Vous êtes sur la page 1sur 4

Formas de administrao de oxigenoterapia - Sistema de baixo fluxo: fornecem oxignio por meio de um fluxo inferior demanda do paciente.

. Desta forma, ocorre diluio do O2 fornecido com o gs inspirado. Os sistema de baixo fluxo compreendem:o cateter nasal, mscara facial simples e transtraqueal. - Sistema da alto fluxo: suplantam a demanda inspiratria do paciente, podendo regular a FiO2 de acordo com as necessidades teraputicas. importante que neste sistema, no possvel manter valor fixo da FiO2 que vai variar em funo do Volume minuto do paciente. E composto por: mscara com sistema reservatrio, mscara com sistema de veturi, tenda facial (mscara de Hudson ou macronebulizao), mscara/colar para traqueostomia e pea T (tubo T).

Mscara de Venturi (micro) Constitui o mtodo mais seguro e exato para liberar a concentrao necessria de oxignio, sem considerar a profundidade ou freqncia da respirao. A mscara de Venturi fornece uma concentrao de oxignio de 24% a 50%. O fluxo geralmente utilizado de 4 a 12 litros por minuto, conectada diretamente a rede de O2. Com umidificador usa-se 15L/min. Conector Azul Amarelo Branco Verde Vermelho Laranja Concentrao O2 24% 28% 31% 35% 40% 50% Fluxo O2 4 L/min 4 L/min 4 L/min 6 L/min 8 L/min 12 L/min

Velocidade de fluxo sugerida (L/min) 4-6 L/min 6-8 L/min

Porcentagem de O2 estabelecida 24,26,28% 30,35,40%

Vantagens: leve e bem tolerada pelo paciente. Protege contra dosagens nocivas de oxignio. Desvantagens: Desloca-se facilmente. Dificulta a fala. Impossibilita o paciente de comer enquanto usa. CATETER NASAL Este meio fornece uma quantidade moderada de oxignio (20 a 28%) com um fluxo de 1 a 8 litros por minuto. Visa administrar concentraes baixas a moderadas de O2. de fcil aplicao, mas nem sempre bem tolerada principalmente por crianas. Vantagens: leve e bem tolerada No interfere com a fala e a alimentao.

Mtodo econmico e que utiliza dispositivos simples; Facilidade de aplicao Desvantagens: Quantidade incerta de oxignio fornecida. Resseca a mucosa nasal, pois fornece pequena umidade. Pode ser irritante e incomodo com o uso prolongado. Fluxos rpidos podem provocar dor nos seios nasais. Nem sempre bem tolerado em funo do desconforto produzido; A respirao bucal diminui a frao inspirada de O2; Irritabilidade tecidual da nasofaringe; Facilidade no deslocamento do cateter; No permite nebulizao; Necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas.

Velocidade de fluxo sugerida (L/min) 1-6 L/min

Porcentagem de O2 estabelecida 23-42%

CNULA NASAL
empregado quando o paciente requer uma concentrao mdia ou baixa de O2. relativamente simples e permite que o paciente converse, alimente, sem interrupo de O2. 1- Vantagens: - Conforto maior que no uso do cateter; - Economia, no necessita ser removida; - Convivncia - pode comer, falar, sem obstculos; - Facilidade de manter em posio. 2- Desvantagens: - No pode ser usada por pacientes com problemas nos condutos nasais; - Concentrao de O2 inspirada desconhecida; - De pouca aceitao por crianas pequenas; - No permite nebulizao.

Velocidade de fluxo sugerida (L/min) 1-2 L/min 3-5 L/min 6 L/min

Porcentagem de O2 estabelecida 23-30% 30-40% 42%

MSCARA DE AEROSOL (MACRO) Permite a mistura de O2 a 100% e ar ambiente por aberturas laterais. Mscara facial com reservatrio Tem acoplado um reservatrio de O2. Pode oferecer FiO2 de aproximadamente 100%, com fluxo de 10 l/min a 15 l/min. Para isso, deve estar perfeitamente adaptada face do paciente. Velocidade de fluxo sugerida (L/min) 8-10 L/min Porcentagem de O2 estabelecida 30-100%

NEBULIZAO
A nebulizao transforma uma soluo lquida soro fisiolgico mais medicamentos em partculas de aerossol que so inaladas at o aparelho respiratrio, administrando medicamentos diretamente nos locais afetados e reduzindo possveis efeitos colaterais decorrentes da ingesto de medicamentos por via oral Finalidades: Ajudar na higiene brnquica atravs da restaurao e manuteno da continuidade da cobertura mucosa. Hidratar as secrees secas e retidas. Umidificar o oxignio inspirado e possibilitando a administrao de medicaes.

Nebulizao Contnua
O Conjunto de Nebulizao Contnua indicado para os procedimentos de aplicao de Oxignio mido e Aquecido em conjunto com solues medicinais , por via inalatria, para Pacientes em Terapia intensiva, semi-intensiva ou Linear Materiais: Fluxmetro, nebulizador, extenso (traquia), soro fisiolgico a 0,9 % e / ou medicamentos prescritos. Tcnica: -

Verificar a prescrio da nebulizao no pronturio. Lavar as mos Organizar o material. Explicar o procedimento ao cliente Instalar o fluxmetro na fonte de oxignio. Preencher o copo do nebulizador com soro fisiolgico ou outra medicao conforme prescrita mdica. Conectar a extenso do nebulizador no fluxmetro. Testar o fluxmetro se borbulhar, est funcionando. Adaptar a mscara na face do cliente. Regular o fluxo e o tempo de nebulizao segundo prescrio mdica. Manter a unidade em ordem. Manter a unidade arrumada. Registrar o procedimento de enfermagem.

Nebulizao de Horrio
Materiais: Fluxmetro, rede de oxignio ou ar comprimido, micronebulizador estril, soro fisiolgico 0,9% e /ou medicamento conforme prescrio mdica.

Tcnica: Verificar a prescrio da nebulizao no pronturio. Lavar as mos Organizar o material. Explicar o procedimento ao cliente Instalar o fluxmetro na fonte de oxignio. Preencher o copo do nebulizador com soro fisiolgico ou outra medicao conforme prescrita mdica. Conectar a extenso do nebulizador no fluxmetro. Conectar o micronebulizador na mscara. Testar o fluxmetro se houver nvoa, o fluxmetro est funcionando. Regular o fluxmetro em litros / minutos conforme prescrio mdica Colocar a mscara na face do cliente. Regular o fluxo e o tempo de nebulizao segundo prescrio mdica.

Manter a unidade em ordem. Manter a unidade arrumada. Registrar o procedimento de enfermagem.

Efeitos Txicos e Colaterais na Administrao de O2 - Em pacientes portadores de DPOC, a administrao de altas concentraes de O2 eliminar o estmulo respiratrio - apnia; - Resseca a mucosa do sistema respiratrio; - Altas concentraes de O2 (acima de 50%) por tempo prolongado ocasionam alteraes pulmonares (atelectasias, hemorragia e outros); - Altas concentraes de O2 (acima de 100%) h ao txica sobre os vasos da retina, determinando a fibroplasia retrolenticular.

Toxidade do O2 em relao ao tempo de exposio (FiO2 100%) Leses agudas - 12 - 24 horas traqueobronquite, tosse seca, reduo da CV, dor subesternal, diminuio da atividade mucociliar. - 24 - 36 horas parestesias, nuseas, vmitos, diminuio acentuada da CV, alterao da sntese protica nas clulas endoteliais. - 36 - 48 horas diminuio da complacncia pulmonar, capacidade de difuso e aumento de diferena arterio- alveolar de O2 - 48 - 60 horas - inativao do surfactante, edema alveolar por aumento da permeabilidade - acima de 60 horas: SARA e morte.

Cuidados com o O2 e com sua Administrao -No administra-lo sem o redutor de presso e o fluxmetro; - Colocar umidificador com gua destilada ou esterilizada at o nvel indicado; - Colocar aviso de "No Fumar" na porta do quarto do paciente; - Controlar a quantidade de litros por minutos; - Observar se a mscara ou cateter esto bem adaptados e em bom funcionamento; - Dar apoio psicolgico ao paciente; - Trocar diariamente a cnula, os umidificadores, o tubo e outros equipamentos expostos umidade; - Avaliar o funcionamento do aparelho constantemente observando o volume de gua do umidificador e a quantidade de litros por minuto; - Explicar as condutas e as necessidades da oxigenoterapia ao paciente e acompanhantes e pedir para no fumar; - Observar e palpar o epigstrio para constatar o aparecimento de distenso; - Fazer revezamento das narinas a cada 8 horas (cateter); - Avaliar com freqncia as condies do paciente, sinais de hipxia, anotar e dar assistncia adequada; - Manter vias areas desobstrudas; - Manter os cilindros de O2 na vertical, longe de aparelhos eltricos e de fontes de calor; - Controlar sinais vitais.

Vous aimerez peut-être aussi