Vous êtes sur la page 1sur 7

SINTOMA: A FALA ENIGMTICA DO INCONSCIENTE

Ivanir Barp Garcia


Professora do Departamento de Psicologia da UFSC, doutora em Psicologia (Psicanlise) pela Universidad del Salvador Buenos Aires.

RESUMO A idia inicial que norteia este trabalho investigar, sem pretender abarcar o todo, a trajetria iniciada por Freud e, retomada por Lacan sobre a questo do sintoma no mbito da prtica clinica. 0 sintoma na definio de Freud um derivado do inconsciente, um produto da represso e caracterstico da estrutura neurtica. Para Lacan o sintoma a prpria represso. Na vida do neurtico o sintoma configura-se como um enigma e como tal requer algum tipo de deciframento. O neurtico sabe que o sintoma quer dizer algo, mas esse algo se lhe apresenta como uma linguagem cifrada. 0 sintoma amarrado ao inconsciente demanda interpretao.

ABSTRACT

The original idea behind this study is to investigate, without presuming- to grasp it in its entirety, the trajectory initiated by Freud and continued by Lacan, regarding the the question of symptom within the scope of clinical psychoanalytic pratice. The symptom, in Freud's definition, originates in the unconscious and is a product of repression, characterizing the neurotic structure. For Lacan, the symptom is the repression itself In daily life of the neurotic, the symptom takes shape as an enigma, and as such, requires some kind of deciphering -. The neurotic knows that the symptom means something but this somethingappears to him asa language writen ma code. The symptom, bound to the unconscious, demands interpretation.

Revista de Cincias Humanas Florianpolis v.12 n.16 p.115 - 121 1994 115

" Algum vem nos apresentar um sintoma e crnele. porque cr que o sintoma capaz de dizer algo e que to somente necessrio decifr lo. "(J. Lacan, Sem. XXII-RS.I.).
-

A melhor maneira, talvez,de fazer uma introduo sobre a questo do sintoma consiste em evocar o mito da origem da psicanlise, voltar aos seus primrdios. Relembrar que o seu criador Sigmund Freud e que a Psicandlise tem a ver com as vicissitudes da sua prpria vida, o modo como ele vai descobrindo o inconsciente, construindo a sua teoria. Assim, vemo-nos conduzidos histria do encontro do hipnotismo e da psiquiatria, Frana em tempos de Charcot. Charcot, as histricas da Salptrire e seus enigmas instalados no corpo, os sintomas. Em 1885, convocado pelo nome de Charcot, Freud chega Paris. Ali aprender a clinica era aprender a ver, e o aluno era convidado a contemplar ao lado do mestre a cena que se estendia a seus ps, para perder-se no horizonte indistinto. A "clinica do olhar", olhar pesado, uno e indivisvel, caia com todo o seu peso sobre a histeria, reduzindo-a manifestaes demonstrveis, objetivveis. 0 olhar de Charcot sobre a histeria era um olhar constituinte que fechava o conjunto do saber sobre si mesmo. No eram necessrias interrogaes, j que no havia nada alm dessa tela que revelasse tudo o que era visvel. Quadro sereno, sem mistrios. Nada mais restava concluir a no ser que o olhar do hipnotizador s se encontra a si mesmo e que a histeria era uma hipnose natural e os sintomas histricos, sugestes naturais. certo que Freud ficou fascinado pelo mtodo de Charcot, mas perdeu de vista com bastante rapidez a paisagem da clinica da contemplao, prisioneira do narcisismo. Em seu lugar o discurso da histrica comea ser escutado. A "clinica da observao", privilegiada em Char cot, desliza agora para a "clinica da escuta". A palavra,
116

em seu estrito aspecto significante, se impe em posio predominante, torna-se instrumento essencial para o tratamento psquico. Esta virada decisiva. E a descoberta da psicanlise. A partir de ento, a histrica para se fazer ouvir teve que transformar seus gritos e convulses em palavras. Neste novo lugar e hora marcada no mais encontrou amos sedentos do desejo de saber, mas um psicanalista. Era o que buscava sempre, sem ter podido encontrar, antes de Freud. Com efeito, foram as histricas que ensinaram a Freud o caminho do inconsciente. E precisamente no movimento discursivo de sua fala que a histrica constitui seu desejo erigindo-o como insatisfeito. Foi por esta via que Freud pde estabelecer as relaes do desejo com a linguagem e descobrir os mecanismos do inconsciente. Lacan dir em "funcdo e campo de linguagem em psicanlise": "0 inconsciente esse capitulo de minha histria que marcado porum branco ou ocupado poruma mentira: o captulo censurado. Mas a verdade pode ser reencontrada; o mais das vezes ela j est escrita em algum lugar. A saber: - nos monumentos: e isso meu corpo, isto 6, onLic_leohistfico daneurose onde o sintoma histrico mostra a estrutura de uma linguagem e se decifra como uma inscrio... 4 Efetivamente, a descoberta freudiana consiste em demonstrar que o inconsciente fala e que por isso mesmo s - o de inconsciente h que escut-lo. E a partir dessa nog d que Lacan vai construir o seu clssico aforismo: "0 inconsciente estruturado como uma linguagem". 2 H, portanto, regras estruturais comuns ao inconsciente e linguagem_ Esta homologia nos permite inteligir os mecanismos do inconsciente. Freud j dizia no capitulo V de 0 Inconsciente que a caracterstica de tal instancia o processo primrio, a
2

LACAN, J. Escritos. Sao Paulo : Perspectiva, 1978. p.124. 0 seminrio. Livro 11. Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicandlise. Rio de Janeiro : Zahar, 1979. p.25.
.

117

qual consiste ern duas operaes: deslocamento e condensao. Estas duas operaes Lacan vai denominar, posteriormente metonimia e metfora respectivamente. A linguagem imperativa em suas formas, mas inconsciente em sua estrutura. inconsciente uma linguagem articulada mas nem por isso reconhecida. A dimenso estrutural do inconsciente a lingua que, sempre ambgua, se manifesto atravs do sujeito falante (parltre), que sempre diz mais do que sabe e fala sem saber o que diz, em particular, em cada acontecimento metafrico e metonimico que a articulao dos significantes produzem a margem de suas intenes conscientes. Estes acontecimentos, equivocos, chistes, lapsos, sintomas, apresentam-se ao eu como instantes de surpresa, espanto, provocados pela emergncia sbita do inesperado que corresponde ao aparecimento do inconsciente. De acordo com Lacan: "0 inconsciente se manifesta sempre como o que vacila num corte do sujeito, donde ressurge um achado que Freud assimila ao desejo que situaremos provisoriamente na metonimia desnudada do discurso em causa, em que o sujeito se saca em algum ponto inesperado' .3 0 inconsciente no seno esse instante, no qual se mostra como "a soma dos efeitos da fala, sobre um sujeito, nesse nvel em que o sujeito se constitui pelos efeitos do significante". 4 Decididamente, com o descobrimento do inconsciente, o sintoma deixa de ser algo para ver, para converter-se em algo que fala, pelo simples fato de que ele prprio estruturado como uma linguagem, mas uma linguagem cuja palavra deve ser liberada. E na articulao do inconsciente com o simblico, que o sintoma aparece a nvel do corpo e que faz sua representao imagindria. Lacan aponta: "0 que necessrio fazer para tratar um sintoma.. , jogar sobre o equivoco, para no nutrir o sintoma de sentido... Ao nutri r o sintoma de sentido no se faz mais que dar-lhe continui3 4 .Ibidem , p.32. . Ibidern, p.122.

118

dade de subsistncia... na medida em que, na interpretagdo, a interveno analtica recai unicamente sobre o significante, algo do campo do sintoma pode retroceder... salvo a impossvel reduo da Urverdrngt de Freud, aquilo do inconsciente que nunca ser interpretado" . 5 H algo irredutvel no sintoma, que 6, em relao ao real. Lacan situa, ento, algo fundamental: "... como sintoma que ns identificamos o que se produz no campo do - o de sintoma foi introduzida muito antes de real. A nog d Freud por Marx como signo do que no anda no real. Se somos capazes de operar sobre o sintoma porque ele o efeito do simblico no real". 6 0 que Freud nos diz do sintoma que ele "6 um sinal e um substituto de uma satisfao pulsional que permaneceu em estado jacente; uma conseqncia do processo da represso"7 . A emergncia de um sintoma um sinal para o eu. um sinal que indica =a expectativa de satisfao pulsional. nisto que Freud convocado pelo sintoma do neurtico. 0 sintoma est situado em relao realizao do desejo. No seminrio sobre as formaes do inconsciente Lacan assevera que: "... o que Freud descobre essencialmente nos sintomas, quaisquer que sejam estes... sempre essencialmente um desejo. Por outro lado "esse sintoma que anda no sentido do reconhecimento de um desejo... um reconhecimento que no aponta a ningum... ningum pode l-lo. Reconhecimento fechado do desejo, mas no para um outro, porque um desejo reprimido". 8 Eis aqui o paradoxo do sintoma: ele se refere verdade que ele mesmo encobre. 0 sintoma considerado como substituto o que retorna como suplncia de uma satisfao pulsional. Remete ao irrealizado, portanto, ao inconsciente. E o que no cessa de no se inscrever.
. A Terceira, 1974 (Indito). Seminrio. Livro 22 R.S.I., 1974-1975 (Indito). 7 FREUD, S. Inibies, sintomas e ansiedade. E.S.A. (Edio Standard Brasileira). Obras Completas. Rio de Janeiro : Imago, 1970-1977, v. XX, p.122. 8 LACAN, J. 0 Semindrio. Livro 5. As Formaes do Inconsciente. 1957-1958 (Indito).
6

119

O sintoma o testemunho da ao da represso. A represso, um dos destinos da pulso, no s divide o sujeito alienando-o do sentido como tambm funda o outro, sede dos significantes, como lugar da falta. Isto determinar que toda palavra, todo dizer, seja um dizer a meias, uma verdade inarticuldvel. Dizer a meias consagrado, por esta razo, ao mal entendido, j que tudo no pode dizer-se. Por outro lado, este o lugar do desejo impossvel de silenciar. O contedo do reprimido sempre da ordem do sexual, algo possui o sexo que imp 6 - e a sua represso. Em realidade, a represso est vinculada ao enigma que rodeia a pulso sexual, a falta de um objeto pr-fixado a ela e, por conseguinte, a falta de saber sobre o objeto que a caracteriza. A represso correlativa ao fato de que a sexualidade se constittri como uma hincia no corpo do sujeito, falta de adequao da funo orgnica do sexo provocada pela linguagem. O golpe da represso recai com toda sua fora sobre os representantes da representao pu1sional, as Vorstellungsmprdsentanz, impedindo que algo do inconsciente se torne consciente. Neste sentido, Freud categrico ao dizer: "... a represso deixa sintomas em seu rastro". 9 O trabalho da represso precisamente gerar sintomas. Lacan avana sobre esse tema e considera que a represso no aquilo que produz os sintomas, sendo que se efetua nos e pelos sintomas. Dai a sua frmula: "... o recalque e a volta do recalcado, so a mesma coisa". 1 Assim, se para Freud o sintoma o resultado da represso para Lacan o sintoma a represso. O que cai sob o golpe da represso retorna dolorosamente no sintoma. O sintoma, como j disse Freud, condensa a vida sexual do neurtico. Por ele sofre e sem poder dele se livrar tenta domin-lo, voluntariamente, em vo. Carrega-o como uma "pea do mundo interno que estranha a ele". 11 O sintoma
FREUD, S. Represso. Op.cit., v. XIV, p.177. LACAN, J. 0 Seminrio. Livro 1. Os Escritos Tcnicos de Freud. Rio de Janeiro : Zahar, 1979. P. 222. 11 FREUD, S. Inibies, sintomas e ansiedade. Op. cit., p. 121.
9

10

120

dele e, sem dvida, no lhe pertence, o v como uma terra estrangeira interior e no lid maneira de livrar-se dele. Nenhum neurtico vive seus sintomas como insignificantes, e nenhum os ignora. "O neurtico cr no seu sintoma", 12 cr que ele tem um sentido, no sabido, enigmtico e que s restaria decifr-lo. Sabe que o seu sofrer quer dizer algo, mas este algo no est a seu alcance. Busca, ento, a quem h muitos anos se oferece na cultura para a sua cura. Demanda ao analista um saber sobre esse enigma do qual portador. 0 analisante quer saber disso que desconhece, por isso demanda ao analista que desvele suas incgnitas e que lhe devolva sua harmonia perdida. Assim se instala o Sujeito Suposto Saber na transferncia analtica. O analista torna-se destinatrio de uma mensagem enigmtica que demanda deciframento. No seminrio "A angstia" Lacan adverte: "0 sintoma no pode ser interpretado diretamente. Faz-se necessria a transferncia, ou seja, a introduo do outro". 13 E nessa vertente que o sintoma pode "falar", desmetaforizar-se, possibilitando o desdobramento da cadeia significante onde o sujeito se apresenta. nesses hiatos que a verdade do sujeito aparece. O sintoma uma mensagem significante cifrada, pelo simples fato de que, no dizer de Lacan: "... do mais simples ao mais complexo dos sintomas, a funo dos significantes se mostra neles prevalescente, por tomar nela seu efeito j a nvel do jogo de palavras". 14 0 sintoma se constitui como uma trama enigmtica de significantes que habita o sujeito. Amarrado ao inconsciente, o sintoma pede interpretao. Desde Freud, o sintoma considerado como o rechao do desejo. Contudo, esse rechao fracassa, e por isso que o desejo no cessa de retornar, aparecendo na conscincia de forma mascarada, desfigurada. O mascaramento, ento, faz a particularidade do sin- toma neurtico e, tradicionalmente, dessa particularidade que a psicanlise se tem ocupado.
12 13

LACAN, J. 0 Seminrio. Livro 22. R.S.I., 1974-1975 (Indito). .0 Seminrio. Livro 10. A angstia, 1962-1963 (Indito). 14 . Escritos 1. Mexico : Siglo XXI, 1985. p. 428.

121

Vous aimerez peut-être aussi