Vous êtes sur la page 1sur 14

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais.

Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

O silncio: multiplicidade de sentidos


Vnia Maria Rocha de Oliveira 1 Valesca do Rosrio Campista 2

Resumo: O presente estudo parte do pressuposto que a linguagem, tanto oral como escrita, pode ser considerada um fenmeno discursivo devido sua funo lingstica como expresso social apropriada pelo sujeito, expresso de seu prprio desejo inconsciente. A proposta desse artigo consiste, sobretudo, em abordar o silncio como uma forma de linguagem singular, que diz respeito ao modo de organizao subjetiva. Atravs de uma interlocuo terica da Anlise do Discurso com a Psicanlise pretende-se, sobretudo, mostrar que possvel tratar do silncio como singularidade. A referida interlocuo evidencia que, a relao entre a produo de discurso sujeitos que enunciam e seus processos, se do nos intervalos das formas de comunicao humana, as quais se situam para alm do silncio. Com base no referencial terico destaca-se, segundo o pai da psicanlise, Sigmund Freud, a importncia do silncio, mais especificamente no que se refere interpretao analtica.

Introduo
Cintilante a gua em uma bacia; escura a gua no oceano. A pequena verdade tem palavras que so claras; a grande verdade tem grande silncio. Tagore, Pssaros errantes, CLXXVI

A palavra silncio etimologicamente vem do latim silentiu e segundo Ferreira (1999) significa o estado de quem cala, privao de falar, sigilo, segredo. A partir
1

Vnia Maria R. de Oliveira Mestre em Cognio e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). professora do curso de Psicologia e da Ps-Graduao em Psicanlise da Universidade Estcio de S (UNESA-RJ). E-mail: vmtatagiba@uol.com.br . 2 Valesca do R. Campista Mestre em Psicanlise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). professora do curso de Psicologia e da Ps-Graduao em Psicanlise da Universidade Estcio de S (UNESA-RJ). E-mail: valescacampista@viacabo.com.br .

107

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

dessas definies pode-se notar que apesar do silncio possuir um sentido universal referido no emisso de sons, o dicionrio tambm revela outro sentido, a saber, o da singularidade. Singularidade em psicanlise est diretamente relacionada existncia de um sujeito, o qual por motivos subjetivos, se recusa a fazer uso da linguagem.

A Anlise do Discurso e a Psicanlise tornam-se relevantes, visto que ambas tratam do discurso, a primeira pelo vis da palavra como uma idia em curso, de percurso, de movimento, que revela a palavra em movimento, prtica de linguagem que se faz pelo sujeito falante. J a segunda busca os sentidos do discurso sob o foco do inconsciente, o que significa decifrar os significantes3 que atravessam o sujeito no seu estar no mundo, comunicando-se com o outro, em sua busca de insero social. Podemos interrogar como o silncio pode ser considerado um discurso se no h nele palavras. pela via das referidas cincias que se pretende responder a esta questo.

1- Linguagem e anlise do discurso

A comunicao pode ser entendida como fenmeno social pela qual o sujeito busca relacionar-se uns com outros, sendo, portanto a linguagem instrumento privilegiado para tal fim. Segundo Sodr (2001) a linguagem como mediadora que promove o acolhimento das diferenas e assegura a ao comunicativa entre sujeitos.

A linguagem propicia os sentidos, as normas, as regras compartilhadas pelos sujeitos que vivem em coletividade. Neste sentido, afirma Kristeva: todas as prticas humanas so tipos de linguagem visto que tm a funo de demarcar, de
3

Termo da lingstica utilizado pelo psicanalista francs Jacques Lacan para se referir a um sentido inconsciente que pode ser atribudo a uma palavra.

108

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

significar, de comunicar (1996:14). Tal perspectivava comunicacional e os diferentes gneros (mdia, literatura, potica, etc.) constitui como foco de interesse para estudo e pesquisa da Anlise do Discurso.

A Anlise do Discurso surge como ramificao das cincias da linguagem. Prope a estudar os diferentes campos da linguagem em seu aspecto mais dinmico, articula sujeito, linguagem, sociedade e ideologia.

A ideologia em que os sujeitos se encontram atrelados, segundo Mussalim predetermina o que podero ou no dizer em determinadas conjunturas histricosociais (2001:113). Essa uma das diferenas tericas entre a Anlise do Discurso de origem francesa e a americana tambm conhecida com anglo-sax. Esta ultima considera a inteno dos sujeitos numa interao verbal como um dos pilares que sustenta a sustenta (Ibidem).

O objeto privilegiado de estudo da Anlise de Discurso a linguagem. Conforme sinalizam autores como Mussalim (2000), Orlandi (2002), Pinto (2002) nos anos 60 ela constituir-se como espao que se funda pela relao estabelecida entre trs domnios disciplinares a Lingstica, o Marxismo e a Psicanlise.

Os pressupostos tericos vo se inserir em uma das muitas concepes tericas acerca da Anlise de Discurso, sendo que a concepo eleita nestes ltimos tempos, inclusive no Brasil, refere-se viso da Escola Francesa. Esta concepo ao trabalhar o discurso em sua forma material e no abstrato como o concebe a Lingstica, busca a histria, configurando uma forma lingstico-cultural de analisar o(s) discurso(s).

As divergncias de olhares tericos sobre o discurso, se prendem s duas correntes da Anlise do Discurso que se situam nas discusses contemporneas,

109

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

ou seja, a Anlise do Discurso francesa e a Anlise do Discurso anglo-sax, que privilegia a Sociologia.

Sintetizando essas divergncias tericas pode-se dizer que ambas trabalham a Anlise de Discurso e que apresentam um elemento comum, que segundo Fiorin diz respeito ao estudo das relaes entre condies de produo dos discursos e seus processos de produo (2000, p. 55). Cabe destacar que o discurso no existe fora dos contextos histricos e scio-culturais.

Considerando os discursos e sua forma de produo, pode-se entender que o silncio, como linguagem, tambm pode ser considerado um tipo de discurso que marca os sujeitos sociais produtores de sentidos. Em seus estudos Orlandi (2002) revela que o silncio pode ser entendido por duas faces diferentes: a primeira o silncio imposto, ou seja, colocado como uma forma de dominao em que o sujeito excludo, ficando sem voz e sem sentido; o segundo o silncio proposto, isto , se apresenta como uma forma de resistncia, de defesa e proteo. O autor ainda aborda o silncio a partir de uma falha na comunicao, na emisso do que se tem a inteno de comunicar e que por ele denominada de ruptura. Estes diferentes modos de abordar o silncio remetem aos sentidos do silncio, presentes no no-dito e seus processos de constituio. a Anlise do Discurso, mediada pela categoria do silncio que nesse artigo encontram-se as bases para articulao com o discurso da Psicanlise.

2- O discurso e a psicanlise

Ao conceituar o Inconsciente, Freud (1915) altera a noo de sujeito aceita pela modernidade e promove com sua descoberta uma revoluo no pensamento de seu tempo, na medida em que aponta para um sujeito clivado, entre o que consciente e o que inconsciente.

110

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

Freud

(1900),

em

sua

Primeira

Tpica,

apresenta

trs

das

principais

caractersticas do sistema Inconsciente que o diferenciam do Pr-Consciente e Consciente. Como primeira caracterstica, os processos Inconscientes so atemporais, ou seja, no so ordenados na perspectiva do tempo, pois no seguem uma cronologia nem sofrem alteraes com a passagem do tempo. Segundo o autor, eles so regidos pelo processo primrio de satisfao: Esto sujeitos ao princpio do prazer (Freud, 1915:192). Finalmente, os processos inconscientes so isentos de contradio mtua.

No mesmo texto de 1915 em que sistematiza suas descobertas sobre o Inconsciente, Freud distingue dois nveis de representao, as de coisa e as de palavra. A representao de coisa diz respeito ao Inconsciente, ou seja, caracteriza este como instncia dos sinais visuais; enquanto a representao de palavra para Freud essencialmente acstica. A relao entre ambas, representao de coisa e de palavra, caracteriza para Freud o sistema PrConsciente/Consciente, onde h associao de uma imagem verbal a uma imagem acstica.

A palavra traz em si a representao de coisa prpria do Inconsciente, que associada representao de palavra, do sistema Consciente permite a verbalizao. importante acrescentar que a representao de coisa no a coisa em si, pois a mesma no passvel de traduo quando representada no inconsciente.
4

No Inconsciente a coisa um complexo de trao mnsico

(sons, imagens), que

quando associado representao de palavra e aos restos da coisa (Inconsciente) se inscreve no sujeito pela falta, ou seja, pelo desejo5. A coisa em
4

Termo utilizado por Freud para se referir forma como os acontecimentos se inscrevem na memria. 5 Na obra freudiana desejo refere-se a traos, signos inconsciente, ligados s vivncias primrias de satisfao como elementos de linguagem. Em Lacan a noo de desejo nasce da defasagem

111

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

si no se pronuncia, a funo da palavra evocar a prpria coisa, ou seja, a coisa ausente e sendo assim o indizvel se inscreve no sujeito pela linguagem. O Inconsciente para Freud a instncia psquica formada por idias recalcadas6, que apontam um lado desconhecido do sujeito, registro de experincias no simbolizadas, mas que surgem como representantes significantes, signos - de desejo. a partir de Lacan que o desejo na psicanlise passa a ser concebido como linguagem. Lacan (1953/1998) considera que o inconsciente se estrutura como uma linguagem, como uma cadeia de significantes, que est latente e se repete, interferindo no discurso, como se este estivesse, a todo o momento, atravessado pelo inconsciente e pelo discurso do outro. Segundo Lacan:
Mesmo que no comunique nada, o discurso representa a existncia da comunicao; mesmo que negue a evidncia, ele afirma que a fala constitui a verdade; mesmo que destine a enganar, ele especula com a f no testemunho (Lacan, 1953/1998:252).

No instante que fala da associao livre como uma tcnica que se funda, no discurso do sujeito em anlise, Freud (1923:256) demonstra o papel da linguagem livre, do controle do consciente e comenta que a psicanlise a arte da interpretao, na medida em que ao interpretar, o psicanalista re-significa o que o sujeito verbaliza, silencia, indica por desconhecer, por intermdio das associaes livres.

O inconsciente se refere ao desconhecido, ao estranho, de onde emana o discurso do pai, da famlia, da lei, enfim, do outro em relao ao qual o sujeito se

entre a necessidade e a demanda [...] irredutvel demanda na medida em que procura impor-se sem levar em conta a linguagem e o inconsciente do outro, e exige absolutamente ser reconhecido por ele (LAPLANCHE e PONTALIS, 1998:114). 6 Condio em que ficam dada a operao de recalque pela qual o sujeito procura repelir ou manter no inconsciente representaes (pensamentos, imagens, recordaes) ligadas pulso. (LAPLANCHE e PONTALIS, 1998:512).

112

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

define. Neste sentido o sujeito representao, estando na ordem da linguagem como sinaliza Lacan.

O sujeito falante que se faz significante do outro, no discurso lacaniano, o sujeito da linguagem, que faz do discurso o lugar de suas supostas verdades, traduzindo muitas vezes nos lapsos do silncio indicador de sentidos. Para a Psicanlise o silncio tradutor de mensagens do inconsciente e para a anlise de discurso o lugar da palavra, vazio, repleto de sentidos. Atribuir significado ao silncio ir alm da representao, simbolizando imagens que a memria gravou e inseriu na estrutura psquica dos sujeitos.

3- O discurso mediado pelo silncio

Ao abordar a linguagem Merleau-Ponty ressalta que se a relao lateral do signo como o signo que torna ambos os significantes, o sentido s aparece na interseco e como que no intervalo das palavras (1985:70). Esta referncia ao silncio como categoria do discurso, faz do no-dito, o lugar da palavra que no foi verbalizada, mas est ali para ser desvelada pelo olhar interpretante do outro.

O silncio como categoria fundante da linguagem a matria significante por excelncia e neste sentido, para Orlandi o silncio o real do discurso (1997:89), ou seja, um continuum significante.

no processo de significao livre de represses conscientes que o discurso psicanaltico atua. A psicanlise, como aponta Laplanche e Pontalis (1998):
... um mtodo de investigao que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das aes, das produes imaginrias de um sujeito [...] especificada pela interpretao controlada da resistncia, da transferncia e do desejo.

113

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

[...] um conjunto de teorias em que so sistematizados os dados introduzidos pelo mtodo psicanaltico de investigao e de tratamento (Laplanche e Pontalis,1998:384-5).

A psicanlise como mtodo de anlise e interpretao favorece a compreenso das relaes humanas, assim como a Anlise do Discurso.

No que se refere ao lugar do silncio na psicanlise bem como da Anlise do Discurso pode-se afirmar que ele no possui um sentido prprio, mas aponta para os mltiplos sentidos. Como destacou Lacan, o silncio toma todo o seu valor de silncio, no simplesmente negativo, mas vale como alm da palavra (1954:322). O silncio um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticncias.

O sentido que se revela no silncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a histria do sujeito. Para a psicanlise esse contexto o da anlise, onde o silncio anuncia o discurso do inconsciente. Freud enfatiza em suas conferncias e ensaios que ele segue um mtodo, cuja metodologia est presente no somente em seus escritos, como tambm em sua clnica fundada na escuta e intervenes junto ao analisado, particularmente quanto interpretao:
Constituiu um triunfo para a arte interpretativa da psicanlise, conseguir demonstrar que certos atos psquicos comuns de pessoas normais, para os quais ningum havia at ento buscado apresentar explicao psicolgica, deveriam ser considerados sob o mesmo ngulo que os sintomas dos neurticos, isto , que tinham um significado, desconhecido do sujeito, mas capaz de ser facilmente descoberto pelos meios analticos (Freud, 1923 [1922]: 257).

Assim o papel do analista de fundamental importncia como decodificador desses sinais, fragmentos que surgem no fluxo do discurso como repeties,

114

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

metonmias, metforas, reticncias, pontuaes, pausas, e outros que so o material disponvel interpretao psicanaltica.

Na anlise necessrio um interlocutor, algum ...pelo simples fato de estar presente e escutar, esse homem que fala dirige-se a ele [...]. O que ele diz, com efeito, pode no ter nenhum sentido, mas o que ele lhe diz contm um sentido(Lacan, 1936/1998:88).

Winnicott (1963/1990:171) ao falar da comunicao e falta de comunicao ressalta que h algo de no comunicvel um ncleo da personalidade que corresponde ao eu verdadeiro e que merece ser respeitado e preservado como comunicao silenciosa.
Na prtica h algo que precisamos deixar para o nosso trabalho, a no-comunicao do paciente como uma contribuio positiva. Devemos nos perguntar se nossa tcnica permite ao paciente comunicar que ele ou ela no est se comunicando. Para isso acontecer, ns analistas, precisamos estar pronto para o sinal: no estou me comunicando, e sermos capazes de distingui-lo do sinal de tenso associado ao fracasso na comunicao (Ibid, p.171).

Isso implica em reconhecer que a linguagem do silncio pode ser escrita no na ausncia sonora, e sim no movimento ruidoso. O silncio no vazio, o semsentido; ao contrrio, ele o indcio de uma totalidade significativa. Isto nos leva compreenso do vazio da linguagem como horizonte e no como

falta(Orlandi,1997:70).

O silncio como experincia de estar s, envolto consigo mesmo, como criana que ao se encantar com seu mundo mgico, em suas brincadeiras, se deixa guiar pela magia silenciosa de sua capacidade de estar s (Winnicott,1958/1990), mas

115

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

no isolada ou solitria, mas com a capacidade que s poucos conseguem ter de se concentrar em uma tarefa, silenciosamente, sem, portanto estar silenciada.

4- O silncio anuncia o sujeito

O silncio apresenta-se das mais variadas formas, ao inserir-se no discurso psicanaltico pelos lapsos deixados na relao analista-paciente como vimos anteriormente. Para Nasio, h trs faces neste discurso, sendo que a primeira delas, se d pela surpresa, que como o aparecimento de uma formao do inconsciente, ou mesmo de uma palavra de verdade que nomeia e separa o que estava confundido (1989:108).

Existe tambm uma segunda forma de parada silenciosa, entendida como uma cristalizao, que paralisa os trajetos do desejo e o imobiliza no lugar do objeto7.

J uma terceira forma de parada se d como ruptura no instante em que um objeto real atravessado no discurso, quebrando a relao e deslocando o silncio do analista. Percebe-se assim, que o silncio tambm o lugar do desejo que vai sendo tecido, aquele que no se antecipa pela lgica imediata do racional, mas se desvela pelas foras pulsionais8, em silncio-espera.

O silncio , portanto, o lugar de sentidos que se fazem fora da representao da palavra, mas esto no imaginrio humano, nas tramas do que o sujeito aprende e transforma em fantasia, em imaginao.

Esse termo deve ser entendido no sentido psicanaltico, a saber, no como uma coisa determinada e sim estruturado sobre a base de uma rede de significante. 8 Conceito elaborado por Freud e retomado por Lacan para se referir ao modo pelo qual a sexualidade comparece na vida psquica.

116

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

Orlandi afirma que o silncio, mediando as relaes entre linguagem, mundo e pensamento, resiste presso de controle exercida pela urgncia da linguagem (1997, p. 31). O silncio significa e re-significa de outras formas, pois o silncio no transparncia, ele atua na passagem entre pensamento-palavra-coisa.

5- Consideraes Finais

Articular a Anlise do Discurso e a Psicanlise para tratar do silncio enquanto linguagem no foi uma tarefa fcil. O terreno se mostrou, a princpio, arenoso e movedio, entretanto tornou-se um desafio, visto que a complexidade do discurso psicanaltico, assim como a mudez do sujeito, traduz-se como elemento fundamental da linguagem humana.

Esse estudo mostrou como o silncio pode ser escutado como uma linguagem. Na psicanlise nota-se como o silncio favorece uma escuta clnica, onde o sujeito ao ocultar palavras revela o inconsciente e conseqentemente sua singularidade. A Anlise do Discurso, por sua vez, introduz a dimenso do contexto histrico, traduzindo o silncio como manifestao do sujeito no sentido do submeter, do revelar, do transgredir.

O silncio sempre o lugar da palavra abortada pelo indizvel, mas que est latente nos vos do discurso, nos seus intervalos e pausas, no apelo da mudez por significados.

No discurso psicanaltico o silncio e a imagem falam mais do que mil palavras porque so os espaos nos quais o inconsciente se revela e se desvela em sentidos, sintomas, ndices que em seu contexto silencioso refletem o sujeito e suas possibilidades mltiplas de sentidos.

117

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

O silncio em seus muitos sentidos pode se fazer vida ou morte, alegria ou tristeza, parada ou isolamento, mas ser infinitamente o lugar do mistrio da palavra que no se fez disfarce e que, por total falta de traduo, permaneceu ausente, aberta a infinitos sentidos.

A discusso que aqui foi tecida sobre o silncio importante, sobretudo no que se refere ao trabalho clnico, a dimenso do sintoma e as possibilidades de escuta da singularidade de cada um.

118

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

Referncias

FERREIRA, A. B. H. Novo Aurlio: sculo XXI. 3 edio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (1999).

FIORIN, J. L. Linguagem e Ideologia. 7 edio. So Paulo: tica. (2000).

FREUD, S. A interpretao dos sonhos (1900[1901]). In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. IV e V.

______. O inconsciente (1915). In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV.

______. Dois verbetes de enciclopdia (1923 [1922]). In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XVIII.

KRISTEVA, J. Histria da linguagem. Trad. de Maria Margarida Barahona Lisboa: Edies 70. Coleo Signos, 1996.

LACAN, J. Escritos. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LAPLANCHE, J. e PONTALIS, J. Vocabulrio da Psicanlise. 2 edio. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

MAFFESOLI, M. O mundo imaginal (cap.3). In: A contemplao do mundo. Trad. de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofcios,1995.

119

OLIVEIRA, Vnia M.R. de; CAMPISTA, Valesca do R. O silncio: multiplicidade de sentidos. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.107-120.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o esprito: seguido de a linguagem indireta e as vozes do silncio; A dvida de Czanne. Trad. de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvo Gomes Pereira. So Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MUSSALIM, F. e BENTES, A. C. Anlise do Discurso (cap.4). In: Introduo lingstica: domnios e fronteiras. So Paulo: Cortez, 2001.

NASIO, J. O silncio entre o ato e a palavra (cap.3). In: O silncio em psicanlise. Traduo: Martha Prada e Silva. So Paulo: Papirus, 1989.

ORLANDI, E. P. As formas do silncio: no movimento dos sentidos. 4 edio. So Paulo: UNICAMP, 1997.

______. Anlise do discurso: princpios e procedimentos. 4 edio. So Paulo: Pontes, 2002.

PINTO, M. J. Comunicao e discurso: introduo anlise de discursos. 2 edio. So Paulo: Hacker, 2002.

SANTAELLA, L. e NOTH, W. Semitica da imagem (cap.II). In: Imagem, cognio, semitica, mdia. 2 edio. So Paulo: Iluminuras, 1999.

SODR, M. Reinventando a cultura: A comunicao e seus produtos. 4 edio Petrpolis, RJ: Vozes, 2001.

WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Trad. de Irinia Constantino Schuh Ortiz. 3 edio. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990.

120

Vous aimerez peut-être aussi