Vous êtes sur la page 1sur 22

TEORIA MUSICAL

QUESTIONRIO COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

3UHIiFLR

 !"#$"#%'&"()0213"#4%5768"9A@BCD1$EF"#&HGIQPRS"5T% UWV(X`Y`a$bcVdYfegVahipegV#q$XV#a$Y`r(scV#qutuvxw i y#x RfT$fed#fhgijfkdBlenmccdl`opRmqdpdfdrdHl st$uvujwxsyz|{~}v$cqiujQ}'v`}2{yiu( 2T5i TppT(j5$5xxpjk2dT T(H8#qj22c T( TcHqhq 2i x$ cT BdqT0DcncT c$T~xfT |$Q #d

Pgina 01

Para o teste de bona, sero estudadas as perguntas de nmeros : 01 a 37

Para o teste de instrumento, sero estudadas as perguntas de nmeros : 01 a 66

Para maior conhecimento, podero ser estudadas as perguntas de nmeros : 67 a 70

Pgina 02

As escolas de msica obedecero rigorosamente o programa de estudo do Bona ora institudo conforme segue abaixo :

INICIAO MUSICAL Estudar Teoria para conhecimento bsico de iniciao musical Perguntas de 1 a 9 Conhecer o Pentagrama. Decorar as notas na clave de sol at 1 linha suplementar superior e inferior. Conhecer as figuras musicais. Dividir com gestos manuais o compasso quaternrio simples. Exemplo: 1e, 2e, 3e, 4e Conhecer os valores no compasso C ou 4/4 e barra de diviso.

INICIAO SOLFEJO Lio 01 Semibreve. Lies de Mnimas at a lio 33. Teoria at a 13 Lies de Semnimas at a lio 34. Teoria at a 18 Lies de Colcheias at a lio 36. Teoria at a 27 Lies 37 a 45. Teoria at a 37 Lies de semicolcheias 5 e 46 em diante. Recapitulando teoria Prosseguir no Bona at a 98. Recapitulando teoria Recapitulao da lio 85 a 98. Teoria Geral Recapitulao da lio 41 a 98. Teoria Geral Clave de F na 4 linha da lio 61 a 65. Teoria Geral
Pgina 03

01

P: O que Msica ? R: Msica a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma, mediante o som, divide-se em trs partes : MELODIA,
HARMONIA E RTMO. MELODIA a combinao dos sons sucessivos, dados um aps o outro. HARMONIA a combinao dos sons simultneos, dados a uma s vez. RITMO a combinao

dos valores. 02 P: O que Pauta ou Pentagrama ? R: Pauta ou Pentagrama, o conjunto de 5 linhas e 4 espaos P: Para que serve a Pauta ou Pentagrama? R: Serve para escrever as notas musicais. P: Como se escrevem as notas agudas e graves ? R: As notas agudas e graves, so escritas nas linhas e espaos suplementares inferiores e superiores. Exemplo :
Superiores Sol R L Do Si Si D L R Sol Inferiores

03

04

05

P: De quantas notas composta a Msica ? R: A Msica composta de 7 notas: Do, R, Mi, F, Sol, L, Si. P: Quais os nomes dados s linhas e espaos na clave de Sol? R: As linhas Mi, Sol, Si, R, F. Os espaos F, L, Do, Mi. Exemplo :

06

Mi

Sol

R F F

La

Si

Do

Mi

Pgina 04

VALORES COMPARATIVOS


07

SEMIBREVE Atualmente a figura de maior valor em uso. MNIMA Vale a metade da SEMIBREVE. SEMNIMA Vale a metade da MNIMA. COLCHEIA Vale a metade da SEMNIMA. SEMICOLCHEIA Vale a metade da COLCHEIA. FUSA Vale a metade da SEMICOLCHEIA. SEMIFUSA Vale a metade da FUSA.

P: Como feita a diviso musical ? R: feita por meio de gestos, separando os tempos no compasso. Essa diviso feita da seguinte forma no sistema italiano:
Compassos Movimentos

Binrio Ternrio Quaternrio Quinrio Setenrio 08

2 3 4 5 7

P: Como dividido o compasso quinrio e setenrio ? R: O compasso quinrio dividido em ternrio e binrio ou vice-versa; O compasso setenrio dividido em quaternrio e ternrio ou vice-versa.
Pgina 05

Observao: * Os tempos fortes so chamados de TESIS; Os tempos fracos so chamados de ARSIS. * Na sub-diviso do tempo no compasso simples, contamos assim: 1e, 2e, 3e, 4e; Na sub-diviso do tempo no compasso composto, contamos assim: 1-2-3, 4-5-6, 7-8-9, 10-11-12. Nas pausas fazemos a mesma contagem. *No compasso simples o tempo forte cai na primeira nota do compasso; No compasso composto o tempo forte cai na primeira nota de cada tempo, as outras duas so fracas. 09 P: O que Fermata ou Coroa ? R: Fermata ou Coroa, um sinal grfico em forma de meia lua com um ponto no meio; Serve para interromper o ritmo por tempo indeterminado, prolongando e morrendo o som. Exemplo: P: O que barra de diviso ou linha divisria ? R: Barra de diviso ou linha divisria, a linha vertical que atravessa a pauta e serve para determinar o limite de cada compasso. Exemplo :

10

11

P: O que compasso ? R: Compasso uma reunio de tempos em partes iguais, que pode ser simples ou composto. P: Como indicado um final de perodo musical ? R: O final de um perodo musical indicado com duas barras de diviso finas, paralelas e verticais. Exemplo :

12

Pgina 06

13

P: Como indicado o trmino de uma composio ? R: O trmino de uma composio indicado com uma barra de diviso grossa e outra fina esquerda, paralelas e verticais. Exemplo :

14

P: O que Clave ? R: Clave um sinal grfico, colocado no incio do pentagrama e serve para dar nome s notas musicais. P: Quantas Claves existem ? R: Existem 7 Claves, representadas por 3 figuras diferentes. P: Quais so as Claves ? R: As Claves so : Clave de Sol na 2 linha; Clave de F na 3 e 4 linha; Clave de D na 1, 2, 3 e 4 linhas. Exemplo :

15 16

! ! $ $

$ $

17

P: Em quantas partes se divide a Nota Musical ? R: A Nota Musical se divide em 3 partes : Cabea, Haste, Colchete ou Bandeirola. Cabea Haste
'

Colchete ou Bandeirola

18

P: Quantas qualidades de figuras existem, como so representadas e quais so ? R: Atualmente existem 7 qualidades de figuras, que so as mais usadas; Cada figura representada por um smbolo, tendo cada uma seu numero qualificativo.
Pgina 07

So elas :
Smbolo

Nome da Figura

N Qualificativo

SEMIBREVE MNIMA SEMNIMA COLCHEIA SEMICOLCHEIA

1 2 4 8 16 32 64

19

FUSA SEMIFUSA

P: O que frmula de compasso ? R: So os nmeros ou letras que vo junto Clave. P: Quantas frmulas de compasso existem ? R: Existem vrias frmulas de compasso dentro das divises Binria, Ternria e Quaternria. A Quinria e a Setenria so mistas. P: Para que serve a frmula de compasso ? R: Serve para determinar os tempos que vo no compasso e a frmula do mesmo, se binrio, ternrio, simples, composto, etc ... P: Quais so os compassos simples ? R: So os tem os nmeros superiores 2-3-4-5-7 e as que letras P: O que determina o nmero superior no compasso simples? R: Determina a quantidade de tempos que vo no compasso.
Pgina 08

20

21

22

23

24

P: O que determina o nmero inferior no compasso simples ? R: Determina a qualidade da figura que a unidade de tempo. a nota que vai valer um tempo no compasso. P: Quais so os compassos compostos ? R: So os que tem os nmeros superiores 6-9-12-15 e 21. P: O que determina o nmero superior no compasso composto ? R: Determina o nmero de teros de tempo que vo no compasso. P: O que determina o nmero inferior no compasso composto? R: Determina a qualidade da figura que representa 1/3 da unidade de tempo. A unidade de tempo representada pela figura anterior pontuada. Exemplos : 2 4 2 8 2 2 6 8 6 4 6 2

25

26

27

= 1 tempo = 1 tempo = 1 tempo = 1 tempo = 1 tempo = 1 tempo 6 8 6 4 6 2

1/3 1/3 1/3

1/3 1/3 1/3

    

= 1 tempo = 1 tempo = 1 tempo

1/3 1/3 1/3

28

P: O que unidade de compasso ? R: a figura que preenche o compasso no seu valor total.
Pgina 09

Exemplos :
D

2 4

6 8



29

P: O que ponto de aumento ? R: um ponto que vai a direita da nota e aumenta a metade do seu valor; No caso de haver 2 ou mais pontos, o ltimo ponto aumenta a metade do penltimo ponto. Exemplo :

    
30

  

  

 

  "#   !

P: O que valor composto ou simples ? R: Valor composto a nota que leva um ponto de aumento. Valor simples a nota sem ponto de aumento. P: O que ligadura e quantas espcies existem ? R: Ligadura um arco semicircular, que se coloca acima ou abaixo das figuras das notas e serve para ligar uma nota a outra. Existem 3 espcies : Ligadura de valor, que liga nota do mesmo nome e altura; Ligadura de portamento, que liga notas de nomes diferentes; Ligadura de fraseado, que liga frase musical. Exemplo :
De Valor Portamento Frazeado

31

32

P: O que Sncopa ? R: Sncopa a prolongao de um tempo fraco para o tempo forte, ou parte fraca para parte forte do tempo seguinte.
Pgina 10

33

P: Quantos modos de Sncopa existem ? R: Existem dois modos : - Regular e Irregular. P: Quando a Sncopa Regular ou Irregular ? R: A Sncopa Regular, quando as notas tm os mesmos valores divididos com igualdade e Irregular, quando as notas so de duraes diferentes, divididas com desigualdade de maior ou menor valor. Exemplo :

34

35

P: Que so Quilteras ? R: Quilteras so grupos de figuras alteradas para mais ou para menos, dentro de uma subdiviso binria ou ternria. P: Como aparecem as Quilteras ? R: As Quilteras aparecem com uma cifra, colocada acima ou abaixo do grupo de notas, para indicar a quantidade de figuras de sua composio. P: Quantos casos abrangem as Quilteras ? R: Abrangem trs (3) casos diferentes : 1 Caso grupos ternrios dentro dos binrios. 2 Caso grupos binrios dentro dos ternrios. 3 Caso grupos irregulares, tanto entram nos binrios como nos ternrios. Exemplo :
3 5 3 3 6

36

37

Obs : Grupos alterados ou quilteras so grupos de figuras que aparecem modificando os valores normais das mesmas.
Pgina 11

38

P: Qual o processo usado para do compasso simples, acharmos a frmula do compasso composto, ou do compasso composto acharmos a frmula do compasso simples ? R: Compasso Simples: multiplicamos o numerador por 3 e o denominador por 2. Compasso Composto: dividimos o numerador por 3 e o denominador por 2. Exemplo :
Compasso Simples para Composto Compasso Composto para Simples

2x3=6 4x2=8 39 40 41

6:3=2 8:2=4

P: A que subdiviso obedece o compasso simples ? R: Obedece a uma subdiviso binria em cada tempo. P: A que subdiviso obedece o compasso composto ? R: Obedece a uma subdiviso ternria em cada tempo. P: O que Dinmica e como indicada ? R: a graduada intensidade sonora, empregada na execuo musical. Indica-se a Dinmica por meio de sinais e alocues. Exemplo : Crescendo Diminuindo
2

> 2

tenuto

marcato

Letras : MP. Meio piano P. Piano PP. Pianssimo PPP. Mais que Pianssimo. MF. Meio forte F. Forte FF. Fortssimo FFF. Mais que Fortssimo. 42 P: O que so articulaes ? R: Articulaes so sinais grficos referentes emisso e encadeamento dos sons. Temos o Legato e o Staccato.
Pgina 12

LEGATO indica execuo unida de um grupo rtmico; grafado com um semicrculo que limita o grupo de figuras, ou com o termo legato. STACCATO indica a execuo entrecortada de pausas; grafado com o ponto simples ou com pontos alongados. As articulaes na Dinmica assumem diversas variantes. 43 P: Quantas espcies de Staccato existem ? R: Existem trs (3) espcies : Simples, Portato ou Doce Destacado e Martelato. P: Como indicado o Staccato Simples ? R: indicado com um ponto acima ou abaixo da nota e tiralhe (metade) do seu valor, substituindo por pausa. Exemplo :

44

% %. %. %. .

& ' ( ' ( ' ( '


Executa-se assim :

Escreve-se assim :

45

P: Como indicado o Staccato Portato ou Doce Destacado ? R: indicado com um ponto acima ou abaixo das notas acompanhado de ligadura sobre duas ou mais notas, e tiralhes (um quarto) do seus valores, substituindo-os por pausa. Exemplo :

) .) ). ) . .
Escreve-se assim :

( 01 2 31 2 31 2 31
Executa-se assim :

46

P: Como indicado o Staccato Martelato ? R: indicado com um sinal parecido com uma acentuao em forma de cunha, acima ou abaixo da nota e tira-lhe (trs quarto) do seu valor, substituindo por pausa.
Pgina 13

Exemplo :
q q

@ @ @ @
q

A B C A BC A BC A B C
Executa-se assim :

Escreve-se assim :

47

P: O que armadura de clave ? R: Armadura de clave so os acidentes que vo junto clave. P: Qual a ordem de colocao dos acidentes na armadura de clave ? R: Os acidentes so colocados na seguinte ordem: Bemes-Si,Mi,L,R,Sol,Do,F; Sustenidos-F,Do,Sol,R,L,Mi,Si. P: O que so acidentes ? Quais so ? R: Acidentes so sinais grficos de alteraes, que servem para elevar ou abater o tom da nota. So eles:
C

48

49

Bemol =

Sustenido =

56

Bequadro =

7899

O bemol abate a nota meio tom; o dobrado bemol abate a nota um tom. O sustenido eleva a nota meio tom e o dobrado sustenido eleva a nota um tom. O bequadro e o dobrado bequadro, anulam respectivamente o efeito indicado pelo acidente simples e dobrado. 50 P: Quantos acidentes bemes e sustenidos compe a msica? R: A msica compe-se de 7 bemes e 7 sustenidos perfazendo um total de 14 acidentes.

51 P: Quais os tipos de acidentes que existem ? R: Existem 3 tipos de acidentes : Fixos, Ocorrentes e de Precauo.
Pgina 14

Os acidentes junto clave chamam-se Fixos; Os acidentes encontrados no decorrer de um trecho musical chamam-se Ocorrentes, valem s no compasso em que esto, exceto nas notas que ligam para o compasso seguinte (Ligadura); Os acidentes de precauo, assinalados entre parnteses ( ) servem para evitar um provvel erro na leitura. Exemplo :
FIXOS

D D DR D D D P S

P PP P P P E

Ocorrente

Q Q F S

Precauo

2 4

GHI S

52

R
Bemol

P: Quantos sinais de alteraes diferentes existem ? R: Existem 4 sinais de alteraes diferentes, assinalados de 8 modos. Exemplo : Mistos

SS

=
Sustenido Bequadro Dobrado Bemol Dobrado Sustenido Dobrado Bequadro

Bequadro Bemol

Bequadro Sustenido

53

P: O que Escala ? R: Escala uma sucesso de sons em graus conjuntos. Escala constituda com sustenido : O primeiro sustenido o F, contando um grau acima temos a tonalidade de Sol maior, e assim sucessivamente. Escala constituda com bemis : O primeiro beml o Si, contando cinco graus acima, temos a tonalidade de F maior, e assim sucessivamente. P: O que Escala Diatnica ? R: Escala Diatnica uma sucesso de oito sons, separados em tonos e semitonos; A escala diatnica contem cinco tonos e dois semitonos.
Pgina 15

54

55

P: Na sua ordem de sucesso, como se denomina a escala Diatnica ? R: Denomina-se GRAUS. Exemplo: Grau I II III IV V VI VII VIII Chama-se Tnica Super-Tnica Mediante Sub-Dominante Dominante Super-Dominante Sensvel Repetio da Tnica

56

P: O que Modo ? R: Modo a maneira de ser de uma escala; Existe no nosso sistema tonal dois modos, o modo maior e o modo menor; Distinguimos o modo de uma escala, pela colocao dos meio tonos. Modo maior : os meios tonos acham-se do terceiro para o quarto e do stimo para o oitavo graus. Modo menor : tem o modo menor trs formas de escala. 1 - Escala Natural ou Antiga : os meios tonos acham-se do segundo para o terceiro e do quinto para o sexto graus. ( No tem acidentes ocorrentes). 2 - Escala Harmnica : os meios tonos acham-se do segundo para o terceiro, do quinto para o sexto e do stimo para o oitavo graus. 3 - Escala Meldica : os meios tonos acham-se do segundo para o terceiro e do stimo para o oitavo graus ascendentemente, do sexto para o quinto e do terceiro para o segundo graus descendentemente. Denomina-se meldica ou mista pela sua fcil entoao, meldica na sucesso ascendente, natural na sucesso descendente. AS ESCALAS MENORES, no tm armadura de Clave prpria, usa-se a de sua relativa maior, que esta uma tera menor acima.
Pgina 16

Exemplo :

57

P: Qual o processo para acharmos o tom maior ? R: O tom maior acha-se contando cinco tons acima do ltimo bemol. Sendo sustenido conta-se um tom acima do ltimo sustenido. P: Qual o processo para acharmos o tom menor ? R: O tom menor acha-se contando-se uma tera menor abaixo do tom maior encontrado. No havendo acidentes na clave a tonalidade Do maior e sua relativa L menor. O modo menor obedece a armadura de clave do modo maior. As tonalidades maiores e menores so relativas entre si. P: Qual a funo que exerce cada grau na tonalidade ? R: uma sucesso que se diz em : Graus Conjuntos e Graus Disjuntos. P: O que so Graus Conjuntos e Graus Disjuntos ? R: Graus Conjuntos, a sucesso de graus sem interromper a ordem numrica. Graus Disjuntos quando a sucesso dos graus interrompem a ordem numrica. Exemplo :
Graus Conjuntos Graus Disjuntos

58

59

60

T T

T T T

T T

T T T
Pgina 17

61

P: O que ritornelo ? R: Ritornelo um sinal grfico, representado por uma barra de compasso fina e outra grossa, com dois pontos no meio, que determina a volta ao sinal anterior. Exemplo :
   

62

P: O que quer dizer D.C. ? R: D.C. quer dizer DA CAPO. Indica a volta ao comeo da melodia. Exemplo :
 

D.C.

D.C.

N.B. Existem muitos outros sinais de repetio ou abreviaturas. 63 P: O que Reclamo ? R: Reclamo um sinal em forma de S cortado determina a volta a outro sinal anterior. Exemplo :

- que

Dal

ou

Dal

64

P: O que ritmo pela acentuao, ou Hictus inicial ou final ? R: Ritmo pela acentuao, ou Hictus inicial ou final a maneira de comear ou terminar um trecho ou uma frase musical. Pode ser de trs modos : Ttico, Anacrustico ou Prottico, Acfalo ou Decapitado. P: Quando o ritmo Ttico, Anacrustico ou Prottico, Acfalo ou Decapitado ? R: O ritmo Ttico quando inicia com compasso completo; Anacrustico ou Prottico quando comea com compasso incompleto; Acfalo ou Decapitado quando comea com pausa ou contratempo.
Pgina 18

65

66 O que Apogiatura ? R: Apogiatura uma nota pequena colocada antes da real, que serve para ornamentar a composio musical. 67 P: Quantas tipos de Apogiaturas existem, como so escritas e executadas ? R: Existem dois tipos de Apogiaturas: A Longa e a Breve. A Longa uma nota pequena colocada junto nota real, no valor simples tira a metade do valor da nota real, no valor composto tira um tero ou dois teros do valor da nota real e nas notas longas um quarto do seu valor. A Breve uma notinha que tem a haste cortada por um trao, seu valor mais ou menos de uma fusa. Exemplo :

68

P: O que termo musical ? R: Chama-se termo musical, a palavra que determina o andamento da msica. Os termos mais usados so os italianos. P: O que andamento e quais os tipos que existem ? R: Andamento o grau de celeridade ou lentido que pode ter o compasso. Os andamentos dividem-se em dois tipos : Principais: Os principais so aqueles que aparecem no incio da melodia. Parciais: Os parciais so aqueles que aparecem no decorrer da melodia e que modifica somente um trecho musical. Para voltar ao andamento principal encontramos a palavra a tempo, in tempo e tempo primeiro.
Pgina 19

69

Andamentos principais: Largo : 40-42-44-46-48-50-56-58-60 Larghetto : 63-66-69 Adagio : 72-76-80-84-88 Andante : 92-96-100-104-108-112 Moderato : 116-120-126-132-138 Allegreto-Alegro : 144-152-160-168-176 Presto : 184-192 Prestssimo : 200-208-Baseado no metrnomo Wittner Taktell Junior. Andamentos parciais : Diminuio de velocidade : Allarg-alargando, Rall-ralentando, Rilasc-rilasciando, Ritard-retardando, Riten-ritenendo, Rit-ritenuto, etc ... Aumento de velocidade : Accel-acelerando, Affret-afretando, Anim-animando, Precip-precipitando, Stretto-Stretto, StringStringendo. 70 P: Quantos ramos distintos de msica existem ? R: Existem dois ramos distintos de msica que so : Mundana ou Profana, que tem por fim invocar sentimentos relativos vida mundana. Sacra ou Litrgica, que tem por fim invocar sentimentos divinos relativos glria de Deus e santificao e edificao dos fiis. Chama-se Litrgica por estar sujeita Liturgia.

Pgina 20

NO BRASIL

SETOR MUSICAL
_____________________________________________ ___________________________________

____________________

Vous aimerez peut-être aussi