Vous êtes sur la page 1sur 2

O Domnio Bugus

A burguesia submeteu o campo cidade. Criou grandes centros urbanos; aumentou prodigiosamente a populao das cidades em relao dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da populao do embrutecimento da vida rural. Do mesmo modo que subordinou o campo cidade, os pases brbaros ou semi brbaros aos pases civilizados, subordinou os povos camponeses aos povos burgueses, o Oriente ao Ocidente

O que o Manifesto
fruto da liga dos comunistas. Considerado um tratado poltico de grande influencia mundial. expresso no manifesto o programa e o propsito das naes da velha Europa ao unirem-se em uma Santa Aliana para conjura-lo. Foi escito como uma soluo de todos os problemas sociais, como a pobreza, misria e a explorao. Prezando o principio da igualdade humana, onde todos devem ser iguais. Externa que todos podem ser sujeitos de suas prprias vidas.

Nas condies de existncia do proletariado j esto destrudas as da velha sociedade. O proletariado no tem propriedade; suas relaes com a mulher e os filhos nada tem de comum com as relaes familiares burguesas

Comunis tas Qual a posio dos comunistas diante


dos proletrios em geral?
Os comunistas no formam um partido parte, oposto aos outros partidos operrios. No tm interesses que os separem do proletariado em geral. No proclamam princpios particulares, segundo os quais pretenderiam modelar o movimento operrio. Os comunistas s se distinguem dos outros partidos operrios em dois pontos:
1) Nas diversas lutas nacionais dos proletrios, destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado, independentemente da nacionalidade. 2) Nas diferentes fases por que passa a luta entre proletrios e burgueses, representam, sempre e em toda parte, os interesses do movimento em seu conjunto.

O fim da sociedade capitalista e a tomada do proletariado ao poder


Uma vez desaparecidos os antagonismos de classes no curso do desenvolvimento e sendo concentrada toda a produo propriamente falando nas mos dos indivduos associados, o poder pblico perder seu carter poltico. O poder poltico o poder organizado de uma classe para a opresso de outra. Se o proletariado, em sua luta contra a burguesia, se constitui forosamente em classe; se converte-se, por uma revoluo, em classe dominante e, como classe dominante, destri violentamente as antigas relaes de produo, destri juntamente com essas relaes de produo, as condies dos antagonismos entre as classes e as classes em geral e, com isso, sua prpria dominao como classe. Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associao onde o livre desenvolvimento de cada um a condio do livre desenvolvimento de todos.

Vous aimerez peut-être aussi