Vous êtes sur la page 1sur 7

PROGRAMA DE ESTUDANTES -CONVNIO DE PS-GRADUAO PEC-PG EDITAL 2013

O que um FAQ? FAQ um acrnimo da expresso inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas Frequentes. Uma FAQ, quando usada num contexto pluralista, significa uma compilao de perguntas frequentes acerca de determinado tema. Quando usado num contexto singular, uma FAQ ser uma dessas perguntas frequentes. O nome nasceu, provavelmente, na Usenet , numa tentativa de reduzir o nmero de perguntas semelhantes repetidamente colocadas. A FAQ , geralmente, publicitada com destaque, para que esta medida tenha efeito. Caso a pergunta j esteja no FAQ, a mensagem de resposta o redicionar para este documento.

Qual o primeiro passo para fazer a inscrio online? Entre no endereo eletrnico http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg e procure o link Inscries online. As propostas sero submetidas exclusivamente atravs do Guich Eletrnico. No sero aceitas propostas enviadas por e- mail ou pelos Correios para a Capes.

Quem pode propor candidaturas para doutorado? Podem participar quaisquer cidados dos pases com os quais o Brasil mantm acordo de Cooperao Educacional, Cultural ou de Cincia e Tecnologia, conforme tabela do subitem 2.1.1 do Edital. Alm de ser cidado desses pases, o candidato bolsa de doutorado dever ter diploma de graduao (em caso de doutorado direto) ou mestrado, sendo aceitas declaraes de previso da data de defesa.

O Programa PEC-PG 2013 s para estudos de doutorado, ou se eu posso me apresentar para mestrado? As bolsas de mestrado sero concedidas pelo CNPq. Maiores informaes: pec-pg@cnpq.br.

Qual a qualificao mnima do CELPE-Brs para poder ser apresentado na convocatria da CAPES? Basta ter sido aprovado e ter o certificado.

Ser aceito o comprovante de inscrio para o CELPE-Brs da prova que foi aplicada em abril/2013 ou a que ser aplicada em outubro/2013? No. S sero aceitos um dos seguintes documentos: i. Cpia da pgina do Dirio Oficial da Unio onde conste o nome do candidato e seu nvel de aprovao no exame CELPE-Brs, com a devida identificao; ou ii. Certificado do exame CELPE-Brs emitido eletronicamente pelo INEP e disponvel no endereo http://portal.inep.gov.br/celpebras-resultados.

Quem deve emitir a carta de aceite da IES brasileira? Ser emitida pelo programa de ps-graduao ao qual pretende se vincular.

Poderei enviar documentos (anexos) do Manual de 2012? No. Todos os documentos/anexos devem ser nas verses inseridas no Manual de 2013, disponvel na pgina do Programa. Documentos inadequados podero cancelar a inscrio.

J estou fazendo um doutorado em uma instituio de ensino superior no Brasil. Posso me candidatar bolsa do PEC-PG? No. Este ano s sero aceitas candidaturas de quem ainda no iniciou o doutorado.

Este Programa concede bolsas para residncia mdica ou para especializao? No. A Capes concede bolsas de doutorado e o CNPq para mestrado.

Alguns documentos devem ser traduzidos para a lngua portuguesa, lngua espanhola ou lngua inglesa. necessrio que a traduo seja feito por tradutor juramentado? Sim. Somente a traduo juramentada (pblica) reconhecida oficialmente por instituies e rgos pblicos diversos no Brasil e tem validade como documento oficial ou legal. Para que um documento em idioma estrangeiro tenha validade no Brasil, este precisa de ser acompanhado da respectiva traduo juramentada.

Na pgina do Programa PEC-PG h um link chamado Envio de documentos avulsos. Ser neste link que enviarei os documentos obrigatrios? No. O link para apresentar a sua candidatura ser Inscries online. O envio de documentos avulsos usado para os estudantes-convnio j aprovados em outros certames.

obrigatrio apresentar o curriculum vitae detalhado e incluir os documentos que certificam as atividades? No necessrio. Basta listar todas as atividades profissionais e acadmicas que j realizou at a data da inscrio.

A declarao de vnculo empregatcio tem que estar em portugus ou pode estar em outra lngua? Pode estar em outra lngua mas deve tambm ser enviado a traduo do documento se no for em lngua inglesa ou lngua espanhola.

Pedirei para fazer a prova Capes por meio do anexo VIII, uma vez que em meu pas no h prova CELPE-Brs. Posso fazer a inscrio para o certame? Com a solicitao (anexo VIII), faremos a avaliao dos documentos e enviaremos sua candidatura para a avaliao de mrito. Antes da publicao do resultado final, ser comunicado a cada candidato se ele foi ou no aprovado na prova.

Sou cidado de pas lusfono (Angola, Cabo Verde, Moambique, So Tom e Prncipe ou Timor-Leste). Precisarei apresentar certificao de proficincia em Lngua Portuguesa? Sim. A partir deste ano, todos os candidatos do PEC-PG devero apresentar certificao de proficincia em Lngua Portuguesa. Voc poder apresentar um dos seguintes documentos: i. Certificado de Proficincia em Lngua Portuguesa para Estrangeiros CELPE-Bras; ii. Cpia da pgina do Dirio Oficial da Unio onde conste o nome do candidato e seu nvel de aprovao no exame CELPE-Bras, com a devida identificao; ou iii. Certificado do exame CELPE-Bras emitido eletronicament e pelo INEP e disponvel no endereo http://portal.inep.gov.br/celpebras-resultados ; ou iv. Declarao da Coordenao do Curso de Ps-Graduao pretendido atestando que o candidato possui conhecimento de Lngua Portuguesa e condies para acompanhar as atividades previstas, apenas para candidato que tiver cursado o mestrado no Brasil; ou v. Solicitao da Prova de Lngua Portuguesa da CAPES (Anexo VIII deste Manual), devidamente assinada, para o candid ato proveniente de pas no qual no esteja prevista a aplicao do exame CELPE-Bras.

possvel candidatar-se bolsa e ficar devendo a comprovao de proficincia, apresentando o certificado se for selecionado? No. Se no for apresentado um dos documentos possveis para a comprovao de proficincia, a candidatura ser cancelada por falta de documentao obrigatria.

Eu sou candidato apto para as bolsas de doutorado da CAPES. requisito indispensvel ter o ttulo de mestre? No. Em algumas reas possvel pretender o doutorado sem ter o ttulo de doutor (medicina, direito etc.). Ser obrigatria apenas a carta de aceite da instituio brasileira de ensino superior.

Como vou me candidatar para uma bolsa de Doutorado, preciso enviar os dois diplomas, de graduao e do mestrado? Sim. necessrio anexar os dois diplomas, quando for o caso.

O processo de admisso ao programa de doutorado que estou interessado ter os resultados apenas no final do ano. O que fao? Identifique-se no Programa de Ps-Graduao como um estudante-convnio. Estes candidatos possuem processos seletivos diferenciados que permitem obter a carta de aceite a tempo do final das inscries.

Sou um aluno que s tenho a graduao. Posso me candidatar ao PEC-PG mesmo tendo apenas a graduao? Sim. Se a instituio o candidato diretamente para o doutorado, no h necessidade de diploma de mestrado.

Alguns dos nossos alunos ainda no possuem o diploma de Mestrado por motivos administrativos. Neste caso, podemos enviar a cpia da Ata de Defesa juntamente com uma declarao de obteno de grau? Sim. Aceitaremos a ata de defesa.

Gostaria de saber se posso enviar como documentos: declarao de data prevista e concluso do mestrado e histrico escolar atualizado do mestrado assinadas pelo coordenador do programa, tendo em vista que, uns dos requisitos para efetivar minha candidatura so apresentar Histrico escolar e Diploma ou certificado de concluso do curso de mestrado o qual difcil de obter neste momento, j que meu curso de mestrado esta em andamento?

Sim. possvel o envio de uma decla rao do coordenador do curso de mestrado apresentando a data provvel de defesa da dissertao.

O fato do Programa de Ps-Graduao ter nota 4 na avaliao da CAPES um empecilho? No. Mas essa uma questo meritria para os pareceristas.

Quem faz a inscrio: o candidato ou o orientador? Esta uma escolha pessoal. Como a inscrio online, no temos controle sobre quem est fazendo a inscrio. Mas lembre-se que as informaes includas no formulrio so de responsabilidade do candidato.

Solicitei a um professor a carta de recomendao. Ele j me encaminhou, mas a carta no tem o carimbo. Posso enviar a carta sem carimbo para o programa PEC-PG? A carta de recomendao no precisa estar carimbada. Mas a carta de aceite sim.

Gostaria de saber se no mbito de programa PEC-PG a CAPES financia o estagio ps doutoral para os alunos de convnio? No. A Capes s financiar bolsas de doutorado.

Neste edital (PEC-PG 2013), no so solicitados atestados mdicos de sade fsica e mental? No. Esta exigncia no voltar a ocorrer.

Qual a durao da bolsa? A durao da concesso de at quarenta e oito meses, para este nvel de ensino.

Qual o valor da bolsa? Para doutorado: R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) mensais.

possvel acumular bolsas da Capes com outras agncias de fomento? No. vedado o acumulo de bolsa com qualquer outra modalidade de auxlio ou bolsa de outro programa da Capes, ou de outra agncia de fomento pblica nacional, como por exemplo, do CNPq.

Posso corrigir minha proposta depois de t-la enviado pelo Guich Eletrnico? No h possibilidade de reenvio. As propostas, depois de enviadas, no podero ser alteradas ou completadas.

Posso alterar as informaes fornecidas no Guich Eletrnico antes de enviar a proposta? Pode. O Guich Eletrnico salva os dados fornecidos para que no sejam perdidos em caso de falta de energia eltrico ou outra interrupo no sistema. Mas sempre que entrar no Guich Eletrnico, poder alterar as informaes, se for necessrio.

necessrio preencher todos os campos do formulrio dentro do Guich Eletrnico? Sim. O sistema no permite o envio sem que todos os dados sejam preenchidos.

Qual o formato dos documentos que devem ser anexados no Guich Eletrnico? Todos os documentos devem ser gerados, obrigatoriamente, em formato PDF, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes) cada um.

Quais so os documentos obrigatrios que devero ser enviados por meio do Guich Eletrnico? 1. Diploma de graduao, diploma de mestrado/comprovante de concluso ou residncia mdica (no caso de candidato da rea mdica), ou declarao da coordenao do curso de mestrado apresentando a data provvel de defesa da dissertao frente e verso, em lngua portuguesa ou lngua inglesa ou em lngua espanhola; 2. Histrico escolar ou documento equivalente que possua as menes/notas completas da graduao e/ou do mestrado, em lngua portuguesa ou lngua inglesa ou em lngua espanhola ; 3. Comprovao de Proficincia em Lngua Portuguesa; 4. Carta de Aceitao (Anexo IX do Manual); 5. Duas cartas de recomendao de professores, pesquisadores ou de pessoas de reconhecida competncia na rea de estudos do candidato, (Anexo II do Manual), em lngua portuguesa ou lngua inglesa ou em lngua espanhola; 6. Curriculum vitae detalhado em lngua portuguesa e em complementao ao Currculo Lattes; 7. Plano de trabalho detalhado, em Lngua Portuguesa (Anexo I do Manual); 8. Certido de Nascimento ou Documento de Identidade do candidato; 9. Certido de Nascimento ou Documento de Identidade de seus genitores ou Informaes dos genitores (Anexo X do Manual);

10. Declarao de vnculo empregatcio emitida pelo rgo/instituio em que trabalha, se for o caso, em lngua portuguesa ou lngua inglesa ou em lngua espanhola.

Existe limite de idade para candidatar-se bolsa de estudos? No h.

Quais as universidades que posso concorrer? Instituies de Ensino Superior (IES) brasileiras, pblicas ou privadas, que emitam diplomas de validade nacional, em programas de Ps-Graduao com nota igual ou superior a 03 (trs), segundo classificao estabelecida pela CAPES;

Sou de um pas com acordo de cooperao, mas moro no Brasil. Posso me candidatar? Sim. Se tiver todas as condies necessrias e no tiver visto permanente, MERCOSUL, turista ou diplomtico.

Os documentos devero ser entregues na misso diplomtica brasileira em meu Pas? No. Todos os documentos devem ser enviados por meio do link Inscries online em formato PDF.

Para candidatar a uma bolsa de doutorado ser necessrio previamente um contato com uma universidade e ter uma carta de aceitao ou fazer a inscrio no Formulrio online? O contato com a universidade deve ser feio antes da inscrio, j que ser necessrio anexar a carta de aceite fornecida pelo curso.

O candidato pode se inscrever sem uma indicao do Governo do meu pas natal? Sim. No h necessidade de autorizao por parte do Governo de origem do candidato.

Tenho duas cartas de aceitao para cursos de doutorados distintos. Posso me inscrever com as duas? No. O candidato que apresentar duas cartas de aceitao da mesma IES ou de IES diferentes ter a sua candidatura cancelada.

Maiores esclarecimentos: pecpg@capes.gov.br (bolsas de doutorado) pec-pg@cnpq.br (bolsas de mestrado)

Vous aimerez peut-être aussi