Vous êtes sur la page 1sur 3

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenao Geral de Elaborao, Sistematizao

e Aplicao das Normas

NOTA TCNICA N 589/2009/COGES/DENOP/SRH/MP Assunto: Licena para capacitao. Referncia: Processo n 10168.001360/2009-16 SUMRIO EXECUTIVO 1. A presente Nota Tcnica tem por objetivo informar Coordenao-Geral de Recursos Humanos do Ministrio da Fazenda sobre a averbao de tempo de servio militar (exercido sem quebra de vnculo com a Unio), para fins de concesso de Licena para Capacitao, a servidor que no rene tempo servio pblico exigido para tal licena. 2. O rgo consulente informa que o servidor Idmar Teixeira da Silva, ocupante do cargo de Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil, solicitou a licena capacitao para participar de um curso de lngua espanhola, no perodo de 15 de junho a 11 de setembro de 2009, s segundas, quartas e sextas-feiras, no horrio de 14h s 16h, promovido pela Tvinte Idioma, em Valparaso - GO. ANLISE 3. Consta dos autos, s folhas 12 e 19, que o servidor tem averbado o tempo de servio militar, correspondente ao perodo de 30.01.1995 a 28.06.2006, exercido no Comando do Exrcito e, que seu tempo de servio, na Secretria da Receita Federal do Brasil, de 02 (dois) anos e 11 (onze) meses. 4. bom frisar que a licena para capacitao, prevista no art. 87 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com redao dada pela Lei n 9.527, de 10 de dezembro de 1997, permite ao servidor pblico federal, aps cinco anos de efetivo exerccio, o direito de participar, em ambiente externo, de curso de capacitao profissional, objetivando o aprimoramento de seus conhecimentos profissionais; estando esse afastamento condicionado ao planejamento interno da unidade organizacional e sujeito ao interesse e convenincia da Administrao. 5. Assim, para concesso da licena para capacitao profissional no ser necessrio, somente, o perfazimento do qinqnio, mas tambm, da avaliao e verificao do rgo/entidade quanto relevncia do curso para a instituio, ou seja, se o curso pretendido, tem correlao com as atribuies do cargo ou funo do servidor, haja vista que o gozo de tal vantagem se d no interesse da Administrao. 6. Com relao possibilidade do tempo de servio militar prestado s Foras Armadas ser contado para efeito de concesso da Licena para Capacitao, informamos que o art. 100 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabelece que contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico federal, inclusive o prestado s Foras Armadas.

Fls. 2 da NOTA TCNICA N

/2009/COGES/DENOP/SRH/MP

7. Assim, com base no supracitado dispositivo legal, esta SRH/MP j se pronunciou pela legalidade do cmputo do tempo de servio militar para todos os efeitos. 8. Contudo, h que se distinguir esse tempo de servio militar daquele que deve ser obrigatoriamente prestado, por fora do que prev o art.143 da Constituio Federal de 1988. 9. No caso do servio militar obrigatrio o entendimento desta SRH/MP, consubstanciado no PARECER/MP/CONJUR/MAA/N 1452-2.9/2006, era de que tal tempo de servio somente seria computado para fins de aposentadoria e disponibilidade. 10. Todavia, a matria foi submetida Consultoria-Geral da Unio, que por meio da NOTA/DAJI/CGU/AGU N 218/2007-ASN, de 10/04/2007, aprovada pelo Exmo. Sr. Advogado-Geral da Unio, em 30/10/2007, entendeu que mesmo o tempo de servio militar obrigatrio dever ser contado para todos os efeitos, haja vista que a exceo albergada pelo inciso VI do art.103 da Lei n 8.112, de 1990, faz meno expressa apenas ao tempo de servio relativo ao Tiro de Guerra. 11. Assim, revogamos os entendimentos anteriores desta SRH/MP, que orientavam no sentido de que o tempo de servio militar obrigatrio somente poderia ser contado para efeitos de aposentadoria e disponibilidade, considerando-se o teor do pargrafo 2 do Despacho CGU/AGU n 078/2007-JD, do Sr. Consultor-Geral da Unio, abaixo transcrito:
2. Remarque-se que a Nota em apreo, caso aprovada por Vossa Excelncia, dever ser encaminhada, por cpia, ao Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto, para conhecimento do posicionamento deste Advocacia-Geral da Unio, que prevalece sobre o equivocado entendimento expedido a respeito da matria, pela Secretaria de Recursos Humanos daquela Pasta.

12. No presente caso, o interessado prestou servio ao Ministrio do Exrcito, como militar das Foras Armadas, passando a ser regido pela Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quando ingressou no cargo de Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil. 13. Muito embora os espelhos, s fls. 06-13, no demonstrarem se o tempo de servio militar do servidor era ou no relativo ao servio militar obrigatrio, nos moldes externados nos pargrafos 10 e 11 supra, tal perodo dever ser contado para todos os efeitos, inclusive, para fins de licena para capacitao. CONCLUSO 14. Portanto, conclumos que, luz da redao do art. 87 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a referida Licena poder ser concedida ao servidor, aps cada qinqnio de efetivo exerccio no cargo efetivo, por at trs meses, para participar de curso para capacitao profissional, desde que cumpridos certos requisitos, tais como: o referido curso seja compatvel com plano anual de capacitao, tenha a anuncia do dirigente da unidade organizacional, bem como a oportunidade do afastamento e a relevncia do curso para Administrao.

NT mfCapacittempservmilitar71009-mcm1

Fls. 3 da NOTA TCNICA N

/2009/COGES/DENOP/SRH/MP

15. No que diz respeito ao cmputo do tempo de servio prestado s Foras Armadas, na forma de servio obrigatrio ou no, para fins de concesso de licena para capacitao, esclarecemos que esse tempo ser contado para todos os efeitos, excetuando-se o de Tiro de Guerra, que ser contado somente para aposentadoria e disponibilidade, bem como para as vantagens que j se encontravam revogadas quando da submisso do servidor aos ditames da Lei n 8.112, de 1990. 16. Na oportunidade, revogamos todos os entendimentos anteriores desta SRH/MP, que contradigam o disposto nos pargrafos 10, 11 e 15 da presente Nota Tcnica. 17. Com estes esclarecimentos, submetemos o assunto apreciao da Senhora Coordenadora-Geral de Elaborao, Sistematizao e Aplicao das Normas e da Senhora Diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais para aprovao, sugerindo o encaminhamento dos autos Coordenao-Geral de Recursos Humanos do Ministrio da Fazenda, para conhecimento. Braslia, 16 de novembro de 2009.

MARIA COSTA MENESES Tc. Ass. Educacionais

LUIZA HELENA BARRETO NUNES Chefe da DIORC

De acordo. considerao superior, Braslia, 16 de novembro de 2009.

VANESSA SILVA DE ALMEIDA Coordenadora-Geral de Elaborao, Sistematizao e Aplicao das Normas Aprovo todos os termos da presente Nota Tcnica. Encaminhem-se os autos Coordenao-Geral de Recursos Humanos do Ministrio da Fazenda, como proposto. Braslia, 16 de novembro 2009.

DANIELE RUSSO BARBOSA FEIJ Diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais

NT mfCapacittempservmilitar71009-mcm1

Vous aimerez peut-être aussi