Vous êtes sur la page 1sur 6

ILUSTRISSIMO SENHOR SECRETRIO MUNICIPAL DE SEGURANA, TRANSPORTE E TRNSITO DE ILHUS, BAHIA

DEFESA PRVIA

(NOME e QUALIFICAO DO AUTUADO) , tendo recebido a NOTIFICAO DE AUTUAO DE INFRAO AIT N. (N DO AUTO DE INFRAO), vem, tempestivamente, apresentar defesa prvia, o que faz nos seguintes moldes. Diz o ato notificatrio que o veculo de propriedade do ora peticionrio teria excedido a velocidade permitida para o permetro urbano da Avenida (LOCAL DA SUPOSTA INFRAO).

De prtico, cumpre registrar que o veculo objeto da notificao embora esteja cadastrado em nome do ora peticionrio, dirigido por terceira pessoa, qual seja o Senhor Bruno Cardoso Mendes, cuja Carteira Nacional de Habilitao ora se anexa (INSERIR ESSE PARGRAFO APENAS SE O PROPRIETRIO NO DIRIGIA O VECULO, MAS SIM OUTRO CONDUTOR).

INSUFICINCIA DA SINALIZAO DE FISCALIZAO ELETRNICA E AUSNCIA DE ATENDIMENTO DE REQUISITOS TCNICOS LEGAIS

Feita essa considerao inicial, cumpre louvar a atuao do poder pblico municipal na regulamentao da velocidade a ser empreendida na municipalidade, eis que decorrer em benefcio para a populao. No entanto, imperioso que o municpio promova uma sinalizao de tal forma que venha a ser percebida por todos os motoristas que trafegam na cidade, e no apenas pelas poucas pessoas que puderam tomar conhecimento do disciplinamento. que, embora tenha sido aposto mecanismo de identificao de velocidade, a sinalizao correspondente no facilmente percebida, eis que constam apenas trs pequenas placas sinalizadoras, na posio vertical, fato que compromete a fiscalizao pelo municpio, tornando, destarte, nulas as notificaes realizadas, como o caso da ora contestada. Em verdade, o efeito da sano administrativa para as transgresses cometidas no trfego de veculos, no tem, nem pode ter a consequncia arrecadadora de receita, devendo, mesmo ser uma penalizao para os motoristas que, eventualmente transgridam a legislao, levando-os a comportar-se condignamente no trnsito.

Nesse andar, as placas sinalizadores devem, pois, chamar a ateno dos motoristas, de tal forma a que no possam alegar desconhecimento de sua existncia, o que no ocorre na Cidade dos Ilhus, onde foram colocadas pequenas placas que em nada se presta para o fim legalmente previsto. Desta forma, as notificaes realizadas por esta Secretaria se apresentam nula de pleno direito, na medida em que foi utilizado o elemento surpresa contra o pacato cidado, ainda mais levando em considerao a sua recentssima colocao. Ora, se o objeto o disciplinamento do trnsito, porque no se colocar advertncias, com letras grandes, pintadas no piso da via, o que, com certeza, trar o efeito desejado, ainda que no se expeam tantas notificaes como vem ocorrendo nesta Cidade. Nem se diga aqui que no se poderia fazer as pinturas hoirzontais, no piso das vias, em razo de sua irregularidade, eis que tambm obrigao do municpio manter as vias em perfeitas condies de uso. Alis, nesse tpico, a administrao municipal de Ilhus tem se mostrado totalmente inerte. O certo, porm, que as notificaes realizadas por essa municipalidade no podem subsistir enquanto no forem realizadas as sinalizaes de forma a que no pairem quaisquer dvidas de sua existncia. Em socorro do contribuinte vem a Resoluo n 214/2006 do CONTRAN, ao dispor sobre a sinalizao da fiscalizao eletrnica de velocidade em questo:

Art. 5 A. obrigatria a utilizao, ao longo da via em que est instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnolgico medidor de

velocidade, de sinalizao vertical, informando a existncia de fiscalizao, bem como a associao dessa informao placa de regulamentao de velocidade mxima permitida, observando o cumprimento das distncias estabelecidas na tabela do Anexo III desta Resoluo.

1 So exemplos de sinalizao vertical para atendimento do caput deste artigo, as placas constantes no Anexo IV.

Se forem, pois, julgadas subsistentes tais notificaes, com certeza se provocar uma enxurrada de processos no Poder Judicirio, com vistas a torn-las nulas, com eventuais e certas perdas para o municpio que ainda arcar com os nus sucumbenciais. Com certeza, a populao, embora pacfica e paciente, tendo em vista os desmandos praticados pela municipalidade, no se dobrar a tamanha insensatez. Ademais, no se tem notcia da aferio dos equipamentos colocados pela municipalidade para a fiscalizao da velocidade empreendida pelos motoristas, de tal forma que, ainda que tivesse sido observada a obrigao de sinalizao condizente, restaria maculada a notificao, tambm sob esse aspecto. Com efeito, a Resoluo n 214/2006 do CONTRAN, que regulamenta a fiscalizao eletrnica de velocidade nas vias pblicas, faz uma srie de exigncias para esse tipo de equipamento, todas absolutamente descumpridas pela Municipalidade, in verbis:

Art. 3 Cabe autoridade de trnsito com circunscrio sobre a via determinar a localizao, a sinalizao, a instalao e a operao dos instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade.

1 No obrigatria a presena da autoridade ou do agente da autoridade de trnsito, no local da infrao, quando utilizado o medidor de velocidade fixo ou esttico com dispositivo registrador de imagem que atenda aos termos do 2 do art. 1 desta Resoluo.

2 Para determinar a necessidade da instalao de instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade, deve ser realizado estudo tcnico que contemple, no mnimo, as variveis no modelo constante no item A do Anexo I desta Resoluo, que venham a comprovar a necessidade de fiscalizao, garantindo a ampla visibilidade do equipamento. Toda vez que ocorrerem alteraes nas suas variveis, o estudo tcnico dever ser refeito com base no item B do Anexo I desta Resoluo.

3 Para medir a eficcia dos instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade instalados a partir de 08 de setembro de 2006, deve ser realizado estudo tcnico que contemple, no mnimo, o modelo constante no item B do Anexo I desta Resoluo, devendo este estar disponvel em at 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias aps a implantao do instrumento ou equipamento medidor de velocidade;

4 Sempre que os estudos tcnicos previstos no Anexo I constatarem o elevado ndice de acidentes ou no comprovarem sua reduo significativa, recomenda-se a adoo de barreira eletrnica.

5 Os estudos tcnicos referidos nos pargrafos 2, 3 e 4 devem:

I estar disponveis ao pblico na sede do rgo ou entidade de trnsito com circunscrio sobre a via;

II ser encaminhados s Juntas Administrativas de Recursos de Infraes JARI dos respectivos rgos ou entidades, quando por elas solicitados.

III ser encaminhados aos Conselhos Estaduais de Trnsito ou ao CONTRADIFE, no caso do Distrito Federal, quando por eles solicitados.

IV ser encaminhados ao Denatran, em se tratando de rgos ou entidades executivas rodovirias da Unio, rgos ou entidades executivos de trnsito ou executivos rodovirios do Distrito Federal, Estaduais e Municipais.

Por estas razes, fica impugnada a notificao realizada, e requerida a declarao de insubsistncia do auto de infrao, requerendo, ainda, que do julgamento seja o ora peticionrio notificado, mediante carta, no seu endereo j conhecido e reforado linhas atrs. Nestes termos, pede deferimento. Ilhus, (DATA E ANO).

(NOME COMPLETO DO AUTUADO)

Vous aimerez peut-être aussi