Vous êtes sur la page 1sur 4

A QUESTO DA LEGISLAO NACIONAL DE EAD

AUTORES Prof. Daniel Luis Barreiro Prof. Milton Teremitsu Sogabe Prof. Jos Arruda Penteado Prof. Hlio Langoni Rogrio Mascia Silveira Marcelo dos Santos Moreira

Palavras-chave: Educao a Distncia; Legislao Nacional; Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional

Introduo
As mudanas tecnolgicas e sociais em curso no mundo contemporneo so mltiplas e notveis: a sociedade e suas instituies esto diante de um novo cenrio, novos tempos, novos conhecimentos, alterando, assim, hbitos, valores, modos de ver, ler, pensar e sentir. Neste processo de universalizao e democratizao do ensino, especialmente no Brasil, onde os dficits educativos e as desigualdades regionais so to elevados, os desafios educacionais existentes podem ter, na educao a distncia, um meio auxiliar de indiscutvel eficcia. Alm do mais, os programas educativos podem desempenhar um papel inestimvel no desenvolvimento cultural da populao em geral.

Lei de Diretrizes e Bases


A regulamentao constante na Lei de Diretrizes e Bases o reconhecimento da construo de um novo paradigma da educao a distncia.

Educao a Distncia Universidade Estadual Paulista Setembro/2001 Grupo 2C

Unio cabe o credenciamento das instituies autorizadas a oferecer cursos de educao a distncia, assim como o estabelecimento dos requisitos para a realizao de exames e o registro de diplomas (art. 87, 1 e 2); so de responsabilidade dos sistemas de ensino as normas para produo, controle e avaliao dos programas, assim como a autorizao para sua implementao (art. 87, 3). Ao introduzir novas concepes de tempo e espao na educao, a educao a distncia tem funo estratgica: contribui para o surgimento de mudanas significativas na instituio escolar e influi nas decises a serem tomadas pelos dirigentes polticos e pela sociedade civil na definio das prioridades educacionais.

A Implantao do Ensino a Distncia no Brasil


As possibilidades da educao a distncia so particularmente relevantes quando analisamos o crescimento dos ndices de concluso do ensino fundamental e mdio. Cursos a distncia ou semi-presenciais podem desempenhar um papel crucial na oferta de formao equivalente ao nvel fundamental e mdio para jovens e adultos insuficientemente escolarizados. Ao estabelecer que o Poder Pblico incentivar o desenvolvimento de programas de educao a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional introduziu uma abertura de grande alcance para a poltica educacional. preciso ampliar o conceito de educao a distncia para poder incorporar todas as possibilidades que as tecnologias de comunicao possam propiciar a todos os nveis e modalidades de educao, seja por meio de correspondncia, transmisso radiofnica e televisiva, programas de computador, Internet, seja por meio dos mais recentes processos de utilizao conjugada de meios como a telemtica e a multimdia. Quando se trata, entretanto, de cursos regulares, que dem direito a certificados ou diplomas, a regulamentao e o controle de qualidade por parte do Poder Pblico so indispensveis e devem ser rigorosos. preciso aproveitar melhor a competncia existente no ensino superior presencial para institucionalizar a oferta de cursos de graduao e iniciar um projeto de universidade aberta que dinamize o processo de formao de profissionais qualificados, de forma a atender as demandas da sociedade brasileira. A Unio dever estabelecer normas para credenciamento das instituies que ministram cursos a distncia, bem como a cooperao com os Estados e Municpios, padres ticos e estticos mediante os quais ser feita a avaliao da produo de programas de educao a distncia.

Educao a Distncia Universidade Estadual Paulista Setembro/2001 Grupo 2C

fundamental a ampliao da oferta de programas de formao a distncia para a educao de jovens e adultos, no ensino fundamental e nvel mdio. A legislao visa, tambm, a ampliao, de maneira gradual, da oferta de formao a distncia em nvel superior para todas as reas, incentivando a participao das universidades e das demais instituies de educao superior credenciadas. Um ponto no abordado pela atual legislao a questo do financiamento de pesquisas sobre novas tecnologias educacionais.

Concluso
Os objetivos mais gerais da educao distncia so os de democratizar o acesso educao, proporcionar um aprendizado autnomo e associado experincia, permitir um ensino inovador e de qualidade, fomentar a educao permanente e reduzir os custos. Procurando atender a uma populao dispersa geograficamente e, em particular no Brasil, s pessoas que se encontram em regies desprovidas de estabelecimentos convencionais de ensino, o governo, atravs da EAD, estar proporcionando uma oportunidade para os que no puderam iniciar ou concluir seus estudos, tornando-se um elemento primordial para a democratizao do acesso a educao. Os sistemas de ensino a distncia buscam passar para o estudante a capacidade de aprender a aprender, transformando o aluno em sujeito ativo de sua prpria formao, descobrindo, interpretando e analisando seus prprios objetivos. Com isso, espera-se potencializar a iniciativa pessoal, despertando nos estudantes os valores necessrios para que eles caminhem por si mesmo, responsabilizando-se por um aprendizado permanente, ligado fundamentalmente experincia e ao contato direto com a vida profissional e social.

Educao a Distncia Universidade Estadual Paulista Setembro/2001 Grupo 2C

Referncias Bibliogrficas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. DECRETO n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998; Decreto n. 2.561, de 27 de abril de 1998; Portaria n. 301, de 7 de abril de 1998; Indicadores de Qualidade da Educao a Distncia, Regulamentao da EAD no Brasil. http://www.mec.gov.br/seed/regulamenta.shtm Entrevista com o Prof. Wilson Azevedo http://www.tvebrasil.com.br/salto/distancia/default.htm#b Entrevista com a Profa Carmen Moreira de Castro Neves http://www.tvebrasil.com.br/salto/distancia/default.htm#d

Educao a Distncia Universidade Estadual Paulista Setembro/2001 Grupo 2C

Vous aimerez peut-être aussi