Vous êtes sur la page 1sur 3

Texto e Hipertexto Concepo do texto como uma Lingustica textual: todo texto constitui uma proposta de sentidos mltiplos

e no de um nico sentido, e que todo texto plurilinear na sua construo, pode-se afirmar ento que todo texto um hipertexto. Textos acadmicos: povoados de referncias, citaes, notas de rodap ou de final de captulo. Temos aqui um hipertexto, em que as chamadas para as notas ou as referncias feitas no corpo do trabalho funcionam como LINKS. O leitor poder ler o texto de maneira contnua e s consultar as notas aps essa leitura; consultar apenas as que mais lhe interessam ou mesmo nem ler nenhuma. A diferena com relao ao hipertexto eletrnica est apenas no suporte e na forma e rapidez do acessamento. Gnero reportagem: alm do texto em si, h boxes explicativos, grficos, tabelas, fotos, ilustraes. O sentido construdo pela combinao dos mais variados recursos: pode-se falar de uma presena de multissemiose. Notcia jornalstica: o noticirio complementado por editoriais, materiais opinativos e outras, rpida biografia, principais personagens envolvidos, reaes verbais de figuras importantes, especialistas, analistas do fato etc. Compreenso da leitura: no existem textos totalmente explcitos e que o texto se constitui de um conjunto de pistas destinadas a orientar o leitura na construo do sentido. Ainda ter que preencher lacunas, formulas hipteses, test-las, encontrar hipteses alternativas etc. exigindo seu conhecimento prvio, de sua compreenso de forma no linear. Objetos do discurso so dinmicos. Tudo o que ficou aqui exposto revela que na construo do sentido h um constante movimento em variadas direes, bem como o recurso ininterrupto a diversas fontes de informaes, textuais ou extratextuais. Verifica-se que a compreenso no se d de maneira linear e sequencial, como se pensava antigamente, o que vem a constituir um argumento a mais para afirmar que todo texto um hipertexto. CONCEITO DE HIPERTEXTO. Suporte lingustico semitico (estuda signo) hoje utilizado para estabelecer interaes virtuais desterritorializadas (territrio sem lugar prprio, sem fronteira). Trata-se de um processo de leitura, escritura multilinearizada, multissequencial e no determinado, realizado em um novo espao o CIBERESPAO. O HIPERTEXTO tambm uma forma de estrutura textual que faz do leitor, simultaneamente, um co-autor do texto, oferecendo-lhe a possibilidade de opo entre caminhos diversificados. No hipertexto h os hiperlinks.

Hiperlinks: trata-se de elos que vinculam mtua e infinitamente pessoas e instituies, enredando-se em uma teia virtual de saberes.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DE HIPERTEXTOS a) b) c) d) e) f) g) No linearidade. Volatilidade. Espao de escritura, leitura sem limites definidos (espacialidade topogrfica). Fragmentariedade. Multissemiose (palavras, cones, efeitos sonoros, diagramas, tabelas). Interatividade. Descentrao.

Os hiperlinks. Dispositivo tcnico informtico que permite efetivar geis deslocamentos de navegao online. Pode ser fixos ou mveis, exercem funes ditica, coesiva e cognitiva. - Funo ditica: tm por funo primeira indicar, sugerir caminhos ao hiperleitor. Apontadores enunciativos, sendo focalizadores de ateno. Possuem um carter essencialmente catafrico (referncia ao que no falou), visto que ejetam o leitor para fora do texto que naquele momento est na tela. Monitoram no sentido de seleo de focos de contedo. So tticas discursivas que permitem cercar determinado problema por todos os possveis ngulos e perspectivas. Se um link leva a outra, que, por sua vez, leva a outra e assim sucessivamente, possvel que venha a formar-se uma grande conexo em cascata, que de to extensa pode-se perder no horizonte.

- Funo coesiva: atar os hiperlinks de acordo com certa ordem discursiva e semntica essencial para garantir a fluncia da leitura e a drenagem da compreenso sem excessivas interrupes, os hiperlinks devem contribuir para fazer convergir, em torno de um texto eletrnico, dados e informaes complementares e ampliadoras e acrescentar aspectos que no tenha sido possvel acondicionar na mesma superfcie virtual pela falta de espao na janela de crista lquido. Funes Cognitivas: papel de encapsulador de cargas de sentido, capaz de gerar no leitor o desejo de seguir os caminhos indicados. Necessidade de uma construo estratgica dos hiperlinks, para viabilizar o encadeamento mental das informaes e dos argumentos na tentativa de construo do sentido.

Condies de textualidade do hipertexto. O hipertexto um texto? Apontado como algo radicalmente inovador, como novo paradigma de produo textual. A novidade est na tecnologia que lhe permite integrar, elementos que, no texto impresso, se apresentam sob a forma de notas, citaes etc. A lingustica textual vem postulando que todo texto constitui uma proposta de sentidos mltiplos e no de um nico sentido e que todo e qualquer texto plurinear na sua construo. O hipertexto dever estar sujeito s mesmas condies bsicas da textualidade. O hipertexto , por natureza e essncia, intertextual. Por ser um texto mltiplo, funde e sobre pe inmeros textos. O hipertexto caracteriza-se tambm por um alto grau de informatividade. busca quase que infinita de informaes no previsveis e no redundantes do universo de textos que o compem. Hipertexto, topicidade e relevncia. A informao relevante para algum quando tem efeitos contextuais em dado contexto que lhe acessvel. A topicalidade funo da problematicidade. (background). Cada tpico carrega consigo um conjunto de relevncias tpicas, as quais ainda que de modo bem amplo, definem o conjunto de solues possveis ao problema que ele coloca. Caber ao hiperleitor, ao passar, por intermdio de tais links, de um texto a outro, detectar, atravs da teia formada pelas palavras chaves, quais as informaes topicamente relevantes para manter a continuidade temtica e, portanto, uma progresso textual coerente. A escritura leitura do hipertexto. O hipertexto constitui parcialmente pelos escritores, que criam as ligaes, e parcialmente pelos leitores, que decidem os caminhos a seguir. Pode-se falar ento em uma co-autoria. A leitura torna-se simultaneamente uma escritura, pois o autor j no controla mais o fluxo da informao. Consideraes finais Assim como o hipertexto virtualiza o concreto, ele concretiza o virtual.

Vous aimerez peut-être aussi