Vous êtes sur la page 1sur 7

Balco BUE vai facilitar vida do cidado empreendedor.

A abertura dos balces nicos de empreendedores e servios de notrio em vrias provncias do pas visa facilitar a vida dos cidados que recorrem a tais escritrios e gabinetes para tratar dos seus problemas. Estes equipamentos sociais so ganhos significativos, no s para os cidados, mais tambm para os muncipes de uma forma geral, uma vez que est-se a cumprir com a orientao do Executivo de levar tais servios sociais mais prximos das comunidades, mostrando trabalho facilitado para as populaes. O BUE destina-se a prestar servios a cidados que pretendam constituir micro e pequenas empresas, bem como regularizar a situao dos empreendedores e comerciantes que desenvolvem a sua atividade no sector informal do mercado. As pessoas beneficirias vo desde as denominadas zungueiras, quitandeiras, roboteiros e engraxadores que passam a ter a possibilidade de regularizarem a sua situao comercial junto de uma instituio oficial que passa a legalizar a sua atividade. Estas aces inserem-se no programa que o governo est a realizar, consubstanciado na materializao de uma poltica de combate fome e pobreza, apoiando-se os pequenos negcios das pessoas. Os benefcios do BUE sero ainda maiores a julgar pelo facto de um cidado, por exemplo, sem bilhete de identidade poder aceder a este importante documento pessoal e a partir da dar incio a formalizao da actividade comercial. Objectivo. O plano integrado de desenvolvimento do comrio e Empreendorismo tem como objectivo fundamental impulsionar o crescimento econmico sustentvel, visando a reduo da pobreza. Tendo enconta que a produo de bens permite criar oportunidades para novos empreendedores e novos empregos a nvel local. Considerando que se torna essencial aprovar o regime regulamentar simplificado para se tornar exequvel as polticas de apoio s micro, pequenas e mdias empresas. decretado, nos termos das as alineas d) e l) do artigo 120. e do n. 3 do artigo 125., ambos da Constituio da Repblica de Angola, o seguinte: Artigo 1. - criado o Balco nico do Empreendedor, abreviadamente designado por BUE e aprovado o respectivo Regime Juridico constante do regulamento, anexo ao presente Diploma e que dele parte integrante.

Regulamento do Balco nico do Empreendedor (BUE). O BUE um servio pblico personalizado de carcter inter-orgnico que concentra, num nico local, delegaes ou extenses de diversos servios administrativos pblicos intervenientes no procedimento especial de constituio e licenciamento das micro e pequenas empresas. Finalidade. o BUE tem por finalidade a simplificao e desburocratizao dos acctos de constituio e licenciamento das micro e pequenas empresas, de modo a transformar as actividades econmicas informais em actos de comrcio formais, constantes da lista em anexo ao presente regulamento. Autonomia. 1 O BUE possui autonomia administrativa. 2 A autonomia administrativa do BUE inclui os poderes gerais de gesto do pessoal, do patrimnio, do respectivo oramento e para prtica de actos ou celebrao de contratos com a vista prossecuo da sua finalidade. 3 A autonomia do BUE no abrange a faculdade de celebrao de contratos ou comprimissos que representem aumentos das dispesas, bem como no retira as respectivas operaes financeiras das regras e procedimentos de contabilidade pblica. Criao. O BUE, como o respectivo estatuto orgnico e o quadro de pessoal, criado por Decreto Executivo Conjunto dos ttulares dos departamentos ministerias responsveis pelos sectores da Administrao do territrio, das Finanas e da Justia. Estrutura e funcionamento. 1 O BUE dispe das seguintes estruturas: a) Atendimento ao pblico. b) Servios pblicos. c) Apoio administrativo. 2 Funcionam no Bue os seguintes servios pblicos: a) b) c) d) e) f) g) Direco Nacional dos Registos e do Notariado (DNRN). Direco Nacional de Identificao Civil e Criminal, (DNAIC). Ficheiro Central de Denominaes Sociais. Direco Nacional de Impostos, (DNI). Direco Provincial do Comrcio. Administrao municipal. Instituto nacional de Segurana Social, (INSS).

h) Instituto Nacional de Estatstica. i) Instituto dos Servios de Veterinria (ISV). j) Impressa Nacional. 3 Podem ainda funcionar junto de cada BUE outros servios pblicos ou privados, directa ou indirectamente relacionados com o procedimento. 4 O nmero de funcionrios adstritos a cada servio ajustado em funo das necessidades e realidade de cada BUE. Delegao de competncias. Os rgos Auxiliares do Titular do poder Executivo que dirigem, tutelam e superintendem as entidades intervenientes no procedimento devem permitir atraves de acto de delegao de poderes, que os seus representantes pratiquem os actos administrativos inerentes s suas competncias, que assegurem ao BUE, de forma clere, a prossecuo dos seus objectivos. Estatuto remuneratrio do pessoal. O pesoal que exerce funes no Bue mantm a remunerao auferida nos servios de origem, acrescida de subsdios a serem fixados por decreto Executivo Conjunto dos titulares dos departamentos ministerias responsveis pelos sectores da administrao do territrio, das Finanas e da Justia. Regime Especial de Constituio Imediata das Micro e Pequenas Empresas. Pressupostos de aplicao. 1. As micro e pequenas empresas podem revestir a forma de sociedades comerciais e esto sujeitas a um regime especial de constituio imediata. 2. Para efeitos de constituio de sociedades comerciais, so pressupostos de aplicao do regime previsto no presente capitulo: a) A apresentao de certificado de admissibilidade de firme emitido pelo ficheiro central de denominaes sociais. b) A opo por pacto ou acto constitutivo de modelo aprovado pelo rgo Auxiliar do Titular do Poder Executivo responsvelpelo sector da justia, sob proposta do Director Nacional dos Registos e do Notariado. Incio de procedimento. 1. Os interessados na constituio formulam o seu pedido junto do servio competente, manifestando asua opo pel firma e pelo modelo de pacto ou acto constitutivo. 2. A prossecuo do procedimento depende daverificao inicial da identidade, da capacidade e dos poderes da representao dos interessados para o acto. Documentos a apresentar.

1. Para o efeito da constituio, os interessados deveram apresentar os documentos comprovativos da sua identidade, capacidade e poderes de representao para o acto. 2. Os interessados podem proceder a entrega imediata da declarao de inicio de actividade para efeitos fiscais. 3. Caso no proceda a entrega do documento referido no nmero anterior, os interessados so advertidos de que o devem fazer no servio competente, no prazo legalmente fixado para o efeito. 4. A Direco Nacional de Impostos esse suporte fisico ou por via electrnica o Instituto Nacional de Segurana Social dos elementos relativos ao inicio da actividade.

O BALCO NICO DO EMPREENDEDOR (BUE) EM ANGOLA / CONSTITUIO DA EMPRESA Posted on 04 de outubro de 2012 by Up To Start Home > Blog > Negcios em Angola > O Balco nico do Empreendedor (BUE) em Angola / Constituio da empresa O BUE Balco nico do Empreendedor, um servios que est j localizado em vrias cidades angolanas e que concentra num s local, os diversos servios administrativos necessrios para o registo, constituio e licenciamento das empresas. O BUE Balco nico do Empreendedor um servio tutelado pelo Ministrio da Justia e trata-se de um grande avano para a dinamizao do tecido empresarial em Angola. No entanto, Angola possui ainda algumas burocracias e demoras no processo de constituio das empresas. Para a constituio da empresa atravs do BUE, o empresrio deve j ter o Certificado de Admissibilidade e o Pacto ou Acto constitutivo no modelo prprio. Aps a verificao da documentao e pagamento dos emolumentos, o Balco nico do Empreendedor disponibiliza os formulrios para preenchimento e modelos para constituio da empresa e procede ao registo do contrato da sociedade. neste momento que tratado tambm o registo nas finanas e Segurana Social. Normalmente, aps 5 dias teis, o BUE confirma o registo da empresa, remete o incio de actividade s finanas, Inspeco do Trabalho, Cadastro Comercial e Segurana Social, assim como finalizao do registo na Conservatria do Registo Comercial. Conte connosco para ter apoio na constituio da empresa no BUE. O Balco nico do Empreendedor a melhor forma de congregar e facilitar a constituio de

empresa em Angola. Saiba tambm quais as formas jurdicas mais adequadas. Com a Up to Start pode tambm obter apoio fiscal em Angola, acesso a linhas de crdito bonificado como o PROAPEN ou Angola Investe.

Balco nico do Empreendedor cria 18 postos de trabalho By cidadeluanda on October 31, 2012 0 Calandula Dezoito novos postos de trabalho foram criados com a abertura do Balco nico do Empreendedor (BUE) no municpio de Calandula, 75 quilmetros a norte da cidade de Malanje. A informao foi avanada nesta localidade pelo coordenador do balco, Nelson Lages, durante a inaugurao da instituio, tera-feira, pelo ministro da Justia e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira. De acordo com o responsvel, o BUE tem como objectivos atender o pblico, facilitar a criao e legalizao de pequenos negcios, em Calandula, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidados. Referiu que com a abertura do balco, ser clere o processo de constituio e legalizao de empresas em Calandula, bem como a desburocratizao, uma vez que at ento s se podia tratar documentos afins na capital de Malanje. O BUE um servio inserido no Programa de Apoio ao Pequeno Negcio (Proapen), que tem como objectivos facilitar os empreendedores a legalizarem as suas empresas de forma gratuita para consequentemente permitir o investidor receber crdito bancrio e implementar o seu negcio. O balco congrega diversos servios do Estado como a Segurana Social, Direco Nacional de Impostos, Delegao Provincial das Finanas, entre outros sectores que concorrem para a legalizao de actividades empresariais. O balco de Calandula o terceiro na provncia. Os dois primeiros foram inaugurados nos municpios de Malanje e Caculama. Governo entrega licenas de explorao artesanal de diamantes

Cento e cinquenta e quatro licenas de explorao artesanal de diamantes foram entregues hoje, aos produtores artesanais dos municpios do Cambulo e do Lucapa, pelo governo da provncia da Lunda Norte, Ernesto Muangala, com o objectivo de combater a fome, a pobreza e o desemprego.

Na cerimnia de entrega, Ernesto Muangala frisou que a actividade de explorao artesanal ser desenvolvida apenas com mtodos no mecanizados.

O governador sublinhou que o estado no deve ser o nico empreendedor, pelo que, pretende com iniciativas do gnero, formar parcerias com o objectivo de criar emprego no seio da populao.

Hoje com a ajuda do Balco nico do Empreendedor (BUE) os cidados j tm facilidades para constituir empresas e empregar outros nas reas dos seus projectos disse o governador.

Pedro Catembo Matrosse, um dos beneficirios, prometeu tudo fazer para que a sua produo venha a ajudar no sustento da famlia e contribuir no aumento do rendimento nacional.

At ao momento, mil senhas mineiras foram j entregues aos produtores artesanais dos municpios do Kuango, Lucapa, e em vrias comunas, pela Empresa Nacional de Diamantes, (Endiama).

Um dos objectivos da distribuio de senhas mineiras o de cumprir com uma orientao do presidente da Repblica, Jos Eduardo dos Santos, de produzir riqueza e acabar com a pobreza no pas.

A explorao artesanal importante na medida em que ser aproveitada assim que as reservas industriais demonstrarem insuficincia. A Endiama atribui uma grande importncia actividade artesanal, pois, o Executivo construiu infra-estruturas como, caminhos de ferro e estradas, que neste momento esto a chegar s zonas mineiras.

Vous aimerez peut-être aussi