Vous êtes sur la page 1sur 24

CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

02

Psicologia Geral

Personalidade

Andra Carla Ferreira de Oliveira

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grfico Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

equipe sedis

| universidade federal do rio grande do norte ufrn


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrfica Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grfico Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

r e v Voc .. . i u q a por
No desenvolvimento desta aula, vamos entender o significado da palavra personalidade, conhecer os princpios inerentes ao conceito e praticar a Janela de Johari para facilitar nosso entendimento sobre a nossa personalidade.

Entender o significado da palavra personalidade em Psicologia. Conhecer os princpios referentes s diferentes definies de personalidade. Identificar os quadrantes da Janela de Johari e sua importncia no estudo da personalidade.

Objetivo

1
Psicologia Geral A02

Para comeo de conversa...

Lcio no tem personalidade! O que ele fez imperdovel!!!


Voc j deve ter escutado frases como as citadas anteriormente, mas ser que podemos afirmar que uma pessoa no tem personalidade? O fato de algum fazer algo imperdovel, no significa que essa pessoa no tenha personalidade. Mesmo o pior assassino tem personalidade. Na verdade, todas as pessoas tm uma personalidade.
2
Psicologia Geral A02

1. Conceito de Personalidade

Personalidade vem da palavra latina persona, que se refere mscara utilizada pelos atores em uma pea de teatro. Nesse sentido, podemos perceber como persona se refere aparncia externa que mostramos a quem nos rodeia. Se voc pensar um pouco, vai perceber que de fato usamos algumas mscaras na nossa vida, ou seja, dependendo do momento e das pessoas que esto conosco, utilizamos mscaras diferentes. Imagine voc em um parque de diverses com seus primos; sua tendncia brincar no maior nmero de brinquedos, rir bastante e lembrar dos tempos da infncia. Agora, imagine voc no primeiro dia do estgio, aquele frio na barriga... Voc tende a se comportar da maneira mais formal e respeitosa possvel, ou seja, bem diferente do primeiro exemplo, porque voc sabe que no ambiente profissional as expectativas em relao ao seu desempenho so referentes sua carreira profissional, enquanto no parque de diverses as expectativas so de lazer. Mesmo compreendendo que a nossa personalidade diz respeito s caractersticas externas e visveis, podemos questionar sobre as nossas atitudes mais ntimas, nossos pensamentos secretos, sonhos, desejos, fantasias, enfim nosso eu mais profundo e desconhecido pelos outros e at mesmo por ns mesmos. Isso tambm faz parte da nossa personalidade? Com certeza, nossa personalidade tambm engloba tudo o que as outras pessoas no vem e nem ns conhecemos em alguns momentos. Por exemplo, j aconteceu de voc ficar surpreso com algo que voc fez e nunca imaginou ter coragem de fazer antes ou sequer pensava ser capaz de fazer, como uma declarao de amor em pblico. Escolher um nico conceito para personalidade no suficiente para expressar o que de fato a compe, pois muitos autores j tentaram definir essa palavra e o fizeram de diferentes maneiras. Existem teorias que se assemelham e outras que diferem em relao ao estudo da personalidade, mas independente da teoria escolhida, todas concordam que existem princpios que norteiam os mais diferentes conceitos de personalidade. A seguir, temos os princpios:
3
Psicologia Geral A02

1.1. Princpio da globalidade


Personalidade tudo que ns somos, ou seja, elementos inatos, adquiridos, orgnicos e sociais.

1.2. Princpio social


Todas as pessoas necessitam de convvio social, ou melhor, interagir com outras pessoas. Mesmo as pessoas mais tmidas e reservadas sentem necessidade de contato interpessoal.

4
Psicologia Geral A02

1.3. Princpio da dinamicidade

A personalidade organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e caractersticas do ser humano. Nossa vida cheia de acontecimentos e a nossa personalidade tenta organizar isso da melhor maneira possvel.

1.4. Princpio da individualidade


Cada um de ns nico no mundo. A personalidade um conjunto total de caractersticas prprias do indivduo, as quais o diferencia das demais pessoas.

Agora que voc j sabe quais so os princpios da personalidade, responda atividade:

5
Psicologia Geral A02

Praticando...

1
Responda aqui

Procure um grupo de colegas de sua convivncia e de maneira sigilosa observe seus companheiros por um tempo de 40 a 60 minutos. Na sua observao, fique atento aos princpios estudados sobre a nossa personalidade. Ao final da observao, faa uma lista com os princpios estudados e observaes do comportamento dos seus colegas referente a cada um dos princpios. Ao trmino da obser vao, agradea aos colegas pelos dados coletados e explique seu comportamento de observador. Lembre-se de que voc deve agradecer apenas ao final da observao, caso contrrio, o grupo ficar inibido diante do seu comportamento de observador.

6
Psicologia Geral A02

Conhecendo a Janela de Johari

Janela de Johari um modelo de comunicao atravs do qual algum d ou recebe informaes sobre si mesmo e sobre os outros. A elaborao dessa janela ocorreu atravs dos estudos de dois psiclogos chamados: Joseph Luft e Harry Ingham. Em 1961, os psiclogos citados estudaram sobre a personalidade humana e, com o objetivo de ajudar-nos a compreender melhor nossa percepo sobre ns mesmos e em relao aos outros, props o estudo da personalidade atravs da figura que segue:
Conhecido pelo eu Conhecido pelos outros No conhecido pelos outros I EU. ABERTO III EU SECRETO
Figura 1 Estudo da personalidade

No conhecido pelo eu II EU CEGO IV EU DESCONHECIDO

7
Psicologia Geral A02

A rea I (o eu aberto) constitui o nosso comportamento em vrias atividades, conhecido por ns e por qualquer um que nos observe. Esse comportamento no o mesmo para todas as situaes, mas difere conforme nossa estimativa do que correto em um ambiente especfico e com diferentes grupos de pessoas. Por exemplo, nossa maneira de falar e nossa forma de vestir. A rea II (o eu cego) representa nossas caractersticas de comportamento que so facilmente percebidas pelos outros, mas de que geralmente no estamos cientes. Por exemplo, alguma demonstrao de raiva ou de desprezo por aqueles que discordam de ns, etc. Podemos pensar que esses comportamentos permanecem desconhecidos para ns e, no entanto, so bvios aos outros. A rea III (o eu secreto) representa as coisas sobre ns mesmos que conhecemos, mas que escondemos dos outros. Essas podem variar desde assuntos inconseqentes at os de grande importncia. A pessoa que conta tudo sobre si mesma a algum totalmente estranho, ou a um vizinho, pode estar agindo assim por incapacidade de comunicao satisfatria com pessoas que significam, afetivamente, muito para ela. A rea IV (o eu desconhecido) inclui coisas das quais no estamos conscientes e das quais nem os outros o esto. Por exemplo, alguns assuntos que esto muito escondidos e talvez nunca se tornem conscientes.

1.5. Mudanas nos quadrantes


Num grupo novo, a rea I, do eu aberto, muito pequena, h pouca interao livre e espontnea. Com o desenvolvimento dos processos de grupo, ela cresce, pois os mem bros se sentem mais livres para agir autenticamente. A rea III decresce proporcionalmente ao crescimento da rea I, uma vez que, num clima de crescente confiana recproca, h menos necessidade de esconder ou negar pensamentos e sentimentos. Uma rea de maior atividade livre nos membros do grupo, provavelmente diminuir receios e tenses e propiciar possibilidades de orientar os recursos do grupo para a tarefa propriamente dita. Isso significa maior receptividade a informaes, opinies e idias novas, em si mesmo ou em referncia aos processos especficos de grupo. O fato de esconder ou negar comportamentos, idias e sentimentos durante o processo interativo exige certo dispndio constante de energia e por isso a reduo da rea III (o eu secreto) implica menor mobilizao de energia para a defesa desse territrio. Assim, um nmero maior de necessidades do indivduo pode encontrar expresso e maiores sero as probabilidades de o indivduo ficar satisfeito com seu trabalho e de participar plenamente nas atividades do grupo.

8
Psicologia Geral A02

A rea II (o eu cego) leva mais tempo a reduzir-se porque, usualmente, h fortes razes de ordem psicolgica para a recusa em ver o que se faz ou sente. importante frisar que uma mudana em um dos quadrantes provoca modificaes em todos os demais. A insegurana tende a diminuir a lucidez, e a confiana recproca, a aument-la.

1.6. A comunicao interpessoal dar e receber feedback


O modelo grfico Janela Johari permite apreciar o fluxo de informaes decorrentes de duas fontes eu e outros bem como as tendncias individuais que facilitam ou dificultam a direo e a extenso desse fluxo. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada rea da janela, so os seguintes: a) busca de feedback - consiste em solicitar e receber reaes dos outros, em termos verbais ou no-verbais, para conhecer como o seu comportamento est afetando os outros, isto , ver-se com os olhos dos outros; b) auto-exposio - consiste em dar feedback aos outros, revelando seus prprios pensamentos, percepes e sentimentos de como o comportamento dos outros o est afetando. A utilizao desses dois processos de forma equilibrada e ampla propicia desenvolvimento individual e de competncia interpessoal. Uma rea livre muito reduzida pode significar inibio e restrio de comunicao no relacionamento, resultantes, geralmente, de uma das duas fontes de motivao opostas: de um lado, insegurana e, de outro, desejo de controlar os outros. Quanto maior a rea livre, provavelmente maior ser tambm a produtividade, apoiada em relacionamento satisfatrio. Quando essa rea pequena, indica participao mnima da pessoa numa relao de trabalho e passa a influenciar os sentimentos das outras pessoas e seu grau de investimento emocional e energtico nas atividades a serem executadas emcomum. O desequilbrio nas reas da janela pode apresentar-se no sentido vertical ou no sentido horizontal, revelando sempre uma superutilizao de um dos processos e subutilizao do outro, com suas conseqncias provveis em termos de reaes emocionais negativas e disfuncionalidade da dinmica interpessoal. Os processos de solicitar feedback e de auto-exposio podem revelar preferncias consistentes em sua utilizao no comportamento interpessoal. Essas tendncias, representadas graficamente na Janela Johari, mostram aspectos importantes do relacionamento eu-outros sob a forma de estilos interpessoais de comunicao.

9
Psicologia Geral A02

2. Estilos interpessoais
2.1. Estilo interpessoal I
A Janela Johari, pelo formato e propores de suas reas, evidencia o predomnio da rea desconhecida com seu potencial inexplorado, criatividade reprimida e psicodi nmica pessoal preponderante. Os dois processos so usados em grau reduzido, trazendo um relacionamento prati camente impessoal. A pessoa parece ter uma carapaa em torno de si, exibindo comportamentos rgidos e averso a assumir riscos, ficando retrada e observando mais do que participando. Esse estilo parece estar relacionado a sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurana, canalizando sua energia para manter-se quase como sistema fechado, ao invs de utiliz-la para autodescoberta e crescimento pessoal. BF

A E

EU DESCONHECIDO

Figura 2 Estilo interpessoal I

O estilo tende a gerar hostilidade nos outros, pois a falta de relacionamento , geralmente, interpretada em funo das necessidades das outras pessoas, e essa lacuna afeta sua satisfao. encontrado, com freqncia, em organizaes burocrticas, nas quais, muitas vezes, at conveniente evitar abertura e envolvimento.

2.2. Estilo interpessoal II


Caracteriza-se por uma tendncia a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idias e atos, utilizando preferencialmente o processo de solicitar feedback. Ao mesmo tempo, indica pouco desejo de expor-se, ou pouca abertura, o que pode ser interpretado como sinal de desconfiana nos outros. Diferencia-se do estilo I pela vontade expressa de manter relaes com nvel razovel de participao no grupo, atravs de pedidos freqentes de feedback, solicitando informaes quanto a idias, opinies e sentimentos dos outros. Procura, geralmente, saber a posio dos outros antes de comprometer-se, o que, em longo prazo, acaba
10
Psicologia Geral A02

levando as outras pessoas a se irritarem ou se retrarem, gerando sentimentos de desconfiana, reserva, ansiedade, desgosto e hostilidade. Quanto mais utilizado o processo de solicitar feedback e menos o de auto-exposio, mais aumenta e se consolida o eu secreto, porquanto o tamanho de sua rea est inversamente proporcional quantidade de informao que flui do indivduo. Nesse estilo, a pessoa pode ser vista como superficialedistante. BF

A E EU SECRETO

Figura 3 Estilo interpessoal II

H, certamente, inmeras razes para a pessoa no se expor e usar menos o processo de dar informaes sobre si mesma. Uma delas pode ser o medo de ser rejeitada ou agredida, outra no receber aprovao ou apoio, se os outros conhecerem seus verdadeiros pensamentos e sentimentos. O fator subjacente, em ambas as razes, a concepo de julgamento negativo de sua pessoa, o que poderia estar relacionado com auto-imagem depreciada e sentimentos de insegurana e, no outro extremo, com motivao de auto-afirmao e desejo de manipular ou controlar as outras pessoas atravs da reteno propo sital de informaes esclarecedoras. Os outros podem interpretar as motivaes da pessoa dos dois modos. Consideram a falta de abertura como sinal de insegurana, passando a desprezar ou menosprezar a pessoa, ou como falta de confiana e tentativa de controle dos outros pelo fato de deix-los sem pontos de referncia quanto a sua posio e reaes. Nas situaes de trabalho, pode-se criar um clima de permissividade indevida ou excessiva, em que todos opinam e do feedback ao superior, sem que este complemente o processo com auto-exposio, o que tende a ser disfuncional na comunicao, gerando tenses e sentimentos negativos.

2.3. Estilo Interpessoal III


O indivduo utiliza intensamente o processo de auto-exposio e muito pouco o de solicitar feedback. Sua participao no grupo atuante, dando informaes, mas solici tando pouco. Diz s pessoas o que pensa delas, como se sente com relao a elas, sua posio no grupo, podendo criticar freqentemente a todos, na convico de que est sendo franco, honesto econstrutivo.

11
Psicologia Geral A02

Os outros podem perceb-lo como egocntrico, com exagerada confiana nas prprias opinies e valorizando sua autoridade, alm de insensvel ao feedback que lhe fornecem. Conseqentemente, os outros tendem a sentir-se lesados em seus direitos, sem receber a devida considerao e podem desenvolver sentimentos de insegurana, hos tilidade, ressentimento e defensividade com relao pessoa. BF

A E

EU CEGO

Figura 4 Estilo interpessoal III

Esse estilo tende a conservar e ampliar o eu cego, pois os outros passam a sonegar informaes importantes ou dar feedback seletivo e, assim, concorrer para perpetuar comportamentos ineficazes, uma vez que o indivduo no consegue beneficiar-se da funo corretiva do feedback dos outros. A menor solicitao e recebimento de feedback tambm tem razes psicologicamente vlidas, correspondendo a reaes intrapessoais a tenses variadas, tais como receio de conhecer sua imagem pelos outros, necessidade de no perder poder, autoritarismo, etc. Mesmo exercendo funo protetora, o estilo provoca reaes disfuncionais na comunicao interpessoal e prejudica a produtividade pelos ressentimentos, hostilidades e, final mente, apatia decorrentes do processo, afastando a confiana mtua e a criatividade das situaesdetrabalho. O usurio do estilo, entretanto, no se apercebe de seu papel como fator principal desse estado de coisas, pois a tendncia fortalecer e aumentar sua rea cega.

2.4. Estilo interpessoal IV


Caracteriza-se pela utilizao ampla e equilibrada de busca de feedback e de auto -exposio, permitindo franqueza e empatia pelas necessidades dos outros. O comporta mento da pessoa, em sua maior parte, claro e aberto para o grupo, provocando menos erros de interpretao por parte dos outros. A rea maior a do eu aberto, ou de livre atividade, gerando expectativas de maior produtividade, atravs da reduo de conjecturas sobre o que a pessoa est tentando fazer ou comunicar.
12
Psicologia Geral A02

Inicialmente, esse estilo pode conduzir defensividade nos outros, por no estarem habituados a relaes interpessoais autnticas, o que pode ser ameaador ou inadequado at em algumas situaes ou contextos. Em mdio e longo prazo, entretanto, a tendncia para estabelecer normas de franqueza recproca, de tal modo que confiana mtua e criatividade possam ser desenvolvidas para um relacionamento significativo e eficaz. BF

A E

EU ABERTO

Figura 5 Estilo interpessoal IV

Praticando...

Chegou o momento de voc observar a sua Janela de Johari. Responda ao  questionrio abaixo, de acordo com as instrues aseguir:

Instrues
Abaixo esto listados algumas situaes referentes a situaes diversas do seu relacionamento com outras pessoas, com duas opes alternativas como respostas (A e B): Procure atribuir um total de dez pontos s duas alternativas, distribuindo-os segundo uma das seguintes combinaes:
( 10/0 ) ( 0/10 ) ( 8/2 ) ( 2/8 ) ( 6/4 ) ( 4/6 )

1  Se eu entro em conflito com algum que me particularmente importante e com quem sinto que tenho que cooperar para atingir um dado fim, eu geralmente: a) ( )  Sinto-me parcialmente responsvel e tento me colocar na posio dele, vendo como est sendo afetado. b) ( )  Procuro no me envolver muito, pois tenho receio que nossas relaes possam romper-se.
13
Psicologia Geral A02

2  Se ao dialogar com outra pessoa, percebo que a conversa est polarizando em torno de assuntos que me so desconhecidos, na maioria dos casos, eu: a) ( )  Procuro desviar o curso da conversa para assuntos que eu domine. b) ( )  Manifesto abertamente meu desconhecimento do assunto e estimulo o prosseguimento da conversa. 3  Quando algum manifesta suas impresses sobre o meu comportamento e sua pouca eficcia, eu, freqentemente: a) ( )  Encorajo-o para que exemplifique e me explique melhor suas impresses. b) ( )  Tento explicar-lhe o porqu do meu comportamento. 4  Se um colega com que tenho um relacionamento prximo passa a evitarme e a agir de uma forma gentil, mas dissimulada, eu, geralmente: a) ( )  Chamo-lhe a ateno sobre sua atitude e peo-lhe que me diga o que est ocorrendo. b) ( )  Comporto-me tal como ele , relaciono-me superficialmente, j que isso que ele deseja. 5  Se eu e um dos meus colegas tivemos uma discusso acirrada no passado e notei que, a partir de ento, ele se sente pouco vontade junto de mim, eu: a) ( )  Evito agravar a situao e deixo as coisas correrem como esto. b) ( )  C hamo a ateno para os efeitos da controvrsia do nosso relacionamento. 6  Se voc est com algum problema pessoal, torna-se irritvel e descarrega sua tenso em coisas sem importncia e algum o alerta sobre isso, voc: a) ( )  Diz que est preocupado e gostaria de ficar sozinho, sem ser molestado. b) ( )  Escuta as observaes, sem tentar justificar sua atitude. 7  S e eu observo que algum com quem tenho um relacionamento relativamente bom est assumindo atitudes que limitam sua eficcia, eu: a) ( )  G uardo minhas opinies com receio que possa parecer muito intrometido. b) ( )  Digo o que acho e como me sinto a respeito dessas atitudes.

14
Psicologia Geral A02

8  Se numa conversao, algum, inadvertidamente, menciona algum fato que possa afetar minha rea de atuao, eu, usualmente: a) ( )  Procuro estimul-lo a falar a fim de obter maiores informaes. b) ( )  Deixo-o vontade para que, espontaneamente, me d maiores informaes. 9  Se eu noto que algum de minha relao est tenso e preocupado e descarrega sua irritao em coisa pequena, eu: a) ( )  Procuro trat-lo com muito tato, sabendo que essa fase temporria e que seu problema no da minha conta. b) ( )  Procuro conversar com ele e mostrar-lhe como est afetando os outros sua volta, inclusive a mim. 10 C  onversando com algum que muito sensvel, sobre sua prpria atuao, eu, freqentemente: a) ( )  Evito ressaltar seus erros para no melindr-lo. b) ( )  Enfoco basicamente seus erros numa tentativa de auxili-lo.

Tabulao do Questionrio Janela de Johari


Abertura Questes 1 2 7 9 10 Total tens A B B B B Pontos Questes 3 4 5 6 8 Total Feedback tens A A B B A Pontos

15
Psicologia Geral A02

Grfico Janela De Johari


F E E D B A C K 0 10 20 30 40 50 A B E R T U R A 40 30 20 10

3. Nossa personalidade pode mudar?


Voc j se fez essa pergunta? Temos uma vida repleta de acontecimentos agradveis e desagradveis. Nossos pensamentos mudam ao passar dos anos, amadurecemos com o tempo, mudamos nossos sonhos, desejos e atitudes. Por exemplo, aos 15 anos voc pode ser uma pessoa muito impaciente, que se irrita com facilidade e, aos 40 anos, ter mudado essa caracterstica para ser paciente e j no se irrita com tanta facilidade. Dessa forma, podemos pensar que a nossa personalidade no imutvel, rgida, mas ela passvel de mudanas ao longo do tempo. Podemos entender a personalidade como um agrupamento permanente e peculiar de caractersticas que podem mudar em resposta a situaes diferentes.

Leitura Complementar
FRITZEN, Silvino Jos. Janela de Johari. Petrpolis: Vozes, 2002. Esse livro excelente no que diz respeito aos exerccios prticos sobre a comunicao interpessoal, especialmente na explorao de dar e receber feedback. Alm disso, traz a Janela de Johari de forma detalhada e objetiva, de forma a contribuir para o seu autoconhecimento.
16
Psicologia Geral A02

Chegamos ao final de mais uma aula. Nela, estudamos trs pontos centrais da nossa disciplina: a) a origem do termo personalidade; b) a existncia de princpios que so inerentes a qualquer definio da palavra personalidade e, por fim, c) identificamos os quadrantes da Janela de Johari e sua importncia no estudo da personalidade.

Auto-avaliao

O que personalidade? Quais os princpios inerentes ao conceito de personalidade? Qual a importncia da Janela de Johari para o meu auto-conhecimento? Quais os quadrantes e o que representa cada um?

Referncias
BRAGHIROLLI, E.M. Psicologia geral. Porto Alegre: Vozes, 1990. DUANE, P . Schultz. Teorias da personalidade. So Paulo: Thomsom Learning Edies,2006. FRITZEN, Silvino Jos. Janela de Johari. Petrpolis: Vozes, 2002.

17
Psicologia Geral A02

Anotaes

18
Psicologia Geral A02

Anotaes

19
Psicologia Geral A02

Anotaes

20
Psicologia Geral A02

Vous aimerez peut-être aussi