Vous êtes sur la page 1sur 152

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO DIRETORIA DE PS-GRADUAO

CURSO DE ESPECIALIZAO LATO SENSU EM DIREITO AMBIENTAL

A POLUIO VEICULAR AMBIENTAL: ASPECTOS LEGAIS

ILDO MRIO SZINVELSKI

Monografia apresentada como requisito para obteno do Certificado de Especialista em Direito Ambiental.

Canoas, RS, Janeiro de 2005.

Levantem os olhos sobre o mundo e vejam o que est acontecendo nossa volta, para que amanh no sejamos acusados de omisso se o homem, num futuro prximo, solitrio e nostlgico de poesia, encontrar-se sentado no meio de um parque forrado com grama plstica, ouvindo cantar um sabi eletrnico, pousando no galho de uma rvore de cimento armado (Manoel Pedro Pimentel, Revista de Direito Penal,Vol. 24, p.91).

Acrescentaria, modestamente:

que o futuro no nos faa sentar a sombra de rvores de plstico, com veculos automotores na garagem, espera da resilincia do ar atmosfrico porque a extino ou a conspurcao de sua pureza foram-se para sempre.

VIVIR SIN AIRE


Cmo quisiera Poder vivir sin aire Cmo quisiera Poder vivir sin agua Me encantara Quererte um pouco menos Cmo quisiera Poder vivir sin ti Pero no puedo Siento que muero Me estoy ahojando sin tu amor Cmo quisiera Poder vivir sin aire Cmo quisiera Calmar mi aflies Cmo quisiera Poder viver sin agua Me encantaria Robar tu corazn Como pudiera La flor crecer sin tierra Cmo quisiera Poder vivir sin ti Pero no puedo, Sinto que muero Me estoy ahojando sin tu amor Cmo quisiera Poder vivir sin aire Cmo quisiera Calmar mi aflies Cmo quisiera poder Vivir sin gua Me encantaria Robar ti corazn Cmo quisiera Lanzarte al olvido Cmo quisiera Guardarte em un cajn Cmo quisieras Barrarte de un soplido Me encantaria Matar esta cancin.

(To Live Without Air. Letra Y Msica: Fler e Warner Chappelli Grupo Man).

Trabalho realizado sob a orientao do professor PAULO RGIS ROSA DA SILVA, grande mestre, a quem dedico a minha fraterna homenagem e os meus sinceros e profundos agradecimentos.

Agradecimentos a Valkiria, minha esposa, pela compreenso, carinho e a pacincia; e, ao

Mrtin, meu filho querido, pela alegria incontida.

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 2.3

INTRODUO ...................................................................................................................8 DESENVOLVIMENTO MUNDIAL E A POLUIO ...................................................16 O MEIO AMBIENTE ........................................................... ............................................20 A CRISE MUNDIAL E A EVOLUO DA LEGISLAO AMBIENTAL..................24 DOS PRINCPIOS E OS VALORES CORRELATOS ....................................................26

2.3.1 Do Ambiente Ecologicamente Equilibrado ......................................................................29 2.3.2 A Natureza Pblica Protetiva .............................................................................................30 2.3.3 Do Controle do Poluidor ....................................................................................................30 2.3.4 Das Variveis Ambientais .................................................................................................31 2.3.5 A Participao Comunitria ................................................................................................31 2.3.6 O Poluidor Pagador .............................................................................................................31 2.3.7 Da Preveno .......................................................................................................................32 2.3.8 Da Precauo ... ...................................................................................................................32 2.3.9 Da Funo Socioambiental da Propriedade .........................................................................34 2.3.10 Da Garantia do Desenvolvimento Sustentvel ...................................................................35 2.3.11 Da Garantia dos Povos........................................................................................................35 3 3.1 O BEM AMBIENTAL ......................................................................................................36 O AR ATMOSFRICO .....................................................................................................37

3.2

A POLUIO ATMOSFRICA ......................................................................................40

3.2.1 Da Chuva cida ................... .............................................................................................42 3.2.2 Do Efeito Estufa .................................................................................................................42 3.2.3 Ilhas de Calor .....................................................................................................................44 3.2.4 Camada de Oznio .............................................................................................................44 3.3 3.4 4 4.1 4.2 4.3 DA INTERVENO NAS ATIVIDADES POLUIDORAS ............................................45 DANO AMBIENTAL .......................................................................................................53 A POLUIO VEICULAR E A INSPEO TCNICA VEICULAR ITV ................55 A LEGISLAO DE TRNSITO ...................................................................................60 A LEGISLAO AMBIENTAL VEICULAR ................................................................63 A EXPERINCIA INTERNACIONAL SOBRE A INSPEO TCNICA VEICULAR .......................................................................................................................64 4.4 4.5 5 6 7 8 8.1 8.2 8.3 A POLTICA NACIONAL DE TRNSITO(PNT) .........................................................67 A FROTA DE VECULOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ........................70 PROTOCOLO DE KYOTO ..............................................................................................73 CONCLUSO ...................................................................................................................86 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..............................................................................94 APNDICES ...................................................................................................................103 ESTATSTICAS ..............................................................................................................103 MINUTA DE PROJETO DE LEI ...................................................................................145 MINUTA DE PORTARIA ..............................................................................................149

1 INTRODUO

O presente trabalho de concluso do Curso de Especializao em Direito Ambiental visa, primeiramente, abordar tema relacionado com a Poluio Veicular Ambiental com nfase na proteo do ar atmosfrico e na segurana do trnsito, haja vista as interaes com os diversos ramos do direito, da novel legislao de trnsito, da legislao ambiental e do ordenamento internacional ambiental, em especial, o Protocolo de Kyoto.

A escolha do tema oriunda da preocupao com a conspurcao do ar atmosfrico, promovida pela emisso de gases poluentes dos veculos automotores, o crescente aquecimento da Terra, decorrente da poluio ambiental e suas conseqncias na segurana do trnsito. Isso tornou propicia uma abordagem tcnica e crtica quanto aos seus reflexos, com base no ordenamento jurdico ptrio vigente, propugnando por caminhos legislativos normatizadores e mecanismos operacionais para o enfrentamento do presente imbrglio com repercusso social.

Tambm, compromisso com a aprendizagem na rea de formao de Tcnico Superior em Trnsito advogado do Departamento Estadual de Trnsito do Estado do Rio Grande do Sul e integrante do Conselho Estadual de Trnsito do Estado, tendo como desiderato o presente trabalho o aperfeioamento profissional e a sinergia das reas do direito de trnsito e direito ambiental com os princpios ontolgicos e finalsticos da lei maior.

O meio ambiente afeta a todos. O trnsito, tambm. Estamos diante de um mundo que, de uma forma caleidoscpica, se transforma cotidianamente diante de nossos olhos. Impossvel respirar o mesmo ar em duas oportunidades diferentes. Pois de to nobre, o ato fisiolgico de respirar se d em um momento nico, quando se inspira o oxignio e se exala o gs carbnico na atmosfera. No se trata de ilaes melfluas, todavia, o mundo se encontra mergulhado no meio ambiente: todos completamente envolvidos e interligados num processo de mudanas para a qual a sociedade parece no ter sido preparada adequadamente. O meio ambiente reconhece o valor intrnseco de todos os seres vivos e encara o ser humano como apenas um de seus filamentos da teia da vida. E, inserido na natureza dela depende para viver. O trnsito? O trnsito o caminho. O ar? O ar o oxignio da vida que no permite resilincias.

Consoante a temtica prelecionam com maestria os mestres Celso Antnio Pacheco Fiorillo e Marcelo Abelha Rodrigues: (...) o conceito de meio ambiente amplo, na exata medida em que se associa expresso sadia: qualidade de vida.1

FIORILLO,Celso Antnio Pacheco e Rodrigues, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e Legislao Aplicvel. So Paulo: Max Limonad, 1997, p.24.

10

O Cdigo de Trnsito Brasileiro2 considera conceitualmente trnsito como a utilizao das vias por pessoas, veculos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou no, para fins de circulao, parada, estacionamento e operao de carga e descarga. O trnsito, em condies seguras, um direito de todos e dever dos rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito, a estes cabendo, no mbito das respectivas competncias, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito, sob pena de responderem, objetivamente, por danos causados em virtude de ao, omisso ou erro na execuo e manuteno de programas, projetos e servios.

Ocorre que, a lei de trnsito, no artigo 1., pargrafo 5., do CTB, expressamente definiu: Os rgos e entidades de trnsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trnsito daro

prioridade em suas aes defesa da vida, nela includa a preservao da sade e do meio ambiente. Dessume-se, ento, que todo cidado deve ter acesso ao meio ambiente equilibrado e que o Estado tem a obrigao de assegurar o bem-estar coletivo com qualidade de vida no trnsito.

O escopo deste trabalho desvendar possibilidades de interao e a relao de tal proteo. Alm de imediata, projeta tal garantia para o futuro. Motivo pelo qual, na Constituio de 1988, a sade, o bem-estar, a segurana e as condies ambientais, foram exaustivamente contempladas como direitos.3 Ademais, a Carta Magna, ao tratar do meio ambiente enfatizou no artigo 225, como prioridade, estabelecendo que :

Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro-CTB. DOU de 24.09.1997, retificado em 25.09.1997. Art. 1., 1. ,2, 3 do CTB. Anexo I, dos Conceitos e Definies. 3 Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Arts 6., 7., 22, XI, 23, VI, XII, 24, VI e VIII, 170, VI, 200, VIII, 220, 3. e II,e 225 da CF.

11

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

De outra banda, reclama a adoo de medidas legais que, efetivamente, contribuam para uma maior proteo ambiental e segurana no trnsito haja vista os ndices de acidentalidade, sinistralidade, poluio do ar atmosfrico e poluio sonora decorrentes das emisses expedidas dos veculos automotores. A partir desse enfoque, passamos a tratar da tutela do ar atmosfrico com nfase na fiscalizao tecnolgica que minimizaria os efeitos e dissabores produzidos pelas fontes geradoras de poluio e traria inegveis benefcios e profundas implicaes positivas na qualidade ambiental do trnsito desde que precedidos do adequado disciplinamento jurdico.

absolutamente identificada com esta linha de pesquisa a afirmao do papa do direito administrativo Hely Lopes Meirelles, que asseverou em sua obra:

As alteraes, no meio ambiente, quando normais e tolerveis, no merecem conteno e represso, s exigindo combate quando se tornam intolerveis e prejudiciais comunidade, caracterizando poluio reprimvel, desde que desrespeitem critrio legal dos ndices de tolerabilidade, ou seja, dos padres admissveis de alterabilidade de cada ambiente, para cada atividade poluidora.4

Os atuais ndices de poluio do ar atmosfrico so tolerveis? Neste sculo, o dos direitos,5 importa destacar que a Constituio Federal deu guarida proteo ambiental essencial sadia qualidade de vida como dogma constitucional. meridiano

4 5

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros Editores, 1995. p.170. TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Socilogo e Professor da Universidade Federal do RGS que defende em suas aulas e palestras a quinta gerao dos direitos humanos na era das conflitualidades enquanto um conjunto de direitos nunca efetivados plenamente na modernidade do sc. XXI no sentido de promover o gozo dos frutos do progresso social como: acesso Justia com a informalizao; direito vida, sade e segurana;refere que a nica utopia realista a ecolgica e democrtica - dilemas da modernidade tardia.

12

que somente existir sadia qualidade de vida se o meio ambiente for ecologicamente equilibrado e, portanto, no degradado. Vale dizer, que sem a proteo ambiental, no h como cogitar do direito sade, e por sua vez, no h como cogitar do direito de uma vida digna.6 Todavia, a realidade se apresenta completamente diferente haja vista que o ar atmosfrico conta com a presena de substncias estranhas suscetveis de provocar efeitos prejudiciais aos seres humanos que alm de conspurcar o bem ambiental ainda tm contribuio direta para com as alteraes climticas.

Diante desses fatos salta, de imediato, a seguinte pergunta: Quais so os agentes poluidores? As indstrias e os veculos automotores movidos combustvel lquidos e gasosos, fumaas, vapores, monxido de carbono, dixido de enxofre, material particulado, hidrocarbonetos, aldedos, dixido de nitrognio, fluoretos, cloretos, propiciando esse conjunto malfico um verdadeiro flagelo. No bastasse isso, os dados tcnicos de que 90% dos poluentes so provenientes de combustveis derivados de petrleo e desses 30% das partculas na atmosfera so de gs carbnico. Ainda, a cada ano, so fabricados 16 milhes de veculos novos no mundo que, no ano de 2025, ultrapassaro a casa de um bilho de veculos. A atual frota circulante lana mais de 900 milhes de toneladas de gs carbnico na atmosfera por ano. No Rio Grande do Sul, a frota de veculos cresceu nos ltimos 13 anos de 1,58 milho para 3,5 milho de veculos e a taxa de crescimento da populao gacha aumentou de 8,88 milhes para 10,1 milhes de habitantes perfazendo a taxa de 13%.7 constitucionalmente? essa a propalada qualidade de vida assegurada

PIOVESAN, Flvia. O Direito ao Meio Ambiente e a Constituio de 1988: Diagnsticos e Perspectivas. In: cadernos de Direito Constitucional e Cincia Poltica,p.84. 7 Frota do Estado do Rio Grande do Sul. ndice de Motorizao. Site: www.detran.rs.gov.br. Apndices: Estatstica p. 103 usque 143.

13

O planeta vem sofrendo um processo de aquecimento pela emisso de gases causadores do efeito estufa exercendo considervel presso sobre os recursos ambientais. Obviamente, no se pode esperar que o bem ambiental esteja disponvel para o futuro, caso a explorao se mantenha nos atuais patamares haja vista que o ar atmosfrico no possui a capacidade de se regenerar no grau de pureza de acordo com os padres de qualidade.

O singelo trabalho objetiva efetuar um diagnstico da emisso de poluentes efetuada pelos veculos automotores que modificam a qualidade do ar atmosfrico em sua composio natural capazes de comprometer suas funes precpuas. Nessa linha, estudar e justificar a regulamentao e a fixao de padres levando em conta o resultado do processo de lanamento dos poluentes por novas fontes de emisso e suas interaes na atmosfera do ponto de vista fsico (diluio) e qumicos ( reaes qumicas) comparativamente com grau de exposio que podem ocasionar doenas na populao e a degradao ambiental. O mtodo de pesquisa escolhido o do tipo exploratrio, de natureza descritiva e explicativa, realizando observao, seleo, anlise e interpretao dos dados coletados relacionados com o trnsito, o meio ambiente e a fonte formal do direito constitucional para desenvolver um estudo integrador da ordem social, em que se inserem os valores que objetiva realizar, adotando a metodologia de interligar a vivncia do autor no desempenho de seu labor profissional com os contedos ora apresentados.

Por outro lado, optamos pela anlise da legislao de trnsito, ambiental e os Protocolos internacionais, sem nunca perder de vista os Princpios Ambientais relacionados com a tutela

SZINVELSKI,Ildo Mrio. A Municipalizao do Trnsito no Estado do Rio Grande do Sul com o Advento do Novel Cdigo de Trnsito Brasileiro.Curso de Ps-Graduao em Segurana do Trnsito.Universidade Luterana do Brasil-

14

climtica como o de Montreal, sobre substncias que provocam depleo da camada de oznio, pela Conveno Quadro da Organizao das Naes Unidas e o Protocolo de Kyoto. Tambm, face importncia que remonta ao ano de 1972, a Declarao de Estocolmo, criao dos Programas das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e os diversos Tratados Internacionais como a Conferncia da ONU, sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Conveno sobre Diversidade Biolgica e a Conveno-Quadro Sobre Mudanas Climticas, a Declarao do Rio de Janeiro, a Agenda XXI entre outros fatos julgados importantes relacionados com o ar atmosfrico.

Necessrio, tambm, outro esclarecimento. O vis do trabalho focado nos mecanismos de controle do Estado para garantir a integridade do uso adequado do bem ambiental com o fito nico de regular s emisses dos gases de efeito estufa, atravs da anlise dos mecanismos da legislao, fiscalizao e medidas administrativas propositivas, no sentido da concretizao do direito ao meio ambiente equilibrado, entendendo como factveis para elevar o patamar da qualidade de vida da populao. Desta forma, a abordagem em face realidade dos requisitos necessrios atinentes ao correto uso do veculo automotor - propriedade particular - quando utilizar espao pblico ao transitar em vias pblicas em desacordo com a legislao prejudicando o meio ambiente e a segurana do trnsito cabvel as restries de uso em nome do interesse maior da coletividade. Nessa perspectiva, a implantao da Inspeo Tcnica Veicular-ITV, atravs da polcia administrativa do Estado com a aplicao consentnea dos preceitos da legislao de trnsito e ambiental ser um importante marco capaz de propiciar a harmonizao e a proteo integral ao bem ambiental - to reclamada pela Carta Constitucional - e as condies de segurana do trnsito, na preservao do bem mais importante: a vida.

ULBRA.2002. p.24 e 41 e Apndices 5 e 6, p. 104 e 121.

15

Assim, o escopo essencial da presente Monografia comea com a afirmao de seus fins diante da realidade pragmtica incontrastvel que pende, por bvio, de deciso poltica. Se possvel resumir tanto em to poucas linhas diria que a defesa ambiental assemelha-se as viagens de comboios com destinos pr-determinados: o labirinto preservacionista da vida e no, a mera viso contemplativa da abboda celeste - ofertado a todos os seres humanos, indistintamente. Construir caminhos e abrir perspectivas na defesa ambiental atravs da hermenutica contempornea iniciando-se pela seara atmosfrica. E, esse o tema proposto no trabalho em foco.

16

2 DESENVOLVIMENTO MUNDIAL E A POLUIO

A espcie humana e o meio ambiente trilham por um caminho e um futuro de grandes imprecises; de conseqncias nefastas e completamente imprevisveis; de inovaes e de

profundas transformaes manifestadas pela acelerao progressiva por que perpassa o Planeta. Inauguralmente, os recursos naturais so consumidos, dilapidados, destrudos e esgotados, trazendo, repisa-se, um porvir incerto sobre a Terra e de todas espcies que nela se encontram.

Bem de ver que a questo ambiental compe o cenrio da humanidade por aes visveis e ocultas dos seres humanos que disputam os bens da natureza para satisfao de suas necessidades, olvidando que tais recursos naturais so limitados cujo poder de autopurificao e resilincia chegou ao limite do exaurimento natural. Nesse prisma, as questes ambientais constituiro o cerne e os palcos dos conflitos blicos globais pela disputa dos recursos naturais como gua, ar, espao, alimentos, espcies nativas, medicamentos naturais entre outros bens, tendo como supedneo - dessa desateno mundial para com a natureza-, srias conseqncias, entre as quais a disseminao de doenas, desastres ecolgicos, mudanas climticas, desaparecimento de animais, plantas, lixo qumico, dejetos orgnicos, contaminao do lenol

17

fretico, degradao do patrimnio gentico e a conspurcao do ar atmosfrico, trazendo prejuzos irreversveis a vida.

Sintonizados com essa realidade de desenvolvimento a qualquer preo, a poluio e a degradao do meio ambiente, ainda so vistos, mundialmente, como um mal menor, inclusive no Brasil, e repontam desde a poca do regime autoritrio, onde se pregava o crescimento a qualquer custo, trazendo problemas sociais que transcendiam, em muito, os danos ambientais, levando a uma impiedosa utilizao dos recursos naturais com o enfoque meramente explorativo em nome do crescimento econmico.

Nesse passo, o alerta para a gravidade dos riscos causados pela degradao ambiental e pelo processo do crescimento econmico, em detrimento da escassez dos recursos naturais, que no serviam a humanidade, foi dada em 1972, em Estocolmo, na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovido pelas Organizaes das Naes Unidas - ONU, com a participao de 114 pases, a qual trouxe novos conceitos de desenvolvimento sustentvel e de ecodesenvolvimento, cuja caracterstica principal consistia na desejvel conciliao entre o desenvolvimento, a preservao do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.8. Em 1982, a Carta Mundial da Natureza; em 1987, o Relatrio BRUNTLAND Nosso Futuro Comum; em 1992, no Rio de Janeiro, a Conferncia da Terra, mais conhecida como a ECO-92 adotou na Declarao do Rio e na Agenda 21 o desenvolvimento sustentvel9 como meta a ser buscada e respeitada por todos os pases. No caso, o Poder Pblico seria capaz de conter a degradao

MILAR, dis.DireitodoAmbiente.Doutrina,prtica,jurisprudncia,glossrio. ed. ver. Atual. e ampl.- So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001. pp. 40 e 41. 9 GOFFREDO TELLES JNIOR. A Constituio, a Assemblia Constituinte e o Congresso Nacional. So Paulo: Saraiva.1986. p.19. Apud dis Milar. Direito do Ambiente.Ed. Revista dos Tribunais. 2001. So Paulo. P.44.

18

ambiental, atravs dos instrumentos legais apropriados com leis coercitivas e imposies oficiais com lastro no velho brocardo onde h fortes e fracos, a liberdade escraviza, a lei que liberta.

Nesse cenrio, o cientista social Nelson Mello e Souza, na dcada de 60 j alertava sobre a temtica:

surge a compreenso do problema em sua inteireza complexa, exibindo a vinculao estrutural entre quatro variveis relacionadas entre si:modelo aceito de desenvolvimento no uso intensivo e extensivo da natureza; sistema desejado de vida, orientado para o consumo crescente e novas comodidades acumuladas, custa do desgaste da biosfera;constelao de valores dominantes, a legitimar este sistema devido evidncia de avanos dos nveis de vida e dos recursos postos disposio da sociedade, anestesiando a conscincia do dano por formar utopias tecnolgicas quanto ao futuro; e, a desateno coletiva para com os aspectos negativos devido ao fascnio da massa pelo positivo (ilusrio). So palavras candentes, sem dvida; porm, esmeram-se no realismo e na anlise fria da realidade sciocultural,poltica e econmica que caracterizam as massas inconscientes do mundo contemporneo e, pior ainda, a mentalidade e a cobia das classes e pessoas responsveis.10

Demais disso, a vida sustentvel dos povos deve assentar-se numa clara estratgia mundial baseado no respeito e cuidado dos seres vivos com a melhoria da qualidade da vida humana, na conservao da vitalidade na diversidade do planeta Terra, minimizando o esgotamento de recursos no renovveis a permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta com a modificao de atitudes e prticas da sociedade permitindo que as comunidades cuidem de seu prprio meio ambiente.11

Apud MILAR, Edis. Direito do Ambiente. Ed. Revista dos Tribunais. 2001. So Paulo. P.45. Cuidando do Planeta Terra: uma estratgia para o futuro da vida. So Paulo. Publicao em conjunto da UICN Unio Internacional para a Conservao da Natureza e PNUMA Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente e WWF Fundo Mundial para a Natureza, 1991.
11

10

19

Ainda, guisa de ilustrao, vale mencionar que um dos escopos do desenvolvimento socioeconmico a produo de bens e servios procura de um mercado de consumidores e de usurios potenciais com o culto efmero consumista. Da, as repetidas advertncias na Agenda 21 em especial no Princpio VIII, com vistas s mudanas indispensveis nos padres de consumo e nos modelos de produo com tecnologias limpas com menor consumo de matria, energia e resduos. Em suma, j dizia GANDHI, que a terra suficiente para todos, mas no para a voracidade dos consumistas.12

Com efeito, os padres de sustentabilidade da produo e consumo tm sido temas das reunies da Comisso das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel onde os pases ricos deveriam reorientar a produo de bens e produtos e reduzir os ndices de poluio com implicaes radicais nos consumidores pases pobres que dependem da conscincia e repulsa com a modificao de hbitos e atitudes desencadeadoras de reao de proteo ao meio

ambiente ou melhor ao consumo no-sustentvel. Assim, os recursos limitados e finitos da natureza no podem atender demanda de necessidades ilimitadas e infinitas pela sociedade humana, muitas verdade de preceitos naturais e, outras, geradas artificialmente pelo marketing distorcido e consumista da sociedade. Portanto, o desenvolvimento sustentvel, com as modificaes dos processos produtivos e de consumo, calcados na apropriao de bens e na sua conservao dos recursos naturais, deveria ser efetivado, nos limites da capacidade natural permitindo que o meio ambiente pudesse regenerar.

LEONARDO BOFF. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. So Paulo: tica,1995,p.17. Apud. MILAR, dis. Direito do Ambiente. Op. Cit. P. 49. The Earthworks Group: Cinqenta Pequenas Coisas que Voc pode fazer para salvar a Terra(1989).

12

20

Tambm soa, como injustificvel a poluio do ar atmosfrico por monxido de carbono, causada pelas emisses decorrentes de mais de 550 milhes de automveis, cujos proprietrios e o prprio Estado, so diretamente responsveis pela exposio dos poluentes populao, decorrentes de impactos nos padres consumistas e, pela inanio dos entes pblicos letrgicos, que, nada, ou pouco fazem, para coibir tais degradaes.Tambm, o poder econmico que no utiliza os mecanismos tecnolgicos hbeis para coibir a poluio com a produo responsvel, pois, tanto a proteo do consumidor como a proteo ambiental so princpios constitucionais.13 Os pressupostos de legitimidade defluem de axiologias idnticas: a qualidade de vida e a dignidade humana.14

A Administrao Pblica, nesta perspectiva, atravs dos atos administrativos, pode e deve realizar as atividades prederminantes de contedo dos atos e controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem riscos para a vida, a qualidade de vida e ao meio ambiente na forma da Constituio Federal e da legislao infraconstitucional.

2.1 MEIO AMBIENTE

Ao lume conceitual, o mestre Nelson Mello e Souza leciona em sua obra, Educao Ambiental:

Art. 170,V e VI, da Constituio Federal Brasileira.Capitulo VI e VIII Do Meio Ambiente e Da Ordem Social; art. 5,XXXII,CF; Lei n. 8.078, de 11.09.1990. 14 Art. 225,caput e 1,da C.F. e art. 2 da Lei n. 6.938/81.

13

21

Ecologia: a cincia que estuda as relaes entre o sistema social, o produtivo e o de valores que lhe serve de legitimao, caractersticas da sociedade industrial de massas, bem como o elenco de conseqncias que um sistema gera para se manter, usando o estoque de recursos naturais finitos, dele se valendo para lograr seu objetivo econmico. O campo de ao da ecologia, como cincia, um estudo das distores geradas na natureza pela ao social deste sistema; seu objetivo maior identificar as causas no sentido de colaborar com as polticas no encaminhamento das solues possveis nossa poca15.

Destarte, tal viso ecolgica, trouxe aspectos corretivos, educativos ajustados realidade local, contribuindo com a conscincia preservacionista. Na lngua portuguesa, apesar de ser reduplicativa, a palavra meio ambiente foi pacificada e utilizada pela doutrina, lei e jurisprudncia. Como linguagem tcnica, constitui em sntese:

(...) a combinao de todas as coisas e fatores externos ao individuo ou populao. Numa viso estrita, o meio ambiente a expresso do patrimnio natural e as relaes com os seres vivos. Na concepo ampla, que vai alm dos limites da Ecologia o meio ambiente seria: a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.A integrao busca assumir uma concepo unitria do ambiente compreensiva dos recursos naturais e artificiais.16

Tais aspectos do meio ambiente natural so constitudos pelo solo, gua, o ar atmosfrico, a flora, enfim a interao dos seres vivos e seu meio, onde se d a correlao entre as espcies e as relaes com o meio fsico que ocupam; o meio ambiente cultural que integrado pelo patrimnio histrico, artstico, arqueolgico, paisagstico, turstico de carga especial; e, por fim, o meio ambiente artificial, constitudo pelo espao urbano construdo.

Impera, desse modo, o seu arcabouo lgico do Principio da Legalidade, como se depreende da Lei n. 6.938/81 Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente que define meio

15 16

- Apud dis Milar. Direito do Ambiente. P. 62. DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional.Malheiros Editores. p. 02.

22

ambiente como: o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.17

A Constituio Federal Brasileira apesar de no definir meio ambiente formalizou expressamente: todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para o presente e futuras geraes.18

exatamente dessa assertiva que a Carta Magna possibilitou concepes extensas com grande amplitude possibilitando atingir tudo aquilo que permite, abriga e rege a vida nos seus amplos aspectos. Alm dos recursos naturais como a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, a biosfera, a fauna, a flora19; a prpria Constituio Federal cuidou dos recursos naturais como a gua, as ilhas, a plataforma continental, o mar territorial, as cavidades naturais, as florestas, a flora, fauna, as praias, os stios arqueolgicos, pr-histricos, paleontolgicos, paisagsticos, artsticos e ecolgicos, os espaos territoriais especialmente protegidos.20 Portanto, o Direito Ambiental contemplou todos esses bens, sejam eles naturais, culturais e histricos, que afetam a prpria existncia dos seres humanos no Planeta.

Art. 3., I, da Lei 6.938/81. Constituio Federal do Brasil.1988.Art. 225,CF. 19 Art. 3,V, da Lei n. 6.938/81 com redao dada pela Lei n. 7.804/89. 20 Art. 20,III,IV,V,VI,X; Art.23,VII; 24,VI; art. 26,I,III,V; art. 216,V; art. 225,1,III e 4, da Constituio Federal.
18

17

23

Destarte, podemos afirmar que o meio ambiente patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo21, pelo Poder Pblico, tendo como critrio o interesse maior no mbito social que ultrapassa o interesse individual, haja vista que, beneficiam toda a espcie humana. A queima dos combustveis fsseis e a liberao de gases prejudiciais sade transcendem os posicionamentos individuais dos consumidores e exigem a mudana comportamental dos indivduos, dos grupos, da comunidade e tambm do Poder Pblico que legisla, executa, vigia, defende, sanciona, fiscaliza e educa com fulcro na viso tica da questo ambiental na busca da to sonhada conscincia do pleno exerccio da cidadania. Desnecessrio, tambm, delongas sobre o importante palco da cidadania e da dignidade do ser humano preceito fundamental assegurado pela Carta Democrtica contida no art. 1., III, da CF.

No teatro da vida, o Cacique SEATTLE em sua carta ao Presidente do Estados Unidos da Amrica j verberava o seu trusmo:

(...) o homem branco trata sua me, a terra, e seu irmo, o cu, como coisas que podem ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos.Seu apetite devorar a terra, deixando somente o deserto. Portanto, vamos meditar sobre a sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condio: o homem branco deve tratar os animais desta terra como irmos... e devem dar aos rios a bondade que dedicaria, a qualquer irmo. Os picos rochosos, os sulcos midos nas Campinas, o calor do corpo do potro, e o homem - todos pertencem mesma famlia.Ensinem s suas crianas o que ensinamos s nossas, que a terra nossa me (...).22

Desse modo, o alerta de que a natureza no faz nada sem propsito e que explorao desenfreada do Planeta traria prejuzos espcie humana e ao ecossistema planetrio. Por isso, os critrios de apropriao, posse, domnio e utilizao dos recursos ambientais passam por uma reformulao tecnolgica.
21

Art 2.I, da Lei n. 6.938, de 31.08.1981.

24

Em reforo, o cientista Frithjof Schuon menciona em sua obra, ad litteram:

O mal do Ocidente e a mecanizao, posto que a mquina que de forma mais direta engendra os grandes males de que o mundo hoje est padecendo.A mquina, em linhas gerais, caracteriza-se pelo uso de ferro, fogo, e foras invisveis.Falar-se a respeito de uma sbia utilizao de mquinas, de seu servio ao esprito humano, positivamente quimrico.Est na prpria natureza da mecanizao reduzir os homens escravido e devor-los inteiramente, deixando-lhes nada de humano, nada acima do nvel animal, nada acima do nvel coletivo.O reinado da mquina seguiu-se ao do ferro, ou, antes deu-lhe a mais sinistra expresso. O homem, que criou a mquina, acaba por tornar-se sua criatura.
23

Sem outra pretenso, cabe afirmar que o homem, assim, trilha caminhos equivocados de predador da qualidade de vida olvidando os princpios e posturas ticas para com a sociedade ao tratar natureza como mercadoria cujas vicissitudes traro conseqncias inevitveis.

2.2 A CRISE MUNDIAL E A EVOLUO DA LEGISLAO AMBIENTAL

O processo de desenvolvimento dos pases deu-se s custas dos recursos naturais vitais, provocando a deteriorizao das condies ambientais de forma acelerada. A partir do sculo XVIII, firmou-se que a natureza era algo distinto do mundo divino, tornando-se objeto dos experimentos cientficos. As conseqncias da imprevisibilidade ambiental e das mudanas climticas no planeta trouxeram preocupao comunidade cientfica no que tange s limitaes genticas com restries ao processo evolutivo e o comprometimento da vida da espcie humana.

Os marcos histricos prendem-se Conveno das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano denominada de Declarao de Estocolmo em 1972; Carta Mundial para a

22 23

MILAR, Edis. Direito do Ambiente. idem, ibidem. p. 79. Apud. Jos de vila Aguiar Coimbra, cit.p.134. MILAR, Edis. O Direito do Ambiente. Idem, ibidem, p. 80.

25

Natureza de 1982; ao Relatrio Bruntland - denominado Nosso Futuro Comum em 1987; em 1992, Conveno das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, denominada de ECO-92, realizada no Rio de Janeiro; em 1997, ao Rio + 5, realizado em New York e, finalmente a Rio + 10, realizado em Joanesburgo no ano de 2002. A razo da crise gira em torno da apropriao dos recursos naturais - bens finitos versus necessidades infinitas - cuja espoliao cega dos bens no renovveis e os essenciais nos precipitam aos riscos da sobrevivncia planetria. O equilbrio entre os interesses para a superao da crise no pode prescindir do regramento jurdico atravs da tutela do Estado. No dizer de Miguel Reale, se antes recorramos natureza para dar uma base estvel ao Direito, assistimos, hoje, a uma trgica inverso, sendo o homem obrigado a recorrer ao Direito para salvar a natureza que morre.24 Com fulcro nesta realidade e o carter global que a Carta da Terra, aprovada pela Conferncia do Rio de Janeiro, inserido como Princpio 11, referendou que os Estados devero promulgar leis eficazes sobre o meio ambiente bem como a Agenda 21, que se preocupou com o aperfeioamento da capacidade legislativa dos pases em desenvolvimento.Todavia, nem sempre o que se consagra nas normas encontra correspondncia no mundo do presente e do real.

No Brasil, no obstante a imensa gama de diplomas versando sobre temas ambientais episdicos das Ordenaes Afonsinas, em 1446; as Ordenaes Manuelinas em 1521; as Ordenaes Filipinas, em 1580; em 1916, o Cdigo Civil Brasileiro (...) somente, a partir da dcada de 1980, que a tutela Meio Ambiente e a responsabilizao foi contemplada na plenitude maior pelos diplomas legislativos, voltados, agora sim, proteo do patrimnio ambiental do pas, com uma viso sistmica e global. Os quatro marcos mais importantes do ordenamento jurdico brasileiro foram constitudos pela edio da Lei n. 6.938, de 31.08.198124

REALE, Miguel. Memrias. So Paulo: Saraiva, 1987.vol. 1. p.297.

26

Poltica Nacional do Meio Ambiente; a Lei n. 7.347, de 24.07.1985 - Ao Civil Pblica como instrumento processual para provocar a atividade jurisdicional sempre alavancadas pelo

Ministrio Pblico; a Constituio Federal de 05 de outubro de 1988 com intensa preocupao ecolgica; a Lei n. 9.605, de 12.02.1998, denominada a Lei dos crimes ambientais que inaugurou a sistematizao das sanes administrativas e os crimes ecolgicos.

Todavia, alm do aparato legiferante, foram editados diversos instrumentos legais de carter tcnico-normativo-pragmticos e promovidas aes de educao e conscientizao da populao guiadas pelas luzes dos interesses sociais impulsionados pelo Poder Pblico que carece, ainda, para a implementao de aes preventivas, fiscalizatrias e punitivas, de forma concreta, aguda e efetiva, um eficiente controle do sistema ambiental.

2.3 DOS PRINCPIOS E OS VALORES CORRELATOS

A hermenutica jurdico-ambiental permite interpretar o ordenamento jurdico dando-lhe uma roupagem muitas vezes no prevista pelo legislador. Cabe reconhecer os valores que esto subjacentes letra fria da lei e, mais do que isso, cuidar para a axiologia continue direcionada para as causas nobres do homem, da sociedade, e da natureza. Esse a funo normativa da lei responsvel pela sinergia hodierna e vetusta que exige a pr-compreenso que o fim da norma , nada mais, que o to alardeado bem-comum. Vale ressaltar, assim, o esplndido conceito de bemcomum delineado pelo Papa Joo XXIII como didaticamente ensinou: o conjunto de todas as condies de vida social que consista e favorea o desenvolvimento integral da pessoa

27

humana.25 A lei ambiental vai ao encontro de sua prpria essncia o bem-comum - com qualidade, com desenvolvimento e com respeito pessoa humana, o ser humano; se perder o seu meio ambiente, perder o que tem de mais legitimo: sua cultura, a convivncia, a sua ideologia e ser um excludo, no dizer de Darcy Ribeiro, haja vista que o homem deixa de ser no mundo para ser um ser no nada. Muito mais do que aplicar a lei ao caso concreto, saber interpret-la de modo que considere a causa do homem condizente com sua finalidade original e a lei deve existir para servir ao homem e no o homem lei.26

mngua de qualquer restrio, cabe esclarecer que os sistemas jurdicos no so perfeitos, completos, acabados, o que est de conformidade com a natureza mutvel e suas concepes integrativas e universais com outros sistemas jurdicos, alguns deles, inclusive, desaparecendo nesta trajetria. Concorrem para a formao das normas os fatos sociais que passam a regrar os grupos sociais atravs do Estado. Por no ser esttico, hipostasiado, produto de inteleco cerebrina, donde possam ser extrados todos os reclames sociais, mas, sim, algo dinmico, adaptvel s realidades sociais de forma concreta e real com base nos princpios. Assim o Direito Ambiental, no sentido da crescente adaptao, experimentando recuos e desvios, mas sempre a avanar em direo do aperfeioamento, da inovao e da evoluo. Por isso, o sistema jurdico resultou da captao e exame de necessidades sociais, mas o homem no poderia dispensar a logicidade das regras jurdicas, que ele lanou e lana, nem, se necessrio, o recebimento do que o meio lhe mostra com os dados do ambiente espacial-temporal, inclusive

Encclica Mater et Magistra. 1980. n. 07. Papa Joo XXIII. Toms de Aquino, Santo.1225-1274. Escritos Polticos de Santo Toms de Aquino. Trad. de Francisco Benjamim de Souza Neto. 1 Ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p.172.
26

25

28

histrico.27 A lei simples pauta normativa dirigida ao comportamento humano, sem, no entanto, abarcar todas as manifestaes que possam exsurgir do agir social. O apego estreito ao legalismo exacerbado no diletantismo eufrico ou na dramaturgia letrada, mutila a realidade social que suprida, como regra, pelos princpios. Entretanto, sempre que os fatos apontarem outra soluo, dever ser operada a adequao, correo e adaptao do sistema jurdico s novas circunstncias. Alis, as Fontes do Direito onde as concepes mecnica, biolgica, sociolgica e tcnica tornam compassveis a revelao de direito no compreendendo nas fontes formais colheita de valores, no somente produzidos pela investigao, mas, tambm, pelo sentimento e pela intuio, e o relativo respeito da lei. De onde se tira que a pesquisa rigorosamente cientfica, a metodologia objetiva, oferece, no somente garantia da segurana da ordem jurdica, como, tambm, da ordem social, a que no prov o mtodo tradicional, nem as tentativas conciliantes, a que faltou o nimo de romper com os processos clssicos de reconhecimento de fontes e de interpretao (...).28 Toda ascenso depende de acertos evolutivos e o contato com a realidade o apoio necessrio para a adaptao social normativa. Ora, ...se el hombre de hoy usa y abusa de la naturaleza como si hubiera de ser el ltimo inquilino de este desgraciado planeta, como si detrs de l no se anunciara um futuro. La naturaleza se convierte as en el chivo expiatrio del progresso.29 O direito estuda realidades e no frmulas ocas e sem contedos, no podendo ser deduzidos por ditames apriorsticos ou axiomas, mas sim, da concretude travada na tecitura social atravs das regras e preceitos, resultado de ditames racionais adequados ao direito vida - do pulsar na realidade social-, livres da misantropia e do abstracionismo dogmtico. O direito

27

MIRANDA, Pontes de. Sistema de Cincia Positiva do Direito.2 ed.Rio de Janeiro.Editora Borsoi, 1972. Tomo IV, p.247. 28 Ibidem. Tomo III. P. 312 e 313. 29 MATEO, Ramn Mrtin. Derecho Ambiental. Instituto de Estdios de Administracin Local. 1977. p.21.

29

ambiental concebido como processo de adaptao realidade social cujas bases esto comprometidas com a vida no seu sentido lato.

Da mesma forma que a palavra Princpio, em sua razo ltima, significa aquilo que se torna primeiro, primum capere, designando incio, comeo, analisaremos doravante, mesmo que perfunctoriamente, alguns dos princpios contidos no arcabouo jurdico vigentes.

2.3.1 Do Ambiente Ecologicamente Equilibrado

Topograficamente, o meio ambiente situa-se fora do art. 5., da Constituio Federal, Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais e Captulo I Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos- sendo contemplado no caput do art. 225, da Constituio Federal. Alguns doutos, trazem a discusso sobre a temtica da fundamentalidade do meio ambiente e da qualidade de vida, ecologicamente equilibrado; outros, no menos doutos, levantam ao bojo interpretaes decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte na forma do art. 5, 2 da Constituio Federal e, de que, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente de 1972, a Carta Mundial para a Natureza de 1982, a Carta da RIO sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, Pela Carta da Terra de 1997, a Conferncia de Johanesburgo, de 2002, vem conquistando espao nas Constituies e na legislao infraconstitucional. De um lado, o reconhecimento de um ambiente sadio, configurando-se, como extenso do direito vida, sob o enfoque existencial e, de outro lado, o aspecto da qualidade de vida, nesse estgio, o Estado detm a obrigao de evitar os riscos que possam interferir no equilbrio ambiental.

30

2.3.2

Da Natureza Pblica Protetiva

O carter jurdico do meio ambiente ecologicamente equilibrado, como bem de uso comum do povo, decorre da previso legal que considera como um valor a ser necessariamente assegurado e protegido para uso de todos para a fruio humana coletiva.30 Esse interesse coletivo permitir o exsurgimento de um novo direito com instrumentos legais de acordo com os objetivos do Estado. Nesse sentido, a manifestao do Professor Michel Prieur, ao referir-se que proteo da natureza influi na organizao da Sociedade e das suas atividades, associado sade pblica e no se restringindo ao simples controle da poluio, ponto fundamental do interesse pblico.31 A vinculao com o princpio geral de Direito Pblico e administrativo,da primazia do interesse pblico e a indisponibilidade do interesse pblico, se fazem sentir como forma prevalente sobre os direitos individuais cuja norma de natureza pblica concretamente qualificadora dos interesses pblicos - de natureza indisponvel- que tutela o meio ambiente ou seja os superiores interesses da sociedade como dever do Estado.

2.3.3

Do Controle do Poluidor

A ao dos rgos e entidades pblicas se concretiza atravs do exerccio do poder de polcia administrativa inerente Administrao Pblica que possui a faculdade de limitar o
30

DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. 2 ed. So Paulo: Malheiros, 1997. p4;

31

exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico buscando em ltima anlise a mantena do bem-estar coletivo.

2.3.4

Das Variveis Ambientais

Todos os impactos ambientais devem ser levados em consideraes com o fito de prevenir a poluio e agresses natureza, com avaliao prvia dos efeitos conforme regulamentao infraconstitucional. No mbito internacional, dele se ocupou a Carta Mundial da Natureza de 1982 e o constante do Princpio 17 da Declarao do Rio de 1992.

2.3.5

A Participao Comunitria

O texto legal foi contemplado no art 225 da Constituio Federal ao prescrever ao Poder Pblico e coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras geraes, inserindo no texto constitucional mecanismos capazes da garantia desse exerccio.32

2.3.6 O Poluidor Pagador

Na conjuntura atual, se inspira tal princpio, na teoria econmica de que os custos externos do processo produtivo devem ser internalizados, com o fito de imputar, ao poluidor, o

PRIEUR, Michel. Faculdade de Direito e de Cincias Econmicas de Limoges. 3 Ed. Paris: Dalloz,1996, p. 52 e 53. 32 Art. 5., XIV, XXXIII, XXXIV, LXXI, LXXIII, art. 129,III e 1; arts. 220,225, 1, VI e seguintes, todos da CF;

31

32

custo social gerado como mecanismo de responsabilidade pelo dano ecolgico produzido como efeito pedaggico preventivo. A legislao infraconstitucional e a prpria Constituio tm previso no sentido de que sejam responsabilizados os infratores independentemente da existncia de culpa causados a natureza e a terceiros, afetados por sua atividade.33 Tambm o Princpio 16, da Declarao do RIO de 1992, tem previso similar a responsabilizao pelos custos.

2.3.7

Da Preveno

De outro ponto, trata-se da antecipao prioritria de medidas que evitem os atentados ao meio ambiente de modo a reduzir ou eliminar as aes suscetveis de alterar as qualidades intrnsecas haja vista que os danos ambientais sob a tica da cincia e da tcnica so irreparveis. Como trazer o grau de pureza do ar atmosfrico aos nveis palatveis que no comportem riscos para a qualidade de vida e ao meio ambiente?

2.3.8

Da Precauo

O princpio da precauo emergiu h duas dcadas na cena internacional, fruto de um movimento de desmistificao do poder absoluto da cincia e da tecnologia como reflexo da crescente sensibilizao para os riscos inerentes complexificao constante e vertiginosa da realidade social e da demanda de segurana.

33

art. 4,VII e 14,1, da Lei n. 6.938, de 31.08.1981.art. 225, 3, da CF.

33

Como sintetizado, o cuidado antecipado e a cautela para que uma ao no venha desencadear efeitos indesejados, decorrentes da incerteza cientfica. As atividades potencialmente poluidoras devero cessar ou minimizar suas aes quando a amplitude ou dimenso forem irreversveis. O princpio da precauo vem transcender a passagem do modelo clssico reaja e corrija para o modelo preveja e previna, visando satisfazer o imperativo racional, filosfico, social e poltica da gesto e controle dos riscos ambientais de forma antecipativa. A Conferncia sobre Mudanas do Clima da ECO 92, refere que as partes devem adotar medidas de precauo para prever, evitar ou minimizar as causas da mudana do clima e mitigar seus efeitos negativos. Quando surgirem ameaas de danos srios e irreversveis, a falta de plena certeza cientfica no deve ser usada como razo para postergar essas medidas, levando em conta que as polticas adotadas para enfrentar a mudana do clima devem ser eficazes em funo dos custos, de modo a assegurar benefcios mundiais ao menor custo possvel, tendo sido ratificada pelo Congresso Nacional.34 Com fulcro nesse Princpio no Estado de So Paulo restringiu circulao de veculos automotores na regio metropolitana de 1997 a 1998, obedecendo-se os dgitos finais de placas.35

Gizar, ainda, que em prol da segurana jurdica a Carta Magna acolheu no seu seio diversos princpios entre os quais o suso, ao consagrar a proteo do ambiente como uma incumbncia do Estado e um direito e dever dos cidados. Apresentam-se indubitveis os impactos ambientais cuja magnitude so deveras incalculveis diante da gravidade ambiental irreversvel. As antecipaes das medidas preventivas e da opo pela adoo do estgio de proteo equivalem assuno do imperativo do dever constitucional de proteo e de defesa

34 35

Princpio 15 ; Decreto Legislativo n. 01, de 03 de fevereiro de 1994. Lei n. 9.690. de 02.06.1997 e o Decreto n. 41.858/97.

34

ambiental e da no preterio do princpio in dbio pr-ambiente ou at mesmo da inverso do nus da prova face ameaa de produo de danos graves e irreversveis. O professor portugus Freitas Martins, ao comentar o Princpio em tela, referiu-se que:

no se trata de um princpio aberto e sujeito a um aperfeioamento permanente e sim, ultrapassada largamente a esfera jurdica, projetando-se nos campos sociolgicos, econmico e filosfico. Em certa medida, esclarece as limitaes de uma abordagem jurdica nos termos clssicos e manifesta as tendncias da evoluo do Direito do Ambiente e da auto-regulao e controle privado para a perspectiva dinmica orientada para o acompanhamento permanente e abertura das situaes jurdicas constitudas assente nas regras sociais e nas normas legais e regulamentares como regras de segurana.36

2.3.9

Da Funo Socioambiental da Propriedade

A propriedade condicionada, na forma da Carta Magna, ao bem estar social.37 Nessa concepo, contempla a funo social da propriedade que deve ser exercitada em consonncia com suas finalidades econmicas e sociais com nfase na preservao da flora, fauna, os recursos naturais, o equilbrio ecolgico, o patrimnio histrico e cultural, evitando-se a poluio. Portanto, nada ilimitado ou inatingvel presente o interesse pblico, haja vista que a propriedade, sem deixar de ser privada, se socializou, com isso significando que deve oferecer coletividade uma maior utilidade, dentro da concepo de que o social orienta o individual, em especial nas questes ambientais38. No atual ordenamento jurdico, como bem analisa lvaro Luiz Valery Mirra, a funo social e ambiental no constitui um simples limite ao exerccio do direito de propriedade, como aquela restrio tradicional, por meio da qual se permite ao proprietrio, no exerccio de seu direito, fazer tudo que no prejudique a coletividade e o meio
36

MARTINS, Freitas e Ana Gouveia. O Principio da Precauo no Direito do Ambiente.Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa. Portugal.1999 - 2000.p.93 a 98. 37 Art. 5,XXII e XXIII, da CF.art. 182,2 e 186, da CF.

35

ambiente. Diversamente, a funo social e ambiental vai mais longe e autoriza at que se imponha ao proprietrio comportamentos positivos, no exerccio de seu direito, para que a sua propriedade concretamente se adeqe preservao do meio ambiente.39 O uso da propriedade pode e deve ser controlado, impondo-se as restries que forem necessrias para a garantia dos bens maiores da coletividade de modo a conjurar qualquer ameaa ou leso qualidade de vida. Inexiste direito adquirido contra o dano ambiental em decorrncia da funo social e a garantia constitucional da tutela ambiental, cujas restries de direito conseqentemente so facultados Administrao em nome do interesse pblico superior.

2.3.10 Da Garantia do Desenvolvimento Sustentvel

O desenvolvimento e a fruio dos bens da natureza pelos seres humanos e a preservao aos seus psteros como um Planeta habitvel, alm de ser um direito impostergvel, compreende um dever do Poder Pblico.A preservao ambiental e o desenvolvimento socioeconmico harmonizado integram o bojo da legislao do Brasil, cujas melhorias da qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suportabilidade do ecossistema, com a integrao das questes ambientais na satisfao das necessidades bsicas, na qualidade de vida digna, conservao e manejos dos ecossistemas e um futuro mais promissor com a parceria global e o desenvolvimento sustentvel.40

Para Bill Gates: O futuro pertence s sociedades que no se contentam em promover o atendimento horizontal e vertical dos anseios do homem, mas que se esmeram em tambm criar
38 39

CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. 5 Ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. p.217. Apud. MILAR, Edis. Direito do Ambiente.p. 121.

36

necessidades desnecessrias que se tornam absolutamente imprescindveis a partir do lanamento de cada uma delas.41 Eis o paradoxo do consumo sustentvel, ao revs, das necessidades insaciveis dos seres humanos diante do repertrio de opes consumistas.

A rigor, a sociedade no se limita s geraes presentes nem termina em nossos dias, uma vez que sob o ponto de vista biolgico a propagao da espcie como garantia da sociedade do amanh - das geraes futuras - de poder usufruir os recursos naturais.

2.3.11 Da Cooperao entre os Povos

A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade encontra lastro na Carta Maior.42 Um dos temas de interdependncia mundial a proteo ambiental haja vista que a degradao ambiental no se circunscreve ao limite territorial, pois o meio ambiente no tem fronteiras, denominadas por lvaro Mirra como dimenso transfronteiria e global das atividades degradadoras.43 No importa, tambm, em renncia soberania do Estado ou autodeterminao dos povos, uma vez que os Estados tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo as polticas ambientais e de desenvolvimento, de responsabilidade eminentemente de carter interno.44 Assim, de se ver que a Lei n. 9.605/98, em seu art. 77, dedicou inteiramente o Cap. VII cooperao internacional, visando a sinergia entre os entes j que a globalizao dos problemas ambientais deu-se no campo pragmtico. Diante desse quadro,
40 41

Declarao do RIO Principio 4; Agenda 21 prembulo. O Estado de So Paulo. 29.12.2002. Coluna do Joelmir Beting. 42 Art. 4.,IX da CF. 43 Apud.dis Milar,

37

a fruio humana coletiva h de ser protegida independentemente dos indivduos relacionados com a denominao de nacionais ou estrangeiros, haja vista que a coletividade deve ser sobejamente protegida em todos os sentidos, como direito difuso de terceira gerao.45

3. O BEM AMBIENTAL

Em outro giro, o Direito reconhece o patrimnio ambiental como um bem especial, enquanto essenciais sadia qualidade de vida e vinculado ao interesse coletivo. O bem juridicamente protegido a qualidade ambiental em sua dimenso global - o meio ambiente -

Op. Cit. P. 124. Princpios da ECO 92 de n.s 2,7,9,12,13,14,18 e 27. 45 STF.Mandado de Segurana n. 22.164. Relator Ministro Celso de Mello.Votao datada de 30.11.95...o direito integridade do meio ambiente- tpico de terceira gerao constitui prerrogativa jurdica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmao dos direitos humanos, a expresso significativa de um poder atribudo, no ao individuo identificado em sua singularidade, mas, num sentido verdadeiramente mais abrangente, prpria coletividade social....
44

38

elevado categoria de jurdico essencial vida, sade e felicidade do homem. necessrio que a lei faa remisso s disposies externas, a normas e conceitos tcnicos.46 A vida no est a servio dos conceitos, mas sim estes ao servio da vida, no dizer de Erich Danz. De qualquer forma, um novo horizonte se descortinou uma vez que no se pode esquecer jamais que a lei farol que ilumina e aponta horizontes, no barreira para simplesmente impedir a caminhada.47

Em suma, difuso o direito transindividual, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas, ligadas entre si por circunstncias de fato.O dano ambiental, em regra, integra esta categoria, salvo em havendo pluralidade de vtimas, individual ou homogneo.48

3.1 O AR ATMOSFRICO

Didaticamente, podemos dizer que o ar atmosfrico integra o meio ambiente natural. formado por uma mistura de vrios elementos e componentes distintos. A biosfera a parte da Terra em que existe vida. A atmosfera a massa de ar que envolve a Terra, composta de 78% de nitrognio, de 21% de oxignio, de 0,9% de argnio e de 0,03% de anidrido carbnico, entre outras substncias e vapor dgua. O ar a mistura gasosa que envolve a Terra e integra ao processo vital de respirao e fotossntese, evaporao, transpirao, oxidao alm dos fenmenos climticos e meteorolgicos necessrios a mantena da vida, pois, alm de ser a matria-prima da respirao dos seres vivos, filtra os raios solares, arrefece o calor, equilibra os ecossistemas. A disponibilidade ampla e o seu uso insere-se imperceptivelmente nos seres que o

46

DE FREITAS, Vladimir Passos. Do crime de Poluio. Direito Ambiental em Evoluo. Curitiba,PR: Juru, 1998,p. 108. 47 MILAR, dis. Direito do Ambiente. Op. Cit.p.463. 48 Art. 81, da CDC.

39

utilizam, malgrado sua intangibilidade e seu carter etreo cujo controle da qualidade desempenha, repisa-se, no contexto da vida terrestre. Se faltar, a vida se extinguir. Se sua pureza for comprometida sua funo ecolgica perecer.49

A massa gasosa denominada de ar atmosfrico insuscetvel de apropriao e de natureza indisponvel. No sendo propriedade de ningum, mas um bem de uso comum de todos patrimnio pblico - de uso irrestrito de todos; ningum, mas ningum mesmo, tem o direito de conspurc-lo por ser questo de sobrevivncia. Cabe ao Poder pblico proteger o seu grau de pureza indispensvel sua finalidade essencial. falsa a tese de que o ar um bem livre e, podendo qualquer um dispor dele como bem entender; livre, sim, para ser utilizado na sua finalidade essencial. A poluio do ar resulta na alterao das caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas normais da atmosfera, produzindo danos aos seres vivos, fauna, flora e aos meios abiticos. Assim, vultosas quantidades de elementos qumicos esto relacionados com as condies produzidas pelas condies topogrficas, climticas, meteorolgicas; tambm, toneladas de poluentes, so lanadas no meio ambiente decorrentes das atividades produtivas que afetam o bem estar da populao e necessitam de mecanismos de controle do seu uso, gozo e fruio desses bens poluentes da atmosfera que devero ser restringidos para nveis suportveis. Muitas so as fontes poluidoras do ecossistema planetrio. No contexto estacionrio, as indstrias e as fontes mveis, representadas pelos veculos automotores. Esta anlise sistmica indispensvel para que se assegure qualidade ambiental do entorno com o zelo para que no se inviabilize atividades produtivas.

49

DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. Malheiros Editores. p. 76 e 77.

40

Assim, os mecanismos malfeitores da sade humana so constitudos por elementos qumicos como o monxido de carbono (CO2), o dixido de enxofre (SO2), o dixido de nitrognio (NO2), os hidrocarbonetos, o oznio (O3), o material particulado (MP), cujo leque de incmodos e doenas amplo, dependendo do grau de exposio e intensidade. Os males respiratrios, reduo da oxigenao, leucemia, leucopenia, anomalias e demais seqelas. A poluio atmosfrica atentatria ao patrimnio ecolgico, econmico, natural, fsico, cultural e memria. Por sua vez, os riscos globais produzem ainda as chuvas cidas, com a reduo da

camada de oznio e o efeito estufa, entre outros fenmenos.

Nessa vereda, o ar atmosfrico integra o meio ambiente, em seu aspecto natural. O meio ambiente tem natureza jurdica de bem difuso, pertence a todos e, ecologicamente equilibrado, pressuposto do exerccio do direito vida como bem ambiental por ser essencial sadia qualidade de vida, quer sob os aspectos materiais, quer sob os aspectos imateriais.50

3.2 A POLUIO ATMOSFRICA

Analisando a etimologia do vocbulo Poluio, temos: Poluio provm do latim polluere. Significa sujar, macular, manchar, contaminar por impureza ou imundcie.51 A Poluio do Ar, por sua vez assim definido:

A presena de materiais estranhos no ar. Tudo que pode ser vaporizado ou transformado em pequenas partculas, de modo que possa flutuar no ar, deve ser classificado como poluente potencial. Considera-se o ar como normal quando mais de 99,99% do volume de ar se compem de apenas quatro molculas gasosas, nitrognio(78,09%), oxignio(20,94),
50 51

Art. 5., caput c/c art. 1.,III e 6.; art. 225 caput da Constituio Federal. MAIA FILHO, Roberto. A Tutela Material Civil do Ar Atmosfrico. Dissertao apresentada na PUC-SP,So Paulo.1999.

41

argnio(0,95%) e dixido de carbono(0,03%), alm de uma dzia de outros constituintes que se encontram em quantidades microscpicas, geralmente expressos em partes por milho.52

A despeito de opinies em sentido contrrio, a poluio caracteriza-se como qualquer mudana nas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas de um determinado ecossistema, ocasionada ou no pela ao humana, a que acarreta prejuzos ao desenvolvimento das populaes ou cause desfigurao da natureza. Para fins legais, a degradao proveniente de atividade que degrade a qualidade ambiental em desacordo com os padres estabelecidos.53

De toda a forma, as causas principais da poluio atmosfrica so a queima de combustveis fsseis e a indstria. Nas cidades, em geral, os veculos so os principais responsveis pela poluio do ar. Na zona rural, a poluio atmosfrica causada pelas queimadas. A atmosfera recebe, anualmente, milhes de toneladas de gases txicos, como monxido de carbono, dixido de enxofre, xido de nitrognio e hidrocarbonetos, alm das partculas que ficam em suspenso. As fontes geradoras de poluio atmosfrica so os motores dos automveis, as indstrias, a incinerao de lixo e as queimadas.

Mister registrar que o Monxido de Carbono (CO) um gs contaminante, incolor, inodoro, mais leve que o ar e extremamente txico. Esse o principal poluente dos grandes centros urbanos, causando efeito danoso ao sistema nervoso central, inclusive com perda de conscincia e viso.Exposies curtas podem causar dores de cabea e tontura.Tambm, o Dixido de Enxofre, causa irritao aos olhos, desconforto na respirao, doenas respiratrias e cardiovasculares, causa corroso aos materiais e danos vegetao.
52

FIALHO, Rodrigo Coelho. Dissertao apresentada no Instituto de Biocincias na USP ao citar o professor

42

Dissertando a respeito, o ambientalista americano James Gustave Speth, diretor e professor do Departamento de Estudos do Meio Ambiente e Florestas da Universidade de Yale dos Estados Unidos, afirma que:

a concentrao de dixido de carbono na atmosfera a mais alta que nos ltimos 420 mil anos. E esse acmulo s tende a aumentar. O gs carbnico, responsvel pelo aquecimento global, emitido pela queima de combustveis fsseis. Na era pr-industrial, a concentrao de gs carbnico na atmosfera ficava em torno de 280 partculas por milho. Hoje, 370 partculas por milho. A previso de 600 partculas por milho. Isso o equivalente a colocar cobertores sobre a terra.

Aduz, por fim, que um futuro que no d vontade de visitar.54

3.2.1

Da Chuva cida

As chuvas so sempre cidas, pois com a combinao de gs carbnico (CO2) e gua (H2O) presentes na atmosfera produzem cido carbnico (H2CO3). A elevao exagerada dos nveis de acidez resultado da ao antrpica.55

A chuva cida causada pela emisso de poluentes das industrias, dos transportes e demais atividades que queimam combustveis fsseis. Os principais responsveis por esse fenmeno so o dixido de enxofre (SO2) e o dixido de nitrognio (NO2). Esses gases, ao serem lanados na atmosfera, se combinam com a gua em suspenso, transformando-se em cido com elevada capacidade de corroso (cido sulfrico).

GRANVILLE H. SEWEL. CETESB,1985. 53 Art. 3., inc. III, da Lei n. 6.938/81. 54 SPETH, James Gustave. Red Sky ar Morningt(O Cu Vermelho pela Manh). Yale University Press (sem traduo para o portugus). New York. 2004.

43

3.2.2

Do Efeito Estufa

um fenmeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta, no entanto, sua ocorrncia maior nos centros urbano-industriais. Costuma acontecer no inverno, nos dias frios.56 Em situaes normais o ar, aquecido pela irradiao da superfcie, por ficar menos denso (mais leve), eleva-se dando lugar ao ar frio, dessa maneira formam-se correntes de conveco do ar, que estabelecem uma dinmica favorvel disperso de poluentes. Ou seja, a radiao solar

(ondas curtas - ultravioleta), atravessa a atmosfera e chega ao planeta, trazendo o aquecimento. A radiao terrestre resultante (ondas longas infravermelho), ou ondas de calor, no conseguem seu desenvolvimento pleno no espao, pois os gases-estufa (principalmente CO2) absorvem e emitem esta radiao de volta para o planeta, o que permite a manuteno da temperatura mdia do globo em certos nveis.

Portanto, o efeito estufa um fenmeno absolutamente natural, e sem ele no haveria vida na Terra. Entretanto, a emisso em larga escala dos gases estufas (gerados principalmente pela queima de combustveis fsseis e pela atividade industrial) geram uma intensificao do fenmeno aumentado temperatura mdia global e provocando variaes climticas. Como conseqncias, poderiam provocar, alm da alterao de padres agrcolas e de diversos processos ecolgicos, alteraes no ciclo hidrolgico e derretimento das geleiras e plataformas de gelo, provocando o aumento do nvel dos mares. Porm, no h como prever com certeza estas

COELHO, Marcos de Amorim; Terra, Lygia. Geografia Geral: o espao natural e socioeconmico. 4 edio. So Paulo: Moderna, 2001.Srie Sinopse.p.423.

56

44

conseqncias. O que se sabe que a temperatura da Terra cresceu cerca de 0,6C nos ltimos cem anos, o que no anormal. A intensificao da emisso dos gases-estufas, que vem desde a Revoluo Industrial, que preocupa os cientistas, pois aumenta a temperatura global em at 2C nos prximos cem anos.

3.2.3

Ilhas de Calor

o aumento da temperatura nos centros urbanos. Ocorre principalmente, em virtude da grande rea asfaltada, das imensas massas de concreto, da intensa emisso de gases poluentes e da ausncia de vegetao. Esses fatores provocam o aumento da mdia trmica, intensificado pelo grande nmero de edifcios que impendem ou dificultam a penetrao dos ventos. A diferena de temperatura do ar atmosfrico entre a cidade e seus arredores pode atingir de 6 a 8C.

3.2.4

Camada de Oznio

O oznio (O3) na baixa atmosfera extremamente prejudicial, principalmente para o desenvolvimento das plantas. Mas em estado puro e livre na estratosfera (entre 15 e 30Km de altitude), ele protege os seres vivos da radiao proveniente do Sol, filtrando os raios ultravioletas.57

45

A emisso de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera, resultante da utilizao de condicionadores de ar, refrigerao, e no processo de fabricao de aerossis, isopor e solventes, provocando a diminuio das molculas de oznio, uma vez que o cloro presente no CFC, reage com estas, destruindo-as ou causando sua depleo.

Como conseqncia da maior incidncia de radiao solar (ultravioleta) na superfcie terrestre, pode-se citar o aumento do nmero de casos de cncer de pele, perturbaes na viso e diminuio na velocidade da fotossntese dos vegetais.

Diante da gravidade e a preocupao governamental, foi criado o Comit Executivo Interministerial para a proteo da Camada de Oznio, com a finalidade de estabelecer diretrizes e coordenar aes relativas a proteo da camada de oznio58 bem como a aprovao do acordo internacional do Protocolo de Montreal.

3.3 DA INTERVENO NAS ATIVIDADES POLUIDORAS

O ar, com certos padres de pureza e de qualidade, indispensvel vida humana. No sendo propriedade de ningum, mas um bem de uso comum de todos, patrimnio da coletividade, ningum tem o direito de conspurc-lo.59

SENE, Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil:especo geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. p.391. 58 Decreto Federal de 06.03.2003, publicado no DOU de 07.03.2003.Decreto n. 5.280/2004.Acordo InternacionalProtocolo de Montreal. 59 DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. Malheiros Editores. P. 81 e 82.

57

46

A interveno sobre as atividades poluidoras com vistas a preservar ou recuperar a qualidade atmosfrica e conseqentemente a qualidade ambiental deve ser efetuado atravs de monitoramento com de medidas em nveis federal, estadual e municipal. A Constituio Federal, estabelece que a proteo ao meio ambiente e o combate poluio em qualquer de suas formas da competncia comum da Unio, dos Estados e dos Municpios60; prev a competncia concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal para legislar sobre a proteo do meio ambiente e o controle da poluio;61 aos Municpios, cabe suplementar a legislao no que couber.62 Destarte, a Constituio Federal conferiu amplssima proteo ao ar atmosfrico e o poder de controle sobre as atividades capazes de polu-lo, vez que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado insere-se neste contexto o ar bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo63. Os titulares do bem jurdico denominado de meio ambiente so as atuais geraes mas, por igual, aqueles que ainda no nasceram ou seja, as futuras geraes. Tal proteo legal configura-se como pressuposto superior para o atendimento de um valor fundamental o direito vida.

Para tanto, foi editado pelo governo federal um programa energtico alternativo, de energia limpa para substituir o combustvel fssil, denominado de Prolcool. Tambm, parte da soluo da poluio nas grandes cidades do Rio Grande do Sul, foi minorada pelos laboratrios de qumica da Fundao da Universidade (FURG) com a criao e o desenvolvimento do combustvel biodiesel. A frmula do combustvel bastante simples: leo vegetal e lcool para se

60 61

Art, 23,VI,da CF; Art, 24,VI, da CF; 62 Art. 30,II, da CF; 63 Art. 225, caput, da CF;

47

obter o biodiesel, um combustvel barato, com matria prima renovvel e reduzida taxa de poluentes. As vantagens do biodiesel so enormes, uma vez que, com a utilizao desse combustvel, inexiste emisso de compostos aromticos (agentes cancergenos), com reduzida emisso de gs carbnico, hidrocarbonetos, enxofre e da fumaa preta.64 Com empeque, tambm, o Gs Natural Veicular-GNV, utilizado na frota de txis e veculos automotores como uma soluo limpa, barata e segura para melhorar a qualidade de vida da populao pela grau nfimo de poluente e apresentar as caractersticas de combustvel seco e no diluente do leo lubrificante do motor. Com a queima completa do combustvel inexiste a formao de depsitos de carbono nas partes internas do equipamento aumentando a vida til do motor e os intervalos das trocas de leo, com custo percentual de 60% menor referente ao combustvel.65

Ainda, atravs do Programa Nacional de Controle da Poluio do Ar por Veculos Automotores PRONCOVE, foi expedida a Resoluo n. 18/86, do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA-, para fins de reduo de emisses de poluentes. O Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar estabelecendo padres primrios e secundrios da qualidade do ar e tm suas emisses reguladas pelo CONAMA66. A Resoluo n. 007/93, estabeleceu padres de emisso de gs carbnico e similares, diluio, velocidade angular do motor e rudos para os motores dos veculos automotores de ciclo Otto e, a capacidade de fumaa preta e rudo para o ciclo diesel. Os limites servem de parmetros para o estado de manuteno de veculos em circulao e ao atendimento dos Programas de Inspees e Manuteno para os veculos automotores em uso, previsto na Resoluo n. 018/86-CONAMA;
64 65

Zero Hora.Caderno: Ambiente.26.02.2004.p.7; SULGAS. Gs Natural.Jornal Zero Hora de 21.07.2004.p.2 a 6. Matriz energtica extremamente baixa apenas 7,5%; mdia mundial 23%; Argentina- 50%, ainda consta como o pas com a maior frota de veculos com Gs Natural do Mundo.

48

tambm, a Resoluo n. 018/95, disciplinou a implantao do Programa de Inspeo e Manuteno para Veculos em Uso I/M. A Portaria do IBAMA n. 085/96 de adotou o Programa Interno de autofiscalizao da manuteno da frota dos veculos movidos a leo diesel de transporte de carga e passageiro. A Resoluo n. 230/97 do CONAMA, elencou itens de ao indesejvel como peas, componentes, dispositivos, sistemas, lubrificantes, aditivos,

combustveis e procedimentos operacionais em desacordo com a homologao dos veculos, que possam reduzir a eficcia do controle de emisso de rudos e poluentes atmosfricos dos veculos automotores, ou produzir variaes acima dos padres de emisses em condies normais. Os nveis de emisso de monxido de carbono, xido de nitrognio, hidrocarbonetos, lcoois, aldedos, fuligem,material particulado, compostos poluentes dos motores dos veculos automotores comercializados no Pas.67

Nesse diapaso, pertinente frisar que a tipificao das espcies de crimes de poluio de qualquer natureza em nveis que resultem ou possam resultar em danos sade humana, contemplam a poluio atmosfrica.68. Tambm, o conceito oferecido na Lei n. 6.938/81, que dispem sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, ao considerar poluio como: degradao ambiental resultante das atividades que, direta ou indiretamente prejudiquem a sade,segurana, bem estar da populao, condies adversas s atividades sociais e econmicas,afetem a biota, as condies estticas,enfim lancem matrias ou energias em desacordo com os padres estabelecidos pacificou a matria. Da, ento, impe-se a vislumbrar que foi minuciosamente destrinchado e definido o teor de Poluente atmosfrico como:

66 67

Resoluo n. 05, de 15.07.89; Res. 251/99-CONAMA. Lei n. 8.723, de 28.10.93 alterada pela Lei n.10.203, de 22.02.01.

49

qualquer forma de matria e energia com intensidade e em quantidade, concentrao, tempo ou caractersticas em desacordo com os nveis estabelecidos, ou que tornem ou possam tornar o ar: I imprprio, nocivo ou ofensivo sade; II- inconveniente ao bem estar pblico; III- danoso aos materiais, fauna e a flora; IV prejudicial segurana, ao uso e gozo da propriedade e s atividades normais da comunidade.69

Vale invocar o esclio de que, a natureza deveria receber a proteo do homem e de sua comunidade, em todos as frentes inclusive patrimoniais de mbito pblico ou privado, o lazer e o desenvolvimento econmico, a paisagem e os monumentos, os arredores naturais, os locais de valor histrico, ou artstico enquadrados no valor esttico, cuja degradao afeta a qualidade ambiental.70 Toda alterao das propriedades naturais do meio ambiente, causadas por agentes de qualquer espcie e prejudicial sade, segurana ou ao bem-estar da populao sujeita a seus efeitos legais e regulamentares.71As definies no so completas, todavia, a poluio decorre da liberao de substncias slidas, lquidas, gasosas ou em qualquer estado das matrias cujos padres primrios e secundrios de qualidade do ar so devidamente estabelecidos como poluentes atravs de partculas em suspenso; fumaa; partculas inalveis; dixido de enxofre; monxido de carbono; oznio e dixido de nitrognio.72 Sob outro ngulo, as partculas inalveis representam uma frao de material particulado, com dimetro aerodinmico equivalente a menor que dez micra, produzindo seus efeitos negativos sobre a sade humana dada a facilidade com que penetram no aparelho respiratrio tendo as concentraes dos poluentes atmosfricas recebido o disciplinamento tcnico do CONAMA73. Poluir, desobedecer aos padres especficos, ou lanar emisses poluentes que efetivam ou potencializam danos ao meio
68 69

Art.54, da Lei n. 9.605/98. Art. 1. da Resoluo do CONAMA n. 003/90 e art. 2. da Lei n. 6.938/81. 70 MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 4 Ed. So Paulo, Malheiros Editores, p. 263 e 264. 71 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro.18 Ed. So Paulo, Malheiros Editores. 1993, p. 485. 72 Resoluo n. 005 de 15.07.89 - CONAMA.

50

ambiente, ou ainda podem produzir situao de perigo, com o seu desencadeamento, da degenerescncia natural.

bem verdade que outro avano inexorvel na Poltica Ambiental conexa foi efetivada pelo ordenamento jurdico dado pelo Estatuto das Cidades,74 para os efeitos legais e regulamentares estabeleceu normas de ordem pblica e de interesse social, regulamentando a propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental.

Nessa senda, malgrado as dificuldades ambientais, o ar atmosfrico integra o suporte fisico-qumico da biosfera juntamente com a gua e o solo denominados como abiticos. Essa interao dos elementos telricos, produzem o substrato como condio de vida sobre a Terra, cuja correlao desses elementos (abiticos) com os seres biticos, cuja qualidade de vida lhe do sustentao. Ou seja, o nexo da poluio est intimamente ligado com a sade humana fundamentados em dados cientficos entrelaadas na teia da vida. A tutela ambiental est sob a alada dos entes pblicos e a famigerada poluio decorrente dos veculos automotores mantm vnculos profundos e indissolveis com os patrimnio ambiental natural,o patrimnio ambiental urbano - por muitos doutrinadores denominado como patrimnio artificial pois prevalentemente constitudo pela condies requeridas pela qualidade ambiental- e pela sadia qualidade de vida definidas na Carta de Atenas como: morar, trabalhar, circular e recrear-se. Sustentar a qualidade ambiental do meio construdo est relacionado com as exigncias ambientais tutela ambiental assim como o respeito com o entorno natural. O sistema de transporte e de trfego dirio

73 74

Resoluo n. 003/90 CONAMA. Lei n. 10.257, de 10.07.2001.

51

acarretam impactos ambientais e efeitos indesejveis que exigem do Poder Pblico medidas mitigatrias ou compensatrias, atravs do planejamento, monitorao, controle e a interveno do Estado propiciando uma melhor qualidade de vida com a recuperao das agresses poluidoras, dos rudos, trepidaes, desconforto trmico, odores, problemas respiratrios, que produzem incmodos ao bem estar social e acarretam malefcios sade. Mas so preocupaes abstratas, frvolas e inconcludentes pois tudo recrudescido da poluio sonora onde, inclusive, atravs da Resoluo n. 001/99, do CONAMA, foi estabelecido critrios e padres para emisso de rudos em decorrncia de atividades industriais; ainda, a Resoluo n. 002/90, que institui o Programa Nacional de Educao e Controle da Poluio Sonora Silncio e as Resolues n.s 001, 002, 008 e 017/93, todas do CONAMA, estabeleceram procedimentos e limites para o controle da fiscalizao da emisso de rudos dos veculos automotores. A Resoluo n. 252/99, estabelece os limites mximos de rudos nas proximidades do cano de descarga para os veculos automotores. Ao mesmo tempo, um rudo grande nmero de vibraes acsticas - o resultado da associao de sons produzidos em diferentes intensidades e em vrias freqncias situadas no intervalo audvel do ser humano. No se trata de calendas gregas e, sim, de atendimento s necessidades de regulamentao cotidianas. At porque toda regulamentao idnea, clara, atual por demais salutar e fundamental com o fito de se evitar as distores exegticas, seja ao dar nova roupagem legal ou tendo em mira a aplicabilidade prtica da norma, pois a lei, no serve, seno para realizar.

No bastasse isso, o Estado, que o responsvel pelo ordenamento jurdico positivo, deve reconhecer e garantir a defesa do meio ambiente como pressuposto legtimo da sua prpria existncia e os limites claros da sua autoridade sobre os cidados. Dessarte, o Poder pblico possui o dever de zelar e preservar o bem indisponvel, saindo dos campos da convenincia e

52

oportunidade para poder adentrar nos campos delimitados e impositivos da defesa e proteo ambiental decorrentes da responsabilidade objetiva75. A partir da tutela constitucional, o processo educativo relacionado ao meio ambiente adquiriu uma dimenso transcendental ao ser inserido na diretriz curricular denominada de Educao Ambiental, nos educandrios fundamentais mesmo que como vis de disciplina sob a forma da transversalidade.76

A Carta Magna garante que a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.77 Tal regramento poderia incutir nos incautos a falsa iluso de que, aps incorporado definitivamente ao patrimnio mesmo que prejudicial ao meio ambiente, nenhuma restrio poder-se-ia impor. Obviamente, que o interesse pblico prevalece sobre o interesse particular, pois, presente a relevante funo social. O Poder Pblico, no seu exerccio do seu poder de polcia, tem o dever de limit-lo administrativamente, segundo o princpio da razoabilidade. As normas editadas com o escopo de defender o meio ambiente, por serem de ordem pblica, tm aplicao imediata sobre os efeitos de fatos ocorridos e, s no atingiro, as relaes jurdicas definitivamente exauridas sobre os fatos pretritos. A lio de Vicente Ro, no antev razo para se falar em retroatividade ou irretroatividade das normas, porque a legislao no admite a alterao dos atos, fatos, direitos e efeitos produzidos no passado, mas, to s, em certos casos, a nova disciplina de seus efeitos atuais e futuros.78 Pertinente destacar, ademais, que o meio ambiente um bem essencialmente difuso, de interesse comum, que transcende os interesses privados e os limites geopolticos, apesar da soberania e da autonomia dos Estados com uma destinao ao atendimento das necessidades da sociedade humana e a exigncia comum que

75 76

Art. 14, 1, da Lei n. 6.938/81. Lei n. 9.394, de 20.12.96-LDB e PCN. 77 Art 5., XXXVI, da CF. 78 O Direito e a Vida dos Direitos. So Paulo: Resenha Universitria, 1977, Vol. I, tomo III , p. 371.

53

a manuteno dos recursos naturais para o equilbrio planetrio. Por ser, o meio ambiente, essencialmente difuso, possui valores intangveis que escapam as valoraes econmicas e devem obedecer as leis naturais. Todavia, a lei - que o social resolvido -, de maneira expressa deve fixar o alcance das intervenes das aes ambientais, valendo-se do poder de polcia administrativa para criar limitaes ao exerccio dos direitos individuais. Como tutor do bem ambiental, o Estado, poder adotar e impor medidas preventivas, corretivas, inspectivas, disruptivas, substitutivas ou supletivas para preservar e gerir o meio ambiente atravs do poder de polcia ambiental.

Outrossim, o Poder de Polcia Ambiental a atividade da Administrao Pblica que limita ou disciplina direitos, interesses ou liberdade, regula a prtica de ato ou a obteno de fatos em razo de interesse pblico concernente sade da populao, conservao dos ecossistemas, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividade econmica ou de outras atividades dependentes de concesso, autorizao, permisso ou licena do Poder Pblico de cujas atividades possam decorrer poluio ou agresso natureza.79 Como prerrogativa do Poder Pblico, exercida por profissionais adrede capacitados, tendo como objetivo primordial a

realizao do bem comum, no caso suso, a manuteno da qualidade ambiental, do equilbrio ecolgico, do carter pedaggico, preventivo punitivo e educativo, da essencialidade do patrimnio pblico e, por fim, do desenvolvimento sustentvel, atravs da tutela ambiental pelas autoridades competentes.80

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 9 ed. So Paulo: Malheiros. 2001. p. 305 e 306. Camargo Ferraz, Milar e Nery Jnior. A Ao Civil Pblica e a Tutela Jurisdicional dos Interesses Difusos. So Paulo: Saraiva, 1984, p. 75 e 76; Apud. dis Milar. O Direito do Ambiente. P. 437.
80

79

54

3.4

DANO AMBIENTAL

O dano ambiental denominado como uma leso aos recursos ambientais com a degradao do equilbrio ecolgico e da qualidade de vida. Caracteriza-se, em sntese, pela pulverizao difusa de vtimas uma vez que o bem ambiental de uso comum do povo, na forma da Constituio Federal; a leso ambiental de difcil reparao ou irreparvel, ensejando, em tese, danos morais coletivos incidindo a responsabilidade pelo dano. O Estado, tambm pode ser solidariamente responsabilizado pelos danos ambientais provocados por terceiros, j que seu o dever de fiscalizar e impedir que tais danos aconteam. Diante do nexo de causalidade ao agir, ou agindo deficientemente, deve o Estado responder pela desdia ou sua incompetncia. Nesse caso, reparada a leso, poder demandar regressivamente ao causador do dano.

Diante da poluio do ar atmosfrico, o Estado precisa agir com a faina do direito disponvel normas e mecanismo tecnolgicos - frente s agruras da destruio ambiental promovida pelos veculos automotores sob pena de responsabilidade objetiva e de ser atropelado de roldo pelos infaustos acontecimentos que manipulam as expectativas de avanos indesmentveis com o emprego de sinecuras do poder central que se deixam cooptar pelo poder econmico indstria automobilstica. A proteo ambiental no quimera. vida e, os mecanismos legais e tecnolgicos, devem ser instrumentalizados balizados em direo a qualidade do meio ambiente. em favor da sociedade e

55

4. A POLUIO E A INSPEO TCNICA VEICULAR-ITV

O Programa de Inspeo Tcnica de Veculos (ITV) consiste na avaliao das condies de segurana e os nveis de emisses de gases poluentes e rudos da frota de veculos automotores em circulao. Essas condies tcnicas so definidas pelas normatizaes legais expedidas pelo Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)81. Toda a delonga concentrada em discusses pueris, inconcludentes e menores sobre a formalstica a ser adotada para a implantao da ITV.

81

NBRs 14.040/98; 14.180/99; 14.624/00-ABNT; Resolues 1, 2, 7/93, 16 e 18/95, 227, 252 e 256/99-CONAMA;

56

Ao revs disso, cabe explicitar, a reminiscncia histrica do sculo XX, que foi marcada pelo desenvolvimento da sociedade industrial, o consumo exacerbado de bens pelas populaes, sendo caracterizada como - a era do automvel. Em conseqncia disso, toda produo automobilstica depende da explorao dos recursos naturais atravs da extrao de minrios e do petrleo, alm das complexas estruturas industriais e por uma mirade de atividades econmicas conexas. Mais do que isso, o automvel reescreveu a geografia das cidades e induziu a adaptao ao meio rural, resultando um cenrio fsico hodierno em que vivemos, moldados arquitetonicamente para os veculos. Sistemas virios imensos, metrpoles, redes de estradas, pontes, passagens, viadutos, obras de arte, tudo planejado para a passagem o automvel. Portanto, no se trata de um simples produto ou bem de consumo, mas, sim, de um objeto essencial, primordial e antes disso - um desejo da ampla maioria das pessoas - influenciadas pelo imaginrio coletivo da publicidade e, dos valores culturais da nossa sociedade, como apangio irrefutvel. No entanto, junto, o automvel trouxe enormes problemas sociais. Em primeiro lugar, os elevados investimentos pblicos para a construo das vias pblicas no sentido de possibilitar a circulao em massa de veculos automotores, beneficiando uma parcela da sociedade; em segundo lugar, as catstrofes ambientais causadas pelos vazamentos de petrleo necessrios para a alimentao dos motores dos veculos. A poluio gerada pelas emisses de gases de milhes e milhes de veculos que envenenam o ar atmosfrico dos centros de conurbao urbana trazem conseqncias danosas para a sade populacional, contribuindo com a degradao ambiental do planeta e o efeito estufa; de outro lado, os brutais congestionamentos que martirizam os moradores das cidades e geram enormes deseconomias, com o desperdcio de tempo e de combustvel; tambm, os acidentes de trnsito - que representam um dos maiores fatores de mortalidade e incapacitao do mundo moderno -, enfim situaes que levam os pases a

57

enfrentar os problemas agudos com medidas drsticas com o fito de elevar o nvel de segurana na circulao viria e minimizar os nveis de contaminao das cidades.

A cada passo, um dos fatores que incide de forma decisiva sobre as questes da poluio e segurana do trnsito foi detectado como as condies de trafegabilidade dos veculos. Para tal, estabelecer normas e requisitos tcnicos para a segurana veicular e as emisses de gases antes da homologao documental e da vida til do veculo obrigao do Poder Pblico, com a

mantena dentro dos limites aceitveis atinentes a emisso de substncias nocivas, sem a degradao das caractersticas tcnicas e a deteriorizao das condies dos equipamentos de segurana do veculo e da emisso de substncias txicas.

Para a proteo ambiental e da segurana no trnsito, necessrio implantao de programas de inspees tcnicas veiculares diante dos elevados ndices de acidentalidade e sinistralidade com perdas humanas e materiais imensurveis. Portanto, a implantao da ITV uma questo de responsabilidade social, haja vista que, apesar do automvel ser um bem privado, utiliza o espao pblico, polui o bem pblico e, assim, deve faz-lo com segurana, ao revs, as autoridades tm o dever de exigir daqueles que utilizam o espao pblico - denominado de vias pblicas, o cumprimento das normas mnimas de segurana e ambientais.

Destarte, os itens de avaliao da inspeo tcnica veicular iniciam com a documentao e a identificao do veculo; equipamentos obrigatrios; sistema de freios; sistema de iluminao; sistema de sinalizao; sistema de direo; pneus e rodas; emisso de gases poluentes e rudos e outros componentes veiculares.

58

A frota de veculos automotores em circulao no Brasil gira em torno de 31 milhes de veculos. Muitos dos veculos automotores, lamentavelmente, no so licenciados, pelos custos pendentes do veculo e pelas condies desfavorveis de seus proprietrios. Tecnicamente, so denominados de veculos irregulares, perfazendo a varivel de 12% da frota cujos ndices exponenciais recomendam o sucateamento dos mesmos, pois, por sua vez, ultrapassaram a vida til dos bens; tambm, oscila um percentual varivel da frota ilegal que depende do ano da fabricao e das regies do pas denominados de: veculos dubls, montados, furtados, roubados e trepados. As condies de manuteno da frota circulante nacional so inadequadas e a idade mdia geral da frota nacional de 10,1 anos o que deveras preocupante pois os motores modernos com tecnologia de ponta so 30 vezes menos poluentes e mais econmicos.82 O ndice de reprovao dos veculos avaliados na ITV depender dos critrios a serem implantados no Brasil. Na Sucia e na Espanha, quando da implantao da ITV, ndices de reprovao dos veculos no primeiro ano foram de 30%; atualmente, na Sucia, de menos de 17%; na Espanha, em 20%; Blgica de 20% e a Alemanha de 16%. Os impactos sociais gerados pela implantao da ITV no Brasil sero grandes como enormes so os danos provocados pelos veculos ao meio ambiente.83

O Brasil tem, atualmente, 1,2 milho de carros, motos, nibus e caminhes que no poderiam circular face o sucateamento da frota. Na Europa, por exemplo, a mdia de utilizao da frota no ultrapassa a sete anos. Pesquisa do Sindicato Nacional da Indstria de Componentes para Veculos Automotores (SINDIPEAS). Jornal Zero Hora, datado de 14.11.2004, p.7 e 27. 83 FAVARETTO, Jos Eduardo. Inspeo Tcnica veicular. Impactos Socioeconmicos. Instituto Brasileiro VeicularIBV.SP. Maio de 2001 p.15 a 31. 1,l milho de veculos com mais de 23 anos de uso sairiam de circulao -5,3% da frota brasileira; 90% da frota com mais de 15 anos retirada de circulao pois no se justificaria os gastos com reparos;veculos com mais de 22 anos de uso no retornariam circulao em razo dos custos; tambm os envolvidos em acidentes, deteriorados, valor de mercado baixo e os ilegais. Estimativa de retirada de circulao de 1,6 milho de veculos com menos de 23 anos de uso 7,3% da frota total. Resultado final num prazo de 05 anos da implantao da ITV, cerca de 2,7 milhes de veculos sairiam de circulao. 12,6% da frota circulante brasileira.

82

59

No obstante, os reflexos da implantao da ITV os benefcios derivados com a reduo do nmero de mortos, feridos e o ganho ambiental, dimensionam os ganhos socioeconmicos gerados com o desafogamento do sistema de sade, previdncia social e dos prejuzos materiais causados pelos acidentes de trnsito. Como notrio, uma das principais deseconomias geradas pela circulao de veculos e os congestionamentos so ocasionados pelo consumo de 282 milhes de litros de gasolina, 8 milhes de litros de diesel e de 82 milhes anuais nos custos do sistema de sade, que sero diminudos sensivelmente com a utilizao do transporte pblico e a implantao da ITV, que proporcionar uma incidncia de reduo acidentes e da circulao de veculos nas vias pblicas em mau estado de conservao.84

Como sobejamente demonstrado a principal fonte de poluio nos centros urbanos provocada pela emisso veicular. A matriz energtica brasileira consumida pela frota veicular corresponde a mais de 21 bilhes de litros de gasolina, 20 bilhes de litros de leo diesel e 8 bilhes de lcool.
85

Os veculos antigos e mal conservados so os responsveis pelo consumo

elevado de combustveis. Com a ITV e a reduo do consumo de combustvel representar, tambm, uma importante diminuio substancial da emisso de poluentes86 com benefcios para a sade pblica.87

IPEA/ANTP Trabalho Tcnico: Reduo das deseconomias urbanas com a melhoria do transporte pblico. Braslia. 1998.p.37 a 39. Reduo de 18,7 dos acidentes e 51% dos veculos sem manuteno; reduo de 45,6 dos gastos com congestionamentos. Das 550 remoes da CET de SP 420 so para veculos velhos. 23% das remoes no RJ so de veculos com defeitos mecnicos ou eltricos. Emisses adicionais de poluentes pelos congestionamentos so de 12,8 mil toneladas de hidrocarbonetos, 138,2 mil toneladas de monxido de carbono e 584 toneladas de xido de nitrognio. A saturao dos custos do sistema virio nos horrios de pico ampliam os custos anuais para a cifra de R$ 108,1 milhes. 85 ANP - Dados de 1997. 86 CETESP - veculos respondem por 50% das emisses de poluentes no ar da cidade de So Paulo; 94% das emisses de monxido de carbono, 89% das emisses de hidrocarbonetos e 39% de material particulado. Impacto da ITV sobre o Consumo de Combustveis e a Poluio p. 41 e 42. 87 Estudo do Banco Mundial Air quality benefits of proposed So Paulo Integrated Urban Transports Project. 1993.Poderia reduzir 11,4% das emisses de monxido de carbono, 19,1 de hidrocarbonetos e 20% de material particulado(PM10).Reduo dos custos sociais de R$ 1,3 bilho com a diminuio da poluio nas 10 principais

84

60

O aumento da poluio do ar decorrente da motorizao e a aquecimento nas grandes metrpoles elegeu o seu vilo: os veculos motorizados.88O crescimento da frota, o avano tecnolgico, o modelo energtico e a engenharia sero alvos de questionamentos cientficos como forma de ruptura civilizatria para a viabilizar novas fontes de energia, haja vista que, a dependncia dos combustveis fsseis para a locomoo aterradora diante da vulnerabilidade apresentada e do declnio da curva de petrleo.89

4.1 A LEGISLAO NACIONAL DE TRNSITO

Como ponto de partida desse novo perfil legal a Lei n. 9.503/97- Cdigo de Trnsito Brasileiro, definiu expressamente como competncia dos Estados da Federao a Inspeo Tcnica Veicular em seu art .22, III, do CTB:

Art. 22. Compete aos rgos ou entidades executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal, no mbito de sua circunscrio: (...)

III- Vistoriar, inspecionar quanto s condies de segurana veicular, registrar, emplacar, selar a placa, e licenciar veculos, expedindo o Certificado de Registro e Licenciamento Anual, mediante delegao do rgo federal competente.

(...)

metrpoles.Delimitao no trabalho do Custo social da poluio de R$ 4,3 bilhes o equivalente a 0,39% do PIB nacional. 88 Toledo. Roberto Pompeu. Revista Veja n.46.17.11.2004.p.186.Ttulo: Carro e cidade, uma guerra e morte. Cidade cheia de carros e congestionamento era signo de modernidade. Hoje, cidade de Terceiro Mundo. 89 60% de todo o petrleo consumido pelo setor de transporte. Nos EUA a taxa 70%. O que fazer quando acabar? O mundo do sc. XX nasceu de uma unio indissolvel com o leo. E ele ter de mudar no sc. XXI. Revista VEJA. Ano 37. n. 23. Datada de 09.06.2004. Ttulo: O Fim do Comeo. P.116 a 126. Revista VEJA. Ano 37. n. 51, datada de 22.12.2004. Ttulo: Como Salvar o Planeta. Os Sinais de Mudana;o esquentamento global;o paradoxo da

61

XV Fiscalizar o nvel de emisso de poluentes e rudo produzidos pelos veculos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, alm de dar apoio s aes especificas dos rgos ambientais locais.

Tambm, o cdex definiu como competncia do Municpio para fiscalizar:

Art. 24. Compete aos rgos e entidades executivos de trnsito dos Municpios, no mbito de da circunscrio: XX - fiscalizar o nvel de emisso de poluentes e rudo produzidos pelos veculos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, alm de dar apoio s aes especficas de rgo ambiental local, quando solicitado.

De fato, cabe trazer baila as lies de prudncia e serenidade, pois, para transitar pela vias pblicas, os veculos automotores, devem ser atendidos os requisitos e condies de segurana estabelecidos no Cdigo de Trnsito Brasileiro e em normas do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) na forma prevista:

Art. 104 Os veculos em circulao tero suas condies de segurana, de controle de gases poluentes e de rudo avaliadas mediante inspeo, que ser obrigatria, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurana e pelo CONAMA para emisso de gases poluentes e de rudos.

Alm disso, entretanto, para transitar com o veculo automotor dever ser expedido o Certificado de Registro e Licenciamento anual, vinculado ao Certificado de Registro, no modelo e especificaes estabelecidas pelo CONTRAN:

Art. 131 - O Certificado de Licenciamento Anual ser expedido ao veculo licenciado, vinculado ao Certificado de registro, no modelo e especificaes estabelecidas pelo CONTRAN. 1. - (...); abundncia;1000 Toneladas de Lixo por segundo produzida na Terra;viles ambientais; transgnicos; p.180 usque 213.

62

2.- O veculo somente ser considerado licenciado estando quitados os dbitos relativos a tributos, encargos, e multas de trnsito e ambientais, vinculados ao veculo, independentemente da responsabilidade pelas infraes cometidas.

3.- Ao licenciar o veculo, o proprietrio dever comprovar sua aprovao nas inspees de segurana veicular e de controle de emisses de gases poluentes e de rudo, conforme disposto no art. 104.

Art 124. Para a expedio do novo Certificado de Registro do veculo sero exigidos os seguintes documentos: (...) IV Certificado de Segurana Veicular e de emisso de poluentes e rudos, quando houver adaptao ou alterao de caractersticas do veculo; (...)

X - Comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alterao nas caractersticas originais do veculo que afetem a emisso de poluentes e rudo;

XI - Comprovante de aprovao de inspeo veicular e de poluentes e rudo, quando for o caso, conforme regulamentao do CONTRAN e do CONAMA.

A Lei n. 12.203, de 22.02. 2001, definiu expressamente que a inspeo peridica de veculos em circulao dever ser harmonizada e integrada.

Tendo esse novo pano de fundo, para a implementao da Inspeo Tcnica Veicular, conforme o disposto no Cdigo de Trnsito Brasileiro, necessrio aos rgos Executivos Estaduais de Trnsito e aos demais rgos, a regulamentao definitiva pela Unio, atravs do CONTRAN, com a edio de normas regulamentares sem o sobrestamento sim, porque a

63

normatizao no so meros ornamentos de encaixes nas molduras jurdica sem qualquer critrio da verdade e do valor prtico.90

4.2 DA LEGISLAO AMBIENTAL VEICULAR

As leis ambientais possuem reflexos administrativos e penais incidindo sobre os causadores da poluio ambiental, independentemente da implantao da Inspeo Tcnica Veicular.91

Todavia, em mera digresso e indagao reflexiva, as Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente sinalizam para o desenvolvimento dos programas de inspeo e manuteno dos veculos automotores que envolvam harmoniosamente os entes pblicos. A integrao deflui do Plano de controle de poluio vinculado ao sistema estadual de registro e licenciamento de veculos como forma de integrao com a implementao dos programas de inspeo de segurana veicular e similares, com o objetivo da mantena da qualidade ambiental com a reduo das emisses de poluentes por veculo automotor. As emisses de gases poluentes e de

Resolues do Conselho Nacional de Trnsito de n.s 05/98;06/98 (Revogou as Res. n.s 809 e821/95); 22/98; 27/98, 27/98, 84/98, 101/99, 107/2000, 137/02. 91 Leis Federais n.s 6938/81, 9985/00; 8024/90; 9605/98;12.203/2001; Lei Estadual 11.520/2000. Dec. Fed. n. 99274/90.

90

64

substncias inalveis por veculos automotores com ndices acima dos nveis aceitveis, resultam no incremento da morbidade e mortalidade por doenas respiratrias e a poluio sonora. A regulamentao do controle veicular e do Programa de Controle de Poluio do Ar por veculos automotores (PROCONVE), a implantao de programa de Inspeo e Manuteno para veculos automotores em uso(I/M) e a elaborao pelo rgo ambiental estadual do Plano de Controle da Poluio por veculos em uso PCPV somente pode ser efetivada pelas normativas expedidas pelo CONAMA.92

Efetivamente, a Lei n. 10.203, de 22 de fevereiro de 2001, deu nova redao a artigos da Lei n. 8.723, de 28 de outubro de 1993, que dispe sobre a reduo de emisso de poluentes por veculos automotores como parte integrante da Poltica Nacional de Meio Ambiente. Inicialmente, com a edio de lcool etlico anidro combustvel gasolina e, posteriormente, com o combate a poluio do ar atmosfrico, prevendo na nova sistemtica:

Art.12.Os governos estaduais e municipais ficam autorizados a estabelecer atravs de planos especficos, normas e medidas adicionais de controle da poluio do ar para veculos automotores em circulao, em consonncia com as exigncias do PRONCOVE e suas medidas complementares.

1. Os planos mencionados no caput deste artigo sero fundamentados em aes gradativamente mais restritivas, fixando orientao ao usurio quanto s normas e procedimentos para manuteno dos veculos e estabelecendo processos e procedimentos de inspeo peridica e de fiscalizao das emisses dos veculos em circulao.

2. Os Municpios com frota total igual ou superior a trs milhes de veculos podero implantar programas prprios de inspeo peridica de emisses de veculos em circulao, competindo ao Poder Pblico Municipal, no desenvolvimento de seus respectivos programas, estabelecer processos e procedimentos diferenciados, bem como limites e periodicidades mais restritivos, em funo do nvel local de comprometimento do ar.

Resolues do CONAMA n.s 018/86, 03/90, 01/93, 02/93, 06/93, 07/93, 08/93, 16/93, 15/94, 16/94, 27/94, 14/95, 15/95, 16/95, 17/95, 18/95, 227/97, 251/99, 252/99, 256/99, 272/2000 (...).

92

65

3. Os programas estaduais e municipais de inspeo peridica de emisses de veculos em circulao, devero ser harmonizados, nos termos das Resolues do CONAMA, com o programa de inspeo de segurana veicular, a ser implantado pelo Governo Federal, atravs do CONTRAN e do DENATRAN, ressalvadas as situaes jurdicas consolidadas.

Os fabricantes de motores, de veculos automotores e de combustveis foram obrigados a adotar providncias para reduzir os nveis de emisso de monxido de carbono, xido de nitrognio, hidrocarbonetos, lcoois, aldedos, fuligem, material particulado e outros compostos poluentes nos veculos comercializados no pas, enquadrando-se aos limites fixados definindo prazos para sua consecuo conforme metas delineadas na Poltica Nacional de Meio Ambiente.93

O Conselho Nacional do Meio Ambiente, preocupado com os elevados ndices de poluio veicular e a deteriorizao da qualidade ambiental dos centros urbanos tendo como base o Cdigo de Trnsito Brasileiro editou a Resoluo n. 256, de 30 de junho de 1999, delineando:

Art. 1.- A aprovao na inspeo de emisses de poluentes e rudo prevista no artigo 104, da Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB, exigncia para o licenciamento de veculos automotores, nos Municpios abrangidos pelo Plano de Controle da Poluio por Veculos em Uso-PCPV, nos termos do artigo 131,3, do CTB.

Pargrafo nico. Nos termos desta Resoluo, caber aos rgos estaduais e municipais de meio ambiente a responsabilidade pela implementao das providncias necessrias a consecuo das inspees de que trata o caput deste artigo.

O mesmo instrumento normativo prev convnios entre os rgos para a implantao das inspees.94

93

Lei n. 8.723/93 - Arts. 2. e 3..

66

O Estado do Rio de Janeiro estabeleceu um programa de Inspeo e Manuteno de Veculos em uso, destinado a promover a reduo da poluio atmosfrica por meio do controle da emisso de poluentes pelos veculos automotores em circulao.95 Por ser parcial sem contemplar a segurana veicular - a efetividade da inspeo ambiental no Estado do Rio de Janeiro apresenta uma srie de questionamentos nos aspectos da eficcia operacional.

A questo nodal que se apresenta: Afinal, porque no foi implementada a Inspeo Tcnica de Veculos no Brasil?96

4.3 A EXPERINCIA INTERNACIONAL

A Inspeo Tcnica Veicular como instrumento de controle das questes de segurana e ambiental praticada em inmeros pases da Europa, sia, Amrica do Norte e Amrica do Sul. Na Alemanha e Sucia, h mais de 50 anos so inspecionados os veculos automotores. Na Frana, Espanha, Sucia, Blgica e Inglaterra h pelo menos 20 anos. Nos pases como: Chile, Uruguai, Mxico, Argentina, Tunsia, Israel, Holanda, Itlia, Portugal e, em alguns Estados dos Estados Unidos, os critrios so muito suavizados e desatendem o padro tcnico e ambiental.

Tambm, o Tratado de Assuno, o Protocolo de Ouro Preto e a Recomendao Internacional estabeleceram a necessidade de harmonizao das condies de concorrncias entre

Resoluo n. 256/99-CONAMA. Arts. 14 e 15. Lei Estadual n. 2539, de 19 de abril de 1996 do Estado do RJ e a Lei n. 2557, de 10 de Julho de 1997 do RJ. 96 SZINVELSKI. Ildo Mrio. Trabalho do Curso de Ps-Graduao Em Segurana do Trnsito. ULBRA/RS.A Municipalizao do Trnsito no Estado do Rio Grande do Sul com o Advento do Novel Cdigo de Trnsito Brasileiro.p.25 usque 26 refere a Lei Estadual n. 10.848 de 20.08.1996; a Lei n. 11.311, de 20.01.1999 e a manifestao da FAMURS.p.123; Minuta de Decreto Estadual que regulamentava a ITV no mbito estadual do RS. P. 129 usque 131.
95

94

67

empresas de transportes do MERCOSUL no sentido de padronizar a Inspeo Tcnica Veicular entre as partes. A ausncia de um programa de ITV no Brasil vem causando transtornos nas fronteiras com o Uruguai cujos caminhes so impedidos de transitarem pelo solo estrangeiro se no apresentarem o selo verde. A alegao de que sem a ITV, se agravam os nveis de poluio dos veculos ao abrirem as bombas injetoras para rodar mais provocando a incidncia da chuva cida no Uruguai, minorando as condies do ar na regio.

4.4 A POLTICA NACIONAL DE TRNSITO -PNT

A Poltica Nacional de Trnsito lanada pelo Governo Federal no ano de 2004, prev a implantao da Inspeo Tcnica de Veculos at dezembro do ano de 2005. Contemplada no PNT, a mobilidade, acessibilidade, segurana e qualidade ambiental, bem como, a priorizao de polticas que privilegiem o transporte coletivo, a reduo da emisso dos poluentes e rudos, atravs da fiscalizao e o controle da frota com a qualificao dos espaos pblicos.97

A implantao da ITV no Brasil deveria ser gradual em cumprimento a Lei, com menos exigncias no inicio do programa, na busca da conscientizao e do carter pedaggico aos proprietrios de veculos automotores, com a adaptao inteligente, prevencionista e duradoura dos usurios. A inspeo deve levar em conta aspectos de ordem social, econmica e cultural da sociedade com o aparelhamento e a fiscalizao dos veculos irregulares. Por isso, a gradualidade na implantao.As estaes de inspeo devem contemplar a possibilidade de verificao dos

Poltica Nacional de Trnsito. Ministrio das Cidades.Departamento Nacional de Trnsito. Marco Referencial: 2.1.1. Segurana do Trnsito; 2.1.3 Mobilidade, qualidade de vida e cidadania. Objetivos. Diretrizes: 2.4.3. n. 10. Iniciar a implantao da inspeo tcnica veicular at dezembro de 2004 e concluindo at dezembro de 2006. p.16, 17 e 32. Poltica Nacional de Mobilidade Urbana Sustentvel.Ministrio das Cidades. Princpios e Diretrizes.

97

68

itens de segurana e ambientais, simultaneamente, facilitando ao cidado proprietrio do veculo. No h atualmente integrao entre os rgos ambientais e os DETRANs, exceo feita ao Estado do Rio de Janeiro. Ainda, a maioria dos rgos ambientais, sequer realizaram seu Programa de Controle de Poluio de Veculos em Uso PCPV, condio estabelecida pelo CONAMA, para implantao do programa de Inspeo e Manuteno I/M de emisso de gases poluentes e rudos.

A manuteno do programa de ITV caracterizado como um processo produzido por dados que devem receber um tratamento tcnico que possibilitem a elaborao de polticas pblicas, desenvolvimento e aprimoramento tecnolgico, deve ser mantido no mbito pblico dos Estados. Premidos pela necessidade, os Estados procuram assumir esta responsabilidade com o fito de minimizar a tragdia do trnsito, todavia carece de regulamentao do tema.

Surpreendentemente, a Resoluo do CONTRAN n. 84/98 do CONTRAN, trilhou em sentido diverso aos dos Estados da Federao, transferido iniciativa privada a ITV. De outro lado, a Unio passou a atacar, pela via judicial, as iniciativas tendentes a implementar a ITV no mbito estadual ou com modificaes das Resolues pelo CONTRAN.98 De tal sorte, como a habilitao dos condutores e a documentao veicular emitida pelos rgos Executivos Estaduais de Trnsito tal competncia, seria exercida, por fora da lei, pelos Departamentos Estaduais de Trnsito, o controle, padro tcnico, gerenciamento, racionalizao, a fiscalizao, enfim as medidas efetivas para a implementao da ITV.
98

Lei n. 10.848, de 20 de Agosto de 1996 da lavra do saudoso Secretrio da Justia e da Segurana Dr. Jos Cirne e Lima Einchenberger; Lei Estadual n. 11.311, de 20 de Janeiro de 1999- denominada Lei Deputado Beto Albuquerque - ambas, do Estado do RS envolvendo o DETRAN/RS, FEPAM e FAMURS. Lei Estadual n. 2.757/97- Rio de Janeiro. Aes Diretas de Inconstitucionalidades. Estados do PR, BA, MG, SP, SC, ES, AL (...). Tramita, ainda, na Assemblia Legislativa gacha Projeto de Lei do Deputado Raul Pont sobre a ITV e a Inspeo Verde em decorrncia da audincia pblica datada de 17 de abril de 2003 sobre o tema: Segurana Ambiental e

69

O DENATRAN, busca agir diferente na tentativa de fazer aprovar o Projeto de Lei n. 5.979/200199 federalizando o controle da ITV e privatizando a sua execuo operacional atravs de lotes estaduais. Ora, a realizao da inspeo no pode ser servio concedido

entregues aos particulares e, sim, exerccio de poder de polcia administrativa do Estado, a serem assumidos e referendados por servidores pblicos concursados, salvo, evidentemente os atos tcnicos preparatrios. A Associao Nacional dos Departamentos de Trnsito (AND), atravs do ilustrado presidente gacho, Dr. Carlos Ubiratan dos Santos, manifestou posio contrria a atual sistemtica propositiva de mbito federalizante para a implantao da ITV, propugnando pela manuteno no mbito pblico estadual, alm da gradualidade da implantao e a periodicidade, do poder de polcia administrativa, da sinergia dos rgos de trnsito e ambientais.100

No se discute a necessidade da ITV diante da unanimidade dos benefcios apresentados, da renovao da frota, da proteo dos direitos difusos, do dever do poder pblico, da preveno da vida e do meio ambiente, da economia de combustvel, do impacto econmico, da credibilidade, do novo padro tcnico, do controle da frota e dos reflexos positivos no mbito internacional, em sntese: so mecanismos de fortalecimento do exerccio da cidadania e da presena do papel do Estado no controle da segurana do trnsito e na melhoria da qualidade ambiental. No existe caminho de retorno em direo quilo que j foi perdido. Perdeu muito a sociedade por desdia de autoridades cuja responsabilidade objetiva pelos danos causados aos cidados em virtude da ao, omisso ou erro na execuo e manuteno de programas, projetos

Inspeo Veicular, contando com a presena do Ministro das Cidades, Diretor do DENATRAN, DETRAN/RS, FAMURS, AGM, Municpios e Deputados Estaduais, conforme anais da Casa do Povo do Rio Grande do Sul. 99 Relator Deputado Federal Philemon Rodrigues. Cmara dos Deputados. Braslia/DF.

70

e servios que garantam o exerccio do direito de um trnsito seguro, a qual ser apurada no momento oportuno.101 O ar atmosfrico no um sistema resiliente para retornar s suas condies originais aps as alteraes estruturais provocadas. No se pode deixar passar despercebido quilo que essencial sem que a sociedade tenha a oportunidade de descortinar e discernir a complexidade da preservao do ar, pois, muito mais do que uma questo ambiental. uma questo vital. 4.5. A FROTA DE VECULOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Os veculos automotores ganharam impulso a partir de 1945, pela poltica dos Estados Unidos, que investiram maciamente em caminhes e motores para abastecer suas tropas durante a Segunda Guerra Mundial e, no final do conflito, possuam excessos de produo. Aps a guerra, os americanos pressionaram os mercados a adotar os seus produtos, financiando a importao de seus veculos e, posteriormente, a instalao de suas fbricas.102 O Brasil comprou a idia e, logo, abriu rodovias e virou sinnimo de investimentos em infra-estrutura. A renovao e a manuteno da malha ferroviria foram, gradativamente, esquecidas103 O

Pronunciamento do Dr. Carlos Ubiratan dos Santos, Diretor Presidente do DETRAN/RS e da AND- Associao Nacional dos DETRANs na Comisso Especial da Cmara de Deputados em Braslia Dep. Humberto Michiles em 10.05.2004, atendendo o teor da convocao do Of. n. 08/2004 atravs do expediente n. Of. n. AND/25-4. 101 Art. 1., 3. da Lei Federal n. 9.503/97-CTB. 102 O Brasil vivia o clima de euforia dos aliados com o final da II Guerra Mundial. O ento presidente Getlio Vargas criou a subcomisso do setor automotivo na Comisso de Desenvolvimento da Indstria, em 1952; o carro brasileiro foi uma das metas do candidato presidente da Repblica Juscelino Kubitscheck. JK prometeu 50 anos em cinco e suas metas foram a indstria, energia, transporte, alimentao e educao. Sob o comando do almirante Lcio Meira, o Grupo Executivo da Indstria Automobilstica aprovou projetos para produo de automveis, caminhes e nibus. A primeira licena foi dada para a Veculos e Mquinas Agrcolas (VEMAG), que desde 1945 montava e distribua Studebaker,Massey Harris e Scania. O polons Alfredo Jurzikowsky comercializa automveis e caminhes Mercedes-Benz,em 1950; a General Motors, Mercedes-Benz, Ford, a Internacional Harvest, a Willys-Overland, a Volkswagen, a Brasmotor, a VERMAG, a Caterpillar e a Romi formaram a Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores em 1956. Nos anos 50, a frota de 500 mil carros dobrou. O ABC paulista se transformou na Detroit brasileira; o DKW e a Volks (fusca) foram montados em So Paulo. A GM, em So Caetano do Sul; a Mercedes-Benz,Volkswagen e Willys-Overland,na Vila Anchieta; em 1957, a Scania Vabis em SP; em 1958,a Toyota e, em 1959, o Bandeirante. 103 Revista Superinteressante, Edio n. 179. Agosto de 2002. Entrevista ao Prof Paulo Fernando Fleury do Centro de Estudos em Logstica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

100

71

resultado disso que, hoje, temos 1,7 milho de quilmetros de rodovias, que transportam 96% dos passageiros e 63% da carga. J os 30.000 quilmetros de ferrovias ficam com menos de 12% do transporte. Nos EUA, que influenciaram na opo rodoviria brasileira, os trens levam 47% da carga. Os altos custos dos transportes fomentaram a urbanizao e a concentrao das indstrias prximas aos centros consumidores criando o flagelo das periferias das grandes cidades que, hoje, concentram os piores indicadores sociais do pas entre eles a violncia com os ndices de acidentalidade e sinistralidade. A atmosfera e o meio ambiente foram prejudicados pelo consumo de combustveis derivados do petrleo com a escolha errada da malha rodoviria, em detrimento a outros modais alternativos como o transporte ferrovirio para grandes distncia e o metr nos grandes centros, alm das facilidades das hidrovias de extenses continentais.

Mesmo com todos os transtornos enfrentados pelos usurios de automveis nas estradas e vias urbanas que vo, repisa-se, desde congestionamentos de trfego como a falta de espao para estacionar, s haver mudanas vista, se os servios pblicos se mostrarem eficientes. Essa condio ser alcanada, quando o cipoal das diversas modalidades de transporte, de forma complementar, forem dotadas de conforto, segurana, pontualidade, preos, rotas articuladas, a ponto de tornarem os automveis particulares dispensveis. Destarte, a taxa de crescimento da frota de veculos no Estado aumentou em percentuais elevadssimos entre 1998 a 2004 conforme dados estatsticos em anexo.104

Apndices da Monografia de n. 8.1; Frota;ndice de Motorizao por Municpio;veculos em circulao por ano de fabricao.

104

72

Mais do que razes culturais, deve ser levado em conta, tambm, que o elevado crescimento do nmero de veculos em circulao no Estado pode ser explicado pela ausncia de polticas adequadas na rea do transporte pblico compatvel com o segmento retrado.105

Nos ltimos quinze anos, a frota de veculos do Estado do Rio Grande do Sul, passando de cerca de um milho para mais de trs milhes e quinhentos mil veculos, como de resto em todo Pas. Entretanto, sem a implantao da inspeo tcnica veicular, muitos continuam trafegando, sem condies, poluindo o ar atmosfrico e aumentando os riscos de acidentes. Quantas mortes poderiam ter sido evitadas? Quantas toneladas de gases contaminantes poderiam ter deixado de poluir o nosso Pas?106

Reiterado, que a exploso da frota de veculos sem as condies dos espaos pblicos compatveis recrudescer a poluio ambiental, os congestionamentos, o aquecimento, a falta de investimentos, os prejuzos materiais e sociais. O que por milhes de anos foi preservado poder ser destrudo pela ganncia, desdia, ou pela omisso das geraes do sculo 21. O aquecimento e a poluio atmosfrica no so obras de fico, mas uma ameaa sem controle. A minorao e a reduo drsticas das emisses de gases poluentes - para frear a mudana climtica - se dar perfunctoriamente, no Brasil, atravs da instrumentalizao e implementao da Inspeo Tcnica Veicular nos veculos automotores da frota brasileira. Aqueles veculos que no forem submetidos inspeo tcnica conforme calendrio de licenciamento sero recolhidos aos Centros de Remoo e Depsitos-CRDs, por medida administrativa e aplicadas s penalidades
105

Manifesto da Jornada Brasileira Na cidade sem meu carro no dia 22 de setembro de 2004. Irracionalidade de um sistema de circulao construdo para beneficiar o automvel, priorizando 82% da ocupao do espao pblico contra 12% do transporte coletivo. Caminhada em Porto Alegre, RS, com o apoio do Movimento Gacho do Trnsito Seguro, FAMURS, CETRAN/RS, DETRAN/RS e EPTC.

73

administrativas e levados hasta pblica, caso no retirados no prazo de noventa dias, na forma da lei107. No caso da no adoo em nvel nacional a implantao da ITV o Rio Grande do Sul poderia adotar a inspeo verde no Estado conforme minutas do Projeto de lei e Portaria constantes dos Apndices de n.s 8.2 e 8.3, em anexo ao presente trabalho.

5. PROTOCOLO DE KYOTO

A promulgao no dia 05 de novembro de 2004 pelo presidente da RSSIA, Vladimir Putin, da ratificao do Protocolo de Kyoto representa o ltimo e decisivo passo para que o pacto internacional sobre a defesa do meio ambiente passe a ter efeito no dia 16 de fevereiro do ano de

Fernando Zchia. Deputado Estadual do PMDB. Texto na coluna Opinio do Jornal do Comrcio com o ttulo: Preveno Necessria. Out/2004. 107 Art. 230, VIII e XVIII, do CTB.Art. 269,II c/c art. 271 do CTB;arts. 104 e 131, 2. e 3. do CTB. Art. 230,V, do CTB.Art. 328, do CTB.

106

74

2005.Mesmo que os Estados Unidos da Amrica mantenham a deciso adotada em maro de 2001 de rejeitar o tratado, com a adeso russa, completam-se as condies para sua vigncia. Para ser adotado, o Protocolo de Kyoto tinha que ser ratificado por pases que respondessem por pelo menos 55% das emisses de gs carbnico dos pases industrializados, o que se concretizou com a histrica deciso de Moscou, responsvel por 17% delas, a cota foi atingida.

Os Estados Unidos so responsveis por parte significativa desses gases, um quinto do total,
108

e sua resistncia a uma poltica ambientalista vista como um equvoco planetrio que

pode custar caro prpria causa da preservao. O tratado prev que os pases industrializados signatrios cortem ou diminuam as emisses de seis tipos de gases causadores do efeito estufa para que, at 2012, voltem aos nveis de 1990. So objetivos ainda tmidos, mas que se revestem de importncia por serem a primeira tomada de deciso da comunidade humana para salvar o planeta.

Com a adeso da RSSIA e a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto crescer a presso sobre os EUA que, dentro da poltica unilateral, preferem proteger seus interesses poluidores denominados de indstrias em vez de somar-se ao esforo mundial para limpar o planeta. A

mudana do clima nos ltimos anos, a freqncia de inundaes, ciclones, tempestades e secas, o desaparecimento de recursos de ecossistemas, a crescente perda da biodiversidade, a queda da produo de gros, o aumento do nmero de transmisses de doenas infecciosas, a poluio do ar atmosfrico, da gua e de novas regies desrticas, so fenmenos relacionados com a perda

A Revista Veja n.46 de 17.11.2004, p.114 afirma que os EUA, sozinhos, emitem nada menos que 36% dos gases venenosos que criam o efeito estufa. Apenas nos ltimos dez anos, a emisso de gases por parte dos EUA aumentou 10%. Outros pases como a Austrlia, ficaram fora do pacto. A Revista VEJA n. 37, de 22.12.2004, p. 181 usque 213 arrosta o tema em testilha.

108

75

da qualidade ambiental e com o aquecimento da terra, que, no futuro prximo, pode ter conseqncias catastrficas para todo o tipo de vida.

Foi para deter essa tendncia que os pases se reuniram em Kyoto em 1997 e, elaboraram, um programa factvel que poderia ser aceito pela maioria dos poluidores que so os pases mais ricos do mundo sem que a necessidade de reciclar o parque industrial provocasse danos irreversveis s economias. A maioria dos pases ricos j aderiu ao Protocolo. Caber a eles e as entidades ambientalistas a tarefa de pressionar os EUA, agora isolados, a voltar atrs numa poltica ecolgica que contraria o interesse da humanidade.

Desse modo, o ano de 2005, ao dar vigncia ao Protocolo de Kyoto, dever, por essas razes, entrar para a histria da luta pela restaurao do ambiente natural.Tambm, um novo item entrar no balano financeiro de cerca de 16 mil indstrias da Unio Europia a partir do prximo ano: os custos decorrentes da produo de dixido de carbono(CO2). Com o Emissions Tradig Scheme (ETS) esquema de comrcio de emisses, um dos gases responsveis pelo aquecimento da Terra passar a ser comercializado em um mercado similar ao de aes e ter seu preo fixado pela lei da oferta e da procura, com limites fixados para cada empresa do sistema europeu. Benfico para a sade do planeta, o ETS poder trazer prejuzo ao bolso dos consumidores para compensar os custos de energia eltrica em detrimento da energia gerada pelo carvo. Tal mecanismo encontrado pela Unio Europia para atingir em 2012, a meta de 8% de reduo de emisso de gases poluentes estabelecidos pelo Protocolo.

Em nenhum tratado de direito internacional do meio ambiente, entretanto, o papel de instrumento de mediao poltica exercida pelo princpio da precauo assumiu maior relevo do

76

que no processo de elaborao da Conveno - Quadro sobre Mudanas Climticas. Registros histricos demonstram, particularmente, que mudanas climticas podem dar origem a novos problemas ou agravar de modo extremamente drstico as demandas sociais preexistentes, levado a situao de crise aguda ou ruptura dos modos especficos de interao que se manifestam em determinados sistemas socioambientais. Tais alteraes vm sendo verificadas nos aproximados 4,6 bilhes de anos na Terra. Aparentemente aleatrias, contudo, as mudanas experimentadas, a longo prazo, pelos sistemas climticos revelam certas tendncias.109 Assim, uma tendncia ao resfriamento durante a evoluo geolgica do planeta pode ser observada como uma funo da diminuio do dixido de carbono na atmosfera.

No obstante, o incremento da populao mundial, associado ao crescimento tecnolgico de determinadas sociedades, vem revelando que certas aes humanas assumiram, no ltimo sculo, a condio de deflagradora de significativas alteraes climticas globais, caracterizando, assim, mudanas globais antropognicas.

Com efeito, alguns gases existentes na atmosfera por apresentarem reatividade radiao infravermelha emitida pela superfcie da Terra, desempenharam um papel regular do clima extremamente relevante, ao produzirem o denominado efeito estufa, mantendo a temperatura mdia do planeta trinta e oito graus Celsius mais elevada em relao quela que apresentaria na sua ausncia.110 Exatamente por sua quantidade na atmosfera ser pequena, alteraes muitos significativas no clima podem ser deflagradas em virtude dessas oscilaes de poluio nas
109

HUGGET, 1997, p.2-3.Apud. Obra: Princpios de Direito Ambiental Na Dimenso Internacional Comparada.Sampaio, Jos Adhercio Leite. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. p.176 e 177.

77

concentraes. Nos ltimos duzentos anos, em razo, precisamente, de emisses decorrentes do desenvolvimento de atividades humanas, as concentraes de muitos gases vm aumentando em um ritmo que, tambm, cada vez mais se acelera, o que sugere que alteraes complexas nos sistemas socioambientais faro sentir como resultado de um processo de elevao das temperaturas mdias do planeta, fenmeno conhecido como aquecimento global.111

Apesar do mecanismo bsico do aquecimento global ser conhecido desde 1896, decorrentes dos estudos das emisses do dixido de carbono, os efeitos tem sido catastrficos reconhecidamente pela comunidade cientifica, no sentido de que o aumento das concentraes de gases do efeito estufa na atmosfera tem por conseqncias alteraes globais nas temperaturas da superfcie terrestre, dos oceanos, bem como, modificaes no sistema de circulao dos ventos. Da mesma forma, no se pode concluir que tais alteraes possuam contornos agudos a ponto de tornar as condies ambientais imprprias para a vida humana, todavia os efeitos nocivos deles adviro como: a elevao dos nveis dos oceanos e o impacto nas regies costeiras; secas e repercusso na economia agrria; fenmenos meteorolgicos crticos com ondas de calor e sucessivas inundaes; resistncia e disseminao de doenas parasitrias.

A ampliao dos estudos sobre os efeitos disruptivos do aumento da concentrao de gases do efeito estufa na atmosfera deu ensejo, em 1988, Resoluo n. 43/53, da AssembliaGeral da ONU, que reconheceu ser a mudana do clima preocupao comum da humanidade e determinou a estruturao de um comit cientfico permanente, de carter multilateral, destinada
110

PARKER, 1997, p. 194. Os principais gases do efeito estufa so o vapor dgua, o dixido de carbono, os xidos ntricos, o metano, os clorofluorcabonos, os hidrofluorcarbonos, os perfluorcabonos, o hexafluoreto de enxofre e o oznio.

78

a revises peridicas sobre o clima e propor estratgias para o combate ao aquecimento global. Assim, foi estabelecido em conjunto com Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organizao Meteorolgica Mundial, o painel de intergovernamental sobre mudanas climticas - IPCC. Diversas recomendaes foram proferidas no sentido de otimizao para se enfrentar as causas do aquecimento global, como os estudos das substncias que

provocam depleo da camada de oznio; reduo dos gases que provocam o efeito estufa e a adoo de medidas institucionais que, associadas a um conjunto de orientaes especficas, tivesse como misso coordenar os esforos necessrios para o efetivo cumprimento das metas de proteo ambiental fixadas. Qual a contribuio brasileira para com os efeitos disruptivos associados s emisses antropognicas de gases na atmosfera?

Alis, a adoo da Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas definiu, contudo, as linhas mestras para os acordos internacionais sobre o aquecimento global com destaque especial para: a definio dos objetivos quantificados de limitao e reduo de emisses por perodo de tempo; a extenso e implicaes da responsabilidade dos pases industrializados por suas emisses histricas de gases de efeito estufa; pases que apresentam nveis per capita de emisso em relao ao crescimento devem adotar medidas limitadoras do percentual futuro de crescimento nos mesmos nveis;distribuio de responsabilidades, pelos incrementos futuros nas concentraes atmosfricas de gases de efeito estufa, entre os impactos do continuado crescimento da populao nos pases em desenvolvimento e o consumo excessivo

NARDY, Afrnio.Uma leitura Transdisciplinar Ambiental.Editora Del Rey. BH.2003. p. 178.

111

do Princpio

da

Precauo.Princpios

do

Direito

79

de produtos e servios nos pases desenvolvidos; necessidade de novas tecnologias; instituies de fomento ao desenvolvimento e a cooperao internacional para proteo do ambiente global.

Nesse eixo central do programa estabelecido acabou por compor-se, desse modo, os seguintes elementos basilares:

a) definio da estabilizao das concentraes de gases do efeito estufa na atmosfera, em nveis que impea interferncias antrpicas perigosas no sistema climtico; b) afirmao segundo o objetivo-geral do tratado que deve ser alcanado no apenas pela reduo das emisses industriais de determinado gs relacionado ao aquecimento global (dixido de carbono), mas por medidas combinadas de reduo das emisses de qualquer natureza de todos os diferentes gases de efeito estufa e adoo de tcnicas que promovam o seu seqestro; c) reconhecidamente de que os pases industrializados devem promover a reduo das emisses totais de gases do efeito estufa; d) reconhecimento de que os pases desenvolvidos devem promover de auxlio tcnico-cientfico e financeiro aos pases em desenvolvimento para que estes possam desenvolver seus programas nacionais de mitigao das mudanas climticas bem como adotar as medidas de adaptao necessrias.

Evidentemente, que a implementao da conveno e da resposta ao aquecimento global dependem da adoo de um marco principiolgico capaz de contornar a estratgia norteamericana de procrastinar a adoo de medidas concretas, nos modelos para estabelecer o alcance dos efeitos do aquecimento global, disposto no artigo 3.3 da Conveno:

80

As partes devem adotar medidas de precauo para prever, evitar ou minimizar as causas da mudana do clima e mitigar seus efeitos negativos. Quando surgirem ameaas de danos srios ou irreversveis, a falta de plena certeza cientifica no deve ser usada como razo para postergar essas medidas, levando em conta que as polticas e medidas adotadas para enfrentar as mudanas do clima devem ser eficazes em funo dos custos, de modo a assegurar benefcios mundiais ao menor custo possvel.Para esse fim, essas polticas e medidas devem levar em conta os diferentes contextos socieconmicos, ser abrangentes, cobrir todas as fontes, sumidouros e reservatrios significativos de gases de efeito estufa e adaptaes, e abranger todos os setores econmicos. As partes podem realizar esforos, em cooperao, para enfrentar a mudana do clima.

A afirmao expressa no texto da Conveno - Quadro da ONU sobre Mudanas Climticas, ratifica da necessidade de que medidas concretas de resposta ao aquecimento global fossem adotadas, mesmo na ausncia de certeza cientifica sobre o alcance e os efeitos da influncia do homem no clima do planeta, por ser considerada uma das molas propulsoras dos avanos, ainda que tmidos, obtidos nas negociaes climticas internacionais ps-1992. Existe consenso na comunidade cientfica de que o balanceamento das evidncias sugere ser possvel concluir pela existncia de influncia humana discernvel no clima global.112

Tal texto legal exerceu um papel considervel como meio de negociao dos termos do Protocolo de Kyoto, Tratado Internacional adotado pela Conferncia das partes no ano de 1997, tendo como objetivo central estabelecer metas quantificativas de reduo das emisses de gases do efeito estufa para os pases industrializados.113

Relatrio do IPCC.1995. p.22. Essas concluses foram, ratificadas pelo 3. Relatrio do IPCC que conclusivamente demonstrou ter o clima da Terra sofrido mudanas da era pr-industrial atribudas s atividades humanas. Dada a complexidade dos sistemas climticos, reafirma pela adoo de medidas de respostas ao aquecimento concebida como um processo seqencial ( IPCC, 2001, p.2). NARDY, Afrnio. Uma Leitura Transdisciplinar do Principio da Precauo.Princpios de Direito Ambiental.BH. Editora Del Rey. 2003. p.185.
113

112

81

Nada mais do que uma verso atenuada do principio da precauo, pois, de um lado, o dever de cautela surgidas pelas ameaas de danos irreversveis, de outro, medidas que sujeitam a um critrio de proporcionalidade. Nessa concepo, demonstrado o grau de risco(precauo) dos bens e valores socioambientais atinentes a as medidas prevencionistas com a adequao

econmica, atendidos o dever de cautela, a plausibilidade da ocorrncia, o nus da aplicao, a magnitude do risco ambiental em relao ao custo-benefcio.

Ento o Brasil ficaria escondido atrs da Amaznia para reduzir os ndices de poluio da atmosfera? Adotaria a tese do chamado seqestro de carbono114 e aguardaria deitado eternamente? Ou, seguiria na linha americana da lgica do risco cuja regulamentao ambiental insere-se no mbito do poder de polcia do Estado, o qual encontra limites constitucionais da Administrao Pblica promover interferncias no exerccio de propriedades caracterizado como interferncia indevida do Poder Pblico na propriedade privada?

Inexistem paradoxos, mas meras adequaes aos fins colimados cuja legitimidade e plausibilidade atende ao interesse pblico na defesa da integridade do bem ambiental, dos recursos naturais e dos valores socioambientais. Para a modernizao com a racionalidade tecnolgica e as mudanas sociais, empresariais e, principalmente nas biografias individuais, de vida, de estruturas, de participao, de mudanas comportamentais, enfim de viso de mundo, de absoro do caldo cultural pela sociedade. De ser simplesmente gente.

114

capacidade de certos componentes do sistema climtico como solos,florestas e oceanos eliminar ou armazenar gases causadores de efeito estufa. Este processo ainda no foi quantificado, ao contrrio das fontes emissoras de gases, como a queima de combustveis slidos.

82

Com a transgresso e a crescente degradao ambiental com os riscos incontingenciveis torna-se necessrio um refinamento dos meios normativos de controle com o incremento das leis, resolues e regulamentos que compe a legislao ambiental. Quanto maior a degradao maior ser o rigor das normas que permita o acomodamento da tenso normativa pelo Poder Pblico para a proteo ambiental. No Direito Brasileiro, a consagrao expressa da matriz constitucional prevista no art. 225, caput, da Constituio Federal, que impe ao Poder Pblico e coletividade, o dever de preservar os bens, recursos e valores socioambientais para as presentes e futuras geraes. Essa a concretizao do direito coletivo denominada de cidadania ambiental. Inserida como meio de proteo nas bases normativas da democracia socioambiental e no aspecto compartilhado dos atores sociais da gesto do meio ambiente com salincia em um contexto espacial amplo.

Dessa maneira, novas luzes so lanadas sobre a defesa da pureza do ar atmosfrico, aliceradas em um modelo factvel e realizvel, dotado da funo nsita de Estado atravs de um instrumento hbil de poltica ambiental e de segurana com vis preventivo atravs da Inspeo Tcnica Veicular, tendo como propsito originrio de se evitar a degradao do ar atmosfrico e buscar a melhoria das condies de vida da populao.

E, nesse contexto, que se insere o mais notrio e avanado regime legal ambiental internacional: a Conveno das Naes Unidas sobre Mudana do Clima de 1992 e o seu Protocolo de Kyoto de 1997.115 A Conveno estabeleceu como objetivo alcanar a estabilizao das concentraes de gases de efeito estufa na atmosfera num nvel que impea uma

Aprovao pelo Congresso Nacional pelo Decreto Legislativo n. 01, de 03.02.94, tendo sido promulgada pelo Decreto n. 2.652, de 18.07.98.

115

83

interferncia antrpica perigosa ao sistema climtico (...) e que permita ao desenvolvimento econmico prosseguir de maneira sustentvel. Em seu art. 3., a Conveno estabelece a implementao nacional de seus dispositivos, as partes devem se guiar por trs dispositivos do Direito Ambiental Internacional: o Princpio das Responsabilidades Comuns mas Diferenciadas, o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel e o Princpio da Precauo entre outros Princpios.Esses princpios, repisa-se, no so meros ornamentos de encaixes na moldura jurdica positiva brasileira e, sim, pncaros legais que serviro de motivao formal para a aprovao dos ordenamentos ptrios necessrios e a expedio dos atos normativos de trnsito e ambientais pelo CONTRAN e o CONAMA.

Assim, a Conveno introduziu um conjunto de obrigaes que se aplica a todas as partes. A primeira delas, consiste na elaborao de inventrios nacionais de emisses antrpicas por fontes e dos sumidouros de todos os gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal, empregando metodologias comparveis a serem adotadas pela Conferncia das Partes.Outro imperativo, a formulao e a implementao de programas nacionais para a mitigao da mudana climtica, atravs da limitao das emisses antrpicas de gases de efeito estufa e da proteo ambiental do ar atmosfrico.

A Poltica Nacional do Brasil e a medidas para a mitigao dos poluentes deveria iniciar tecnicamente com a estabilizao das emisses de dixido de carbono e outros gases atravs da implantao da Inspeo Tcnica Veicular de segurana e ambiental. Seria um enorme avano legal com fulcro no Protocolo de Kyoto de 1997 com a introduo dos mecanismos flexveis para o cumprimento de metas. Por bvio, a ITV constituiria alternativa suplementar reduo pura e simples de emisses de gases, e se justificariam, atualmente, por terem custos menos elevados

84

atravs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O MDL, como mecanismo flexvel permite envolver a implementao conjunta do Protocolo entre um pas desenvolvido e outro em desenvolvimento, no caso o Brasil, atravs da execuo de projetos no de aumentos de sumidouros florestais e sim com a reduo da emisso de gases da frota veicular brasileira podendo ser descontadas das cotas do Pas conveniado. A magnitude do impacto ambiental global decorrente da ITV seria deslumbrante e extremamente positiva para o Brasil, pois, desimporta a localizao geogrfica da ao de mitigao. O relevante na presente ao, a efetiva reduo das emisses poluentes e a defesa ambiental com a reduo, estabilizao e diminuio dos agentes poluentes do ar atmosfrico, alm da possibilidade concreta de investimentos estrangeiros em projetos especficos na ITV.

O Brasil tem potencial para atrair investimentos em projetos de substituio da matriz energtica baseada em uso de combustveis fsseis, menos poluentes, seja na rea florestal, a partir de projetos de florestamento e reflorestamento.116 Acrescentaria - em nome da sensatez - a regulamentao nacional da ITV. Essa responsabilidade deve ser compartilhada pelos fabricantes, cadeia produtiva e na fase do ps-consumo com o Poder Pblico, para que se propague na opinio pblica mundial o sentido existencial o projeto brasileiro da ITV.

Por outro lado, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo uma oportunidade imperdvel para o Brasil, tanto do ponto de vista ambiental, social, tcnico, cientifico e jurdico.Por bvio, outras aes de proteo ao meio ambiente e projetos podero ser alados com a produo de

116

FURRIELA, Rachel Biderman. Mudanas Climticas Globais: Aspectos Polticos, Jurdicos e Socioambientais, in O Direito para o Brasil Socioambiental - Andr Lima.Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 2002.

85

energias renovveis117, o biodiesel118 - o combustvel limpo, o gs natural, o lcool combustvel, a biomassa, energia solar, eltrica, elica e o hidrognio,119 para a elaborao de uma Poltica Nacional de Seqestro de Carbono120 cujo vis defendido no invalida o Projeto de Segurana o Trnsito e Proteo Ambiental denominado de Inspeo Tcnica Veicular para aplicao gradativa na frota brasileira com base nos Princpios basilares do Direito Ambiental, na Conveno - Quadro das Naes Unidas sobre a mudana do clima de 1992, o Protocolo de Kyoto de 1997 e, no dever do Poder Pblico realizar uma regulamentao nacional sria e transparente de proteo ambiental reconhecendo a finitude dos recursos naturais com uma

GOLDEMBERG, Jos. Meio Ambiente no Sculo 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.182. Biodiesel - leo vegetal e lcool. Combustvel renovvel e barato desenvolvido para Universidade Federal de Rio Grande (UFRGS). 119 O Protocolo de Kyoto que prev a reduo da emisso de gases que causam o efeito estufa e estimula o desenvolvimento de tecnologias e a implantao de fontes limpas de energia que entra em vigor em etapas a primeira em 05.02.2005;a segunda de 2008 a 2012 cujos signatrios tm de reduzir a emisso de poluentes em 5,2% em relao ao ano de 1990.Cada meta expressa crditos que podem ser comercializados os excedentes.At 2012 devese frear as emisses em torno de 60% para estabilizao da temperatura da Terra.Motores a hidrognio expelem o subproduto vapor de gua; na Holanda em Amsterd e em dez cidades europias e experimentalmente em Pequim, o transporte coletivo movido a hidrognio para conter a poluio dos grandes centros.Nos EUA, Fazenda elica na busca de energia limpa.Revista VEJA.Edio n. 1885, 22.12.2004, p.208 211; 120 CARVALHO, Fernanda Viana de. Mestre em Direito Ambiental Internacional.UFSC. Consultora Jurdica da Fundao Estadual do Meio Ambiente. Minas Gerais. Aula no curso de Direito Ambiental. Tema: Mudana Climtica: Anlise e Perspectivas Para a Participao Brasileira no Regime Internacional.ULBRA. 2003.
118

117

86

simples mudana do padro de convivncia, sem sacrificar ou comprometer os direitos das futuras geraes.

6 CONCLUSO

87

O direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida previsto na Constituio Federal, nos conduz necessria e impostergvel efetividade de proteo ambiental sob pena de prejuzos irreversveis.

Ao lume conceitual,aps traadas algumas consideraes propeduticas no se pode olvidar que, o crescimento dos graves problemas ambientais decorrentes da poluio atmosfrica vem prejudicando a sade121 e o bem-estar das populaes com a conspurcao do ar atmosfrico. Os seres humanos, esto no centro das preocupaes para uma vida saudvel, produtiva e sustentvel em harmonia com a natureza.Tanto que a Constituio Federal em seu art. 225, caput, definiu que: todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado,

bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Portanto, depreende-se do comando constitucional que inexiste direito adquirido para poluir e que as atividades individuais, econmicas e sociais devem ser subordinadas aos mandamentos advindos da Carta Maior, da legislao ambiental e a da legislao de trnsito atinente.

Correlao entre casos de mortes por neoplasias e a poluio do ar atmosfrico pela exposio ao monxido de carbono, hidrocarbonetos, xido de nitrognio, xido de enxofre e material particulado.90% da poluentes so emitidos por automveis destes 49% de veculos a gasolina e 28% veculos a diesel. A exposio substncias poluentes desencadeiam impactos destes na sade pneumologista, diminuio de reflexos, visual e similares pois o monxido se liga a hemoglobina no sangue, impedindo a conexo com o oxignio trazendo problemas para os rgos:corao,fgado,pulmes,dores de cabea,cansao,arritmias cardacas,trombos....FERNANDA CANGERANA PEREIRA-Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo(USP).Trabalho de Mestrado. Rep. da Gazeta Mercantil, Quadro Sade.Titulo: Grupo avalia o impacto da poluio no organismo das pessoas saudveis.02 e 03 de 11.2002.p.11; refere estudo da Dr SNIA CENDON Prof. Clinica da Univ. Federal de So Paulo (UNIFESP).

121

88

Em rigor, o que fica visvel que a titularidade do bem ambiental da coletividade e foi magistralmente elucidado pelos doutos professores: O direito ao meio ambiente ao mesmo tempo de cada um e de todos, no sentido de que o conceito ultrapassa a esfera do individuo que repousar sobre a coletividade122

Sobre esta questo utilizao de bens mveis veculos sem os cuidados com a pureza do ar - deve ser analisada concomitantemente com o prprio conceito de propriedade,no no sentido da absolutizao aquisitiva material mas, sim, reconhecida a funo social do uso do bem mvel. Ademais, a Constituio no nega o direito exclusivo do dono sobre a coisa, mas exige que o uso desta seja condicionada ao bem-estar geral.123 Pensar no futuro pensar em inovaes que privilegiem abordagens integradas e que meritizem as questes ambientais que permeiem a qualidade de vida. Sopesando as lies proferidas pelos doutos do Direito Ambiental, h que se identificar s dicotomias. Esse o ponto essencial de que, o bem ambiental, enquanto titularizado de todos, no pode se subordinar as concepes de patrimnio, mas sim, o uso racional e harmonioso, sem prejuzo a qualidade ambiental para que possa atender s necessidades das futuras geraes.

Nesse nterim, como, ento conciliar os padres de consumo de bens socialmente aceitos (veculos automotores) e a presso exercida destes com maximizao de poluentes na atmosfera? absolutamente certo que o consumo contribui claramente para o desenvolvimento humano

FIORILLO, Celso Antnio Pacheco; ABELHA RODRIGUES, Marcelo. Manual do Direito Ambiental e Legislao Aplicvel. 2 Edio. so Paulo: Max Limonad, p.79. 123 FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Comentrios Constituio Brasileira. 1988, So Paulo, Saraiva.edi. atualizada em 1990, Vol. 1, p. 420.

122

89

desde que, por bvio, no possa afetar adversamente o bem-estar coletivo presente e das geraes futuras, mas, principalmente, quando respeitar a capacidade da natureza.

Nessa senda, a soluo alvitrada - da proteo constitucional vida, com qualidade encontram-se interligadas proteo ambiental.Nesse sentido nos traz as lies do Cdigo de Trnsito Brasileiro quando se refere qualidade de vida que deve ter sua perspectiva ampliada com sade, bem-estar, acessibilidade, fluidez, mobilidade, segurana, educao, proteo ambiental e o trnsito seguro.

Ora, nessa linha de raciocnio, como por demais consabido de que a emisso de gases poluentes no ar atmosfrico ofertado pelos veculos automotores contaminando o grau de pureza do bem de uso comum e irrestrito de todos - como direito primrio elementar -, por bvio, que a circulao desses bens mveis, na via pblica, em prol da qualidade do ar e da segurana do trnsito, dever ser restringida pelo poder pblico, at que sejam satisfeitos os requisitos legais e regulamentares, em nome do direito a um ambiente saudvel e dos princpios ontolgicosfinalsticos da lei maior e do sistema jurdico vigente no Estado Democrtico de Direito, conforme hermenutica contida na deciso da egrgia Corte Superior da Justia do Brasil:

O direito integridade do meio ambiente tpico direito de terceira gerao constitui prerrogativa jurdica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmao dos direitos humanos a expresso significativa de um poder atribudo, no ao individuo identificado na sua singularidade, mas num sentido verdadeiramente mais abrangente, a prpria coletividade social (...). Os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas formaes sociais consagram o principio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis pela rota de uma essencial inexauribilidade.124
124

Supremo Tribunal Federal.Pleno. Julgamento do Mandado de Segurana n. 22.164.Relator eminente Ministro Celso de Mello.DJ1,p.39.206, data do julgamento 17.11.1995.Braslia-DF.

90

No se h de olvidar, tambm, que a proteo da qualidade do ar atmosfrico dever do poder pblico, com lastro no poder de polcia administrativa, para assegurar a sobrevivncia da Terra.No somos os donos, mas meros depositrios (usufruturios) do meio ambiente ou meros detentores provisrios que a Constituio declarou pertencer s futuras geraes, pois aos nossos ancestrais dever ser transmitido,conforme vetustos ensinamentos do chefe indgena Seattle da Tribo Duwamish no ano de 1852, ao Presidente Millard Fillmore, ad litteram:

Mas, como possvel comprar ou vender o cu, ou terra? A idia nos estranha... Se no possumos frescor do ar e a vivacidade da gua, como vocs podero compr-los? Se lhe vendermos nossa terra, lembrem-se que o ar precioso para ns, o ar partilha seu esprito com toda vida que ampara. O vento, que deu ao nosso av seu primeiro alento, tambm recebe seu ltimo suspiro. O que sabemos isto: a terra no pertence ao homem, o homem pertence terra. O homem no teceu a rede da vida, apenas um dos fios dela. O que quer que ele faa rede o far a si mesmo.125

Chefe indgena SEATTLE, hoje cidade norte-americana,da tribo Duwamish, em sua resposta ao Presidente Millard Fillmore, no ano de 1852.Tambm o texto abaixo foi feito ao Presidente dos EUA em 1854, quando quis comprar um pedao de terras de ndios americanos.Esta lio tem sido, ao passar do tempo, considerada um dos mais belos e expressivos pronunciamentos feito em defesa da natureza sobre rudos:No h lugar quieto na cidade do homem branco.Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas da primavera ou bater de asas de um inseto.Ms talvez seja porque sou selvagem e no compreendo.O rudo parece somente insultar os ouvidos. E o que

125

91

Acresa-se a isso, sob uma tica simplista e didtica, que a atmosfera da Terra pode ser comparada pele no corpo humano. Protege, regula o calor do corpo e permite a passagem controlada de substncias entre o corpo e o ambiente. um escudo da vida que,como a pele, vulnervel danificao. O aumento da concentrao dos gases, como o crescimento da espessura da pele, mudana que pode causar desconfortvel sensao de calor.126

A qualidade do ar atmosfrico passa pela qualidade do trnsito. O DETRAN/RS desde sua criao traz em seu bojo a misso de defesa da vida e da segurana do trnsito, que perpassa, obrigatoriamente, as questes ambientais. A Inspeo Tcnica Veicular se bem conduzida se constituir em um instrumento eficaz para a minimizao da poluio ambiental. Preliminarmente, trata-se de uma questo de responsabilidade social e dever do Estado que, ao assegurar as condies adequadas da frota de veculos em circulao, estar contribuindo para a reduo dos ndices de acidentalidade e sinistralidade do trnsito.Controlando e minimizando as emisses de gases poluentes e de rudos no trnsito de veculos, colaborar para a preservao do meio ambiente, das condies de segurana, sade e da melhoria da qualidade de vida da populao. O ar - elemento essencial para a mantena da vida aos seres vivos - ningum tem o direito de conspurc-lo. Se faltar ou sua pureza for comprometida, a funo ecolgica perecer ou, no mnimo, restar prejudicada.Estar ao lado do meio ambiente defender o bem mais precioso: a vida. Isto no utopia. cidadania.

resta da vida se um homem no pode ouvir o choro solitrio de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa noite.... 126 BARCELLOS, Paulo Fernando Pinto.Carvo e Gs Natural.Porto Alegre: Associao Energtica Estratgica do Mercosul do Sculo XXI-Ortiz, 1995. p.102.

92

Nessa angulao, com base no Cdigo de Trnsito Brasileiro e na legislao ambiental vigente bastaria a edio de uma Resoluo do Conselho Nacional de Trnsito que, conjuntamente com a Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente, poderia ser implementada a Inspeo Tcnica Veicular no Brasil. O objetivo primordial a reduo das mortes no trnsito em decorrncia das condies de segurana veicular e a reduo dos ndices de poluio por emisso de gases e a poluio sonora. Um Pas que abriu mo de outros modais de transporte e colocou-se na dependncia das rodovias deve assumir a responsabilidade e a relevncia estratgica, energtica, econmica, social, de segurana e sade, diante dos reflexos da degradao ambiental promovida pela frota de veculos brasileira. A forma de implantao da ITV deve ser gradual, peridica e paradigmtica atravs de um processo educativo,pedaggico e prevencionista, compatibilizados com as questes de segurana e ambientais, mantidas pelo poder pblico e controladas anualmente quando da emisso do licenciamento do documento do veculo automotor.127 Por ser funo eminentemente de Estado, tais atividades so tpicas de exerccio de servidor pblico para os fins de planejamento, implantao, estudo, fiscalizao, homologao, aplicao das penalidades e demais medidas administrativas - alicerces no poder de polcia administrativa - atendidos os pressupostos de legitimidade, veracidade e f pblica, alm dos princpios constitucionais operativos explicitados pelo artigo 37, caput, da Carta Magna, com redao dada pela Emenda Constitucional n. 19/98.

No bastasse tudo isso, fruto do bolo e da graa do ordenamento jurdico anterior, a poltica da crise e da excluso ambiental descambou para a desastrosa cumplicidade do Estado

93

com a ineficincia e o atraso tecnolgico da vetusta legislao brasileira. De semelhante miopia, padeceram os formadores de polticas pblicas de segurana do trnsito e meio ambiente do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA),- muito mais o CONTRAN do que o CONAMA, verdade - ao editarem Resolues e, logo aps, s sobrestando, trilhando no caminho do exacerbado paternalismo privado ou no mbito federalista. luz dos fatos, os Estados Federados no podem ser os protagnicos da execuo pragmtica do processo de modernizao e desenvolvimento do controle efetivo da frota veicular e desencadearem o processo de reverso das precrias condies do ar atmosfrico e da verdadeira tragdia decorrentes dos acidentes de trnsito que assolam o nosso Pas com a implantao da ITV e a potencializao dos resultados positivos. Porm, polticas pblicas qualquer coisa que os governos escolhem fazer ou no fazer (Thomas Rodye,1972). Ignorar as mudanas e o desenvolvimento significa assumir os riscos da estagnao. Conforme vozes laudatrias, nova postura preciso para o seu devir, tendo na ITV essa ferramenta miraculosa.

Desponta o papel fundamental da nova hermenutica ambiental com seu labor integrador com o trnsito sob o dogma da dignidade humana. Diante dessa realidade, um dos caminhos que deve ser perseguido pelo ente pblico federal desenvolver, com denodo, aes conjuntas para a implantao da ITV e os desdobramentos tcnicos no campo ambiental e na segurana do trnsito, como poderosa alavanca na projeo do Pas no concerto nacional e no cenrio internacional.

CRLV Certificado de Registro e Licenciamento do Veculo. Arts. 104,131, 2. e 3.; art. 230,V; art. 230,VIII e seguintes, todos da Lei n. 9.503/97- CTB;Resolues n. 664/86; 13/98; 16/98-CONTRAN e seguintes contidos no

127

94

Nos parece propcia a reflexo sobre o que disse certa feita Albert Einstein: o mundo um lugar perigoso de se viver, no por causa daqueles que fazem o mal, mas, sim, por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. No existe caminho de retorno em direo daquilo que j foi perdido: vidas. A escolha da serenidade e a firmeza forjada nos anos de luta do sbio Jos Lutzenberger para auferir a sobrevivncia da espcie humana, colocando na berlinda do ambientalismo a entonao da sinfonia do grande mestre quando se rebelava contra o bacanal do esbanjamento ao reverberar: (...) estamos agindo como se fssemos a ltima gerao e a nica espcie que tem direito vida.Nossa tica, que no aborca os demais seres, no inclui sequer nossos filhos. A humanidade se aproxima da encruzilhada fatal. O que precisamos agora frear, no brutalmente, mas suave e decididamente.128 A defesa do ar atmosfrico se apresenta, na hermenutica contempornea, como luta inexorvel que deve ser travada a cada dia e a cada hora, por maior que seja o sacrifcio de cada um em beneficio de todos.A natureza agradece.

Por derradeiro, resta rememorar na esteira dos mestres: O futuro pertence queles que vem as possibilidades antes que estas se tornem bvias. (Theodore Levitt,1983).

arcabouo jurdico de trnsito. 128 DREYER, Lilian. Sinfonia Inacabada: A vida de Jos Lutzenberger. Porto Alegre,RS: Vidicom Audiovisuais Edies,2004.Textos Selecionados: A ideologia da Sociedade de Consumo; o Bacanal do Esbanjamento e a Alma Machucada no Brasil. P. 472 usque 474.

95

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADAS M, Adas S. Panorama Geogrfico do Brasil. Contradies, Impasses e Desafios Socioespaciais. 3 ed.So Paulo: Moderna, 1998. ADAS M, Adas S. Panorama geogrfico do Brasil: contradies, impasses e desafios socioespaciais. 3. ed. So Paulo: Moderna,1998. ALEXY, Robert. Teoria de Los Derechos Fundamentales. Madrid: Centro de Estdios Constitucionales, 1997. ALSINA, Jorge Bustamente. Derecho Ambiental. Editora Abeledo-Perrot. Buenos Aires,1995.

ALTAVILA, Jayme de. Origem dos Direitos dos Povos.5. ed. So Paulo: cone,1989. AMARAL, Diogo Freitas do. Direito Administrativo e Direito do Ambiente. Revista de Direito do Ambiente. Revista de Direito do Ambiente e Ordenamento do Territrio, n. 02. Lisboa,1996. ANTUNES, Luiz Filipe Colao. A Tutela dos Interesses Difusos em Direito Administrativo. Livraria Almedina. Coimbra.1989. ANTUNES, Paulo Bessa. Direito Ambiental. 2 edio. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 1998. ARAJO, Ndia. Frederico V. Magalhes e Mrcio Monteiro Reis. Cdigo do MERCOSUL. Tratados e Legislao. Rio de Janeiro: Ed. Renovar, 1998. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. ABNT. NBRs. VILA, Teoria dos Princpios. So Paulo: Malheiros Editores Ltda.2003.

96

AZEVEDO, Plauto Faraco. Crtica Dogmtica e Hermenutica Jurdica. 4 reimp. Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris Editor.2000. BARCELLOS, Paulo Fernando Pinto. Carvo e Gs natural. Associao Energtica Estratgica do MERCOSUL no Sculo XXI. Porto Alegre: Ortiz, 1995. BENJAMIN, Antnio Herman. Dano Ambiental. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. BRASIL, DF. Supremo Tribunal Federal(STF). Mandado de Segurana n. 22.164. Relator Ministro Celso de Mello. 1995. BRASIL. Constituio 1988: Texto Constitucional com as alteraes adotadas pelas Emendas. Ed. Atualizada. Braslia: Senado Federal.2004. Brasil. Ministrio do Meio Ambiente Recursos Hdricos e da Amaznia Legal. Agenda 21 Brasileira. Braslia, DF Princpios e Aes anos dos 1992 a 1997. BRASIL. Novo Cdigo Civil Brasileiro. So Paulo. Revista dos Tribunais. 2002. Braslia, DF. Poltica Nacional de Trnsito (PNT). Ministrios das Cidades. Departamento Nacional de Trnsito(DENATRAN) Marcos Referenciais.2004. CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. 5 ed. Belo Horizinte, Del Rey. 1997. CETRAN/RS (Conselho Estadual de Trnsito). Porto Alegre, RS. Notas Tcnicas e Resolues expedidas. 2004. Cdigo de Trnsito Brasileiro e Legislao Complementar. Lei 9.503/97-CTB. So Paulo. Editora Mtodo. 2002. COELHO, Marcos de Amorim.TERRA, Lygia. Geografia Geral: O espao natural e socioeconmico. 4 ed.So Paulo: Moderna, 2001. COELHO, Marcos de Amorim; e Ligia Terra. Geografia Geral: o espao natural e socioeconmico. 4 ed.So Paulo: Moderna, 2001.

97

COIMBRA, Jos vila Aguiar. O Outro lado do Meio Ambiente.So Paulo:CETESP,1985. Conselho Nacional de Trnsito CONTRAN Resolues. Braslia: Departamento Nacional de Trnsito,2004. Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA Resolues. Braslia. Ministrio do Meio Ambiente. COSTA, Paulo Jos. Direito Penal Ecolgico. So Paulo: Forense Universitria, 1996. CRETELLA JNIOR, Jos. Comentrios ao Cdigo do Consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 1992. DE FREITAS, Vladimir Passos. Do Crime de Poluio: Direito Ambiental em Evoluo. Paran: Juru.1998. DERISIO, Jos Carlos. Introduo ao Controle de Poluio Ambiental. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.CETESB. So Paulo. 1992. DOS SANTOS, Carlos Ubiratan. Diretor do DETRAN/RS e Presidente da Associao Nacional dos Departamentos de Trnsito. Pronunciamento na Comisso Especial da Cmara de Deputados presidida pelo Dep. Humberto Michiles Tema Inspeo Tcnica Veicular.Ofcio n. 08/2004 Presidente da Comisso Especial referente ao PL n. 5.979/2001.Manifestao n. AND/25-4 de 10.05.2004. DOTTA, tico. Acidentes de Trnsito: como evit-los. 6 Ed. Porto Alegre: 2003. DOTTA, Renata. Trnsito. Dicas em Defesa da Vida. Edio esp.: DETRAN/RS. Porto Alegre, 2002. DREYER, Lilian. Sinfonia Inacabada: A Vida de Jos Lutzenberger.Porto Alegre, RS: Vidicom Audiovisuais Edies, 2004. 518p. ENCCLICA MATER Et Magistra. N, 07. Papa Joo XXIII. Igreja Catlica.1980. FAMURS. Meio Ambiente na Administrao Municipal.Diretrizes. Porto Alegre.2002.

98

FAVARETTO, Jos Eduardo. Inspeo Tcnica Veicular(ITV). So Paulo.Instituto Brasileiro Veicular (IBV), 2001. FAVARETTO, Jos Eduardo. Inspeo Tcnica Veicular (ITV). Impactos Socioeconmicos.So Paulo: Instituto Brasileiro Veicular (IBV), 2001. FERRAZ, Camargo; dis Milar e Nery Jnior. A Ao Civil Pblica e o Tutela Jurisdicional dos Interesses Difusos. So Paulo: Saraiva, 1984. FERREIRA FILHO. Manoel Gonalves. Comentrios Constituio Brasileira de 1988. So Paulo: Saraiva.1990. FIALHO, Rodrigo Coelho. Dissertao apresentada no Instituto de Biocincias da USP/CETESP.1985. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco e Rodrigues, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e Legislao Aplicvel. So Paulo: Max Limonad, 1997. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Princpios do Processo Ambiental. So Paulo: Saraiva, 2004. FREITAS, Vladimir Passos de. Direito Administrativo e Meio Ambiente. Org. Paran: Juru, 1999. FURRIELA, Rachel Bidermann. Mudanas Climticas Globais: Aspectos Polticos, Jurdicos e Scioambientais in: o Direito para o Brasil Scioambiental - Andr Lima (org). Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 2002. FURRIELA, Rachel Biderman. Mudanas Climticas Globais: Aspectos Polticos, Jurdicos e Scioambientais in: o Direito Para o Brasil socioambiental. Andr Lima.Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris. 2002. HUDSON, Ribeiro. Ronda dos Ventos.Porto Alegre: AGE Aditora, 1998.

99

III Congresso Interamericano de Aire Limpio. Universidade Luterana do Brasil(ULBRA). Realizado de 23 a 25 de Julho de 2003 em Canoas, RS, Promoo da Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental (AIDIS) e Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental (ABES). Impactos Sociais e econmicos dos Acidentes de Trnsito nas Aglomeraes urbanas brasileiras: Relatrio Executivo. IPEA-ANTP. Braslia: IPEA:ANTP, 2003. LIEBMANN, Hans.Terra um planeta inabitvel?Da antiguidade at os nossos dias, toda a tragetria poluidora da humanidade. Trad. Flvio Meurer.Rio de Janeiro:Biblioteca do Exrcito Nacional, 1979. LUISI, Luiz. O Tipo Penal. A teoria Finalista e a Nova Legislao Penal. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1987. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro.7 edio. So Paulo: Malheiros Editores, 1998. MAGALHES, Juraci Perez. A Evoluo do Direito Ambiental no Brasil. So Paulo: Editora Oliveira Mendes,1998. MAIA FILHO, Roberto. A Tutela Material Civil do Ar Atmosfrico. Dissertao apresentada na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.So Paulo. 1999. MAIA FILHO, Roberto. A Tutela Material Civil do Ar Atmosfrico. Dissertao apresentada na PUC-So Paulo.1999. MARTINS, Freitas e Ana Gouveia. O Principio da Precauo no Direito do Ambiente. Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa. Portugal. 2000. MATEO, Ramn Mrtin. Derecho Ambiental. Instituto de Estdios de Administrcion Local.1977. MAZZILI, Hugo Nigro. A Defesa dos Interesses Difusos em Juzo. So Paulo: Saraiva, 1996.

100

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros Editores,1995. MELLO, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros Editores, 1995. MILAR, Edis. Direito do Ambiente. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2 Ed. Revista, Atualizada e Ampliada. 2001. MIRANDA, Pontes de. Sistema de Cincia Positiva do Direito. 2 ed. Rio de Janeiro: Borsoi.1972. MIRRA, lvaro Luiz Valery. Impacto Ambiental. So Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1998. MORIN, Edgar. Terra Ptria. Porto Alegre: Sulina, 2002. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessrios Educao do Futuro. So Paulo: Editira Cortez. 2002. MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado, So Paulo: Forense Universitria, 1992. MLLER, Jackson. Educao Ambiental. Porto Alegre: Ed. Federao das Associaes de Municpios do Rio Grande do Sul - FAMURS.2002. NARDY, Afrnio. Uma Leitura Transdisciplinar do Principio da Precauo. Princpios do Direito Ambiental. Belo Horizonte, MG, Editora Del Rey. 2003. Pesquisa sites: PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 1996. PIOVEVAN, Flvia. O Direito ao Meio Ambiente e a Constituio de 1988. Diagnsticos e Perspectivas Constitucionais. In: Cadernos de Direito e Cincia Poltica. PIVA, Rui Carvalho. Bem Ambiental. So Paulo: Max Limonad. 2000. Poltica Nacional de Trnsito. Ministrios das Cidades. Marco, objetivos, diretrizes. DENATRAN. 2004. Poltica Nacional de Mobilidade Urbana Sustentvel. Princpios e Diretrizes.

101

PRADO, Luiz Regis. Direito Penal Ambiental.So Paulo:Editora Revista dos Tribunais,1992. PRIEUR, Michel. Faculdade de Direito e de Cincias Econmicas de Limoges. 3 ed.Paris:Dalloz.1996. Procuradoria-Geral do Municpio de Porto Alegre. PGM. Escola Superior de Direito Municipal. II Congresso Brasileiro de Direito Urbanstico. Porto Alegre: editora Evangraf, 2002. RO, Vivente. O Direito e a Vida dos Direitos. Vol. I, Tomo III, So Paulo: Resenha Universitria, 1977. REALE, Miguel. Memrias. So Paulo: Saraiva. 1987. Relatrio Cientfico do painel Intergovernamental de Mudanas Climticas(IPCC), Suplemento n.11, 1992. REZEK, J.F. O Direito Internacional no Sculo XXI. So Paulo: Saraiva, 2002. RIO GRANDE DO SUL. Ministrio Pblico, Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. Coletnea de Legislao Ambiental.Porto Alegre: Procuradoria - Geral de Justia. 2003. RIZZARDO, Arnaldo. A Reparao nos Acidentes de Trnsito. 8 ed.So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais.1998. SAMPAIO, Jos Adrcio Leite.WOLD, Chris; NARDY, Afrnio Jos Fonseca. Princpios do Direito Ambiental. Belo Horizonte. Del Rey. 2003. Seminrio Inspeo Tcnica Veicular. Associao Brasileira de Engenharia Automotiva.(AEA). Realizado em Brasilia em 09 de abril de 2003. Apoio ANFAVEA, IBA, SINDIPIPEAS, Instituto MAPFRE de Segurana Viria e Associao Nacional dos Organismos de Inspeo em Segurana Veicular (ANGIS). SENE, Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998.

102

SENE, Eustquio de; e Joo Carlos Moreira. Geografia Geral e do Brasil; Espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros Editores, 9 ed.,4 tiragem. 1994. SILVA, Solange Teles da. A proteo da qualidade do ar. Anais do 2. Congresso Internacional de Direito Ambiental. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado. 1997. SILVA. Amrico Lus Martins da. O Dano Moral e a sua Reparao Civil. 2 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manuel de Direito Ambiental. So Paulo: Saraiva, 2002. SOARES, Guido Fernando Silva. Direito Internacional do Meio Ambiente. So Paulo: Atlas, 2001. SOBRAL, Helena Ribeiro. O Meio Ambiente e a Cidade de So Paulo. So Paulo: Makron Books.1996. SOUZA NETO, Francisco Benjamin. Trad. Obra de Santo Toms de Aquino, 1225 1274. Escritos Polticos.1. ed. Rio de Janeiro: Vozes.1997. SOUZA SANTOS, Boaventura. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. Porto, Afrontamento, 1994. SPETH, James Gustave. Red Sky at Morning (O cu vermelho pela manh). Yale University Press (sem traduo para o portugus). New York. 2004. SZINVELSKI, Ildo Mrio. A Municipalizao do Trnsito com o advento do Novel Cdigo de Trnsito Brasileiro. Canoas, RS. ULBRA; 2000.Trabalho do Curso de Ps-Graduao em Segurana do Trnsito.

103

TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Violncias, Amrica Latina: a disseminao de formas de violncia e os estudos sobre conflitualidades. In: Revista SOCIOLOGIAS. Porto Alegre,RS.PPG - Sociologia do IFCH-UFRGS, n. 08, Nov/2002, p-16-32. TOLEDO, Roberto Pompeu. Revista Veja n. 46. Datada de 17.11.2004. Titulo Carro e Cidade: uma guerra e morte. TRIGUEIRO. Andr. Meio Ambiente no Sculo 21. Rio de Janeiro: Sextante,2003. VASCONCELLOS, Eduardo Alcntara. Transporte Urbano, espao e eqidade. So Paulo: Editoras Reunidas.1996. VIANA DE CARVALHO, Fernanda. Mudana Climtica: Anlise e Perspectivas para a Participao Brasileira no Regime Internacional. Trabalho Tcnico de Sala de aula. Direito Ambiental na ULBRA, Canoas. RS. 2002. YAMIN, Farhana.The Kyoto Protocol:Origins, Assessment and Future Challenges. Reciel.vol. 7, issue 2,1988. Revistas no especializadas: Revista Mobilidade n. 02. Junho. Capa: Caminhos alternativos: a busca por energias limpas. DETRAN/RS. 2002. Revista SuperInteressante n. 179. Agosto. Capa: E, se o Trem fosse o principal Transporte no Brasil?.2002. VEJA. Revista.n. 37, 23.09.2004. Ttulo: O Fim do Comeo.Editora Abril. VEJA. Revista. ano n. 37, n. 51, Edio 1885, de 2.12.2004. Ttulo: Como Salvar o Planeta. Editora Abril.. VEJA. Revista. n. 46 de 17.11.2004. Editora Abril. VEJA. Revista. ed.1857. n. 23. Junho. Petrleo. O que fazer quando acabar. Alternativas Duvidosas. Editora Abril. 2004.

104

Jornais: ZERO HORA Jornal. Porto Alegre, RS. Datado de 14.11.2004. p. 7 e 27. ZERO HORA, Jornal. Caderno do Ambiente. Porto Alegre,RS. Datas de 26.02.2004 e 21.07.2004. Endereos Eletrnicos: http://pauloregis.cjb.net www.detran.rs.gov.br www.mj.gov.br; www.mma.gov.br. www.senado.gov.br

105

8. APNDICES

8.1 ESTATSTICAS

ASPECTOS GERAIS DO RIO GRANDE DO SUL


282.184 km2 REA: POPULAO: 10.510.992 *

CONDUTORES HABILITADOS
Com Documentos de Habilitao Vlidos: Com Documentos de Habilitao Cadastrados: 2.612.448 3.181.540

FROTA
Circulante: 3.053.985

Cadastrada:

3.772.276

MALHA VIRIA: 16.307,48** km

FEDERAL
Pavimentada: No pavimentada: Total: 5.072,73 km 211,34 km 5.284,07 km

ESTADUAL:

106

Pavimentada: No pavimentada: Total:

6.593,48 km 4.429,93 km 11.023,41 km

MUNICPIOS: 496*
Menos de 5.000 hab. Entre 5.001 e 10.000 habitantes Entre 10.001 e 40.000 habitantes Entre 40.001 e 70.000 habitantes Entre 70.001 e 100.000 habitantes Entre 100.001 e 300.000 habitantes Mais de 300.000 habitantes 226 111 112 20 10 13 04

* Estimativa IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica ** DAER - Departamento Autnomo de Estradas e Rodagem.

NDICE DE MOTORIZAO POR MUNICPIO ANO 2003

CLASSIFIMUNICPIO CAO 1 2 3 4 5 6 7 PARECI NOVO ENCANTADO SO MARCOS LAJEADO SELBACH FLORES DA CUNHA SO VENDELINO

ESTIMATIVA POPULAO 3.384 19.147 19.913 63.045 4.948 25.561 1.751

FROTA EM NDICE DE MOTORIZAO CIRCULAO 1.807 8.989 9.245 28.281 2.201 11.209 765 53,40 46,95 46,43 44,86 44,48 43,85 43,69

107

8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

SANTA CLARA DO SUL VICTOR GRAEFF COLINAS ANTNIO PRADO IPIRANGA DO SUL POO DAS ANTAS BROCHIER QUARA ESTRELA VERANPOLIS GARIBALDI NOVA PDUA SALVADOR DO SUL HARMONIA MATO LEITO NOVA BASSANO TAPEJARA NOVA PETRPOLIS NOVA ARA LAGOA DOS TRS CANTOS BENTO GONALVES SO JOS DO HORTNCIO TEUTNIA IMIGRANTE CASCA IBIRUB HORIZONTINA VALE REAL SANTA CRUZ DO SUL CARLOS BARBOSA

5.023 3.306 2.426 13.512 1.967 1.897 4.470 24.593 28.302 20.252 27.813 2.425 5.874 3.839 3.364 8.167 14.744 17.984 3.349 1.582 96.878 3.625 22.654 2.962 8.586 18.885 17.907 4.621 112.705 21.807

2.190 1.434 1.050 5.838 849 817 1.925 10.574 12.099 8.652 11.826 1.028 2.481 1.618 1.412 3.425 6.169 7.405 1.376 642 39.301 1.465 9.155 1.194 3.451 7.568 7.171 1.826 44.462 8.587

43,60 43,38 43,28 43,21 43,16 43,07 43,06 43,00 42,75 42,72 42,52 42,39 42,24 42,15 41,97 41,94 41,84 41,18 41,09 40,58 40,57 40,41 40,41 40,31 40,19 40,07 40,05 39,52 39,45 39,38

108

38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67

COLORADO IVOTI ERNESTINA ARROIO DO MEIO PARA FELIZ PANAMBI VILA FLORES NOVA PRATA MUUM CHAPADA CAXIAS DO SUL MARAU FARROUPILHA CHU GRAMADO VILA MARIA SANANDUVA SO PEDRO DA SERRA IBIA SANTO ANTNIO DO PLANALTO ESTNCIA VELHA SERTO SANTANA NO-ME-TOQUE BOM PRINCPIO BOA VISTA DO BURIC FORTALEZA DOS VALOS PORTO ALEGRE BARRA FUNDA MORRO REDONDO

3.972 16.594 3.098 17.633 6.300 12.007 33.605 3.220 19.351 4.687 9.606 381.940 30.297 58.500 5.766 30.595 4.208 14.835 3.071 4.646 1.999 37.271 5.399 14.764 10.117 6.623 5.112 1.394.085 2.310 5.976

1.562 6.495 1.208 6.865 2.447 4.661 12.970 1.238 7.439 1.800 3.680 146.293 11.596 22.327 2.196 11.610 1.593 5.611 1.161 1.750 752 13.995 2.016 5.511 3.762 2.460 1.893 513.931 850 2.181

39,33 39,14 38,99 38,93 38,84 38,82 38,60 38,45 38,44 38,40 38,31 38,30 38,27 38,17 38,09 37,95 37,86 37,82 37,81 37,67 37,62 37,55 37,34 37,33 37,18 37,14 37,03 36,87 36,80 36,50

109

68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97

SERAFINA CORRA NOVA BOA VISTA IBIRAIARAS CAMPINAS DO SUL TUPANDI LINHA NOVA MARAT CERRO GRANDE DO SUL BARO DAVID CANABARRO BOA VISTA DO SUL MONTENEGRO ANTA GORDA FAGUNDES VARELA PORTO ALTO FELIZ SO JOS DO OURO ESPUMOSO ARVOREZINHA QUINZE DE NOVEMBRO VANINI AUGUSTO PESTANA SANTANA DO LIVRAMENTO SO JOS DO SUL MORRO REUTER NOVA BRSCIA ANDR DA ROCHA DOIS LAJEADOS CNDIDO GODI PICADA CAF

11.644 2.170 7.096 5.646 3.153 1.596 2.485 8.515 5.359 4.762 2.868 56.874 6.266 2.446 26.249 2.849 7.038 14.999 10.402 3.629 1.906 7.772 94.114 1.813 5.219 3.061 1.133 3.226 6.854 5.029

4.244 790 2.574 2.043 1.138 575 894 3.058 1.924 1.692 1.019 20.197 2.222 867 9.265 1.004 2.479 5.282 3.658 1.271 666 2.714 32.813 629 1.806 1.055 390 1.107 2.347 1.722

36,45 36,41 36,27 36,18 36,09 36,03 35,98 35,91 35,90 35,53 35,53 35,51 35,46 35,45 35,30 35,24 35,22 35,22 35,17 35,02 34,94 34,92 34,87 34,69 34,60 34,47 34,42 34,31 34,24 34,24

110

98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127

PRESIDENTE LUCENA TRS DE MAIO SALDANHA MARINHO SERTO ERECHIM JACUTINGA WESTFALIA GUAPOR SO JORGE TRS CACHOEIRAS NICOLAU VERGUEIRO OSRIO MONTE BELO DO SUL SANTA ROSA SO SEBASTIO DO CA VENNCIO AIRES RELVADO SALVADOR DAS MISSES AJURICABA HUMAIT SO VALENTIM DO SUL NOVO HAMBURGO GETLIO VARGAS SO DOMINGOS DO SUL GENTIL MONTAURI SARANDI TUCUNDUVA CAMARGO PEJUARA

2.112 24.181 3.153 7.212 92.736 3.802 2.731 20.904 2.875 9.992 1.814 38.004 2.867 67.089 20.739 63.793 2.202 2.633 7.588 4.995 2.061 245.597 16.336 2.914 1.720 1.653 18.829 6.177 2.489 4.235

723 8.277 1.079 2.465 31.673 1.295 926 7.085 972 3.376 612 12.806 966 22.585 6.974 21.386 738 882 2.531 1.654 681 81.070 5.379 959 565 541 6.161 2.020 813 1.380

34,23 34,23 34,22 34,18 34,15 34,06 33,91 33,89 33,81 33,79 33,74 33,70 33,69 33,66 33,63 33,52 33,51 33,50 33,36 33,11 33,04 33,01 32,93 32,91 32,85 32,73 32,72 32,70 32,66 32,59

111

128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157

CAMPO BOM PASSO DO SOBRADO TRS PASSOS CRUZEIRO DO SUL TRS ARROIOS NOVA ROMA DO SUL SO MARTINHO IJU UNIO DA SERRA SANTO CRISTO FAZENDA VILANOVA CARAZINHO NOVA PALMA NOVA ALVORADA PROTSIO ALVES COTIPOR TUPARENDI TRAVESSEIRO FREDERICO WESTPHALEN PUTINGA SAPUCAIA DO SUL ESTEIO CERRO LARGO ROCA SALES SAPIRANGA CONSTANTINA DOUTOR RICARDO IP NOVA CANDELRIA TRS COROAS

55.910 5.635 24.032 11.979 3.100 3.054 6.014 77.335 1.730 14.897 2.992 59.454 6.353 2.789 2.042 4.073 9.434 2.285 27.321 4.316 128.255 82.975 12.476 9.314 73.276 9.656 2.150 5.375 2.806 20.768

18.140 1.828 7.782 3.868 1.000 983 1.933 24.855 556 4.774 957 18.990 2.018 885 641 1.276 2.951 712 8.499 1.336 39.644 25.633 3.847 2.870 22.568 2.968 659 1.640 856 6.327

32,45 32,44 32,38 32,29 32,26 32,19 32,14 32,14 32,14 32,05 31,99 31,94 31,76 31,73 31,39 31,33 31,28 31,16 31,11 30,95 30,91 30,89 30,84 30,81 30,80 30,74 30,65 30,51 30,51 30,47

112

158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187

SANTA MARIA DO HERVAL TAPERA CIRACO GAURAMA BOM RETIRO DO SUL SILVEIRA MARTINS CANGUU VACARIA FAXINAL DO SOTURNO PASSO FUNDO ESTAO DOIS IRMOS IGREJINHA COQUEIROS DO SUL SEVERIANO DE ALMEIDA CORONEL BARROS CAMAQU CANELA VISTA ALEGRE DO PRATA CRISSIUMAL VESPASIANO CORREA CACHOEIRINHA MORRINHOS DO SUL MATO CASTELHANO PONTE PRETA BOA VISTA DAS MISSES ITAARA JAGUARO SANTA TEREZA SO PEDRO DO BUTI

6.135 10.798 5.066 6.358 11.292 2.630 51.780 59.392 6.908 176.729 6.443 24.819 28.693 2.635 4.068 2.461 62.031 36.343 1.567 14.414 2.191 113.531 3.535 2.527 2.002 2.198 4.846 30.813 1.669 2.865

1.867 3.270 1.532 1.912 3.392 790 15.484 17.730 2.061 52.709 1.917 7.340 8.481 778 1.197 724 18.244 10.671 460 4.231 643 33.211 1.033 738 584 640 1.405 8.922 482 826

30,43 30,28 30,24 30,07 30,04 30,04 29,90 29,85 29,83 29,82 29,75 29,57 29,56 29,53 29,42 29,42 29,41 29,36 29,36 29,35 29,35 29,25 29,22 29,20 29,17 29,12 28,99 28,96 28,88 28,83

113

188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217

SANTO EXPEDITO DO SUL VERA CRUZ SANTO AUGUSTO ILPOLIS SANTO NGELO MARQUES DE SOUZA TAQUARI TERRA DE AREIA CAMPESTRE DA SERRA TAQUARA SANTO ANTNIO DA PATRULHA IBARAMA TAQUARUU DO SUL VILA LNGARO CANOAS RONDINHA SO LOURENO DO SUL MAXIMILIANO DE ALMEIDA XANGRI-L GUA SANTA CAPITO SANTA MARIA PELOTAS SANTA BRBARA DO SUL RODEIO BONITO CONDOR TORRES CAPO DA CANOA NOVA SANTA RITA SOBRADINHO

2.585 22.344 14.184 4.377 78.150 4.348 27.031 8.855 3.205 56.016 37.778 4.252 2.878 2.281 317.442 5.793 44.438 5.348 9.095 3.880 2.677 254.640 331.372 10.022 5.662 6.513 32.561 33.894 17.560 14.121

743 6.386 4.053 1.247 22.260 1.236 7.680 2.511 908 15.845 10.667 1.200 812 643 89.308 1.625 12.376 1.488 2.526 1.077 742 70.562 91.573 2.764 1.561 1.791 8.941 9.298 4.814 3.867

28,74 28,58 28,57 28,49 28,48 28,43 28,41 28,36 28,33 28,29 28,24 28,22 28,21 28,19 28,13 28,05 27,85 27,82 27,77 27,76 27,72 27,71 27,63 27,58 27,57 27,50 27,46 27,43 27,41 27,38

114

218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247

CERRO BRANCO CAIARA TABA SO JOO DA URTIGA CAMPINA DAS MISSES AGUDO ARATIBA ALTO ALEGRE SANTA VITRIA DO PALMAR CATUPE GUABIJU RONDA ALTA BARO DE COTEGIPE CASEIROS DOUTOR MAURCIO CARDOSO NOVO MACHADO PROGRESSO MULITERNO MARCELINO RAMOS TUPANCI DO SUL GLORINHA SO JOO DO POLSINE EREBANGO GIRU SO LEOPOLDO PAVERAMA DOM PEDRITO LAGOA VERMELHA SO JOS DO INHACOR ESMERALDA

4.303 5.388 3.782 4.842 6.779 17.682 6.861 2.136 33.940 9.974 1.753 9.803 6.518 2.871 6.058 4.491 6.104 1.729 5.809 1.624 6.022 2.832 2.966 18.382 201.446 7.911 41.136 28.338 2.358 3.074

1.178 1.473 1.033 1.322 1.849 4.820 1.870 582 9.221 2.701 474 2.650 1.759 773 1.630 1.205 1.637 462 1.545 430 1.591 747 781 4.839 53.021 2.070 10.713 7.368 612 797

27,38 27,34 27,31 27,30 27,28 27,26 27,26 27,25 27,17 27,08 27,04 27,03 26,99 26,92 26,91 26,83 26,82 26,72 26,60 26,48 26,42 26,38 26,33 26,32 26,32 26,17 26,04 26,00 25,95 25,93

115

248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277

PALMEIRA DAS MISSES ENTRE-IJUS ROLANTE CAPIVARI DO SUL CRUZ ALTA BAG SANTO ANTNIO DO PALMA ARROIO DO TIGRE SANTIAGO SO FRANCISCO DE PAULA AMETISTA DO SUL MARIANO MORO FORQUETINHA RIO GRANDE SEBERI TRAMANDA SO LUIZ GONZAGA CHUVISCA CAIBAT LAGOA BONITA DO SUL SO VALENTIM ALMIRANTE TAMANDAR DO SUL VISTA GACHA MARIANA PIMENTEL CACHOEIRA DO SUL PALMITINHO SRIO CRUZALTENSE SENADOR SALGADO FILHO PAROB

36.188 9.624 19.216 3.292 68.063 118.016 2.189 12.327 50.802 19.871 7.722 2.313 2.762 190.894 10.898 34.401 36.080 4.561 5.090 2.500 3.952 2.310 2.718 3.940 88.622 6.986 2.604 2.521 2.877 48.713

9.370 2.489 4.958 845 17.433 29.950 553 3.109 12.762 4.991 1.938 579 690 47.678 2.719 8.574 8.955 1.132 1.263 616 971 567 663 959 21.541 1.698 632 611 697 11.712

25,89 25,86 25,80 25,67 25,61 25,38 25,26 25,22 25,12 25,12 25,10 25,03 24,98 24,98 24,95 24,92 24,82 24,82 24,81 24,64 24,57 24,55 24,39 24,34 24,31 24,31 24,27 24,24 24,23 24,04

116

278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307

GUARANI DAS MISSES CANDELRIA LINDOLFO COLLOR INDEPENDNCIA CENTENRIO IVOR JIA COQUEIRO BAIXO NOVA RAMADA JAGUARI MATO QUEIMADO PARASO DO SUL ACEGU VIADUTOS COXILHA UREA URUGUAIANA SEDE NOVA CHARQUEADAS BOZANO CAMPOS BORGES PAIM FILHO TUPANCIRET IRA POUSO NOVO CHIAPETTA JLIO DE CASTILHOS VISTA ALEGRE SO BORJA NOVA ESPERANA DO SUL

8.792 30.181 4.811 7.252 3.071 2.474 8.523 1.579 2.651 12.408 1.972 7.411 4.036 5.952 2.960 3.820 130.866 3.046 31.564 2.395 3.759 4.657 21.437 8.782 2.189 4.510 20.633 2.949 66.086 4.140

2.113 7.246 1.152 1.735 734 591 2.035 376 629 2.940 465 1.745 949 1.397 690 887 30.267 704 7.289 553 865 1.070 4.917 2.002 499 1.028 4.702 672 15.055 940

24,03 24,01 23,95 23,92 23,90 23,89 23,88 23,81 23,73 23,69 23,58 23,55 23,51 23,47 23,31 23,22 23,13 23,11 23,09 23,09 23,01 22,98 22,94 22,80 22,80 22,79 22,79 22,79 22,78 22,71

117

308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337

SENTINELA DO SUL SOLEDADE PORTO MAU ESTRELA VELHA DOM PEDRO DE ALCNTARA RIOZINHO GRAVATA CRISTAL CAMBAR DO SUL MORMAO BARO DO TRIUNFO DOM FELICIANO SINIMBU CAAPAVA DO SUL DONA FRANCISCA GUABA RESTINGA SECA NOVA HARTZ SO MIGUEL DAS MISSES SO SEP MACHADINHO UBIRETAMA BOQUEIRO DO LEO PLANALTO SALTO DO JACU ENTRE RIOS DO SUL VALE DO SOL PORTO XAVIER SANTA CECLIA DO SUL TAPES

4.979 30.217 2.755 3.680 2.753 4.281 248.523 6.804 6.762 2.442 6.904 13.968 9.955 34.651 3.999 99.100 16.757 16.694 7.403 24.663 5.232 2.609 7.969 10.990 12.102 3.322 10.593 11.269 1.747 16.986

1.129 6.849 623 829 620 964 55.884 1.526 1.514 546 1.542 3.119 2.221 7.699 888 21.869 3.695 3.674 1.626 5.398 1.144 570 1.740 2.396 2.638 723 2.301 2.434 377 3.661

22,68 22,67 22,61 22,53 22,52 22,52 22,49 22,43 22,39 22,36 22,33 22,33 22,31 22,22 22,21 22,07 22,05 22,01 21,96 21,89 21,87 21,85 21,83 21,80 21,80 21,76 21,72 21,60 21,58 21,55

118

338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367

PASSA SETE TENENTE PORTELA EUGNIO DE CASTRO CAMPO NOVO IBIRAPUIT BARRA DO RIO AZUL MAQUIN SO PAULO DAS MISSES SO JERNIMO TRIUNFO ERVAL GRANDE PEDRO OSRIO SEGREDO SANTANA DA BOA VISTA MIRAGUA IMB AMARAL FERRADOR BARRACO CORONEL PILAR ARROIO DO PADRE BARROS CASSAL SO GABRIEL ALECRIM SO PEDRO DO SUL BRAGA PORTO LUCENA BARRA DO RIBEIRO MATA ARROIO DOS RATOS ARROIO GRANDE

4.607 13.931 3.243 6.568 4.073 2.304 7.457 6.775 20.174 23.473 5.146 8.158 6.899 8.687 4.737 13.748 5.685 5.395 1.980 2.650 11.051 61.104 7.984 16.942 3.974 6.180 12.183 5.574 13.800 19.461

992 2.984 693 1.403 869 491 1.578 1.433 4.266 4.956 1.086 1.718 1.446 1.818 990 2.873 1.187 1.125 411 550 2.288 12.616 1.648 3.497 818 1.270 2.498 1.137 2.791 3.935

21,53 21,42 21,37 21,36 21,34 21,31 21,16 21,15 21,15 21,11 21,10 21,06 20,96 20,93 20,90 20,90 20,88 20,85 20,76 20,75 20,70 20,65 20,64 20,64 20,58 20,55 20,50 20,40 20,22 20,22

119

368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397

PALMARES DO SUL CACIQUE DOBLE BOM JESUS TOROPI NOVO CABRAIS HERVAL ITAPUCA CERRO GRANDE PINHAL PAULO BENTO CANDIOTA CHARRUA ROQUE GONZALES BUTI FLORIANO PEIXOTO PONTO SO VICENTE DO SUL ALEGRETE RIO PARDO TIO HUGO VITRIA DAS MISSES GRAMADO XAVIER CORONEL BICACO NOVO BARREIRO PINHEIRO MACHADO LIBERATO SALZANO TRINDADE DO SUL NONOAI ROSRIO DO SUL TURUU

11.476 4.696 11.622 3.183 3.637 7.177 2.648 2.491 2.430 2.226 8.820 3.757 7.488 20.821 2.290 3.732 8.570 86.078 37.874 2.421 3.847 3.695 8.077 3.819 14.074 5.931 5.612 12.881 41.241 3.818

2.317 948 2.343 641 730 1.439 529 496 483 442 1.748 741 1.474 4.098 450 729 1.673 16.803 7.288 465 736 706 1.542 728 2.677 1.120 1.058 2.404 7.693 711

20,19 20,19 20,16 20,14 20,07 20,05 19,98 19,91 19,88 19,86 19,82 19,72 19,68 19,68 19,65 19,53 19,52 19,52 19,24 19,21 19,13 19,11 19,09 19,06 19,02 18,88 18,85 18,66 18,65 18,62

120

398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427

PIRATINI ARARIC DERRUBADAS PINHAL GRANDE LAVRAS DO SUL MINAS DO LEO JABOTICABA GENERAL CMARA ITAQUI TRS PALMEIRAS PANTANO GRANDE ALPESTRE ITATIBA DO SUL VALE VERDE ESPERANA DO SUL ARROIO DO SAL ALEGRIA FAXINALZINHO ERVAL SECO SETE DE SETEMBRO CARLOS GOMES VIAMO TIRADENTES DO SUL BOM PROGRESSO INHACOR SO FRANCISCO DE ASSIS BOA VISTA DO INCRA FORMIGUEIRO SO JOS DO HERVAL ELDORADO DO SUL

19.956 4.361 3.481 4.909 7.887 7.472 4.373 8.688 41.050 4.494 11.275 9.249 4.819 3.153 3.540 5.964 5.096 2.873 8.860 2.270 1.773 241.826 7.020 2.835 2.387 20.711 2.310 7.568 2.553 30.215

3.699 806 641 903 1.441 1.362 797 1.574 7.421 809 2.024 1.649 858 560 625 1.049 896 505 1.546 392 306 41.708 1.204 483 406 3.515 390 1.277 428 5.051

18,54 18,48 18,41 18,39 18,27 18,23 18,23 18,12 18,08 18,00 17,95 17,83 17,80 17,76 17,66 17,59 17,58 17,58 17,45 17,27 17,26 17,25 17,15 17,04 17,01 16,97 16,88 16,87 16,76 16,72

121

428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457

ENCRUZILHADA DO SUL PINHEIRINHO DO VALE DEZESSEIS DE NOVEMBRO VILA NOVA DO SUL CERRITO MAMPITUBA TRS FORQUILHAS BARRA DO QUARA NOVO TIRADENTES SANTO ANTNIO DAS MISSES VICENTE DUTRA CANUDOS DO VALE HERVEIRAS ENGENHO VELHO DOIS IRMOS DAS MISSES QUATRO IRMOS FONTOURA XAVIER MUITOS CAPES CAPELA DE SANTANA BOA VISTA DO CADEADO CACEQUI JAQUIRANA CRISTAL DO SUL BOSSOROCA CAPO DO LEO MANOEL VIANA SO JOS DOS AUSENTES NOVO XINGU ARAMBAR TUNAS

24.368 3.975 3.279 4.393 6.927 3.135 3.233 4.071 2.422 12.610 5.975 2.045 2.981 1.942 2.226 1.837 11.282 2.962 10.819 2.497 15.150 5.048 2.829 7.702 25.204 7.374 3.166 1.814 4.192 4.286

4.067 660 536 716 1.110 502 516 648 379 1.973 933 319 462 298 341 277 1.695 435 1.578 361 2.190 728 401 1.085 3.547 1.035 443 253 582 594

16,69 16,60 16,35 16,30 16,02 16,01 15,96 15,92 15,65 15,65 15,62 15,60 15,50 15,35 15,32 15,08 15,02 14,69 14,59 14,46 14,46 14,42 14,17 14,09 14,07 14,04 13,99 13,95 13,88 13,86

122

458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487

SO PEDRO DAS MISSES MOSTARDAS PIRAP SO MARTINHO DA SERRA ALVORADA GRAMADO DOS LOUREIROS TAVARES CARA QUEVEDOS CIDREIRA HULHA NEGRA PORTO VERA CRUZ MONTE ALEGRE DOS CAMPOS PINHAL DA SERRA LAGOO ITATI RIO DOS NDIOS SO JOS DAS MISSES SO VALRIO DO SUL SO NICOLAU BENJAMIN CONSTANT DO SUL JACUIZINHO SAGRADA FAMLIA CAPO DO CIP ROLADOR REDENTORA CAPO BONITO DO SUL DILERMANDO DE AGUIAR UNISTALDA GARRUCHOS

1.784 12.449 3.204 3.296 196.882 2.508 5.424 6.532 2.666 10.084 4.741 2.345 3.148 2.369 6.117 2.920 4.412 2.929 2.615 6.262 2.615 2.416 2.590 2.598 2.821 8.744 1.943 3.265 2.677 3.832

246 1.705 436 444 26.132 332 708 852 339 1.277 588 290 385 287 732 345 517 342 305 730 302 275 293 293 312 958 209 343 275 389

13,79 13,70 13,61 13,47 13,27 13,24 13,05 13,04 12,72 12,66 12,40 12,37 12,23 12,11 11,97 11,82 11,72 11,68 11,66 11,66 11,55 11,38 11,31 11,28 11,06 10,96 10,76 10,51 10,27 10,15

123

488 489 490 491 492 493 494 495 496 497

JARI BARRA DO GUARITA BALNERIO PINHAL ITACURUBI LAJEADO DO BUGRE SO JOS DO NORTE SANTA MARGARIDA DO SUL MAAMBARA PEDRAS ALTAS PINTO BANDEIRA* TOTAL

3.710 2.823 8.549 3.544 2.419 24.327 2.211 5.217 2.640 10.510.992

373 281 784 313 213 2.131 193 317 158 626 3.053.985

10,05 9,95 9,17 8,83 8,81 8,76 8,73 6,08 5,98 29,06

NDICE DE MOTORIZAO=Veculos para grupo de 100 habitantes

*Emancipao cancelada

Detran-RS

FROTA DO RIO GRANDE DO SUL - 1999 - 2003


VECULOS CADASTRADOS

SITUAO ANO TRANSFERIDO EM CIRCULAO BAIXADOS PARA OUTRA UF DESATIVADO REGISTRO TOTAL

1999 2000 2001 2002

2.904.215 3.048.560 3.211.751 3.364.720

10.549 12.340 14.011 28.009

95.325 117.550 140.226 168.426

3.010.089 3.178.450 3.365.988 3.561.155

124

2003

3.053.985

35.455

193.109

489.727

3.772.276

Detran - RS

VECULOS EM CIRCULAO POR MUNICPIO

CLASSIMUNICPIO FICAO 1 2 3 4 PORTO ALEGRE CAXIAS DO SUL PELOTAS CANOAS NOVO 5 HAMBURGO 6 7 8 9 10 SANTA MARIA GRAVATAI SAO LEOPOLDO PASSO FUNDO RIO GRANDE SANTA CRUZ DO 11 SUL 12 VIAMAO SAPUCAIA DO 13 SUL BENTO 14 GONCALVES 15 CACHOEIRINHA SANTANA DO 16 LIVRAMENTO 17 18 19 20 ERECHIM URUGUAIANA BAGE LAJEADO 31.776 35.001 34.234 28.538 38.257 35.867 39.780 40.901 38.185 43.612 73.873 51.171 53.925 53.107 51.091 83.408 2001 646.547 150.358 101.254 89.600

ANO 2002 659.236 157.855 104.025 94.263 2003 513.931 146.293 91.573 89.308

88.475

81.070

76.386 56.237 56.601 56.440 53.388

70.562 55.884 53.021 52.709 47.678

45.937

44.462

42.074

41.708

42.134

39.644

41.361

39.301

37.125

33.211

39.586

32.813

33.490 36.152 35.138 29.989

31.673 30.267 29.950 28.281

125

21 22 23 24 25 26 27 28

ALVORADA ESTEIO IJUI SANTA ROSA SAPIRANGA FARROUPILHA SANTO ANGELO GUAIBA CACHOEIRA DO

23.764 28.715 25.589 21.865 23.111 22.270 25.668 21.865

26.078 28.425 26.778 22.934 23.833 23.015 26.588 23.190

26.132 25.633 24.855 22.585 22.568 22.327 22.260 21.869

29 SUL 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 VENANCIO AIRES MONTENEGRO CARAZINHO CAMAQUA CAMPO BOM VACARIA CRUZ ALTA ALEGRETE TAQUARA CANGUCU SAO BORJA ESTANCIA VELHA PANAMBI OSORIO SANTIAGO SAO GABRIEL SAO LOURENCO 46 DO SUL 47 48 49 50 51 52 ESTRELA GARIBALDI PAROBE GRAMADO MARAU FLORES DA

24.464

25.218

21.541

20.516 20.217 18.740 18.232 18.006 18.694 18.811 18.044 16.687 14.906 16.537 14.002 13.178 13.995 13.274 13.486

21.687 21.178 19.822 19.362 19.094 19.682 19.350 18.659 17.531 15.998 17.168 14.428 13.863 14.424 13.711 13.872

21.386 20.197 18.990 18.244 18.140 17.730 17.433 16.803 15.845 15.484 15.055 13.995 12.970 12.806 12.762 12.616

12.642

13.258

12.376

12.587 12.336 11.133 11.519 10.587 10.942

13.087 12.851 11.841 12.182 11.525 11.527

12.099 11.826 11.712 11.610 11.596 11.209

126

CUNHA 53 54 DOM PEDRITO CANELA SANTO ANTONIO 55 DA PATRULHA 56 QUARAI PALMEIRA DAS 57 MISSOES CAPAO DA 58 CANOA 59 60 PORTAO SAO MARCOS SANTA VITORIA 61 DO PALMAR 62 63 TEUTONIA ENCANTADO SAO LUIZ 64 GONZAGA 65 66 67 TORRES JAGUARAO VERANOPOLIS CARLOS 68 BARBOSA 69 TRAMANDAI FREDERICO 70 WESTPHALEN 71 72 73 IGREJINHA TRES DE MAIO TRES PASSOS CACAPAVA DO 74 SUL 75 76 77 ROSARIO DO SUL TAQUARI IBIRUBA 8.196 7.438 6.706 8.600 7.917 7.230 7.693 7.680 7.568 8.175 8.488 7.699 8.157 8.130 8.363 8.667 8.642 8.785 8.481 8.277 7.782 9.255 9.714 8.499 8.896 9.505 8.574 7.941 8.463 8.587 10.413 10.866 8.781 10.810 11.166 9.243 8.941 8.922 8.652 9.086 9.560 8.955 8.363 9.879 9.026 10.111 9.155 8.989 11.048 11.388 9.221 8.461 9.862 9.386 10.084 9.265 9.245 9.144 9.786 9.298 10.434 10.878 9.370 12.583 13.071 10.574 11.112 11.605 10.667 10.956 11.046 11.330 11.312 10.713 10.671

127

78 79

NOVA PRATA ITAQUI NOVA

7.070 8.280

7.430 8.407

7.439 7.421

80 PETROPOLIS LAGOA 81 VERMELHA 82 83 84 85 86 87 DOIS IRMAOS CHARQUEADAS RIO PARDO CANDELARIA HORIZONTINA GUAPORE SAO SEBASTIAO 88 DO CAI 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 ARROIO DO MEIO SOLEDADE IVOTI VERA CRUZ TRES COROAS TAPEJARA SARANDI ANTONIO PRADO SANANDUVA NAO-ME-TOQUE SAO SEPE GETULIO 100 VARGAS 101 ESPUMOSO ELDORADO DO 102 SUL SAO FRANCISCO 103 DE PAULA 104 105 ROLANTE TRIUNFO

7.390

7.775

7.405

7.729

8.110

7.368

6.979 7.119 7.782 6.680 6.736 6.689

7.547 7.554 8.195 7.312 7.232 6.983

7.340 7.289 7.288 7.246 7.171 7.085

8.055

8.144

6.974

6.610 6.839 6.096 5.882 5.953 5.609 6.268 6.155 5.143 5.161 5.406

6.965 7.299 6.508 6.435 6.351 6.182 6.621 6.285 5.590 5.573 5.627

6.865 6.849 6.495 6.386 6.327 6.169 6.161 5.838 5.611 5.511 5.398

5.681

5.952

5.379

5.032

5.447

5.282

4.187

4.733

5.051

5.489

5.777

4.991

4.845 4.411

5.105 4.768

4.958 4.956

128

106 107 108

TUPANCIRETA GIRUA AGUDO NOVA SANTA

4.772 5.597 4.527

5.127 5.877 4.883

4.917 4.839 4.820

109 RITA 110 SANTO CRISTO JULIO DE 111 CASTILHOS 112 113 FELIZ SAO JERONIMO SERAFINA 114 CORREA 115 116 CRISSIUMAL BUTIA ENCRUZILHADA 117 DO SUL 118 119 SANTO AUGUSTO ARROIO GRANDE CRUZEIRO DO 120 SUL 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 SOBRADINHO CERRO LARGO BOM PRINCIPIO PIRATINI RESTINGA SECA CHAPADA NOVA HARTZ TAPES ARVOREZINHA CAPAO DO LEAO SAO FRANCISCO 131 DE ASSIS SAO PEDRO DO 132 SUL

3.597

4.068

4.814

4.546

4.856

4.774

4.681

5.061

4.702

4.961 4.677

5.170 4.904

4.661 4.266

3.878

4.129

4.244

3.867 4.200

4.175 4.440

4.231 4.098

4.277

4.542

4.067

3.979 4.454

4.240 4.599

4.053 3.935

3.641

3.947

3.868

4.428 4.006 3.557 3.536 3.532 3.381 3.193 4.121 3.738 3.596

4.687 4.155 3.803 3.786 3.745 3.627 3.473 4.276 3.893 3.886

3.867 3.847 3.762 3.699 3.695 3.680 3.674 3.661 3.658 3.547

3.972

4.276

3.515

3.662

3.785

3.497

129

133 134

CASCA NOVA BASSANO BOM RETIRO DO

3.252 3.293

3.513 3.526

3.451 3.425

135 SUL TRES 136 CACHOEIRAS 137 138 TAPERA DOM FELICIANO ARROIO DO 139 TIGRE CERRO GRANDE 140 DO SUL TENENTE 141 PORTELA 142 143 144 145 146 CONSTANTINA TUPARENDI JAGUARI IMBE ROCA SALES ARROIO DOS 147 RATOS SANTA BARBARA 148 DO SUL 149 SEBERI AUGUSTO 150 PESTANA 151 CATUIPE PINHEIRO 152 MACHADO 153 154 155 156 157 RONDA ALTA SALTO DO JACUI IBIRAIARAS AJURICABA XANGRI-LA

3.436

3.578

3.392

3.352

3.523

3.376

3.127 2.706

3.497 3.043

3.270 3.119

3.170

3.466

3.109

2.187

2.670

3.058

3.428

3.590

2.984

3.243 2.877 3.082 2.311 2.803

3.326 3.047 3.257 2.607 2.986

2.968 2.951 2.940 2.873 2.870

2.762

2.943

2.791

2.826

3.018

2.764

2.953

3.059

2.719

2.731

2.856

2.714

2.786

2.945

2.701

2.906

3.041

2.677

2.567 2.560 2.536 2.457 2.021

2.792 2.733 2.679 2.628 2.305

2.650 2.638 2.574 2.531 2.526

130

158

TERRA DE AREIA BARRA DO

2.562

2.602

2.511

159 RIBEIRO 160 ENTRE-IJUIS SALVADOR DO 161 SUL SAO JOSE DO 162 OURO 163 SERTAO BOA VISTA DO 164 BURICA 165 166 167 168 169 170 PARAI PORTO XAVIER NONOAI PLANALTO CANDIDO GODOI BOM JESUS PALMARES DO 171 SUL 172 173 174 175 176 177 178 VALE DO SOL BARROS CASSAL ANTA GORDA SINIMBU SELBACH CHUI CACEQUI SANTA CLARA 179 DO SUL MORRO 180 REDONDO SAO JOSE DO 181 NORTE GUARANI DAS 182 MISSOES

2.635

2.828

2.498

2.278

2.381

2.489

2.389

2.568

2.481

2.382

2.543

2.479

2.507

2.691

2.465

2.362

2.624

2.460

2.289 2.528 2.914 2.665 2.165 2.777

2.409 2.646 2.995 2.758 2.367 2.889

2.447 2.434 2.404 2.396 2.347 2.343

2.323

2.428

2.317

1.866 2.032 2.055 1.921 2.125 2.129 2.379

2.115 2.291 2.228 2.082 2.209 2.232 2.494

2.301 2.288 2.222 2.221 2.201 2.196 2.190

1.925

2.088

2.190

2.136

2.198

2.181

2.791

2.923

2.131

2.213

2.347

2.113

131

183

PAVERAMA FAXINAL DO

1.871

2.046

2.070

184 SOTURNO CAMPINAS DO 185 SUL 186 JOIA PANTANO 187 GRANDE 188 189 TUCUNDUVA NOVA PALMA SERTAO 190 SANTANA 191 IRAI SANTO ANTONIO 192 DAS MISSOES AMETISTA DO 193 SUL 194 195 196 197 198 SAO MARTINHO BROCHIER BARAO ESTACAO GAURAMA FORTALEZA DOS 199 VALOS 200 ARATIBA SANTA MARIA DO 201 HERVAL CAMPINA DAS 202 MISSOES PASSO DO 203 SOBRADO 204 VALE REAL SANTANA DA 205 BOA VISTA

2.236

2.235

2.061

2.143

2.234

2.043

1.704

1.935

2.035

1.922

2.025

2.024

2.444 1.966

2.523 2.124

2.020 2.018

1.562

1.783

2.016

2.276

2.399

2.002

2.204

2.334

1.973

1.521

1.709

1.938

1.970 1.709 1.729 1.695 1.907

2.019 1.794 1.995 1.834 1.990

1.933 1.925 1.924 1.917 1.912

1.737

1.907

1.893

2.004

2.096

1.870

1.733

1.833

1.867

1.748

1.898

1.849

1.617

1.717

1.828

1.735

1.820

1.826

1.825

1.929

1.818

132

206 207 208 209

PARECI NOVO MORRO REUTER MUCUM CONDOR BARAO DE

1.810 1.571 1.874 1.736

1.828 1.667 1.959 1.839

1.807 1.806 1.800 1.791

210 COTEGIPE 211 212 213 IBIACA CANDIOTA PARAISO DO SUL BOQUEIRAO DO 214 LEAO 215 216 217 218 219 INDEPENDENCIA PICADA CAFE PEDRO OSORIO MOSTARDAS PALMITINHO FONTOURA 220 XAVIER DAVID 221 CANABARRO SAO VICENTE DO 222 SUL 223 224 225 226 227 HUMAITA ALPESTRE ALECRIM IPE PROGRESSO DOUTOR 228 MAURICIO CARDOSO SAO MIGUEL DAS 229 MISSOES 230 231 RONDINHA HARMONIA

1.724

1.806

1.759

1.589 1.717 1.449

1.726 1.790 1.614

1.750 1.748 1.745

1.548

1.675

1.740

1.758 1.549 1.999 1.751 1.717

1.862 1.685 2.036 1.868 1.847

1.735 1.722 1.718 1.705 1.698

1.595

1.763

1.695

1.645

1.713

1.692

1.704

1.792

1.673

1.598 1.512 1.609 1.595 1.430

1.708 1.660 1.710 1.643 1.608

1.654 1.649 1.648 1.640 1.637

1.485

1.596

1.630

1.292

1.436

1.626

1.812 1.443

1.890 1.554

1.625 1.618

133

232 233

VILA MARIA GLORINHA CAPELA DE

1.498 1.327

1.560 1.483

1.593 1.591

234 SANTANA 235 MAQUINE GENERAL 236 CAMARA 237 238 239 COLORADO RODEIO BONITO ERVAL SECO MARCELINO 240 RAMOS BARAO DO 241 TRIUNFO CORONEL 242 BICACO 243 244 CIRIACO CRISTAL CAMBARA DO 245 SUL MAXIMILIANO DE 246 ALMEIDA ROQUE 247 GONZALES 248 CAICARA SAO JOSE DO 249 HORTENCIO 250 251 252 253 SEGREDO LAVRAS DO SUL HERVAL VICTOR GRAEFF SAO PAULO DAS 254 MISSOES 255 MATO LEITAO

1.351

1.465

1.578

1.403

1.501

1.578

1.577

1.697

1.574

1.473 1.675 1.623

1.586 1.728 1.694

1.562 1.561 1.546

1.846

1.861

1.545

1.027

1.233

1.542

1.577

1.666

1.542

1.503 1.383

1.579 1.515

1.532 1.526

1.732

1.825

1.514

1.604

1.679

1.488

1.584

1.661

1.474

1.535

1.652

1.473

1.525

1.484

1.465

1.119 1.581 1.777 1.420

1.299 1.652 1.827 1.480

1.446 1.441 1.439 1.434

1.416

1.496

1.433

1.212

1.317

1.412

134

256 257 258 259 260 261 262

ITAARA CAMPO NOVO VIADUTOS PEJUCARA NOVA ARACA MINAS DO LEAO PUTINGA SAO JOAO DA

1.535 1.538 1.425 1.394 1.333 1.186 1.242

1.468 1.565 1.499 1.472 1.409 1.257 1.363

1.405 1.403 1.397 1.380 1.376 1.362 1.336

263 URTIGA 264 265 266 267 JACUTINGA CIDREIRA FORMIGUEIRO COTIPORA QUINZE DE 268 NOVEMBRO 269 270 271 272 PORTO LUCENA CAIBATE ILOPOLIS VILA FLORES MARQUES DE 273 SOUZA 274 275 ERNESTINA NOVO MACHADO TIRADENTES DO 276 SUL 277 IBARAMA SEVERIANO DE 278 ALMEIDA 279 IMIGRANTE AMARAL 280 FERRADOR 281 CERRO BRANCO SAO PEDRO DA 282 SERRA

1.197

1.294

1.322

1.273 1.136 1.237 1.193

1.374 1.290 1.308 1.269

1.295 1.277 1.277 1.276

1.069

1.161

1.271

1.261 1.530 1.243 1.098

1.344 1.549 1.356 1.204

1.270 1.263 1.247 1.238

1.051

1.139

1.236

1.078 1.041

1.136 1.147

1.208 1.205

999

1.115

1.204

1.020

1.100

1.200

1.280

1.319

1.197

1.255

1.234

1.194

891

1.063

1.187

983

1.107

1.178

986

1.126

1.161

135

LINDOLFO 283 COLLOR 284 285 286 287 MACHADINHO TUPANDI MATA CHUVISCA SENTINELA DO 288 SUL 289 BARRACAO LIBERATO 290 SALZANO 291 292 293 294 CERRITO DOIS LAJEADOS ERVAL GRANDE BOSSOROCA SALDANHA 295 MARINHO 296 297 AGUA SANTA PAIM FILHO TRINDADE DO 298 SUL 299 300 301 302 NOVA BRESCIA COLINAS ARROIO DO SAL MANOEL VIANA MORRINHOS DO 303 SUL 304 305 306 TABAI CHIAPETA NOVA PADUA BOA VISTA DO 307 SUL 308 309 ALTO FELIZ TRES ARROIOS 903 890 970 951 1.004 1.000 870 954 1.019 812 1.053 924 925 1.120 989 1.033 1.028 1.028 941 993 1.033 1.042 1.012 858 852 1.106 1.054 966 900 1.055 1.050 1.049 1.035 973 1.060 1.058 849 1.059 961 1.182 1.077 1.070 959 1.013 1.079 1.103 1.009 1.205 1.187 1.182 1.074 1.205 1.237 1.110 1.107 1.086 1.085 1.168 1.255 1.120 1.016 1.130 1.125 897 1.023 1.129 1.239 977 1.117 814 1.304 1.069 1.214 975 1.144 1.138 1.137 1.132 913 1.043 1.152

136

310 311

PASSA SETE MIRAGUAI NOVA ROMA DO

642 971

788 1.075

992 990

312 SUL 313 314 SAO JORGE SAO VALENTIM MONTE BELO DO 315 SUL 316 RIOZINHO MARIANA 317 PIMENTEL SAO DOMINGOS 318 DO SUL 319 REDENTORA FAZENDA 320 VILANOVA 321 322 ACEGUA CACIQUE DOBLE NOVA 323 ESPERANCA DO SUL 324 325 VICENTE DUTRA WESTFALIA CAMPESTRE DA 326 SERRA 327 328 329 PINHAL GRANDE ALEGRIA MARATA DONA 330 FRANCISCA 331 332 AUREA NOVA ALVORADA SALVADOR DAS 333 MISSOES

902

973

983

841 1.102

908 1.167

972 971

882

934

966

896

914

964

751

859

959

857

927

959

1.015

1.079

958

828

919

957

705 899

855 976

949 948

720

829

940

986 718

1.055 821

933 926

855

888

908

705 789 780

808 876 830

903 896 894

874

923

888

820 688

874 789

887 885

694

782

882

137

334

IBIRAPUITA FAGUNDES

754

800

869

335 VARELA CAMPOS 336 BORGES 337 ITATIBA DO SUL NOVA 338 CANDELARIA 339 340 CARAA BARRA FUNDA IPIRANGA DO 341 SUL 342 343 CAPIVARI DO SUL ESTRELA VELHA SAO PEDRO DO 344 BUTIA 345 BRAGA POCO DAS 346 ANTAS 347 CAMARGO TAQUARUCU DO 348 SUL 349 350 351 352 353 TRES PALMEIRAS ARARICA ESMERALDA JABOTICABA NOVA BOA VISTA SILVEIRA 354 MARTINS BALNEARIO 355 PINHAL 356 EREBANGO COQUEIROS DO 357 SUL

825

871

867

704

756

865

869

910

858

701

773

856

637 649

757 752

852 850

762

817

849

696 618

728 730

845 829

639

720

826

852

866

818

726

779

817

696

787

813

759

804

812

687 506 878 697 689

752 661 924 788 750

809 806 797 797 790

746

786

790

578

672

784

706

752

781

632

708

778

138

358 359

CASEIROS SAO VENDELINO SANTO ANTONIO

664 667

749 742

773 765

360 DO PLANALTO SAO JOAO DO 361 POLESINE SANTO 362 EXPEDITO DO SUL 363 364 CAPITAO CHARRUA MATO 365 CASTELHANO 366 RELVADO VITORIA DAS 367 MISSOES 368 369 370 371 372 373 374 CENTENARIO LAGOAO NOVO CABRAIS SAO NICOLAU PONTAO JAQUIRANA NOVO BARREIRO CORONEL 375 BARROS ENTRE RIOS DO 376 SUL PRESIDENTE 377 LUCENA VILA NOVA DO 378 SUL 379 380 381 TRAVESSEIRO TURUCU TAVARES

585

683

752

687

700

747

569

654

743

622 608

695 661

742 741

557

648

738

676

731

738

570

630

736

623 495 549 846 507 684 587

674 599 659 893 602 728 653

734 732 730 730 729 728 728

635

691

724

695

739

723

622

664

723

589

649

716

614 477 922

668 609 1.000

712 711 708

139

GRAMADO 382 XAVIER 383 SEDE NOVA SENADOR 384 SALGADO FILHO EUGENIO DE 385 CASTRO 386 387 COXILHA FORQUETINHA SAO VALENTIM 388 DO SUL 389 390 391 VISTA ALEGRE VANINI VISTA GAUCHA PINHEIRINHO DO 392 VALE DOUTOR 393 RICARDO BARRA DO 394 QUARAI VESPASIANO 395 CORREA 396 VILA LANGARO LAGOA DOS 397 TRES CANTOS 398 399 400 DERRUBADAS PROTASIO ALVES TOROPI BOA VISTA DAS 401 MISSOES 402 403 SERIO NOVA RAMADA SAO JOSE DO 404 SUL 458 524 629 549 478 604 547 632 629 431 550 640 527 587 492 607 634 594 641 641 641 502 591 642 468 546 643 523 593 643 581 627 648 510 606 659 540 620 660 553 578 526 620 610 603 672 666 663 638 663 681 534 525 599 610 690 690 561 622 693 522 591 697 599 650 704 537 604 706

140

PINTO 405 BANDEIRA* ESPERANCA DO 406 SUL 407 PORTO MAUA DOM PEDRO DE 408 ALCANTARA LAGOA BONITA 409 DO SUL NICOLAU 410 VERGUEIRO SAO JOSE DO 411 INHACORA 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 CRUZALTENSE TUNAS IVORA HULHA NEGRA PONTE PRETA ALTO ALEGRE ARAMBARE MARIANO MORO LINHA NOVA UBIRETAMA ALMIRANTE 422 TAMANDARE DO SUL 423 424 425 426 GENTIL VALE VERDE UNIAO DA SERRA BOZANO SANTO ANTONIO 427 DO PALMA ARROIO DO 428 PADRE 231 376 550 482 500 553 464 434 490 353 503 497 527 437 565 560 556 553 338 443 567 425 416 519 513 463 472 517 655 516 426 499 517 559 574 528 531 557 677 532 504 611 594 591 588 584 582 582 579 575 570 520 565 612 494 558 612 395 509 616 509 570 620 517 586 623 501 550 625 530 600 626

141

429 430

MORMACO MONTAURI DEZESSEIS DE

424 485

495 522

546 541

431 NOVEMBRO 432 433 ITAPUCA RIO DOS INDIOS TRES 434 FORQUILHAS 435 436 437 438 FAXINALZINHO MAMPITUBA POUSO NOVO CERRO GRANDE BARRA DO RIO 439 AZUL BOM 440 PROGRESSO 441 442 443 444 445 446 447 PINHAL SANTA TEREZA GUABIJU MATO QUEIMADO TIO HUGO HERVEIRAS MULITERNO VISTA ALEGRE 448 DO PRATA FLORIANO 449 PEIXOTO SAO MARTINHO 450 DA SERRA SAO JOSE DOS 451 AUSENTES 452 453 454 PAULO BENTO PIRAPO MUITOS CAPOES

512

532

536

473 441

522 480

529 517

420

471

516

470 441 484 407

494 454 510 481

505 502 499 496

450

473

491

384

434

483

438 438 401 320 222 326 317

473 461 434 388 346 389 393

483 482 474 465 465 462 462

383

436

460

348

387

450

422

421

444

434

461

443

274 423 338

370 445 376

442 436 435

142

455

TUPANCI DO SUL SAO JOSE DO

375

396

430

456 HERVAL 457 458 459 CORONEL PILAR INHACORA CRISTAL DO SUL SETE DE 460 SETEMBRO ANDRE DA 461 ROCHA BOA VISTA DO 462 INCRA 463 GARRUCHOS MONTE ALEGRE 464 DOS CAMPOS NOVO 465 TIRADENTES SANTA CECILIA 466 DO SUL COQUEIRO 467 BAIXO 468 JARI BOA VISTA DO 469 CADEADO 470 ITATI DILERMANDO DE 471 AGUIAR SAO JOSE DAS 472 MISSOES DOIS IRMAOS 473 DAS MISSOES 474 QUEVEDOS GRAMADO DOS 475 LOUREIROS

376

425

428

308 331 302

371 362 344

411 406 401

285

324

392

326

348

390

171

274

390

273

336

389

313

354

385

324

354

379

201

283

377

267

333

376

253

301

373

165

249

361

215

285

345

265

292

343

272

301

342

308

316

341

206

274

339

276

301

332

143

CANUDOS DO 476 VALE 477 478 479 480 MACAMBARA ITACURUBI ROLADOR CARLOS GOMES SAO VALERIO DO 481 SUL BENJAMIN 482 CONSTANT DO SUL ENGENHO 483 VELHO 484 CAPAO DO CIPO SAGRADA 485 FAMILIA PORTO VERA 486 CRUZ PINHAL DA 487 SERRA BARRA DO 488 GUARITA 489 490 491 492 QUATRO IRMAOS JACUIZINHO UNISTALDA NOVO XINGU SAO PEDRO DAS 493 MISSOES LAJEADO DO 494 BUGRE CAPAO BONITO 495 DO SUL SANTA 496 MARGARIDA DO 96 150 193 92 156 209 164 182 213 105 167 246 165 94 195 127 229 186 233 188 277 275 275 253 223 237 281 167 226 287 265 277 290 192 231 293 115 172 293 216 267 298 263 287 302 254 275 305 240 238 150 265 276 278 215 297 317 313 312 306 197 256 319

144

SUL 497 PEDRAS ALTAS TOTAL 3.211.751 82 3.364.720 121 3.053.985 158

Obs.:A partir de junho de 2003, foram desconsiderados como estando em "circulao" os veculos com placa antiga. *Emancipao revertida Detran-RS

VECULOS EM CIRCULAO POR TIPO


ANO TIPO 2001 bAUTOMVEL bCAMINHO bMOTOCICLETA bOUTROS bNIBUS bTOTAL 2.142.206b 160.613b 372.139b 511.410b 25.383b 3.211.751b 2002 2.231.968b 164.353b 402.319b 539.693b 26.387b 3.364.720b 2003 2.021.488b 138.797b 384.683b 484.823b 24.194b 3.053.985b

Obs.: A partir de junho de 2003, foram desconsiderados como estando "em circulao" os veculos com placa antiga. Detran RS

145

VECULOS EM CIRCULAO POR ANO DE FABRICAO


ANO FABRICAO 2001 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997 1996 a 1992 1991 a 1982 1981 a 1972 1971 a 1962 1961 a 1951 1950 a 1900 TOTAL 130.130b 124.174b 104.881b 133.126b 177.514b 608.871b 895.817b 837.295b 168.399b 25.534b 6.010b 3.211.751b ANO 2002 126.201b 152.709b 127.352b 108.178b 136.731b 181.354b 616.764b 887.712b 828.623b 167.616b 25.479b 6.001b 3.364.720b 2003 138.563b 148.508b 155.763b 131.327b 111.576b 140.573b 185.289b 618.068b 771.236b 575.233b 69.109b 7.152b 1.588b 3.053.985b

Obs.:A partir de junho de 2003, foram desconsiderados como estando "em circulao" os veculos com placa antiga. . Detran RS

VECULOS EM CIRCULAO POR ANO DE FABRICAO E COMBUSTVEL

146

COMBUSTVEL ANO DE LCOOL/ GS FABRICAO GASOLIN A 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997 1996 a 1992 1991 a 1982 1981 a 1972 1971 a 1962 1961 a 1951 1950 a 1900 TOTAL 2.225 1 2.226 278 881 192 114 93 21 64 16.731 188.400 5.160 54 17 8 7.869 9.953 15.139 13.640 10.106 12.554 12.917 47.517 81.808 69.360 14.546 1.558 72 241 751 772 706 705 1.484 1.597 3.579 763 179 21 10.798 121.912 131.144 133.936 111.786 96.160 122.048 165.652 527.556 467.251 487.975 53.960 5.539 1.500 2.426.419 6.038 5.779 5.724 5.080 4.510 4.461 5.051 22.668 32.986 12.555 528 38 8 138.563 148.508 155.763 131.327 111.576 140.573 185.289 618.068 771.236 575.233 69.109 7.152 1.588 LCOOL DIESEL NATURAL GASOLINA S OUTRO TOTAL

212.013 297.039

105.426 3.053.985

Obs.:A partir de junho de 2003, foram desconsiderados como estando "em circulao" os veculos com placa antiga. Detran - RS

8.2 PROJETO DE LEI MINUTA DE PROJETO DE LEI

Estabelece um programa de Inspeo e Manuteno de Veculos em uso-I/M, promover a reduo da poluio atmosfrica e d outras providncias. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul,

destinado a

147

Fao saber, em cumprimento ao disposto no art.82, inciso IV, da Constituio do Estado, que a Assemblia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte: Art. 1.- Fica institudo o Programa de Inspeo e Manuteno de Veculos em Uso, de acordo com o que dispe as Resolues do Conselho Nacional do Meio AmbienteCONAMA-, destinado a promover o controle e a reduo da poluio atmosfrica e sonora dos veculos automotores s em circulao e licenciados neste Estado. Art. 2. - Para a implementao do Programa a que se refere o artigo 1., desta Lei, dever ser instalado Centros de Inspeo, de forma distribuda no territrio estadual, para controlar a emisso de poluentes e rudos da frota licenciada no Estado. Art. 3. - A Fundao Estadual de Proteo Ambiental Henrique Luiz Roessler FEPAM/RS e o Departamento Estadual de Trnsito-DETRAN/RS, estabelecero as normas e os procedimentos tcnicos e operacionais para a implantao e a distribuio dos Centros de Inspeo. Pargrafo nico Ficam autorizados a estabelecer planos especficos, normas e medidas adicionais de controle da poluio do ar para veculos automotores em circulao, em consonncia com as diretrizes de trnsito e ambientais, bem como, a realizao de convnios com os demais entes pblicos para a agilizao procedimental, auditorias e fiscalizaes das inspees. Art. 4. - Por ocasio da emisso de novo Certificado de Registro de Veculos CRV, o DETRAN/RS dever exigir, obrigatoriamente, a aprovao do veculo automotor em inspeo de gases poluentes, em conformidade ao que preceitua o art. 104 e 131, 3. da Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro e da

148

Lei Federal n. 8.723, de 28 de outubro de 1993, que dispe sobre a reduo de emisso de poluentes por veculos automotores com redao dada pela Lei Federal n. 10.203, de 22.02.2001. 1. - A Inspeo se aplicar a todos os veculos equipados com motores de combusto interna, independente do tipo de combustvel que utilizarem, observados o disposto nesta Lei, a partir do segundo ano subseqente ao da fabricao. 2. - Os veculos concebidos exclusivamente para aplicaes militares, agrcolas, de competio, tratores, mquinas de terraplanagem, de pavimentao e outros de aplicao especial, assim classificados pelo rgo ambiental,esto dispensados da inspeo obrigatria. 3. - Durante o primeiro ano de funcionamento do Programa de que trata a presente lei, os veculos no aprovados na totalidade dos requisitos na primeira inspeo tero a emisso do Certificado de Registro de Veculo(CRV) e do Certificado de Registro de carter preventivo-educativo-pedaggico,

Licenciamento do Veculo(CRLV) liberados, em

desde que atendidos os demais requisitos legais e regulamentares da legislao de trnsito. 4. -A validade da Inspeo ser de 12(doze) meses contados a partir da data da aprovao nos testes, ou mediante Portaria especifica em conjunto do DETRAN e FEPAM. Art. 5. - Os veculos de circulao intensa, assim considerados aqueles registrados na categoria aluguel e definidos na legislao de trnsito, devero obter aprovao na inspeo de gases poluentes e rudos para o licenciamento anual. Art. 6. - Para fins da aprovao a que se referem os artigos 5. e 6., desta Lei, o rgo ambiental adotar como padres de emisso os limites mximos de emisso dos poluentes

149

para veculos equipados como motores ciclo Otto e ciclo Diesel estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Art. 7. - O rgo Executivo Estadual de Trnsito e o rgo Ambiental do Estado, divulgaro, conjuntamente,campanhas educativas e de esclarecimentos, sobre a implantao do Programa de Inspeo e Manuteno de Veculos em Uso, dando ampla publicidade da localizao e instalao dos Centros de Inspeo Veiculares. Art. 8. - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio Piratini, em Porto Alegre,RS,

de

de

GERMANO ANTNIO RIGOTTO, Governador do Estado. Dep. Fed. JOS OTVIO GERMANO, Secretrio da Justia e da Segurana.

Registre-se. Publique-se. ALBERTO WALTER DE OLIVEIRA, Chefe da Casa Civil.

8.3

MINUTA DE PORTARIA.

150

PORTARIA CONJUNTA DETRAN-FEPAM n. 001, de de 2005.

Dispe sobre os procedimentos de controle de emisso de gases poluentes e de poluio sonora na alterao de registro de veculos do Estado do Rio Grande do Sul, e d outras providncias.

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trnsito DETRAN/RS e o Presidente da Fundao Estadual de Proteo ao Meio Ambiente Luiz Roessler FEPAM/RS, no uso de suas respectivas competncias e atribuies regulamentares e regimentais; Considerando o disposto nos artigos 104, 124,inciso XI e 131,3., da Lei Federal n. 9.503/97- Cdigo de Trnsito Brasileiro-CTB; Considerando o que dispe a Lei n. 8.723/93, alterada pela Lei n. 10.203/2001, e o contido no art. 6., 1. da Lei n. 6.938/81; Considerando o contido nas Resolues do CONAMA de n.s 18/86; 07/93;018/95; 227/97; 251/99; 256/99; 272/2000 e demais normativas ambientais vigentes; Considerando a publicao da Lei Estadual n. /2005 , e a necessidade de estabelecer

padres e procedimentos para o efetivo controle da emisso de gases poluentes e da poluio sonora dos veculos registrados no Estado.

RESOLVEM:

151

Art. 1. - A inspeo da emisso de gases poluentes e poluio sonora ser realizada nas dependncias dos Centros de Registro de Veculos Automotores-CRVAS, atravs dos equipamentos aferidos pelo INMETRO e com a superviso e fiscalizao do DETRAN/RS e FEPAM.

1. - Os resultados dos testes de inspeo sero lanados no registro dos pronturios dos veculos automotores no Sistema informatizado do rgo Executivo Estadual de Trnsito, contendo, obrigatoriamente o seguintes dados: a identificao do operador, a data e hora da inspeo; a aferio constatada; o equipamento utilizado e o nmero da aferio do INMETRO com a data de validade.

2. - Ser fornecido ao proprietrio do veculo o Relatrio de Inspeo de Emisses do Veculo RIEV- com a relao pormenorizada dos itens inspecionados e resultados obtidos.

Art. 2. - Ficam estabelecidos os nveis mximos de emisso de poluentes e de rudos, para fins desta Portaria: I Limites para fins de inspeo de veculos leves de ciclo Otto: (....); II- Limites para fins de inspeo de veculos de ciclo Diesel: (...) III- Limites sonoros: (...).

152

Art. 3. Para a inspeo incidir a taxa de servios prevista na Lei n. 8.109/85 e alteraes, e, nos casos de reprovao inicial, ser possvel a reinspeo ambiental e de rudos, no prazo de 30 (trinta), com dispensa de pagamento. Pargrafo nico - No ser expedido o Certificado de Registro do Veculo e ou Licenciamento (CRV/CRLV) quando, mesmo no prazo especificado no caput deste artigo, for o veculo reprovado na reinspeo e sobrevir:

I Vencimento do IPVA; II - Vencimento da penalidade de multa administrativa; III- Vencimento do Seguro obrigatrio; IV- Vencimentos de Taxas,Dbitos e da documentao obrigatria; V Restries impeditivas lanadas no pronturio do veculo. Art. 4. - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Registre-se. Publique-se. Cumpra-se. Porto Alegre,RS, de de .

CARLOS UBIRATAN DOS SANTOS, Diretor Presidente do DETRAN/RS.

CLADIO DILDA, Diretor -Presidente da FEPAM/RS.

Vous aimerez peut-être aussi