Vous êtes sur la page 1sur 11

RECIIS R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Sade. Rio de Janeiro, v.6, n.4 Suplemento, Fev., 2013 [www.reciis.icict.fiocruz.

z.br] e-ISSN 1981-6278

* Artigo Original

Sade, doena, cincia e tecnologia: as concepes de profissionais do jornal baiano A tarde


Mrcia Cristina Rocha Costa Universidade Federal do Recncavo da Bahia. Cruz das Almas, BA, Brasil. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recncavo da Bahia (UFRB). Doutoranda do Programa Multidisciplinar de Ps-Graduao em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).Tem experincia na rea de comunicao, atuando como pesquisadora nos seguintes temas: jornalismo cientfico, divulgao cientfica, vdeo de divulgao cientfica, sade e televiso. marcia-rocha@uol.com.br DOI: 10.3395/reciis.v6i4.Sup1.730pt

Resumo Este artigo faz uma reflexo sobre as concepes de sade, doena, cincia e tecnologia de jornalistas do jornal baiano A Tarde, que atuaram numa seo destinada divulgao cientfica. A anlise aponta a predominncia do modelo exgeno na cobertura de sade feita pelos profissionais, no qual h uma relao de exterioridade da pessoa com a sua doena. A sade como ausncia de doena prevalece nas concepes dos jornalistas e nos textos. Por outro lado, h o conflito entre a viso de cincia e tecnologia (C&T) dos jornalistas e a linha editorial, que prioriza a cobertura de temas de sade em detrimento de outros campos do saber. Verifica-se o problema da mitologia dos resultados observado por Cascais (2010, on line) em consonncia com a imagem otimista da cincia e tecnologia reconhecida pelos jornalistas entrevistados. A abordagem dos textos exclui os conflitos e incertezas inerentes aos processos da cincia, sem estmulo ao debate pblico sobre o uso da cincia e da tecnologia e seu impacto na vida do cidado. Palavras-chave: Sade e doena; Cincia e tecnologia; Jornalismo cientfico; Divulgao cientfica; A Tarde

1. Introduo
A ltima pesquisa do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao, realizada em 2010 1, revela que 65% dos entrevistados tem interesse por cincia e tecnologia e quando o assunto medicina e sade, esse percentual sobe para 81%. Em busca dessa audincia, a sade se destaca na pauta cotidiana dos meios de comunicao, mas a abordagem dos temas da cincia nem sempre reflete as concepes dos jornalistas. Uma pesquisa qualitativa realizada com dois jornalistas do jornal baiano A Tarde 2 revela como a viso de sade e doena dos profissionais
1

A pesquisa ouviu 2.016 homens e mulheres com idade superior a 16 anos, no perodo de 23 de junho a 6 de julho de 2010, em todas as regies do pas. O grau de escolaridade variou do ensino fundamental incompleto ao superior completo.
2

O A Tarde o mais antigo jornal baiano em atividade e completou 100 anos em outubro de 2012.

est inserida nos textos, reforando o conceito de sade associado ausncia de doena. Porm, aponta o conflito existente entre a viso de cincia e tecnologia (C&T) do jornalista e a sua prtica na redao, impactada por uma poltica editorial que segue a lgica comercial, baseada na audincia que o tema sade desperta, em detrimento de outros campos do saber. A mitologia dos resultados, que limita o processo cientfico a uma realizao positiva e esperada, tambm aparece como indicador da viso otimista dos jornalistas sobre a cincia e a tecnologia. A pesquisa foi realizada entre 2005 e 2007, quando os jornalistas atuavam na seo Observatrio, experincia anterior a atual seo Cincia e Vida, publicada aos domingos no jornal baiano A Tarde, na qual a sade continua como tema predominante. Das 50 edies analisadas no perodo de um ano, 75 textos foram catalogados na categoria sade, entre reportagens, artigos e entrevistas. Desse total, 32 tinham foco na doena, 16 tratavam de tecnologias de sade (clula-tronco, sexagem, tcnicas cirrgicas, etc) e 27 distribudos em abordagens voltadas para o bem-estar e qualidade de vida, comportamento, defesa do consumidor e outros. O levantamento quantitativo dos textos contribuiu para identificar as temticas abordadas, foco geogrfico e origem das fontes, o que serviu de base para as entrevistas com os jornalistas3. O objetivo era entender os critrios que fundamentam o trabalho dos jornalistas, bem como a relao entre a viso dos profissionais e a divulgao cientfica feita na seo. Os depoimentos foram analisados a partir de cinco eixos temticos: as concepes de sade e doena; concepes de cincia e tecnologia; a divulgao cientfica no Observatrio; as relaes de conflito entre jornalistas e cientistas; e a rotina produtiva e o fator tempo.

2. Concepes de Sade e Doena


Ao analisar os programas de sade produzidos pela TV Cultura de So Paulo, Simone Bortoliero (1999) observou algumas caractersticas dos saberes que permeiam o universo do profissional de comunicao, esteja ele atuando na TV, no rdio ou no jornal: o saber cientfico, resultado do conhecimento dos conceitos da rea mdica/sade; o saber experencial, derivado da experincia profissional; e o saber da ao, que vem da experincia tornada pblica. Bortoliero chama a ateno para o sentido do saber compartilhado que surge a partir da prtica profissional negociada com outros profissionais e diferentes especialidades no campo da sade. So saberes profissionais construdos no s no ambiente de trabalho, nas relaes com outros profissionais, mas tambm resultados da educao na escola, na famlia, do convvio em seu grupo social. (BORTOLIERO, 1999, p.141). Filho de pai mdico e me farmacutica, o contato do jornalista A com o campo da sade vem desde a infncia, ouvindo histrias contadas pelo pai, que era sanitarista e acompanhando, em casa, o cotidiano de um mdico, que clinicava, recebia representantes de remdios e com acesso a vrias publicaes da rea. Dessa ligao surgiu o entendimento de sade do

As entrevistas foram transcritas e enviadas aos entrevistados junto com uma carta de autorizao para publicao. A identidade dos mesmos foi preservada e, por isso, so identificados pelas letras A e B. O jornalista A editor e reprter, com mais de 25 anos de experincia profissional. A jornalista B reprter do A Tarde desde agosto de 2005, sua primeira experincia profissional num veculo de comunicao.

jornalista, que revela ter reformulado o seu conceito depois de fazer um curso de jornalismo cientfico via internet com o professor Wilson Bueno, em 2004.
Antes, acreditava que sade era no ter doenas ou buscar a cura para algum mal... A partir da vivncia com as fontes especializadas descobrimos que ensinar ao leitor formas de preveno mais significativo do que falar da doena j instalada... Sade o conhecimento das regras bsicas para manter o corpo saudvel e isso, infelizmente, no se ensina na sala de aula (jornalista A, 2006)

Na cultura ocidental contempornea, a doena um mal a ser evitado. Alm de um desvio biolgico, o doente enfrenta uma desvalorizao social, que se mostra na forma de preconceito em quem portador de doenas infecto-contagiosas, como a aids, doenas incurveis, como o cncer, e crnicas, como o diabetes. Segundo Laplantine (2010), prevalece a concepo de sade como ausncia total de doena. As afirmaes do jornalista A reforam uma viso de sade ligada qualidade de vida, informao como instrumento de preveno, mas revela tambm um conceito de sade associado ausncia de doenas.
Sade seria em primeiro lugar a gente lembrar, entre outras coisas, de uma pesquisa feita na Amrica Latina envolvendo 900 pessoas. Essa pesquisa perguntava, entre outras coisas, se o indivduo sabia que a hipertenso um dos principais fatores do AVC. Apenas 14% dessas pessoas sabiam que o link hipertenso/AVC quase de 80%. Se no for tratada, os danos sero altos. Passamos a entender que para prevenir a hipertenso preciso manter hbitos saudveis (atividade fsica, dieta equilibrada, evitar o fumo e consumir bebidas moderadamente). (jornalista A, 2006)

Para a jornalista B, a sade tambm est ligada preveno, seguindo a viso de sade que prevalece na cultura ocidental, como a ausncia total de doena. Sade qualquer coisa que provoque o seu bem-estar, que possa contribuir para o seu bem-estar, seja remediando ou prevenindo. Sade o desenvolvimento de estudos que possam trazer menos dor, que possam trazer a cura.(jornalista B, 2006) A viso de doena dos jornalistas A e B passa pelo modelo exgeno estudado por Laplantine (2010), no qual a doena tem origem num agente que vem do exterior, como os vrus, os fungos, o clima, os modos de vida, as condies ambientais e sociais. H uma relao de exterioridade da pessoa com a sua doena. Dessa forma, o cigarro, as bebidas, as gorduras, o excesso de sal e acar so as causas mais frequentes de doenas.
Fundamentalmente, a doena seria provocada pela adoo de comportamentos no recomendveis para o equilbrio do corpo e das emoes. O sintoma ou sinais dele (o alarme interno) avisam mais do que qualquer conhecimento terico sobre o perigo de certas prticas. Como o hbito de fumar. Ele pode fazer mal ou pode no fazer. Ser um simples prazer ou virar o pesadelo de um cncer. Vai depender de uma srie de fatores, como a estrutura gentica individual. A subnutrio, problema tpico dos pases pobres, outra porta de entrada para muitas doenas. H ainda as doenas que voc contrai ou torna crnica, muitas vezes pela precariedade dos servios de sade pblica ou pela falta de conhecimento... Voc pode ir ao supermercado hoje para comprar venenos em forma de alimentos. (jornalista A).

A jornalista B diz que, exceto as doenas hereditrias ou problemas provocados por outros fatores, como um acidente, tudo tem a ver com a falta de preveno, com a falta de cuidado

com voc mesmo. uma interpretao exgena da doena, na qual quem segue a cartilha da preveno vai estar livre dos males da vida moderna, como as doenas do corao e a obesidade. [...] tudo que voc tem porque voc no se preveniu, se voc tem problema de corao porque voc no se preveniu, voc fumou, voc bebeu, tudo est relacionado... eu acho que se voc engorda, se voc tem colesterol alto porque voc no se cuidou.(jornalista B) A concepo exgena da doena mais aceita na cultura ocidental refora a relao da doena com o meio social e direciona a mdia para divulgao de aspectos preventivos, mostrando a doena em suas causas, sintomas, consequncias e formas de tratamento, conforme constatamos nos textos dos jornalistas entrevistados.

[...] preciso estar atento aos riscos da obesidade abdominal. Embora muitos no saibam, a gordura concentrada nesta regio um dos principais fatores de risco para doenas cardiovasculares (reportagem da jornalista B, jornal A Tarde, 16 de maio de 2005)
A maior umidade do ar facilita as doenas alrgicas, causadas por fungos e caros, alm de gripe e resfriado. A rinite alrgica, uma inflamao na membrana do nariz, por exemplo, tornou-se a doena crnica mais comum em seres humanos. (reportagem do jornalista A, jornal A Tarde, 11 de agosto 2005) Sal, acar e gordura. Esses so os viles responsveis por vrias doenas. Estudo do Ministrio da Sade aponta que, todos os anos, 260 mil brasileiros perdem a vida por causa de doenas relacionadas a uma alimentao incorreta (reportagem do jornalista A, A Tarde, 5 de janeiro de 2006)

No modelo endgeno,
[...] a doena deslocada para o indivduo e no mais considerada como entidade que lhe estranha; ela vem ou, antes, ela parte do prprio interior do sujeito. Esta compreenso se exprime, ao mesmo tempo, nas noes de temperamento, de constituio, de disposies e predisposies, de tipo de carter ou astral (os signos do zodaco), de natureza, de organismo, de campo, de hereditariedade [...] (LAPLANTINE, 2010, p.78)

Apesar da predominncia do modelo exgeno refletido nos textos dos jornalistas, as concepes do modelo endgeno aparecem nas reportagens e entrevistas, quando tratam de hereditariedade, falam da predisposio gentica ou de histrico familiar de doenas crnicas, tratam de questes internas, emocionais e relacionam o estresse ao cncer.
[...] a epilepsia uma doena caracterizada por crises sbitas repetidas causadas por uma descarga anormal do crebro, explica o neurologista e professor da Faculdade de medicina da Ufba, Jamary Oliveira. Ele informa que h mais de 80 causas para a disfuno, sendo que a predisposio gentica mais comum entre as causas primrias... (reportagem do entrevistado A, jornal A Tarde, 15 de setembro 2005) [...] distrbio de maior freqncia na sala de aula, a dislexia causada por uma condio hereditria 2005) que envolve alteraes genticas e no padro neurolgico, explica a neuropediatra Rita Lucena.. (reportagem do entrevistado A, jornal A Tarde, 4 de agosto

3. Concepes de Cincia e Tecnologia


A concepo de cincia nas sociedades ocidentais tem se modificado nos ltimos anos, graas s pesquisas realizadas nas reas de sociologia, antropologia, filosofia e histria da cincia. J h consenso de que a atividade cientfica no se restringe a um nico observador, mas resultado da interao de diferentes grupos sociais, campos, reas de conhecimento e contextos diversos. Zamboni (2001), citando Ziman, fala da cincia como um empreendimento corporativo.
V com seus prprios olhos e com os de seus predecessores e colegas. Nunca se trata de um nico indivduo que passa sozinho por todas as etapas da cadeia lgico-indutiva, e sim de um grupo de indivduos que partilham entre si o trabalho, mas fiscalizam zelosamente as contribuies de cada um. (ZIMAN apud ZAMBONI, 2001, p.33)

A tradio cientfica recomenda que s depois de passar pela aprovao de uma maioria, os fatos cientficos devam chegar ao grande pblico. Dentro da lgica de mercado, comercial e competitiva, o espao miditico prioriza resultados em detrimento dos processos e as chamadas tecnologias de ponta ganham privilgios. Ao analisar a mdia e a mitificao das tecnologias em sade, Valdir de Castro Oliveira (1995) observou que tanto o combate doena como a promoo da sade esto sempre relacionados a algum aparelho tecnolgico, a alguma inveno ou ao desenvolvimento de uma nova tcnica. (OLIVEIRA, 1995, p.35) Ao representar a atividade cientfica a partir dos seus produtos, Cascais (2010) observa o problema da mitologia dos resultados, que surge da prtica dos profissionais da divulgao e dos prprios cientistas. Cascais ressalta como a mitologia dos resultados ignora a mudana de paradigmas na dinmica da produo cientfica quando fecha a cincia argumentao, ao debate pblico, e limita a representao do processo cientfico a um resultado positivo e esperado, a uma realizao finalista e cumulativa. Dessa forma, ignora os processos envolvidos na produo do conhecimento, exclui os resultados inesperados, fortuitos, e desconsidera a progresso, no linear, inerente atividade cientfica, atribuindo o sucesso exclusivamente ao rigor metodolgico, sem levar em conta os erros na tomada de decises e escolhas cientficas.
Em ltima anlise a mitologia dos resultados no informa, nem forma. Faz do pblico uma audincia de curiosos: l onde a curiosidade cientfica desdobra o desconhecido na procura infinita que mais genuinamente caracteriza a cincia, a mitologia dos resultados devolve o fechamento de um produto fungvel que ensimesma o consumidor no labirntico horizonte da satisfao das suas necessidades incessantemente realimentadas. (CASCAIS, 2010)

A mitologia de resultados est em consonncia com o otimismo verificado na j citada pesquisa do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao sobre a percepo pblica da cincia, na qual 42,3% dos entrevistados acreditam que a cincia traz mais benefcios para a sociedade do que malefcios e 39% s vem benefcios na cincia. Assim como a maioria dos brasileiros, os jornalistas do jornal baiano A Tarde entrevistados neste estudo tambm tm uma viso otimista da cincia e da tecnologia, destacando a importncia e utilidade dos resultados do conhecimento cientfico.
Pra mim, cincia tudo aquilo que se estuda de forma a se desvendar princpios de fenmenos naturais. De certa forma, cabe ao cientista atribuir sentido ao desconhecido.Veja, por exemplo, o caso do bacilo de koch, agente causador da tuberculose. Antes de sua

descoberta, a doena era atribuda a uma srie de fatores, at de origem sobrenatural. Da mesma forma a temida peste bubnica, cuja letalidade aterrorizou milhares de pessoas. O esclarecimento do desconhecido atravs de uma metodologia especfica permite a produo de conhecimento que muitas vezes liberta do medo. Quantos no temeram o raio at se saber do que se tratava?...Retomando, cincia aquilo que tem um resultado, que pode ser comprovado ou reproduzido por determinado mtodo, aceito por um grupo e no s aquele que promoveu o estudo. (jornalista A) Eu acho que a cincia capaz de muitas coisas, ela interfere muito no desenvolvimento tanto econmico quanto social da populao. Ela tem essa capacidade a partir dos estudos que so desenvolvidos, a partir da divulgao. Ela capaz de mudar as coisas. Eu tenho uma viso muito positiva da cincia, agora, cincia para mim no s sade. Cincia muito mais. Eu sempre digo que cincia, eu ouvi isso uma vez e repito: a cincia vai de A a Z. Vai da astronomia, astrologia4 at a biologia. Se voc percorrer a, voc vai encontrar cincia em antropologia, sociologia, ela tudo, a cincia est em tudo e voc pode buscar a cincia em tudo. (jornalista B)

A noo de progresso acompanha os avanos do conhecimento e se difunde aliada ao desenvolvimento econmico dos pases desde os tempos das grandes navegaes e explorao de terras desconhecidas. Na segunda metade do sculo XVI, a bssola, a plvora e a imprensa so as inovaes que simbolizam o progresso da poca. Na anlise de Bernardo Jefferson de Oliveira (2002), a arte de navegar foi a que mais influenciou o modelo de conhecimento proposto por Francis Bacon, que aliava o avano do conhecimento ao sentido de utilidade. As navegaes reuniam milhares de pessoas em longas expedies, que acrescentavam inovaes a cada descoberta, ganhando o carter de benefcio pblico, conseguido atravs de um esforo coletivo. (OLIVEIRA, 2002) O processo de produo de conhecimentos tecnocientficos 5 sofreu grandes alteraes ao longo da histria. Numa perspectiva futura, Lvy-Leblond prev que a tecnocincia pode se tornar to eficiente em sua aplicao prtica que poder se sobrepor dimenso intelectual da cincia.
Se rejeitarmos essa perspectiva e insistirmos em manter a dimenso especulativa do esforo cientfico, salvaguardando a sua natureza como uma grande aventura da mente humana, teremos de mudar de rumo a fim de mantermos a mesma direo traada nas ltimas centenas de anos. (LVY-LEBLOND, 2006, p.43)

Os jornalistas A e B se mostram conscientes do que Valdir de Castro Oliveira chama de determinismo tecnolgico, que vem invertendo o papel da mdia como sujeito social, sem questionar o verdadeiro sentido das tecnologias e os benefcios de sua aplicao na sade pblica ou na melhoria do meio ambiente e da realidade social.
Em nome de uma suposta superioridade da razo desta cincia professada, difundida e socialmente aceita, os prprios mdias foram levados a crer que a tecnologia determina a

O jornalista espanhol Manuel Calvo Hernando, em conferncia realizada no I Congresso Internacional de Divulgao Cientfica na Universidade de So Paulo, de 26 a 29 de agosto de 2002, chamou a ateno para as pseudocincias que se aproximam em nome e contedo das cincias consagradas pela comunidade cientfica. Assim, diz Hernando, la astrologia se resiste a perder su antigua identificacion con la astronomia.
5

O termo tecnocincia surge da amlgama entre cincia e tecnologia em seu desenvolvimento histrico. Discute-se hoje que no s a cincia oferece o conhecimento terico para a aplicao tecnolgica, mas tambm a tecnologia serve de instrumento para as experimentaes cientficas.

natureza do nosso sistema de valores e de nossas relaes sociais, em vez de reconhecer que justamente o inverso, isto , que so nossos valores e de nossas relaes sociais que determinam a natureza da tecnologia. (OLIVEIRA, 1995, p.30)

A viso de tecnologia do jornalista A est associada a uma noo de desenvolvimento cientfico, especialmente no campo da medicina, mas verifica-se um compromisso social com o acesso da populao s tecnologias disponveis no mercado.
[...] pensamos a tecnologia, que nada mais do que expressar determinado conhecimento cientfico em um artefato de uso prtico, que melhore a vida do ser humano, melhore as condies de trabalho. Fora disso, no tem utilidade nenhuma, a no ser para estimular o consumo desnecessrio. O equipamento de tomografia computadorizada. Ela excelente inveno, mas serve a quem? O equipamento em si tem que valor? O seu valor s se justifica se as pessoas que estejam com algum problema tenham acesso a ele. (Jornalista A, 2007)

Ao citar as tecnologias que considera mais importantes para a melhoria da qualidade de vida, o jornalista A lembra a importncia do saneamento bsico para o controle das epidemias, as tcnicas de segurana alimentar, o antibitico e o controle da dor. A concepo de tecnologia da jornalista B tambm passa pelo desenvolvimento de produtos em benefcio do coletivo, como uma vacina, mas tambm pela viso do inventivo, avanado. Ela segue uma tendncia visvel na cobertura da imprensa do pas, seduzida pelas descobertas na rea da gentica/biotecnologia, mas tambm demonstra interesse pelas tecnologias que melhorem o meio ambiente.
Tecnologia tudo que desenvolvido para beneficiar a sociedade de alguma forma. Ento, o desenvolvimento de uma vacina tecnologia [...] o que se tem utilizado na tecnologia, na rea de gentica, eu acho que a gente pode ter muitos ganhos. [...] a possibilidade de escolher o sexo do filho, atravs da gentica, da tecnologia que a gente tem hoje. [...] tudo que est relacionado biodiversidade. Agora mesmo a gente fez uma matria falando sobre uma biloga que descobriu uma maneira de reduzir a toxidade da gasolina. Isso muito bacana. Assim, uma coisa que vai ajudar toda e qualquer sociedade, no Brasil ou fora do Brasil (jornalista B, 2007).

As concepes de cincia e tecnologia do jornalista podem determinar o direcionamento da sua produo, privilegiando campos de pesquisa em detrimento de outros. No caso dos jornalistas entrevistados, esse direcionamento est impactado por uma linha editorial determinada pela direo do jornal, j que os dois profissionais reconhecem a cincia em outros campos fora da sade e demonstram interesse em diversificar a pauta. Um entendimento que nem sempre compartilhado na redao, como afirma a jornalista B:
[...] outro dia eu entrei numa discusso sria com uma pessoa aqui no jornal, da direo, porque ele falou: a gente vai dar sade, sempre oferecer pauta de sade. Eu falei: porque a gente no vai dar isso aqui? Ah no, porque o leitor no quer. Como que voc sabe que o leitor no quer? [...] Eu no me lembro o que era agora, mas no era matria de sade, era matria de outro campo da cincia, mas era cincia e era para o Observatrio porque tambm tem isso. Ah, isso no para o Observatrio. [...] O meu entendimento do que pode ser publicado, do que cincia e pode ser publicado no Observatrio muitas vezes um, e, no entendimento de outras pessoas, outro. Ento, h esse choque s vezes [...] Eu acho que essa falta de viso da amplitude da cincia, do que cincia em si, acaba dificultando um pouco a nossa vontade... (jornalista B)

Os conflitos de comunicao interna se somam ao conflito entre cientistas e jornalistas. Mesmo na rea de sade, onde se costuma ter uma cobertura generosa e uma maior participao de mdicos e cientistas, a dificuldade de comunicao limita o trabalho dos jornalistas. A facilidade de dilogo do jornalista com cientistas e profissionais de centros de pesquisa, que adotam uma poltica de comunicao voltada ao pblico externo, como a USP, e o farto material recebido das agncias de notcias ampliam o espao local para fontes nacionais e internacionais e escondem a diversidade da produo cientfica baiana. Da mesma forma, dificulta o confronto de ideias em resultados de estudos estrangeiros, alm de favorecer a cobertura de grandes empreendimentos cientficos da rea de sade, em detrimento das cincias humanas e da pesquisa local. Um panorama que, associado a uma rotina oprimida pelo tempo, coloca a prtica profissional na contramo do pensamento do jornalista ao tratar de assuntos de cincia e tecnologia.
Voc no pode fazer uma pauta de responsabilidade sem ter um leque de fontes que pensem e sustentem aquilo [...]. A nossa preocupao, minha e de [jornalista B], justamente ser o mais fiel possvel s fontes de informao e, ao mesmo tempo, diversificar essas fontes, tendo em vista esses cuidados iniciais que so importantes, a questo da discriminao da informao gerada externamente, porque vai interferir na sade humana. (jornalista A) Eu acho que o Observatrio no deveria sair s com matria de agncia. um pedido da direo tambm que no saia s com matrias nossas no Observatrio. Mas assim, s matrias de agncia, no. E porque s sai matria de agncia s vezes? Porque nem eu nem ele (jornalista A) acaba tendo tempo de fazer matria e a a gente acaba dando matria de agncia. (sic) (jornalista B)

Apesar de defenderem um jornalismo cientfico capaz de separar a cincia do mero sensacionalismo promocional dos conglomerados industriais e de determinadas pesquisas, nem sempre a viso crtica dos jornalistas A e B prevaleceu na cobertura das notcias de C & T publicadas na seo do jornal baiano. Segundo Wilson Bueno, a rea da sade uma das mais prejudicadas com o domnio dos interesses comerciais e a falta de qualificao das informaes, oriundas de laboratrios, indstrias farmacuticas, universidades, centros de pesquisa, hospitais, clnicas e profissionais da sade. Todos eles interessados em divulgar seus conhecimentos, seus resultados de pesquisa, seus produtos, suas tecnologias ou a sua excelncia na prestao de servios. (BUENO, 2007) Contrariando o sentido social da cincia e da tecnologia professada pelos jornalistas A e B, a edio incluiu reportagens que destoaram do caminho do jornalismo cientfico, sugerindo curas e expectativas precipitadas, favorecendo a indstrias, laboratrios e tecnologias atravs do discurso mdico-cientfico. Os medicamentos so citados geralmente em matrias de agncias, como na reportagem da Agncia Estado, publicada no dia 15 de setembro de 2005, que fala de um estudo que pretende apontar qual a droga mais eficaz contra o cncer, numa comparao entre o tamoxifeno e o raloxifeno. O mesmo ocorre em 24 de novembro 2005, numa matria sem assinatura que trata de um estudo divulgado pela Reuters sobre os benefcios da aspirina para mulheres em fase ps-menopausa em doenas cardacas. A edio inclui foto da aspirina. Em 30 de maro de 2006, uma reportagem da Agncia Estado publicada com o ttulo apelativo terapia controversa pode ser a cura do diabetes. A nica fonte o diretor de um hospital americano e a edio traz foto do aparelho glicosmetro, sendo usado para exame no dedo de uma pessoa. Foto e titulo constroem um chamariz para uma experincia bem

sucedida em ratos. A legenda, em letra bem menor, informa que a diabetes crnica e a cura uma hiptese distante. Numa outra matria, do jornal espanhol El Pas, publicada no dia 9 de fevereiro de 2006 e traduzida pelo jornalista A, os fabricantes de plula hormonal so beneficiados com a divulgao j no ttulo: estudo diz que plula hormonal no engorda. A edio traz foto de plulas. Dos textos produzidos pela reportagem local, tambm identificamos foco em remdios na reportagem do dia 1 junho 2006, intitulada novas drogas inteligentes combatem o cncer. O texto no de um dos reprteres fixos do Observatrio e ressalta os resultados positivos com o tratamento feito com dois medicamentos do laboratrio Roche para o combate ao cncer, testados em 700 pacientes de vrios pases, entre eles, nove baianos. A edio traz infogrfico mostrando como os medicamentos atuam, mas a reportagem no inclui outras drogas desenvolvidas, nem discute o acesso da populao a esses avanos contra o cncer atravs do SUS, considerando que o custo mdio do tratamento com as drogas citadas de $2,5 mil, nos EUA. Nas estratgias de parceria com a cincia, a indstria farmacutica tambm aparece na reportagem doenas cardiovasculares crescem entre as mulheres, de 9/03/06. A jornalista B viajou a convite do Laboratrio Pfizer, informao que est no p da matria e justificada no texto: [...] a terceira edio da campanha corao de mulher, realizada na ltima tera-feira, em So Paulo, que conta com o apoio do Laboratrio Pfizer. A matria se limita a uma nica fonte e se distancia do contexto local, trazendo dados nacionais e internacionais, sem falar da realidade local. V-se aqui o investimento dos laboratrios em eventos de apelo popular para atrair a mdia que, mesmo indiretamente, faz a associao do laboratrio a uma boa causa.
Na rea da sade, esta aproximao chega a ser ostensiva, seja pelo assdio das fontes (empresas, universidades, governos, profissionais), seja pela adeso, muitas vezes ingnua, dos veculos e jornalistas. Por este motivo, no incomum que a cobertura de sade esteja povoada de releases emitidos por estas fontes, disfarados como matrias isentas, legitimadas pela incidncia de conceitos e resultados de pesquisas, oriundos de empresas tidas como lderes e de universidades e centros de pesquisa considerados como referncia. (BUENO, 2007)

A contextualizao com a realidade local um olhar que evidencia a distncia entre o desenvolvimento da cincia e o acesso aos benefcios da mesma, principalmente nos pases em desenvolvimento, como o Brasil. Esse caminho exige do jornalista uma postura muito mais crtica e menos seduzida pelas descobertas cientficas e as estratgias de comunicao empresarial da indstria da sade, fortalecidas pelo discurso da entidade especialista. Segundo Wilson Bueno, podemos definir a prtica brasileira de comunicao para a sade a partir de uma srie de parmetros, como a descontextualizao, a centralizao do foco na doena, a viso preconceituosa das terapias e medicinas alternativas, a ideologia da tecnificao, a legitimao do discurso da competncia e a espetacularizao da cobertura na rea mdica. (BUENO, 2007)

4. Consideraes finais
As concepes sobre sade, doena, cincia e tecnologia dos jornalistas entrevistados apresentaram aproximaes e, ao mesmo tempo, distanciamento em relao aos textos publicados na seo do Jornal A Tarde, destinada divulgao cientfica. A viso dos jornalistas sobre sade e doena se reflete nos textos, seguindo a pretenso da cultura ocidental que favorece a concepo exgena da doena e sua relao com o meio social. Dessa forma, a preveno contra doenas para garantir a sade prevaleceu na abordagem das matrias no primeiro ano da seo, mesmo quando a concepo endgena aparece para tratar o problema relacionado a uma predisposio gentica, ou seja, que parte do interior do prprio indivduo e no de fatores externos. As concepes de cincia e tecnologia dos jornalistas se distanciam da linha editorial que privilegia os temas de sade em detrimento de outros campos do saber reconhecidos pelos profissionais. A cobertura no corresponde a viso de cincia dos jornalistas, relacionada a uma pluralidade de saberes e grupos sociais. Por outro lado, a mitologia dos resultados presente nas concepes de C & T dos jornalistas aparecem nos textos que ressaltam as solues oferecidas pela cincia e pela tecnologia, excluindo da abordagem os conflitos e incertezas dos processos da cincia. Na interface entre o mundo cientfico e uma vasta audincia, a comunicao plural e equilibrada pode evitar que o pblico tenha acesso apenas a vises limitadas, que defendem posies especficas, mas a um contexto que permita ao cidado tomar decises por conta prpria. Na perspectiva dos estudos de CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade), que surgiram nas dcadas de 1960 e 1970, e tem uma abordagem interdisciplinar e crtica da cincia desenvolvimentista, a atividade cientfica de natureza social e, como tal, no se limita aos resultados positivos, s descobertas e curiosidades, mas permite possibilidades de escolha, diferentes pontos de vista, conflitos e incertezas inerentes ao processo de criao cientfica, que contribuam para o debate pblico. Nesse sentido, os estudos sociais em cincia e tecnologia buscam investigar uma atividade que envolve relaes humanas, interpretaes, questes ticas, econmicas e polticas relacionadas ao uso da cincia e seu impacto na vida da populao, ao funcionamento da comunidade cientfica e compreenso pblica da cincia e dos cientistas. (BAZZO; VALRIO, 2006) A experincia de divulgao cientfica dos jornalistas do jornal baiano A Tarde relatada neste estudo mostra que, mesmo no tendo total autonomia nos espaos que trabalham, ainda assim, os jornalistas podem atuar de forma a convencer os colegas de redao, no mnimo, propor o debate para estimular um novo olhar sobre a cincia e tecnologia, capaz de romper as fronteiras da sade para outros campos do saber. Os dois jornalistas entrevistados nesta pesquisa concluram em 2012 o primeiro curso de especializao em jornalismo cientifico na Bahia, realizado na Faculdade de Comunicao da Ufba. Essa busca pela qualificao profissional tambm fortalece a capacidade do jornalista de interferir nas decises do corpo editorial, no s a partir de uma abordagem mais crtica dos assuntos de cincia e tecnologia, mas tambm de um dilogo entre a academia e a imprensa, com os cientistas e as instituies de pesquisa, de onde vem boa parte das notcias cientficas que interferem na vida do cidado. Dessa forma, acredita-se que a mitologia dos resultados, que permeia as concepes de cincia e tecnologia dos jornalistas e se reflete na divulgao

cientfica, possa dar lugar a uma cobertura que, alm da informao, conteste a cincia, apresentando no s os benefcios dos seus resultados, mas tambm as suas mazelas, dando a oportunidade ao cidado decidir o caminho a seguir.

Referncias
BAZZO, Walter Antnio; VALRIO, Marcelo. O papel da divulgao cientfica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relaes entre cincia, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de cincia, tecnologia, sociedad e innovacin , nmero 7, Sep.Dic. 2006. Disponvel em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02b.htm>. Data de acesso: 23 de julho 2010. BORTOLIERO, Simone. Os programas de sade na TV Cultura de So Paulo : os saberes profissionais. 1999. Tese (Doutorado em Comunicao) - Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo, 1999. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo cientfico: resgate de uma trajetria. In: DINZ,Augusto. (Org.). Comunicao da Cincia: anlise e gesto. Taubat: Cabral Editora; Livraria Universitria, 2004. p. 11-23. _____. A cobertura de sade na mdia brasileira : sintomas de uma doena anunciada. [In: MELO, Jos Marques de et al. Mdia e sade. Adamantina: Unesco/Umesp/FAI, 2001]. Disponvel em: <http://www.jornalismocientifico.com.br>. Acesso em: 3 abr. 2007. CASCAIS, Antnio F. Divulgao Cientfica : a mitologia dos resultados. [In:

CIDOVAL, M.

Sousa; MARQUES, Nuno P.; SILVEIRA, Tatiana S. (Org.). A comunicao pblica da cincia: cincia, tecnologia e sociedade. Taubat: Cabral Editora; Livraria Universitria, 2003, p. 6577]. Disponvel em: <www.bocc.ubi.pt>. Data de acesso: 23 jul 2010. LAPLANTINE, Francois. Antropologia da Doena. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2010. OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. Francis Bacon e a fundamentao da cincia como tecnologia. Belo Horizonte: UFMG, 2002. OLIVEIRA, Valdir Castro de. Os mdias e a mitificao das tecnologias em sade. In: PITTA, Area M. da Rocha (Org.). Sade e comunicao: visibilidades e silncios So Paulo: Hucitec, 1995, p.38-47. ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgao cientfica : subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgao cientfica. Campinas: Autores Associados, 2001.

Recebido em: 14/01/2013 Aceito em: 14/02/2013

Vous aimerez peut-être aussi