Vous êtes sur la page 1sur 3

Alguns cuidados devem ser tomados no manuseio dos produtos de fibrocimento - o corte, lixamento e furao dos produtos devem

ser feitos em locais abertos, com boa ventilao e, se possvel, separados das demais tarefas; - recomenda-se realizar o trabalho com ferramentas manuais, que provocam menor desprendimento de poeira fina no ambiente; - preciso umidificar o piso ao redor do local de trabalho e as peas que esto sendo trabalhadas, reduzindo a possibilidade de gerao de poeira; - a retirada de rebarbas e a limpeza das peas, ferramentas e demais equipamentos dever ser feita utilizando um pano ou esponja umedecidos, ou sistema de aspirao; - os equipamentos fixos furadeira de bancada, serra circular etc. devero possuir necessariamente um sistema de captao de poeira; - a lavagem das peas de trabalho ser feita separadamente das demais peas de uso dirio; - durante o trabalho, o operador deve usar mscara especfica (descartvel do tipo P2 para poeira); - terminado o trabalho, o operador deve tomar banho no servio antes de trocar de roupa; A aplicao dessas recomendaes garante ao usurio dos produtos de fibrocimento uma utilizao segura e sem riscos sade. Qual o maior vo livre que posso vencer trabalhando com telhas de Fibrocimento? O vo livre mximo obtido de 7.00m, utilizando-se a Telha Canalete 90 de 7.40m, 8.20m e 9.20m. Como posso melhorar o desempenho trmico de minha cobertura? As coberturas, de uma maneira geral, no possuem muita resistncia trmica. Entretanto, o fibrocimento um excelente isolante trmico, proporcionando um conforto trmico agradvel no perodo de inverno, poca em que estamos com nosso organismo muito mais vulnervel doenas, j que o metabolismo desacelera seu processo para economizar energia para manter sua temperatura. Nos perodos de calor devemos atentar para detalhes definidos a partir do projeto, independente de estarmos trabalhando ou no com telhas em fibrocimento. Inserem-se neste contexto: p-direito adequado ao tipo de telha utilizado, utilizao de beirais e elementos que protejam a edificao dos raios solares ( como brises, por exemplo ), utilizao de peas complementares para ventilao ( a Eternit possui vrias peas para ventilao de acordo com o tipo de Telha utilizado ). Outro recurso a pintura da cobertura com tinta na cor clara, lembrando que, para os materiais em fibrocimento, esta deve ser 100% acrlica, e a pintura recomendada para face externa e interna. Para melhorar o desempenho trmico O material ideal para a cobertura deve ter alta refletividade solar e alta emissividade trmica na superfcie superior e baixa refletividade solar e baixa emissividade trmica na superfcie inferior.

Pode-se melhorar a eficincia relativa de alguns materiais utilizados na cobertura com o emprego de pintura sobre o telhado (principalmente fibrocimento). A cobertura deve ser pintada, de branca na face superior e de preta na face inferior. Antes da pintura deve ser feita lavagem do telhado para retirar o limo ou crostas que estiverem aderidos telha e facilitar assim, a fixao da tinta. Recomendamos o uso de fundo preparador sobre a telhas, antes da pintura acrlica, com a finalidade de garantir melhor aderncia a pintura. Posso colar trincas ou reparar furos? No. preciso substituir a pea. No h produto que possa devolver as caractersticas do fibrocimento. As telhas de fibrocimento do meu telhado esto apresentando trincas. Onde errei ? Podem existir erros de instalao, como: vo livre incorreto, aperto excessivo da fixao, falta de corte de canto, desalinhamento da cobertura. Para cada tipo de Telha faz-se necessria a consulta aos procedimentos de instalao e fixao contidos no Catlogo do fabricante. Minhas telhas esto midas/suando/gotejando. Onde errei ? Este fenmeno resultado de condensao. preciso ventilar o local. Em alguns casos, a aplicao de impermeabilizantes (base acrlica) pode ajudar no processo. Posso cortar as telhas de Fibrocimento ? Como devo proceder ? Pode. preciso usar ferramentas adequadas para o corte como serrote manual ou torqus. Quando utilizar ferramentas de alta rotao, que produzam p fino, indispensvel que utilize-se mscara para no inalar a poeira produzida. Se forem poucos corte a serem feitos, pode-se usar o recurso de umedecer o produto e fazer o corte nele mido. Sempre fazer cortes de cantos nas telhas intermedirias a fim de garantir uma perfeita estanqueidade da cobertura ( vide catlogos tcnicos) dos fabricantes. Como lavar as telhas? Para lavar as telhas, utilize jato leve. Para um melhor resultado, usar 20% do volume de gua sanitria, ou seja, a cada 10 litros de gua, 2 devem ser de gua sanitria. Jamais utilize escovas ou palhas de ao. Posso pintar as telhas de Fibrocimento ? Que tipo de tinta devo usar e como devo proceder ?

As telhas podem ser pintadas com tinta ltex acrlica. Em telhados instalados at 1ano, recomendamos a pintura interna e externa com tinta ltex acrlica utilizando rolo, pincel ou pistola. Devem ser pintadas nas duas faces com tinta 100% acrlica. O rendimento de um galo de 3,6 l corresponde, aproximadamente a 40m2 ( 2 demos ), a fixao e durabilidade so satisfatrias, cerca de 4 anos. No recomendamos, em hiptese alguma, a pintura somente na face interna das telhas. Para um melhor resultado, aconselhamos, antes da pintura, a limpeza do telhado. Esta deve ser feita com uso de gua corrente, pode-se utilizar jateamento de gua com baixa presso, esponja ou pano macio e no se deve utilizar escova de ao. Para facilitar a limpeza das telhas sugerimos a aplicao de gua sanitria, na proporo 2% do volume de gua a ser utilizado. No se deve pisar diretamente sobre as telhas, sempre usar tbuas apoiadas sobre as teras. Se o telhado for muito inclinado, deve-se amarrar as tbuas para evitar deslizamento e pregar pequenos sarrafos, a cada 40 cm, para servirem como degraus de escada. Para evitar acidentes importante o uso de equipamento de segurana com cintos e cordas. As telhas de fibrocimento quando pintadas valorizam a cobertura. Assim uni-se a economia de material e mo de obra criatividade obtendo-se uma cobertura mais durvel, moderna e personalizada.

Vous aimerez peut-être aussi