Vous êtes sur la page 1sur 27

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS

PR-REITORIA DE GRADUAO COORDENAO DE ADMISSO DISCENTE

Edital 36/2013 - PROGRAD

Processo Seletivo - 2013/2 - NOVO

PROVA1Linguagens e Cdigos Cincias Sociais Cincias da Natureza Matemtica Lngua Estrangeira PROVA2Redao em Lngua Portuguesa

INSTRUES
O incio da prova est previsto para as 8h30 e o seu encerramento para as 13h. Voc somente poder sair duas horas aps o incio da prova. No se comunique, em hiptese alguma, com outros candidatos. No permitido consulta a apontamentos, livros ou dicionrios. Solicite a presena do fiscal apenas em caso de extrema necessidade. A prova 1 objetiva, com 60 questes de mltipla escolha, com 4 alternativas cada. A prova 2 Redao em Lngua Portuguesa discursiva, portanto dever ser manuscrita, com letra legvel, sendo obrigatria a utilizao de caneta esferogrfica de tinta azul. Ao utilizar o Carto-Resposta, primeiro confira o nmero de sua inscrio e o seu nome. Depois, assine no retngulo adequado (no faa outras anotaes ou marcas). Para marcar as respostas no Carto-Resposta, utilize caneta esferogrfica azul. A resposta final de cada questo dever ser transportada para o Carto-Resposta, sem rasuras. No sero consideradas as respostas que no forem transportadas para o Carto-Resposta. Em nenhuma hiptese ser distribuda duplicata do Carto-Resposta, cuja numerao nica, personalizada e gerada automaticamente. Ao terminar as provas, o candidato ter de devolver para o fiscal: 1)o Carto-Resposta; 2)a Folha de Redao definitiva. Apenas os candidatos que sarem aps as 12h30 podero levar o Caderno de Provas.

RESULTADO-29/07/2013-publicao do resultado na internet (www.pucgoias.edu.br/vestibular). MATRCULA-A matrcula da primeira chamada poder ser efetuada nos dias 31/07/2013 e 01/08/2013, pelo prprio aluno ou por seu procurador legal, que dever dirigir-se Secretaria Departamental do curso. Documentos-O aluno dever apresentar, na matrcula, os seguintes documentos: 1 foto 5x7 recente; 1 fotocpia da Carteira de Identidade; 1 fotocpia do ttulo eleitoral; 1 foto cpia do certificado de reservista;1 fotocpia da certido de nascimento ou casamento; 1 fotocpia autenticada do certificado ou diploma de concluso do Ensino Mdio devidamente registrado; 1 fotocpia

do CPF; 1 fotocpia autenticada do histrico escolar do Ensino Mdio e 1 fotocpia de comprovante de endereo. Para o Curso de Cincias Aeronuticas: 1 fotocpia autenticada do Certificado de Capacidade Fsica (CCF), segunda ou primeira classe, emitido pelo Departamento de Aviao Civil (DAC). Para o Curso de Educao Fsica: Atestado mdico comprovando sua sade fsica e mental. Em caso de Ensino Mdio cursado no exterior: 1 fotocpia autenticada do diploma ou do certificado, com legalizao do consulado brasileiro; 1 fotocpia autenticada da traduo oficial; 1fotocpia autenticada da revalidao do Conselho Estadual de Educao (CEE).

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 02 No texto 1, logo no seu incio, o autor faz referncia a centros cerebrais. Dentro da histologia do sistema nervoso, encontramos clulas importantes como os neurnios; e da neurglia, estruturas celulares de funes auxiliares diversas dos neurnios. A respeito do sistema nervoso, analise as afirmativas a seguir: I-Os neurnios so clulas lbeis, ou seja, apresentam capacidade regenerativa em qualquer fase de sua vida. II-As sinapses so locais de comunicao entre neurnios, e seu funcionamento depende de mediadores qumicos especficos. III-A micrglia, clula da glia, apresenta funo de defesa ao longo do sistema nervoso. IV-Os astrcitos so clulas de proteo responsveis pela origem das meninges que envolvem todo o sistema nervoso. Em relao s proposies analisadas, assinale a nica alternativa cujos itens esto corretos: A()I e II B()I e IV C()II e III D()II e IV QUESTO 03 In the poem written by Augusto dos Anjos (text 1) the word genealogy is mentioned. Read the definition below and from the choices provided, pick out the one with the correct list of words that fill in the gaps in the text: genealogy, the study of family origins and history. Genealogists compile lists of ancestors, 1.......... they arrange in pedigree charts or other 2 . forms. The word genealogy comes from two Greek words one meaning race or family and the other theory or science. 3. is derived to trace ancestry, the science 4 . studying family history. The term pedigree comes from the Latin pes (foot) and grus (crane) and is derived from a sign resembling a cranes foot, used to indicate lines of 5. in early west European genealogies.
(Available on: http://global.britannica.com/EBchecked/ topic/228297/genealogy. Accessed on: 4 Feb. 2013.)

Tendo em vista a caracterstica desta prova a integrao das reas de conhecimento , voc encontrar questes de diferentes disciplinas, explorando um eixo temtico ou uma referncia inicial comum.

ATENO
As questes com numerao repetida so de Lngua Estrangeira e estaro includas no decorrer da prova. Voc dever marcar APENAS as questes da Lngua Estrangeira que assinalou como opo em sua ficha de inscrio.

TEXTO 1 Idealizao da Humanidade Futura Rugia nos meus centros cerebrais A multido dos sculos futuros Homens que a herana de mpetos impuros Tornara etnicamente irracionais! No sei que livro, em letras garrafais, Meus olhos liam! No hmus dos monturos, Realizavam-se os partos mais obscuros, Dentre as genealogias animais! Como quem esmigalha protozorios Meti todos os dedos mercenrios Na conscincia daquela multido... E, em vez de achar a luz que os Cus inflama, Somente achei molculas de lama E a mosca alegre da putrefao!
(ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 15.)

QUESTO 01 Leia os versos a seguir retirados do texto 1, de Augusto dos Anjos: (1)No sei que livro, em letras garrafais,/meus olhos liam! (2)Meti todos os dedos mercenrios/ Na conscincia daquela multido... As relaes metonmicas estabelecidas nos trechos (1) e (2) so idnticas s que se estabelecem em (marque a alternativa correta): A()Adorava ler Jorge Amado. B()O Ayrton Sena foi um grande volante. C()Adora macarro, por isso, comeu trs pratos no restaurante. D()O agricultor precisa de mais braos para terminar a plantao.

A( B( C( D(

) 1 that / 2 written / 3 for this / 4 about / 5 descent ) 1 which / 2 writing / 3 thus / 4 of / 5 descendant ) 1 which / 2 written / 3thus / 4 of / 5 descent ) 1 that / 2 writing / 3 for this / 4 about / 5 descendant

HO N U ASC

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 03 En cuanto a la tonicidad, entre el portugus y el espaol pueden ocurrir algunos fenmenos distintos. Entre ellos estn: palabras llamadas heterotnicas, que son escritas de forma similar en las dos lenguas, pero presentan tonicidad en slabas diferentes; y otras que, aunque homotnicas, son tildadas diferentemente en ambas lenguas. Seale la nica opcin en la que las palabras garrafais, genealogias, protozorios, mercenrios y conscincia estn correctamente grafadas en espaol: A()garrafis, genealgias, protozarios, mercenrios, concincia. B()garrfales, genealogas, protozorios, mercenrios, conscincia. C()garrafales, genealogas, protozoarios, mercenarios, conciencia. D()garrafais, genealogias, protozoarios, mercenrios, conscincia. QUESTO 04 Considere o fragmento do texto 1: E, em vez de achar a luz que os Cus inflama, Somente achei molculas de lama E a mosca alegre da putrefao! O termo Cus pode nos levar a pensar em uma nave espacial deslocando-se da Terra para a Lua. Em um determinado momento, essa nave atrada igualmente pela Terra e pela Lua, isto , a fora gravitacional que a Terra exerce sobre a nave tem o mesmo valor que a fora gravitacional que a Lua exerce sobre a nave. Lembrando-se que a massa da Terra maior que a da Lua, nesse caso esta nave est (assinale a resposta correta): A()mais perto da Terra. B()mais perto da Lua. C()a meio caminho da Terra para Lua. D()em qualquer local, pois a fora gravitacional no depende da distncia. QUESTO 05 No texto 1, pode-se dizer que o poeta, que viveu momentos de profundas conturbaes polticas e sociais, expressa em seus versos as emoes e angustias que o atormentavam. As tenses da realidade presente lhe permitem deduzir que, no futuro prximo, a humanidade regrediria. Nessa perspectiva, destaca-se no cenrio europeu, em 1914, a ecloso de uma guerra de grandes propores. Sobre essa guerra, marque a alternativa correta: A()Foi um conflito entre imprios mundiais. Por isso, milhes de colonos africanos nela participaram como soldados, carregadores de suprimentos, armas e feridos; subalimentados, trabalhavam em excesso e eram frequentemente acometidos por doenas.

B()Apesar das terrveis perdas sofridas na Batalha de Verdun (1916), as baixas de soldados no foram uma grande preocupao para o governo francs, pois, na Frana, ao contrrio de outros pases da Europa, havia uma poltica de incentivo natalidade. Portanto, o nmero de jovens naquele pas era significativamente maior que na Alemanha. C()No final do sculo XIX j era possvel perceber a militarizao crescente da Europa, com os avanos da tecnologia da morte; porm, os governos, os polticos e a sociedade no visualizaram qualquer possibilidade de uma futura guerra. Afinal, a Europa vivia o pice do capitalismo industrial. D()As trincheiras, uma das representaes mais terrveis e desumanas da guerra, que marcou a memria coletiva dos europeus, foram uma estratgia logo abandonada por se mostrarem ineficientes na manuteno da supremacia defensiva. QUESTO 06 Se n o nmero de palavras oxtonas apresentadas no texto 1, ento (n/2)! (n/2 fatorial) igual a (marque a alternativa correta): A()24 B()720 C()120 D()5.040

NHO U C R AS

QUESTO 07 O texto 1, de Augusto dos Anjos, retrata uma angstia acerca da humanidade futura. O interessante observar que essa angstia acaba por colocar o instinto como tema central. Alis, em 1930, uma obra denominada Mal-Estar na Civilizao refletiu sobre o efeito da represso dos instintos agressivos e sexuais dos indivduos e, consequentemente, a sublimao destes. Uma das concluses dessa obra que o preo da civilizao a frustrao, a infelicidade e a neurose. Sobre a afirmao acima, assinale a alternativa que corresponde ao autor dessas ideias: A()Georg Wilhelm Friedrich Hegel B()Martin Heidegger C()Arthur Schopenhauer D()Sigmund Freud

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO C()Poema construdo por vocabulrio complexo e cientfico. Existe no texto uma dramaticidade narrativa: o poeta percorre, da noite at o amanhecer, lugares sombrios de uma cidade. D()Schopenhauer afirma que o mundo o inferno, e os homens dividem-se em almas atormentadas e em diabos atormentadores. Essa uma verdade que nem sempre a poesia quer expressar. Augusto dos Anjos teve medo de mostrar o mundo sem mscaras, sem vus, sem cortinas. QUESTO 10 No ltimo verso do poema de Augusto dos Anjos, encontramos a palavra putrefao, processo de destruio dos tecidos moles de um corpo, pela ao de micro-organismos bactrias, fungos, protozorios com produo de lquidos e vrios gases, como o sulfeto de hidrognio, o dixido de carbono, o metano, a amnia, o dixido de enxofre e o hidrognio. Esse processo, associado fermentao anaerbica, libera produtos ricos em cidos graxos volteis, em especial os cidos burtico e propinico. Sobre a putrefao e as substncias qumicas citadas acima, assinale a nica alternativa correta: A()O sulfeto de hidrognio, o dixido de carbono e o dixido de enxofre so molculas apolares e apresentam geometria angular. B()Os cidos butrico e propinico so compostos insaturados que podem ser obtidos a partir da oxidao total de lcoois secundrios. C()O valor da soma dos nmeros de oxidao apenas dos tomos de nitrognio nas seguintes espcies + qumicas:NH ,NO 3 3 (amnia), NH 4 ,N2 2 ,H NO igual a +2. D()Numa reao de combusto completa de 32g de gs metano, em condies ideais, so consumidos 22,4L de gs oxignio.

QUESTO 08 Considere o fragmento extrado do texto 1: Como quem esmigalha protozorios Meti todos os dedos mercenrios Na conscincia daquela multido... Analise atentamente as afirmaes abaixo, sobre protozorios: I-So seres unicelulares, na maioria heterotrficos, mas com formas autotrficas e com mobilidade especializada, sendo este o principal critrio utilizado para definir sua classificao na taxonomia. II-Apresentam um sistema locomotor desenvolvido, que conta com o auxlio de clulas especializadas, denominadas citstoma. III-So obrigatoriamente heterotrficos e se alimentam principalmente de matria orgnica em decomposio. IV-Esses micro-organismos de vida livre esto presentes em muitos ambientes, mas alguns levam vida parasitria, causando doenas em animais, inclusive no homem. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica as afirmaes verdadeiras: A()I e II B()I e IV C()II e III D()II e IV QUESTO 09 Augusto dos Anjos (texto 1) um poeta incomparvel na Literatura brasileira. Sua obra a soma do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo e de outros ismos da segunda metade do sculo XIX e incio do sculo XX. Considerado poeta do mau gosto, do escarro, dos vermes, do feio, do grotesco, do hediondo, embora no tenha conhecido os preceitos do Expressionismo movimento vanguardista surgido na Alemanha, em 1910 , sua obra apresenta traos dessa tendncia da Vanguarda europeia. Seus temas so igualmente inquietantes e expressionistas: a podrido dos cadveres, os vermes, as substncias qumicas que compem e decompem o corpo humano, a prostituio, a ingratido, a traio, a falta de tica e a necessidade de mudanas. Considerando o poema Idealizao da Humanidade Futura, marque a alternativa verdadeira: A()O poema choca pela agressividade do vocabulrio, pela interpretao trgica e angustiante da matria, da existncia, do homem, da vida, da morte, numa viso mstica prpria do Simbolismo. B()O texto expressa um retrato realista de uma sociedade movida pela mosca alegre da putrefao, pela falta de tica, pela ganncia, pelo egosmo e pelo lucro.

QUESTO 11 Com base na leitura dos versos Homens que a herana de mpetos impuros/ Tornara etnicamente irracionais retirados da primeira estrofe do texto 1, leia atentamente as afirmaes constantes nas alternativas abaixo e marque a correta: A()Nos primrdios da histria da sociedade humana, o indivduo se identificava com o cl e a aldeia em que vivia. O isolamento dos grupos tnicos limitava as possibilidades de conhecimento e absoro de valores e caractersticas culturais diferentes. Isto acontecia s em ocasies de guerras e conflitos entre os povos. B()O Brasil um pas em pleno desenvolvimento e j considerado uma das grandes economias mundiais. A acelerao da economia vivida nos ltimos anos proporcionou o aumento de vagas nas universidades e de emprego para os jovens brasileiros. Esse fenmeno influenciou na diminuio da

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO violncia e do consumo de drogas entre os jovens, e destacou o pas no cenrio mundial, por ter diminudo inclusive os ndices de preconceito tnico. C()O aumento da violncia no Brasil nos ltimos anos no est somente vinculado ao consumo das modernas drogas sintticas, mas principalmente herana tnica do pas. A miscigenao, embora pequena, impediu uma homogeneidade da cultura e gerou indivduos de alta periculosidade, totalmente irracionais, que tm cometido crimes com requinte de violncia e crueldade, noticiados diariamente pelos meios de comunicao. D()A viso etnocntrica avalia o mundo e os diferentes grupos tnicos a partir de valores e de padres de comportamento aceitos pelo seu prprio grupo. Por isso, ela tem servido para justificar a opresso de comunidades tnicas distintas e a conquista de povos e territrios por grupos que se consideram superiores. QUESTO 12 Considere os mesmos versos da questo anterior. A informao contida neles pode ser aplicada ao racismo norte-americano. Grupos de brancos racistas, aps a abolio da escravatura, chegaram a organizar uma entidade paramilitar denominada Ku-klux-klan, que promovia a violncia contra os negros. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta: A()A questo da abolio da escravatura foi resolvida de maneira relativamente pacfica na histria norte-americana, pois cada estado da confederao possua autonomia para decidir. Esses grupos racistas surgiram, no fundo, em defesa do seu direito de deciso livre, contra a imposio da Casa Branca. B()A questo da abolio da escravatura norte-americana foi oficialmente resolvida durante o processo de independncia, em consequncia do engajamento dos negros nas batalhas. O primeiro artigo da constituio dos Estados Unidos, que afirma a igualdade de todos os homens, uma comprovao disso, e esses grupos racistas eram contrrios a tal artigo. C()A questo da abolio da escravatura nos Estados Unidos foi um tema controverso, que teve seu desfecho com a eleio de Abraham Lincoln para a presidncia da Repblica. A proclamao da emancipao levou o pas a uma grande guerra interna, e esses grupos racistas expressavam, de alguma maneira, a ideologia dos derrotados. D()A questo da abolio da escravatura nos Estados Unidos foi um tema marcado por grandes debates, cuja deciso se prorroga at que Malcolm X e Martin Luther King se levantaram na defesa dos direitos civis da populao negra. Os grupos racistas se posicionaram ostensivamente nesses debates e foram responsveis diretos pelo assassinato desses lderes negros.

HO N U C R AS

TEXTO 2 BOBO PLIN (cantando) [...] E o ponto magntico, a estrela mais brilhante no cu azul, na roupa de cetim do histrio mecnico que sem arrependimento, falador, falastro, bufo, matraca constante, arauto da iluso apregoou triunfante, apregoou triunfante as vantagens de dormir, comer, trabalhar, trabalhar, comer, dormir, trabalhar, trabalhar, trabalhar (BIS) na segurana do contrato, com a doena, com a velhice, com a morte. Trabalhar, trabalhar, trabalhar. Estrelas, estrelas estrelas, estrelas mil e uma uma em mil. Ser? Ser? Ser? Ser?...
(MARCOS, Plnio. Balada de um palhao. Edio do Autor, 1986, p. 43-44.)

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO A()Karl Marx (1818-1883) foi um dos mais influentes pensadores do sculo XIX, que explicou o mecanismo da explorao capitalista e definiu o conceito de mais-valia. A toda jornada de trabalho corresponde uma renumerao que permite a subsistncia do trabalhador. B()Durante o capitalismo comercial, perodo em que a produo de mercadorias era essencialmente artesanal, o que realmente interessava era o comrcio. Valorizava-se tudo que pudesse ser vendido com muito lucro. Nesse perodo, os trabalhadores eram bem renumerados e recebiam valiosas gratificaes quando da realizao de um negcio, o que deu origem comisso por venda de produtos. C()No sistema capitalista, as indstrias e fbricas utilizam um modelo de distribuio de tarefas entre os operrios. Essa prtica a mais eficiente para aumentar e ao mesmo tempo baratear a produo. Esse procedimento chamado de diviso territorial do trabalho. D()O regime assalariado a relao de trabalho mais adequada ao capitalismo, pois garante ao trabalhador um contrato por meio da assinatura da carteira de trabalho. Dessa forma, no se explora o trabalhador, proporcionando-lhe uma renumerao mensal que lhe permite o acesso aos bens de consumo e possibilidade de acumular capital. No capitalismo, a medida que aumentam seus lucros, as empresas os compartilham com seus trabalhadores. QUESTO 16 Dependendo do contexto, uma mesma palavra pode ter significados diferentes. No caso do texto 2, o fragmento trabalhar, comer, dormir, trabalhar, trabalhar, trabalhar remete ao conceito de trabalho. Na Fsica, essa palavra pode ter um significado que no o mesmo do cotidiano das pessoas. Consideremos um bloco de massa m = 8 kg sendo puxado para cima por meio de um fio vertical, inextensvel e de massa desprezvel. O bloco se desloca com acelerao constante de 2 m/s2 para cima. Considerando-se que no bloco atuam somente a trao exercida pelo fio e a fora gravitacional, o trabalho realizado por essa fora de trao para suspender o bloco a uma altura de 5 metros (assinale a resposta correta): Dado: acelerao da gravidade = 10 m/s2 A()480 J B()400 J C()80 J D()zero

QUESTO 13 O texto 2, de Plnio Marcos, apresenta algumas palavras que so pouco comuns no cotidiano. A palavra falastro, por exemplo, significa aquele que fala demais e comete indiscries. A palavra bufo significa bobo. Considerando-se o contexto em que a palavra histrio (5o verso da 1a estrofe) aparece no texto, infere-se que o seu significado o de (assinale o item cuja resposta a correta): A()objeto motorizado que compe o cenrio circense. B()comediante. C()palco. D()rob que foi programado para declamar poemas. QUESTO 14 Considere o trecho extrado do texto 2: com a doena, com a velhice, com a morte. O trecho acima, retirado do texto de Plnio Marcos, cita trs situaes associadas vida. Considerando-se cada uma delas, analise os itens abaixo: I-Conceituamos apoptose como uma morte celular induzida, normalmente relacionada a processos patolgicos associados velhice. II-O conceito de sade, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), est definido como bem-estar fsico, social e mental. III-A necrose um processo fisiolgico responsvel por uma morte celular programada. IV-Algumas patologias esto associadas, na maioria das vezes, idade, dentre elas Doena de Parkinson e o Mal de Alzheimer. Em relao s proposies analisadas, assinale a nica alternativa cujos itens esto corretos: A()I e II B()I e IV C()II e III D()II e IV QUESTO 15 Considere o fragmento extrado do texto 2: as vantagens de dormir, comer, trabalhar, trabalhar, comer, dormir, trabalhar, trabalhar, trabalhar (BIS) na segurana do contrato, com a doena, com a velhice, com a morte. Esse fragmento nos remete anlise das relaes de trabalho estabelecidas no sistema capitalista. Quanto a essas relaes, assinale a alternativa correta:

NHO U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 17 O verso Trabalhar, trabalhar, trabalhar! repetido como um refro no texto 2, pode suscitar questionamentos acerca dessa importante atividade humana: o trabalho. Durante grande parte da histria ocidental os homens trabalharam para viver. Entretanto, com o capitalismo moderno, criou-se uma nova tica do trabalho livre, que definiu e imps um modelo de organizao racional de trabalho em que os homens passaram a viver para trabalhar. No Brasil oitocentista, apesar de escravagista, a elite liberal tambm abraou, adaptou e apregoou esse iderio liberal europeu. A respeito do trabalho no Imprio brasileiro, analise as afirmativas a seguir: I-Os trabalhadores europeus, imigrantes, eram vistos como superiores aos trabalhadores nacionais, melhor preparados tecnicamente e aptos para o trabalho da lavoura. Por isso, recebiam terras do governo imperial e se tornavam grandes proprietrios. II-Nas provncias do Imprio encontrava-se uma camada de lavradores muito pobres e uma numerosa populao alijada de quaisquer meios de subsistncia, formada por homens livres pobres, escravos e ndios a servio da derrubada de mata virgem para a produo agrcola. III-O trabalho escravo foi largamente utilizado na grande e na pequena lavoura, associado ao desempenho da mo de obra livre, especialmente na produo agrcola destinada ao abastecimento interno. IV -Os trabalhadores livres e pobres, apesar de serem vistos como despreparados, no foram marginalizados no trabalho regular da lavoura. Foram criadas escolas profissionalizantes para redimi-los dos maus hbitos e regener-los pela prtica do trabalho. Em relao s proposies analisadas, assinale a nica alternativa em que os itens esto corretos: A()I e II B()I e IV C()II e III D()II e IV QUESTO 18 Os astrnomos medem o brilho de uma estrela por meio de um dispositivo de clculo chamado de Escala de Fechner (1801-1887), dado pela frmula m = c 2,5log (I), onde m a medida do brilho, denominada magnitude aparente, I a energia luminosa recebida pelo olho e c uma constante. Suponha que as estrelas Betelgeuse e Vega tenham, respectivamente, magnitudes aparentes de 0,9 e 0,1. Assinale a nica resposta correta: A()A energia recebida de Vega pelo olho maior que a energia recebida de Betelgeuse. B()Betelgeuse menos brilhante do que Vega. C()A razo das energias irradiadas entre Vega e Betelgeuse e 0,125, onde e = 2,71. D()Sirius, cuja magnitude aparente -1,6, 10 vezes mais brilhante que Vega.

QUESTO 19 Balada de um Palhao, de que faz parte o texto em estudo (texto 2), reflete o pensamento de Plnio Marcos escritor smbolo da luta contra a censura e as injustias sociais acerca da tica nas relaes de trabalho, dos movimentos sociais, da corrupo, da violncia e da necessidade de mudanas. evidente o tema social as relaes entre capital e trabalho, explorador e explorado na discusso travada pelos palhaos Bobo Plin (um sonhador fascinante) e Menelo (smbolo do capitalista selvagem, pragmtico). Enquanto este preocupa-se em, com os lucros, escapar da falncia ainda que a custo da explorao do trabalhador, aquele busca a felicidade e o resgate da alma, perdida no deserto das relaes de trabalho, em que se forado a fazer aquilo em que no se acredita, que no se deseja fazer. Tomando por base o texto lido e esta assertiva, assinale, dentre as alternativas a seguir a correta: A()O debate entre Bobo Plin e Menelo revela o desacerto, nos tempos modernos, do ser humano perdido entre a dura realidade e a necessidade de sonhar e viver melhor, forado a conviver com a falta de perspectiva, com a ausncia de oportunidades, com os caminhos estreitos da opresso, da violncia, do desamor e a conviver com seres que no conhecem o valor e a necessidade de se possuir uma alma e de acreditar no poder do amor e do sonho. B()Est explicito na pea de Plnio Marcos que o palhao Bobo Plin tem um plano mais consistente para vencer a realidade marcada pela violncia e pela corrupo. C()O texto teatral de Plnio Marcos pode sugerir que Bobo Plin no sucumbe, porque no recorre s velhas graas, aos mesmos trabalhos, aos mesmos truques e piadas infames. D()Em Balada de um Palhao, Bobo Plin um vencedor, pois derrota a tradio e consegue promover mudanas.

HO N U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO

QUMICA 20 Observe as expresses destacadas no fragmento abaixo, do texto 2, excerto de Balada de um Palhao, de Plnio Marcos: E o ponto magntico, a estrela mais brilhante no cu azul, na roupa de cetim do histrio mecnico [...] Cada afirmativa a seguir retoma uma dessas expresses. Analise-as e assinale a alternativa correta: A()O magnetismo um fenmeno que ocorre em metais e ligas metlicas envolvendo principalmente os elementos de transio. A magnetita, Fe3O4, um minrio de ferro que apresenta magnetismo natural. A liga metlica chamada de alnico (formada por alumnio, nquel e cobalto) apresenta magnetismo mais forte que o Fe3O4. Sobre os metais de transio, sua principal caracterstica o fato de no seguirem risca a regra de distribuio eletrnica, o que implica dizer que o nmero de seu grupo no corresponde necessariamente ao nmero de eltrons na camada de valncia do elemento. B()A colorao azul do cu durante o dia origina-se na interao da radiao eletromagntica com as espcies qumicas da atmosfera, num processo chamado de disperso da luz. A luz do sol interage com os eltrons das camadas de valncia das molculas, e a colorao azul a mais dispersa. Sobre os eltrons da camada de valncia de tomos, que descreveu como eltrons saltadores, Bohr props uma srie de postulados. Esses eltrons podem absorver energia recebida do ambiente e mudar o seu nvel eletrnico, dando origem a um tomo no estado excitado, que, em funo disso, realiza uma ligao qumica com outra espcie, tomo, on ou molcula. C()As estrelas so muito semelhantes ao sol de nosso sistema solar. Contm cerca de 90% de hidrognio e aproximadamente 10% de hlio; outros elementos esto presentes em quantidades muito pequenas, no chegando a 1% da sua massa total. O brilho e a temperatura intensos de uma estrela devem-se principalmente reao de fisso nuclear, processo no qual ocorre a quebra do ncleo atmico do hlio, He, produzindo dois tomos de hidrognio, H, da a grande quantidade de H presente na atmosfera de uma estrela. D()O cetim um tecido de seda macio e brilhante. Pode ser de seda natural ou de uma mistura da seda com nilon, um polmero sinttico, da classe dos polmeros de adio. TEXTO 3

HO N U C R AS

S de Sacanagem Meu corao est aos pulos! Quantas vezes minha esperana ser posta prova? Por quantas provas ter ela que passar? Tudo isso que est a no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que ns, para cuidar gratuitamente da sade deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu no posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiana vai ser posta prova? Quantas vezes minha esperana vai esperar no cais? certo que tempos difceis existem para aperfeioar o aprendiz, mas no certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu corao est no escuro, a luz simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha me, minha av e os justos que os precederam: No roubars, Devolva o lpis do coleguinha, Esse apontador no seu, minha filha. Ao invs disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. At habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lgica ainda insiste: esse o tipo de benefcio que s ao culpado interessar. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel f do meu povo sofrido, ento agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. S de sacanagem! Diro: Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba e vou dizer: No importa, ser esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmo, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso fregus. Com o tempo a gente consegue ser livre, tico e o escambau. Diro: intil, todo o mundo aqui corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal. Eu direi: No admito, minha esperana imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que no d para mudar o comeo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!
(LUCINDA, Elisa. Disponvel em: www.youtube. com/watch?v=3Z59 NIMVW2w. Acessado em: 18 dez. 2012.).

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 21 A palavra sacanagem, em geral, est associada ao sentido negativo de devassido, bandalheira, libertinagem, deslealdade. A sacanagem a que o enunciador do texto 3 se refere consiste em praticar a honestidade mais do que j se pratica, contrariando o sentido negativo. O uso paradoxal e irnico da palavra sacanagem no texto justifica-se pelo fato de que (aponte a resposta correta dentre os itens abaixo): A()algumas pessoas consideram normal agir contra a tica porque essa uma prtica antiga no Pas. A sacanagem, ento, justamente uma forma de contrariar essas pessoas. B()certos atos desonestos devem ser retribudos com aes tambm desonestas e desleais pelas pessoas mais justas. A sacanagem, portanto, uma forma de agir como age o infrator. C()vrias pessoas j se cansaram de assistir a prticas ilcitas; por isso, autorizam o enunciador a utilizar palavres em seus poemas. A sacanagem, assim, as ajuda a aliviarem a insatisfao causada por tais prticas. D()todos os roubos realizados no Brasil desde Cabral constituem aes perversas, porque retiram das pessoas a possibilidade de terem educao e sade adequadas. A sacanagem, dessa forma, seria uma ridicularizao do processo colonizador do Brasil. QUESTO 22 Meu corao est aos pulos a frase que d incio ao texto 3. Sabemos que o corao humano um rgo musculoso que apresenta quatro cavidades: dois trios e dois ventrculos e a bomba propulsora do sistema circulatrio. No entanto, existem diversas patologias que podem afetar esse sistema, promovendo alteraes nos vasos sanguneos, no sistema linftico e no funcionamento do corao. Nas alternativas abaixo, marque apenas a proposio que contm somente patologias relativas aos vasos sanguneos: A()Embolia, varizes e aterosclerose. B()Angina, infarto do miocrdio e arteriosclerose. C()Bradicardia, taquicardia e insuficincia cardaca. D()Varizes, angina e infarto do miocrdio. QUESTO 23 In the text S de Sacanagem (text 3) the issue of corruption is presented. Choose the alternative which best describes the authors reaction to this problem. The author is: A()pessimistic and apathetic B()upset and concerned C()emotional and biased D()bored and indifferent

QUESTO 23 Elija, entre las opciones a seguir, la nica que trae una traduccin adecuada para la ltima frase del texto 3 (Sei que no d para mudar o comeo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!): A () Se que no d para mudar lo comiezo mas, se la gente quisier, va dar para mudar lo final! B ( ) S que no da para cambiar el comienzo mas, si uno quiere, da para cambiar el final! C()Se que no da para alterar lo comiezo pero, si uno quisier, va a dar para alterar lo final! D ( ) S que no da para mudar el comiezo pero, si la gente quiere, da para mudar lo final! QUESTO 24 No texto 3, S de Sacanagem, a autora faz um desabafo sobre valores. A todo tempo estamos emitindo juzos de valores, sejam estticos, religiosos, econmicos, morais ou outros. E no podemos esquecer que o ato moral tambm social, o que nos torna responsveis perante os outros por todas as escolhas que fazemos. Dessa forma, importante pautar nossas aes em atos justos. Infelizmente, a atitude correta no algo que faz parte do nosso dia a dia, pois esbarra na cultura da corrupo. Pode-se observar isso no seguinte caso: estou com uma turma, num bar, bebendo cerveja. Depois, me levanto, pego o meu carro e vou embora, dirigindo, na crena de que, se qualquer coisa acontecer, sempre posso dar um jeitinho. Sobre os valores morais e a cultura da corrupo, assinale a alternativa correta: A()O que caracteriza fundamentalmente o agir humano a capacidade de antecipao ideal do resultado a ser alcanado. Por isso, o ato moral um ato voluntrio, ou seja, um ato de desejo, que surge com toda a sua fora e exigncia de realizao. importante seguir o impulso do desejo sempre que ele se manifesta; afinal, essa primeira impresso possibilita a existncia de uma sociedade mais justa. B() Ningum nasce com a moral. Na verdade, a educao comea pela heteronomia (aceitao das regras dadas externamente), em que as regras morais so introjetadas sem crtica, at que se possa alcanar a autonomia (capacidade de decidir por si mesmo), tpica da maturidade. Nota-se a importncia da mensagem de Elisa Lucinda: a luz simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha me, minha av e os justos que os precederam: No roubars, Devolva o lpis do coleguinha, Esse apontador no seu, minha filha. C()O desenvolvimento moral se restringe apenas questo tica. o prprio sujeito que indaga sobre suas escolhas de vida, que tipo de pessoa gostaria de ser. Portanto, cabe ao prprio homem, numa relao interpessoal, descobrir o caminho certo, justo, tico. A prpria Elisa Lucinda retrata, nas entrelinhas do seu texto, que a possibilidade de se viver em um pas tico depende dela, e no dos outros.

HO N U C R AS

10

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO C()A aliana da monarquia portuguesa com o clero, que, interessado em expandir a f, executou grandes campanhas para o financiamento das expedies martimas ainda no perodo medieval. D()A aliana dos reis com a burguesia portuguesa, ainda na Idade Mdia, possibilitou a centralizao do poder governamental e a organizao das navegaes. QUESTO 27 Leia atentamente cada uma das afirmaes abaixo sobre o texto 3, S de Sacanagem, de Elisa Lucinda, analisando-as quanto classificao dos gneros/forma do texto: I-Caracteriza-se como um poema em prosa, com elementos da crnica, como ritmo acelerado, atualidade do tema, senso de humor e elevado teor crtico. II- uma crnica porque aborda tema cotidiano e todas as ideias convergem para um final feliz. III-No se trata de uma crnica porque, apesar de explorar tema do cotidiano seus pargrafos no apresentam unidade, so apenas blocos desconexos. IV-Trata-se de uma prosa potica que se aproxima da crnica, pelo tema abordado, pela linguagem sugestiva, analtica, astuta e convidativa. Esto corretos os itens: A()I, II e IV B()I e III C()I, III e IV D()I e IV QUMICA 28 A imortalidade, qualidade da esperana do enunciador do texto de Elisa Lucinda (texto 3) uma aspirao do homem, sempre inconformado com a sua finitude. A Qumica pode ainda no ter encontrado o elixir da longa vida, mas certamente tem contribudo muito para o aumento da expectativa e da qualidade de vida das pessoas, com a produo de medicamentos, cosmticos, suplementos alimentares que auxiliam na manuteno de um corpo mais saudvel. Um exemplo o uso de vitaminas. Avitamina E um antioxidante muito til a pessoas que praticam atividades fsicas e esportivas. Durante exerccios intensos e depois deles, ela favorece a funo imune e reduz os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres. J a vitamina Cfacilita a absoro de ferro, ajudando a prevenir a anemia ferropriva; participa de diversas funes fisiolgicas: sntese do colgeno e consequente rejuvenescimento da pele, fortalecimento de gengivas, preveno de cries dentrias e tem funo antioxidante. Combate os radicais livres produzidos pelo organismo devido ao fumo, ao stress, m alimentao e aos resduos alimentares, e estimula o sistema imunolgico.

D()De acordo com Aristteles, se o individuo praticou um ato bom, ele pode ser reconhecido como um indivduo virtuoso. Assim, o imprescindvel que o homem desenvolva pelo menos uma atitude boa. importante que o indivduo reconhea que o corpo o responsvel por nossos desejos e por nossas paixes, que nos desviam do caminho para o bem. Aristteles defende a necessidade de purificao do mundo material, sensvel, para se alcanar a Ideia de Bem. QUESTO 25 No incio do texto 3, encontra-se o seguinte fragmento: Meu corao est aos pulos! Quantas vezes minha esperana ser posta prova? O termo corao aos pulos pode indicar maior consumo de energia para o seu funcionamento. De acordo com os conceitos de energia, analise as afirmativas a seguir: I-A fora de trao exercida por um barbante inextensvel que sustenta a bola de um pndulo simples, o qual oscila em um plano vertical, no realiza trabalho sobre a bola. No entanto, a fora da gravidade realiza. II-A fora da gravidade terrestre sempre realiza trabalho sobre um satlite com rbita circular em torno da Terra. III-Se dois objetos possuem energias cinticas iguais, eles necessariamente possuiro o mesmo valor para seus momentos lineares. De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contm somente proposio(es) correta(s): A()I B()I e II C()I, II e III D()II e III QUESTO 26 Considere o fragmento retirado do texto 3: Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba. A autora se refere ironicamente ao pedido de um favor feito por Caminha ao rei D. Manuel no final da carta em que anuncia o achamento do Brasil. Sobre os fatores que possibilitaram essas viagens e geraram o pioneirismo lusitano no processo de expanso martima, assinale a alternativa correta: A()A aliana da monarquia portuguesa com os rabes, exmios na arte da navegao desde a Antiguidade, que possibilitou a formao dos primeiros capites da marinha lusitana. B()A aliana dos reis com a nobreza portuguesa, no incio da Idade Moderna. Por no possuir terras frteis disponveis, a nobreza buscava lugares onde pudesse se estabelecer e produzir especiarias.

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO

11

HO HO O HO

TEXTO 4 Esto procura de alguma coisa. Ou uma empresa que sabe estarmos a fazer alguma investigao que lhes interessa e querem roubar as ideias, ou algum acadmico menos escrupuloso que quer saber o que o colega anda a estudar, ou... um organismo do governo. Polcia, queres tu dizer? Por exemplo. Tambm pode ser um poder estrangeiro a querer espionar-nos. Mas no acredito, nem na hiptese da empresa acredito. Muito menos na do acadmico espio. Isto uma cobertura de fortssima intensidade, tapa tudo. Estive antes no departamento de lingustica onde tenho uma amiga, hum! Experimentei o computador do gabinete dela e tinha o mesmo manto por cima. de tal potncia que s pode ser o governo a espionar, apenas eles tm tanto poder de fogo para cobrirem a universidade inteira... FBI? Um desses. H tantos organismos... A questo , porqu? Isso nem tu podes saber lanou Larry, de peito apertado. Posso tentar saber, no o que procuram, claro, mas em que reas procuram e quais os meios. Conheo bem os nossos sistemas de segurana, alguns foram inventados aqui. Com modstia digo e tu sabes, contribu para os testar e melhorar alguns, por isso sei. Posso ver quais os buracos pelos quais eles entraram, por exemplo. Isso seria interessante disse Larry. Podes brincar ao gato e ao rato com eles? Poder posso, mas no quero. Atrair o seu interesse? Sempre nos ensinaram que se queremos fazer investigao sria devemos ser opacos, seno invisveis. Nem tenho tempo para brincadeiras. Mas estou tentado a descobrir por onde eles entram, isso vou. Sempre se aprende alguma coisa mais. E tapar-lhes a entrada por vingana desta perda de tempo, nem que seja por umas horas. Os filhos da puta vo ficar doidos de raiva quando perceberem que no conseguem entrar no nosso sistema. Vo mesmo ficar verdes de raiva, te garanto...
(PEPETELA. O Terrorista de Berkeley, Califrnia. Lisboa: Dom Quixote, 2007, p. 80-81.)

O OH

Frmula estrutural da vitamina C


CH3 H3C HO CH3 O CH3 CH3 CH3 CH3 CH3

Frmula estrutural da vitamina E (alfa-tocoferol) Sobre as vitaminas C e E, assinale a nica alternativa correta: A()Os grupos hidroxila presentes justificam a hidrofilia das duas vitaminas. B()Das duas frmulas anteriormente transcritas, apenas a da vitamina E apresenta o grupo funcional caracterstico da funo fenol. C ( ) Todas as hidroxilas da vitamina C esto ligadas a tomos de carbono quirais. D()A frmula molecular da vitamina E C29H50O2; portanto, em sua composio centesimal, a maior porcentagem verificada do elemento hidrognio.

HO N U C R AS

HO N U C R AS

12

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 31 In text 4 the characters have a discussion on who is carrying out an investigation on the Internet. Read the sentences below and select the correct alternative: I-The characters present four hypotheses for the people who may be carrying out the investigation. II-The characters exclude two of the possibilities. III - The characters want to know the reason for the investigation, but they dont know how to access the security systems. IV-The characters want to try to block the investigators access to the university security systems. A()I, II B()I, III C()I, IV D()II, IV QUESTO 31 Los personajes de Pepetela en ese dilogo se tutean se tratan por t lo que en espaol da la idea de cercana entre los personajes. Seale la alternativa que presenta las formas pronominales correspondientes a la segunda persona del singular para sujeto, complemento directo, complemento indirecto, pronombre posesivo y adjetivo posesivo respectivamente. A()T, te, te, tuyo, tu B()T, te, te, tu, tuso C()Tu, te, le, teu, t D()T, te, tuyo, te, te QUESTO 32 O texto 4, de forma ficcional, demonstra-nos uma realidade que a sociedade norte-americana tem vivido neste novo sculo: um clima de medo irracional e a mobilizao do governo para combater o inimigo imaginrio. Explicam alguns estudiosos que essa situao foi desencadeada com o fim da Guerra Fria, que, coincidentemente, ocorreu com o processo de globalizao e a revoluo tecnolgica da informao. Essas transformaes teriam garantido aos Estados Unidos a supremacia tecnomilitar e o convencimento da superioridade de seu sistema poltico, sedimentado na democracia. Esses fatores passaram a nortear a sua poltica externa e interna. Analise os itens abaixo, quanto sua correo sobre esse cenrio: I-A globalizao permitiu migraes internacionais, sobretudo, das economias pobres para as mais ricas, em especial para os Estados Unidos, reforando a hostilidade e resistncia ao outro, visto como ameaa identidade cultural coletiva. II-Aps 1989, com a derrocada do comunismo, a poltica de disseminao da democracia, implementada pelos Estados Unidos para criar uma nova ordem mundial, agravou os conflitos tnicos, produziu a desintegrao de regies multinacionais ou multicomunitrias e despertou ressentimentos.

QUESTO 29 Leia as sentenas a seguir retiradas do texto 4: I-[...] sempre nos ensinaram que se queremos fazer investigao sria devemos ser opacos, seno invisveis. II-[...] vo mesmo ficar verdes de raiva. Sobre as palavras e expresses destacadas nas sentenas, correto afirmar que: A()apresentam-se em sentido figurado nos contextos em que aparecem. B()expressam as frustaes e as esperanas do enunciador do texto. C()criam ambiguidades intencionais na sequncia narrativa. D()revelam-se insuficientes para expressar o sentido pretendido por quem as usou. QUMICA 30 O texto 4, fragmento de O Terrorista de Berkeley, Califrnia, de Pepetela, apresenta-nos o dilogo de dois personagens sobre a possvel identidade de um espio que lhes invadiu o sistema, tematiza sobre a tecnologia da informao, fundamental em nosso cotidiano. O silcio um elemento qumico fundamental na fabricao de chips e processadores. Um substituto do silcio, o grafeno, uma substncia resultante do isolamento de uma nica folha de grafite o mesmo utilizado em lpis e lapiseiras, porm em estado mais puro. Em condies ideais, o grafeno pelo menos 20 vezes mais rpido que o silcio, principal base para a criao de circuitos integrados, transstores e chips de computador. Entretanto, apesar de o grafeno poder ser usado como semicondutor para possivelmente substituir o silcio, sua viabilidade para a produo em larga escala ainda baixa. Assinale a nica alternativa correta: A()Grafite e diamante so exemplos de formas alotrpicas do carbono. B()Carbono e silcio esto no mesmo grupo da tabela peridica, portanto apresentam a mesma camada de valncia. C()O valor da soma dos nmeros de oxidao do carbono nas seguintes espcies qumicas CO , 2, CH 4 -2 CO igual a +6. 3 D()O nmero de tomos presente em 28 g de silcio o mesmo nmero de tomos presente em 6 g de carbono.

NHO U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO III-A partir do final do sculo XX, presenciou-se o ressurgimento do nacionalismo, que provocou o aparecimento de extremismos tnicos, e a histria tem mostrado que todos os movimentos sociais do novo sculo tm sido bem-sucedidos em instaurar a democracia atravs da negociao poltica. De acordo com os itens analisados, marque a nica alternativa que contm todas as proposies corretas: A()I e II B()I , II e III C()I e III D()II e III QUESTO 33 O computador, citado no fragmento do texto 4, Experimentei o computador do gabinete dela e tinha o mesmo manto por cima, nos remete a um equipamento altamente presente nas casas de milhes de pessoas e que, geralmente, funciona por meio de energia eltrica. Quando temos cortes longos no fornecimento de energia eltrica, podemos perceber a dependncia que temos desse tipo de energia. De nada nos adiantam os computadores com seus incrveis aplicativos. A geladeira perde sua principal funo, conservar os alimentos. Nem mesmo podemos tomar um banho quente usando o chuveiro eltrico. Considere um chuveiro eltrico cuja tenso e potncia de operao so, respectivamente, 220 V e 4.840 W funcionando com essas especificaes e analise as afirmativas: I-A resistncia do chuveiro de 22 . II-A corrente eltrica que passa pelo chuveiro de 22 A. III-A energia eltrica consumida por esse chuveiro, em um banho de 30 minutos, ser de 2,42 kWh. IV-Se um kWh de energia eltrica custa R$ 0,50, o gasto mensal (30 dias) com esse chuveiro, considerando que ele permanece ligado durante duas horas por dia, ser de R$ 145,20. Em relao s afirmativas analisadas, assinale a nica alternativa cujos itens esto todos corretos: A( B( C( D( ) I, II, III ) I, II, IV ) I, III, IV ) II, III, IV

13

QUESTO 34 O texto 4 nos faz refletir sobre o uso dos recursos e das tecnologias da informtica para a obteno de informaes. A geografia tem utilizado e aperfeioado os sistemas de informaes geogrficas (SIGs) para o monitoramento e planejamento do espao terrestre. Leia as afirmativas abaixo sobre essas novas tecnologias e assinale a alternativa correta: A()As novas tecnologias da informao, como satlites e computadores, por exemplo, tm possibilitado a utilizao de novas tcnicas de coleta e processamento de dados do espao geogrfico, abrindo novos caminhos para a cartografia. Como resultado dessas tecnologias, o manuseio e a interpretao de mapas esto cada vez mais complicados, em razo da introduo de novos smbolos de culturas diferentes. B()As tecnologias dos sistemas de informaes geogrficas (SIGs) podem ser utilizadas em diversas reas, como cartografia, previso do tempo, anlise geomorfolgica e geolgica de um terreno, estudos da atmosfera e do clima, mapeamento de recursos naturais e distribuio de vegetaes, monitoramento de impactos ambientais resultantes de queimadas e de processos erosivos. C()Um novo domnio do Planeta, que exige altos investimentos, est disposio dos estados. Os sensores remotos localizados em satlites artificiais captam, registram e processam imagens da energia refletida por elementos do Sol. Essa tecnologia teve incio no final da dcada de 1950, aps o lanamento, pelos soviticos, do primeiro satlite artificial, conhecido como Landsat. D()Os sistemas de informaes geogrficas so utilizados tanto por pesquisadores quanto por organizaes empresariais, ONGs, governos, servios de espionagem, instituies militares e policiais. Ainda no possvel aplicar com eficincia essa tecnologia em reas urbanas, pois a verticalizao das construes nas grandes cidades proporciona sombreamentos que no permitem a captao de imagens pelos satlites artificiais.

HO N U C R AS

HO N U C R AS

14

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 36 O romance O Terrorista de Berkely, Califrnia centrado na figura de Larry, um jovem norte-americano extraordinrio, que cursa simultaneamente Matemtica e Informtica na universidade em questo. Sobe esse romance, marque a alternativa correta: A()A narrativa no revela claramente a descoberta das mensagens trocadas por Larry e Tomson, nem que a busca do objetivo transforma-se em obsesso desenfreada por descobrir os terroristas perigosos. B()A narrativa focaliza o FBI examinando todos os e-mails enviados e recebidos nos EUA e em outros pases envolvidos em possveis atentados terroristas. C()Em O Terrorista de Berkely, Califrnia medida que a personagem Larry vai-se enredando pelos labirintos dos organismos antiterrorismo, surge um questionamento que leva reflexo sobre at que ponto a virtualidade se une ou se ope ao mundo real. D()A inteno de Larry, como est claro em todo o romance e, de maneira especfica, no texto selecionado, prevalecer-se de seus oponentes, testar sua habilidade mental privilegiada e provocar pnico na sociedade. TEXTO 5

QUESTO 35 Considere o fragmento extrado do texto 4: Mas no acredito, nem na hiptese da empresa acredito. Muito menos no do acadmico espio.... Muitos filmes e seriados retratam as atividades de espionagem. Em geral, mostram os espies como pessoas cercadas dos mais avanados aparatos tecnolgicos, explosivos plsticos, disfarces e equipamentos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta: A()Um explosivo plstico normalmente um explosivo comum, misturado a uma srie de compostos, como o famoso explosivo C-4. Sua composio bsica de 91% do RDX (ciclotrimetilenotrinitroamina, C3H6N6O6, massa molar = 222,12 g/mol); 5,3% de um agente plasticizante, 2,1% de poli-isobutileno e 1,6% de leo de motor de carro. A frmula estrutural do RDX mostrada na imagem a seguir: O O -O N+ N N -O N+ O N N+ O-

A reao de exploso do RDX : C3H6N6O6 2CO(g) + 3H2O(g) + 3N2(g).

A Cidade

O conjunto dessas informaes nos permite dizer que na exploso de 100 g de RDX, sero produzidos cerca de 19,0 g de nitrognio gasoso. B()Sabendo-se que as entalpias de formao (Hf) dos compostos envolvidos so iguais a Hf RDX = +62 kJ/mol; Hf H2O(g) = -242 kJ/mol; Hf CO = -110 kJ/mol. A aplicao da Lei de Hess leva ao valor de H da reao de exploso do RDX, que de -1118 kJ/mol. C()Considerando-se todos os produtos gasosos e as CNTP, a exploso de 1 mol de RDX produz aproximadamente 67,2 L de gs. D()Ainda sobre o RDX, a sua velocidade de exploso, definida como a velocidade de propagao da onda de choque produzida na exploso, de 8750 m/s, considerada extremamente elevada. Isso equivale a afirmar que uma pessoa localizada a 10 quilmetros de distncia do centro da exploso receberia a onda de choque aproximadamente 1,5 segundos aps a detonao do explosivo.

O trabalho dos insensatos afligir aqueles que no sabem ir cidade. Eclesiastes, X, 15 Destinava-se a uma cidade maior, mas o trem permaneceu indefinidamente na antepenltima estao. Cariba acreditou que a demora poderia ser atribuda a algum comboio de carga descarrilado na linha, acidente comum naquele trecho da ferrovia. Como se fizesse excessivo o atraso e ningum o procurasse para lhe explicar o que estava ocorrendo, pensou numa provvel desconsiderao sua pessoa, em virtude de ser o nico passageiro do trem. Chamou o funcionrio que examinara as passagens e quis saber se constitua motivo para tanta negligncia o fato de ir vazia a composio. No recebeu uma resposta direta do empregado da estrada, que se limitou a apontar o morro, onde se dispunham, sem simetria, dezenas de casinhas brancas. Belas mulheres? indagou o viajante. Casas vazias. Percebeu logo que tinha pela frente um cretino. Apanhou as malas e se disps a subir as ngremes ladeiras que o conduziriam ao povoado. A escalada foi lenta e cansativa. O suor escorria pela sua testa, enquanto seus olhos se sentiam cada

HO N U ASC

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO vez mais atrados pela leveza das pequeninas edificaes. Uma vaga tristeza rodeava o lugarejo. As janelas e portas das casas estavam fechadas, mas os jardins pareciam ter sido regados na vspera. Experimentou bater em alguns dos chals e no o atenderam. Caminhou um pouco mais e, do topo da montanha, avistou a cidade, to grande quanto a que buscava. Vinte mil habitantes, soube depois. Desceu vagarosamente. Os homens (e por que no as belas mulheres?) deveriam encontrar-se l embaixo. Vrias vezes voltou a cabea, procurando fixar bem a paisagem que deixava para trs. Tinha o pressentimento de que no regressaria por aquele caminho. Durante todo o percurso, desde as vias secundrias avenida principal, os moradores do lugar observaram Cariba com desconfiana. Talvez estranhassem as valises de couro de camelo que carregava ou o seu palet xadrez, as calas de veludo azul. Mesmo sendo o seu traje usual nas constantes viagens que fazia, achou prudente desfazer qualquer mal-entendido provocado pela sua presena entre eles: Que cidade esta? perguntou, esforando-se para dar s palavras o mximo de cordialidade. Nem chegou a indagar pelas mulheres, conforme pretendia. Pegaram-no com violncia pelos braos e o foram levando aos trancos, para a delegacia de polcia: o homem procurado disseram ao delegado, um sargento espadado e rude. J temos vadios de sobra nesta localidade. O que veio fazer aqui? perguntou o policial. Nada. Ento voc mesmo. Como possvel uma pessoa ir a uma cidade desconhecida sem nenhum objetivo? A menos que seja um turista. No sou turista e quero saber onde estou. Isso no lhe podemos revelar agora. Poderia prejudicar as investigaes. E por que as casas do morro estavam fechadas? atalhou o desconhecido, agastado com a falta de polidez com que o tratavam. Se no tomssemos essa precauo voc no desceria. Cariba compreendeu tardiamente que a seduo das casinhas brancas fora um ardil para atra-lo ao vale. [...] Caminha, dentro da noite, de um lado para outro. E, ao avistar o guarda, cumprindo sua ronda noturna, a examinar se as celas esto em ordem, corre para as grades internas, impelido por uma dbil esperana:

15

Algum fez hoje alguma pergunta? No. Ainda voc a nica pessoa que faz perguntas nesta cidade.
(RUBIO, Murilo. Obra Completa. So Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 33-38.)

QUESTO 37 No trecho a seguir, retirado do texto 5, Como possvel uma pessoa ir a uma cidade desconhecida sem nenhum objetivo?, tem-se uma sentena na forma de uma pergunta, mas com outra funo. Aponte a alternativa correspondente a essa funo: A()admirativa o interrogador fica admirado com a objetividade da resposta do interrogado e com a veracidade transmitida. B()recomendativa o policial recomenda que o interrogado revele suas verdadeiras intenes na cidade em que est naquele momento. C()negativa o policial nega a possibilidade de algum ir a uma cidade desconhecida sem um objetivo, a no ser quando se um turista. D()imprecativa o interrogador deseja que algo de mau acontea ao interrogado, por ele ter entrado na cidade sem propsito aparente. QUESTO 38 No seguinte fragmento do texto 5: No recebeu uma resposta direta do empregado da estrada, que se limitou a apontar o morro, onde se dispunham, sem simetria, dezenas de casinhas brancas feita uma referncia simetria, uma importante caracterstica dos animais. A maioria dos animais apresenta simetria, que pode ser radial ou bilateral. Aps minuciosa anlise das alternativas abaixo, marque aquela que contm somente grupos de animais que apresentam indivduos com simetria bilateral: A()Platelmintos, porferos e moluscos. B()Equinodermos, cnidrios e porferos. C()Cnidrios, nematdeos e cordados. D()Nematdeos, platelmintos e artrpodes. QUESTO 39 Text 5 mentions trains and train travelling. Select the only option with the sequence of nouns related to this topic: A()railway, goods wagon, carriage, engine car B()level crossing, platform, runway, chopper C()coach, dining car, ferry boat, terminal D()passenger liner, tram, junction, highway

HO N U C R AS

16

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 41 O policial do texto 5 afirma: J temos vadios de sobra nesta localidade. A perseguio vadiagem foi uma ao normalmente exercida pelas foras policiais brasileiras durante a Primeira Repblica e o governo de Getlio Vargas (1930-1945). Nesses dois perodos de nossa histria, tentou-se transformar o malandro em um disciplinado trabalhador. Cada uma das alternativas apresentadas a seguir traz um fragmento de cano dessa poca. Leia-as atentamente e assinale a alternativa que contm o fragmento que melhor traduz esse desejo de transformao: A()Tira a me preta do cerrado/ Bota o rei congo no congado/ Brasil!... Brasil!.../ Deixa cantar de novo o trovador/ merencria luz da lua/ Toda cano do meu amor./ Quero ver essa Dona caminhando/ Pelos sales, arrastando/ O seu vestido rendado/ (Aquarela do Brasil Ary Barroso) B()Veio os homi com as ferramentas/ O dono mand derrub/ Peguemo todas nossas coisas/ E fumos pro meio da rua/ Apreci a demolio./ Que tristeza que nis sentia/ Cada tuba que caa/ Duia no corao/ (Saudosa Maloca - Adoniran Barbosa) C()Telefone ao menos uma vez/ Para trs quatro, quatro, trs, trs, trs/ E ordene ao seu Osrio/ Que me mande um guarda-chuva aqui pro nosso escritrio// Seu garom me empresta algum dinheiro/ Que eu deixei o meu com o bicheiro/ (Conversa de Botequim Noel Rosa) D()Antigamente eu no tinha juzo/ Mas resolvi garantir meu futuro. Vejam vocs/ Sou feliz, vivo muito bem./ A boemia no d camisa a ningum/ (O Bonde de So Janurio Wilson Batista) QUESTO 42 A expresso desceu vagarosamente, apresentada no texto 5, pode referir-se ao movimento de um balo deslocando-se na gua. Tem-se que um balo comum de borracha inflado (com ar), com uma pedra pesada amarrada a ele, submerge em gua parada e homognea. Observe atentamente as alternativas apresentadas e assinale a nica que completa corretamente a seguinte afirmao: enquanto o balo afunda sem que haja vazamento de ar, o valor da fora de empuxo da gua agindo sobre ele... A()aumenta. B()diminui. C()permanece inalterada. D()no pode ser relacionado profundidade, utilizando-se somente os dados informados.

QUESTO 39 De las opciones abajo, seale la nica que trae una traduccin adecuada de un fragmento del texto de Murilo Rubio: A()Como si ficiese excesivo el atraso y ninguno el procurase para le explicar el que estaba ocorriendo, pens nuna provable desconsideracin a su persona, en virtud de ser el nico pasagero del trien. B()Non recibio una resposta direcha de lo emplegado de la estrada, que se limitio a apontar lo morro, onde se dispungan, sien simetria, docenas de casillas blancas. C()La escalada fue lenta y cansadora. El sudor se le escurra por la frente, mientras sus ojos se sentan cada vez ms atrados por la levedad de las pequeitas edificaciones. D()Cariba compreendi tardiamiente que la seducin de las casitas blancas fuera un ardile para atrairlo al valle. QUESTO 40 Nosso personagem Cariba localiza-se no ponto A da cidade e deseja chegar ao ponto B, como ilustra a figura abaixo.

Sabendo-se que os nicos movimentos possveis em qualquer ponto do trajeto so para a direita ou para cima e que Cariba deve percorrer trechos de uma unidade de comprimento por vez, assinale a alternativa que indica de quantos modos diferentes Cariba pode chegar at o ponto B a partir do ponto A: A()8!12! B()20! C()20!/2! D()20!/(8!12!)

HO N U C R AS

HO N U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 43 O texto 5 fala de uma viagem ferroviria. Com relao a esse meio de transporte de carga e passageiros, assinale a alternativa correta: A()No incio do sculo XX, o governo brasileiro voltou suas atenes para o planejamento e fez altos investimentos no transporte ferrovirio, pois o pas iniciava a explorao das riquezas da Regio Centro-Oeste, principalmente a soja, que era transportada para os portos da Regio Sudeste. B()No final da dcada de 1980, quando foram intensificados os movimentos ambientalistas, o governo brasileiro deixou de investir na implantao de novos trechos da sua malha ferroviria, visto que as exigncias de estudos ambientais e de resgate do patrimnio cultural tornaram-se rigorosas para esse tipo de infraestrutura. C()Pases de grande extenso territorial, como Rssia, Canad, China e Estados Unidos, utilizam de forma prioritria o transporte ferrovirio e aquavirio, diferentemente do Brasil, onde as rodovias, apesar de sua precria manuteno, ainda lideram o transporte de cargas. D()Embora o custo de instalao do sistema ferrovirio seja elevado, sua manuteno mais barata do que a das rodovias. Mesmo com o baixo investimento do governo brasileiro no sistema ferrovirio do pas nos ltimos anos, a extenso da malha ferroviria brasileira em funcionamento, comparada s dos pases da Europa, ainda bem maior. QUESTO 44 Suponha que atualmente a populao da cidade descrita no texto 5 seja a mesma de quando Cariba desembarcou do trem, mas com tal expectativa de crescimento para os prximos anos, que sua populao futura possa ser estimada pela funo N(t) = N0e ln(0,25t ), onde N0 o numero atual de habitantes da cidade e t a medida de tempo em anos. Com base nesses dados, assinale, dentre as alternativas apresentadas a seguir a que apresenta a quantidade de anos para que a cidade dobre o nmero de habitantes: A()2 anos B()5 anos C()8 anos D()10 anos

17

QUESTO 45 O texto 5, A Cidade, de Murilo Rubio, traz discusso dois temas muito presentes na literatura e na vida: a desconfiana e a indiferena com relao ao ser humano. Assinale, entre as alternativas abaixo, qual delas ilustra melhor esses temas: A()Nem chegou a indagar pelas mulheres, conforme pretendia. Pegaram-no com violncia pelos braos e o foram levando aos trancos, para a delegacia de polcia: o homem procurado disseram ao delegado, um sargento espadado e rude. B()Percebeu logo que tinha pela frente um cretino. Apanhou as malas e se disps a subir as ngremes ladeiras que o conduziriam ao povoado. C()Cariba acreditou que a demora poderia ser atribuda a algum comboio de carga descarrilado na linha, acidente comum naquele trecho da ferrovia. D()Caminha, dentro da noite, de um lado para outro. E, ao avistar o guarda, cumprindo sua ronda noturna, a examinar se as celas esto em ordem, corre para as grades internas, impelido por uma dbil esperana. QUESTO 46 Sobre alguns elementos mencionados no texto A Cidade, de Murilo Rubio, considere as assertivas a seguir e marque a alternativa correta: A()O suor um fluido corporal, composto principalmente por cloreto de sdio, NaCl, e ureia, (NH2)2CO, ambos em soluo aquosa. A ureia um composto orgnico pertencente s aminas, caracterizadas pela presena de um grupo NH2 ligado ao tomo de carbono. B()A cor branca em tintas produzida principalmente com a utilizao do pigmento dixido de titnio, TiO2. Esse xido, devido ao baixo coeficiente de atrito que apresenta, empregado tanto na fabricao de tintas quanto de protetores solares e corantes alimentares. Neste composto, o elemento representativo Ti apresenta nox +4. C()Os supercondutores so, em geral, xidos que contm cobre e um metal das Terras Raras, que so elementos do grupo dos lantandeos, tal como o lantnio (Z = 57), cuja configurao eletrnica [Rn]4f16s2. D()O transporte frreo j foi um dos principais no Brasil. Atualmente destina-se basicamente ao transporte de grandes quantidades de carga. Uma das principais inovaes nessa rea o trem bala, composio que percorre suas viagens em grande velocidade. Uma das lutas dos pesquisadores conseguir aplicar os princpios da supercondutividade aos trens comerciais, que so chamados de maglevs (levitao magntica), que sero futuramente os principais meios de transporte regional, graas ao desenvolvimento da tecnologia dos supercondutores. Um supercondutor um material que transmite corrente eltrica, quando resfriado, sem perda de energia.

HO N U C R AS

18

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO A()Os mecanorreceptores percebem a variao de temperatura. B()Os quimiorreceptores reagem s diversas substncias qumicas em contato com a pele. C()Os termorreceptores detectam as variaes de temperatura na pele. D()Os nociceptores detectam somente baixas temperaturas e o nervo troclear as temperaturas altas. QUESTO 49 Elisa Lucinda, com seu lirismo aliado fina ironia e sua autenticidade, construiu um discurso potico despido de artificialismos. Sobre a leitura do texto 6, Obra, marque a alternativa correta: A()A artista da palavra Elisa Lucinda escreveu em um perodo em que os poetas no se preocupavam com a comunicao; por isso, no se preocupou com a interao do escritor com o leitor, levando em considerao a situao do atual receptor. Seu poema assinalado por um jogo lingustico construdo por um cultismo que rememora o Barroco literrio. B()A poesia de Elisa Lucinda segue as regras fixas das obras clssicas, incluindo a temtica explorada e a utilizao de termos tpicos da tradio potica. C()O lirismo terno, a ironia, a simplicidade, a musicalidade, a leveza esto impregnados em cada linha exposta do texto de Elisa Lucinda. D()A impresso que se tem no princpio da leitura dos versos de Elisa Lucinda de uma literatura simples e de fcil compreenso. No entanto, essa iluso desaparece quando se embrenha em seus textos e se passa a vivenciar a sua poesia de cunho existencialista e sociolgico, que trata de temas como mudanas vista, movimentos sociais e violncia. QUESTO 50 In Lucindas poem (text 6), the use of possessive forms can be noticed. Read the sentences below and choose the alternative in which the idea of possession is correct in English: I-The weekend girls is over. II-The girls weekend is over. III-Her weekend was really special. IV-That special weekend was not mine. It was hers. A()I, II, III B()I, II, IV C()I, III, IV D()II, III, IV

TEXTO 6 Obra Segunda-feira Aquela que era princesa Aquela deusa do tal Week-End Comea tudo outra vez Recomea a adiar o The End Aciona o seu nhenhenhm De resolver seu vem no vem E acomodar o que bem-vindo Dar lugar ao que de seu E alojar o seu doeu No lugar do que findo Segunda-feira Evitar a besteira de neg-la Rejeitar a asneira de no v-la Segunda-feira Encarar o dia A obra do dia Suar nobremente, dentro da aragem do dia e no sua beira.
(LUCINDA, Elisa. O Semelhante. Rio de Janeiro Editora Record, 2010, p. 56.)

QUESTO 47 Uma caracterstica dos textos, em geral, que so polifnicos, ou seja, congregam diferentes vozes em seu interior, de modo que pontos de vista explcitos ou implcitos podem ser revelados. Ao referir-se segunda-feira como um dia de se suar nobremente, o enunciador do texto 6 ope-se (assinale a alternativa correta): A()ao trabalho exaustivo que estimula o trabalhador a faz-lo mal feito. B() ideia de que o repouso do fim-de-semana necessrio aos trabalhadores. C() verdade popular de que o cio a me de todos os vcios. D()ao discurso que rejeita a segunda-feira, porque ela interrompe o descanso semanal. QUESTO 48 Suar nobremente, dentro da aragem do dia/ e no sua beira. Esse trecho do texto 6 menciona uma importante funo da pele, o controle da temperatura corprea atravs do suor. A pele humana tambm fornece, com certa preciso, diversas informaes sensoriais ao indivduo por meio do tato. Esse sentido possvel devido aos receptores distribudos por toda a pele, que captam e transmitem tais informaes. Assinale a seguir a alternativa que contm a proposio correta sobre os receptores que constituem o sentido do tato:

HO N U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 50 Observe los posesivos destacados en los fragmentos sacados del texto de Elisa Lucinda: Dar lugar ao que de seu, e no sua beira y marque la opcin que trata acertadamente de los usos y formas de los posesivos en espaol: A()En espaol hay dos formas intercambiables de posesivos: su (s) y suyo (s). B()Los posesivos se dividen en adjetivos y pronombres, siendo que aquellos poseen forma apocopada, excepto en la primera y segunda personas del plural. C()Todos los adjetivos posesivos concuerdan en gnero y nmero con el sustantivo o adjetivo al que se refieren. D()Los pronombres posesivos no pueden suceder el artculo, mientras que el adjetivo posesivo s. QUESTO 51 Leia com ateno o fragmento do texto 6: Aciona o seu nhenhenhm De resolver seu vem no vem O termo vem no vem pode indicar uma bipolaridade. A bipolaridade pode ser utilizada para indicar uma caracterstica dos ms. O campo magntico gerado por ms tem vrias aplicaes em nosso cotidiano. Uma aplicao bastante comum o uso de ms para prender mensagens na porta de uma geladeira. Analise as afirmativas a seguir sobre ms: I-A fora magntica entre dois ms pode ser de atrao ou repulso. Ao aproximarmos o polo norte de um m do polo sul de outro im, a fora entre os dois ser de atrao. II-Se quebrarmos ao meio um m em forma de barra retangular, destrumos esse m, pois passamos a ter duas metades do m com apenas um polo em cada uma delas. III-Em termos de campo magntico, a Terra se comporta como um grande m. O polo norte magntico da Terra est prximo de seu Polo Norte geogrfico. IV-No s os ms permanentes geram campos magnticos. Um fio percorrido por uma corrente eltrica tambm pode gerar campo magntico. Em relao s afirmativas analisadas, assinale a que apresenta todos os itens corretos: A()II, III, IV B()I, II, III C()I, IV D()III, IV

19

QUESTO 52 O ltimo fragmento do texto 6 destaca: Suar nobremente, dentro da aragem do dia/ e no sua beira. Ao analisarmos esse trecho, nos reportamos a algumas consideraes sobre aspectos climticos que imperam no territrio brasileiro. Assinale a alternativa correta: A()Em grande parte do Nordeste brasileiro, na regio conhecida como serto nordestino, onde impera o clima semirido, com ndices pluviomtricos em torno de 400 mm anuais, observa-se que a vegetao de caatinga est sempre verde, e que os rios so perenes. Esse fenmeno alento para o povo nordestino, que tem uma verdadeira adorao pela sua terra. B()O clima tropical predomina na maior parte do Pas, em grande parte das regies Centro-Oeste (Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins), Sudeste (So Paulo, Minas Gerais e Paran), Nordeste (Bahia, Maranho, Piau e Cear) e no Norte (Parte do Par). C()O clima equatorial mido abrange a chamada Amaznia brasileira, dominada pela massa equatorial continental, praticamente em toda sua extenso e na maior parte do ano. Essa massa de ar proporciona inverses trmicas na regio, ocasionando longos perodos de inverno com temperaturas muito baixas. D()Pela sua posio geogrfica, o Brasil apresenta predominncia de clima quente e mido. Em uma poro relativamente pequena do territrio, ao sul do Trpico de Capricrnio, ocorre o clima subtropical, que apresenta maior variao trmica e certo delineamento das estaes do ano. QUESTO 53 Leia atentamente as alternativas a seguir e marque a correta em relao ao texto 6, Obra, de Elisa Lucinda:

A()Trata-se de um poema lrico-narrativo de ritmo lento e mensagem otimista. B() um poema no qual predomina o cunho sociolgico, que destaca a figura da mulher, sua rotina de labor e lazer no ciclo da semana. C() um poema de cunho sociolgico, que coloca em pauta a problemtica figura da mulher, contrapondo-se ao homem. D() um poema lrico-amoroso que aborda o feliz week-end, de uma princesa, narrado na segunda-feira.

HO N U C R AS

HO N U C R AS

20

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO QUESTO 54 O aposto, na sintaxe, um termo ou conjunto de termos que tem o objetivo de explicar, resumir ou identificar determinado referente num texto. No texto 7, o aposto condutor da especial diligncia refere-se ao: A()secretrio do governante (1a linha do 1o pargrafo). B()portador oficial da carta do governante (2a linha do 1o pargrafo). C()intendente das Minas dos Goyazes desde 1737 (3a e 4a linhas do 1o pargrafo). D()capito-general (10a linha do 1o pargrafo). QUESTO 55 Read text 7 and pick out the best alternative related to the letter mentioned in the text: A()Augustinho Pacheco received a letter which made him feel very upset. B()The letter made Augustinho feel sad but he felt relieved later on. C()Augustinho asked a man the favor of passing on the message to the other authorities. D()Augustinhos messenger had a good memory. He assured Augustinho that he had kept all the details in his mind. QUESTO 55 El texto 7, de Edival Loureno, trae innmeros verbos en el presente del indicativo, en este caso con valor histrico, una vez que narra hechos pasados por medio del presente. Son ejemplos de estos verbos: traz, posso, vm, vagueia, quer. De las opciones que se le dan a seguir, elija la que traduce correctamente estos verbos: A()traz, pueso, vien, vagueya, quier B()tras, pudo, ven, vaguea, quere C()traye, pueso, vienien, vagueia, quier D()trae, puedo, vienen, vaguea, quiere QUESTO 56 O texto 7 nos remete anlise da organizao espacial no territrio goiano durante o Ciclo da Minerao, ocorrido nos sculos XVIII e XIX, cujo objetivo maior foi a busca por metais e pedras preciosas. Segundo os historiadores, no comeo, Gois povoou-se e despovoou-se com o ouro. Com relao organizao dos espaos urbanos, durante o Ciclo da Minerao, assinale a alternativa correta: A()As cidades e vilas que surgiram em decorrncia do Ciclo da Minerao foram dando forma ao espao urbano, ao longo das estradas imperiais, em funo do fluxo de pessoas que se deslocavam em busca das minas de ouro. B()Os espaos urbanos da ocupao mineradora em Gois, surgiram nas reas planas, denominadas regionalmente de campinas. Esses espaos, pela topografia plana do terreno e pela vegetao natural de gramneas, facilitavam construes mais

TEXTO 7 Ao receber a carta do secretrio do governante das mos do portador oficial, condutor da especial diligncia, dr. Augustinho Pacheco Telles, intendente das Minas dos Goyazes desde 1737, seu cenho se franze e sua bochecha decai, numa contrariedade que parece irremedivel, sem disfarces que cerquem. Jabute-se na prpria carapaa, na figura de si mesmo, tornando-se mais lacnico na estatura que de ordinrio j parece interrompida. Ocorre que, para ele, intendente, o capito-general por estas bandas prenncio certeiro de enguios e aporrinhaes sem fim, que soluo mesmo, que bom, esse puto no traz nenhuma. Posso jurar, sem cometer crime de perjrio. O pior que junto com ele vm aquela renca de baba-bagos e lambe-cus deslumbrados que s, e tambm querem ser servidos como verdadeiros filhotes de rei, alm de enxergarem malfeitos e tortezas at em tudo que j foi endireitado. Me d nos nervos s de pensar nessa corja. Meu eixo vagueia. Todavia, mesmo mal disfarando o aborrecimento que o oprime, o intendente convoca aos brados um meirinho que ao calor do meridio de deixar bode desidratado cochila na varanda contgua. Ao meirinho quer repassar de imediato o contedo da carta para que dele d conhecimento ao vigrio dr. Matheus Machado Homem, ao capito Jos de Moraes Cabral, comandante da Companhia de Drages; s demais autoridades e mineradores de larga fadiga, cujos nomes e cargos vo sendo desfiados um por um pelo intendente, num tom bradoso de autoridade portadora de irritao, e o meirinho, j recuperado por completo do cochilo que at bem agora exercia e sem ao menos bocejar, seja de boco, seja de boquinha e ventas dilatadas, que no h homem para sentir sono diante de tarefas to emergentes, e sabedor que de que sua memria prdiga nos ofcios do esquecimento, vai anotando tudo numa lousa quadrangular de mo, sem moldura, que esquecer deslize com que o intendente no tem medidas tolerncia nem retardos de reprimenda. [...]
(LOURENO, Edival. Naqueles Morros, Depois da Chuva: o jogo do Diabol. So Paulo: Hedra, 2011, p. 177-178.)

HO N U C R AS

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO simples, pois naquela poca no se dispunha de tecnologias para edificaes mais complexas. C()Durante o Ciclo da Minerao em Gois, as cidades e vilas surgiram ao longo dos vales, pois a explorao do ouro de aluvio concentrava-se nos crregos e rios da regio. Nas cidades originrias desse ciclo, possvel verificar a fisionomia urbana marcada por uma grande praa, no centro, com uma igreja matriz ocupando lugar de destaque, para onde convergiam as ruas tortuosas, decorrentes do relevo acidentado predominante nas regies aurferas. D ( ) Durante o Ciclo da Minerao, as cidades e vilas foram surgindo junto s manchas de solo de boa fertilidade natural, localizadas nas reas de matas que ocorrem na regio, pois havia a necessidade da produo de alimentos para sustentar a grande quantidade de pessoas que veio trabalhar nas minas de ouro de Gois. QUESTO 57 A palavra que pode assumir diferentes funes gramaticais. O quadro a seguir rene trechos retirados do texto 7 que mostram algumas dessas diferentes funes do que. Veja:
[...] mesmo mal disfarando o aborrecimento que o oprime, o intendente convoca um meirinho [...] ocorre que, para ele, intendente, o capito-geral por estas bandas prenncio certeiro de enguios e aporrinhaes sem fim [...] [...] sem ao menos bocejar, seja de boco, seja de boquinha e ventas dilatadas, que no h homem para sentir sono diante de tarefas to emergentes [...] [...] o meirinho, j recuperado por completo do cochilo que at bem agora exercia [...]

21

C()as ocorrncias do grupo 3, por explicarem a sequncia narrativa anteriormente expressa, possuem valor semelhante ao sentido explicativo da palavra pois em certos contextos. D()as ocorrncias dos grupos 1, 2 e 3, por apresentarem a mesma forma, possuem um valor semntico geral de restrio do que foi enunciado anteriormente. QUESTO 58 Admita que um lquido deve ser purificado atravs de um filtro cnico que mede 18 centmetros de altura e tem o raio da base medindo 3 centmetros, conforme a figura abaixo:
3 cm

GRUPO 1

GRUPO 2

[...] sabedor [...] de que sua memria prdiga nos ofcios do esquecimento [...]

Admita ainda que o fluxo do lquido que sai do cone seja constante e de 4cm3/min. Supondo-se que no instante inicial (t = 0) o filtro estivesse cheio, ento o tempo (o instante) para que o nvel do lquido esteja a uma altura de 12 centmetros (aponte a alternativa correta): A()4,5 min B()6 min C()6,5 min D()9,5 min

GRUPO 3

[...] vai anotando tudo numa lousa quadrangular de mo, sem moldura, que esquecer deslize com que o intendente no tem medidas tolerncia nem retardo de reprimenda. [...]

HO N U C R AS
QUESTO 59 Com relao ao processo narrativo presente no texto 7, extrado do livro Naqueles Morros, Depois da Chuva, de Edival Loureno, podemos afirmar que (marque a alternativa correta): A() uma narrativa tpica do romance histrico, dotada de objetividade, com frases curtas e linguagem enxuta. B()Possui caractersticas de romance histrico, porque se atm apenas aos acontecimentos. C() uma narrativa com caractersticas mistas, que vai desde o romance histrico at a narrao de fatos de cunho romntico. D()Possui as caracterstica fundamentais do romance histrico, utilizando-se de perodos longos, que mesclam narrao dos fatos com sondagem psicolgica dos personagens.

Sobre os usos do que em destaque em cada grupo, percebe-se que (assinale a alternativa cuja resposta a correta): A()as ocorrncias do grupo 1, por terem uma funo substitutiva, podem ser trocadas sem prejuzo de sentido pelo pronome cujo, que tambm tem funo substitutiva. B()as ocorrncias do grupo 2, por completarem o sentido do verbo e do nome que as antecedem, constituem circunstanciadores indicativos de possibilidade remota.

22

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO

QUESTO 60 Analise as afirmativas abaixo: I-(log4 x)/(log2x) = 1/2, para todo x>0. II-(ln x)/x = - 2 ln2, quando x = 0,5. III-Se f(x) impar, ento g(x) = f(x) 2 par. IV-F(x) = x3 + x uma funo injetora. Assinale a nica alternativa correta: A()I a nica afirmao verdadeira. B()I e II so as nicas afirmativas verdadeiras. C()I, II e III so as nicas afirmativas verdadeiras. D()I, II e IV so as nicas afirmativas verdadeiras.

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO

23

24

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO Redao EM LNGUA PORTUGUESA

Coletnea
TEXTO 1 Sem a grande reforma, Ficha Limpa ajuda a depurar classe poltica
Fernando Luiz Abrucio

ORIENTAES GERAIS H, a seguir, trs propostas de produo de texto escrito, a partir da concepo de gneros textuais. Escolha uma delas e desenvolva o seu texto, em prosa, observando atentamente as orientaes que acompanham cada proposta. Voc dever se valer das ideias presentes na coletnea desta Prova de Redao (mas sem fazer cpia), bem como de seu conhecimento de mundo e dos fatos da atualidade. Observe que cada proposta se direciona para um gnero especfico de texto (carta de leitor, discurso poltico e artigo de opinio). Sua Prova de Redao dever ter no mximo 30 linhas. Voc dever indicar o nmero da proposta escolhida na Folha da Prova de Redao; se deixar de indicar o gnero escolhido ou indic-lo incorretamente; ou ainda se a sua redao no corresponder ao gnero textual exigido, ela ser penalizada. Utilize o espao destinado para rascunho. Ao final, transcreva o texto para a folha definitiva da Prova de Redao em Lngua Portuguesa no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. ATENO Esta prova receber pontuao ZERO caso a redao apresente: Fuga ao tema; Extenso inferior a sete linhas; Transcrio para a folha definitiva a lpis; Letra ilegvel/incompreensvel; Identificao do candidato fora do local apropriado, ou por meio de qualquer marca ou sinal que possibilite sua identificao; Problemas sistemticos e graves de domnio da norma padro que comprometam demasiadamente a compreenso do texto; Sinais inequvocos de que seja cpia da coletnea apresentada ou de outros textos. Observao: No incorre no item anterior a transcrio de fragmentos de textos de terceiros, inclusive da coletnea, desde que usados como recurso de intertextualidade.
No assine a Folha de Redao definitiva, tampouco faa nela qualquer marca de identificao: nem com nome, nem com pseudnimo, nem com siglas ou quaisquer outras formas grficas de sinalizao.

A Lei da Ficha Limpa mais uma etapa do processo de aperfeioamento do sistema poltico que vem ocorrendo nos ltimos anos. A ela se somam a Lei de Combate Compra de Votos, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a adoo da urna eletrnica e a recente legislao referente ao acesso informao pblica, entre outras medidas. [...] A depurao dos candidatos ajudar a reduzir a corrupo. Muitos polticos corruptos comearam sua histria de malfeitos antes de assumir um cargo pblico. Ademais, vrios que tm o nome manchado na Justia fazem parte, de alguma forma, de grupos organizados para o crime. Eles concorrem s eleies j pensando em cooptar o poder pblico para atividades criminosas. A consolidao da Lei da Ficha Limpa obrigar os partidos a selecionar melhor os candidatos. Da que a prxima agenda reformista pode atuar para melhorar a vida interna das legendas, tornando-as mais transparentes. A introduo de mecanismos mais constantes de participao e a criao de eleies primrias para escolha dos concorrentes a postos executivos so temas que, com a reforma do processo de preenchimento dos cargos em comisso, devem ser os prximos na contnua luta para o aperfeioamento do sistema poltico brasileiro.
(ABRUCIO, Fernando Luiz. Anlise. Disponvel em: http:// www1.folha.uol.com.br/poder/. Acesso em: 2 jan. 2013 [Adaptado].)

TEXTO 2

Letcia Sardas [...] A Lei da Ficha Limpa mais abrangente e inquestionvel, por decorrer da vontade popular graas indita mobilizao da sociedade que resultou na aprovao desse diploma pelo Congresso. A crnica dos processos eleitorais em todo o pas sempre registrou indesejveis episdios de vcios e distores, no por defeito do princpio do sufrgio universal, clusula ptrea da democracia, mas por maus usos de mandatos e de abusos eleitorais que maculam a desejada transparncia com a qual os candidatos devem se apresentar ao eleitorado. Tais episdios, sempre repudiados, mas operados em desvos da legislao, no tero passado despercebidos pelos tribunais. Mas, obrigados a dar provimento a candidaturas que afrontavam o respeito ao eleitorado, juzes pouco podiam fazer. em resguardo dessa nova realidade, em que se pode barrar no nascedouro evidentes afrontas ao esp-

O filtro da ficha-limpa

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO rito democrtico das eleies, que se deve saudar esse filtro agora incorporado ao conjunto de normas que regem os processos eleitorais. J a resoluo que atinge os chamados contas-sujas ainda objeto de discusses. E correto que o seja, para depur-la de eventuais excessos (se os tiver) e introduzi-la em definitivo no conjunto de regras eleitorais, como mais uma contribuio aos nossos magistrados para que julguem, com o rigor da lei, a prestao de contas de candidatos que, por princpio do sistema de representao, tm o dever de zelar pela moralidade pblica.
(SARDAS, Letcia. Disponvel em: http://oglobo.globo.com/opiniao/. Acesso em: 20 jan. 2013.)

25

TEXTO 3

(Disponvel em: http://www.nanihumor.com/. Acesso em: 3 jan. 2012.)a

TEXTO 4 Ficha limpa projeto demaggico, autoritrio e flerta com o fascismo (a lio italiana)
Marco Aurlio Weissheimer

Rolim lembra que a ideia de ficha limpa no nova e j foi apresentada no Brasil, durante a ditadura militar: Foi a ditadura militar que, com a Emenda Constitucional no 1 e a Lei Complementar no 5, estabeleceu a cassao dos direitos polticos e a inelegibilidade por vida pregressa; vale dizer: sem sentena condenatria com trnsito em julgado. E se a ideia de ficha limpa pra valer, acrescenta o jornalista e ex-deputado federal, por que no aplic-la tambm aos eleitores: Se pessoas com ficha suja no podem se candidatar, por que mesmo poderiam votar? Nos EUA, condenados perdem em definitivo o direito de votar, o que tem sido muito funcional para excluir do processo democrtico milhes de pobres e negros, l como aqui, opes preferenciais do direito penal. E a imprensa? Condenaes em segunda instncia assinalam uma mdia ficha suja no Brasil? Mas talvez a ameaa mais grave, e menos visvel imediatamente, que ronda esse debate a incessante campanha de demonizao dos polticos e da atividade poltica, impulsionada quase que religiosamente pela mdia brasileira. [...] Nos ltimos anos, diversas pesquisas realizadas em vrios cantos do planeta registraram um crescente descrdito da populao em relao poltica e aos polticos de um modo geral. Prospera uma viso que coloca a classe poltica e a atividade poltica em uma esfera de desconfiana e perda de legitimidade. A tentao de jogar todos os partidos e polticos em uma mesma vala comum de oportunistas e aproveitadores representa um perigo para a sobrevivncia da prpria ideia de democracia. [...] [...]
(WEISSHEIMER, Marco Aurlio. Disponvel em: http://rsurgente.opsblog.org/. Acesso em: 28 dez. 2012 [Adaptado].)

O inferno est pavimentado de boas intenes. A frase cai como uma luva para contextualizar o debate sobre os polticos ficha-suja e o projeto ficha-limpa que ganhou grande apoio no pas, direita e esquerda. Pouca gente vem se arriscando a navegar na direo contrria e a advertir sobre os riscos e ameaas contidos neste projeto que, em nome da moralizao da poltica, pretende proibir que polticos condenados (em segunda instncia) concorram a um mandato eletivo. A primeira ameaa ronda o Artigo 5o da Constituio, que aborda os direitos fundamentais e afirma que ningum ser condenado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. [...] [...] Na mesma linha,Marcos Rolimtambm chama a ateno para o fato de que o princpio da presuno da inocncia uma das garantias basilares do Estado de Direito e que o que o projeto ficha limpa pretende estabelecer o princpio de presuno de culpa. Alm disso,

PROPOSTA 1 CARTA DE LEITOR Imagine a seguinte situao: voc um estudante e realiza uma pesquisa sobre o tema ficha limpa. Em sua pesquisa, chama-lhe a ateno o artigo de Marco Aurlio Weissheimer por apresentar argumentos que contrariam a euforia coletiva com a aprovao dessa lei. Com base na coletnea e em seus conhecimentos prvios sobre o assunto, escreva uma carta de leitor, endereada a Marco Aurlio Weissheimer, autor do texto 4, em que voc apresenta seu ponto de vista sobre o tema: A Lei da Ficha Limpa um Avano ou um Retrocesso na Construo da Democracia? Considere as marcas de interlocuo peculiares ao gnero carta na construo do seu texto e apresente argumentos convincentes. Utilize a coletnea e seus conhecimentos prvios sobre o tema. No identifique o remetente da carta

26

PROCESSO SELETIVO 2013/2 - NOVO

PROPOSTA 2 - DISCURSO POLTICO O discurso poltico um gnero de carter argumentativo, fundamentado em pontos de vista do autor ou de enunciadores que representa e por informaes que traduzem valores sociais, polticos, religiosos e outros. Imagine que voc seja candidato a prefeito de seu municpio. Em sua campanha, as palavras democracia, tica e moralidade na poltica so uma constante. Voc convidado a fazer um discurso para jovens estudantes universitrios sobre o tema: A Lei da Ficha Limpa Restabelece a tica na Poltica? Escreva esse discurso, considerando as marcas de interlocuo peculiares ao gnero na construo do seu texto. Apresente argumentos convincentes. No se identifique no texto PROPOSTA 3 ARTIGO DE OPINIO Artigo de opinio um gnero do discurso argumentativo em que o autor expressa a sua opinio sobre determinado tema, deixando bem marcada uma argumentao que sustenta a defesa do ponto de vista apresentado. Suponha que voc seja um estudante universitrio e participa de um grupo de estudos sobre democracia. Como representante do grupo, voc foi convidado a escrever um artigo de opinio para ser publicado no jornal da universidade. Escreva esse artigo de opinio, apresentando como enfoque principal uma reflexo sobre o tema: Democracia e tica no Brasil: A Lei da Ficha Limpa.

RASCUNHO - Redao EM LNGUA PORTUGUESA

27

Vous aimerez peut-être aussi