Vous êtes sur la page 1sur 6

Entendendo o Rtulo do Alimento

Uma fonte de informao que deve ser utilizada pelos consumidores na hora de escolher um alimento o rtulo. Nele possvel encontrar todos os dados que mostram se h alta quantidade de calorias, acar, gordura saturada, colesterol, sdio e tantos outros nutrientes. O Dieta e Sade, baseado em documento do FoodandDrugAdministration (FDA) dos Estados Unidos, disponibiliza, especialmente para voc, o guia para entender como interpretar as informaes contidas no rtulo do alimento, tornando-o arma de deciso na hora de comprar um produto. Aproveite todas as informaes contidas a seguir!

Como Entender e Usar a Informao Nutricional nos Rtulos dos Alimentos

As pessoas olham a informao nutricional dos alimentos por diferentes razes. Mas, seja qual for ela, muitos consumidores gostariam de saber como usar esta informao mais eficazmente e facilmente. Este guia tem como objetivo tornar a informao nutricional contida nos rtulos dos alimentos mais fcil, fazendo parte da forma como voc escolhe os alimentos, contribuindo assim, para uma alimentao mais saudvel.

Informao Nutricional - Resumo

As informaes nutricionais (itens de 1 a 4 e 6, 7 das imagens) podem variar entre os alimentos, pois contm informaes especficas do produto (tamanho da poro, nmero de pores, quantidade de nutrientes, ingredientes). interessante notar que no rodap (item nmero 5) as porcentagens de nutrientes so baseadas em uma alimentao contendo 2000 calorias por dia. O valor de 2000 calorias para comparao foi determinado pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) que estabelece as normas de rotulagem para os alimentos. Para este guia, a informao nutricional foi quebrada em itens que sero descritos por etapas para maior compreenso.

Item 1 - Tamanho da poro e quantidade de pores

Quando voc pega uma embalagem, o primeiro item que deve analisar no rtulo do alimento o tamanho da poro e a quantidade de pores do pacote. O tamanho de cada poro prestabelecida para tornar mais fcil a comparao com alimentos similares. Alm disso, os alimentos apresentam a quantidade em medida caseira como xcara, colher, unidade; seguida da unidade mtrica como, por exemplo, gramas (g) e mililitros (ml). Preste ateno no tamanho da poro especialmente na quantidade total de pores. Pergunte-se: "quantas pores eu consumo?". Uma poro, duas pores, 1/3 do pacote? No exemplo, 1 poro - ou 3/4 xcara - apresenta 105 calorias. Se voc ingerir 1 xcara, voc ter o dobro de calorias e de nutrientes, incluindo a % VD (percentual do valor dirio recomendado).

Item 2 - Valor calrico

O valor calrico uma medida que mostra o quanto de energia voc est obtendo da poro do alimento consumida. Muitas pessoas consomem mais calorias do que necessitam sem alcanar o nmero de nutrientes (carboidratos, protenas, gorduras, sais minerais e vitaminas) necessrio para manter a sade. O valor calrico na informao nutricional pode ajudar a gerenciar o peso (manter, ganhar ou eliminar). Lembre-se: o nmero de pores que voc consome determina a quantidade de calorias que voc obtm. O Guia Geral de Calorias uma referncia genrica para calorias quando voc consultar a Informao Nutricional do produto e est baseada em uma alimentao contendo 2000 calorias.

Itens 3 e 4 - Quanto devo consumir de nutrientes?

Olhe a Informao Nutricional. Voc perceber que os nutrientes esto divididos em dois grandes grupos, indicando que eles influenciam na sua sade

Item 3 : Limite esses nutrientes

Ingerir muito acar simples (refinado), gordura saturada, gordura trans, colesterol e sdio aumenta o risco para desenvolver doenas crnicas como doenas do corao, alguns tipo de cncer, diabetes ou presso alta. Importante: a ingesto de gordura saturada, gordura trans, colesterol, acar refinado e sdio na mais baixa quantidade possvel faz parte de uma alimentao balanceada.

Item 4: Ingira ao mximo esses nutrientes

OO consumo adequado desses nutrientes melhora a sua sade e reduz o risco de desenvolver determinadas doenas. Assim, por exemplo, consumir quantidades adequadas de clcio reduz o risco de desenvolver osteoporose (doena onde os ossos ficam fracos). Ter uma alimentao rica em fibras estimula o funcionamento do intestino, alm dela estar relacionada com a preveno de doenas cardacas (diminuindo o colesterol e a gordura saturada). Lembre-se: Voc pode usar as informaes nutricionais no somente para limitar a quantidade de ingesto de nutrientes ou calorias mas, tambm, aumentar o consumo daqueles que voc precisa em maior quantidade.

Item 5: Entendendo o rodap

Quando, na informao nutricional, h um item seguido de astersco (*) ou de um nmero entre parnteses (1), isto significa que voc deve procurar alguma informao abaixo da tabela nutricional (rodap). No exemplo, a %VD baseada em uma dieta de 2000 calorias. Esta informao deve estar presente nos rtulos de todos os alimentos.

Item 6: Guia rpido do percentual do valor dirio recomendado (%VD).

Na maioria dos produtos, a referncia somente por %VD, que quer dizer, porcentagem do valor dirio. somente uma nomenclatura. Voc no precisa saber qual a quantidade recomendada dos nutrientes para uma alimentao de 2000 calorias, mas voc deve utilizar a %VD como referncia. A %VD ajuda a determinar se a poro do alimento apresenta uma quantidade grande ou pequena de um determinado nutriente. A %VD ajuda a interpretar os nmeros (gramas ou miligramas), colocando-os em uma mesma escala (0 - 100%) por dia. A porcentagem de cada nutriente obtida atravs da quantidade diria recomendada, ou seja, baseado no valor que oferece 100% do nutriente para uma alimentao contendo 2000 calorias. Dessa maneira, voc sabe qual alimento contribui com uma quantidade elevada ou baixa de determinado nutriente, colaborando para atingir a quantidade diria recomendada.

Este guia mostra que 5%VD ou menos baixo para todos os nutrientes, ou seja, para aqueles que voc precisa limitar (gordura saturada, colesterol, acar refinado, sdio) e para aqueles que voc precisa ingerir em grandes quantidades (fibra, clcio). Esse guia diz tambm que 20%VD ou mais uma quantidade alta para todos os nutrientes. Exemplo: Vamos pegar a quantidade de vitamina C contida no exemplo de rtulo acima. Uma poro (30 g) - 24%VD de vitamina C - contm uma pequena ou grande quantidade desse nutriente? Como ela est acima de 20% a quantidade alta. Se voc consumir somente uma poro desse alimento, voc dever obter os 76% (100 - 24 = 76%) da quantidade de vitamina C restante atravs de outros alimentos que devem ser distribudos em outras refeies durante o dia (frutas, verduras, legumes, por exemplo).

Use a %VD para:

1. Comparaes - a %VD torna fcil fazer comparaes. Voc pode comparar um alimento com outro similar. Preste ateno e verifique se o tamanho da poro, principalmente em gramas, parecido. Assim, fcil verificar quais alimentos apresentam uma grande ou pequena quantidade de determinado nutriente, j que o tamanho das pores, normalmente, semelhante entre alimentos similares. Por exemplo: os copos de iogurtes normalmente apresentam 180 g. Compare, por exemplo, um iogurte integral com um desnatado. Qual apresenta maior quantidade de gordura saturada? Faa a comparao com todos os nutrientes. Compare as diferenas entre os pes. Qual a diferena entre os pes de forma integral, light e tradicional? Assim, voc conhecer mais os alimentos e saber fazer a escolha mais saudvel. 2. Distinguir denominaes - usando a %VD, voc rapidamente distinguir denominaes como light, diet, sem gordura, baixo teor de gordura, entre outros; no precisando assim, memorizar as denominaes. 3. Planejar as refeies - se o alimento do qual gosta rico em gordura (cheque a %VD), balancei o restante da alimentao do dia com alimentos que apresentam baixa quantidade de gordura. Preste ateno: verifique a quantidade que voc est ingerindo para que a quantidade total de gordura obtida no dia fique igual ou abaixo de 100%.

Item 7: Verifique os ingredientes presentes no alimento

Alm dos nutrientes e alimentos, nos ingredientes, voc encontra todas as substncias presentes no produto como espessantes, estabilizantes, colorantes, aromatizantes. Se voc apresenta alguma intolerncia ou alergia, verifique neste item se o alimento contm ou no a substncia ou nutriente que deve evitar.

Vous aimerez peut-être aussi