; as mltiplas imagens do cubismo de Picasso e de Braque; as matizes do fauvismo; o glamour do automvel e a velocidade da locomotiva; as desafiantes e aerodinmicas linhas da aviao e da navegao; as fantasias propagadas pelo cinema e mais tarde pela animao; os estmulos intelectuais e ficcionais das aventuras de Buck Rogers e H. G. Wells; o uso de novos materiais como cromo, vidro, cristal, bronze polido, ao inoxidvel, enfim (Cerwinske, 1981, p.10). No Brasil, o movimento do art dco ficou muito tempo associado a um ecletismo tardio, pois estaria inserido ainda no academicismo, o que no de todo errado, uma vez que o

16

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

17

art dco seguiu o caminho oposto preferido pelo movimento moderno. Paulo Santos, em seu livro Quatro sculos de Arquitetura, faz referncia a um estilo influenciado pela exposio de 25 em Paris, por ele caracterizado pela simplificao de linhas, ausncias de molduras, pilastras facetadas ou estriadas sem base nem capitel, motivos florais geometrizados e abundncia de vitrais nesse mesmo gnero, em que se incluam figuras alongadas, com pernas, braos, e corpos cilndricos e a cabea ligeiramente pendida para o lado, maneira de Modigliani. (1981, p.98) Construdas sobre uma malha urbana pr-existente, proveniente das grandes obras urbansticas dos engenheiros na virada do sculo, as cidades art dco vo demonstrar que possvel a coexistncia de expresses individuais de arquitetos e construtores, mesmo dentro de uma estrutura rigorosa, ou at em funo dela. Essas novas construes, com a valorizao das fachadas e da volumetria atravs de uma limpeza decorativa, vo ajudar a renovar as cidades, saturadas pelos exagerados prdios eclticos, sem no entanto descaracteriz-las. Os cinemas, segundo Jorge Ramos, estudioso de Buenos Aires, denotam a influncia de Hollywood e do dco norte-americano na forte mensagem icnica das fachadas, no tratamento dos foyers e bocas-de-cena. Essa modernizao maneira dco, carregada de claros significados formais e sociais, assume grande importncia na construo das cidades. (Ramos, 1997, p.61) Os novos hbitos surgidos com a sociedade burguesa da virada do sculo, como os cinematgrafos, vo ocupando os espaos construdos

Cinema Metro-Tijuca, 1941 Arquiteto Adalbert Szilard.

propiciados pelas grandes obras urbansticas. Num segundo momento, quando se d com maior clareza a introduo da cultura norte-americana, esses programas passam a exigir locais prprios, destacando-se da malha urbana existente e transformando-se nos novos monumentos laicos e civis da cidade. Na cidade do Rio de Janeiro temos exemplos claros da trajetria dessas salas de cinema: as primeiras casas da Rua do Ouvidor a exibirem projees cinematogrficas eram nada mais que pequenos sobrados de no mximo trs andares, inseridos perfeitamente no conjunto de casarios da cidade. Ocupavam, normalmente, apenas o trreo dessas edificaes. Com as obras urbansticas de Pereira Passos, as salas de cinema do centro da cidade, onde se destacavam as da Avenida Central, passaram a possuir espaos mais nobres, embora ainda ocupando somente o trreo ou mesmo os pavimentos superiores, mas raramente o prdio todo. No resto da cidade a tipologia dos sobrados continuava. Somente com os cinemas da Cinelndia que o espao da sala de espetculos recebeu o tratamento merecido: conforto, amplido e segurana. Ocupando ainda os primeiros pavimentos dos edifcios, os cinemas passavam a ter uma presena cada vez mais forte na paisagem urbana. Tanto por seu tamanho, com capacidade em torno de mil lugares, quando chegavam a ocupar at os quatro primeiros andares de tais edifcios, quanto pela altura dos prprios edifcios, introduzindo na cidade a tipologia dos arranha-cus, que j se utilizavam das tcnicas construtivas do concreto armado, como foi o caso do Cinema Capitlio, de 1925. As inovaes introduzidas na dcada de trinta, como o som, o prprio concreto armado e o art dco, obrigaram muitos exibidores a modernizar as salas j existentes e a construir salas cada vez maiores e mais modernas, a exemplo de Severiano Ribeiro, que consolidou um circuito independente a partir da bem-sucedida experincia com o Cinema So Lus, em 37. Surgia assim uma linha de exibidores margem do circuito das casas mais importantes, constitudo por salas do centro da cidade, dos bairros perifricos ao

centro, como Catete, e dos bairros da zona sul. Tais casas se concentrariam nos bairros do subrbio e zona norte, consolidando reas de exibio cinematogrfica como Madureira e Tijuca, levando para esses bairros o luxo e o conforto das demais salas da cidade. Podemos citar as casas que surgiram, por exemplo, em Vila Isabel e Bonsucesso (ambas em 1928); em Ipanema (1934 e 1936); em Marechal Hermes (1934); no Catete (1937); em Campo Grande, Realengo, Ramos e Madureira (1938); em Copacabana (1938 e 1941); em Vaz Lobo (1940); em Iraj e Tijuca (1941), e nas prprias ruas do centro da cidade, nos anos de 1932 a 1936. na rea da Praa Saenz Pea que surge, na dcada de 40, a maior sala do Rio, o Cine Teatro Olinda, com 3.500 lugares. Ao ser inaugurado, o Cinema Metro, com o luxo e a decorao pesada aliados s tcnicas mais modernas de construo e instalaes para salas de cinema, ensaiadas nas primeiras salas, dar ao termo palcio cinematogrfico o sentido mais completo e amplo. Esses palcios, localizados em centro de terreno ou valorizando as esquinas dos centros dos bairros (praas, principais ruas ou reas em torno das estaes de trem, no caso dos cinemas do subrbio), vo contribuir para a consolidao desses espaos urbanos como plos atrativos das populaes fixa e flutuante. Os cinemas da cadeia Metro, tanto em So Paulo como no Rio de Janeiro, estariam sempre associados modernidade, devido qualidade

de suas instalaes, sua arquitetura especial, mistura de suntuosidade, modernidade e fetichismo, e como parte integrante de uma sociedade de consumo cada vez mais moderna. Podemos atentar ento para a importncia dos cinemas Metro para a arquitetura de cinema em nossas cidades. O Metro apresentava a sala tipo stadium o que no um previlgio dos cinemas da rede Cinemark , em forma trapezoidal, semelhana de um leque se abrindo a partir do palco e com inclinaes estudadas para permitir que o espectador em seu assento no atrapalhasse aquele que estivesse atrs. No era nem a habitual forma de ferradura ou circular dos teatros tradicionais nem a simples forma retangular. Trabalhando com vigas de trinta metros de vo, a estrutura dava sala de espetculo uma amplitude nunca vista e uma visibilidade perfeita de qualquer ponto, por sinal muito comentada na poca. O Cine Metro introduziria ainda duas novidades em relao s salas de cinema: o tratamento acstico e o sistema de refrigerao central. Os cinemas que se seguem ao Metro-Passeio, dentre os quais se destacam o So Lus, de 37; os cine-teatros Campo Grande, Realengo e Coliseu, o Roxy e o Rosrio, todos de 38; o Olinda, de 40; o Iraj e o Carioca, de 41; e ainda o Vitria e o Rian, de 42, se esforam por adotar o padro de qualidade dos cinemas Metro, alm da linguagem plstica por eles consagrada. Para tentar igualar o Cinema So Lus ao Metro, Severiano Ribeiro mandaria buscar um tcnico nos

Hall Cine So Lus, Largo do Machado, 1937. Cine Metro-Passeio, 1936 Arquiteto Robert Prentice.

18

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

19

O
Acima: hall Cine Radio City, Nova Iorque. No centro: hall Cine Roxy, Copacabana, 1938. direita: detalhe do palco, Cine Roxy, Copacabana.

ambiente cultural e artstico dos anos 2 0 aos 4 0

io de Janeiro :

Pi e d a d e Ep st e i n G r i nbe r g

Estados Unidos para copiar as linhas do Radio City Music Hall. E o Roxy, de propriedade da Companhia Brasileira de Cinemas, se inspiraria no Cinema Roxy de Nova Iorque, semelhante forma de um olho. Este ltimo seria mais arrojado que o americano no aproveitamento do terreno e no uso do concreto armado. Na ocasio de sua inaugurao, sua cpula obteve o recorde de recobrimento de vo: 36,20m de dimetro. A entrada principal marcada por um grande pano de vidro, onde se visualiza a escada de acesso ao balco superior. Suntuoso, o hall se utiliza do motivo da fonte dgua para criar elementos visuais fortes no revestimento das colunas estruturais. Destaque para a escada, onde o desenho do corrimo de ferro e ao inoxidvel d aspecto mais moderno a esse saguo/sala de espera. Nota-se ainda o painel de gesso junto ao teto, com figuras humanas em cadncia como se fosse uma pintura futurista, homenageando a msica e a dana. No interior da sala se destacam o teto, composto de anis concntricos e superpostos, em forma de sancas, a estrutura de sustentao do teto e o arco que delimita o palco e a rea da tela. O Roxy ainda resiste, porm dividido em trs salas. A presena das salas de cinema em reas valorizadas afinal, era preciso estar perto do pblico foi a principal responsvel por sua destruio em favor da especulao imobiliria. E, com a chegada da televiso, os cinemas foram aos poucos perdendo seu pblico, que voltava aos primrdios dessa diverso: um nmero reduzido de espectadores se divertindo frente de pequenos aparelhos. Nas dcadas que se

seguiram, parecia que a diverso de massa mais popular do sculo estava fadada a acabar, e com ela os templos cinematogrficos. Hoje voltamos s dimenses e lotaes das salas do incio do sculo (mdia de duzentos lugares), localizadas dentro dos shopping centers, mantendo viva a arte mais identificada com o nosso sculo. De dono de um passado tateante a formador de cultura, o cinema, ao longo de mais de cem anos de existncia, conseguiu conquistar um pblico fiel, admirador e apaixonado; uma linguagem expressiva nica, diferente do teatro, do ballet, do circo; e uma arquitetura prpria, graas linguagem do art dco um movimento que, ao mesclar influncias tradicionais e de vanguarda a materiais e sistemas construtivos modernos, conseguiu criar uma linguagem plstica nica, sendo seu maior divulgador o cinema.

BIBLIOGRAFIA
CERWINSKE, Laura. Tropical dco. The Architecture of Old Miami Beach. New York: Rizzoli International Publications, 1981. COSTA , Renato da Gama-Rosa. Salas de cinema art dco no Rio de Janeiro: a conquista de uma identidade arquitetnica (1928-1941). Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-Graduao em Arquitetura PROARQ/FAU/UFRJ. 1998. RAMOS, Jorge. Buenos Aires dco in Art dco na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo/SMU; Solar Grandjean SANTOS, Paulo. Quatro sculos de arquitetura. Rio de Janeiro:IAB, 1981.

de Montigny PUC-Rio, 1997

inquietao do olhar moderno, ps-Semana de 22, e tentava ainda a valorizao dos aspectos culturais brasileiros, o Rio de Janeiro, do incio dos anos 20 at os anos 40, se insere num efervescente ambiente cultural, artstico e arquitetnico. nesse momento que a capital federal se transforma numa metrpole moderna e se consolida como centro gerador de arte no pas. Nos ltimos anos da dcada de 20, a vinda para o Rio de Janeiro de vrios artistas europeus e de alguns arquitetos como Le Corbusier, Gregori Warchavchik e outros e a volta de artistas brasileiros que tiveram sua formao na Europa iro influenciar e acompanhar os artistas e os arquitetos aqui atuantes, que procuravam adotar um olhar moderno, interpretando novos valores e se libertando gradativamente do jugo acadmico, em direo s modernas correntes europias. Esses artistas traziam em sua bagagem no s os atributos artsticos necessrios, mas uma viso distinta sobre a cultura como um todo e sobre a esttica dos movimentos internacionais contemporneos em que estiveram engajados em seus pases de origem. O gravador Oswaldo Goeldi j se encontrava no Rio de Janeiro desde 1919 e Guignard retorna ao Brasil depois da sua formao artstica na Alemanha. O pas acolhe, entre outros, Friedrich Maron, Franz Weissmann, Bruno Lechovski,

Enquanto So Paulo tinha na dcada de 20 a

Geraldo Orthof, Dimitri Ismailovitch, Leo Putz, Joaquim Tenreiro, alm de artistas brasileiros que escolhem o Rio de Janeiro para moradia, como Ccero Dias, Djanira, Pedro Correia de Arajo, entre outros. O Rio de Janeiro recebe as visitas de Le Corbusier, do futurista italiano Marinetti, que proferiu conferncias assistidas por um pblico numeroso e receptivo, sobretudo de intelectuais; do pintor argentino Pettoruti, do arquiteto francs Agache que, a pedido do ento prefeito da cidade Antnio Prado Jnior, realiza um plano de urbanizao e de remodelao para a cidade, prevendo o crescimento da populao. Apesar de todos esses movimentos, e por ser o Rio de Janeiro capital federal, a sede da tutela do poder acadmico continua instalada na Escola Nacional de Belas-Artes que praticava um ensino de arte e de arquitetura sem renovao. O Conselho Nacional de Belas-Artes, que regulamentava o Salo Nacional de Belas-Artes, pontificava os cnones acadmicos, sendo os artistas de sucesso dessa poca, em sua maioria, professores egressos da Escola. Nesse ambiente, inmeros fatos relevantes levaram os artistas a uma aproximao com as questes da arte moderna. Vrias exposies importantes aconteciam na cidade nesse perodo, como, por exemplo, uma individual do artista pernambucano Vicente do Rego Monteiro, que

20

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

21

Exposio coletiva da Associao de Artistas Brasileiros no salo do Palace Hotel, 1927.


Arquivo Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio

Ismael Nery e Petorutti na exposio individual do pintor no Palace Hotel, junho de 1929.
Arquivo Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio

apresentou em 1921 no hall do Teatro Trianon obras inspiradas em lendas indgenas1; o Salo dos Novos em 1926, realizado no Palace Hotel, com a presena de Carlos Oswald, Georgina e Luclio de Albuquerque, Portinari, Sigaud e outros. Em 1928 o Palace Hotel ser a sede da Associao de Artistas Brasileiros, criada por iniciativa de Celso Kelly e Navarro da Costa, em oposio Sociedade Brasileira de Belas-Artes, considerada retrgrada. Ccero Dias expe ali suas pinturas, que, segundo Graa Aranha num artigo no jornal A Noite, sero a primeira manifestao do surrealismo no Brasil. Em julho desse mesmo ano, e no mesmo local, Lasar Segall expe 32 leos e oito aquarelas com apresentao de Mrio de Andrade, publicada na revista Ariel. O Palace Hotel, espao de vanguarda da cidade, abrigar importantes exposies, como a de Tarsila do Amaral, que apresenta em 1929 sua primeira individual no Rio de Janeiro. Seus trabalhos causam tumulto entre os visitantes, que reagem contra seus quadros, a expresso revo-

lucionria da pintura antropofgica. Na mesma sala de exposies se realizam, separadamente, as primeiras individuais de Ismael Nery e de Portinari. Esta ltima, constando de 25 retratos, teve apresentao do poeta Ronald de Carvalho. Em novembro de 1929, Theodor Heuberger traz a Exposio de Arte Decorativa Alem no Brasil. Tendo chegado aqui em 1924, fundou em 1931 a Pr-Arte, entidade que ter grande importncia no meio artstico e cultural da cidade, no s promovendo cursos, debates e exposies, mas mantendo um vnculo com a arte internacional, especialmente a alem. A Pr-Arte ser responsvel pelo intercmbio com artistas europeus de renome como tambm pelo envio de trabalhos de artistas brasileiros para serem mostrados no exterior. Nessa exposio so apresentadas obras de 92 artistas alemes, alm de duzentas cpias de gravuras de Drer. nesse local que se realiza em maio de 1930, organizada pelo poeta Go-Charles e por Vicente do Rego Monteiro e seu irmo Joaquim (ambos tambm expem seus trabalhos), a exposio de 55 artistas da Escola de Paris sob o ttulo Grand Exposition dArt Moderne com trabalhos de artistas como Picasso, Braque, Dufy, Gris, Lger, Andr Lhote. Essa mostra, alm do Rio de Janeiro quando ganhou grande repercusso na imprensa como um dos mais importantes eventos de divulgao da arte moderna internacional , esteve em Recife e So Paulo. Os alunos da Escola Nacional de Belas-Artes, bem como os artistas locais, se posicionaram e questionaram as novas correntes da arte, especialmente a cubista. Declararam que as questes da pintura tinham sido reduzidas simplesmente ao decorativismo atravs do jogo de cores e de elementos geomtricos. As antigas e constantes polmicas sobre o ensino acadmico na ENBA tornaram-se mais contundentes durante a gesto do diretor Lcio Costa, que aceitou esse convite para evitar que os nossos escultores e pintores continuassem imobilizados no seu modo de pensar e de ver. Evitar que os futuros arquitetos que estudavam na Escola sofressem as conseqncias da m orientao que tive, fazer desses rapazes verdadeiros arquitetos. Lcio Costa implantou reformas administrativas e educacionais, alm de tentativas de modernizao

no ensino da arquitetura, como a contratao de novos professores, inclusive estrangeiros. Definiu uma nova organizao para o Salo Oficial, XXXVIII Exposio Geral de Belas-Artes, que se tornou conhecido como Salo de 31, Salo Revolucionrio ou Salo dos Tenentes, com maior nfase aos artistas modernos como Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Anita Malfatti, Portinari, Ismael Nery, Tarsila do Amaral, Ccero Dias, Flvio de Carvalho, Antnio Gomide, entre outros, escultores como Brecheret, Humberto Cozzo, Hugo Bertazzon, Joo Batista Ferri e projetos de arquitetura de Flvio de Carvalho e Gregori Warchavchik. A admirvel acolhida de todas as tendncias artsticas nos setores de pintura, escultura e arquitetura e a apresentao de uma montagem avanada para a poca despertaram reao negativa dos antigos professores, culminando com a demisso de Lcio Costa, numa campanha deflagrada pelos acadmicos e por alguns alunos da Escola. No que se refere arquitetura, esses anos ainda sero intermedirios entre o ecletismo e o racionalismo, e o momento em que o art dco comea a surgir no Rio e em So Paulo. A visita ao Rio de Janeiro dos arquitetos Frank Lloyd Wright e Eero Saarinen, alm de duas conferncias proferidas por Wright, levam alunos e jovens arquitetos ao encontro da integrao da arquitetura com a natureza. Essa integrao vai se tornar realidade atravs dos jardins do paisagista Burle Marx para residncias projetadas por Lcio Costa e Warchavchik. Em 1936, Le Corbusier visita pela segunda vez o Rio de Janeiro, onde profere seis conferncias, sempre polemizando e trazendo novos elementos instigantes para arquitetos e estudantes.

As exposies que mais se destacaram nesse perodo so aquelas que imprimiram alguma renovao sob a tica do fazer artstico, num claro desejo de afirmao e com maior respeito s tendncias modernas. Sob a tica da valorizao no s do artista como tambm da sua temtica e do seu virtuo sismo, os exemplos mais significativos so: a primeira individual de Guignard na Pr-Arte em 1931; a exposio de artistas brasileiros formados na Alemanha e artistas alemes residentes no Brasil, realizada pela mesma entidade em 1932 na Escola Nacional de Belas-Artes; a realizao em 1933 do I Salo de Arquitetura Tropical, organizado no Palace Hotel com a presena dos mais respeitados arquitetos brasileiros, cujo catlogo, composto com tipografia e paginao modernas por Alexandre Altberg, traz abertura de Alcides da Rocha Miranda, que afirma: Este Salo de Arquitetura Tropical marca o incio do movimento que a seo de arquitetura da Associao de Artistas Brasileiros vai desenvolver pela racionalizao da arte de construir em nosso pas. No ano de 1935, criado o Salo Carioca de Belas-Artes e fundado o Clube de Arte Moderna; em 1936, organizado pela Associao de Artistas Brasileiros, inaugurado o l Salo de Maio, nos mesmos moldes do de So Paulo, e em 1939 inaugura-se uma exposio de Portinari no Museu Nacional de Belas-Artes, onde so expostas pinturas, desenhos e estudos, num conjunto de 296 obras. A apresentao no catlogo de Manuel Bandeira e o texto crtico de Mrio de Andrade. Outro aspecto interessante da vida cultural e artstica do Rio de Janeiro nesse momento a formao de atelis coletivos como alternativa aos jovens que no conseguiam ingressar na ENBA nem em seus cursos livres ou outros. O que os unia, ou melhor, o que os reunia, era, de incio, a necessidade de dominarem o desenho como base necessria para o oficio da pintura. Estudavam pintura ao ar livre nos arredores da cidade, com uma temtica popular e regional, e praticavam com modelo vivo. No Rio o Ncleo Bernardelli (1931-1942), formado por jovens que procuravam uma abertura profissional, pode ser considerado como o primeiro movimento no

Painel de fotos de obras de Gregori Warchavchik no Salo de 31.

Arquivo Warchavchik, Biblioteca da FAU-USP

22

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

23

A rquitetos e decoradores contam como interpretam o estilo A rt D co e falam de suas peas fa v oritas

Ambientao da Exposio de Arte Decorativa Alem no Brasil Deutscher Werkbund na Escola Nacional de Belas-Artes, novembro de 1929.
Arquivo Pr-Arte

O Estilo com

e
stilo

S u z et e A c h

Brasil de esprito essencialmente comunitrio. Tinha como objetivo a democratizao do ensino e o acesso de jovens talentos aos Sales oficiais, porm sem grandes anseios quanto busca de novas linguagens plsticas. Vrios artistas, mobilizados com essas novas iniciativas, mantinham em seus atelis ou em suas oficinas e residncias aulas para jovens. Entre 1930 e 1940, o Brasil passar a ser um porto seguro para artistas e intelectuais da Europa e da sia, no s no que diz respeito s suas atividades artsticas e estticas, mas tambm por problemas de ordem ideolgica, religiosa e poltica. Apesar das dificuldades encontradas e dos entraves governamentais para a entrada e permanncia desses estrangeiros no pas, chegam ao Rio de Janeiro artistas como Fayga Ostrower, Axl Leskoschek, Enrico Bianco, Henrique Boese, Jan Zach, August Zamoiski, Jean Pierre Chabloz, Emeric Marcier, Wilhelm Woeller, Maria Kikoler, Laszlo Meitner, Fukushima, Kaminagai, Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, Jacques van de Beuque, Roger van Rogger, o livreiro Micio Askenazy, cuja livraria se tornar, na dcada de 40, uma importante galeria de arte, expondo artistas estrangeiros e nacionais. Todos esses artistas vo, de alguma maneira, imprimir sua marca no ambiente cultural e artstico da cidade, seja em exposies, conferncias, crticas e escritos em jornais e revistas, decorao

de interiores, cenografias e outras funes, seja em outras atividades, como ilustrao para livros, jornais e revistas, cursos de suas especialidades em universidades, escolas e nos seus atelis particulares. Para muitos a ilustrao e o ensino ser o caminho para a subsistncia e permanncia no pas. Alguns retornam Europa ou aos Estados Unidos por problemas de adaptao, questes familiares, polticas e ideolgicas. A imprensa estar sempre atenta ao movimento desses artistas, dando notcias e informaes sobre suas atividades, produo e as influncias exercidas por seus alunos e colaboradores. A obra de cada um desses artistas ser dedicada aos novos rumos artsticos e influenciar de maneira precisa a moderna arte brasileira. Os confrontos gerados pelas inquietaes nesses momentos-limite sero realmente relevantes para a instaurao das verdadeiras posturas modernas entre os artistas e intelectuais brasileiros nesse perodo e nas dcadas seguintes.

NOTAS 1 LIMA, Lucia de Meira. O Palace Hotel. In Quando o Brasil era moderno. p.78. 2 AMARAL, Aracy A. Tarsila, sua obra e seu tempo. p. 271. 3 MORAIS, Frederico Cronologia das artes plsticas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995. p. 138. 4 Op. cit., p. 149. 5 FROTA, Llia Coelho. Alcides Rocha Miranda: caminho de um arquiteto. p. 22. 6 MORAIS, Frederico. Projeto Arte Brasileira - anos 30/40. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.

brasileiros mais famosos: o Cristo Redentor que est completando 75 anos e muitos outros exemplos do estilo, espalhados por diversos bairros da cidade. Entrevistamos alguns arquitetos e decoradores para descobrir como ele influencia seus projetos e quais so as suas peas favoritas e descobrimos que alguns se valem de pequenos toques para fazer um mix nos interiores de seus clientes ou em suas prprias casas e outros so adeptos do look quase total. O arquiteto Luiz Fernando Grabowsky um dos mais entusiasmados. Participou do ltimo congresso art dco em Nova Iorque, de onde voltou impressionado com as descobertas que fez: Foi uma experincia incrvel! Mesmo sendo aficionado do estilo, descobri prdios e mais prdios fantsticos, alm de ter conhecido pessoas do mundo inteiro que so apaixonadas e lutam pelo art dco. O encontro que aconteceu em Buenos Aires, organizado por Geo Darder nos mesmos moldes do Rio Art Dco de 2004 e 2005, tambm me

O art dco no Rio abriga um dos cones

trouxe surpresas bastante agradveis. As pessoas so muito intelectualizadas e o governo local apoiou o encontro. Tivemos palestras excelentes, fizemos vrias visitas e descobri muitos tesouros da cidade. O prximo encontro da Coalition of Art Dco Societies ser na Austrlia conta ele. O interesse de Grabowsky pelo estilo surgiu durante a reforma feita pelos pais no apartamento em que viviam. Foram morar com uma av que tinha um apartamento todo art dco, o que terminou influenciando seu gosto. Sua predileo pelas formas geomtricas foi se firmando com o tempo e, depois de cursar a faculdade, ficou mais admirado com a beleza do estilo e interessado nele. Acho que foi uma arquitetura que revolucionou os outros estilos e deu abertura para o moderno, mas muitas escolas no lhe do o devido valor acredita, acrescentando que no Brasil existem construes maravilhosas que ainda no so tratadas como monumentos e que correm o risco de desaparecer ou de ser totalmente descaracterizadas.

24

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

25

Living, home theater e sala de jantar esto praticamente integrados na parte social do apartamento do arquiteto Luiz Fernando Grabowsky, cuja decorao mostra bem o conceito art dco. A cmoda em destaque faz parte de um conjunto de quarto comprado h mais de 20 anos, no estilo John Graz, e o rcamier de influncia Biedermeier ganhou forrao alegre em listras azuis.
Foto: Robson Curvello

O arquiteto, que mora num belo apartamento com vista para a Lagoa, fez um projeto privilegiando o estilo, cujo ponto alto a original sala de jantar onde ele forrou uma meia parede com azulejos comprados em vrias partes do mundo de diferentes motivos e cores. Variadas e interessantssimas colees de objetos decoram as prateleiras da casa. Entretanto, est sempre interessado no que vai encontrando pelo mundo afora e sonha com peas cujos preos, muitas vezes, esto longe do alcance de seu bolso. Acaba se interessando pelas que j tm similares e, segundo afirma, sua inteno de comear uma nova coleo muito remota.

Entre suas peas preferidas esto poltronas, mesas e aparadores, as porcelanas Rosenthal e Goldscheider, os vasos e as luminrias. Mas se apaixonou tambm pelas esttuas de mulheres cheias de curvas e movimento, que transpiram suavidade e fragilidade, alm de terem roupas de cores incrveis. Considera os designers de mveis Ruhlmann, Edgar Brandt, Armand-Albert Rateau, Jean-Michel Frank, Eileen Gray e Le Corbusier os mais importantes. Por estarem familiarizados com as peas criadas por alguns deles, especialmente Eileen Gray e Le Corbusier, cujos mveis foram muito reproduzidos, as pessoas nem se do conta de que elas so art dco explica. Na ambientao da casa de seus clientes nem sempre pensa em incluir o art dco. Hoje as casas so mais clean e modernas e nenhum outro estilo se aproxima tanto delas. Acho que o que estamos vivendo uma releitura do art dco afirma Grabowsky. Quase a mesma coisa aconteceu com o interior designer Gilmar Peres, que na poca em que morou em Milo comprou algumas peas. Apesar de sempre ter gostado do art dco pela sua forma e elegncia, s se interessou mais profundamente pelo assunto quando foi morar no Edifcio Paissandu, um dos exemplares mais interessantes do estilo, projeto de Eduardo Pederneiras e datado de 1929.

A linda sala de jantar, forrada de azulejos de vrias procedncias, impactante. A mesa de design contemporneo de Saarinen; as cadeiras foram adquiridas na Argentina e os lustres e arandelas, apesar de no serem assinados, so todos do mesmo estilo, assim como o aparador de madeira.
Foto: Robson Curvello

Edifcio Paissandu, hall

Minha ida para o apartamento foi ocasional. Convidado por uma amiga para jantar em sua casa (hoje minha vizinha de porta), j cheguei na portaria com a sensao de que ali era meu lugar. Perguntei se no haveria algum apartamento venda, mas sem esperana. Quinze dias depois fui informado de que uma famlia estava de mudana. Um ms depois o apartamento era meu! exulta Gilmar, que fez uma grande obra de modernizao nas instalaes eltricas e hidrulicas, mas manteve o estilo original dos pisos, sancas, portas, alisares, rodaps e vitrais. E no s o hall da portaria, feito com materiais nobres de granito e mrmore, com vitrais e imponente escadaria, que impressiona. O hall de cada andar j uma pequena mostra do que o visitante

pode encontrar. O amplo e luminoso apartamento de Gilmar, depois de reformado, ganhou personalidade prpria e, logo de cara, quando se entra, o vestbulo mostra a dramaticidade de uma mise em scne teatral, culminando com um console alto em raiz de imbuia e detalhes em nogueira com gavetas e puxador de bronze, sobre o qual Gilmar entronizou uma escultura de pantera de bronze francesa de 1918, assinada por Danet. Mas a masterpiece do projeto o lavabo. Criei um lavabo, pea que no era comum nas construes da poca, e como no havia janela no havia luminosidade. Resolvi levantar uma parede falsa, iluminada por dentro, onde coloquei um vitral que existia na entrada do hall original do prdio, que tem mais de sete tipos de vidros diferentes. Tudo no lavabo preto, desde as paredes ao piso, de granito bruto e vidro. A grande banca com cuba foi feita a partir de um bloco macio de granito apicoado cinza, sem polimento, que fica no centro da pea. O espao grande e se pode circular confortavelmente em torno da pia explica ele. Embora no seja um colecionador, o designer fica feliz quando pode introduzir peas art dco na decorao das casas de seus clientes. Com uma ressalva: no gosta de casas temticas, prefere misturar os estilos. A arquiteta Stella de Orleans e Bragana tambm no costuma fazer projetos de interiores totalmente em estilo art dco. Ela acredita que seu trabalho tenha influncia do estilo em geral e adora os gradis, os painis em madeira, os cromados e os vidros jateados. Desde os tempos da faculdade me encantei com a arquitetura art dco e acho que o Rio tem exemplos maravilhosos. Fiz inclusive um trabalho visitando os prdios de Copacabana, do Centro e do Flamengo, quando me encantei com a volumetria, a simetria, a simplicidade, a geometria e os detalhes.

Gilmar criou em seu apartamento um espaoso lavabo cmodo que no existia na poca e o revestiu de vidro e granito negro para dar mais impacto. Uma luz atrs do vitral original do prdio d a sensao de luminosidade, j que no existem janelas, e a grande banca com cuba foi feita de um bloco macio de granito apicoado.
Foto Simone Reggiori

No hall de entrada do apartamento do designer de interiores Gilmar Peres, a mis en scne simples, mas teatral: um simples console em raiz de imbuia com uma escultura de pantera de bronze francesa de 1918, assinada por Danet.
Foto Jos de Paula Machado

O hall da portaria do edifcio Paissandu, onde mora o designer, foi um projeto de Eduardo V. Pederneiras e data de 1929. Tem materiais nobres, como granito e mrmore, usados em painis e faixas.

Num dos apartamentos decorados por Stella, o destaque fica por conta das peas art dco: sobre a mesa as esculturas em mrmore Tocadora de Guitarra (1924) e Maternidade (1929), de Victor Brecheret, luminria e vaso franceses da marca Daum-Nancy (1925) e ao fundo vasos modelo Nanking (Frana 1920) de Ren Lalique e grande boule ametista de Daum-Nancy, de 1925.
Foto Csar Barreto

26

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

27

O comprido hall com pisos que remetem s portarias do estilo art dco contm preciosidades que foram escolhidas de forma a salientar a decorao: par de apliques de parede de bronze e vidro de Jean Perzel, luminria de cho de nquel e alabastro (Frana, 1930) e console criado a partir das grades art dco de uma casa na rua Eduardo Guinle, 32, que foi demolida. Durante o Casa Cor 1998, na Barra na Tijuca, a arquiteta Stella de Orleans e Bragana conceituou o hall de entrada do Condomnio Ocean Front em estilo art dco, mas com contemporaneidade. Utilizando materiais nobres, ela destacou, sobre o balco, uma luminria cromada futurista de Felix Aublet (francesa, dos anos 20) e uma esttua de bailarina oriental de mrmore italiano, de Pozzi. Nas paredes, arandela de cromo e vidro assinada por Damon (Frana, anos 20). Tambm no Ocean Front, uma verso elegante e sofisticada do estilo com mveis tubulares contemporneos, vasos de Andr Hunebelle, Ren Lalique e Verlys. A escultura Mulher ajoelhada de mrmore, de Pugy, e os lustres so grandes boules de Genet e Michon, de vidro prensado (Frana, 1925).
Fotos Csar Barreto

Mas no me considero uma grande especialista. Adoro alguns artistas em especial, as esculturas do Brecheret so de uma beleza rara, a moblia de Ruhlmann tem um design inspirador e aprecio muito a arquitetura de Adolf Loos. Tenho algumas peas, vidros que ganhei de presente, mas no sou uma colecionadora explica. Numa das edies do Casa Cor Rio, em 1998, montado no Ocean Front, Stella projetou o hall de entrada da mostra com grande influncia do estilo, que ficou evidente na forma de resolver o espao e atravs da escolha do mobilirio e dos elementos decorativos. Alm de painis em madeira de tons escuros e com bites (reentrncia na madeira ou qualquer outro material), a arquiteta usou piso de mrmore onde o contraste de preto e branco ressaltava os mveis de Le Corbusier e as luminrias autenticamente art dco com cromados e vidros jateados, peas do marchand Mrcio Alves Roiter. No momento Stella est engajada em vrios projetos. Acaba de ganhar uma concorrncia para decorar o Club Med de Bzios e est fazendo o projeto da reforma de um prdio tombado no Largo do Machado em estilo art dco, ainda em fase de aprovao. Para esse trabalho ela j tem planos definidos.

Pretendo desenhar e especificar o mobilirio que tenha inspirao no estilo, mas vou caracteriz-lo como uma interferncia atual. Pretendo tambm usar detalhes no gesso, piso, sancas e os balces e mobilirio como releitura. Mas para a programao visual do edifcio escolhi utilizar a tipologia das letras, que so bem caractersticas do estilo conta. Assim como Stella, sempre antenada nos produtos novos e tecnolgicos e no mobilirio de design contemporneo que vai mesclando em seus interiores, a arquiteta Janete Costa declara que no tem medo de misturar nada. E nesse quesito ela mesmo craque. Porm ressalta que preciso ter cuidado e conhecimento para faz-lo de maneira a encontrar o equilbrio, sem esquecer que uma das coisas mais importantes saber respeitar a histria do cliente. Um dos nomes mais conhecidos da arquitetura de interiores do Brasil, essa pernambucana cheia de vitalidade est sempre tentando mostrar o valor do artesanato e da arte popular brasileira. Sabe como ningum fazer que peas de estilos e materiais absolutamente diferentes consigam conviver em surpreendente harmonia. Em sua casa do Rio, o clima mgico e os olhos no chegam para captar todos os detalhes. Os Ren Lalique, por exemplo, ficam ao lado das peas pr-colombianas e dialogam perfeitamente. Colecionadora de peas de procedncias diversas, Janete tem uma grande variedade de vidros e esculturas do perodo art dco. Gosto muito dos vidros feitos nessa poca que teve mestres vidreiros expressivos e importantes como Lalique, Degu, Schneider e Sabino, entre outros. O vidro me seduz pelos seus aspectos contraditrios: no so frgeis ao tempo, mas podem se partir com um simples toque mais forte. Tenho preferncia tambm pelas esculturas, especialmente os bronzes e os bronzes com marfim de Roland Paris, Alonzo e Elio de Giusto diz a arquiteta, que considera o art dco um movimento inovador e revolucionrio, que a seduziu pela geometria de suas formas. Foi um perodo muito importante. Uma transio para o modernismo, um pr-design. Era uma poca de liberdade, que teve uma relao enorme com a arte e sintonia com a moda, a msica, os penteados e a maquillagem. A Semana de Arte Moderna de 1922 tambm foi um importante acontecimento para o Brasil

Na entrada da casa da arquiteta Janete Costa, o grande destaque a escultura em bronze de Elio de Giusto. Na sala de jantar, as cadeiras so assinadas por Majorelle e o lustre de R. Lalique. J no living, a grande miscelnea de vidros nas prateleiras contrasta com o resto da decorao, em que entram elementos de vrios estilos.
Fotos Mario Grisolli

nesse perodo. Destaco as obras de Antnio Borsoi, que fez entre outras coisas a Casa Cav e a loja A Torre Eiffel explica. Numa das edies do Casa Cor Rio, no Largo do Boticrio, em 1995, Janete e seu filho Mario Santos, outro adepto do art dco, fizeram uma sala de jantar contempornea pontuada com peas do estilo. Usaram uma importante coleo de placas de cristal de R. Lalique fragmentos de um grande mural do transatlntico Normandie de uma forma absolutamente nova, sem compromisso algum com o uso original ou com o estilo de uma poca. Em um painel curvo, com aplicaes dessas placas na parte central e nas laterais, a arquiteta projetou duas vitrines com sua coleo particular de vasos e pratos tambm assinados por R. Lalique. Todos os outros mveis e sua disposio no espao foram colocados para harmonizar com as peas art dco de forma contempornea. Se nas trs casas que possui espalhadas pelo pas Janete tem colees de peas art dco, nem sempre ela consegue inclu-las no dcor da casa de seus clientes. Mas adora quando consegue. Se puder influir e faz-los entender de arte, fico contente. J decorei vrias casas e durante as obras consegui transmitir minha paixo por esses objetos. Muitos terminaram transformando-se tambm em colecionadores. Dou uma consultoria na hora da escolha e ensino a maneira mais correta de usar as peas na decorao de uma casa atual. Acho que a compreenso do passado uma ponte para um trabalho contemporneo mais maduro acredita.

Mario Santos um colecionador de art dco de carteirinha. Lembra-se at hoje da primeira pea que comprou: Foi num brech de Niteri, quando eu ainda estudava arquitetura. Vi um par de vitrines magrinhas, assinadas por Laubisch Hirth, com 15 cm de espessura. Fiquei inseguro com a compra, mas, como achei que caberia em qualquer apartamento, levei assim mesmo, mas apenas uma. Quando mostrei minha me ela se encantou, pois era um exemplo timo do art dco brasileiro. Mandou que eu fosse correndo comprar o outro. Quando cheguei, j era tarde. Outra pessoa tinha levado lamenta. Dono da loja Decomania no Rio Design Leblon, o arquiteto conta que era o antiqurio mais jovem da poca. Foi o primeiro trabalho que teve quando se formou. A influncia de Janete Costa foi total e ele se diverte contando que nasceu no meio da arte popular e do dco. Fazendo cenrios-vitrines, chegou a ganhar seis concursos promovidos pelo shopping, at que resolveu se dedicar a outros projetos e fechou a loja, da qual guarda boas recordaes, conseguindo lembrar-se dos mveis e at para quem os vendeu. Em sua confortvel casa na Barra possui bronzes e marfins de Roland Paris, que tm sempre um toque de humor. Adora os R. Lalique e destaca uma grande floreira de ferro de Edgar Brandt. Mas tenho alma de colecionador mesmo. Entre as peas que possuo esto vidros nas cores laranja e vermelho, Gall e cigarreiras. No tenho espao para tudo! diverte-se.

Os cristais do painel do navio Normandie foram empregados numa luminria de ferro desenhada pelo arquiteto Mario Santos, que fica sobre sua mesa de jantar. J na entrada da casa de Santos, a porta o carto de visitas: o puxador foi feito com peas do mesmo painel de cristal R. Lalique do navio Normandie.
Fotos MCA Studio

28

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

29

A CASA ART

CO CARI O C A

M r c i o Al ve s Roi t e r

Vestbulo de uma das primeiras casas da av. Rui Barbosa, final da dcada de 20. Projeto atribudo a John Graz, em estilo minimalista. Luminrias de Jean e Jacques Adnet. Ao fundo, urso em cermica de Svres. Pgina ao lado: cartaz Rio de Janeiro by Royal Mail, autoria de Kenneth Shoesmith, dcada de 20.

um envolvimento to apaixonado como o meu pelo art dco. Muito antes de nascer, eu j estava respirando o estilo. Em 1925, enquanto Paris fervia com a Exposio Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas, meu av J. J. Roiter embarcava no Deseado, da Royal Mail1, numa fuga ao comunismo que comeara na Ucrnia e teria final feliz no Rio de Janeiro. Com ele e a mulher Tnia, uma menina, minha tia Ester, e um menino de cinco anos, meu pai Moiss. Anos depois, meu av inaugurava A Merecida, loja de mveis e decorao rua da Catete, 186. De gosto ecltico, mas com muitas peas e mveis art dco venda... Nos anos 50 acompanhava minha me, a professora Maria de Lourdes Alves, s gravaes do Clube Juvenil Toddy, que ela dirigia semanalmente na Rdio Nacional, ltimo andar do prdio A Noite, proeza em concreto armado de 1929, projetado no mais puro... art dco2.

Sempre tentei entender, explicar o porqu de

O piano de cauda da famlia, em raiz de imbuia e marchetaria cubista, relevos de folhas geometrizadas, onde aprendi a tocar, e, criana, defendia uns trocados polindo as rodas e os pedais de lato dourado, at hoje decora minha sala. Estilo? art dco! Nos anos 60 freqentava o Colgio de Aplicao da UERJ, e o prdio, doao de Henry Ford para uma escola de enfermagem que no chegou a funcionar, pertencia vertente aerodinmica do art dco, com linhas que muito lembram a Escola Argentina, projeto de Enas Silva, no boulevard 28 de Setembro. Nos anos 70, quando comecei a colecionar objetos e mveis nesse estilo, parecia a coisa mais natural do mundo. Apenas continuava uma histria... Na opinio da maioria uma insensatez! Em alguns antiqurios e brechs me olhavam como um jovem pra l de extico. Os Anos Loucos ainda eram desprezados... E os preos?! Uma bela escultura do Chiparus, um vaso de Ren Lalique custavam o equivalente a um disco, a um par de calas... Freqentando a ESDI (Escola Superior

Foto Csar Barreto

Embaixo: Papel timbrado de A Merecida, anos 40. Ex-libris da Editora S/A A Noite com o prdio-sede da empresa, dotado de um mirante que rivalizava com o Po de Acar em nmero de visitantes.

30

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

31

de Desenho Industrial) e o Instituto de Letras da UFRJ, ambos nas proximidades dos brechs do Centro (raros eram os antiqurios com coragem para expor essas coisas velhas dos anos 20), as caadas eram dirias... Em 1976 tive a certeza de que algo mudava. Estava em Paris e soube que a maior exposio j montada, comemorando o Cinqentenrio da Exposio de Paris 1925, estava um ano atrasada. Bati porta do Museu de Artes Decorativas do Louvre, e a curadora, Yvonne Brunhammer, me aceitou como assistente. Ela organizara em 1966, no mesmo museu, a exposio Les Annes 25, onde, na capa do catlogo, aparece pela primeira vez o termo art dco, designando sobretudo os objetos expostos na Exposition des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes de 1925, que, devido ao extenso ttulo, passava a ser resumida em art dco. Nos meses em que l fiquei, ajudando na montagem e guiando visitantes, percebi que o art dco voltava para ficar. Rio de Janeiro: cidade predestinada a capital art dco da Amrica Latina Foi longa a durao do art dco carioca: de 1920 a 1950 no seria exagero afirmar. Enquanto na Europa, com a Segunda Guerra Mundial, o estilo definitivamente enterrado, por aqui ele se mostra em total exuberncia, incorporando motivos nacionais, como a arte marajoara prcabralina e seus temas geometrizados. Nos anos 40 surge uma grande quantidade de prdios e residncias que seguem a tendncia. Os edifcios se chamavam Brasil, Itaoca, Cear e Marajoara, entre os poucos preservados.

A febre de remodelao da cidade, iniciada no comeo do sculo XX por Pereira Passos, prossegue atravs dos anos 20, 30 e 40, e as reas conquistadas pelo desmonte dos morros do Castelo e de Santo Antnio, pela abertura da av. Presidente Vargas, pela concluso do bairro da Urca e urbanizao do Graja vo sendo ocupadas por numerosas construes art dco. So os edifcios projetados pelo Estado Novo, como os da Esplanada do Castelo: o Ministrio do Trabalho e sua monumental entrada em fer forg, o Ministrio da Fazenda com importante acervo art dco, assinado pelos escultores Humberto Cozzo com relevos de dez metros de altura e Hildegardo Leo Veloso grupos ndia e Cobra e ndio e Suuarana, entre outros. Na av. Presidente Vargas, o Ministrio da Guerra e a Estao de Ferro Central do Brasil influenciam o gosto arquitetural da populao carioca. Afinal, se o Estado escolhia o estilo, por que no copi-lo?

No alto esquerda: frente e verso do convite para a exposio comemorativa do cinqentenrio da Exposio das Artes Decorativas e Industriais Modernas, Paris, 1925. Curadora: Yvonne Brunhammer. Reproduz uma encadernao em couro tinturado de Pierre Legrain (Frana 1888-1929). direita: catlogo de 1966, escrito por Yvonne Brunhammer para exposio no Museu de Artes Decorativas, Os anos 25. a primeira vez que se l a expresso art dco, que, no entanto, j era de uso pblico, abreviando o longo nome da Exposio Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas, Paris, 1925, a maior celebrao do estilo.

O escultor Humberto Cozzo (1900-1981) dando os ltimos retoques no baixo-relevo do hall do antigo Ministrio da Fazenda, simbolizando a Flora, a Fruticultura e os Cereais brasileiros. Incio dos anos 40.

Abenoado pela maior escultura art dco do planeta o Cristo Redentor no alto do Corcovado (1931) projeto de uma equipe comandada por Heitor da Silva Costa (desenhos de Carlos Oswald, maquete e moldes do rosto e mos de Paul Landowski, clculos estruturais de Albert Caquot, superviso de Heitor Levy), o Rio de Janeiro merece o ttulo de capital art dco da Amrica Latina.

32

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

33

Um estilo de muitas exposies Ausente da Exposition Internationale des Arts Dcoratifs et Industriels Modernes de Paris 1925, apogeu do art dco, o Brasil3 se informou sobre esse evento com bastante antecedncia. J em 1923, a revista Illustrao Brasileira publicava o artigo Exposio Internacional de Arte Moderna, comentando o grandioso acontecimento. E milhares de brasileiros estariam entre os cinco milhes de visitantes que a exposio recebeu entre abril e outubro de 1925. Mesmo sem pavilho, a presena do art dco brasileiro aconteceu... Pelas mos de Vicente do Rego Monteiro, autor do livro Lgendes, croyances et talismans des indiens de lAmazone, que, adaptado para bal e estrelado por Malkovsky no Thtre des Champs-Elyses, estreou em julho de 1925, no auge da saison parisiense,4 com sucesso incrvel! Vicente do Rego Monteiro, brasileiro residente em

Paris, quase to clebre quanto Santos Dumont havia sido. Em retribuio, edita no mesmo ano pela Imprimerie Jura Quelques visages de Paris, coleo de gravuras com vistas de Paris sob a tica marajoara. Na apresentao faz blague, declarando serem desenhos de um chefe indgena do Amazonas que, incgnito em Paris, registrou os pontos tursticos. Em 1937, sempre em Paris, na Exposition Internationale des Arts et des Tchniques considerada o canto do cisne do art dco na Europa no s tnhamos um belo pavilho nacional como fazia muito sucesso o pavilho Cafs du Brsil, projetado por Mallet-Stevens, o arquiteto-vedete da exposio. No Rio de Janeiro de 1922, a Exposio do Centenrio da Independncia no possua, na verdade, nenhuma construo totalmente fiel ao art dco. Os pavilhes das Indstrias Italianas, na Praa Mau, da firma Haupt, na Avenida das Naes, e o da General Eletric eram dos poucos que fugiam febre neocolonial, aos delrios eclticos em meio ao conservadorismo neoclssico da maioria. No entanto, o art dco se fazia presente nos itens expostos no interior dos pavilhes. Os pases estrangeiros trouxeram o que de melhor se fazia nas artes decorativas e com certeza influenciaram o gosto carioca. No da Frana, por exemplo, podiam ser apreciados os vasos do artista de Nancy mile Gall, com paisagens do Rio em diversos ngulos.

No alto: Pavilho Brasileiro na Exposio Internacional das Artes e Tcnicas na Vida Moderna, Paris, 1937. Projeto de Jacques Guilbert. Abaixo: Pavilho Cafs du Brsil, na mesma exposio, projeto de Robert MalletStevens, com relevos de Jean Carlu. Mallet-Stevens foi tambm o criador, em Paris, de duas lojas de degustao dos cafs brasileiros. De design futurista, atestava o hbito moderno do cafezinho.

Embaixo, esquerda: capa do livro de Vicente do Rego Monteiro (interessante notar que no seu perodo francs grafava de em vez de do Rego Monteiro) e P.L. Duchartre, de 1923, Lendas, crenas e talisms dos ndios do Amazonas, com inmeras ilustraes no estilo marajoara-dco. Mais abaixo, esquerda: capa do lbum de gravuras Quelques Visages de Paris, srie de 300, editado em 1925 pela Imprimerie Jura, Paris, contendo imagens e bem-humorados textos (que j comeam com a utilizao de visage, rosto, como um jogo de palavras, um jeu de mots) sobre diversos pontos tursticos parisienses.

Vaso Gall (Nancy, Frana 1846-1904), da srie Rio de Janeiro, com vista da Enseada de Botafogo, Corcovado, e o casario do incio do sculo XX , com a igreja da Imaculada Conceio, em estilo gtico, e a recente urbanizao da Praia de Botafogo.
Foto Beto Felcio

Ao lado: selo comemorativo da Exposio Nacional do Centenrio da Independncia do Brasil, mais conhecida como Exposio do Centenrio. At um estilo de mveis foi batizado com o nome do evento, privilegiando os temas neoclssicos e eclticos, muito presentes na arquitetura dos pavilhes.

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

35

Detalhe de um vaso Gall do incio do sculo, gravao a cido com a citao Rio de Janeiro ao lado da assinatura do artista.
Foto Paulo Santos Filho

Capa de programa do Teatro Municipal, 1924, com anncio da firma de decorao Red Star. do perodo (1922-1924) em que foi dirigida pelo designer Michel Dufet, um dos mais importantes criadores do art dco francs. Muitos dos seus projetos aliavam madeiras de raiz ao metal. direita: mvel-aparador atribudo a Michel Dufet, em raiz, com porta marchetada em diversas madeiras exticas, detalhe em alumnio. O mesmo material se repete nas colunas. Rio de Janeiro, c. 1924.

Foto Beto Felcio ?

Nenhuma outra cidade do mundo mereceu tal homenagem. Na obra do mestre vidreiro encontramos panoramas da regio do Vosges, com lagos e pinheiros; uma vista da Catedral de SaintNicolas-de-Port (arredores de Nancy); uma mesquita de Istambul, e at a Notre-Dame de Paris (datada de 1914). Mas todos sem fixao em detalhes, e muito menos com ttulos gravados em relevo com os nomes das cidades no padro da assinatura Gall. Nos vasos Rio de Janeiro explora vistas diferentes: o Po de Acar, a Pedra da Gvea, a Enseada de Botafogo e o Corcovado, e em alguns casos, decorando o mesmo exemplar, dois panoramas, emoldurados por plantas tropicais, como palmeiras e agaves. Gravada em vasos que variavam de seis a sessenta centmetros, usando mltiplas camadas de cores, gravadas a cido fluordrico, a partir de encamisamento com betume da Judia, a srie Rio de Janeiro inclua nuances representando as brumas do amanhecer, o sol forte do meio-dia, o entardecer. Fornecia detalhes minuciosos do casario do incio do sculo XX, como a igreja da Imaculada Conceio, a casa de Carlos Guinle e sua alia de palmeiras imperiais, na praia de Botafogo. Entre 1900 e 19305 eram esses vasos a prova capital da insero do Rio de Janeiro nas artes decorativas francesas. Itens cobiados pelo mundo inteiro, muitas vezes vendidos em estojos de seda e veludo tal qual jias preciosas, mereceram em junho de 2005, na Foire Internationale de Nancy, uma exposio, visitada por milhares de pessoas, a maioria surpresa com essa homenagem prestada ao Rio de Janeiro pelo gnio e lder da cole de Nancy. Outras duas exposies se revestem de importncia ao analisarmos o gosto decorativo do carioca: Em 1926, numa retrospectiva na Galeria Jorge, Eliseu Visconti apresenta Arte Decorativa Aplicada s Indstrias, com grande variedade de projetos, entre vasos, luminrias, vitrais, tecidos. Sua produo, ainda impregnada de art nouveau, evidenciava a necessidade de se criar um design nacional. Em 1929, Tarsila do Amaral, no Palace Hotel, realiza sua segunda exposio individual6, quando obtm enorme sucesso no s pelas pinturas, mas tambm pelas molduras do designer vanguar-

dista Pierre Legrain.7 Esse conjunto, denominado tableaux-objets (quadros-objetos), demonstra o importante papel de Legrain, que usou materiais totalmente inusitados, como pele de cobra, de arraia, alumnio, entre outros. O mais curioso que nenhuma dessas molduras sobreviveu at os dias de hoje. Avanadas demais? Foi um dos poucos momentos de rejeio dos cariocas modernidade. Uma moldura de Pierre Legrain valeria hoje centenas de milhares de euros. O Rio de Janeiro na rota dos artistas internacionais A dcada de 1920 prdiga em visitantes ilustres, atrados pelo Novo Mundo... Em 1922, o designer francs Michel Dufet convidado para dirigir a Red Star, que, segundo Alastair Duncan8, era uma das maiores firmas de decorao da Amrica do Sul. Permanece por dois anos, influenciando uma boa parcela dos decoradores brasileiros. No entanto, seu primeiro projeto que executou constrangido, pois pretendia desenvolver por aqui sua verve vanguardista9 foi a adaptao do pavilho francs da Exposio de 1922, cpia do Petit Trianon, doado Academia Brasileira de Letras. Podemos notar nos mveis por ele projetados, ainda preservados, uma simplificao do estilo do sculo XVIII francs, alis uma das fontes do art dco. Michel Dufet volta em 1924 para Paris e funda a loja e ateli Au Bcheron, com predileo pelas madeiras brasileiras, conseguidas atravs de seus fornecedores cariocas. Projeta uma famosa sala de jantar onde repete a mesma marchetaria utilizada numa vitrine assinada pela firma carioca Laubisch Hirth.

Tambm da Frana chega Maurice Nozires. Durante o fim dos anos 20 e na dcada seguinte dividir seu trabalho entre as firmas Carlos Laubisch-Georg Hirth e Leandro Martins, sempre acompanhado do auxiliar Joaquim Tenreiro.10 Datam dessa poca mveis da mais pura vanguarda, sem detalhes decorativos. No mximo, ps e frisos laqueados em preto, sublinhando o arrojo arquitetnico das linhas, e puxadores cilndricos em metal cromado, em clara referncia aos mveis em tubulares de Mies van der Rohe e Le Corbusier ou os popularizados pela firma britnica PEL.11 Esses mveis, cuja madeira era muitas vezes aplicada em folhas, destacavam com vernizes o exotismo dos veios, similares a ricos tecidos chamalotados, favorecendo o material como nica decorao e a beleza das dezenas de espcies exticas nacionais, cobiadas pelo mundo inteiro como o nosso jacarand, chamado palissandre de Rio, que foi aplicado em mveis minimalistas pelos designers franceses Jean-Michel Frank, Pierre Chareau, Robert Mallet-Stevens, entre outros. A presena, no Rio de Janeiro no incio dos anos 30, do arquiteto russo radicado em So Paulo, Gregori Warchavchik, outro fato

consolidador da vocao modernista da nossa cidade. Chamado por Lcio Costa, foi professor dos futuros arquitetos (todos entusiasmados com a injeo de arquitetura nova) da Escola Nacional de Belas-Artes, alm de manter com Lcio Costa, por alguns anos, um ativo escritrio de projetos. Warchavchik projeta uma das primeiras casas da cidade que explorava o conceito de arquitetura moderna total, integrada decorao, sob a responsabilidade do designer suo12 John Graz: a casa Nordschild, rua Tonelero, 138, inaugurada com enorme repercusso na imprensa, na presena de Frank Lloyd Wright, Mrio de Andrade, Manuel Bandeira, Portinari a nata da intelectualidade, todos aprovando o que Warchavchik chamava no de arquitetura moderna, e sim arquitetura nova, um estilo futurista, mistura de modernismo com art dco, responsvel pela progressiva adeso das classes mdias a uma arquitetura mais limpa de atavios. ainda Warchavchik que define dessa forma o termo futurista: e foi todo homem que, no se contentando com o existente, com o atualmente conseguido, procurou e procura caminhos novos, a fim de se aperfeioar. aquele que, tendo conseguido

Desenho em aquarela de cenrio de Oswaldo Teixeira para a Escola de Teatro Jayme Costa, 1934
Foto Beto Felcio

Abaixo: anncio Laubisch Hirth, publicado em Femina, 1935; anncio Leandro Martins publicado em A Casa revista de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Arte Decorativa, de 1937.

36

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

37

direita: retrato a leo representando a Sra. Loreto Lage, assinado por Eduardo Malta, Rio, 1937. Na mesma temporada carioca, Malta retratou, entre outros, o Baro de Saavedra, Andra de Morgan Snell, a famlia Orleans e Bragana, Henrique Liberal, Afrnio Peixoto. Abaixo: projeto de cenrio art dco em aquarela de Oswaldo Teixeira para o Teatro-Escola Jayme Costa, de tendncia anticonformista, um dos primeiros a encenar Pirandello, por exemplo. Rio, dcada de 30.
Fotos Beto Felcio

um estado de perfeio relativa, no se d por amplamente satisfeito, sabendo que o seu crebro, em perptua evoluo, tende, por natureza, a investigar, a correr em busca de novas possibilidades, seja para suavizar a vida, em seu sentido material, seja para a enaltecer, em tudo o que ela tem de claramente espiritual, que tambm necessrio ao homem requintado.13 Em 1926 (voltando em 1936), para uma srie de seis conferncias (com mais de mil ouvintes cada), chega cidade o terico do futurismo, o italiano Filippo Tommaso Marinetti, definindo a cidade do Rio de Janeiro como um fruto tropical que tem um suco delicioso: a velocidade dos seus automveis.14 Em 1929, para uma primeira visita, Le Corbusier, o arquiteto purista, desembarca do Massilia, companheiro de viagem de Josphine Baker. D conferncias e prope ousado projeto para o Rio. Enquanto isso la Baker se apresenta no Teatro Casino, irreverente, nudista. Segundo testemunhos de poca, foi mais do que um conhecimento de viagem... No carnet de voyage do arquiteto l est Josphine, desfilando sua coleo de jias cubistas, musa da vanguarda, digna de um retrato por Jean Dunand. Em 1931, aporta Frank Lloyd Wright, considerado o mais importante arquiteto norte-americano da primeira metade do sculo XX, para uma agitada visita de 22 dias. Profere conferncias que acirram os nimos entre futuristas e passadistas. Wright descreveria na sua autobiografia que os cariocas so um povo ardente e galante e que nunca imagininara que um dia gostaria tanto dos latinos. Pudera... Na sua ltima noite no Rio, centenas de estudantes de arquitetura promoveram uma serenata no Hotel Copacabana Palace em sua homenagem. Levaram o piano para o centro do salo e, improvisando instrumentos e trajes, cantaram e danaram at as trs da madrugada.15 Artistas considerados acadmicos, como o retratista portugus Eduardo Malta, escolhiam o Rio de Janeiro para longas temporadas de trabalho. interessante analisar as fotos de seu apartamento-ateli, onde a escolha dos mveis minimalistas no mais puro estilo art dco no criava confronto com seus retratos acadmicos, que

serviam de atestado de bom gosto, em sintonia com a rica clientela, como por exemplo a Sra. Loreto Lage,16 da famlia de Henrique Lage, e as cabeas coroadas que l permaneciam durante infinitas sesses de pose. Eduardo Malta chegou mesmo a escrever um livro, Retratos e retratados17, com inmeras reprodues e comentrios sobre a vida carioca em 1937. Outro artista importante com pendores art dco Oswaldo Teixeira, pintor, professor da Escola de Belas-Artes e diretor do Museu Nacional de Belas-Artes. Muito injustiado pelos futuristas que, se no eram a maioria, faziam enorme rudo , deixou um grande nmero de trabalhos modernistas, seja em retratos seja at em projetos de decorao.

Em primeiro plano, escultura em cermica policromada e realada a prata, projeto para fonte Josphine Baker por douard Cazaux. Frana, dcada de 30.
Foto Beto Felcio

Ao fundo, retrato de Josphine Baker em laca e ouro por Jean Dunand. Paris, 1926

38

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

39

Escultura-luminria, dita veilleuse (veladora), em porcelana decorada a ouro, assinada por Robj. Paris, dcada de 20. Aparece pela primeira vez na revista Mobilier et Dcoration de dezembro 1926 (Les Nouveaux Bibelots de Robj). Consta do catlogo da firma, de 1928, prancha 2.
Foto Beto Felcio

No centro, esquerda: anncio da Casa de Aladin no programa do Teatro Municipal de 1927. Por coincidncia ou no, um dos mais populares fabricantes dos bibels franceses art dco utilizando a porcelana de Limoges chamava-se Aladin. No centro, direita: frente e verso de postal inserido nos programas do Teatro Municipal, dcada de 20. Bidu Sayo, considerada uma das melhores cantoras lricas brasileiras de todos os tempos, sucesso das temporadas do Metropolitan, em Nova Iorque, posa de garota-propaganda para a Casa Bella Aurora, fabricante de mobilirio de tendncia futurista. Embaixo: anncio da Companhia Joalheira, publicado na Illustrao Brasileira de julho de 1925, mostrando dois sucessos das firmas Robj e Aladin, que incorporavam luminria e incensador (queimadores de estracto eltricos).

O comrcio da decorao art dco no Rio de Janeiro A receptividade entusiasmada do carioca aos expoentes da vanguarda mundial demonstra no s a hospitalidade e tolerncia herdadas dos indgenas, mas tambm uma intensa vontade de pertencer internacionalidade, atitude precursora da globalizao do sculo XXI. Uma casa art dco no Rio de Janeiro precisava conter mais objetos, mais criatividade e mais impacto do que o exemplar estrangeiro que a tinha inspirado. com a expresso Estilo Moderno que o hoje denominado art dco aparece em todos os anncios das firmas de decorao ou das casas importadoras de objetos, esculturas e luminrias. Entre as principais, alm das j citadas Red Star, Laubisch Hirth e Leandro Martins, temos a Bella Aurora, Casa de Aladin (Mveis, objetos de arte e de galanteria), Casa Allem, Casa Leonardos, Otto Schtte e Filho, A Renascena, A Merecida. Tambm as joalherias Companhia Joalheira, Mappin and Webb, Hugo Brill, Tattersall, La Royale, entre tantas outras, se encarregavam de abastecer com adornos a casa art dco carioca. Quase sempre no segundo andar das lojas ficava enorme variedade de porcelanas, cristais e bronzes importados sobretudo da Frana, Alemanha e Itlia. Da Frana, as grandes vedetes eram as porcelanas de fantasia Robj e Aladin e seus personagens beirando muitas vezes a caricatura, os vidros moldados e prensados de Ren Lalique, Edmond Etling e Marius Sabino, que iam de pequenos cinzeiros a grandes lustres, os cristais Baccarat, os vidros gravados a cido por Gall, Daum-Nancy, Schneider e sua marca Le Verre Franais-Charder, Degu, Legras, entre tantos outros, e as esculturas de bronze e bronze e marfim de Demetre Chiparus, Claire Colinet, Paul Philippe, Marcel Bouraine, Maurice Guiraud-Rivire, Roland Paris, entre outros. Da Alemanha, os metais WMF (Wrttembergische Metallwaren Fabrik), que desde o incio do sculo XX, em estilo art nouveau, j eram largamente consumidos, numa extensa gama de itens, os vidros Moser, as porcelanas Rosenthal e Meissen. Eram tambm muito populares as porcelanas austracas Goldscheider, que conjugavam sensualidade e vanguarda.

No alto: Gros Poisson, bouche ferme (Grande peixe, boca fechada), de Ren Lalique. Base em bronze. Frana. Modelo criado em 1922, contm disco vermelho-rubi entre a base iluminada e a escultura, proporcionando colorido massa de vidro moldado e prensado. No centro: luminria de mesa em vidro gravado a cido, com motivo de flores e folhas cubistas, assinada por Degu. Frana, dcada de 20. Contrao da assinatura de David Guron, a firma Degu est entre as que mais chegaram s casas art dco cariocas. Oferecia melhores preos que seu concorrente e maior influncia, a manufatura Daum, de Nancy. Ao lado: Veilleuse brle-parfum (veladora com incensador) em porcelana de Limoges, fabricada pelo editor de arte Aladin. Frana, dcada de 20. Muitas das peas criadas por Aladin traziam inspirao oriental. Ora eram budas, ora mandarins, em sintonia com o nome da prpria marca. No o caso desta elegante figura feminina, que incorpora um dos acessrios mais comuns s figuras da poca: o leque. Smbolo de sensualidade e do gestual que proporcionava, do mostra-esconde to anos 20, evidencia a inteno coquette de tais objetos. Essas veladorasincensadoras eram objetos essenciais dentro de um ambiente tpico art dco: os fumoirs freqentados sobretudo pelos homens, que ali podiam apreciar os diversos tipos de substancias fumveis.
Fotos Beto Felcio

40

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

41

Danarina de Ancara, bronze e marfim sobre base em nix, assinado por Claire Colinet. Esta escultura sintetiza a enorme influncia das culturas exticas, no-ocidentais na produo do perodo art dco. Lembremos que o prprio marfim j nos remete frica e sia. Notvel proeza tcnica quanto fundio, alternando diversos tipos de acabamento, explorando os dourados, finamente cinzelados. Surpreendente equilbrio da figura sobre a base. Danarinas-borboletas, bronze e marfim sobre base em nix, assinado por Ferdinand Preiss. O tema mulher-borboleta herana do estilo que precede o art dco, no incio do sculo XX , o art nouveau. Tema festejado nas coreografias sugestivas, explorando o invento da luz eltrica, da norteamericana Loe Fuller, sucesso em Paris, onde teve seu prprio pavilho na Exposio de Paris 1900. Apresentou-se no Rio em 1904. A firma alem Goldscheider, de porcelanas, com suas figuras femininas transbordantes de charme e sensualidade, dedica uma srie de esculturas s mulheres-borboletas ou mulheres-morcegos. A danarina alem Niddy Impekoven foi, com certeza, uma das fontes de inspirao para o conterrneo Preiss. Marca a presena do music-hall e do congnere teatro de revista nas casas art dco cariocas. bom lembrar que muitas das bailarinas clssicas se apresentavam em espetculos populares, como foi o caso da artista russa Maria Olenewa, que se radicou no Rio. De sua companhia faziam parte as Irms Carbonell: uma delas, Loreto, se casaria com Victor Lage, e, retratada por Eduardo Malta em 1937, transmite a elegncia de gestos tpica das bailarinas.
Fotos Beto Felcio

Bayadre, bronze e marfim sobre base em mrmore Portor, decorada com duas danarinas, assinado por Chiparus. Reconhecido como o mais importante autor das esculturas criselefantinas art dco, o romeno Demetre Chiparus teve como fonte de inspirao os Ballets Russes de Diaghilev, que desde 1909 encantavam o mundo, com suas coreografias, cenrios e trajes audaciosos. La Bayadre era uma das peas mais famosas da companhia. Em diversas temporadas, a partir de 1913, estiveram no Rio de Janeiro. Fato curioso que numa das temporadas, o bailarinoestrela da companhia, Nijinsky, foi passear na rua do Ouvidor, e l adquiriu as alianas para seu casamento com a danarina Romola... Outra escultura, entre tantas, assinada por Chiparus, privilegiando a temtica orientalista foi Scheerazade, onde Nijinsky contracena com Ida Rubinstein sobre a mesma base de mrmore bicolor, Rosso (vermelho) e Portor (preto rajado). A presena e imenso sucesso no Rio de Janeiro no s da companhia de Diaghilev como de diversas outras alimentavam o comrcio das esculturas relativas ao tema. O culto s celebridades era em bronze e marfim.
Danarina com cocar , bronze policromado e marfim sobre base de mrmore, assinado por Roland Paris. Trata-se, poderamos dizer diante deste enorme cocar que decora um tero da composio , de um exemplar inspirado pelo art dco nativista brasileiro. Nascido na ustria, esse escultor dava um tratamento inusitado s suas peas. Seus temas trazem o humor ferino do expressionismo alemo, de um Otto Dix, de um Georg Grosz. Suas figuras sempre exibem um sorriso irnico, alm de abordar temas considerados difceis, como Mefisto, Coringa e outros personagens evitados por Chiparus, Colinet, Preiss... dessa poca o advento de um verdadeiro bal brasileiro, atravs de Eros Volsia (1914-2004), intrprete de coreografias que mesclavam dana clssica, maracatu, samba e frevo. Escultores brasileiros do perodo, como Ricardo Cipicchia, Llio Coluccini e Paulo Mazzuchelli representam em diversas esculturas esse orgulho nacional.
Fotos Beto Felcio

42

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

43

Escultura em mrmore assinada Pittaluga. Itlia, anos 20.


Foto Beto Felcio

Da Itlia, chegavam os vidros coloridos de Murano, as cermicas Lenci, Galli, Cacciapuoti, Ginori muitas vezes abordando temas de extrema sensualidade. Outra forma artstica de expresso muito apreciada eram as esculturas em mrmore e alabastro, procedentes em grande parte dos atelis de Florena, assinadas por, entre outros, Giusto Vitu, Gambogi, Pittaluga. Ainda que os personagens e os objetos fossem importados, o nacionalismo, impregnado das idias da Semana de Arte Moderna de 1922, teve importante papel na criao de um art dco brasileiro. Em Itaipava, no Estado do Rio de Janeiro, a Cermica Itaipava, dirigida pelo francs Henry Gonot, aluno de Lachenal, imprimiu nas peas produzidas sua paixo pela arte nativa brasileira. Tal a importncia da produo art dco em Itaipava que um dos maiores ceramistas franceses, douard Cazaux, pensou em se transferir para l,18 o que sua filha Mireille Cazaux-Charon descreve, no captulo da biografia que lhe dedicou, como a aventura sul-americana. Os vitrais, que tanto agradavam lembrana das igrejas, necessidade de dosar a forte luz dos trpicos, propiciar privacidade tinham na famlia Formenti, estabelecida desde 1912, divulgadores de excelente nvel. Os ferros batidos, presentes em grades, luminrias e mesmo mveis, eram fabricados por importantes firmas, como a Pagani e Castier, Mario Aghina e Oreste Fabri, alm de
NOTAS 1 SHOESMITH, Kenneth. Rio de Janeiro by Royal Mail, cartaz da dcada de 20. In Bem-vindo ao Rio. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1999. 2 Maior arranha-cu da cidade nos anos 20, o Edifcio A Noite projeto de Joseph Gire e de Elisirio da Cunha Bahiana. Gire legou cidade vrios projetos, entre eles o Hotel Copacabana Palace e as casas da famlia Guinle em Terespolis e em Brocoi. 3 Mesmo convidados, nenhum pas das Amricas se fez presente nessa exposio. 4 O bailarino Malkovsky tinha sido popularizado por uma escultura dos irmos Martel presente no Hall de Collection do Pavilho Une Ambassade Franaise da Exposio de 1925. 5 A Manufatura Gall encerra suas atividades em 1931, porm seus estoques duram at 1936. 6 Sua primeira exposio individual tinha sido realizada na Galerie Percier em Paris. 7 Pierre Legrain (Frana, 1888-1929). 8 DUNCAN, Alastair. Mobilier art dco. Freiburg: Office du Livre, 1985. p. 47. 9 CAMARD, Florence. Michel Dufet, architecte decorateur. France: Editions de LAmateur, 1988. p. 92 10 Unio que dura at 1942, quando, associado a Langenbach, antigo funcionrio da Laubisch Hirth, cria seu prprio negcio.

Amadeu Zani, fundidor que atendia dezenas de escultores e decoradores. Entre os mais destacados profissionais da poca, Antnio Borsoi, filho de italianos, foi autor de alguns dos mais importantes ambientes modernos da cidade, entre 1900 e 1950. Lojas de departamentos como a Torre Eiffel (j demolida), em primoroso art nouveau com seus diversos andares decorados em perobado-campo, azulejos e ferros batidos, alm de residncias, Cinema Central em estilo egpcio, outra fonte art dco, a chapelaria A Radiante, ainda preservada, sapatarias como A Insinuante e a joalheria Bernacchi. A sua mais conhecida realizao o projeto mobilirio da Confeitaria Colombo, alm de outras confeitarias como a Renascena, a Lalet e a Tijuca. No estilo art dco desenvolve para a Marcenaria Auler, para a Laubisch Hirth e Le Mobilier um vocabulrio prprio nos entalhes, na escolha de madeiras, usando contrastes entre reas limpas e flores cubistas, esculpidas em relevo. A confeitaria Casa Cav um dos melhores exemplos de seu trabalho. O Rio de Janeiro preserva em sua histria, arquitetura, interiores e cultura o estilo art dco, moderno em sua essncia, tropical em seus temas, internacional no espao que ocupa, permanente na sua difuso e constantemente celebrado pela sua contemporaneidade.

Vaso de cermica policromada, desenho de Henry Gonot, francs que se estabeleceu em Itaipava nos anos 20 e l criou um centro irradiador da cultura brasileira nativista, tratada luz do art dco. Eram freqentes os temas marajoaras, presentes neste vaso, alm de projetos dos principais artistas da poca, como Hildegardo Leo Veloso, Teodoro Braga, Humberto Cozzo. Mvel da firma carioca Laubisch Hirth, anos 30. De desenho minimalista, sublinha o parqu de inmeras madeiras em raiz atravs da laca preta nos frisos circundantes e na pronunciada base. O designer francs Michel Dufet, que viveu no Rio entre 1922 e 1924, criou uma sala de jantar com o mesmo recurso estilstico, em que a nica decorao a riqueza de desenho dos veios das diferentes madeiras exticas.
Fotos Beto Felcio

Vitral futurista, da Casa Conrado Sorgenicht, de So Paulo. Junto com as firmas Formenti e Frias, do Rio de Janeiro, produziu importantes vitrais, recebendo encomendas dos expoentes modernos Antnio Gomide, John Graz, J. Carlos, entre outros. direita: Fachada de A Radiante, chapelaria projetada por Antnio Borsoi nos anos 30, rua Sete de Setembro, 137. Marquise luminosa de ferro batido e opalina branca, e vitrines em vidro curvo, que se tornaram marca registrada de toda loja elegante no Rio art dco.

11 Firma inglesa de mobilirio em ao tubular muito em voga no Brasil nos anos 30. 12 Aps seu casamento com a artistas plstica Regina Gomide, responsvel pela complementao da decorao com painis, tapetes e almofadas, transfere-se para So Paulo e torna-se um dos pioneiros do mvel brasileiro moderno. 13 WARCHAVCHIK, Gregori. Arquitetura do sculo XX e outros escritos. So Paulo: Cosac & Naify, 2006. p. 90. 14 Significativo o fato de a organizao da visita de Marinetti ter testa o empresrio Viggiani, responsvel pela contratao de espetculos, arrendatrio de um dos sucessos do entretenimento carioca, o Teatro Casino. Para a temporada, Marinetti recebeu 25 mil dlares, uma fortuna, na poca. A cultura no Rio 1920 tratada como superproduo! 15 IRIGOYEN, Adriana. Wright e Artigas, duas viagens. So Paulo: Ateli Editorial; FAPESP, 2002. 16 Bailarina espanhola, uma das irms Carbonell, apresentava-se nos teatros da cidade, sempre em companhia de Maria Olenewa em espetculos ora clssicos ora populares. Casa-se com Victor Lage nos anos 30. 17 Rio de Janeiro: Editora S.A. A Noite, 1938. 18 CAZAUX-CHARON, Mireille. douard Cazaux. Saint-Rmyen-lEau: Editions Monelle Hayot, 1994.

44

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

45

T r s exemplos de moradias
Art Dco BCBG
( bon chic , bon genre* francs tradicional)

Art Dco Brasileiro Nativista


Casa da rua Paissandu, 319, Flamengo, chamada Casa Marajoara Projeto de Gilson Gladstone Navarro, de 1937 Nativista desde o nome da rua, leva s ltimas conseqncias o elo marajoara-art dco. Recheada de citaes sobrenaturais, como desenhos de muiraquit, um talism amaznico presente em todos os ferros e vitrais, tambm podemos ver a estilizao de um drago esculpido em relevo sobre pedra na entrada, afugentando todo mal. Comparada com outras residncias projetadas sob influncia marajoara, como a da avenida Portugal, Urca, dos anos 30, que pertenceu ao Ministro de Vargas Ernesto Simes, ou a imensa casa da av. Atlntica (ambas demolidas nos anos 80), no resta a menor dvida quanto ao superlativo carter inslito desta moradia carioca dos anos 30. Na decorao interior, lambris em sucupira entalhados com os motivos em ziguezague e labirintos tpicos da arte marajoara, luminrias em ferro batido acompanhando os mesmos desenhos, diversas portas de correr entre os sales com ndios em tamanho natural, gravados a cido sobre espessos cristais, representam um conjunto nico na histria da vertente nativista do art dco nacional.

Edifcio Biarritz, Praia do Flamengo, 268 Construdo pela famlia Wattel, o projeto de Henri Sajous e Auguste Rendu, de 1940, nos transporta Paris da Avenue Montaigne, Riviera francesa, cidade de Biarritz mesmo, onde encontramos diversos similares da mesma arquitetura moderna sem ousadias vanguardistas, bem ao gosto das altas rodas da burguesia. Quem se mudava de uma linda manso ou chcara do sculo XIX para um edifcio de apartamentos encontrava nesses palcios verticais a continuao ideal de status. No era toa que muitas vezes a expresso palacete substitua edifcio. Em comum entre os prdios e casas dessa vertente, a sensao de luxo promovida pelos amplos espaos, conjugada com detalhes levemente aerodinmicos, e o uso de materiais nobres: mrmore, bronze, imensos espelhos, ferros batidos magistrais. No caso do Biarritz, executados pela firma de Mario Aghina, que funcionou rua So Clemente, 34. O Biarritz foi, e ainda , o endereo de personalidades importantes cariocas. Envelheceu com dignidade. Palco de muitas recepes aos artistas do cinema norte-americano que visitavam o Rio dos anos 50 aos 70, o duplex trreo de Lcia e Harry Stone esbanjava charme, com janelas voltadas para o vasto jardim nos fundos do prdio. No ltimo andar, ao redor dos anos 1950, ficava a cobertura de Percival Farqwar, um dos mais polmicos empresrios que o Brasil j teve, envolvido em diversas empreitadas, como a construo da ferrovia Madeira-Mamor, a implantao da Light no Rio e em Salvador, a explorao do ferro em Itabira (MG).
Fotos Rmulo Fialdini

* Expresso popular francesa que significa um padro de bom gosto sem ousadia, sem risco de errar, comme il faut.

Fotos Rmulo Fialdini

Art Dco Streamline


(Aerodinmico)

Casa da rua Eduardo Guinle, 32, Botafogo Gregori Warchavchik e John Graz, no Rio de Janeiro dos anos 30, escolheriam como fiel representante da sua linguagem esttica a casa projetada por Eduardo Souto de Oliveira em Botafogo, terminada em 1937. Capa da revista A Casa de janeiro de 1937, possua uma arquitetura limpa, mas dotada de detalhes preciosos no acabamento. Alguns vitrais representando vistas do Rio de Janeiro eram especialmente interessantes. O minimalismo do art dco se fazia presente na porta de entrada e nas grandes portas de correr entre o salo e a varanda trrea, mostradas na exposio A Casa Art Dco Carioca. Os pisos, em diversas madeiras, apresentavam desenhos geomtricos que dispensavam tapetes. Na imensa escadaria, vidraas com motivos marinhos em vidro gravado a cido e jateado. Infelizmente foi demolida em 1998.

46

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

47

O Art Dco de olta ao Rio de Janeiro


cronologia de um re v i v al

1972 Exposio Art Dco Organizao Associao Brasileira de Antiqurios Rua Prof. Alfredo Gomes, Botafogo. 1973 Exposio Art Dco Organizao Giovanna Bonino/Galeria Bonino Rua Barata Ribeiro, Copacabana. 1973 Srie de palestras Art Dco Organizao Irma Arestizbal/Galeria Intercontinental Rua Maria Quitria, Ipanema. 1977 Exposio Art Dco 1977 Organizao Paulo Klabin/Galeria gora Rua Baro da Torre, Ipanema. 1977 Fundao da Objeto 1900, 1 Galeria especializada em art dco Fundao Objeto 1900 Proprietrio Mrcio Alves Roiter Rua Pacheco Leo, Jardim Botnico. 1978 Jias art dco Organizao Paulo Klabin/Galeria Paulo Klabin Rua Marqus de So Vicente, Gvea. 1979 Visita de Alastair Duncan, autor de dezenas de livros sobre art dco. 1980 Restaurao Villa Venturoza Proprietrio Marcos Tamoyo Organizao Mrcio Alves Roiter Rua do Russell, Gloria.

1984 Exposio J.Carlos: 100 anos Galerias da Funarte e Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio Rua Arajo Porto Alegre, Centro. Rua Marqus de So Vicente, Gvea. 1985 Leilo art dco Organizao Dagmar Saboya e Renan Chehuan Av. Atlntica, Copacabana. 1986 Exposio Antnio Borsoi Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio e Istituto Italiano di Cultura Rua Marqus de So Vicente, Gvea. 1988 Palestra art dco Liliu Castello Branco Country Club do Rio de Janeiro Rua Prudente de Morais, Ipanema. 1988/1989 Exposio Antonio Virzi Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio, FUNARTE, Istituto Italiano di Cultura. Rua Marqus de So Vicente, Gvea. 1992 Exposio Hommage Ren Lalique Organizao Mrcio Alves Roiter Casa Frana-Brasil, Centro. 1992 Visita de Jean-Marcel Camard, maior especialista francs em art dco. 1995 Restaurao Edifcio Guahy Proprietrio Eduardo Loureno Rua Ronald de Carvalho, 181, Copacabana. 1996 Restaurao da Casa de Laurinda Santos Lobo Projeto Ernani Freire Rua Murtinho Nobre, Santa Teresa.

Foto Mauro Risch

1983 Exposio Eliseu Visconti e a Arte Decorativa Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio Rua Marqus de So Vicente, Gvea.

Foto Ricardo Fasanelo

48

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

49

1996 I Seminrio Internacional Art Dco na Amrica Latina Organizao Luiz Paulo Conde e Jorge Czajkowski Copacabana Palace Avenida Atlntica, Copacabana. 1996 Lanamento do Guia da Arquitetura Art Dco no Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Urbanissmo Centro de Arquitetura e Urbanismo 1997 Exposio Rio Dco Organizao Jorge Czajkowski Palestra Mrcio Alves Roiter Centro de Arquitetura e Urbanismo Rua So Clemente, Botafogo. 1998 Casa Cor/Condomnio Ocean Front /Hall de Entrada art dco Projeto Stella de Orleans e Bragana Avenida Sernambetiba, Barra da Tijuca. 1998 Visita de Mitchel Wolfson ao Rio de Janeiro Wolfsonian Institute, Miami, museu dedicado s Artes Decorativas e Publicitrias de 1880-1945. 1999 Palestra Barbara Deisroth: Art nouveau e art dco Organizao Heloisa Guinle, Ktia Mindlin Leite Barbosa Residncia da famlia Monteiro de Carvalho, Santa Teresa. 2002 Restauro Edifcio Guaruj Projeto RJZ, colaborao Pedro Paranagu Rua Domingos Ferreira, Copacabana. 2004 Semana art dco do Rio - conferncias de Luiz Paulo Conde, Mauro Almada, Renato Gama Rosa Costa e Mrcio Alves Roiter. Organizao Geo Darder Rua Pacheco Leo, Jardim Botnico.

2004 Premire do Documentrio Christo Redemptor Autoria Isabel Noronha Rua Pacheco Leo, Jardim Botnico. 2005 Semana art dco do Rio de Janeiro Organizao Geo Darder Rua Pacheco Leo, Jardim Botnico. 2005 VIII Congresso Mundial das Arts Dco Societies Organizao de Kathy Hausman - Sociedade art dco de Nova Iorque Conferncia Rio Dco, Mrcio Alves Roiter Centro de Graduao da Universidade de Nova Iorque Quinta Avenida, Nova Iorque. 2005 Fundao do Instituto Art Dco Brasil Formado por Lus Paulo Conde, Luiz Fernando Grabowsky, Suzete Ach, Piedade Grinberg e Mrcio Alves Roiter Rua Pacheco Leo, Jardim Botnico. 2005 Exposio Vasos Gall Rio Organizao Jean Loctin/Mrcio Alves Roiter Parc des Expositions, Nancy, Frana. 2006/2007 Restaurao do Edifcio Standard Projeto Bueno Netto Avenida Presidente Wilson, Centro.

Ilustrao Oren Sherman

2006/2007 A Casa Art Dco Carioca Organizao Carvalho Hosken e J.C. Gontijo Inaugurando o Espao Cultural Pennsula Av. Via Parque, Barra da Tijuca.

50

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

51

Catlogo da Exposio

Sabino, Dindons Vaso, vidro prensado e moldado. Frana, 1930 36 x 28cm Coleo Mrcio Alves Roiter Gall, Rio de Janeiro Paisagens da Pedra da Gvea e Po de Acar Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1915 31 x 28cm Coleo particular R. Lalique, Serpent Vaso em vidro prensado e moldado. Frana, 1924 26 x 27 cm Coleo particular R. Lalique, Archers Vaso em vidro prensado e moldado. Frana, 1921 26 x 20 cm Coleo particular

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

53

Gall, Rio de Janeiro, Paisagens Enseada de Botafogo, Corcovado e Po de Acar Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1915 25 x 15cm Coleo Mrcio Alves Roiter Charder, Flores Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1925 37 x 20cm Coleo Mrcio Alves Roiter Le Verre Franais, Flores Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1925 44,5 x 23 x 14cm Coleo Mrcio Alves Roiter Degu, Folhas Estilizadas Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1925 46 x 25cm Coleo Mrcio Alves Roiter Legras, Pssaros Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1930 40 x 25cm Coleo Mrcio Alves Roiter R. Lalique, Nanking Vaso em vidro prensado e moldado. Frana, 1925 32 x 36 cm Coleo particular

Kosta Vaso cnico em cristal. Sucia, 1930 43 x 17 x 17cm Coleo Mrcio Alves Roiter R. Lalique, Poisson bouche ferme Luminria em vidro moldado e prensado, base em bronze com motivo vagues. Frana, 1922 40 x 23 x 13,5cm Coleo Carlos F. de Carvalho R. Lalique, Champagne Vaso em vidro prensado e moldado. Frana, 1927 18 x 20cm Coleo Carlos F. de Carvalho Degu Luminria em vidro moldado e acidado 51 x 40cm Coleo Carlos F. de Carvalho Daum-Nancy, Geomtrico Vaso em vidro moldado e acidado 42 x 38cm Coleo Stella Carmen Lutterbach Degu, Uvas Vaso em vidro moldado e acidado. Frana, 1930 42 x 25cm Coleo Carlos F. de Carvalho

54

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

55

De Marchis, Fauno Escultura em cermica. Brasil, 1930 48 x 30 x 23cm Coleo Mrcio Alves Roiter R. Lalique, Coq de Jungle Escultura em vidro moldado e prensado. Frana, 1936 41 x 32 x 8cm Coleo Carlos F. de Carvalho R. Lalique, Albert Vaso em vidro moldado e prensado. Frana, 1925 17,5 x 23 x 13,5cm Coleo Carlos F. de Carvalho R. Lalique, Quincy Servio em cristal. Frana, 1935 Coleo Carlos F. de Carvalho Par de candelabros, cristal Manufatura Baccarat. Frana, 1925 15 x 22cm Coleo Carlos F. de Carvalho Aparelho de jantar em loua. Inglaterra, 1925 Manufatura Thomas Hughes & Sons Coleo Mrcio Alves Roiter Vaso em cermica policromada decorao marajoara. Brasil, 1935 32 x 28cm Manufatura Cermica Itaipava Coleo particular Cazaux, Josphine Baker Modelo para fonte em cermica policromada, prateao. Frana, 1930 38 x 28 x 25cm Coleo particular Annimo Veilleuse em cermica policromada. Frana, 1925 24 x 24 x 9cm Manufatura Aladin Coleo Carlos F. de Carvalho Bailarina Escultura em porcelana policromada. Alemanha, 1930 27x 22 x 6cm Manufatura Rosenthal Coleo Carlos F. de Carvalho Par de cachepots e colunas em cermica, dourao. Frana, 1935 101 x 35cm Manufatura Sarreguemines Coleo Mrcio Alves Roiter Patin Vaso em cermica policromada. Frana, 1925 28 x 14cm Manufatura Svres Coleo particular

56

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

57

Lorenzl, Danarina Estatueta em porcelana policromada. ustria, 1925 72 x 52 x 34cm Manufatura Goldscheider Coleo Carlos F. de Carvalho Lorenzl, Figura Feminina com Xale Estatueta em porcelana policromada. ustria, 1925 45 x 24 x 27cm Manufatura Goldscheider Coleo Carlos F. de Carvalho Traverse, Dama com Rosa Luminria em porcelana policromada. Frana, 1925 35 x 28 x 20cm Manufatura Aladin Coleo Mrcio Alves Roiter Annimo, Dama com Bouquet Luminria em porcelana policromada, dourao. Frana, 1925 31 x 11 x 13cm Manufatura Robj Coleo Mrcio Alves Roiter

Thomasch, Figura Feminina Escultura em porcelana policromada. ustria, 1925 45 x 26cm Manufatura Goldscheider Coleo Luiz Fernando Grabowsky Lorenzl, Danarina Borboleta Escultura em porcelana policromada. ustria, 1925 45 x 28 x 13cm Manufatura Goldscheider Coleo Luiz Fernando Grabowsky Duas Bailarinas Escultura em porcelana policromada. Alemanha, 1925 34 x 38 x 18cm Manufatura ilegvel Coleo Carlos F. de Carvalho Gustav Oppel, Danarinas Luminria em porcelana policromada. Alemanha, 1920 33 x 23 x 20cm Manufatura ilegvel Coleo particular

58

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

59

Chiparus, Danarina com Arco Frana, 1925 Bronze e marfim 49 x 18 x 16cm Coleo Hecilda e Srgio Fadel Chiparus, Bayadre Frana, 1925 Bronze e marfim 53 x 15 x 14cm Coleo Carlos F. de Carvalho Preiss, Danarinas Borboletas Alemanha, 1920 Bronze e marfim 44 x 30 x 12cm Coleo Carlos F. de Carvalho Roland Paris, Casal de Danarinos de Flamenco ustria, 1930 Bronze e marfim, base em mrmore 32 x 46,5 x 31cm Coleo Carlos F. de Carvalho

Roland Paris, Danarina com Cocar. ustria, 1930 Bronze policromado, base em mrmore 58 x 18 x 19cm Coleo Mrcio Alves Roiter Chiparus, Nijinsky e Ida Rubinstein. Frana, 1925 Bronze e marfim 60cm Coleo particular Colinet, Danarina de Ancara Frana, 1925 Bronze e marfim 45 x 20 x 14cm Coleo Hecilda e Srgio Fadel Philippe, Danarina com Arara ustria, 1925 Bronze policromado e marfim, base em mrmore 51 x 16 x 12,5cm Coleo Luiz Fernando Grabowsky

60

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

61

Chiparus, Diana. Frana, 1930 Liga de metal 65 x 66 x 15cm Coleo Carlos F. de Carvalho Godard, Danarina com Rosa Frana, 1930 Bronze e marfim, base em mrmore 52 x 30 x 17cm Coleo Carlos F. de Carvalho Vabacchi, Banhista. Itlia, 1920 Bronze patinado 54 x 38,5 x 19cm Coleo particular Bouraine, Diana. Frana, 1925 Bronze 66 x 45 x 15cm Coleo Carlos F. de Carvalho Roland Paris, Danarina ustria, 1930 Bronze e marfim 31 x 22 x 11cm Coleo Carlos F. de Carvalho Devriez, Isadora Duncan Frana, 1920 Bronze com ptina dourada 47 x 28 x 15cm Coleo Hecilda e Srgio Fadel Guerbe, Bailarina com Leque Frana, 1925 Luminria em bronze e vidro 56 x 34 x 11cm Coleo Carlos F. de Carvalho Le Faguays, Mulher com Flores Frana, 1925 Bronze 29 x 11,5 x 7,5cm Coleo Mrcio Alves Roiter Pittaluga, Banhista Itlia, 1930 Mrmore 50 x 27 x 30cm Coleo Carlos F. de Carvalho

62

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

63

Brecheret, Bailarina. Brasil 1930 Bronze 67 x 52 x 15cm Coleo particular Humberto Cozzo, Nu Feminino Brasil, 1930 Bronze 130 x 27 x 26cm Coleo Carlos F. de Carvalho Humberto Cozzo, Oferenda Brasil, 1935 Bronze 38,5 x 35,5 x 20cm Coleo Rubens Cozzo Prati, Gazela. Uruguai, 1930 Bronze patinado, base em mrmore 39 x 35,5 x 17,5cm Coleo Mrcio Alves Roiter Mazzuchelli, Nu Feminino Escultura em stucco. Brasil, 1940 120 x 57 x 96cm Coleo Regina e Tcio Lins e Silva

Annimo, Jogo de Vlei Brasil, 1940 Bronze 50 x 45 x 30cm Coleo particular Giusto, Nu Feminino Brasil, 1930 Bronze 120 x 65 x 26cm Coleo Janete Costa Lancha Tinteiro em metal W.M.F. Alemanha, 1930 9 x 27 x 12cm Coleo particular Waagen, Boxeador Alemanha, 1925 Metal com ptina policromada 65 x 30 x 18cm Coleo Mrcio Alves Roiter Guiraud-Rivire, Automobilista Frana, 1925 Bronze 25 x 49 x 25cm Coleo particular

64

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

65

Secretria em pau-marfim e jacarand. Brasil, 1935 119 x 75 x 40cm Casa Leandro Martins Coleo Mrcio Alves Roiter Atribudo a Dominique, mesa de centro em nogueira. Frana, 1925 64 x 66cm Coleo Mrcio Alves Roiter Mesa com gavetas pivotantes em nogueira, arrematada por puxadores cilndricos. Brasil, 1925 70 x 104 x 50cm Similar a desenhos da firma Laubisch Hirth Coleo Mrio Klinger Atribudo a Boiceau, mesa de centro em palissandra e laca preta 51 x 53cm Mesa lateral em limoeiro, tampo em mrmore bege. Frana, 1930 40 x 90 x 45,5cm No estilo Maxime Old Coleo Mrcio Alves Roiter

Par de poltronas em raiz de nogueira, estofado em tecido. Brasil, 1930 67 x 70 x 96cm Coleo Mary Zaide Atribudo a Ren Prou, sof e duas poltronas em limoeiro. Frana, 1930 Sof 73 x 179 x 85cm Cadeira 73 x 73 x 75cm Dimenses e estilo tpicos do mobilirio utilizado nos transatlnticos Normandie, Ile-de-France e outros Coleo Mrcio Alves Roiter John Graz, poltrona estofada em madeira laqueada e ferro cromado. Brasil, 1930 88 x 91 x 75cm Similar ao conjunto pertencente coleo Adolpho Leirner, So Paulo Coleo Guilherme Arajo

66

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

67

Mesa de cabeceira em nogueira, portas de correr em vidro e puxadores cilndricos. Brasil, 1940 55 x 50 x 36cm Coleo Mrcio Alves Roiter Mesa de cabeceira, formato de cubo, em jacarand, puxadores em zebrano. Brasil, 1930 50 x 50 x 40cm Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter Mesa lateral em nogueira, puxador cromado. Brasil, 1930 65 x 90 x 45cm No estilo do mobilirio modernista da firma Laubisch Hirth Coleo Mary Zaide Biblioteca em jacarand e parqu com madeiras de diferentes espcies, portas de correr em vidro opacado. Brasil, 1925 174 x 200 x 37cm O designer francs Michel Dufet, que viveu de 1922 a 1924 no Rio, se serviu do mesmo tipo de parqu em diversas criaes posteriores a este movel Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter Cmoda alta em jacarand, puxadores em zebrano. Brasil, 1930. 130 x 73 x 42cm Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter Mvel camiseiro em nogueira, laterais entalhadas em folhas estilizadas. Brasil, 1935 150 x 100 x 48cm Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter Mvel camiseiro em madeira brasileira, puxadores cilndricos em metal cromado. Brasil, 1940 130 x 100 x 50cm Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter

68

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

69

Relgio, caixa em acaju, mostrador e pndulos em metal cromado. Inglaterra, 1925 193 x 62 x 34cm Coleo Mrcio Alves Roiter Edgar Brandt, luminria de teto em nquel e alabastro. Frana, 1935 81 x 80cm Assinada pelo autor em um dos braos. Coleo Mrcio Alves Roiter Espelho de parede, no estilo marajoara, moldura em nogueira, entalhes nos cantos. Brasil, 1935 100 x 86cm Similar aos desenhos de Correia Dias e Theodoro Braga Coleo Mary Zaide Blanche Klotz, mesa e seis cadeiras em acaju, tampo em laca negra. Frana, 1925 78 x 202 x 116cm Conjunto apresentado no Grand Palais durante a Exposio Internacional das Artes Decorativas e Industrias Modernas, Paris, 1925 Coleo Eliana Benchimol

Atribudo a Borsoi, relgio de parede e luminria em madeira e vidro. Brasil, 1930 119 x 102 x 12cm Sapataria Cruz de Ouro, avenida Gomes Freire 52, Centro, Rio de Janeiro Coleo Mrcio Alves Roiter Escrivaninha em acaju, puxadores cilndricos com acabamento em metal. Brasil, 1930 77 x 90 x 50cm Quando acompanhada de espelho fixado parede, transformava-se em penteadeira Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter Mvel aparador em nogueira, porta central com espelho. Brasil, 1930 120 x 105 x 39cm Casa Laubisch Hirth Coleo Mrcio Alves Roiter

70

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

71

Tapete com decorao floral. Frana,1925 313 x 177cm Coleo Mrcio Alves Roiter Tapete com decorao geomtrica. Frana, 1940 320 x 180cm Motivo utilizado em vrios desenhos por Jules e Andr Leleu Coleo Mrcio Alves Roiter Atribudo a Antnio Gomide, Flores Cubistas Vitral casa Conrado Sorgenicht. S. Paulo, 1930 310 x 90cm Coleo Mrcio Alves Roiter Eduardo Souto de Oliveira, portas em ferro e vidro, casa rua Eduardo Guinle, 32. Botafogo, Rio de Janeiro, 1937 203 x 263cm Eram portas de correr separando a varanda trrea do salo principal da moradia citada em Trs Exemplos de Moradias do texto A Casa Art Dco Carioca Coleo Mrcio Alves Roiter

Vitrine em raiz de imbuia com incrustao geomtrica em jacarand. Brasil, 1925 147 x 121 x 44cm Coleo Carlos F. de Carvalho Mesa e seis cadeiras em raiz de imbuia com incrustao geomtrica em jacarand. Brasil, 1925 85 x 141 x 102cm Coleo Carlos F. de Carvalho Biombo em madeira laqueada decorado com gravuras de Vicente do Rego Monteiro. Frana, 1925 160 x 36cm cada folha Gravuras extradas do lbum Quelques Visages de Paris, editado em Paris pela Imprimerie Jura Coleo Mrcio Alves Roiter

72

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

73

Oswaldo Teixeira, Cenrio para Escola de Teatro Jayme Costa Aquarela s/papel. 1934 78 x 104cm Coleo Famlia Oswaldo Teixeira Oswaldo Teixeira, Cenrio para Escola de Teatro Jayme Costa Aquarela s/papel. 1934 78 x 104cm Coleo Famlia Oswaldo Teixeira Oswaldo Teixeira, Retrato da Sra. Oswaldo Teixeira leo s/tela. 1933 168 x 83cm Coleo Famlia Oswaldo Teixeira Vasarely, Amrique du Sud Litografia. Frana, 1946 Impresso Perceval, Paris 103 x 64cm Coleo Mrcio Alves Roiter Autor desconhecido, Panam LAmrique du Sud Litografia. EUA, 1945 105 x 63cm Coleo Mrcio Alves Roiter J.Carlos, ndia Aquarela s/papel. Brasil, 1930 45 x 35cm Coleo Carlos F. de Carvalho Serge Gladky, Nouvelles Compositions Dcoratives 42 Pochoirs. Frana, 1929 34 x 27cm Coleo Mrcio Alves Roiter Autor no identificado, Mulher e Galgo leo s/tela 154 x 190cm Coleo Luiz Fernando Grabowsky Eduardo Malta, Mme Loreto Lage leo s/tela. Rio de Janeiro, 1937 122 x 92cm Coleo Mrcio Alves Roiter

74

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

75

o rio de janeiro A rt d co bibliografia

A bibliografia geral e especfica sobre o estilo art dco no Rio de Janeiro arquitetura, artistas, exposies, eventos, decorao em livros, catlogos revistas e jornais traz possibilidades maiores para interessados na divulgao do tema e serve como referncia para arquitetos e pesquisadores. Ainda que em curso de complementao, devido imensa variedade de registros e s inmeras fontes, trata-se de trabalho indito.

Livros e catlogos
ARESTIZBAL, Irma. Rio Art nouveau/Art dco. In Guia para uma histria urbana. Rio de Janeiro: Fundao Rio, 1982. v. 3. . J. Carlos 100 anos. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio, 1983.

(por ordem cronolgica)

Artigos em peridicos
BRITO, Maria Isabel. Uma loja com estilo novo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 set. 1996. Caderno Casa & Decorao AVANZI, Silvia. Cermica art dco: modernidade em terra e fogo. Casa e Jardim, So Paulo, 1997. TELLES, Denise. Arquitetura: edifcios de Copacabana, no estilo art dco esto entre os mais antigos da cidade: pela preservao das jias do Lido e do Bairro Peixoto. O Globo, Rio de Janeiro, 31 jul. 1997. Caderno Zona Sul. MORAGAS, Andr; ANSELMO, Luciana. O Globo, Rio de Janeiro, 9 nov. 1997. Caderno Morar Bem. ACH, Suzete. Passeio dco. O Globo, Rio de Janeiro, 14 nov. 1998. O BRASIL mtico de Marinetti. Folha de So Paulo, So Paulo, 12 maio 2002. Caderno MAIS. LOGULLO, Eduardo. Art dco tropical. Casa Vogue, So Paulo, out. 2002. ACH, Suzette. Meu nome dco. O Globo, Rio de Janeiro, 13 set. 2003. BEIRO, Nirlando. A casa francesa do Rio (patrimnio). Carta Capital, So Paulo, 3 nov. 2004. ROITER, Mrcio Alves. Gall tambm coisa nossa. Carioquice, Rio de Janeiro, out./nov./dez. 2004. SEIXAS, Heloisa. Art dco, idiossincrasias e paixo. Florense, 2004. GARCIA, Cynthia. Art dco brasileira? Casa Vogue, So Paulo, 2004. . Classe carioca e cultura art dco. Casa Vogue, So Paulo, 2004. . Gall no Rio. Casa Vogue, So Paulo, 2005. SEIXAS, Heloisa. Alma de arquiteto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 fev. 2006. Revista de Domingo. JOORY, Eva. O Edifcio Biarritz. Casa Vogue, So Paulo, out. 2006. ROITER, Mrcio Alves. Humberto Cozzo. Casa Vogue, So Paulo,nov. 2006. PEDROSA, Joo. A modernidade perdida: John Graz. Casa Vogue, So Paulo, s.d. ROCHA, Alexandre Luiz. O art dco em revista. Casa Vogue, So Paulo, s.d. Coluna Lembrana. (art dco no Rio de Janeiro e So Paulo). O PALCIO da geometria a manso na Urca que o exemplo mais rico do estilo art dco na cidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, s. d. Revista de Domingo.

AMARAL, Aracy. A modernidade luz do art dco. Minas Gerais, Belo Horizonte, 8 jun. 1974. Suplemento Literrio. ARAJO, Olvio Tavares de. Volta no tempo: crtica sobre a exposio Tempo dos Modernistas anos 20 e 30 no Brasil. MASP. Veja, So Paulo, 4 set. 1974. LEIRNER, Adolpho; LEIRNER, Flvia. O art dco, sempre. Casa Vogue, So Paulo, 1976. LEITE, Jos Roberto Teixeira. Dos anos 20. Veja, So Paulo, 30 mar. 1977. BEUTENMULLER, Alberto. Gregory Warchavchik, o arquiteto e seu palacete polmico. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 mar. 1978. ACH, Csar. Um objeto art dco. Casa e Decorao, Rio de Janeiro, 1979. Coluna Antiqurio. ROUCHOU, Joelle. Linhas puras dos anos 20. Os cariocas redescobrem os objetos, a forma e a sensualidade art dco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 nov. 1979. Revista de Domingo. ESCOBAR, Vanessa. Art dco no Rio: o estilo simtrico e sofisticado que ainda resiste. O Globo, Rio de Janeiro, 20 jan. 1980. BARATA, Celso. Estilo marcante: toda a fora e detalhes do art dco no Rio. Veja, So Paulo, 18 fev. 1981. ESTILO dco. Bar Lagoa. Casa Vogue , So Paulo, 1984. SOLON, Silvia. Decorao brasileira. Casa Vogue, So Paulo, n. 5, 1985. RITO, Lcia. Art dco, paixo verdadeira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 out. 1986. Casa e Decorao. REIS, Arthur Santos. Art dco. Progresso no esmagou relquias de Copacabana. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 jun. 1987. CUNHA, ngela Regina. Imagens de um estilo (prdios que representam o art dco no Rio). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 nov. 1988. OLIVEIRA, Renato Marques. Uma passagem pelo tempo. Casa Vogue, So Paulo, n. 2, 1989.

ART dco 1920. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1973. Catlogo de exposio.
BOTELHO, Cndido Arruda. Graz, vida e obra. So Paulo: Ed. rvore da Terra, 1996. BRITTO, Alfredo; NOBRE, Ana Luiza; XAVIER, Alberto. Arquitetura moderna no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rioarte, Fundao Vilanova Artigas, PINI, 1991. COHEN, Alberto; FRIDMAN, Sergio. Rio de Janeiro ontem e hoje. vols. I e II. Rio de Janeiro: Amazon, 1998; edio dos autores, 2004. FERNANDES, Luiz Felipe. John Graz. Rio de Janeiro, Edio do autor, 1985. GRILLO, Antonio J.C. Bar Lagoa memria do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Quickgrafic, 2002. HORCADES, Carlos; MARTINS, Nelson; TABORDA, Felipe. A tipografia na arquitetura do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Servenco; Editora Index, 1986. MANSO, Celina Fernandes Almeida (Org.). Goinia art dco: acervo arquitetnico e urbanstico. Dossi de tombamento, vols. I, II e III. Goinia: SEPLAN, 2004. MUSEU DE ARTE DE SO PAULO. Tempo dos modernistas. Redao de P.M. Bardi, Dan Fialdini, Flvia e Adolpho Leirner. So Paulo: 1974. Catlogo de exposio. MUSEU LASAR SEGALL. A famlia Graz-Gomide. O art dco no Brasil. So Paulo: novembro/dezembro, 1976. Catlogo de exposio.

RIO dco. Rio de Janeiro: Joo Fortes Engenharia, 1980.


ROITER, Mrcio Alves. As artes decorativas no Rio entre 1920 e 1945. In SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO/CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO. Art dco na Amrica Latina. Anais do 1 Seminrio Internacional. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio,1997. SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO/ CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO. Art dco na Amrica Latina. Anais do 1 Seminrio Internacional. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio,1997. SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO/ CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO. Art dco no Rio de Janeiro. Guia da Arquitetura. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000. SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO/ CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO. Rio, capital da beleza. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999. SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY, PUC-RIO, ISTITUTO ITALIANO DI CULTURA, MINC/Funarte/ INAP. Antonio Borsoi desenhista, arteso e decorador. Rio de Janeiro: 1986. Catlogo de exposio.

ART dco pede passagem na Rua Carmo. O Globo, Rio de Janeiro, 28 jan. 1989. Coluna Pelos Quatro Cantos.
BORGES NETO. A redescoberta art dco: arquitetos pedem ateno para um rico patrimnio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, mar. 1990. ROITER, Mrcio Alves. Gall. Ventura, So Paulo, maio 1992. 1992. . Rio Belle poque. Ventura, So Paulo, nov.

ALMEIDA, Lvia. Relquia art dco: reforma preserva prdios dos anos 30 em Copacabana. Veja Rio, Rio de Janeiro, 26 jul. 1995. COUTINHO, Wilson. Rio dco: seminrio discute estilo que inseriu cenrios hollywoodianos na cidade. O Globo, Rio de Janeiro, 6 abr. 1996. PAISAGEM art dco. Revista de Domingo, Jornal do Brasil, 7 abr. 1996. MELO, Murilo Fiza de. O modernista despejado: escultor Celso Antonio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 jul. 1996. ROITER, Mrcio Alves. Art nouveau e art dco, estilos irmos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 set. 1996.

THE Journal of Decorative and Propaganda Arts. Brazil Theme Issue. Miami, n. 21, 1995.
UNES, Wolney. Identidade art dco de Goinia. So Paulo: Ateli Editorial; Goinia, Editora UFG, 2001. VIEIRA, Lcia Gouva. O Salo de 31. Rio de Janeiro: MinC/Funarte/INAP, 1984.

76

A C A S A A R T D CO C A R I O C A

Vous aimerez peut-être aussi