Vous êtes sur la page 1sur 20

Sumrio

1. O apoio instituio de novas empresas.................................................................2 2. O Brasil representa a liderana na Amrica Latina..................................................4 3. Como surgiram as micro e as pequenas empresas.................................................6 4. A importncia da tradio empresarial......................................................................7 5. O avano do capitalismo e da concorrncia.............................................................8 6. Fatores que podem fomentar novas empresas.....................................................10 7. Transformaes a serem efetivadas com o apoio da Contabilidade......................11 8. Consrcio e cooperativas como forma de desenvolver novas empresas..............12 9. O incentivo por atividade e no interesse comunitrio.............................................13 10. O ensino profissionalizante e a literatura..............................................................17 11. A evaso tributria sem a cincia contbil............................................................18 12. A necessidade de recorrer cincia contbil.......................................................19 Referncia bibliogrficas.............................................................................................20

A CINCIA CONTBIL NO MUNDO EMPRESARIAL


1. O apoio instituio de novas empresas
A Cincia Contbil vem perdendo espao na atuao do mundo empresarial, no s pelo avano da tecnologia, permitindo muitas respostas sem a presena do profissional, como tambm pela ingerncia de outras Cincias e seus defensores sem tica, interferindo nos registros, controles e atos administrativos inerentes aos contabilistas. Essa atuao inclui tanto o interesse do poder pblico como as necessidades dos empresrios, minimizando custos e inovando atitudes. H uma necessidade urgente de se encontrar novas estratgias para aumentar o campo de atuao dos contabilistas, promovendo-se o nascimento de novas empresas, onde o mercado passe a atuar com a utilizao de novas ferramentas, como por exemplo o acompanhamento amide da vida desses pequenos ncleos, sugerindo novas formas de obter melhor rentabilidade, elaborando relatrios fundamentados sobre incentivos fiscais, isenes e imunidades, a fim de que a Cincia Contbil seja encarada nesse terceiro milnio como um fator decisivo no crescimento das empresas. A questo do crescimento do mercado de trabalho, vem sendo discutida mais acentuadamente, desde a segunda metade do sculo XIX, com as grandes invenes que tornaram o mundo mais veloz, gil e competitivo em todos os segmentos da vida humana, como o avio, o rdio, a televiso, o telefone e outras maravilhas da revoluo industrial. Quando houve a substituio do homem pela mquina na segunda metade do sculo XIX, e o esplendor da Revoluo Industrial comeou a perturbar o sindicalismo e a favorecer o capitalismo, a antiga luta entre o capital e o trabalho passou a ser direcionada na busca de um equilbrio que confortasse o homem entre a riqueza e a produo. Esta, at ento concentrada e fundamentada na cooperao individual (mo-de-obra do proletariado), passou a agasalhar-se nas grandes fbricas, causando profundas transformaes sociais e econmicas no mundo empresarial. O indivduo, de repente, mesmo qualificado para algumas tarefas, comeou a ver o seu emprego esvaziar-se na substituio perversa das mquinas criadas pelo prprio homem, sempre em busca de um progresso mais rpido. O operariado e os profissionais liberais necessitavam de novas empresas, para manter ou aumentar o nmero de empregos. Incontestavelmente, o capital vem minando as foras do trabalho humano, com a modernizao de mquinas, equipamentos, com a informtica, onde os meios de produo adquiriram uma invulgar velocidade, os custos sociais descambaram e a cada dia torna-se mais difcil a estabilidade social da humanidade, que assiste perplexa ao progresso e a riqueza de poucos contra o desemprego, a misria e o caos social da grande maioria.

3 As riquezas so cada vez mais concentradas e por mais que alguns homens atuem com desprendimento, mesmo que as discusses para melhorar as condies de vida da grande massa obreira se repitam, o capital vem sempre superando a si prprio na luta contra o trabalho. Com o avano da tecnologia a produtividade cresceu, muitas empresas reduziram seu tamanho, outras no foram institudas, e a procura da mo-de-obra, tanto nos escales inferiores, quanto na esfera profissional e qualificada atingiu sem piedade, todas as categorias profissionais. Acomodadas em espaos menores, as empresas industriais, comerciais e prestadoras de servios, passaram a vislumbrar o homem, muitas vezes, como um intruso, atropelando a mquina que opera sem reclamar, grevar, reivindicar horas extraordinrias, sem problemas de cansao, roubos, deslealdade, o vcio da embromao e outros aspectos inerentes ao ser humano. Mas essas transformaes, somadas s que vm ocorrendo no final do sculo XX, no foram ordenadas apenas por meio do avano tecnolgico, da evoluo da informtica ou das descobertas cientficas. A insaciabilidade humana, tambm teve sua participao no processo de mudanas. O homem paga sempre um alto preo para tudo o que promove. Muitas vezes, o progresso, por uma ironia do destino tem sido o prprio agente propagador do desconforto, da misria, causando a intranqilidade na paz mundial, transformando a vida do indivduo num cenrio de violncia e desespero. Crescer sem racionalizar, desenvolver sem controlar, ou projetar sem capacidade de realizar pesquisas tm sido alguns dos comportamentos, que inibem o progresso e levam muitas naes ao caos social. Em certas conjunturas melhor retroceder ao invs de progredir, prefervel reduzir e no crescer, aconselhvel desistir e no insistir. As grandes empresas exercem no raro, no mundo dos poderes, grandes influncias nas decises polticas, sociais e comeam a rever conceitos de distribuio de renda, a filosofia de suas polticas de pessoal e tornam cada vez mais humanos os seus procedimentos. No mecanismo dessa reviso de atitudes, os poderes se subdividem e abrem espaos para outros setores, que os servem e amenizam a concorrncia, minimizam presses, surgindo novos ncleos produtivos no cenrio econmico. Entre esses ncleos, esto as micro e pequenas empresas, estrelando na constelao de um novo universo, para melhorar as condies sociais da humanidade. Incontestavelmente, responsveis pelo equilbrio na produo, no consumo e na oferta de mo-de-obra, as micro e pequenas empresas esto partindo para o fortalecimento cada vez maior de suas aes, provando a necessidade de se incentivar a sua criao, como fazem os europeus e americanos. Esse formidvel plo de incremento das economias do mundo, contam com algumas formas de incentivos ainda inibidas e no praticadas no Brasil, que seriam capazes de engrandecer aes e definir a questo como alternativa indispensvel na criao de empregos e no aumento do nosso Produto Interno Bruto.

4 preciso armar as defensivas contra a globalizao que no identifica os esmagados na evoluo de suas aes. E nessa guerra, a figura do contabilista de suma importncia na assistncia tecnolgica. Se a Contabilidade das empresas brasileiras, continuar a ser desprezada sob o patrocnio do poder pblico, usando o fisco federal para expurgar o contabilista do processo administrativo das entidades, haver um crescimento sem controle e a falta dos registros histricos da vida empresarial afetar, principalmente, o pequeno empresrio, que jamais crescer ordenada e racionalmente. Sem informaes contbeis o empresrio no investe com segurana, e no tendo certeza do seu negcio, apenas arrisca; no pratica ato de comrcio, mas especula e volta a barganhar sem rumo, vendendo sem saber se ganhou ou perdeu, porque no apurou os resultados com os nmeros permitidos pela Contabilidade.

2. O Brasil representa a liderana na Amrica Latina


No continente latino-americano o Brasil desponta como liderana em negcios, capaz de promover um mercado competitivo, se considerarmos as incontestveis riquezas naturais, algumas j escassas no continente europeu, Estados Unidos, e outros pases desenvolvidos ou em desenvolvimento. Entretanto, o continente sulamericano, mergulhado em conflitos sociais amide, confrontando-se com guerrilhas e corrupes que se destacam pela ausncia de uma filosofia racional, desgasta aos olhos do mundo a prpria imagem, quando para c poderia atrair as mais sbias e disputadas iniciativas empresariais. Vale a pena citar a criao de alguns institutos que trouxeram uma expectativa de crescimento econmico na Amrica Latina, como a ALALC Associao Latino Americana de Livre Comrcio e o MCCA Mercado Comum Centro Americano, que nos interessava e dizia respeito. A ALALC, mais tarde transformada em ALADI Associao Latino Americana de Integrao, criada pelo Tratado de Montevidu em 1960, onde ingressaram: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Mxico, tendo como principal objetivo suprimir, gradativamente, as restries alfandegrias que inibem importaes e exportaes. O modelo MERCOSUL um ressuscitamento da ALALC ou uma tentativa maior de se criar um mercado capaz de competir com a grandeza do primeiro mundo. O fortalecimento comercial de um continente uma conseqncia do bom relacionamento existente entre os vrios tipos de administraes alfandegrias de cada pas que o compe. E tal fortalecimento no depende essencialmente dos oligoplios, que assumem o poder de barganha de cada base envolvida, mas das quantidades produzidas, da variedade de fornecedores, da democracia vigorante na oferta e na procura, da multiplicidade de empresas existentes e acima de tudo, da poltica fiscal que cada pas exerce no incentivo dessa produo, na desburocratizao e reduo de tarifas. Desse princpio inteligente, valeu-se a Europa para difundir o Mercado Comum Europeu, onde floresceram nas dcadas de 70 e 80, as micro e pequenas empresas, surgindo a Itlia como o mais vitorioso exemplo.

Mergulhada numa recesso angustiante, com um sistema tributrio rgido, a Itlia criou um modelo liberal para as micro e pequenas empresas, onde proliferaram os famosos artesos de jias e pedras preciosas, e as residncias de muitas famlias foram transformadas em oficinas para produzir bens, criar artes e prestar servios. E assim se fez na Espanha, Portugal, Frana, Alemanha, Inglaterra, onde at o turismo sentiu a importncia do segmento com a proliferao de empresas do ramo. O Brasil, com a maior extenso territorial do continente e riquezas naturais j descobertas e identificadas, uma densidade demogrfica capaz de oferecer mo-deobra das mais variadas, em pleno dealbar do sculo XXI, ainda no estabeleceu na Amrica Latina, um mercado capaz de fomentar a micro e a pequena empresa, para implantar uma economia sem recesso, com oferta de empregos, e criando um mercado exportador que nos d alvio sensvel no balano de pagamentos. No contexto geogrfico em que nos situamos, pela pobreza e escassez de recursos prprios para investir, mas compensado pela abundncia de matriasprimas, criatividade de nosso povo, somente fomentando de forma real e no demaggica as micro e pequenas empresas, o Brasil alcanar o desenvolvimento e o crescimento empresarial. Incentivar sem perseguir, fiscalizar sem aterrorizar, reprimir sem inibir, orientar sem burocratizar, exigir sem perder o bom senso, conscientizar enquanto micro e pequena, para cobrar quando crescer, seria o incio de um novo tempo, para se dar apoio razovel ao pequeno investidor. importante criar mecanismos e ferramentas capazes de orientar o empreendedor, muitas vezes descrente dos acenos do governo, porque este abre uma porta na segunda-feira e fecha essa mesma porta no dia seguinte. Lembra, na maioria das vezes, o que ensinava desde o sculo XVI, o grande Miguel de Cervantes de Saavedra, na obra Dom Quixote de La Mancha, quando disse: Um empreendimento se imagina e se comea com facilidade; mas na maior parte das vezes, sai-se dele com dificuldades. Em nosso pas h uma burocracia que atormenta e inibe o pequeno empreendedor. Se o governo no se conscientizar desse fato que atropela o discurso e assassina a prtica, o microempresrio brasileiro vai continuar no refgio da economia informal por muitas e muitas dcadas. E vejam bem, somente com o incremento da micro e da pequena empresa, o Brasil vai continuar liderando a Amrica Latina e tornar nossa economia um fator pondervel na caminhada ao desenvolvimento, para ingressar no primeiro mundo. As grandes empresas, os conglomerados, grupos e oligoplios, servem de parmetro para uma avaliao do poder competitivo, mas a pequena e a micro empresa, que representam a verdadeira escola econmica, a fim de definir o crescimento do PIB. Os oligoplios constituem um bem externo e um mal interno no sistema recessivo e de altos encargos em que vivemos.

3. Como surgiram as micro e as pequenas empresas


A famlia sempre se constituiu no primeiro ncleo da estrutura humana, na formao da sociedade, at culminar com a instituio da Ptria. Assim como Rui Barbosa entendia que a famlia a Ptria unificada, Camilo Castelo Branco expressava, em sua obra Doze Casamentos Felizes: A famlia, meu amigo, a base fundamental da sociedade; o refgio das virtudes acossadas pelas paixes dos que vagabundeiam de escolho em escolho; a arca santa que alveja no dorso empolado das tormentas do corao da mulher. No se pode em verdade contestar o genial romancista portugus, mas muitas vezes a famlia simplesmente um grupo de pessoas que se aproxima pelos laos sangneos e se afasta pelo n do dinheiro. Poder-se-ia dizer do ponto de vista dos interesses de cada indivduo em sociedade, ser ela, a famlia, a primeira pequena empresa, da qual todos ns, incontestavelmente, fazemos parte. Sem a menor dvida, no mundo capitalista sob o qual nos debruamos, a famlia que no se organiza, no se acomoda nas regras de mercado, no projeta a renda de seus membros e se dispersa nos gastos, adotando o egosmo como sistema de relacionamento ou as disputas invejosas como forma de existir, entra em concordata ou vai falncia. O comportamento empresarial de hoje, comea a ser avaliado pelo simples desempenho de nossas atuaes no lar. Se no formos capazes de controlar o oramento, se no poupamos o mnimo do que ganhamos, ou se no fazemos acontecer a existncia das sobras, no temos a menor aptido para comear um negcio envolvendo terceiros. A formao das micro e pequenas empresas no um privilgio apenas dos que possuem talento. O bom senso, a criatividade, o esforo, a dedicao, o amor ao trabalho, tm mostrado ao homem sua capacidade variante em muitas virtudes, incluindo-se a honestidade. O professor Tarthang Tulku, que nos transmite maravilhosos ensinamentos de como trabalhar com habilidade, no seu livro O Caminho da Habilidade, diz:
O verdadeiro ensinamento surge da integrao e da aplicao de habilidades prticas e de atitudes positivas, no trabalho e na vida. Quando desenvolvemos esta viso integradora e usamos nossas horas de trabalho como um campo de treinamento, nosso trabalho transformado num processo dinmico de aprendizagem. As frustraes e confuses internas diminuem, na medida em que prestamos mais ateno ao nosso modo de trabalhar. Passamos a nos conhecer melhor e somos capazes de transformar situaes negativas em oportunidades positivas de crescimento. Criamos um mundo novo para ns...

7 Existem histrias fantsticas de grandes empresas iniciadas em pores, estabelecidas em pequenas garagens, sem sede prpria, com um capital mnimo, sem mercado, que se transformaram em grupos ou conglomerados. O grande magnata do Petrleo, John Rockfeller (1839-1937) criador da Standard Oil Company, comeou suas empresas, praticamente do nada e afirmava sempre que, se ficasse pobre e lhe sobrasse apenas um dlar, voltaria a investir, pois no encontrava outra forma para prosperar e desenvolver, a no ser investindo. Outro fator importante, principalmente para os jovens idealistas e empreendedores no mundo dos negcios o aprendizado, a filosofia da conduta como empresrio. um terrvel engano pensar-se na possibilidade de aprender sem fazer sempre. Aprender fazendo o caminho mais indicado para a experincia e o zelo profissional. A Universidade a porta que abre a legitimidade para o aprendizado, mas a realidade do saber e do conhecimento, nasce da aplicao prtica das teorias captadas.

4. A importncia da tradio empresarial


O erro de alguns jovens lanados no mundo empreendedor no comear na empresa familiar, a exercer as mais simples e humildes funes. Desse mister, nasce a cultura do bom senso e ingressa na pele como um vrus, o comportamento de quem deve obedecer comandos. Se voc sabe que vai comandar um dia, comece aprendendo como se liderado e tudo ficar mais fcil quando voc trocar seu papel e iniciar seu desempenho. Nada mais prprio e inteligente do que um pai encaminhar o filho na empresa, quando h vocao, fazendo-o exercer funes primrias, com o cuidado de no tirar do jovem sua criatividade, personalidade e principalmente o seu status. A micro e a pequena empresa nascem para uma jornada em escala, ou seja, transformarem-se em mdia e grande. Da a necessidade da proteo dos poderes constitudos por um perodo necessrio ao seu desenvolvimento. Essa proteo gradual deve ser vista como um investimento do Estado na criao e ampliao do seu universo de contribuintes. O surgimento da micro e pequena empresa, tem origem nesse encorajamento legal que facilita seu crescimento interno. Renunciando aos tributos de um primeiro momento, em mdia por cinco anos, tanto no que se refere a encargos, quanto burocracia, o Estado permitir ao pequeno empreendedor provar a sua capacidade empresarial. Ao situ-lo no contexto de contribuinte, deve ter certeza de que houve um nascimento normal, conseqente de uma gestao disciplinada, capaz de minimizar evaso tributria, sonegao, concorrncia perniciosa, ou seja, o Estado comearia a patrocinar empresas com sade e preparadas para o crescimento. No justo aps ser iniciado um pequeno negcio, antes mesmo da reaplicao dos primeiros lucros, o fisco mudar as regras, os rgos entrarem em conflito no procedimento, e o empreendedor confuso regressar com grande revolta, ao mundo informal da Economia. Devamos seguir o modelo italiano, que cumpre o pacto at ver o empreendimento consolidado.

8 Para evitar divergncias, devem ser elaborados alguns convnios, onde os governos federal, estadual, municipal e rgos previdencirios, assinem e respeitem uma uniformidade de procedimentos, sem permitir o desprezo Contabilidade que, incontestavelmente, a grande responsvel pelo registro, organizao dos documentos empresariais e controle administrativo. uma injustia do poder pblico, impor micro e pequena empresa, obrigaes burocrticas, exigindo a aplicao de leis fiscais, trabalhistas e previdencirias inerentes aos grandes conglomerados, dispensando o controle contbil, para acompanhar o crescimento. Esse controle o nico fator tcnicocientfico capaz de historiar todas as fases da existncia de qualquer entidade. No caso das micro e pequenas empresas, as obrigaes com o fisco deveriam ser encaradas como se as mesmas no fizessem parte do universo de contribuintes, no desobrigando o acompanhamento e a fiscalizao dos rgos interessados, a fim de evitar a fraude e a sonegao. Mesmo que no primeiro ano de atividade a microempresa perdesse essa condio, pelo sucesso de seus investidores, os rgos coordenadores implicados no processo, deveriam aguardar at o prazo concedido pelos incentivos. O benefcio sempre tem carter generalizado, mas o sucesso um mrito alcanado pelos mais dedicados e competentes. Muitos, apesar de incentivados, nem assim conseguem encontrar as portas do desenvolvimento empresarial. Quanto mais consolidada a empresa, maior a possibilidade de crescer e no futuro contribuir para a formao da receita pblica. Esse o procedimento em vigor na Itlia e outros pases da Europa. O empreendimento nasce, cresce e se desenvolve para fazer parte do universo de contribuintes.

5. O avano do capitalismo e da concorrncia


Outro fator importante para o crescimento empresarial o disciplinamento entre o capital e o trabalho, razes da existncia do sistema capitalista, que teve seu progresso identificado a partir de 1848, quando a burguesia comeou a digladiar com o sindicalismo, com o socialismo e o anarquismo. Voltaire, na Frana, com o nome original de Francisco Maria Arouet, foi o primeiro escritor e filsofo a fazer crticas irnicas e satricas contra a nobreza privilegiada, porque as organizaes naquela poca j escravizavam a liberdade dos indivduos, usando a fora do capital. Baseado nas observaes de Voltaire, o filsofo Montesquieu, ou Carlos de Secondat, o baro de La Brde em sua obra O Esprito das Leis, dizia:
uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que no haja abuso, preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.

9 Mesmo combatido e rechaado sem trguas, o capitalismo cresceu, concentrou-se nas mos de uma minoria denominada burguesia, responsvel pelo incremento dos meios de produo e enriqueceu. A mo-de-obra representando o trabalho, cada vez mais se ressentia de protecionismo, at que a noo do proletariado (fora do trabalho) comeou a se organizar em busca de melhores salrios e dignidade humana. Era preciso conter os custos de produo, e incrementar o emprego da Contabilidade, para apontar os caminhos. Quanto menor a mo-de-obra, maior o lucro. O Estado passou a intervir cada vez menos na economia no mundo capitalista daquela poca. Em seguida, o polmico economista Adam Smith com suas idias mercantilistas espalhadas pelo mundo, passou a defender a ampla liberdade econmica, advogando a retirada do Estado para no intervir na Economia. Suas idias expressas no livro Investigao sobre a Natureza das Causas da Riqueza das Naes, defendia a teoria do liberalismo econmico, conhecido hoje como o sistema de economia de mercado ou capitalismo. Com a evoluo do capitalismo, teve incio um novo processo revolucionrio onde destacavam-se na Europa, a revoluo agrcola, a mecanizao, a revoluo industrial inglesa e o processo de concorrncia foi se implantando no mundo econmico. O capital atingiu uma fase de disputa entre si, onde os mais competentes comearam a expandir melhor os seus negcios, valorizando-se assim com maior dignidade o homem, sempre integrante do processo produtivo. Os mercados consumidores comearam a exigir maior produo, a mo-deobra proliferava e as matrias-primas em abundncia exigiam iniciativa e criatividade. A burguesia capitalista no se dava conta da demanda. A lei da oferta e da procura, com o mercantilismo de Adam Smith ganhava dimenses exigindo mais produo. Passaram-se a criar pequenas empresas no mbito das famlias, as quais se organizavam nos campos agrcolas, em cooperativas, pequenas plantaes e nasciam assim pequenas empresas, muito mais pela necessidade de produzir para consumir do que pela noo correta de sua importncia. Era uma forma embrionria, domstica, mas sem dvida, consolidava o primeiro modelo da empresa familiar que evoluiu de tal forma, a ponto de preocupar o mundo econmico da Europa e de outros continentes. Sem dvida, as micro e pequenas empresas comandam todo um processo a fazer proliferar tecnologia, criatividade, empregos, produo diversificada para importar e exportar, permitindo o crescimento da concorrncia no mundo econmico. O Brasil precisa despertar para as tormentas causadas s empresas nacionais pelo atual sistema, reduzindo a excessiva carga tributria ainda existente, apesar dos incentivos concedidos. No somos um pas populoso em capacitao profissional, a tecnologia carssima e carente, a burocracia, hoje, chegou aos estabelecimentos bancrios, s empresas multinacionais e esse fenmeno aniquila os mais simples investimentos. A iluso do financiamento sem estrangulamento continua mantendo longe a realidade empresarial brasileira. Os tecnocratas do governo, pensam em atrair investimentos, quando na realidade, o labirinto burocrtico, para se chegar realidade penoso e enigmtico.

10 Sem a participao efetiva da Cincia Contbil no controle empresarial, o segmento econmico ficar desarticulado e sem condies num mundo capitalista, que no admite mais a sobrevivncia, sem ferramenta tecnolgica, para decidir rpido e com preciso.

6. Fatores que podem fomentar novas empresas


No Brasil, so vrios os fatores responsveis pelo no incremento de novas empresas, em conseqncia de atitudes polticas, ora incentivando de forma no condizente com a verdadeira filosofia do segmento, ora resultante da imposio tributria, parafiscal, previdenciria e burocrtica. Tais procedimentos alm de elevar o custo das empresas produtoras, foram o nascimento da terceirizao, ou seja, a instituio de pequenas sociedades prestadoras de servios por ex-empregados de indstrias, o que no deixa de ser um ingrediente a mais na desqualificao dos bens produzidos ou dos servios prestados. Essa terceirizao nasce em nome do avano tecnolgico, que facilita a participao humana atravs de mquinas e equipamentos fabricados para tais objetivos. Nascem, no da vontade ou vocao de empreender, mas porque induzem a uma aventura a que alguns so submetidos, para manter o profissionalismo e dele sobreviver. As pessoas lanadas na maravilhosa arte de empreender ou na fantstica cincia de criar empresas, ficam fascinadas pela aventura de ver seus negcios desenvolverem, necessitando do governo e das entidades de classe, os apoios logstico e tcnico adequados, alm do indispensvel assessoramento, para comear tudo com otimismo e na certeza de obter sucesso. Vale salientar ainda, que os novos empreendedores, no devem ser necessariamente apenas os jovens, pois a histria tem demonstrado que, grandes homens conseguiram sucesso aps os cinqenta, sessenta e at os oitenta anos, como se pode observar respectivamente, nas biografias de Leon Tolstoi, alcanando seu maior sucesso aos 56 anos com o livro A Morte de Ivan Ilitch; Charles de Gaulle, que se tornou heri aos 68 anos, quando sufocou a rebelio da Arglia, e Bertrand Russel, filsofo ingls que aos 88 anos criou o Comit dos 100, para lutar pelo desarmamento mundial. Alex Comfort, citado por Joo Bosco Lodi na obra O Fortalecimento da Empresa Familiar, adverte: A verdadeira maldio da velhice, a expulso do trabalho, o cio degradante, o no-uso, no ser chamado mais para contribuir, da ser posto de lado como uma pessoa apagada, sem interesse pblico, instrudo para viajar e praticar esportes, at que a morte o chame. Muitos so os fatores capazes de fomentar as pequenas empresas, como o consrcio de sociedades, a fundao de cooperativas, a criao de instituies financiadoras e, principalmente, o desdobramento das grandes indstrias na transferncia de produo de componentes, com as chamadas indstrias satlites onde h um espao incomensurvel para tais entidades.

11 Os jovens, malgrado a capacidade possvel de adquirir com rapidez e eficincia os mais profundos conhecimentos tcnico-cientficos sobre os mais variados assuntos, no se libertam da impetuosidade, e sentem a ausncia da experincia que s o tempo oferece. Ora, voc empreende, cria, aplica os recursos disponveis, principalmente, se economizou durante grande parte da sua vida, e nada mais justo para dignificar a velhice com experincia. Quando se mesclam a experincia com a inteligncia e a fora da juventude com a energia do crebro, h uma lgica anunciando o sucesso. Mesmo assim, podem se equivocar os experientes e fracassar os inteligentes. tudo uma questo de calcular os erros e programar os acertos. Na era informatizada em que vivemos, com tanta tecnologia disposio da Cincia Contbil, os nmeros so mais corretos e os erros tornam-se mnimos. Os jovens contam com essa fora que seus ascendentes no conheceram.

7. Transformaes a serem efetivadas com o apoio da Contabilidade


Alm de algumas transformaes e procedimentos j discorridos em apreciaes anteriores de ordem eminentemente poltica, econmica e social, sero necessrias tambm algumas mudanas estruturais na definio e no tratamento das pequenas empresas. O municpio como ncleo verdadeiro da formao da riqueza nacional, no essa utopia que denominamos Estado (reunio dos municpios) ou a Unio, que significa a verdadeira utopia nacional (reunio de Estados), devendo ele, o municpio, iniciar todo o processo de desenvolvimento. A pequena empresa, pela prpria condio determinante, raramente ultrapassa a fronteira do Estado, no interferindo quase nunca na relao comercial entre unidades da Federao. A interferncia do Estado ou da Unio, passa a alcan-la na fase do crescimento, aps a saturao de um prazo razovel para sua performance municipal. Ao atingir esse limite ela seria obrigada pelo prprio municpio a identificar-se diante do Estado, por meio da inscrio no Cadastro de Contribuintes, assim como da Unio. Essa nova fase jamais poder ser incrementada sem o aval da Cincia Contbil no processo da evoluo empresarial. A questo primordial a classe contbil exigir, reivindicar a existncia incontestvel desse aval, assumindo a sua responsabilidade no processo. Os incentivos permitiriam uma escala de transformao na passagem da economia informal para o universo legalizado dos contribuintes, contando-se com a participao efetiva dos contabilistas, porque faz-se necessrio proceder uma catequese, uma conquista, mostrando-se ao empresrio, o caminho do crescimento, a importncia da Contabilidade, para faz-lo mudar. Conquist-lo e no assust-lo, da a importncia de entidades assistenciais e financeiras nesse trabalho. Entretanto, deve ser realizado por etapas, permitindo-se ao homem um perodo de acomodao consciente.

12 As pessoas que se dignassem a criar empresas no interior de alguns Estados, principalmente no Norte e Nordeste, deveriam ser compensadas pela evidente prova de desprendimento e bravura. Cobrar impostos e exigir um cipoal burocrtico de brasileiros, que vivem em localidades, onde ainda nem existem jornais circulando, como treinar formiga para deixar elefante cavalgar no seu dorso. O ideal, seria fazer em cada municpio brasileiro, um estudo aprimorado, uma pesquisa com bases cientficas, para extrair de tudo isso, um relatrio dos Estados sobre a vocao produtiva de cada ncleo, dando um diagnstico real. Muitas vezes, por teimosia, o homem planta o que deseja e no o que a terra lhe permite. Essa insistncia, quando a tcnica e a cincia no so ouvidas, custa muito caro. Da, saber a vocao de cada municpio, embora seja difcil, permitir maior lgica ao esforo produtivo. Os contabilistas devem apresentar sugestes aos seus clientes, a fim de lutar contra o poder pblico pelo mercado de trabalho em decadncia, atormentado pelo sistema tributrio brasileiro.

8. Consrcio e cooperativas como forma de desenvolver novas empresas


H notcias de que a criao dos consrcios comeou na China e depois no Japo, embora somente com a implantao do modelo na Europa, o mundo inteiro passou a tomar conhecimento desses grupos associativos. No Brasil, a primeira forma de Consrcio assemelhava-se a uma Cooperativa, a exemplo da instituda pelo Banco do Brasil e sem dvida, responsvel pela disseminao do modelo em nosso pas. Depois, surgiram pequenas administradoras em So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, obtendo aos poucos, autonomia. A partir de 1985, a euforia dominou a economia nacional atravs do Consrcio, quando as pessoas passaram a assumir compromissos para adquirir bens mveis, como veculos e lanchas. Esse modelo cresceu de tal forma, surgindo os consrcios de empresas, onde duas ou mais se renem para fabricar determinados bens ou exportar algum tipo de matria-prima ou produto. Sem dvida, o Consrcio bem estruturado e estudado, representa um fator de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas, ou seja, a aglutinao de produtos de uma linha poder ser negociada por uma empresa lder, que recebe o total da produo das demais e negocia com o comprador. Em nvel municipal, estadual ou interestadual, temos a instituio de Cooperativas de Empresas, onde todos destinam suas produes a uma entidade geradora dos negcios permitindo maior seriedade na conduta e na constncia. Nessa esfera, compete ao governo municipal em conjunto com as entidades de assessoria, incentivar o nascimento dessas sociedades esdrxulas, porm efetivas, para fomentar e desenvolver as micro e pequenas empresas, criando inmeros empregos.

13 Quando escreveu o famoso livro Seu Passaporte para o Sucesso , o socilogo e escritor norte-americano F. Arthur Clark, sentenciou: O sucesso s chegar atravs de outras pessoas, pois somos todos dependentes. E tambm nos ensina o festejado Clark: Para vencer, voc ter que se valer dos servios de pessoas que tenham, aquilo de que voc precisa. Eis porque os Consrcios, as Cooperativas e outras formas de associaes empresariais podem dar um grande impulso para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Maatma Gandhi ao falar em cooperao entre o capital e o trabalho, expressou muito bem a filosofia dessa associao, quando escreveu: Uma associao autntica e no-violenta do trabalho agir como um im, atraindo todo o capital necessrio. Os capitalistas s existiriam ento como mandatrios. E quando surgisse esse dia feliz, no haveria diferena entre capital e trabalho. Os que trabalham tero alimentos em abundncia, habitaes slidas e com boas condies sanitrias, toda a instruo necessria para seus filhos, amplo lazer para aprenderem o que precisam e assistncia mdica apropriada. Se todo empresrio absorvesse essa filosofia, o desenvolvimento chegaria de forma efetiva, rpida e justa. Alguns segmentos produtivos, como a agricultura, a pecuria e outros setores da atividade primria, vm encontrando na parceria, nas cooperativas, a forma mais eficaz para desenvolver seus negcios. Um contabilista hbil, moderno, deve conhecer com profundidade esses tipos associativos para orientar investidores, clientes em potencial, contribuindo, decisivamente, na gerao de empregos e riquezas. J passou o tempo em que a tarefa do contabilista resumia-se apenas em escriturar os livros Dirio, Caixa e Razo. Sua funo contbil h que se estender aos fatos conjunturais, sociais, para manter o seu mercado de trabalho em expanso. O avano tecnolgico ampliou o nmero de oportunidades para muitos profissionais, mas dificultou para outros. Na categoria dos que sentem essas dificuldades, esto os profissionais da Cincia Contbil, porque perderam espao para a informtica e para outros profissionais, que invadem suas funes e prerrogativas.

9. O incentivo por atividade e no interesse comunitrio


Os empreendimentos devem ser incentivados na proporo de seus objetivos. Logicamente, aqueles de maior interesse comunitrio, como os produtores de alimentos, medicamentos, indstrias de componentes para equipamentos mdicohospitalares, construo civil e outras de interesse social, no podem ser encarados com indiferena pelas autoridades ou comparados com os fabricantes de produtos suprfluos.

14

15 H que se incentivar tambm segmentos como o turismo, pequenas industrias, o artesanato, artes caseiras, desde que os rgos incentivadores programem trazer a economia informal para um comportamento legal e no apenas para burocratizar, tributar e multar. As oficinas de servios bsicos como retficas, funilarias, carpintarias, marcenarias, torneiros mecnicos, tipografias e outros exemplos, se incentivados com o devido critrio, podero engrandecer o mundo empresarial e o nosso pas poder alcanar no sculo XXI, uma performance social digna do esforo que se vem fazendo. O Balco SEBRAE Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas - e outros organismos que tm colaborado com assessoria tcnica e apoio logstico, uma vez seguido por alguns Bancos de Desenvolvimento, podero transformar-se tambm, nos Balces de Sementes para plantao no interior; Balces de Ferramentas, fazendo-se leasing ou arrendamento da ferramentaria necessria criatividade de alguns operrios e a formao de pequenas empresas passar a ser uma tarefa de esclarecimento, conquista e catequese de todos os organismos envolvidos. Os contabilistas jamais podero ficar alheios a essa iniciativa. O importante nesse comportamento a ampliao dos incentivos fiscais j contemplados em legislao especfica para entidades sindicais, editoras de livros, jornais, peridicos, instituies de educao, partidos polticos, fundaes e associaes benemerentes e estend-los a outros segmentos teis e de interesse social. Muitas vezes, deixa-se de incentivar um empreendimento que produzir algo saudvel, para favorecer alguns tipos de entidades destinadas a falcatruas, desvios de verbas e dos seus objetivos. Faz-se necessrio algumas mudanas no que se refere s imunidades tributrias, para estend-las aos pequenos empreendedores, com maior justia fiscal. Se o microempresrio por exemplo, conseguisse imunidade tributria nos dois ou trs primeiros anos de existncia, estaria muito mais protegido do que recebendo apenas a iseno. Como ensina o emrito professor Aliomar Balieiro, na obra Direito Tributrio Brasileiro, a imunidade probe instituir impostos, enquanto a iseno dispensa a sua cobrana. No primeiro caso ele no existe, no segundo h o perigo do governo de repente, comear a cobr-lo como sempre tem ocorrido. As imunidades contra os impostos, esto consagradas na Constituio Brasileira de 5 de outubro de 1988, que no seu artigo 150, reza: Art. 150 Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI Instituir impostos sobre: Patrimnio, renda ou servios, uns dos outros;

16 Templos de qualquer culto; Patrimnio, Renda ou Servios dos partidos polticos, inclusive suas Fundaes, das Entidades Sindicais, das Instituies de Educao e Assistncia Social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; Livros, Jornais, peridicos e o Papel destinado sua impresso. 2 - A vedao do inciso VI, a, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao Patrimnio, Renda e aos Servios, vinculados a suas finalidades essenciais e delas decorrentes. 3 - As vedaes do inciso VI, a, e do pargrafo anterior no se aplicam ao Patrimnio, Renda e aos Servios relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonerar o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. 4 - As vedaes expressas no inciso VI, alneas b e c, compreendem somente o Patrimnio, a Renda e os Servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nela mencionadas. Alm dessas premissas tratando da imunidade, a Carta Magna de 1988, tambm disciplinou os limites do poder de tributar, no mesmo dispositivo, ou seja, no inciso IV do artigo 150, est disciplinado: Art. 150... IV Utilizar tributo com efeito de confisco; Lamentavelmente, algumas leis em nosso pas funcionam de maneira ilgica e sem o menor sentido de justia. No raro, como advogado tributarista, tenho patrocinado causas em que o valor da multa aplicada a quem possui incentivos fiscais notoriamente impossvel de ser pago. to absurdo, que o recurso ou a defesa mais eficaz, seria entregar as chaves da empresa ao fisco e abandonar o pas. Essas aberraes jurdicas, tambm encontramos em relao ao Cdigo Penal. O nosso sistema probe a priso perptua, mas as penas aplicadas por alguns meritssimos juizes, chegam a condenaes por 165 anos de recluso ou mais, o que rompe o direito e a justia, tornando ineficaz o que disciplina o Cdigo. Em suma, constatamos em ambos os casos a falsidade, a hipocrisia do direito e a mentira da justia. Assim se procede com os microempresrios que no possuem as mnimas condies econmicas ou financeiras de contratar especialistas para defend-las, excluindo-se a figura do contabilista, o profissional mais indicado na tarefa de ajudar no processo evolutivo das empresas.

17

10. O ensino profissionalizante e a literatura


Ningum de s conscincia e dotado de um mnimo de bom senso, negaria o fato incontestvel de ser uma rotina nas famlias brasileiras, o sonho de ver os filhos alcanarem o nvel universitrio e se tornarem doutores. Em verdade, no se pode proibir ou limitar espaos acadmicos negando oportunidade para todos os jovens, que almejam prestar vestibular e ingressar no mundo universitrio. O diploma de um curso superior sem dvida, uma chave mestra capaz de abrir muitas portas no mercado de trabalho, cada vez mais difcil e competitivo. Entretanto, importante fazer uma anlise no campo da praticidade desse comportamento entre os jovens, pois muitos no saem do sonho e da frustrao, independentemente da condio social, sexo, cor ou religio. Quando alcanado o nvel universitrio, tem incio a luta para se manter e concluir o curso e seguidamente, a busca do mercado de trabalho. Escasso, esse vazio deixa frustrado um grande nmero de jovens, que passa a trabalhar em atividade completamente diversa daquela para a qual se preparou num perodo de quatro, cinco, seis ou at mais anos de sua vida. Com essa perversidade, originria de um sistema desorganizado, sem um comando para estimular politicamente uma reforma abrangente na educao, o mundo econmico perde muitas vezes excelentes profissionais, cujas funes no condizem com o seu verdadeiro ideal. Nesse particular, o Brasil vem perdendo um enorme espao no crescimento e desenvolvimento das pequenas empresas, porque no tem dado nfase aos cursos profissionalizantes, onde seria maior o universo criativo de nossos pequenos empresrios. Torna-se necessrio aproveitar o avano da tecnologia para se fomentar cursos mdios, tornando mais hbeis homens detentores de aptides e apoiando profissionais, que apenas aguardam uma oportunidade para mostrar suas artes. Seria um caminho irreversvel, para se criarem empresas com objetivos definidos e fadadas ao sucesso, porque seriam compostas por pessoas conscientes de suas tarefas e obrigaes. J temos alguns exemplos desse sucesso no campo da informtica, onde alguns decididos profissionais iniciaram negcios com venda e produes de computadores e hoje, esto provando a importncia do homem profissionalizado, para aplicar seus conhecimentos em negcios. O fato permitir um universo empresarial mais competente, sensato e capaz de provocar mudanas no mercado. Graas a essas iniciativas, comearam a surgir algumas literaturas sobre a criao de pequenas empresas. Atualmente, j se pode encontrar revistas, obras e alguns jornais, alm de monografias e publicaes, tudo para informar sobre essa nova cdula que vem impulsionando o mundo econmico sob todos os aspectos positivos. Fica mais fcil ao nosso jovem ou aos novos empreendedores ingressarem no mundo empresarial.

18 O contabilista consciente, deve promover a expanso do seu mercado de trabalho, sugerindo a criao dessas empresas, preparando relatrios fundamentados, com programao de vendas, custos, despesas, rentabilidade, encargos sociais e tributrios a serem assumidos, o capital necessrio ao investimento e outras obrigaes indispensveis ao funcionamento.

11. A evaso tributria sem a cincia contbil


Quando nasce uma empresa, necessrio ficar bem claro a perspectiva de novos empregos, melhor circulao do dinheiro, e os negcios legais se ampliam, porque a sua origem inibe a economia informal. O homem vivendo no anonimato, empregando pessoas de forma ilegal, passa de repente, a regular suas atividades empresariais e melhora, consideravelmente, o aspecto social desagregado. H nesse momento, um processo de conquista direcionado a todos os segmentos, organizando a economia, identificando novos negcios e para a consolidao desse processo produtivo preciso o governo, nas trs esferas, incentivar. No tomando essa deciso, corre o risco de provocar uma grande evaso tributria, no controlar a economia informal e o nascimento das pequenas empresas se constitui num grande incentivo sonegao. Pagar imposto sempre foi motivo de muita resistncia por parte do cidado. O prprio Adam Smith alegava na sua filosofia de resistir ao pagamento de impostos: A evaso serviria para evitar ao contribuinte a injustia de impostos prejudiciais sua atividade econmica. Entre os lcidos estudiosos de sistemas tributrios, dizia Joo Batista Say, que os impostos possuem efeitos destrutivos e comparava-os ao granizo. Lgico que adotando a razo das alegaes de Smith e Say, o errio pblico jamais teria como responder aos seus gastos e seria decretada a falncia do Estado. Por outro lado, a tributao excessiva, tem seu carter negativo ao inibir investimentos, provocar evaso, sonegao e recesso, sempre aliados a fenmenos que jamais se ausentam nesses casos: corrupo e inflao. Nessa disputa entre o fisco e o contribuinte, o contabilista fundamental para encontrar o equilbrio e mediar o relacionamento. De nada adiantar o governo pressionar os atuais contribuintes para aumentar a arrecadao, se no conquistar novos cidados dispostos a contribuir. A Itlia s consertou definitivamente a sua economia, quando procedeu na busca de um maior universo de contribuintes. E tudo isso aconteceu, porque a Itlia no fez demagogia com o segmento econmico, nem preparou caminhos para localizar contribuintes. Orientou, deixou fazer, crescer e desenvolver, para depois cobrar impostos. Devemos admitir, nos dias atuais, h um mal pernicioso entre as grandes empresas, principalmente as multinacionais que dominam e pressionam governantes, como afirma o professor Paul Samuelson: Qualquer um que esteja sujeito a uma vontade soberana, no tem vontade prpria.

19 Tambm afirma com muita propriedade o escritor John Kenneth Galbraith, na obra A Era da Incerteza, ao denunciar as influncias exercidas pelas grandes empresas junto aos governos: Sentimos que nossas vidas so moldadas e que o governo dirigido pela moderna empresa. O mito disfara, mas no tranqiliza. Deixa os que dirigem as grandes empresas desgostosos em saber que no so apreciados, preocupados com os jornalistas, polticos e intelectuais, por estes no compartilharem de sua conscincia em virtudes prprias. Na era da incerteza, a empresa multinacional uma grande incerteza. Ela faz os homens pensarem como, por quem e para que finalidade so governados. Essas afirmativas nos empurram mais ainda para o cultivo da pequena empresa, que o caminho mais correto para distribuir produo, riquezas, rendas, gerar empregos e promover a participao da sociedade. O sistema tributrio brasileiro, labirinto onde nenhum profissional ou autoridade fiscal do pas consegue penetrar e sair sem equvocos, onde nenhum estudioso sente firmeza ao apresentar qualquer parecer interpretativo, vem funcionando como um grande inferno, pois ningum se arrisca a ingressar totalmente. Fica-se no purgatrio do no pagar porque duvida, de ficar revoltado porque sabe do no retorno, ou de sonegar porque tem sido um comportamento impune. O governo brasileiro necessita fazer uma reforma fiscal urgente, no pensando apenas em arrecadar para esbanjar, sem aumentar alquotas que ultrapassem a capacidade contributiva de cada um e direcionada ao homem, para que nossos impostos sejam mais humanos e menos perversos.

12. A necessidade de recorrer cincia contbil


No universo dos microempresrios, muitas conquistas tm sido consagradas, e o apoio do SEBRAE, j citado em tpico anterior, tem sido de grande importncia para o segmento. Eis que no se pode falar em avano tecnolgico, sem mencionar as aes mltiplas deste rgo criado em 1972, independente e sem fins lucrativos, modernizado pela lei n 8029 de 12.4.1990 que lhe reestruturou a roupagem com uma reforma administrativa. Constitui-se hoje, num inconfundvel parceiro das pequenas empresas brasileiras, fomentando seu nascimento, crescimento e desenvolvimento, com assessoramento tcnico e logstico, informaes jurdicas e fiscais, alm de manter em todo o territrio brasileiro, galpes de atendimento capazes de incentivar as mais criativas idias de homens decididos a empreender no mundo econmico. Esse apoio tambm se faz sentir na criao de novos mercados, no treinamento de Recursos Humanos, orientao nas bolsas de negcios e na indicao de atividades promissoras. Hoje, mais da metade da populao obreira do pas, est localizada nas micro e pequenas empresas. O desenvolvimento das pequenas empresas tem sido uma dinmica to acentuada, que poder representar o perfil brasileiro do dia-a-dia no setor econmico, atuando inclusive no campo das exportaes que tanto necessitamos, para melhorar o nosso dficit oramentrio.

20 Mas, algumas distores prejudicam o crescimento dessas empresas. Indiferente ao controle aziendal, e sem perceber o problema da falta de desempenho empresarial consciente e competente, o governo tem inibido a presena dos contabilistas no processo, substituindo um grande nmero de profissionais com atendimento gratuito ou cobrando preos insignificantes para constituir empresas, assessorar investimentos, sem tcnica contbil, sem medir lucros, causando um retrocesso no controle patrimonial das mesmas. Se o governo decidisse unir o seu trabalho, ao conhecimento tcnico dos contabilistas, nasceriam empreendimentos mais saudveis e conscientes de que no momento certo, o pagamento de impostos significa o crescimento do negcio. Qualquer cidado que instituir um negcio e program-lo para no crescer, deve renunciar ao seu ideal, pois est muito longe da realidade empresarial. No tem aptido para empresrio, provando falta de capacidade para ser um empreendedor. O mundo do terceiro milnio, tornar-se- cada vez mais cientfico, a tecnologia atingir cenrios maravilhosos para o conforto humano e cada um de ns, s alcanar o sucesso almejado, adaptando-se a esse avano incontestvel, buscando nas cincias a verdade dos fatos. Entre esses, est a Contabilidade a servio do mundo empresarial.

Referncia bibliogrficas
Cervantes Saavedra, M. Dom Quixote de La Mancha, Espanha, 1605. Tulku, T. O Caminho da Habilidade So Paulo: Editora Pensamento, 1995 Montesquieu (Secondat, C.) O Esprito das Leis, 1748 Smith, A. Investigao sobre a natureza das causas da riqueza das Naes, 1776 Lodi, J. B. O Fortalecimento da Empresa Familiar- 3 Edio- S.P. : Livraria Pioneira Editora, 1989 Clark, F. A. Seu Passaporte para o Sucesso- Rio de Janeiro: Editora Record, 1979 Balieiro, A . Uma Introduo Cincia das Finanas 13 Edio R. J. : Editora Forense, 1981 Balieiro, A . Direito Tributrio Brasileiro10 EdioRio de Janeiro: Editora Forense, 1987 Galbraith, J. K. A Era da Incerteza So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1977 Schreiber, J. J. S. O Desafio Mundial Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980 Sampsom, A .Os Credores do Mundo 2 Edio - Rio de Janeiro: Editora Record, 1981 Toffler, A . O Choque do Futuro- 2 Edio- Rio de Janeiro- Editora Record, 1970

Vous aimerez peut-être aussi