Vous êtes sur la page 1sur 17

DOI: 10.5212/Emancipacao.v.9i1.

009025

A nana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa na fase atual do capitalismo World nance and the consolidation of bourgeois hegemony in current capitalism
Marcelo Paula de Melo*

Resumo: Este texto aborda aspectos centrais na consolidao da dominao burguesa no incio do sculo XXI. O processo de nanceirizao da reproduo ampliada do capital fez com que as diversas fraes burguesas passem a operar tambm no campo das nanas. Isso tem representado uma conjuntura de intensicao da explorao do trabalho pela necessidade de valorizar um capital que no passa pela esfera produtiva, gerando um processo fantasmagrico que na aparncia indica um capital que valoriza por si prprio sob a forma de capital portador de juros, mas que na verdade se assenta pela intensicao da explorao. Palavras-chave: Capital nanceiro. Finana. Frao nanceira da burguesia.

Abstract : This article addresses key issues in the consolidation of bourgeois domination in the beginning of the 21st century. The process of nancialization of expanded reproduction capital caused the various bourgeois divisions to operate in the nancial sector. This has represented an intensication of labor exploitation by the need to value capital that is not related to the productive sector, therefore, creating a process which indicates a form of capital that generates interest on its own, but which is in fact based on exploitation. Keywords: Financial capital. Finance. Financial division of bourgeois society.

Recebido em: 02/10/2008. Aceito em: 10/04/2009

* UNIABEU/ Ise-FAETEC-RJ. Doutorando em Servio Social (UFRJ), Pesquisador Coletivo de Estudos de Poltica Educacional (EPSJVFio CRUZ). Contato: marcelaomelo@gmail.com
Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Marcela Paula de MELO

Introduo No seria exagero armar que o incio do sculo XXI pode ser tomado como o momento histrico em que a dominao burguesa talvez se mostre mais consolidada na histria da sociedade capitalista. Tal armao implica considerar as formas que as diferentes fraes burguesas conseguem fazer valer suas demandas, assim como os mecanismos e barreiras que tm sido utilizados no processo de intensicao da explorao da classe trabalhadora e de sua subsuno real ao domnio do capital. A culminao do j conhecido argumento acerca do m da histria retomada com frequncia pelos apologistas e idelogos do capital1. Tanto Boito Junior (2007) como Franois Chesnais (2005) trazem questes tericometodolgicas que subsidiaro alguns debates ao longo desse texto. O primeiro chama nossa ateno para o conceito de bloco no poder na anlise das relaes entre e intraclasses sociais. Segundo Boito Junior:
O emprego do conceito de bloco no poder exige, em primeiro lugar, que o pesquisador detecte as fraes da classe dominante que agem como fora social distinta em uma dada conjuntura, isto , os interesses econmicos setoriais burgueses que ensejam, diante da poltica de Estado, a formao de grupos diferenciados que perseguem, no processo poltico, objetivos prprios. Em segundo lugar, exige que o pesquisador procure esclarecer quais interesses de frao so priorizados pela poltica econmica do Estado e quais so relegados a um plano secundrio. A localizao dos interesses efetivamente priorizados pela poltica do Estado indica qual a frao hegemnica no interior do bloco no poder (2007, p. 58-9).

capitalismo contemporneo. Segundo esse autor:


a compreenso da mundializao exigia, assim, que se integrassem na anlise dos mecanismos de dominao todas as relaes das aes dos capitais em geral, mas tambm dos capitais particulares nacionais ou setoriais (por exemplo, setor nanceiro ou agroqumico, as formas institucionais e as regras jurdicas ou parajurdicas que lhes parecem mais adequadas.

Aqui Chesnais (2005) nos apresenta elementos que remetem congurao da classe burguesa e aos mecanismos contemporneos de explorao. Para alm da dimenso unicamente fabril ou no campo da produo, o setor nanceiro atua como drenador indireto de mais valia realizada no mundo da produo. importante ter em conta que o movimento de acumulao no contm em si mesmo, de forma autnoma ou endgena, o conjunto de elementos que desenham concretamente sua capacidade efetiva do capital de assegurar sua reproduo (p. 20). imperioso ao capital uma srie de ordenamentos jurdicos e polticos que lhe permita assegurar as condies para a sua valorizao. Isso foi sendo feito a partir dos anos 1970, sobretudo com as aes de liberalizao, desregulamentao e privatizaes de empresas pblicas. Como explicita Chesnais (2005, p.20), na condio de capital concentrado, em qualquer lugar onde ele se forma ou se consolida, que as instituies do regime liberalizado, desregulamentado e privatizado operam. Diante disso, o objetivo central deste texto ser a discusso acerca das principais mudanas por que o passou o projeto societrio capitalista a partir dos ltimos 30 anos, dando maior ateno ao papel das nanas na atual fase do capitalismo, bem como sua vinculao direta com a extrao de mais valia. Tambm ser abordada a vinculao da nana na acumulao de capital hoje, como estratgia central do imperialismo mundial.

J Franois Chesnais (2005, p. 19) traz uma importante discusso que nos permitir compreender a lgica da luta de classes no

1 A conhecida tese do m da histria como sinnimo de eternizao das relaes sociais capitalistas e, ao mesmo tempo, como dupla apologia tanto do m das lutas polticas como da impossibilidade de uma sociedade no capitalista - que teria sido provada pelo m da URSS - advm do livro homnimo de Francis Fukuyama. O referido livro foi amplamente divulgado pelo Departamento de Estado estadunidense.

10

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

Regime de acumulao nanceirizado e o aprofundamento da dominao burguesa Na nova fase do capitalismo mundial, os processos de nanceirizao ganham destaque. A busca por valorizao nanceira do capital, com uma relativa autonomia da produo de mercadorias, apresenta-se como central. Contudo, central nesse debate no estabelecer nenhuma fronteira rgida entre nana e produo. A explorao se dar no mbito da produo concreta de mercadorias e na lgica do setor de servios com extrao de sobretrabalho. O que se observa uma transferncia e valorizao do valor mediante apropriao de vultosos recursos via mercado nanceiro. No so incomuns anlises da atual fase do capitalismo - conhecida como neoliberalismo - que se restringem a apontar as drsticas mudanas no mbito das formas de acumulao. Tal opo silencia um aspecto central formulado por Marx, de que o capital uma relao social entre seres humanos e no uma relao entre coisas, o que aprofunda o processo de fetichizao dessas mesmas relaes sociais. O reconhecimento das mudanas na dinmica de acumulao capitalista e aprofundamento da lgica de nanceirizao devem ser considerados no bojo das transformaes internas por que passa o conjunto da sociedade capitalista. Nesse sentido, estamos nos referindo ao aprofundamento constante dos processos de acumulao exvel e reestruturao produtiva, conjugado com uma intensicao da subsuno cada vez maior do trabalho ao conjunto do capital. Isso se aplica tanto na anlise de um grupo especco de trabalhador numa determinada relao com uma frao da burguesia, como no embate constante dos conjuntos das classes. A separao entre o aspecto econmico e o aspecto poltico tem um m unicamente didtico e jamais orgnico, mesmo porque so dimenses que se interpenetram, de tal monta que em dado momento sequer possvel ou desejvel separar o que seria estritamente poltico do que econmico. Trilhar esse caminho implicaria um grande afastamento do mtodo da economia poltica marxiana. Nesse aspecto, a compreenso das for-

mas em que as fraes dominantes da burguesia fazem valer sua dominao sob o conjunto da classe trabalhadora, alm de uma posio destacada no seio do bloco burgus, necessria. Aqui Filgueiras nos chama ateno para o fato de que externamente, esses distintos lugares e funes de cada um dos conjuntos de capitais os colocam, potencialmente, em conito entre si, apesar da condio geral de serem todos capitais e, por isso, possurem o mesmo interesse na explorao do trabalho e a mesma lgica de carter mais geral (2006, p. 180). A tarefa de compreender a composio da classe dominante e sua subdiviso em fraes no uma tarefa menor. Isso possibilita uma leitura mais clara da realidade. Na atual conjuntura somos levados a concordar com Filgueiras, que arma:
Faz parte da frao hegemnica, do bloco dominante: o capital nanceiro internacional - expresso na movimentao dos fundos de penso, dos fundos mtuos de investimentos e dos grandes bancos dos pases desenvolvidos; os grandes grupos econmico-nanceiros nacionais, que conseguiram sobreviver, at aqui, ao processo de globalizao, em funo de sua capacidade competitiva ou atravs da associao (subordinada) com capitais estrangeiros; e o capital produtivo multinacional (associado ou no ao capital nacional) (2006, p.183-184).

Segundo Chesnais (2005, p. 57), o objetivo do neoliberalismo era recolocar o poder e a riqueza to plenamente quanto possvel nas mos da frao superior das classes capitalistas e das instituies onde se concentra sua capacidade de ao. Assim sendo, o seu objetivo foi inequivocamente alcanado, visto ter ocorrido um grande salto na concentrao de riqueza no mundo como um todo2.
2 Isso pode ser constatado na reportagem exposta no Jornal O GLOBO de 25 de junho de 2008 (p.23) sobre o crescimento de milionrios no mundo e no Brasil. considerado milionrio pelo banco americano Merryl Linch, responsvel pela divulgao e elaborao do estudo, quem possui pelo menos US$ 1 milho sem contar a prpria residncia. No ano de 2007 houve um crescimento mundial de 6% no nmero de milionrios, sendo que o Brasil foi o terceiro colocado, com um crescimento de 19,1%, s perdendo para ndia e China, que tiveram um crescimento no nmero de milionrio de, respectivamente, 22,7% e 20,3%. Em quarto lugar cou a Rssia, com 14,4%. No preciso ressaltar como esse

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

11

Marcela Paula de MELO

A misso principal desse projeto histrico da burguesia e suas fraes foram cumpridas. O reordenamento das relaes de foras entre capital e trabalho, com o consequente enfraquecimento poltico deste ltimo, bem como a retomada das taxas de lucro dos tempos gloriosos do capitalismo indicam que, do ponto de vista burgus, o neoliberalismo foi vitorioso. Tanto que Dumenil e Levy (2005) armam que o neoliberalismo nasceu da luta de classes promovida pela frao nanceira tanto internamente burguesia, como no embate com o conjunto da classe trabalhadora. preciso ter claro que a frao nanceira da burguesia cou em posio de relativa minoridade em face de outras fraes burguesas durante os chamados anos de ouro do capitalismo, aps a segunda guerra mundial at os anos 1970. Essa minoridade pode ser expressa na baixssima remunerao que as taxas de juros proporcionavam, alm das polticas mais rgidas de controle de capitais, diminuindo as possibilidades especulativas. nesse bojo que devem ser entendidas as posies tomadas por essa frao na busca por recuperar sua posio de destaque na conduo da classe burguesa. Chesnais (2005, p. 37) apresenta uma denio de acumulao nanceira, ao considerla como a centralizao em instituies especializadas de lucros industriais no reinvestidos e de rendas no consumidas, que tm por encargo valoriz-los sob a forma de aplicao em ativos nanceiros - divisas, obrigaes e aes, mantendo-os fora da produo de bens e servios. Como aponta o autor, tal processo tem um recomeo nos EUA a partir dos anos 1950 e na Europa nos anos 1960, aps duas dcadas de intensos controles dos Estados devido grave crise de 1929 e a segunda guerra mundial. O ponto central que se trata de parte da mais valia extrada que no reinvestida na produo, mas deslocada para uma valorizao sem entrar na esfera da produo real, cando no plano das nanas, ainda que essa valorizao demande a transferncia posterior de recursos concretos, sobretudo advindos do fundo pblico - novamente resultados de impostos. Ento o pri-

meiro recurso investido na compra de ttulos j decorre de extrao de mais valia anterior, assim como a valorizao posterior via setor nanceiro tambm se assenta, visto ser da a origem dos recursos pblicos ou mesmo de companhias privadas que emitam seus ttulos. Com muita clareza, Chesnais arma que tal processo deve ser tomado como um subproduto da acumulao industrial do perodo da idade de ouro. Encorajadas pelas disposies scais favorveis, as famlias com rendas mais elevadas comearam a investir suas rendas excedentes lquidas em ttulos de seguro de vida. Disso deriva que, ainda hoje, so as companhias de seguros que centralizam os ativos nanceiros mais elevados (2005, p. 37). No m dos anos 1950 (antes, portanto, da crise do petrleo do incio dos anos 1970), com a criao de praa nanceira desregulamentada em Londres - CITY Londrina -, o capital portador de juros d seus primeiros passos. Assim, uma parcela cada vez maior dos lucros das empresas passa a no ser reinvestida na produo, buscando valorizar-se na esfera nanceira, como capital de emprstimos. Tal processo fortemente acelerado a partir dos anos 1970, com o esgotamento da idade de ouro. Com o aumento do petrleo, esse capital no reinvestido comea a procurar outros portos de valorizao. De acordo com Chesnais (2005, p. 39):
Essa reciclagem tomou a forma de emprstimos e de abertura de linhas de crdito dos bancos internacionais aos governos do terceiro mundo, sobretudo da Amrica Latina. As bases da dvida do terceiro mundo foram lanadas e, com elas, um mecanismo de transferncia de recursos que possui a capacidade de se reproduzir ao longo do tempo.

, sobretudo, pela elevao das taxas de juros que se d essa reproduo da transferncia de recursos. A respeito disso, arma o referido autor:
Os juros devidos sobre o principal da dvida (o servio da dvida) absorvem uma frao sempre maior do oramento do Estado, da receita das exportaes e das reservas do pas, de sorte que a nica maneira de fazer

dado aprofunda a j larga desigualdade social.

12

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

face aos compromissos do servio da dvida tomar um novo emprstimo. (Ibidem)

As medidas tomadas pelos governos Thatcher e Reagan no perodo de 1979-81 como a liberalizao e desregulamentao nanceira e comercial propiciaram o nascimento do sistema de finana mundializada da forma como se apresenta hoje. Tais medidas aboliram o controle dos movimentos de capitais com outros pases (sada e entrada), abrindo assim os sistemas nanceiros nacionais para o exterior. A integrao internacional dos mercados nanceiros nacionais foi facilitada por sua interconexo em tempo real via novas tecnologias de comunicao. A frao nanceira se vale do contexto de crise de acumulao de capital com forte queda nas taxas de lucro do conjunto do capital, para buscar uma nova dinmica de funcionamento e regulao do sistema capitalista, permitindo recuperar a correlao de foras favorvel ao conjunto da classe burguesa e, ao mesmo tempo, assegurar o papel hegemnico para si. O contexto dos anos 1970 com a chamada crise do petrleo, a ruptura unilateral do sistema de Bretton Woods pelos EUA, a derrota na guerra do Vietn somado s diculdades econmicas propriamente ditas (como a forte desacelerao do crescimento, depois de mais de duas dcadas de crescimento ininterrupto; o aumento da instabilidade macroeconmica; o crescimento do desemprego e da inao), produziu uma conjuntura poltica favorvel retomada pela frao nanceira de um papel mais ativo. O papel dos EUA nesse processo central. Tanto pelo tamanho do seu mercado nanceiro, como tambm pelo papel de nao imperialista hegemnica, tal pas acaba por ser o centro receptor de um grande volume de recursos. O aumento da taxa de juros promovido no governo Reagan, em 1979, faz dos EUA um atrativo para um grande volume de capitais, capaz ento de nanciar seus crescentes dcits oramentrios, os quais eram causados, sobretudo, pelos seus exorbitantes gastos militares. Com isso:
[...] todo pas que no pretenda denunciar essas prticas, nem colocar sob acusao a poltica dos EUA, mas que tambm queira colocar seus bnus do Tesouro, obrigado a

se alinhar s prticas americanas. [...] Todo Estado que no esteja disposto a abrir um confronto direto com os ninhos de capital monetrio concentrado de seu pas (bancos, grandes companhias de seguros) obrigado a acompanhar, ou at mesmo a antecipar-se aos demais (CHESNAIS, 1996, p. 260).

O chamado Consenso Washington refere-se a uma srie de medidas e proposies polticas e econmicas a serem tomadas por diversos pases em que se tornaram comuns nos anos 1980 e 1990, ainda que seus partidrios no as tratem assim. Tais medidas buscaram dar organicidade nova fase de acumulao e ordenamento da sociedade capitalista, que era anunciada como indispensvel para re-equilibrar as relaes de fora a favor do conjunto da classe burguesa. Seus proponentes principais foram, alm dos governos dos pases centrais, os organismos nanceiros internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). A forma de organizar a vida social prpria dos tempos de Welfare State, nos pases centrais, e nacional desenvolvimentista, na periferia do sistema capitalista, era a razo para a crise em que se encontrava a economia capitalista depois de trs dcadas de crescimento no ps-guerra. A combinao da inao com a estagnao que caracterizou, sobretudo, a segunda metade dos anos 1970, demandava ser enfrentada. Esse conjunto de proposies recebe o nome de Consenso de Washington, devido famosa reunio realizada na capital estadunidense nos ns dos anos 1980, ainda que o pai desse nome o rejeitasse, no gostasse de utiliz-lo. A razo para essa rejeio se deve ao carter de imposio de uma agenda que John Willianson, criador de tal nome, deveria indicar. Segundo ele, no se tratou de uma imposio dos pases centrais e organismos internacionais, mas sim de uma convergncia universal em torno das medidas que se acreditava serem necessrias para a retomada do crescimento econmico. Willianson (2003) sugere, ento, que se d a essas proposies o nome Convergncia Universal, uma vez que o bom senso econmico geralmente aceito. Para fundamentar essa armao, ele aponta que tanto a disciplina macroeconmica como a estabilidade scal vieram para car

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

13

Marcela Paula de MELO

(2003, p.1330)3. O autor apresenta suas proposies como sendo meras medidas tcnicas que levariam ao crescimento econmico dos pases que a adotassem. O ponto central das proposies ser uma espcie de manifesto poltico adquirido por suas obras, sendo fruto de intensa propaganda poltica por partes de governos, intelectuais, organismos internacionais. Os dez itens da lista de proposies so os seguintes: 1) disciplina scal, taxas de juros para combater a inao; 2) prioridade no gasto pblico ou redirecionamento (eufemismo para controle do gasto e dinheiro para nana); 3) liberao do mercado nanceiro; 4) taxa competitiva de cmbio; 5) liberao comercial; 6) liberao da entrada de investimento externo direto; 7) privatizao das empresas estatais; 8) desregulamentao; 9): Reforma tributria; 10) direitos de propriedade assegurados. central a considerao de que tais medidas, longe de ser apenas questes tcnicas ou meramente econmicas, trazem implicaes na forma de organizar a vida social no mbito da sociedade capitalista. O poderoso crescimento da nana pode ser apresentado em trs dimenses principais, segundo Chesnais (2005, p. 45), sendo a primeira delas referente ao movimento de autonomia relativa da esfera nanceira em relao produo, mas, sobretudo em face da capacidade de interveno das autoridades monetrias. Quanto s outras dimenses, esclarece o autor:
A segunda relaciona-se ao carter fetiche, perfeitamente misticador, dos valores criados pelos mercados nanceiros. A terceira remete ao fato de que so os operadores que delimitam os contornos da mundializao nanceira e decidem quais agentes econmicos, pertencentes a quais pases, em que tipos de transaes, participaro. (Ibidem)

Chesnais (2005) considera que trs passos so fundamentais para promover o sistema da nana mundializada: 1) desregulamentao ou liberalizao nanceira e comercial; 2) descompartimentalizao dos mercados nanceiros nacionais e internacionais; 3) desintermediao, a saber, abertura das operaes de emprstimos, antes reservadas aos bancos, a todo tipo de investidor institucional. A lgica de valorizao do capital nanceiro clamava pela liberdade de movimento que as regulaes estatais anteriores no permitiam. Como aponta Paulani (2007, p. 75),
voltil por natureza, logicamente desconectado da produo efetiva de riqueza material da sociedade, curto-prazista e rentista, o capital nanceiro s funciona adequadamente se tiver liberdade de ir e vir, se no tiver de enfrentar, a cada passo de sua peregrinao em busca de valorizao, regulamentos, normas e regras que limitem seus movimentos.

Ainda que o ritmo e a forma tivessem diferenas, de um modo geral as mudanas pelas quais passou esse novo regime de acumulao obedeceram aos princpios e fundamentos apresentados por Paulani. Segundo a autora (2007, p. 77):
As regras, normas e regulamentaes de toda ordem que o Estado impunha ao funcionamento do mercado tinham de ser abolidas ou reduzidas o mais possvel, para que a concorrncia gerasse seus frutos em termos de maior ecincia e recuperao dos lucros. Era preciso restringir o Estado s suas funes mnimas, a saber, diligenciar pela manuteno das regras que permitem o jogo capitalista e produzir os bens pblicos por excelncia, ou seja, justia e segurana. Finalmente, a crise que comprimia as margens de lucros tinha de ser amenizada com reduo de gastos com pessoal e exibilizao da fora de trabalho, uma vez que as garantias sociais conferidas a esta ltima tornavam-se agora um custo insuportvel e inadmissvel.

3 Nesse ponto, o desejo do ex-Ministro da Fazenda Antonio Palocci de manter o supervit primrio por dez anos um indcio de que a referida convergncia permanece, ainda que as consequncias para o conjunto da populao sejam tambm largamente conhecidas.

14

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

A liberalizao nanceira veio acompanhada da liberalizao comercial. Assim, no apenas a frao nanceira obteve vantagens. Tambm a frao industrial obteve ganhos com essa volatilidade espao-temporal do capital. Leda Paulani (2007) traz uma informao levantada pela UNTACD, agncia do Sistema ONU diretamente envolvida com as trocas comerciais e econmicas: entre 1991 e 1994, das 373 mudanas legislativas nos vrios pases em que a agncia monitora, no que tange aos regimes nacionais para investimento estrangeiro, somente cinco delas no tinham por objetivo promover uma maior liberalizao e desregulamentao nanceira e comercial. Isso no deixa dvida acerca da nova correlao de foras amplamente favorvel ao conjunto da burguesia e mais especicamente da frao nanceira nesse interior, liderando essa burguesia como frao hegemnica. Os chamados investimentos estrangeiros diretos respondem a uma dupla necessidade do capital de valorizar-se: primeiro, em decorrncia das crescentes diculdades encontradas num mbito do centro do sistema capitalista, em funo da organizao dos trabalhadores; e, depois, em decorrncia tambm dos anseios de uma esfera nanceira vida por valorizar e expandir os lucros obtidos nesses anos de ouro. A canalizao dos uxos nanceiros era premente. Como arma Paulani (2007, p. 88),
em outras palavras, enquanto a vinda do capital produtivo para periferia dava uma sobrevida ao processo de acumulao estritamente produtivo - que perdera flego aps o esgotamento das possibilidades abertas pela reconstruo do ps-guerra -, j se preparavam as condies para a dominncia nanceira que advinha.

prpria sobrevivncia, ao mesmo tempo em que os exps competio (especialmente no caso da produo agrcola) de produtos ocidentais altamente subsidiados. Nesse contexto observa-se um crescimento do volume de transaes nanceiras, em grande parte superando as transaes mercantis clssicas4. Isso foi possvel graas tanto s inovaes nanceiras liberadas com o m das regulamentaes e controles nacionais anteriormente vigentes, quanto os efeitos de uma maior abertura internacional. O resultado um crescimento muito maior dos ativos nanceiros do que a formao de capital xo.

Intensicao da explorao: tempos de clera para a classe trabalhadora A suposta exterioridade das nanas em relao produo acentuada com a denio dos proprietrios acionistas, capazes de se desfazer das aes cujos rendimentos no estejam altura das expectativas. Assim, tais apropriadores de mais valia em geral no participam diretamente do processo de extrao de sobretrabalho, tendo pouca ou nenhuma relao com a atividade produtiva propriamente dita. Para tal participao preciso intensicar a explorao e rebaixamento da fora de trabalho em processos combinados de mais valia absoluta e relativa. nesse bojo que a conjuntura adversa ao conjunto da classe trabalhadora, a partir dos anos 1980, pode ser compreendida. Isso se expressa no apenas no aumento mundial dos ndices de desemprego - aumentando o exercito de reserva disposio do capital -, mas tambm na precarizao do trabalho. Como mostra Chesnais (2005, p. 55), o rigor salarial e exibilizao do emprego, assim como o recurso sistemtico ao trabalho barato e pouco protegido, por meio da deslocalizao e da subcontratao internacional permitiram esse movimento. A liberalizao comercial abriu novas possibilidades de mobilidade ao capital, com a organizao da
deslocalizao da produo e a criao de vastos sistemas de subcontratao inter4 Para obter dados concretos da magnitude do crescimento das operaes nanceiras, ver Chesnais (1996).

Aos pases da periferia do sistema foi imposta uma srie de condies e imposies para que se ajustassem s novas conguraes internacionais. Como mostra Wood (2004a, 160), fazem parte dessas condies a nfase na produo para exportao, para tentar equilibrar a balana de pagamento mediante sada vultosa de riqueza dos pases, e a eliminao de controle das importaes, o qual havia tornado os produtores dependentes do mercado para sua

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

15

Marcela Paula de MELO

nacionais (global production networks) que permitem explorar o trabalho de uma mo de obra qualicada (s vezes muito qualicada) nos pases de salrios baixos ou muito baixo para produo de bens e servios que sero vendidos nos pases avanados. A explorao das diferenas de valor e de preos entre pases no ocorre nas matrias primas, mas no preo da compra da fora de trabalho e nas taxas de rendimento permitidas pela ausncia de regulamentao do trabalho, do direito de se sindicalizar e de proteo social. As liais no exterior e as redes de subcontratao sustentam os lucros e os valores acionrios (Ibidem).

pital nanceiro s aparece com vigor no plano agregado, onde ca evidente a irracionalidade de assentar o crescimento econmico na extrao de renda real, mais do que em sua gerao. No plano dos capitais internacionais, (...) combinar ganhos rentistas com ganhos produtivos prprio da lgica de seu funcionamento. (...) Logo, se o momento de juro real elevado patrocinado pelos estados nacionais da periferia do capitalismo, ajusta-se o funcionamento da produo a essa circunstncia, de modo a maximizar monetariamente a combinao entre ganho produtivo e ganho nanceiro.

Contudo, importante no conceber relao nana x produo como algo exterior ou mesmo como dimenses antitticas da acumulao capitalista. Sem dvida, na esfera da produo que se d a criao da riqueza, ou seja, a extrao da mais valia que depende da criao do valor, e isso s possvel a partir da intensa atividade laborativa do homem sobre a natureza, entendida em sentido amplo. Ainda que seja a frao nanceira a frao dominante, ela no pode prescindir da gerao e explorao de mais valia, fonte geradora de valor na sociedade capitalista.5 Mesmo aqueles setores burgueses que esto apenas indiretamente ligados ao capital nanceiro, seja via um banco ou brao nanceiro do prprio grupo empresarial, tambm se valem desse processo de especulao e nanciamento da dvida pblica via compra de ttulos, obtendo ganhos com os juros elevados. Segundo Leda Paulani (2007, p.74),
ao contrrio do que possa parecer primeira vista, o conito entre capital produtivo e ca-

Na nova dinmica de funcionamento do capitalismo, a unio entre capital nanceiro e industrial ganha novos contornos. Como arma Fontes (2008, p. 4):
no se trata de mera subordinao ou de lutas intestinas entre duas formas de capital (industrial e bancrio). Nessa escala de concentrao, os proprietrios de capital sob forma monetria precisam impor sua valorizao atravs de uma produo de mais-valor intensa e acelerada, associando as mais diversas modalidades de sujeio dos trabalhadores, de maneira a liberar o capital de suas peias (o momento M do processo DM-D) e reconvert-lo o mais rapidamente sua forma monetria, (enquanto lamentam o impossvel mundo do puro D-D). Tendem a converter o mximo de atividades em capital funcionante, atuando diretamente na extrao de mais-valia, qualquer que seja o seu porte e suas dimenses. O capital produtivo na medida em que assegura mais-valia, quer seja nos setores chamados de industriais, agrrios ou de servios, em enormes corporaes ou em empresas subcontratadas.

A autonomia do setor nanceiro nunca pode ser seno uma autonomia relativa. Os capitais que se valorizam na esfera nanceira nasceram - e continuam nascendo - no setor produtivo. Eles comeam por tomar a forma, seja de lucros (lucros no reinvestidos na produo e no consumidos, parcelas dos lucros cedidas ao capital de emprstimos, sob a forma de juros), salrios ou rendimentos de camponeses ou artesos, os quais depois foram objetos de retenes por via scal, ou sofreram a forma de agiotagem moderna dos crditos ao consumidor; por m, depois de quarenta anos de trabalho, salrios diferidos guardados nos fundos privados de aposentadoria, mas cuja natureza se modica ao entrarem na esfera nanceira, tornando-se massas em busca da rentabilidade mxima. (...) A esfera nanceira em si no cria nada (CHESNAIS, 1996, p. 241).

A nanceirizao da acumulao capitalista tambm incide diretamente sobre o funcionamento da empresas. Tais mecanismos levam as empresas a investirem cada vez mais seus lucros em atividades na esfera nanceira, diminuindo o aporte reinvestido na produo e expanso6.
6 Isso pode ser notado num caso concreto que ganhou as manchetes no Brasil no nal de 2008. Durante os anos em que o Real esteve muito valorizado frente ao Dlar, muitas empresas zeram investimentos nanceiros apostando num cenrio de manuteno desse quadro. Podemos apontar, entre elas, a SADIA e a ARA-

16

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

H expanso do capital sem passar pela esfera produtiva. Alm disso, as prprias empresas que vendem ttulos e aes prprias na bolsa passam a sofrer grande presso para conferir retorno aos novos acionistas, cujos objetivos so sempre obter ganhos em curto prazo com investimentos nanceiros. Caso isso no ocorra isto , as previses de lucros no se realizem esto abertas as portas para os j conhecidos problemas de contabilidade e balano que atingiram tantas grandes empresas. Ou seja, a descoberta de rombos contveis em empresas que se apresentavam publicamente como nanceiramente saudveis. Reala-se a necessidade de distino entre a lgica nanceira das formas institucionais assumidas pelo capital nanceiro. Por isso, Filgueiras (2006, p. 184) defende a idia de que, a despeito de
todos os grupos econmicos e as fraes do capital estarem, hoje, nanceirizados no sentido de estarem subordinados lgica nanceira e aplicarem seus excedentes no mercado nanceiro, em particular nos ttulos da dvida pblica , apenas aqueles que se articulam organicamente com a esfera nanceira, atravs do controle e propriedade de uma ou mais instituies nanceiras, so os sujeitos fundamentais dessa lgica que subordina inclusive o Estado, a poltica econmica e social e a ao poltica em geral (grifo nosso).

estavam agitados. Tambm como expresso desse movimento h uma pluralizao das instituies nanceiras. Os bancos, outrora expresses por excelncia do setor nanceiro, comeam a perder espao para instituies de novo tipo, como os chamados fundos de investimentos, fundos de penso, fundos mtuos, que suplantam at os maiores bancos. Estes tambm comeam a diversicar suas atividades, tanto para no perder espao - assim como um promissor campo de negcios rentveis -, como tambm para no car numa situao de minoridade dentro da frao nanceira. Os atores-chave da nana mundializada so principalmente as instituies nanceiras no bancrias, tambm chamadas de investidores institucionais, fundos de penso, fundos de aplicao coletivos e sociedades seguradoras, assim como empresas nanceiras especializadas que gravitam em torno delas. Segundo Chesnais (2005), a centralizao das rendas no reinvestidas na produo e no consumidas (alinhadas em bloco sob etiqueta muito enganosa de poupana) permitiu que essas instituies se tornassem proprietrias acionistas de um novo tipo de empresa e detivessem ao mesmo tempo elevados volumes de ttulos da dvida pblica, de forma que os governos se tornaram seus devedores. Esses proprietrios, possuindo tais ttulos e obrigaes, inuem diretamente na diviso de recursos pblicos, em duas dimenses essenciais:
a da distribuio da riqueza produzida entre salrios, lucros e renda nanceira, e a da repartio entre a parte atribuda ao investimento e a parte distribuda como dividendos e juros. Como as duas determinaes da repartio afetam o nvel de investimento e comandam o emprego e o crescimento, difcil imaginar um poder mais forte da nana. (CHESNAIS, 2005, p.27)

Nesse sentido, Chesnais (1996, p. 269) preciso, quando aponta a formao de uma quase novlngua mundial - para usar um termo do escritor George Orwell no conhecido romance 1984 - amplamente favorvel nana mundializada. So recorrentes e comuns expresses que tentam indicar um sentido quase humano ao chamado mercado geral na referncia s fraes burguesas que operam nas nanas: O mercado sinaliza aos governos; Os mercados acordaram nervosos; Os nimos dos mercados
CRUZ CELULOSE. A partir de agosto de 2008, com a relativa desvalorizao da moeda brasileira (em julho de 2008 chegou a atingir a cotao de R$ 1,59 para US$ 1, ao passo que atualmente oscila em torno de R$2,35), essas empresas que haviam investido considerada parte dos ativos advindos de seu lucro e da extrao de mais valia tiveram graves perdas. Mas que claro: as perdas s vieram depois de meses de ganhos intensos.

Dentre esses novos atores do regime de nana mundializada, os fundos de penso ocupam um papel central, via transformao desses mesmos fundos em acionistas de grandes empresas na busca por valorizao dos recursos arrecadados. Os vrios pases que adotam os mecanismos de capitalizao tm como tarefa

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

17

Marcela Paula de MELO

garantir a rentabilidade e valorizao desses recursos para que os trabalhadores vinculados aos fundos de penso possam ter uma penso regular e estvel. Para isso, h necessidade de uma srie de investimentos rentveis e seguros com esses ativos, para que tais poupanas acumuladas se transformam em capitais. Assim, estamos diante de um processo em que:
os assalariados aposentados deixam de ser poupadores e tornam-se, sem que tenham clara conscincia disso, partes interessadas das instituies cujo funcionamento repousa na centralizao dos rendimentos fundados na explorao dos assalariados ativos, tantos nos pases onde se criaram os sistemas de penso pr-capitalizao quanto naqueles onde se realizam as aplicaes e especulaes. Os planos de poupana salarial fazem de seus benecirios indivduos fragmentados, cuja personalidade social est cindida: de um lado, a de assalariados e, de outro, de membros auxiliares das camadas rentistas da burguesia. (CHESNAIS, 2005, pp. 51-52)

da companhia onde tais fundos so acionistas, isso implica a transformao dos referidos fundos em parceiros diretos da explorao capitalista em diversas companhias. Como lembra o grande Paulinho da Viola, na cano PECADO CAPITAL, quando o jeito se virar cada um trata de si e irmo desconhece irmo 7. Esses fundos de penso e fundos mtuos se tornaram grandes possuidores de capitais e podem ser considerados principais atores dos mercados nanceiros, transformando a amplitude, a estrutura e o funcionamento desses mercados. Como mostra Sauviat (2005, p. 110), o aumento do poder desses atores nanceiros tambm transformou a relao de foras entre o capital e o trabalho; seu poder disciplinador, como acionistas, exercido, de fato, mais sobre os assalariados do que sobre outros dirigentes. Tais processos tm impacto direto na experincia e nas formas de organizao poltica da classe trabalhadora. Os sindicatos comeam a lutar pelo direito ou possibilidade de tomarem parte na administrao desses fundos de penso, como uma espcie de ativismo acionrio, nos termos de Sauviat, embora tal engajamento esteja assentado em bases muito ambguas do ponto de vista de conquista da classe trabalhadora, colocando os trabalhadores como partcipes do processo de explorao de outros trabalhadores8.

Tal mecanismo implica uma ciso e talvez uma impossibilidade, ainda que histrica, de processos de conscincia de classe. Alm da prpria extrao da mais valia que os trabalhadores de determinada companhia sofrem, o mecanismo de fundos de penso coloca os trabalhadores, ainda que de forma indireta, como partcipes do processo de extrao de mais valia em outras companhias, ou mesmo em outros pases, mediante a compra de ttulos pblicos por parte dos administradores do fundo. Assim, a garantia do recebimento das penses no futuro est diretamente vinculada rentabilidade dessas operaes realizadas com a poupana acumulada, ou seja, implica operaes rentveis. Contudo, tais operaes rentveis s so possveis com a explorao de outras fraes, ou com trabalhadores de outros pases ou regies. Em algum momento, para tornar suas empresas mais competitivas, a demanda burguesa de rebaixamento do preo da fora de trabalho pode ter os fundos de penso - constitudos, em tese, por trabalhadores - como parceiros nessa luta. Se considerarmos que, de alguma forma, a garantia do recebimento da parcela da aposentadoria via fundo de penso depende da sade nanceira

7 O exemplo concreto disso pode ser observado numa notcia veiculada pelo Jornal O GLOBO do dia 02 de abril de 2008, p. 25. A jornalista Flvia Oliveira, em sua coluna diria NEGCIOS & CIA, no caderno de economia do referido jornal, trouxe um notcia que encaixa nessa discusso, ainda que apresentada pela jornalista com uma grande naturalidade, e sem maiores desdobramentos. Arma que o FUNCEF (Fundo de Penso dos trabalhadores da CAIXA ECONMICA FEDERAL) e a PREVI (Fundo de Penso dos Trabalhadores do Banco do Brasil) obtiveram um ganho na justia frente a AMBEV- grande empresa do ramo de bebidas- em funo de um contrato de 1996 que no estaria sendo respeitado pela empresa na hora de vender suas aes e repassar um determinado valor aos FUNDOS, que so acionistas da companhia. A questo que nos interessa como j, em 1996, essa lgica de atuao no Brasil dos Fundos de Penso se fazia presente. Os referidos fundos esto na eminncia de receber uma considervel quantia de recursos. Tanto os trabalhadores da AMBEV quanto os consumidores dos produtos dessa empresa, como este pesquisador, tm srios motivos para se preocupar: aqueles pela intensicao da explorao e este pesquisador pelo aumento do preo da cerveja. A conferir.

Reclamam seus direitos de assalariados, que se exprimem de fato por direitos de proprietrios (utilizam, a esse respeito, o termo working capital), e buscam aplicar estratgias de ativismo como

18

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

Essa nova configurao torna-se uma mquina de disciplinamento dos trabalhadores, mediante a necessidade de obteno de maximizao do valor acionrio para responder s exigncias dos mercados e intensicao da concorrncia. Assim, programas de reduo de custos na produo - eufemismo para demisses de pessoal e reorganizao da dinmica de funcionamento com menos pessoas dando conta das mesmas tarefas anteriores, bem como reduo ou congelamento salarial, mesmo com aumento da produtividade do trabalho - so recorrentes. A transformao para a condio de acionista, ainda que na gura do fundo de penso, coloca os trabalhadores na linha de frente desse processo, partcipes da explorao pessoal ou de outrem. Como mostra Francisco de Oliveira (2003), ao ascender posio de gestor de fundos de penses, o trabalhador individualmente, ou ento o sujeito poltico coletivo (sindicato), passa a ter como preocupao central a rentabilidade desses fundos, que pari passu nanciam a reestruturao produtiva intensicadora da explorao da fora de trabalho, do prprio trabalhador em questo ou de outra categoria de trabalhadores. Tal autor inclusive menciona, no sem o toque irnico que lhe peculiar, a constituio de uma nova classe social: a dos trabalhadores extratores de mais valia, com uma experincia de classe trabalhadora cada vez mais longnqua. A tentativa ou justicativa de alguns sindicatos ou fundos de penso dos trabalhadores de se associarem apenas a empresas ditas socialmente responsveis ou ticas congura-se como a demonstrao cabal de aceitao dessa lgica por parte das organizaes dos trabalhadores, na condio de scios menores. Essa uma sujeio dcil lgica da nana que, em mdio prazo, aumenta radicalmente as condies de explorao do trabalho. Como arma Sauviat (2007), a reconciliao entre nana e moral a ultima instncia de uma fuga para frente, visto que o chamado [...] investimento socialmente responsvel, que valida lgica dos mercados nanceiros e a reivindicao do controle das empresas sobre a base exclusiva dos direitos de propriedade, ilustra de fato o recuo da regulamentao estatal, da lei, do direito do
acionistas (SAUVIAT, 2005, 110).

trabalho (p. 130). Mais frente, Sauviat clara e explcita ao denir as condies de mecanismos (ps?) modernos de transformismo de setores das classes dominadas. Segundo a autora (2007, p. 132),
fazer ouvir sua voz como acionista supe falar a lngua da nana, liar-se sua forma de pensar. A probabilidade de opor um discurso verdadeiramente alternativo s exigncias do desempenho nanceiro e de contribuir assim para modicar o comportamento das empresas parece muito reduzida, sobretudo quando essa estratgia se construiu sobre o enfraquecimento sindical quase geral.

Para alm dos inegveis fundamentos materiais, ou seja, dos recursos recebidos efetivamente, tal mecanismo tambm possui uma dimenso poltico-ideolgica. Para Chesnais (2005, p. 27), quando o montante de aposentadorias e sua prpria materializao dependem da sade dos mercados e, mais amplamente, de sua existncia como instituies sociais, torna-se muito difcil fazer uma crtica radical (...). Tal armadilha dos fundos de penso por capitalizao e dos sistemas de poupana salarial. O sonho do regime de acumulao nanceirizado poder valorizar o capital sem ter que passar pelos inconvenientes e infortnios da intermediao dos processos de produo. Diretamente a partir de Marx, que s pde ter contato com um embrio muito pouco desenvolvido desse processo, Chesnais (2002) dene que a busca realizar a operao fantasmagrica de transformar D em D, ou seja, valorizar o capital excluindo o processo de obteno e venda de mercadorias geradas no processo de trabalho e tendo a explorao de mais valia como dinmica. Contudo, preciso que que claro que esse valor que o capital quer adicionar ao seu montante j possudo no d em rvore. fruto de explorao anterior. Chesnais (2002) questiona se o regime de dominao das nanas no seria incompatvel com a acumulao. Para isso destaca que desde Marx e tericos do imperialismo, a acumulao aparece em trs acepes diferentes. A primeira refere-se tanto ao aumento dos meios e da capacidade de produo atravs do investimento quanto extenso das relaes de propriedade

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

19

Marcela Paula de MELO

e de produo capitalistas para pases ou setores e atividades sociais ainda no submetidos a tais relaes. (Idem, p.7) Aqui estamos lidando tanto com a expanso interna do sistema capitalista, quanto com uma expanso externa, com a universalizao das relaes sociais capitalistas a locais e regies que no praticam tal regime, ou o fazem ainda em estado embrionrio. Trata-se, essa segunda acepo, de uma
[...] extenso espacial e/ou social das relaes mercantis e de relaes de propriedade capitalistas; se expressa atravs de processos tais como a expropriao de produtores que ainda mantm uma relao imediata com seus meios de produo, a integrao (ou reintegrao, no caso dos Estados burocrticos) de pases na esfera do mercado ou, nalmente, a incorporao de atividades no mercantis na esfera de valorizao capitalista (por exemplo, atividades domsticas ou organizadas como servios pblicos pelo Estado). (CHESNAIS, 2002, p. 7).

cundrio de ttulos, pode assim sumir (2002, p. 11). Como precisa Chesnais, essa conotao da riqueza em tpicos plenamente mveis e intangveis, como so os ttulos e aes, assume um carter ctcio, compondo-se de crditos:
[...] ou seja, promessas sobre uma atividade produtiva futura, depois negociados num mercado muito peculiar que determina seu preo de acordo com mecanismos e convenes muito especiais [...]. Concedem-se emprstimos e criam-se cadeias de dvidas visando aquisio de ttulos. Caso o valor formal destes despenque, os crditos nas contas dos banqueiros revelam plenamente seu carter ctcio. A prpria essncia do capital ctcio torna sua avaliao difcil e utuante. Tais indicadores expressam, simultaneamente, o poder econmico particular que resulta do fato de os mercados deterem ttulos sobre a atividade produtiva e uma simples bolha, ou seja, uma acumulao de capital puramente ctcio. no momento dos craques nas bolsas e das maiores crises nanceiras que esse carter ctcio desvendado. As conseqncias para a economia real dessa destruio podem ser terrveis, particularmente caso venham a fragilizar a outra grande forma de capital ctcio constituda pelos ttulos gerados atravs da criao anterior de crditos bancrios industriais e imobilirios de mdio e longo prazos. (2002, p. 12).

Por ltimo, mas no menos importante, ressaltamos que a acumulao tambm pode vincular-se a conjunturas nas quais, em aparente contradio (mas apenas aparente), no haja novos investimentos, pela apropriao, puno e centralizao em direo a centros de acumulao mais fortes que outros no plano nanceiro, organizacional ou institucional, de fraes do valor e da mais-valia gerados no mbito de outras formas de organizao social. (CHESNAIS, 2002, p. 8). Isso possvel em contextos de monoplio, combinado com inovaes na estrutura e dinmica de funcionamento, alm, claro, na transferncia de riquezas de um polo a outro, sejam pases ou empresas. A despeito disso, o processo de autonomia das nanas carrega em si uma ambiguidade no mnimo curiosa. Isso leva Chesnais a descrever tal processo como sendo decorrente de uma construo institucional forte, mas tambm como uma miragem, por lidar com valores acionrios que muitas vezes no encontram equivalente em riqueza, ou seja, existem apenas em papel. Como arma o autor, apenas um patrimnio que nunca existiu seno virtualmente, por esta instituio muito particular que o mercado se-

A especicidade da nana reside em dois processos de acelerao da realizao do valor de capitais anteriormente apropriados, assim como a separao disso da produo concreta e consumo concreto de mercadorias. Mas, ainda assim,
para que o valor e a mais-valia possam ser apropriados, estes devem ter sido previamente gerados em escala suciente. Isso pressupe que o ciclo do capital possa ter sido encerrado e a produo comercializada. Um dos principais limites da autonomia reside justamente nisso. O consumo rentista dos benecirios de dividendos e juros nunca poder compensar a parte da demanda efetiva destruda pelo desemprego macio dos assalariados urbanos ou pela pauperizao absoluta imposta a comunidades campone-

20

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

sas que podiam anteriormente garantir sua reproduo e expressar no mercado uma certa demanda solvvel. (CHESNAIS, 2002, p.11)

Aqui residem os limites da ordem da nana mundializada. Graas autonomia provida pela liquidez, e enquanto esta lhes parece garantida, Chesnais (2002, p. 28) considera que ... os mercados nanceiros constroem um ambiente enclausurado, um mundo em que os fetiches reinam. nesse contexto que o neoliberalismo sob hegemonia da nana consegue promover o aparentemente impossvel. Sendo um modelo globalmente desfavorvel acumulao e ao crescimento, impulsiona os lucros retidos pelos acionistas via distribuio de dividendos mediante valorizao das aes. Como demonstram Dumnil e Levi (2005, p. 92) tal aparente fantasmagoria se d por duas razes: 1) o aumento na taxa de juro, (...) incentiva as empresas a diminuir seu endividamento, e a no tomar emprstimos para nanciar seus investimentos; 2) o reduzido recurso emisso de aes (ao contrrio, as empresas so induzidas a recomprar as prprias aes para estimular a tendncia alta das cotaes). Segundo os referidos autores, nesse novo regime o que ... permanece nas empresas para investir muito pouco diante dos generosos pagamentos de juros e dividendos aos credores e acionistas (Idem)9. aqui que reside o carter parasitrio da nana. Tal processo est assentado em mecanismos econmicos instveis devido insaciabilidade da nana10 e sua gana por valorizar cada

vez mais seu capital. Essa insaciabilidade est fortemente vinculada demanda pelo capital dos processos de privatizaes diretas de empresas e servios pblicos, coluna vertebral das polticas governamentais de sustentao dos mercados nanceiros. No havia - como no h - melhor investimento para capital portador de juros, como bem dene Chesnais (2005), uma vez que so empresas com mercados cativos e intermitentes (como gua, luz, telefonia), constituindo-se em fontes regulares e seguras de lucros. Ainda mais se tiverem sofrido fortes investimentos por parte dos governos imediatamente antes das privatizaes, dispensando seus futuros compradores de investimentos vultosos num curto prazo para renovao das condies de operao. A impessoalizao do sistema da nana mundializada se expressa na gura do proprietrio acionista, um detentor institucional de ttulos de empresas e obrigaes pblicas, com forte poder de inuncia na denio da repartio dos lucros das empresas. Tais mecanismos dos mercados de obrigaes permitem aos acionistas jamais conhecerem seus devedores de emprstimos. Essa impessoalizao permite ao capital monetarizado operar em plano mundial, atravs da compra de aes, controlando suas possibilidades de rentabilidade atravs de dividendos a serem obtidos pelas empresas na produo real e transferidos aos acionistas. Como chama ateno Virginia Fontes (2006, p. 210) essa lgica de atuao permite que o trabalho sujo que11

9 Podemos, ento, formular a seguinte tese: apesar do restabelecimento da tendncia da taxa de lucros a partir da metade dos anos 1980, a taxa de acumulao do capital no foi restaurada, como um efeito dessa caracterstica do neoliberalismo: ser um sistema direcionado para a remunerao dos credores e acionistas (DUMENIL e LEVY, 2005, p.92).

maior clareza, desde que se faa o trabalho de unicar as duas informaes. No dia 23 de maro de 2008, na pgina 31, o mesmo jornal traz a seguinte manchete: METADE DO DINHEIRO J FOI: em intervenes discretas, BC americano jogou no mercado 50% das reservas. Ou seja, as perdas foram do Banco Central e do Tesouro Americano, cuja origem dos recursos remonta lgica imperialista da atuao desse pas na conjuntura internacional. Tais recursos foram emprestados para bancos e nanceiras em diculdades, com a possibilidade inclusive de calote no BC americano.
11

Essa insaciabilidade cou mais explcita no momento da crise nanceira observada no incio de 2008, capitaneada pelas chamadas crises das HIPOTECAS nos EUA. O ttulo da reportagem de O GLOBO no dia 09 de abril de 2008 (p. 19) emblemtico disso: US$ 1 TRILHO PELO RALO. Nessa reportagem aponta-se como as perdas no sistema nanceiro global foram dessa magnitude. Contudo, a reportagem no deixa claro se algum ganhou com essa perda. J em outra reportagem, comea-se a ter

10

O diretor de cinema dinamarqus Lars Von Trier, em seu lme O Grande Chefe, traa um retrato irnico desse processo. Nessa pelcula, uma fbrica no interior de um pas administrada localmente por um funcionrio/representante do dono, que repassa as ordens e diretrizes a serem tomadas pela fbrica via e-mail, j que ele moraria nos EUA. Inclusive as reivindicaes dos trabalhadores so repassadas para o representante, at que a fbrica vai ser vendida para um grupo de outro pas e o tal representante - na verdade o proprietrio - contrata um ator para representar o grande chefe vindo dos EUA, dando um rosto ao

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

21

Marcela Paula de MELO

para os gerentes ou gestores do capital, treinados a (e obrigados a) extrair o mximo de sobre trabalho (mais-valia) no menor tempo possvel. No lugar de um capitalista visvel e palpvel, uma tenso permanente e vigorosa realizada em nome de acionistas abstratos, da ecincia, da eccia, da rapidez na remunerao do capital, que evolui a cada dia num ritmo mais desenfreado e alucinante.

Como mostra Paulani (2007), a hegemonia da frao nanceira da burguesia implica um tremendo arrocho nanceiro por vrias razes:
[...] primeiro porque a taxa de juros paga pelo Estado aos papis pblicos transforma-se no piso a partir do qual todas as demais taxas (que diferem em funo do tipo de operao, prazo e risco) so estabelecidas. Num mundo dominado pelos credores, no faz sentido permitir que o Estado, por conta de problemas no manejo da demanda agregada, opere taxas reais de juros muito reduzidas. Ao mesmo tempo, taxas de juros mais elevadas implicam crescimento das despesas do Estado com servio da dvida e preciso que sobre espao em outras despesas (gastos sociais, investimentos em infra-estrutura) para que esse aumento de despesas possa ser enfrentado. A segunda razo que taxas de inao mais elevadas so sempre prdevedor, e como cabe ao Estado controlar a oferta de moeda preciso que ele no seja constrangido a aument-la indevidamente para fazer em face de gastos descontrolados. A terceira razo que os papis pblicos so ativos nanceiros por excelncia. A garantia do controle dos gastos pblicos, da taxa de inao reduzida e do juro real elevado ao mesmo tempo a garantia da remunerao real desse capital ctcio, como o chama Marx. (p. 78)

zao rpida fonte constante de instabilidade do prprio sistema nanceiro. Contudo, isso no deve levar a teorias catastrostas do sistema capitalista. As graves crises nanceiras enfrentadas no bojo do sistema nanceirizado no indicam que esse sistema estaria beira de um colapso ou coisa parecida. A despeito do enorme vulto de recursos despendidos em cada crise nanceira mundial - sendo a mais recente a crise das hipotecas nos EUA, em 2008 - isso no implica uma mudana substancial na prpria conduo do sistema nanceirizado, sobretudo se considerarmos que grande parte da conta ca com os Bancos Centrais e tesouros nacionais dos vrios pases, ou seja, com recursos do Fundo Pblico, ainda que alguns especuladores possam ter perdas nesse processo.

Snteses provisrias Apesar da claricao do potencial regressivo que representa o regime de acumulao nanceira, sempre ca a pergunta dos porqus da adeso dos governos de muitos pases a tal processo. Longe de tirar as responsabilidades e o carter de opo pelo projeto, preciso apontar o tom processual em que esse regime foi sendo implantado, tendo a trindade de aes no campo estritamente nanceiro como uma espcie de pecados originais desse regime de acumulao. As j amplamente comentadas polticas de liberalizao, de desregulamentao e de privatizao no triplo campo de capitais nanceiros, dos IDE e das trocas de mercadorias e de servios desempenharam um papel institucional fundador para a nova fase da mundializao (CHESNAIS, 2002, p. 37). Assim, as margens posteriores de liberdade eram bem restritas. Mas que que claro: tais processos anteriormente descritos no tiveram procedncia divina; foram frutos de opes polticas concretas dos blocos no poder nas mais variadas formaes sociais. As crises na ordem burguesa so frutos de movimentos inerentes a sua lgica. A sociedade capitalista vive em crises com pequenos ciclos de prosperidade coletiva.
A moderna sociedade burguesa, com suas relaes de produo, de troca e de proprie-

As possibilidades de regulao e controle desse capital tm sido diminudas ao longo dos ltimos 30 anos. Essa liberdade de que dispe o capital portador de juros na busca de valori-

malco patro. No preciso alertar toda sorte de confuses que tal processo traz no mbito daquela fbrica. O anonimato representado por aquele grande chefe - gura atual do capitalista acionista sem rosto - permitia que o verdadeiro dono tomasse todas as medidas impopulares, visando a taxas de lucro cada vez mais intensas e, at mesmo, venda daquela unidade produtiva. Um belo lme.

22

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

dade, sociedade que conjurou gigantescos meios de produo e troca, assemelha-se ao feiticeiro que perdeu o controle dos poderes infernais que ps em movimento com suas palavras mgicas. H mais de uma dcada a histria da indstria e do comrcio , simplesmente, a histria da revolta das foras produtivas modernas contra as condies modernas de produo, contra as relaes de propriedade que condicionam a existncia da burguesia e seu domnio. Basta lembrar as crises comerciais que, repetindo-se periodicamente, ameaam cada vez mais a sociedade burguesa. Nessas crises destrise uma grande parte dos produtos existentes e das foras produtivas desenvolvidas. (MARX e ENGELS, 2000, p. 17)

Depois Marx e Engels perguntam e respondem como a burguesia enfrenta as crises geradas pelas prprias relaes sociais capitalistas. O exemplo da guerra constante, ou nos termos de George W. Bush, guerra preventiva, so contundentes. Assim, a pergunta Como a burguesia vence essas crises?, feita por Marx e Engels (2000, p. 17), por eles mesmos respondida: De um lado, pela destruio violenta de grande quantidade das foras produtivas; do outro, pela conquista de novos mercados e pela intensa explorao dos antigos. Portanto, prepara crises mais extensas e mais destrutivas, diminuindo os meios de evit-las. O aspecto central da compreenso do processo de nanceirizao do capitalismo na atualidade sua funo no aprofundamento da dominao burguesa e aumento da explorao sobre o conjunto da classe trabalhadora. A lgica de valorizao fugaz do capital mediante a dana pelo sistema nanceiro mundial, onde busca investimentos rpidos, seguros e rentveis, implica a intensicao da explorao sobre os trabalhadores. Assim, faz-se necessria a compreenso de que a hegemonia da nana nos anos de neoliberalismo conjuga-se com a conjuntura em que h a hegemonia de um pas no seio da coalizao imperialista, no caso dos EUA. Ao largo desse processo, tambm se conjugam um novo tipo de incentivo participao poltica amplamente funcional e a manuteno da dominao burguesa. As atuais estratgias de subalternizao e conteno da reivindicao

contam com apoio direto de setores da esquerda. Ainda que com diferenas em relao s estratgias da social democracia clssica, a nova esquerda, alm continuar produzindo um consenso subalternizador dos trabalhadores ao projeto do capital, desempenha tambm a funo de conteno das lutas populares no plano interno, seja diretamente - via foras de ordem pblica (poltica, justia etc.) - seja via busca de cooptao com benesses a setores pontuais da classe trabalhadora. Como mostra Fontes (2006), a nova social democracia, ou nova esquerda - em alguns casos sem a vinculao direta com os sindicatos e outros setores populares, embora em outros casos tais vnculos permaneam, como no caso brasileiro do PT/CUT/Fora Sindical/UNE/ setores do movimento negro - torna-se o brao esquerdo do capital, vinculando-se inclusive na consecuo do imperialismo. Tal vinculao se estabelece, sobretudo, com relao lantropia, ainda que batizada agora de responsabilidade social empresarial e transcendendo em muito a mera tarefa assistencial. A tarefa principal a formao de novo homem coletivo, anado no mais com qualquer engajamento antissistmico, mas com a profuso de pequenas melhorias em seu entorno. Assim:
A lantropia imperialista se inspira e se apia em organizaes religiosas, mas no s. Ela tem ainda outro papel: deve impedir que se autonomizem formas de organizao desses trabalhadores, atuando de maneira extremamente seletiva, exatamente ali onde estas possam vir a emergir. Ali onde no conseguem atuar as entidades religiosas, implantam-se formas mais ou menos laicizadas do mesmo teor. No tm nenhum problema em utilizar expresses mais ou menos genricas, caractersticas dos movimentos de organizao dos trabalhadores para exercer sua atividade: solidariedade, voluntariado, ao social, transformao. Tudo passa pelo liquidicador, ou pelo estmago de avestruz dessa esquerda-para-o-capital, sem maiores temores. preciso reconhecer que tal estratgia est coberta de razo: a melhor forma de impedir que a classe se organize, organiz-la a partir da dominao. (FONTES, 2006b, p. 216)

Nesse sentido, a despeito das signicativas perdas para o conjunto da classe trabalhado-

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

23

Marcela Paula de MELO

ra, mediante um fenmeno que alguns analistas tm chamado de um novo populismo regressivo, o projeto neoliberal tem sido hbil em obter um apoio inorgnico e difuso em segmentos pauperizados e desorganizados das classes trabalhadoras tendo por base a revolta desses setores contra o carter historicamente excludente dos direitos sociais, os pssimos servios pblicos, o clientelismo, o nepotismo e o siologismo. (FILGUEIRAS, 2006, p. 202) Pode-se dizer que o projeto neoliberal foi bem sucedido nas metas que se props a alcanar, alm de propiciar a recomposio das taxas de lucro para os setores majoritrios do capital. Essa recomposio aconteceu por meio de aquisies de companhias pblicas de pases perifricos, via polticas de privatizaes, ou por meio do deslocamento de suas unidades produtivas para pases com fora de trabalho qualicada e barata, comparando com os pases centrais. Ou, ento, atuando tambm no ramo das nanas. No obstante os objetivos polticos de recomposio da correlao de foras entre as classes sociais estarem diluindo e adequando aos interesses burgueses o potencial organizativo de partidos, sindicatos e movimentos sociais anteriormente vinculados a um projeto histrico mais favorvel ao conjunto dos trabalhadores, sem dvida foram alcanados. A recomposio organizativa de um projeto antagnico dominao burguesa enfrenta grandes diculdades. Talvez essa quadra histrica se caracterize pela regresso das posies conquistadas pelo conjunto da classe trabalhadora anteriormente, com o aprofundamento da dominao burguesa. A sorte que esse jogo ainda no terminou.

______. (Org.) Finana mundializada. So Paulo: Boitempo. 2005. pp. 35-68. ______. A Teoria do regime de acumulao nanceirizado: contedo, alcance e interrogaes. Economia e Sociedade, Campinas, v.11 n.1 (18). p. 1 - 44, Jan-jun. 2002. ______ . A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. DUMENIL, Gerard e LEVY, Dominique. Neoliberalismo Neo-imperialismo. Economia e Sociedade, Campinas, v.16, n.(1). p. 1-19, abr. 2007. ______ . O neoliberalismo sob a hegemonia norte americana. In: CHESNAIS, Franois (Org.) Finana Mundializada. So Paulo: Boitempo. 2005. p. 85108. FILGUEIRAS Luiz. O neoliberalismo no Brasil: estrutura, dinmica e ajuste do modelo econmico. In: BASUALDO, Eduardo. (Org.) Neoliberalismo y sectores dominantes: tendencias globales y experiencias nacionales. Buenos Aires: CLACSO Libros, 2006. p. 179 -206. FONTES, Virginia. Lnin, O Imperialismo e os desaos contemporneos. Rio de Janeiro. Mimeo (2008). ______ .Imperialismo e classes sociais e conjuntura: capitalismo autnomo? In: Programa de Ps Graduao em Histria - UNIOESTE. (Org.). Histria, Poder e Prticas Sociais. Marechal Candido Rondon: Editora Unioeste, 2006, v. __ p. 209-226. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. O Manifesto comunista. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. OLIVEIRA, Francisco de. A crtica razo dualista/ Ornitorrinco. So Paulo: Boitempo, 2003. PASSOS, Jos Meireles. Bancos americanos podem perder at US$ 1 tri. Jornal O Globo, 16-07-2008, p. 26. PAULANI, Leda. Brasil Delivery: servido nanceira e Estado de emergncia e econmico. So Paulo: Boitempo, 2007. SAUVIAT, Catherine. Os fundos de penso e os fundos mtuos: principais atores da nana mundializada e do novo poder acionrio. In: Chesnais, Franois (Org.) Finana mundializada. So Paulo: Boitempo, 2007, p. 109 -132. Willianson, John. Depois do Consenso de Washington: uma agenda para a reforma econmica na Amrica Latina. 2003. Disponvel em http://www. iie.com/publications/papers/williamson0803.pdf.

Referncias
BOITO JUNIOR, Armando. Estado e Burguesa no capitalismo Neoliberal. Rev. Sociol. Polit., Curitiba, n 28, pp. 57-73, Jun. 2007. CHESNAIS, Franois (Org.). Finana mundializada. So Paulo: Boitempo. 2005. ______. O capital portador de juros. Acumulao, internacionalizao efeitos econmicos e polticos.

24

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

A Finana mundializada e a consolidao da hegemonia burguesa...

Acesso em 20 de outubro de 2007. WOOD, Ellen Meiksins. EL imprio Del capital. Madrid: EL viejo Topo, 2004a.

Emancipao, Ponta Grossa, 9(1): 9-25, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

25

Vous aimerez peut-être aussi