Vous êtes sur la page 1sur 21

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF.

CLUDIO BORBA

LEGISLAO TRIBUTRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

APOSTILA 4 LIVRO IV DO RICMS-RJ

Atualizada at o Decreto 43.971 de 07/12/2012

PROF. CLUDIO BORBA

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

DECRETO ESTADUAL N 27.427 de 17.11.2000 RICMS - RJ LIVRO IV DO REGIME DE SUBSTITUIO TRIBUTRIA APLICVEL S OPERAES COM COMBUSTVEL E LUBRIFICANTE
TTULO TTULO I DAS DISPOSIES GERAIS CAPTULO I - Da responsabilidade CAPTULO II - Do clculo do imposto retido e do momento do pagamento TTULO II DAS OPERAES INTERESTADUAIS COM COMBUSTVEIS DERIVADOS DE PETRLEO EM QUE O IMPOSTO TENHA SIDO RETIDO ANTERIORMENTE CAPTULO I - Das disposies preliminares CAPTULO II - Das operaes realizadas por contribuinte que tiver recebido o combustvel diretamente do sujeito passivo por substituio tributria CAPTULO III - Das operaes realizadas por contribuinte que tiver recebido o combustvel de outro contribuinte substitudo TTULO III DAS OPERAES COM LCOOL ETLICO ANIDRO COMBUSTVEL (AEAC) OU BIODIESEL B100 TTULO IV DOS PROCEDIMENTOS DA REFINARIA DE PETRLEO OU SUAS BASES TTULO V DAS INFORMAES RELATIVAS S OPERAES INTERESTADUAIS COM COMBUSTVEIS TTULO VI DAS DEMAIS RESPONSABILIDADES E INFORMAES TTULO VII DAS OPERAES INTERESTADUAIS COM GS LIQUEFEITO DERIVADO DE GS NATURAL (GLGN) TTULO VIII DA OPERAO INTERNA COM LEO LUBRIFICANTE TTULO IX DA OPERAO INTERNA COM LEO DIESEL, LEO COMBUSTVEL, GLP e GLGN PARA CONSUMO EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL TTULO X DAS BASES DE CLCULOS ESPECIAIS TTULO XI DAS DISPOSIES FINAIS ARTIGOS Arts. 1 a 7 Arts. 8 a 14

Art. 15 Art. 16 Art. 17 Art. 19 Art. 20 Arts. 21 a 26 Arts. 27 a 32 Arts. 33 a 43 Arts. 44 e 45 Art. 46 Arts. 47 e 48 Arts. 49 a 54

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

LIVRO IV DO REGIME DE SUBSTITUIO TRIBUTRIA APLICVEL S OPERAES COM COMBUSTVEL E LUBRIFICANTE


TTULO I DAS DISPOSIES GERAIS
CAPTULO I DA RESPONSABILIDADE Art. 1 atribuda refinaria de petrleo ou ao industrial estabelecidos no Estado do Rio de Janeiro, nas operaes internas, e ao remetente localizado em outra unidade federada, nas operaes interestaduais, a condio de sujeito passivo por substituio tributria, relativamente ao ICMS incidente sobre as operaes com combustveis e lubrificantes, derivados ou no de petrleo, a seguir relacionados, com a respectiva classificao na Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM a partir da operao que estiverem realizando, at a com o consumidor final: I - lcool etlico no desnaturado, com um teor alcolico em volume igual ou superior a 80% vol (lcool etlico anidro combustvel - AEAC e lcool etlico hidratado combustvel- AEHC), 2207.10.00; II - gasolinas, 2710.11.5; III - querosenes, 2710.19.1; IV - leos combustveis, 2710.19.2; V - leos lubrificantes, 2710.19.3; VI - leos de petrleo ou de minerais betuminosos (exceto leos brutos) e preparaes no especificadas nem compreendidas em outras posies, contendo, como constituintes bsicos, 70% ou mais, em peso, de leos de petrleo ou de minerais betuminosos, exceto os desperdcios, 2710.19.9; VII - desperdcios de leos, 2710.9; VIII - gs de petrleo e outros hidrocarbonetos gasosos, 2711; IX - coque de petrleo, betume de petrleo e outros resduos dos leos de petrleo ou de minerais betuminosos, 2713; X - derivados de cidos graxos (gordos) industriais; preparaes contendo lcoois graxos (gordos) ou cidos carboxlicos ou derivados destes produtos (biodiesel), 3824.90.29; XI - preparaes lubrificantes, exceto as contendo, como constituintes de base, 70% ou mais, em peso, de leos de petrleo ou de minerais betuminosos, 3403.

Combustveis e lubrificantes, derivados ou no de petrleo citados no art. 1, I a XI, em operaes internas ou interestaduais.

Refinaria ou industrial
ICMS-1 ICMS-2 ICMS-3

Distribuidora
ICMS-2

Varejista
ICMS-3

1 Nas operaes internas com lcool etlico hidratado combustvel (AEHC), leo combustvel e querosene de aviao (QAV), a responsabilidade pela reteno do imposto relativo s operaes subsequentes atribuda distribuidora de combustveis como tal definida por rgo federal competente.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

Operaes internas com lcool etlico hidratado combustvel (AEHC), leo combustvel e querosene de aviao (QAV)

Distribuidora
ICMS-1 ICMS-2

Varejista
ICMS-2

2 O Transportador Revendedor Retalhista - TRR, como tal definido por rgo federal competente, responsvel pela reteno do imposto quando, por qualquer motivo, no tiver havido a reteno na operao anterior.

TRR
ICMS-1 ICMS-2 ICMS-2

A responsabilidade do TRR s ocorre quando no tiver sido feita a reteno do ICMS anteriormente.
3 O disposto neste artigo no se aplica operao de sada promovida por distribuidora de combustveis, por transportador revendedor retalhista (TRR) ou por importador que destine combustvel derivado de petrleo a outra unidade da Federao, somente em relao ao valor do imposto que tenha sido retido anteriormente, hiptese em que ser observada a disciplina estabelecida no Ttulo II. 4 Os produtos constantes no inciso VIII do caput deste artigo, no derivados de petrleo, no se submetem ao disposto na alnea "b" do inciso X do 2 do artigo 155 da Constituio Federal, nas operaes interestaduais. 5 Fica atribuda concessionria de distribuio de gs a responsabilidade pela reteno do imposto devido nas operaes subsequentes com o gs natural veicular (GNV).

A concessionria responsvel pelo recolhimento do ICMS incidente nas operaes subsequentes com GNV .

Concessionria de distribuio
ICMS-1 ICMS-2 ICMS-2

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

6 O regime de substituio tributria no se aplica em operaes com gs natural destinado utilizao como insumo em estabelecimento industrial e distribuio domiciliar. Art. 2 O regime de substituio tributria tambm se aplica: I - s operaes realizadas com os produtos a seguir relacionados, com a respectiva classificao na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), ainda que no derivados de petrleo, todos para uso em aparelhos, equipamentos, mquinas, motores e veculos: a) preparaes antidetonantes, inibidores de oxidao, aditivos peptizantes, beneficiadores de viscosidade, aditivos anticorrosivos e outros aditivos preparados, para leos minerais (includa a gasolina) ou para outros lquidos utilizados para os mesmos fins que os leos minerais, 3811; b) lquidos para freios (traves) hidrulicos e outros lquidos preparados para transmisses hidrulicas, no contendo leos de petrleo nem de minerais betuminosos, ou contendo-os em proporo inferior a 70%, em peso, 3819.00.00; II - aguarrs mineral ("white spirit"), 2710.11.30;

Fabricante, nas operaes internas ou remetente, nas interestaduais com os produtos do art. 2, I e II.

Fabricante ou remetente
ICMS-1 ICMS-2 ICMS-3

Atacadista
ICMS-2

Consumidor
ICMS-3

III - em relao ao diferencial de alquotas, aos produtos relacionados nos incisos do caput do artigo 1 e nos incisos I e II deste artigo, sujeitos tributao, quando destinados ao uso ou consumo e o adquirente for contribuinte do imposto;

Remetente dos produtos dos arts. 1 e 2, I e II, em operao interestadual. SP RJ

Remetente
ICMS devido a SP Diferencial de alquota devido ao RJ

Consumidor final contribuinte do ICMS


Diferencial de alquota devido ao RJ

IV - na entrada no territrio fluminense de combustveis e lubrificantes derivados de petrleo, quando no destinados sua industrializao ou sua comercializao pelo destinatrio.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

Remessa de combustveis e lubrificantes derivados de petrleo, em operao interestadual. SP RJ Consumidor final

Remetente
Sada imune ICMS monofsico recolhido pelo remetente

ICMS monofsico devido na entrada no RJ

Pargrafo nico - A responsabilidade pela reteno do ICMS relativo s operaes com as mercadorias relacionadas nos incisos I e II atribuda: 1 - ao fabricante, nas operaes internas; 2 - ao remetente, nas operaes interestaduais. Art. 3 Na operao de importao de combustveis derivados ou no de petrleo, o imposto devido por substituio tributria ser exigido do importador, inclusive quando se tratar de refinaria de petrleo ou suas bases ou formulador de combustveis, por ocasio do desembarao aduaneiro.
Na operao de importao de combustveis derivados ou no de petrleo, o ICMS - ST ser exigido do importador, por ocasio do desembarao aduaneiro, exceto no caso de AEAC ou biodiesel B100, devendo ser observadas, quanto a esses produtos, as disposies previstas no Ttulo III.

1 Na hiptese de entrega da mercadoria antes do desembarao aduaneiro, a exigncia do imposto ocorrer no momento da entrega da mercadoria. 2 Para efeito de repasse do imposto em decorrncia de posterior operao interestadual, o produto importado equipara-se ao adquirido de produtores nacionais, devendo ser observadas as disposies previstas no artigo 20. 3 No se aplica o disposto no caput deste artigo s importaes de lcool etlico anidro combustvel (AEAC) ou biodiesel - B100, devendo ser observadas, quanto a esses produtos, as disposies previstas no Ttulo III. Art. 4 Para os efeitos deste Livro consideram-se refinaria de petrleo ou suas bases, central de matria-prima petroqumica (CPQ), formulador de combustveis, importador, distribuidora de combustveis e TRR aqueles assim definidos e autorizados por rgo federal competente.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

Art. 5 Aplicam-se, no que couberem, s CPQ e s unidades de processamento de gs natural (UPGN), as normas contidas neste Livro aplicveis refinaria de petrleo ou suas bases, e, aos formuladores de combustveis, as disposies aplicveis ao importador. Art. 6 A refinaria de petrleo ou suas bases, a distribuidora de combustveis, o importador e o TRR localizados em outra unidade federada que efetuem remessa de combustveis derivados de petrleo para o Estado do Rio de Janeiro ou que adquiram AEAC ou B100 com diferimento do imposto devem solicitar a inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro (CADERJ). Pargrafo nico - O disposto no caput deste artigo aplica-se tambm a contribuinte que apenas receber de seus clientes informaes relativas a operaes interestaduais e tiver que registr-las nos termos do inciso II do caput do artigo 16. (Olhar art. 30) Art. 7 A refinaria de petrleo ou suas bases obrigada a efetuar repasse do imposto em razo das disposies contidas no Captulo V deve inscrever-se no CADERJ. CAPTULO II DO CLCULO DO IMPOSTO RETIDO E DO MOMENTO DO PAGAMENTO Art. 8 A base de clculo do imposto a ser retido o preo mximo ou nico de venda a consumidor fixado por autoridade competente. Art. 9 Na falta do preo a que se refere o artigo 8, a base de clculo ser o montante formado pelo preo estabelecido por autoridade competente para o sujeito passivo por substituio tributria, ou, em caso de inexistncia deste, pelo valor da operao acrescido dos valores correspondentes a frete, seguro, tributos, contribuies e outros encargos transferveis ou cobrados do destinatrio, adicionados, ainda, em ambos os casos, do valor resultante da aplicao dos percentuais de margem de valor agregado divulgados mediante Ato do Secretrio de Estado de Fazenda ou de autoridade a quem ele delegar, e em Ato COTEPE, publicado no Dirio Oficial da Unio. Pargrafo nico - Na hiptese em que o sujeito passivo por substituio tributria seja o importador, na falta do preo a que se refere o artigo 8 a base de clculo ser o montante formado pelo valor da mercadoria constante no documento de importao, que no poder ser inferior ao valor que serviu de base de clculo para o Imposto de Importao, acrescido dos valores correspondentes a tributos, inclusive o ICMS devido pela importao, contribuies, frete, seguro e outros encargos devidos pelo importador, adicionado, ainda, do valor resultante da aplicao dos percentuais de margem de valor agregado divulgados na forma do disposto no caput deste artigo. Art. 10. Em substituio ao disposto no artigo 9, a base de clculo em relao s operaes ou prestaes subsequentes com as seguintes mercadorias ser, nos termos do 10 do artigo 24 da Lei n 2.657, de 26 de dezembro de 1996, o preo a consumidor final usualmente praticado no mercado do Estado do Rio de Janeiro, em condies de livre concorrncia, apurado de acordo com as regras estabelecidas no Captulo II, do Ttulo II, do Livro II, e divulgado em Ato do Secretrio de Estado de Fazenda ou de autoridade a quem ele delegar, e em Ato COTEPE publicado no Dirio Oficial da Unio: I - gasolina "c"; II - leo diesel; III - lcool etlico hidratado combustvel (AEHC); IV - querosene de aviao (QAV); V - gs liquefeito de petrleo (GLP); VI - gs natural veicular (GNV). Art. 11. Nas operaes com mercadorias no relacionadas em Ato do Secretrio de Estado de Fazenda referido nos artigos 9 e 10, inexistindo o preo a que se refere o artigo 8, a base de clculo ser o montante formado pelo preo estabelecido por autoridade competente para o sujeito passivo por substituio tributria, ou, em caso de inexistncia deste, o valor da operao acrescido dos valores correspondentes a frete, seguro, tributos, contribuies e outros encargos transferveis ou cobrados do

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

destinatrio, adicionados, ainda, em ambos os casos, do valor resultante da aplicao dos seguintes percentuais de margem de valor agregado: I - tratando-se de mercadorias contempladas com a no incidncia prevista no artigo 155, 2, X, "b" da Constituio Federal, nas operaes: a) internas, 30% (trinta por cento); b) interestaduais, os resultantes da aplicao da seguinte frmula: MVA = [130 / (1 - ALIQ)] - 100, considerando-se: 1 - MVA: margem de valor agregado, expressa em percentual, arredondada para duas casas decimais; 2 - ALIQ: percentual correspondente alquota efetiva aplicvel ao produto na unidade federada de destino, considerando-se alquota efetiva aquela que, aplicada ao valor da operao, resulte valor idntico ao obtido com a aplicao da alquota nominal base de clculo reduzida; II - em relao aos demais produtos, 30% (trinta por cento).
A base de clculo do imposto a ser retido o preo mximo ou nico de venda a consumidor fixado por autoridade competente. ...ou, no havendo tal preo, uma de quatro possibilidades: O montante formado pelo preo estabelecido por autoridade competente para o sujeito passivo por substituio tributria, ou, em caso de inexistncia deste, pelo valor da operao acrescido dos valores correspondentes a frete, seguro, tributos, contribuies e outros encargos transferveis ou cobrados do destinatrio, adicionados, ainda, em ambos os casos, da MVA. No caso de importao ser o montante formado pelo valor da mercadoria constante no documento de importao, que no poder ser inferior ao valor que serviu de base de clculo para o Imposto de Importao, acrescido dos valores correspondentes a tributos, inclusive o ICMS devido pela importao, contribuies, frete, seguro e outros encargos devidos pelo importador, adicionado, ainda, do valor resultante da aplicao dos percentuais de MVA. O preo a consumidor final usualmente praticado no mercado do RJ, em condies de livre concorrncia, nos casos de leo diesel, lcool etlico hidratado combustvel (AEHC), querosene de aviao (QAV), gs liquefeito de petrleo (GLP) e gs natural veicular (GNV). Nas operaes com mercadorias para as quais no haja MVA fixada em Ato do Secretrio de Estado de Fazenda, a base de clculo ser o montante formado pelo preo estabelecido por autoridade competente para o sujeito passivo por substituio tributria, ou, em caso de inexistncia deste, o valor da operao acrescido dos valores correspondentes a frete, seguro, tributos, contribuies e outros encargos transferveis ou cobrados do destinatrio, adicionados, ainda, em ambos os casos, do valor resultante da aplicao das MVA fixadas no art. 11.

Art. 12. Nas operaes interestaduais realizadas com mercadorias no destinadas sua industrializao ou sua comercializao, que no tenham sido submetidas substituio tributria nas operaes anteriores, a base de clculo o valor da operao, entendido como tal o preo de aquisio pelo destinatrio. Pargrafo nico - Na hiptese em que o imposto tenha sido retido anteriormente sob o regime de substituio tributria: I - nas operaes abrangidas pelo Ttulo II, a base de clculo ser aquela obtida na forma prevista nos artigos 8 a 11; II - nas demais hipteses, a base de clculo ser o valor da operao.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

Art. 13. O valor do imposto a ser retido por substituio tributria calculado mediante a aplicao da alquota interna sobre a base de clculo obtida na forma definida neste captulo, deduzindo-se, quando houver, o valor do imposto incidente na operao prpria, inclusive na hiptese do artigo 3. Art. 14. Ressalvada a hiptese de que trata o artigo 3, o imposto retido dever ser recolhido at o 10 (dcimo) dia subsequente ao trmino do perodo de apurao em que tiver ocorrido a operao. 1 O imposto retido pelo sujeito passivo por substituio localizado em outra unidade federada dever ser recolhido por meio da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), em agente arrecadador autorizado localizado na praa do estabelecimento remetente, em conta especial, a crdito do Estado do Rio de Janeiro. 2 O percentual relativo ao Fundo Estadual de Combate Pobreza e s Desigualdades Sociais (FECP) dever ser pago em separado por meio de DARJ, cdigo de receita 750-1 (ICMS-FECP). 3 Na hiptese de o remetente no ser inscrito no CADERJ ou estiver em situao cadastral irregular, dever efetuar o recolhimento do imposto devido a este Estado, em relao a cada operao, por ocasio da sada da mercadoria de seu estabelecimento por meio de GNRE, devendo uma via acompanhar o transporte da mercadoria. 4 No caso previsto no 3, dever ser emitida uma GNRE distinta para cada um dos destinatrios, constando no campo informaes complementares o nmero da Nota Fiscal Eletrnica a que se refere o respectivo recolhimento.

TTULO II DAS OPERAES INTERESTADUAIS COM COMBUSTVEIS DERIVADOS DE PETRLEO EM QUE O IMPOSTO TENHA SIDO RETIDO ANTERIORMENTE
CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 15. O disposto neste Ttulo aplica-se s operaes interestaduais realizadas por importador, distribuidora de combustveis ou TRR que destinem ao Estado do Rio de Janeiro combustveis derivados de petrleo em que o imposto tenha sido retido anteriormente. Pargrafo nico - Aplicam-se as normas gerais pertinentes substituio tributria: I - no caso de afastamento da regra prevista no inciso I do pargrafo nico do artigo 12; II - nas operaes interestaduais no abrangidas por este artigo. CAPTULO II DAS OPERAES REALIZADAS POR CONTRIBUINTE QUE TIVER RECEBIDO O COMBUSTVEL DIRETAMENTE DO SUJEITO PASSIVO POR SUBSTITUIO TRIBUTRIA Art. 16. O contribuinte que tiver recebido combustvel derivado de petrleo com imposto retido, diretamente do sujeito passivo por substituio tributria, dever: I - quando efetuar operaes interestaduais destinadas a este Estado: a) indicar no campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) a base de clculo utilizada para a reteno do imposto por substituio tributria em operao anterior, a base de clculo utilizada e o valor do ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro e a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";

SP RJ

Substituto retm ICMS S/T

Remetente

Varejista

O remetente indica no campo Informaes Complementares" da NF a BC utilizada para a reteno do ICMS S/T em operao anterior, a BC utilizada para a sua operao, o valor do ICMS devido ao RJ e a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

10

b) registrar, com a utilizao do programa de computador de que trata o 2 do artigo 21, os dados relativos a cada operao definidos no referido programa; c) enviar as informaes relativas a essas operaes, por transmisso eletrnica de dados, juntando-as, quando houver, s recebidas de seus clientes, na forma e prazos estabelecidos no Ttulo V. II - quando no tiver realizado operaes interestaduais e apenas receber de seus clientes informaes relativas a operaes interestaduais, registr-las, observando o disposto nas alneas "b" e "c" do inciso I do caput deste artigo. 1 A indicao, no campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da NF-e, da base de clculo utilizada para a substituio tributria na unidade federada de origem, prevista na alnea "a" do inciso I do caput deste artigo, na alnea "a" do inciso I do caput do artigo 17 e no inciso I do caput do artigo 18, ser feita com base no valor unitrio mdio da base de clculo da reteno apurado no ms imediatamente anterior ao da remessa. 2 O disposto na alnea "a" do inciso I do caput deste artigo, na alnea "a" do inciso I do caput do artigo 17 e no inciso I do caput do artigo 18, dever tambm ser aplicado nas operaes internas, em relao indicao, no campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da NF-e, da base de clculo utilizada para a reteno do imposto por substituio tributria em operao anterior, observado o 1 deste artigo. 3 Quando o valor do imposto devido a este Estado for diverso do cobrado na unidade federada de origem, sero adotados os seguintes procedimentos: I - se superior, o remetente da mercadoria ser responsvel pelo recolhimento complementar, no prazo previsto no artigo 14; II - se inferior, a diferena ser ressarcida ao remetente da mercadoria, pelo seu fornecedor, nos termos previstos na legislao da unidade federada de origem. CAPTULO III DAS OPERAES REALIZADAS POR CONTRIBUINTE QUE TIVER RECEBIDO O COMBUSTVEL DE OUTRO CONTRIBUINTE SUBSTITUDO Art. 17. O contribuinte que tiver recebido combustvel derivado de petrleo com imposto retido, de outro contribuinte substitudo, dever: I - quando efetuar operaes interestaduais: a) indicar no campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da NF-e a base de clculo utilizada para a reteno do imposto por substituio tributria em operao anterior, a base de clculo utilizada e o valor do ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro e a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";

SP RJ

Substituto retm ICMS S/T

Substitudo intermedirio

Remetente

Varejista

O remetente indica no campo Informaes Complementares" da NF a BC utilizada para a reteno do ICMS S/T em operao anterior, a BC utilizada para a sua operao, o valor do ICMS devido ao RJ e a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";
b) registrar, com a utilizao do programa de computador de que trata o 2 do artigo 21, os dados relativos a cada operao definidos no referido programa; c) enviar as informaes relativas a essas operaes, por transmisso eletrnica de dados, juntando-as, quando houver, s recebidas de seus clientes, na forma e nos prazos estabelecidos no Ttulo V;

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

11

II - quando no tiver realizado operaes interestaduais e apenas receber de seus clientes informaes relativas a operaes interestaduais, registr-las, observando o disposto nas alneas "b" e "c" do inciso I do caput deste artigo. Pargrafo nico - Quando o valor do imposto devido a este Estado for diverso do cobrado na unidade federada de origem, sero adotados os procedimentos previstos no 3 do artigo 16. CAPTULO IV DAS OPERAES REALIZADAS POR IMPORTADOR Art. 18.O importador que promover operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo, cujo imposto tenha sido retido anteriormente, dever: I - indicar no campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da NF-e a base de clculo utilizada para a reteno do imposto por substituio tributria na operao anterior, a base de clculo utilizada e o valor do ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro, bem assim a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";

SP RJ Importador recolhe o ICMS S/T no desembarao aduaneiro

Varejista

O importador indica no campo Informaes Complementares" da NF a BC utilizada para a reteno do ICMS S/T no desembarao aduaneiro, a BC utilizada para a sua operao, o valor do ICMS devido ao RJ e a expresso "ICMS a ser repassado nos termos do Captulo V do Convnio ICMS 110/07";
II - registrar, com a utilizao do programa de computador de que trata o 2 do artigo 21, os dados relativos a cada operao definidos no referido programa; III - enviar as informaes relativas a essas operaes, por transmisso eletrnica de dados, na forma e nos prazos estabelecidos no Ttulo V. Pargrafo nico - Quando o valor do imposto devido a este Estado for diverso do cobrado na unidade federada de origem, sero adotados os procedimentos previstos no 3 do artigo 16.

TTULO III DAS OPERAES COM LCOOL ETLICO ANIDRO COMBUSTVEL (AEAC) OU BIODIESEL B100
Art. 19. O imposto incidente sobre as operaes internas e interestaduais com AEAC ou com B100, quando destinados a distribuidora de combustveis, diferido para o momento em que ocorrer a sada da gasolina resultante da mistura com AEAC ou a sada do leo diesel resultante da mistura com B100 promovida pela distribuidora de combustveis, observado o disposto no 2 deste artigo. 1 O imposto diferido dever ser pago de uma s vez, englobadamente, com o imposto retido por substituio tributria incidente sobre as operaes subsequentes com gasolina ou leo diesel at o consumidor final, observado o disposto no 3 deste artigo.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

12

Operaes internas e interestaduais com AEAC ou com B100

Usina produtora do AEAC ou B100


ICMS-1

Distribuidora remete combustvel resultante da mistura


ICMS-2 ICMS-1 ICMS-3

Varejista
ICMS-3

2 Encerra-se o diferimento de que trata o caput deste artigo na sada isenta ou no tributada de AEAC ou B100, inclusive para a Zona Franca de Manaus e para as reas de Livre Comrcio. 3 Na hiptese do 2 deste artigo, a distribuidora de combustveis dever efetuar o pagamento do imposto diferido unidade federada remetente do AEAC ou do B100. 4 Na remessa interestadual de AEAC ou B100, a distribuidora de combustveis destinatria dever: I - registrar, com a utilizao do programa de que trata o 2 do artigo 21, os dados relativos a cada operao definidos no referido programa; II - identificar: a) o sujeito passivo por substituio tributria que tenha retido anteriormente o imposto relativo gasolina "A" ou ao leo diesel, com base na proporo da sua participao no somatrio das quantidades do estoque inicial e das entradas ocorridas no ms, relativamente gasolina "A" ou ao leo diesel adquiridos diretamente de sujeito passivo por substituio tributria; b) o fornecedor da gasolina "A" ou do leo diesel, com base na proporo da sua participao no somatrio das quantidades do estoque inicial e das entradas ocorridas no ms, relativamente gasolina "A" ou ao leo diesel adquiridos de outro contribuinte substitudo; III - enviar as informaes a que se referem os incisos I e II, por transmisso eletrnica de dados, na forma e prazos estabelecidos no Ttulo V. 5 Na hiptese do 4 deste artigo, a refinaria de petrleo ou suas bases dever efetuar: I - em relao s operaes cujo imposto relativo gasolina "A" ou ao leo diesel tenha sido anteriormente retido pela refinaria de petrleo ou suas bases, o repasse do valor do imposto relativo ao AEAC ou ao B100 devido s unidades federadas de origem desses produtos, limitado ao valor do imposto efetivamente retido e do relativo operao prpria, at o 10 (dcimo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais; II - em relao s operaes cujo imposto relativo gasolina "A" ou ao leo diesel tenha sido anteriormente retido por outros contribuintes, a proviso do valor do imposto relativo ao AEAC ou B100 devido s unidades federadas de origem desses produtos, limitado ao valor efetivamente recolhido unidade federada de destino, para o repasse que ser realizado at o 20 (vigsimo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais. 6 Na hiptese do inciso II do 5 deste artigo, o Estado do Rio de Janeiro ter at o 18 (dcimo oitavo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais, para verificar a ocorrncia do efetivo pagamento do imposto e, se for o caso, manifestar-se, de forma escrita e motivada, contra a referida deduo, caso em que o valor anteriormente provisionado para repasse ser recolhido em seu favor. 7 Para os efeitos deste artigo, inclusive no tocante ao repasse, aplicar-se-o, no que couberem, as disposies do Ttulo IV. 8 O disposto neste artigo no prejudica a aplicao do contido no Convnio ICM 65/88, de 6 de dezembro de 1988.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

13

9 Os contribuintes que efetuarem operaes interestaduais com os produtos resultantes da mistura de gasolina com AEAC ou da mistura de leo diesel com B100 devero efetuar o estorno do crdito do imposto correspondente ao volume de AEAC ou B100 contido na mistura. 10. O estorno a que se refere o 9 deste artigo far-se- pelo recolhimento do valor correspondente ao ICMS diferido que ser apurado com base no valor unitrio mdio e na alquota mdia ponderada das entradas de AEAC ou de B100 ocorridas no ms, observado o 6 do artigo 23. 11. Os efeitos dos 9 e 10 deste artigo estendem-se aos estabelecimentos da mesma pessoa jurdica localizados na unidade federada em que ocorreu a mistura da gasolina C, ou de leo diesel com B100, na proporo definida na legislao, objeto da operao interestadual.

TTULO IV DOS PROCEDIMENTOS DA REFINARIA DE PETRLEO OU SUAS BASES


Art. 20. A refinaria de petrleo ou suas bases devero: I - incluir, no programa de computador de que trata o 2 do artigo 21, os dados: a) informados por contribuinte que tenha recebido a mercadoria diretamente do sujeito passivo por substituio tributria; b) informados por importador ou formulador de combustveis; c) relativos s prprias operaes com imposto retido e das notas fiscais de sada de combustveis derivados ou no do petrleo; II - determinar, utilizando o programa de computador de que trata o 2 do artigo 21, o valor do imposto a ser repassado a este estado quando destinatrio das mercadorias; III - efetuar em relao s operaes cujo imposto tenha sido anteriormente retido por: a) refinaria de petrleo ou suas bases, o repasse do valor do imposto devido a este estado, quando destinatrio das mercadorias, limitado ao valor do imposto efetivamente retido e do relativo operao prpria, at o 10 (dcimo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais; b) outros contribuintes, a proviso do valor do imposto devido a este estado, quando destinatrio das mercadorias, limitado ao valor efetivamente recolhido unidade federada de origem, para o repasse que ser realizado at o 20 (vigsimo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais, observado o disposto no 3 deste artigo; IV - enviar as informaes a que se referem os incisos I a III deste artigo, por transmisso eletrnica de dados, na forma e prazos estabelecidos no Ttulo V. 1 A refinaria de petrleo ou suas bases deduziro, at o limite da importncia a ser repassada, o valor do imposto cobrado em favor da unidade federada de origem da mercadoria, abrangendo os valores do imposto efetivamente retido e do relativo operao prpria, do recolhimento seguinte que tiver de efetuar em favor dessa unidade federada. 2 Para efeito do disposto no inciso III do caput deste artigo, o contribuinte que tenha prestado informao relativa operao interestadual, identificar o sujeito passivo por substituio tributria que reteve o imposto anteriormente, com base na proporo da participao daquele sujeito passivo no somatrio das quantidades do estoque inicial e das entradas ocorridas no ms. 3 Na hiptese da alnea "b" do inciso III do caput deste artigo, quando o Estado do Rio de Janeiro figurar como unidade federada de origem, a Secretaria de Estado de fazenda ter at o 18 (dcimo oitavo) dia do ms subseqente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais, para verificar a ocorrncia do efetivo pagamento do imposto e, se for o caso, manifestar-se, de forma escrita e motivada, contra a referida deduo, caso em que o valor anteriormente provisionado para repasse ser recolhido em seu favor. 4 O disposto no 3 deste artigo no implica homologao dos lanamentos e procedimentos adotados pelo sujeito passivo. 5 A refinaria de petrleo ou suas bases que efetuarem a deduo, em relao ao ICMS recolhido por outro sujeito passivo, sem a observncia do disposto na alnea "b" do inciso III do caput deste artigo, ser responsvel pelo valor deduzido indevidamente e respectivos acrscimos.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

14

TTULO V DAS INFORMAES RELATIVAS S OPERAES INTERESTADUAIS COM COMBUSTVEIS


Art. 21. A entrega das informaes relativas s operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo em que o imposto tenha sido retido anteriormente, ou com AEAC ou B100, cuja operao tenha ocorrido com diferimento do imposto, ser efetuada, por transmisso eletrnica de dados, de acordo com as disposies deste Ttulo. 1 A distribuidora de combustveis, o importador e o TRR, ainda que no tenham realizado operao interestadual com combustvel derivado de petrleo, AEAC ou B100, devero informar as demais operaes. 2 Para a entrega das informaes de que trata este Ttulo, dever ser utilizado programa de computador aprovado pela Comisso Tcnica Permanente do ICMS - COTEPE/ICMS, destinado apurao e demonstrao dos valores de repasse, deduo, ressarcimento e complemento do ICMS. 3 O manual de instruo contendo as orientaes para o atendimento do disposto neste Titulo ser aprovado por Ato COTEPE. 4 Sem prejuzo do disposto na clusula dcima quinta do Convnio ICMS 81/93, de 10 de setembro de 1993, as unidades federadas comunicaro formalmente Secretaria-Executiva do CONFAZ qualquer alterao que implique modificao do clculo do imposto a ser retido e repassado, no decorrente de convnio ou de fixao de preo por autoridade competente. Art. 22. A utilizao do programa de computador de que trata o 2 do artigo 21 obrigatria, devendo o sujeito passivo por substituio tributria e o contribuinte substitudo que realizar operaes com combustveis derivados de petrleo em que o imposto tenha sido retido anteriormente, com AEAC ou com B100, proceder entrega das informaes relativas s mencionadas operaes por transmisso eletrnica de dados. Art. 23. Com base nos dados informados pelos contribuintes e de acordo com as disposies do Captulo II do Ttulo I, o programa de computador de que trata o 2 do artigo 21 calcular: I - o imposto cobrado em favor da unidade federada de origem da mercadoria e o imposto a ser repassado em favor da unidade federada de destino decorrente das operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo; II - a parcela do imposto incidente sobre o AEAC destinado unidade federada remetente desse produto; III - a parcela do imposto incidente sobre o B100 destinado unidade federada remetente desse produto. 1 Na operao interestadual com combustvel derivado de petrleo em que o imposto tenha sido retido anteriormente, o valor unitrio mdio da base de clculo da reteno, para efeito de deduo da unidade federada de origem, ser determinado pela diviso do somatrio do valor das bases de clculo das entradas e do estoque inicial pelo somatrio das respectivas quantidades. 2 O valor unitrio mdio da base de clculo da reteno referido no 1 deste artigo dever ser apurado mensalmente, ainda que o contribuinte no tenha realizado operaes interestaduais. 3 Para o clculo do imposto a ser repassado em favor deste Estado relativo aos combustveis derivados de petrleo, o programa de computador de que trata o 2 do artigo 21 utilizar, como base de clculo, aquela obtida na forma estabelecida no Captulo II do Ttulo I. 4 Na hiptese do artigo 9, para o clculo a que se refere o 3 deste artigo, o programa adotar, como valor de partida, o preo unitrio a vista praticado na data da operao por refinaria de petrleo ou suas bases indicadas em Ato COTEPE, dele excludo o respectivo valor do ICMS, adicionado do valor resultante da aplicao dos percentuais de margem de valor agregado divulgados mediante Ato COTEPE publicado no Dirio Oficial da Unio. 5 Tratando-se de gasolina, da quantidade desse produto, ser deduzida a parcela correspondente ao volume de AEAC a ela adicionada, se for o caso, ou tratando-se do produto resultante da mistura do leo diesel e B100, ser deduzida a parcela correspondente ao volume de B100 a ele adicionado. 6 Para o clculo da parcela do imposto incidente sobre o AEAC ou B100 destinado unidade federada remetente desse produto, o programa:

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

15

I - adotar como base de clculo o valor total da operao, nele incluindo o respectivo ICMS; II - sobre este valor aplicar a alquota interestadual correspondente. 7 Com base nas informaes prestadas pelo contribuinte, o programa de computador de que trata o 2 do artigo 21 gerar relatrios nos modelos previstos nos seguintes anexos residentes no sitio http://scanc.fazenda.mg.gov.br/scanc, com o objetivo de: I - Anexo I, apurar a movimentao de combustveis derivados de petrleo realizada por distribuidora de combustveis, importador e TRR; II - Anexo II, demonstrar as operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo; III - Anexo III, apurar o resumo das operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo; IV - Anexo IV, demonstrar as entradas interestaduais de AEAC e B100 realizadas por distribuidora de combustveis; V - Anexo V, apurar o resumo das entradas interestaduais de AEAC e B100 realizadas por distribuidora de combustveis; VI - Anexo VI, demonstrar o recolhimento do ICMS devido por substituio tributria pela refinaria de petrleo ou suas bases para as diversas unidades federadas; VII - Anexo VII, demonstrar o recolhimento do ICMS provisionado pela refinaria de petrleo ou suas bases; VIII - Anexo VIII, demonstrar a movimentao de AEAC e de biodiesel B100 e apurar as sadas interestaduais de sua mistura gasolina ou ao leo diesel. Art. 24. As informaes relativas s operaes referidas nos Ttulos II e III, relativamente ao ms imediatamente anterior, sero enviadas, com utilizao do programa de computador de que trata o 2 do artigo 21: I - unidade federada de origem; II - unidade federada de destino; III - ao fornecedor do combustvel; IV - refinaria de petrleo ou suas bases. 1 O envio das informaes ser feita nos prazos estabelecidos em Ato COTEPE de acordo com a seguinte classificao: I - TRR; II - contribuinte que tiver recebido o combustvel de outro contribuinte substitudo; III - contribuinte que tiver recebido combustvel exclusivamente do sujeito passivo por substituio tributria; IV - importador; V - refinaria de petrleo ou suas bases: a) na hiptese prevista na alnea "a" do inciso III do artigo 20; b) na hiptese prevista na alnea "b" do inciso III do artigo 20. 2 As informaes somente sero consideradas entregues aps a emisso do respectivo protocolo. Art. 25. Os bancos de dados utilizados para a gerao das informaes na forma prevista neste ttulo devero ser mantidos pelo contribuinte, em meio magntico, pelo prazo decadencial. Art. 26. A entrega das informaes fora do prazo estabelecido em Ato COTEPE, pelo contribuinte que promover operaes interestaduais com combustveis derivados de petrleo, em que o imposto tenha sido retido anteriormente, com AEAC ou com B100, cuja operao tenha ocorrido com diferimento do imposto, far-se- nos termos deste Ttulo, observado o disposto no manual de instruo de que trata o 3 do artigo 21. 1 Na hiptese de que trata o caput deste artigo, a unidade federada responsvel por autorizar o repasse ter o prazo de at 30 (trinta) dias contados da data da transmisso extempornea para, alternativamente: I - realizar diligncias fiscais e emitir parecer conclusivo, do qual ser entregue cpia para a refinaria de petrleo ou suas bases acompanhado do Anexo III impresso; II - formar grupo de trabalho com a unidade federada destinatria do imposto, para a realizao de diligncias fiscais.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

16

2 No havendo manifestao da unidade federada que suportar a deduo do imposto no prazo definido no 1, fica caracterizada a autorizao para que a refinaria ou suas bases efetue o repasse do imposto. 3 Para que se efetive o repasse a que se refere o 2 deste artigo, a unidade federada de destino do imposto comunicar refinaria ou suas bases, enviando cpia da comunicao unidade federada que suportar a deduo. 4 A refinaria ou suas bases, de posse do comunicado de que trata o 1 deste artigo ou na hiptese do 3, dever efetuar o pagamento na prxima data prevista para o repasse. 5 O disposto neste artigo aplica-se tambm ao contribuinte que receber de seus clientes informaes relativas a operaes interestaduais.

TTULO VI DAS DEMAIS RESPONSABILIDADES E INFORMAES


Art. 27. O disposto nos Ttulos II a IV no exclui a responsabilidade do TRR, da distribuidora de combustveis, do importador ou da refinaria de petrleo ou suas bases pela omisso ou pela apresentao de informaes falsas ou inexatas, podendo ser exigido diretamente do estabelecimento responsvel por essas irregularidades o imposto devido a partir da operao por eles realizada, at a ltima, e seus respectivos acrscimos. Art. 28. O contribuinte substitudo que realizar operao interestadual com combustveis derivados de petrleo, com AEAC e com B100 ser responsvel solidrio pelo recolhimento do imposto devido, inclusive seus acrscimos legais, se este, por qualquer motivo, no tiver sido objeto de reteno ou recolhimento, ou se a operao no tiver sido informada ao responsvel pelo repasse, nas formas e prazos definidos nos Ttulos II a V. Art. 29. O TRR, a distribuidora de combustveis ou o importador responder pelo recolhimento dos acrscimos legais previstos na legislao, na hiptese de entrega das informaes fora dos prazos estabelecidos no artigo 24. Art. 30. Na falta da inscrio prevista no artigo 6 a refinaria de petrleo ou suas bases, a distribuidora de combustveis, o importador ou o TRR, por ocasio da sada do produto de seu estabelecimento, dever recolher, por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) e Documento de Arrecadao do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) relativamente ao pagamento do Fundo Estadual de Combate Pobreza e s Desigualdades Sociais (FECP) de que trata a Lei n 4056/02, o imposto devido nas operaes subsequentes em favor do Estado do Rio de Janeiro, devendo a via especfica da GNRE e do DARJ acompanhar o transporte da mercadoria. Pargrafo nico - Na hiptese do caput deste artigo, se a refinaria de petrleo ou suas bases tiverem efetuado o repasse na forma prevista no artigo 20, o remetente da mercadoria poder solicitar o ressarcimento do imposto que tiver sido pago em decorrncia da aquisio do produto, inclusive da parcela retida antecipadamente por substituio tributria, mediante requerimento instrudo com, no mnimo, os seguintes documentos: I - documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica (DANFE) relativo operao interestadual; II - cpia da GNRE e do DARJ relativo ao pagamento do FECP; III - cpia do protocolo da transmisso eletrnica das informaes a que se refere o Ttulo V; IV - cpia dos Anexos II e III ou IV e V do programa referido no 7 do artigo 23, conforme o caso. Art. 31. A Secretaria de Estado de Fazenda adotar as medidas necessrias ao controle dos repasses e dedues do imposto em face de diligncias fiscais e de documentao comprobatria em que tenham constatado entradas e sadas de mercadorias no territrio fluminense em quantidades ou valores omitidos ou informados com divergncia pelos contribuintes e oficiar refinaria de petrleo ou suas bases para que efetuem a deduo e o repasse do imposto, com base na situao real verificada.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

17

Art. 32. A Secretaria de Estado de Fazenda dever comunicar at o 8 (oitavo) dia de cada ms refinaria de petrleo ou suas bases, a no aceitao da deduo informada tempestivamente, nas seguintes hipteses: I - constatao de operaes de recebimento do produto, cujo imposto no tenha sido retido pelo sujeito passivo por substituio tributria; II - erros que impliquem elevao indevida de deduo. 1 A comunicao referida no caput deste artigo dever estar acompanhada dos elementos de prova que se fizerem necessrios. 2 Cpia da comunicao de que trata o caput deste artigo ser remetida s demais unidades federadas envolvidas na operao, na mesma data nele prevista. 3 A refinaria de petrleo ou suas bases que receberem a comunicao referida no caput deste artigo devero efetuar provisionamento do imposto devido s unidades federadas, para que o repasse seja realizado at o 20 (vigsimo) dia do ms subseqente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais. 4 A Secretaria de Estado de Fazenda dever, at o 18 (dcimo oitavo) dia do ms subseqente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais, manifestar-se de forma escrita e motivada, contra a referida deduo, caso em que o valor anteriormente provisionado para repasse ser recolhido em seu favor. 5 Caso no haja a manifestao prevista no 4 deste artigo, a refinaria de petrleo ou suas bases devero efetuar o repasse do imposto provisionado at o 20 (vigsimo) dia do ms subseqente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais. 6 O contribuinte responsvel pelas informaes que motivaram a comunicao prevista neste artigo ser responsvel pelo repasse glosado e respectivos acrscimos legais. 7 A refinaria de petrleo ou suas bases, comunicadas nos termos deste artigo, que efetuarem a deduo, sero responsveis pelo valor deduzido indevidamente e respectivos acrscimos legais. 8 A refinaria de petrleo ou suas bases que deixarem de efetuar repasse em hipteses no previstas neste artigo sero responsveis pelo valor no repassado e respectivos acrscimos legais. 9 A no aceitao da deduo prevista no inciso II do caput deste artigo fica limitada ao valor da parcela do imposto deduzido a maior.

TTULO VII DAS OPERAES INTERESTADUAIS COM GS LIQUEFEITO DERIVADO DE GS NATURAL (GLGN)
Art. 33. As operaes interestaduais com Gs Liquefeito derivado de Gs Natural (GLGN) no se submetem ao disposto na alnea "b", inciso X, 2 do artigo 155 da Constituio Federal, devendo ser observados os procedimentos previstos neste Ttulo para a apurao do valor do ICMS devido a este Estado quando originrio da mercadoria. Art. 34. Os estabelecimentos industriais e importadores devero identificar a quantidade de sada de Gs Liquefeito derivado de Gs Natural (GLGN) e de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), por operao. 1 Para efeito do disposto no caput deste artigo, a quantidade dever ser identificada, calculando-se o percentual de cada produto no total produzido ou importado, tendo como referncia a mdia ponderada dos trs meses que antecedem o ms imediatamente anterior ao da realizao das operaes. 2 No campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da NF-e dever constar o percentual de GLGN na quantidade total de sada, obtido de acordo com o disposto no pargrafo anterior. 3 Na operao de importao, o estabelecimento importador, por ocasio do desembarao aduaneiro, dever, quando da emisso da NF-e relativa entrada, discriminar o produto, identificando se derivado de gs natural ou do petrleo. 4 Relativamente quantidade proporcional de GLGN, o estabelecimento dever destacar a base de clculo e o ICMS devido sobre a operao prpria, bem como o devido por substituio tributria, incidente na operao. Art. 35. O contribuinte substitudo que realizar operaes interestaduais com os produtos a que se refere este Ttulo dever calcular o percentual de cada produto no total das operaes de entradas,

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

18

tendo como referncia a mdia ponderada dos trs meses que antecedem o ms imediatamente anterior ao da realizao das operaes. Art. 36. Para efeito do clculo do imposto devido unidade federada de destino, dever ser utilizado o percentual de GLGN apurado na forma do artigo 35. Pargrafo nico. No campo "informaes adicionais de interesse do fisco" da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e), devero constar: o percentual a que se refere o caput, os valores da base de clculo, do ICMS normal e do devido por substituio tributria incidentes na operao relativamente quantidade proporcional de GLGN. Art. 37. As refinarias de petrleo e as distribuidoras de combustveis devem apresentar repartio fiscal de circunscrio relatrio contendo as informaes relativas s operaes realizadas com GLP e GLGN conforme Anexos I a IV do Protocolo ICMS 197/10, de 10 de dezembro de 2010, elaborados em consonncia com as disposies do Ato COTEPE 45/10. Art. 38. O contribuinte substitudo localizado no Estado do Rio de Janeiro que tiver recebido GLGN diretamente do sujeito passivo por substituio ou de outro contribuinte substitudo, em relao operao interestadual que realizar, dever: I - elaborar relatrio da movimentao de GLP e GLGN realizada no ms, em 2 (duas) vias, de acordo com o modelo constante no Anexo I do Protocolo ICMS 197/10; II - elaborar relatrio das operaes realizadas no ms, em 3 (trs) vias, por unidade federada de destino, de acordo com o modelo constante no Anexo II do Protocolo ICMS 197/10; III - elaborar relatrio do resumo das operaes realizadas no ms, em 4 (quatro) vias, por unidade federada de destino, de acordo com o modelo constante no Anexo III do Protocolo ICMS 197/10; IV - protocolar, at o quinto dia de cada ms, na repartio fiscal de circunscrio, os relatrios de que tratam os incisos I a III deste artigo, referentes s operaes realizadas no ms anterior, oportunidade em que ser retida uma das vias, sendo as demais devolvidas ao contribuinte; V - entregar, mediante protocolo de recebimento, at o sexto dia de cada ms, uma das vias protocoladas nos termos do inciso IV deste artigo, refinaria de petrleo ou suas bases, do relatrio identificado como Anexo III doProtocolo ICMS 197/10; VI - remeter, at o sexto dia de cada ms, uma das vias protocoladas nos termos do inciso IV deste artigo, unidade federada de destino do GLGN, dos relatrios identificados como Anexos II e III, bem como cpia da via protocolada do relatrio identificado como Anexo I, todos doProtocolo ICMS 197/10. Pargrafo nico - Se o valor do imposto devido unidade federada de destino for diverso do valor do imposto disponvel para repasse neste Estado, sero adotados os seguintes procedimentos: I - se superior, o remetente da mercadoria ser responsvel pelo recolhimento complementar, na forma e prazo que dispuser a legislao da unidade federada de destino; II - se inferior, o remetente da mercadoria poder pleitear o ressarcimento da diferena nos termos previstos no Livro II deste Regulamento. Art. 39. A refinaria de petrleo ou suas bases, de posse dos relatrios mencionados no artigo 38, devidamente protocolados pela repartio fiscal, dever: I - elaborar o relatrio demonstrativo do recolhimento do ICMS devido, relativo ao GLGN, no ms, em 2 (duas) vias, por unidade federada de destino, de acordo com o modelo constante no Anexo IV do Protocolo ICMS 197/10; II - remeter uma via do relatrio referido no inciso I deste artigo unidade federada de destino, at o dcimo quinto dia de cada ms, referente ao ms anterior, mantendo a outra em seu poder para exibio ao fisco. Art. 40. O contribuinte responder pelo recolhimento dos acrscimos legais previstos na legislao, nas hipteses de: I - entrega das informaes previstas neste Ttulo fora do prazo estabelecido; II - omisso ou apresentao de informaes falsas ou inexatas.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

19

Pargrafo nico - Na hiptese do inciso II deste artigo, o imposto devido na operao destinada a este estado ser exigido diretamente do estabelecimento responsvel. Art. 41. A refinaria de petrleo ou suas bases, aps a elaborao do Anexo IV do Protocolo ICMS 197/10, dever: I - apurar o valor do imposto a ser repassado a este Estado; II - efetuar o repasse do valor do imposto devido, at o 10 (dcimo) dia do ms subsequente quele em que tenham ocorrido as operaes interestaduais. 1 A refinaria de petrleo ou suas bases deduzir, at o limite da importncia a ser repassada, o valor do imposto cobrado em favor da unidade federada de origem da mercadoria, abrangendo os valores do imposto incidente sobre a operao prpria e do imposto retido, do recolhimento seguinte que tiver que efetuar em favor dessa unidade federada. 2 Se o imposto retido for insuficiente para comportar a deduo do valor a ser repassado este Estado, poder a referida deduo ser efetuada por outro estabelecimento do sujeito passivo por substituio indicado no caput, ainda que localizado em outra unidade da Federao. 3 Na hiptese de dilao, a qualquer ttulo, do prazo de pagamento do ICMS pela unidade federada de origem, a parcela do imposto cabvel a unidade federada de destino das mercadorias, dever ser recolhida no prazo fixado neste Protocolo. Art. 42. Para efeito deste Ttulo: I - as distribuidoras mencionadas so aquelas como tais definidas e autorizadas pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP); II - equiparam-se s refinarias de petrleo ou suas bases, as unidades de processamento de gs natural (UPGN) e as centrais de matria- prima petroqumica (CPQ). Art. 43. A base de clculo e respectiva alquota de GLGN e de GLP sero idnticas na mesma operao.

TTULO VIII DA OPERAO INTERNA COM LEO LUBRIFICANTE


Art. 44. O imposto referente operao interna com leo lubrificante bsico ser recolhido pelo fabricante de lubrificante acabado, estabelecido no Estado, englobadamente com o devido pela sada tributada deste ltimo produto, ficando dispensado o pagamento quando a sada se destinar a outra unidade da Federao. Pargrafo nico - Se, aps o confronto entre dbitos e crditos ao final do perodo de apurao do imposto, consideradas todas as operaes do estabelecimento, houver saldo credor, o mesmo ser estornado em igual valor no prprio perodo de apurao. Art. 45. A responsabilidade pela reteno do imposto relativo s operaes subsequentes com leo lubrificante acabado atribuda ao fabricante deste produto.

Operaes internas

Sada de leo lubrificante bsico


ICMS-1

Sada do leo acabado


ICMS-2 ICMS-1 ICMS-3

Varejista
ICMS-3

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

20

Pargrafo nico - A substituio tributria de que trata este artigo no se aplica s operaes: 1 - com lubrificantes acondicionados em tambores, no destinados a venda a varejo; 2 - entre o fabricante e a distribuidora de derivados de petrleo e dos demais lubrificantes, como tal definida por rgo federal competente, cabendo a responsabilidade pela reteno ao estabelecimento que destinar o produto para qualquer outro.

TTULO IX DA OPERAO INTERNA COM LEO DIESEL, LEO COMBUSTVEL, GLP e GLGN PARA CONSUMO EM ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL
Art. 46. Na sada interna de leo diesel, GLP e GLGN promovida por distribuidor, destinado a estabelecimento fabricante para utilizao em processo industrial, este poder creditar-se do ICMS calculado pela aplicao da alquota interna prevista na legislao para as mercadorias em questo, multiplicada pelo preo mdio ponderado final (PMPF) atribudo a essas mercadorias na data da remessa.
Indstria A faz a reteno do ICMS/ST Indstria B

Remessa interna para utilizao como insumo em processo industrial

A indstria B credita-se do ICMS relativo entrada da mercadoria, calculado pela aplicao da alquota interna, multiplicada pelo preo mdio ponderado final (PMPF) atribudo a essa mercadoria na data da remessa.

1 O valor do imposto calculado conforme estabelecido no caput deste artigo ser escriturado, no respectivo perodo de apurao, no campo 007 "Outros Crditos" do livro Registro de Apurao do ICMS (RAICMS), com a expresso: "imposto retido". 2 A sada interna de leo combustvel diretamente de distribuidora de combustvel para utilizao em processo industrial far-se- segundo as regras normais de tributao. 3 Aplica-se o disposto neste artigo na hiptese de sada de leo diesel para grande consumidor, assim entendido aquele que adquirir diretamente de empresa distribuidora o produto mencionado para consumo prprio.

TTULO X DAS BASES DE CLCULOS ESPECIAIS


Art. 47. A base de clculo do ICMS na sada interna de gs liquefeito de petrleo (GLP), de gs liquefeito derivado de gs natural (GLGN) e de gs natural reduzida de forma que a carga tributria incidente resulte no percentual de 12% (doze por cento). Art. 48. A base de clculo do ICMS na operao interna com lcool etlico hidratado combustvel (AEHC) e lcool etlico anidro combustvel (AEAC) reduzida de forma que a carga tributria incidente resulte no percentual de 24% (vinte e quatro por cento), dos quais 1% (um por cento) se destina ao FECP.

TTULO XI DAS DISPOSIES FINAIS


Art. 49. Sem prejuzo do disposto no artigo 1 deste Livro, a sada do estabelecimento de usina fabricante de AEHC sujeita-se s regras comuns de tributao.

DECRETO 27.427/00 - RICMS RJ LIVRO IV PROF. CLUDIO BORBA

21

Art. 50. O protocolo de entrega das informaes de que trata este Livro no implica homologao dos lanamentos e procedimentos adotados pelo contribuinte. Art. 51. O disposto neste Livro no dispensa o contribuinte da entrega da Guia Nacional de Informao e Apurao do ICMS Substituio Tributria (GIA-ST), prevista noAjuste SINIEF 4/93, de 9 de dezembro de 1993e no artigo 25 do Livro II. Art. 52. Na hiptese de remessa, em operao interestadual, das mercadorias de que trata este Livro, sem que o imposto tenha sido retido, o imposto ser cobrado na entrada da mercadoria no territrio fluminense, mediante auto de infrao a ser lavrado contra: I - o remetente, caso inscrito no CADERJ: II - o transportador, na hiptese de o remetente no ser inscrito no CADERJ. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no exclui a responsabilidade do adquirente pela reteno do imposto na entrada do estabelecimento, nos termos do artigo 4 do Livro II. Art. 53. As disposies do artigo 38 do Livro II no se aplicam s mercadorias relacionadas nos artigos 1 e 2 deste Livro. Art. 54. As regras comuns de substituio tributria de que trata o Livro II aplicam-se subsidiariamente s dispostas neste Livro naquilo que no conflitarem.

Vous aimerez peut-être aussi