Vous êtes sur la page 1sur 22

1.

OBJETIVO Este documento identifica e avalia qualitativamente os agentes de risco existentes na SANVAL COMRCIO E INDSTRIA LTDA., e parte integrante do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais conforme o disposto na Norma Regulamentadora (NR) 9 da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho.

2.

METODOLOGIA A metodologia utilizada foi baseada na proposta da American Industrial Hygiene Association AIHA, e seguiu os preceitos tcnicos do item 9.3.3. da NR9.

3. 1.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS Caracterizao Geral SANVAL Comrcio e Indstria Ltda. Rua Nicolau Alayon, 441 Interlagos So Paulo SP Nmero de funcionrios: 263 Grau de Risco (NR 4) : 03 Atividade: Fabricao de produtos farmacuticos para uso humano

2. 1.

Caracterizao por setores Lquidos Funo Op. De mquinas Manipulador NO de funcionrios 10 02 Atividades Principais Preparao e operao de mquinas Conferncia das matrias primas, manipulao dos produtos, operao e limpeza dos equipamentos

No local esto duas mquinas que so alimentadas com frascos para envase dos produtos manipulados nos tachos de fabricao localizados nos mezaninos superior e inferior no local. H o fornecimento e uso de protetores auditivos tipo concha e de insero, luvas de PVC, mscaras semi faciais para manipulao dos produtos na fase de fabricao. Ventilao artificial: ar condicionado no teto. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na ficha de avaliao em anexo.

2.

Comprimidos Funo Op. De mquinas Manipulador NO de funcionrios 08 04 Atividades principais Preparao e operao de mquinas Recebimento e conferncia das matrias primas, manipulao dos produtos, limpeza de mquinas e equipamentos Supervisionar, controlar e coordenar o setor.

Encarregado

01

Neste setor esto localizadas as mquinas rotativas, misturador em V, amassadeira, compressoras e estufas. H, na rea de manipulao sistema de exausto. O reconhecimento e a avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
3.

Drageamento Funo Aux. drageamento Encarregado NO de funcionrios 01 01 Atividades principais Auxiliar o supervisor nas tarefas do setor Preparao das misturas, operao das drageadeiras, coordenao do setor.

Neste setor esto localizadas duas drageadeiras e as mesmas possuem exausto localizada. H o uso de protetores auriculares tipo concha, luvas em ltex, semi mascara facial em silicone, com cartuchos para vapores orgnicos e pr filtro tipo PFF 2 para aerodispersides. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontra se na Ficha de Avaliao em anexo
4.

Cremes e Pomadas Funo Op. De mquinas Manipulador NO de funcionrios 06 01 Atividades principais Preparao e operao de mquinas Conferncia e manipulao das matrias primas, operao e limpeza de mquinas.

Supervisor de produo

01

Superviso de todo o setor

No setor esto localizados a batedeira planetria, reator e bombem. O setor possui sistema de ar condicionado localizado no teto. H o uso de protetor auricular tipo concha e de insero, luvas em ltex, respiradores semi faciais em silicone com cartuchos para vapores orgnicos e pr filtros tipo PFF 2 para aerodispersides. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
5.

Blistagem Funo Op. De mquinas Aux. de produo Supervisora Aux. supervisora NO de funcionrios 06 08 01 01 Atividades principais Preparao e operao das mquinas Inspeo dos comprimidos Superviso geral do setor Auxiliar a supervisora

Neste local esto localizadas blistadeiras e paludos. H ventilao artificial vinda do teto H o uso de luvas em ltex, protetor auricular de insero e semi mscaras faciais descartveis tipo PFF 1. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
6.

Embalagem I Funo Op. De mquinas Embaladora Op. Mquina JPJ Op. Recravadeira Aux. produo Inspetora Encarregado NO de funcionrios 12 35 02 01 03 3 3 Atividades principais Preparao e operao das mquinas Acondicionar os blister de comprimidos nos cartuchos e estes em caixas Operar mquina JPJ Operar a mquina de recravao de frascos Aux. nas operaes do setor Inspecionar a qualidade dos cartuchos, blister e caixas. Coordenar os trabalhos do setor

Setor composto por encartuchadeiras, discos, recravadeiras. H o uso de culos de segurana pelos funcionrios que operam a recravadeira e de protetores auriculares tipo insero. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.

7.

Embalagem II Funo Op. De mquinas Aux. de embalagem Supervisor Lder de linha NO de funcionrios 03 30 01 01 Atividades principais Preparao e operao de mquinas Auxilio nas operaes de embalagem do setor Superviso e coordenao geral do setor Revisa o produto e coordena o trabalho dos auxiliares

O setor composto por empacotadeira, esteira de embalagem, mesa de etiquetagem, mquina injekt. Possui, o local, ventilao artificial proveniente de sistema de ventilao mecnica. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
8.

Cozinha Funo Aux. de cozinha Copeira Lder NO de funcionrios 04 01 01 Atividades principais

Nutricionista

01

H o uso de botas de PVC cano longo, aventais de PVC, luvas em malha de ao para operaes com equipamentos cortantes, luvas em ltex. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
9.

Controle Microbiolgico Funo Inspetor de qualidade Analistas Analistas de laboratrio NO de funcionrios 01 04 05 Atividades principais Controlar genericamente as anlises, dosagem e contagem de microorganismos Realizao de anlises e testes locais Idem acima

Neste setor so realizados testes em que uma pequena quantidade de cido ntrico e cloreto de mercrio so utilizados em capelas. O controle microbiologico realizado dentro de fluxos laminares, sendo realizada a troca de filtros a cada trs meses. H sistema de ventilao artificial O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.

10.

Controle Qumico Funo Analista Inspetores Auxiliar NO de funcionrios 04 04 01 Atividades principais Analise das matrias primas Inspeo nas linhas de manipulao Lavagem e esterilizao de vidrarias

O setor dividido fisicamente em laboratrio fsico qumico e instrumental. Quando da utilizao de reagentes qumicos, a atividade executada dentro de capelas. H o uso de aventais de PVC, culos de segurana, semi mascaras faciais, em silicone, com cartuchos combinados para vapores orgnicos e gases cidos, mscaras semi faciais descartveis para vapores orgnicos tipo PFF 2, luvas em ltex e nitrlicas. H tambm no local a presena de chuveiro de emergncia e lava olhos.

O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.


11.

Manuteno Funo Almoxarife Eletricista Mecnico Mecnico de embalagem NO de funcionrios 01 01 10 01 Atividades principais Arrumao e coordenao do almoxarifado de manut. Reparo e manuteno das instalaes eltricas Manuteno das mquinas e equipamentos Idem com mquinas especificas de embalagem.

O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.


12.

Estoque Funo Auxiliar de estoque Supervisor de estoque NO de funcionrios 03 02 Atividades principais Transporte dos produtos acabados Controle das fases de produo e estoque

No local so armazenados os produtos acabados e semi acabados e que depois so transportados por meio de transpaleteiras manuais at os caminhes. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.

13.

Almoxarifado de Matrias Primas e Pesagem Funo Op. De pesagem Aux. de controle Encarregado NO de funcionrios 02 01 01 Atividades principais Pesagem das matrias primas serem processadas na fabricao Controlar a entrega e analise das matrias primas Acompanhar e controlar o desenvolvimento geral dos

trabalhos do setor. O setor se destina armazenagem das diversas matrias primas utilizadas na rea fabril, bem como ao fracionamento das mesmas em lotes de fabricao. O transporte feito por transpaleteiras manuais e por monta cargas. Na rea da pesagem, fracionamento em lotes de fabricao, h exausto localizada, prximo s balanas. So utilizados respiradores semi faciais descartveis, tipo PFF 2 para aerodispersides e luvas cirrgicas. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.
14.

Almoxarifado de Material de Embalagem Funo Encarregado Ajudantes NO de funcionrios 01 03 Atividades principais Superviso geral do setor Realiza o transporte de materiais de embalagem para abastecimento da produo por meio de transpaleteiras manuais.

O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.


15.

Gases Liqefeitos de Petrleo / Produtos Inflamveis O armazenamento feito em rea externa. O reconhecimento e avaliao qualitativa dos riscos encontram-se na Ficha de Avaliao em anexo.

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE LQUIDOS

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db(A) Wada = 90 Copinho = 90 Disco I = 87 Disco II = 91 Disco III = 90 Tampa = 88 Disco IV = 90 Tacho III = 85

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. De mquina 10

Riscos de danos Me sade

RUDO

LT = 85 dB(A)

Manipulador 02

Uso Danos auditivos, estresse, aud de i fadiga Uso cir Sist exa

RISCO DE ACIDENTES

Quebra de frascos de vidro na alimentao dos discos das envasadoras

NO H

Op. De mquina 10

Cortes nas mos e So projeo de partculas cu imp late

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE LQUIDOS (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Manipulador 02

Riscos de danos Me sade

AGENTES QUMICOS Durante manipulao e Benzoato de Benzila, adio manual nos Corantes, Propileno, tanques de fabricao

Irritao das vias Uso respiratrias, dores de resp cabea e outros aero

lcool etlico, etc..

vap Uso

Ateno constante, monotonia, repetitividade de movimentos

Alimentao das esteiras e discos das mquinas do setor. Controle operacional das mquinas

Op. De mquinas 10

Doenas sseomusculares relacionadas ao trabalho, estresse, fadiga, etc.

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE COMPRIMIDOS / estufas

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM dB (A)

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Manipulador 08

Riscos de danos Me sade

RUDO LT = 85 dB (A) Rotativa = 87 Aspirador de p = 90

Danos auditivos, estresse, uso fadiga, etc. auri uso

Op. Mquina 08 Encarregado 01

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE COMPRIMIDOS / estufas (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db ( A )

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. De mquina 08

Riscos de danos Me sade

RUDO Rotativa box 6 = 86 Rotativa box 7 = 83 Compressoras = 86 Estufas = 83 LT = 85 dB ( A )

Danos auditivos, estresse, Uso fadiga, etc. auri Uso

Manipulador 04

AGENTES QUMICOS Matrias primas utilizadas na manipulao dos produtos POEIRAS

Op. De mquinas 08 Manipulador 04 DIVERSOS

Uso resp Uso Uso

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE COMPRIMIDOS / estufas (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


Ausncia de proteo nas correias dos motores, proteo nas partes giratrias das compressoras.

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. De mquina 08

Riscos de danos Me sade

Risco de Acidentes

Ferimentos, cortes e outros

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE COMPRIMIDOS / estufas (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


Movimentao da coluna e tronco na colocao das bandejas nos carrinhos, alimentao das compressoras e misturador em V.

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Manipulador 04

Riscos de danos Me sade


Lombalgias, dores musculares, contuses, etc.

ESFORO FSICO

RISCO DE INCNDIO Manipulao de etanol e lcool Isoproplico na LT = 1480 mg/m3 manipulao e ACGIH = 1880mg/m3 compresso

Leses na crnea, Uso irritao das vias resp respiratrias, danos ao Exi SNC, embriagues, coma, de m etc.

FICHA DE AVALIAO

SETOR DE DRAGEAMENTO

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


Manipulao e drageamento

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Aux. Drageamento 01 Encarregado 01

Riscos de danos Me sade

RISCO QUMICO Vapores de etanol e acetona, poeiras em suspenso

LT Port. 3214/78 1480 mg/m3 ACGIH 1880 mg/m3

Leses na crnea, dermatites, depreciao do SNC, irritaes no trato respiratrio, coma, etc

utili resp Exa Luv nitr

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE DRAGEAMENTO (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db ( A )

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. Mquina 06

Riscos de danos Me sade

RUDO Reator = 73 Planetria = 74 Meteor = 76 Bombenm I = 73 Bomben II = 74 Reviso bisnaga = 74 LT = 85 dB ( A )

Estresse, fadiga, etc.

Manipulador 01 Supervisor 01

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE CREMES E POMADAS

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db (A) Reator = 73 Planetria = 74 Meteor = 76 Bombem I = 7 Bombem II = 74 Reviso bisnagas = 74

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. Mquina 06

Riscos de danos Me sade

RUDO

Estresse, fadiga, etc.

LT = 85 dB ( A )

Manipulador O1 Supervisor 01

AGENTES QUMICOS Durante a manipulao POEIRAS VAPORES

Manipulador 01 Op. Mquina 06

Diversos

Uso faci cart con mec

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE BLISTAGEM

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM dB ( A )

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. Mquinas 06 Auxiliar 08 Supervisor 01 Aux. superviso 01

Riscos de danos Me sade

RUDO

LT = 85 dB (A) Paludo = 79 Blistadeira = 83

Danos auditivos, estresse, Uso fadiga, etc. aud inse Rea aud

Ateno constante, Controle das mquinas e monotonia, repetio de colocao das bulas nas movimentos embalagens.

Op. Mquinas 06 Auxiliar 08 Supervisor 01 Aux. supervisor 01

Estresse, fadiga, doenas H sseo musculares reve relacionadas ao trabalho de t (DORT.

RISCOS ERGONMICOS

Funcionrios trabalham em p nas blistadeiras e inspecionam comprimidos curvadas

Op. Mquinas 06 Auxiliares 08

Lombalgias, dores H musculares, problemas na reve coluna de t

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE BLISTAGEM(continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. Mquina 06

Riscos de danos Me sade

RISCOS QUMICOS Blistadeira Poeiras de materiais

ACGIH = 10mg/m3

Problemas no trato respiratrio

Uso faci PFF

particulados

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE EMBALAGEM

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db ( A ) Tvmotec = 79 Disco I = 82 Recravadeira = 85 Encartuchadeira = 92 Becape I = 81 Becape II = 83 JPJ = 86 Bercape = 87 Omar = 72

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Op. Mquinas 12 Op. Mquina JPJ 02 Embaladoras 35 Aux. embalagem 30 Recravadeira 01 Inspetor O3

Riscos de danos Me sade

RUDO

LT = 85 dB ( A )

Danos auditivos, estresse, Uso fadiga, etc. aud inse func Rea aud

RISCO DE ACIDENTES

Quebra de frascos

Op. Mquinas 09 Embaladoras 35

Cortes nas mos e Uso projeo de partculas segu imp late

Monotonia, ateno Colocao de blister e constante, movimentos cartuchos repetitivos

Embaladoras 35

Estresse, fadiga, DORT, h r func de t

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE BLISTAGEM (continuao)

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


Funcionrios trabalhas com mobilirio inadequado nos postos de trabalho. Falta de espao fsico. Ambiente com deficincia de ventilao Trabalho em p.

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos

Riscos de danos Me sade

RISCO ERGONMICO

Aux. embalagem 30

Lombalgias, dores musculares, problemas de No coluna, etc.

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE COZINHA

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos

Riscos de danos Me sade

RUDO

Coifa do fogo industrial = 78 dB (A)

LT = 85 dB(A)

Aux. Cozinha 04 Copeira 01

Umidade

rea de lavagem

Aux. cozinha 04

Dermatites, problemas de 1) U pele, etc de a

Risco de Acidentes

Facas, manuseio de panelas e bandejas quentes.

Aux. cozinha 04 Copeira 01

Cortes e queimaduras Uso

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE CONTROLE MICROBIOLGICO

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


anlises microbiolgicas doseamento de antibiticos

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Analistas 05

Riscos de danos Me sade

AGENTES BIOLGICOS Microorganismos

Pro flux trim

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE MANUTENO

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao


EM Db ( A )

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos


Almoxarife 01 Eletricista 01 Mecnico 10 Mec. Embalagem 01

Riscos de danos Me sade

Rudo

LT = 85 dB ( A ) Serra = 100 Policorte = 90 Compressor = 81

Danos auditivos, estresse, uso fadiga auri Rea aud

AGENTES QUMICOS Durante manuteno dos Graxas, leos maquinrios e lubrificantes, querosene equipamentos

Mecnico 10 Mec. Embalagem 01

Dermatites, problemas Uso respiratrios e do SNC Uso

RISCO DE ACIDENTES

Serra, ferramentas defeituosas,

Mecnico 10 Mec. Embalagem 01

Cortes, amputaes, fraturas, etc

FICHA DE AVALIAO
SETOR DE ESTOQUE / ALMOXARIFADO / PESAGEM

Agente de Risco

Fonte geradora/ Meios de propagao

Limites de Tolerncia

Funo / NO de funcionrios expostos

Riscos de danos Me sade

RISCO ERGONMICO

Transporte de materiais Posturas incorretas

Aux. estoque 03 Supervisor 02

Lombalgias, problemas diversos na coluna, acidentes

RISCO QUMICO Poeiras e outros materiais particulados

Pesagem de matrias primas

Op. De pesagem 02

Diversos

Uso faci prov qum mec Uso nitr

RISCO DE ACIDENTES

Movimentao de sacas e barricas

Aux. controle 01

Lombalgias e problemas de coluna

Tra tran mon

CRONOGRAMA - PRIORIDADES 2001 / 2002 AES


Avaliao peridica das concentraes de poeiras e vapores no setor de comprimidos e drageamento Elaborao e implantao do PCA Elaborao e implantao do PPR

N X

A X

X X
definir

Cronograma de manutenes preventivas

Treinamento Proteo respiratria Treinamento Proteo auditiva Treinamento sobre transporte e movimentao de cargas Implantao programa 5S Laudo ergonmico setor de embalagem Realizao de acompanhamentos mdicos ref. PCMSO Adequao dos mobilirios dos diversos setores Avaliao quantitativa dos agentes qumicos

X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X

X X

Monitoramento das medidas corretivas

4.

METODOLOGIA DAS AVALIAES Rudo As avaliaes dos nveis de presso sonora foram realizadas por medidor de nvel de presso sonora e dosmetro de rudo calibrado antes e depois das avaliaes. As medidas foram tomadas o mais prximo possvel da zona auditiva dos trabalhadores e foram seguidas as recomendaes dos anexos 1 e 2 da NR 15 da Portaria 3214/78, com o intuito de avaliar os nveis de presso sonora contnuo, intermitente e de impacto, respectivamente, os valores encontrados foram comparados com os limites de tolerncia dessa mesma Portaria.

1.

2.

Riscos Qumicos As avaliaes da exposio riscos qumicos foram realizadas apenas qualitativamente, devendo a avaliao quantitativa, ser realizada com mtodos de coleta e anlise do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) ou outros mtodos de igual valor, especficos para cada tipo de substncia qumica. Devero ser seguidas as recomendaes dos Anexos 11, 12 e 13 da NR 15 Portaria 3214. Os valores devero ser comparados com os Limites de Tolerncia da NR 15, ACGIH, NIOSH e outros.

3.

Riscos Ergonmicos A avaliao dos riscos ergonmicos seguiram a NR 17 da Portaria 3214/78.

4.

Riscos de Acidentes A avaliao da exposio riscos de acidentes seguiram o disposto nas NRs 10, 11, 12, 13, 14, 16, 20, 26, dentre outras.

5. a. b. c. d. e. f. g.

FATORES OBSERVADOS Caractersticas dos processos de trabalho EPIs utilizados (CA/CRF, tipo e modelo do equipamento) EPCs existentes Incio, intervalo e trmino da jornada de trabalho Tempo de exposio dos funcionrios aos riscos Avaliao qualitativa dos agentes qumicos encontrados Avaliao quantitativa dos nveis de presso sonora encontrados.

6.

MONITORAMENTO DAS MEDIDAS CORRETIVAS O monitoramento da exposio dos funcionrios e das medidas corretivas e de controle adotadas sero realizadas conforme o cronograma acima. A cada nova avaliao dos postos de trabalho ser avaliada a eficcia das medidas anteriormente adotadas, para que em caso de pouca ou nenhuma eficcia, sejam tomadas novas medidas. Toda vez que novas mquinas, equipamentos ou mtodos de trabalho forem acrescentados ao ambiente de trabalho, dever obrigatoriamente ser realizada nova avaliao do setor.

7.

OBSERVAES FINAIS As medidas aqui propostas devero obrigatoriamente estarem vinculadas ao PCMSO a fim de que, ao se descobrir o nexo causal de possveis problemas ocupacionais, as medidas de proteo aos funcionrios sejam imediatamente revistas.

So Paulo, 30 de Julho de 2.001

Luiz Antonio Trevisan Tcnico de Segurana do Trabalho Mtb 51/00680 - 2

Vous aimerez peut-être aussi