Vous êtes sur la page 1sur 2

Questo para resoluo em grupo 1.

Uma mistura lquida no seu ponto de saturao contendo 70% em mol de benzeno e 30% em mol de tolueno, cuja volatilidade relativa vale = 2,5 (assumida constante) deve ser destilada a 1 atm para produzir um destilado contendo 80% em mol de benzeno. Cinco procedimentos, descritos abaixo, foram considerados. Para cada procedimento e assumindo uma alimentao de 100 mols, calcule: a. b. c. d. Mols de destilado (D) produzido; Mols de vapor gerado no refervedor (VB); % em mol de benzeno na corrente de fundo (B); Indique em um diagrama do tipo xy as composies do destilado, correntes de refluxo, corrente de fundo (resduo) e demais correntes relevantes na operao.

Se o objetivo maximizar a recuperao de benzeno, qual, dentre tais procedimentos seria o preferido? Procedimento 1: Destilao contnua seguida por uma condensao parcial. A alimentao (F) inserida diretamente no refervedor, do qual a corrente de fundo (B, resduo) continuamente retirada. O vapor gerado no refervedor entra em um condensador parcial. O lquido condensado retorna ao refervedor (L, refluxo) enquanto o vapor residual (frao no condensada) condensado completamente em um condensador adicional gerando um produto destilado (D) contendo 80% em mol de benzeno. A razo de refluxo molar vale L/D = 0,5. Observe que no se usa uma coluna neste procedimento, apenas um refervedor e um condensador parcial. Procedimento 2: Destilao contnua em uma coluna contendo um prato de equilbrio. A alimentao (F) inserida diretamente no refervedor, do qual a corrente de fundo (B, resduo) continuamente retirada. O vapor que deixa o prato entra em um condensador parcial. O lquido condensado retorna a coluna (L, refluxo) enquanto o vapor residual (frao no condensada) condensado completamente em um condensador adicional gerando um produto destilado (D) contendo 80% em mol de benzeno. A razo de refluxo molar vale L/D = 0,5. Procedimento 3: Destilao contnua em uma coluna contendo dois pratos de equilbrio. A alimentao (F) inserida diretamente no refervedor, do qual a corrente de fundo (B, resduo) continuamente retirada. O vapor que deixa o prato do topo entra em um condensador parcial. O lquido condensado retorna a coluna (L, refluxo) enquanto o vapor residual (frao no condensada) condensado completamente em um condensador adicional gerando um produto destilado (D) contendo 80% em mol de benzeno. A razo de refluxo molar vale L/D = 0,5. Procedimento 4: Operao idntica a do procedimento 3 exceto pelo fato do lquido refluxado retornar para a coluna no prato inferior (segundo prato).

Procedimento 5: Destilao contnua em uma coluna contendo um prato de equilbrio. A alimentao (F), no seu ponto de bolha, inserida no prato. A corrente de fundo (B, resduo) continuamente retirada do refervedor. O vapor que deixa o prato entra em um condensador parcial. O lquido condensado retorna a coluna (L, refluxo) enquanto o vapor residual (frao no condensada) condensado completamente em um condensador adicional gerando um produto destilado (D) contendo 80% em mol de benzeno. A razo de refluxo molar vale L/D = 0,5. Diagrama de equilbrio xy para o sistema benzeno/tolueno a 1 atm.

1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5

y
0,4 0,3 0,2 0,1 0,0 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0

Sugesto: Resolver analiticamente. Empregar o diagrama apenas para indicar as correntes requeridas.

Vous aimerez peut-être aussi