Vous êtes sur la page 1sur 7

A prtica do restauro na arquitetura no algo fcil de ser executado.

. Apesar das muitas teorias e discusses j elaboradas, as decises a serem tomadas na prtica nem sempre esto descritas em livros. algo que requer, alm de conhecimento e tcnica, sensibilidade artstica e cultural, pois um bem artstico/histrico/ possui um contexto urbano e cultural prprio, onde est inserido e , irremediavelmente, indissocivel. Alm disso, por ser um objeto artstico e/ou histrico, um monumento arquitetnico possui atributos especficos que o tornam nico, na arte e no tempo. Citadas tais caractersticas, pressupe-se que no se pode lidar com um bem histrico e/ou artstico como se realiza um projeto arquitetnico qualquer, ou uma reforma em sua casa. Tal fato to claro que o Programa Monumenta, ferramenta do IPHAN que procura conjugar recuperao e preservao do patrimnio histrico com desenvolvimento econmico e social atuando em cidades histricas protegidas pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, concebeu um Manual de elaborao de projetos de preservao do patrimnio cultural . Esse documente abrange e determina os processos pelos quais a elaborao de um projeto de interveno no patrimnio deve passar, partindo desde o reconhecimento e anlise do bem entrega do projeto final. A etapa descrita como Identificao e Conhecimento do Bem descrita da seguinte forma:
Esta etapa tem o objetivo de conhecer e analisar a edificao sob os aspectos histricos, estticos, artsticos, formais e tcnicos. Objetiva tambm compreender o seu significado atual e ao longo do tempo, conhecer a sua evoluo e, principalmente, os valores pelos quais foi reconhecida como patrimnio cultural. (Manual de elaborao de projetos de preservao do patrimnio cultural, Instituto do Programa Monumenta, 2005, pg. 20)

Ou seja, tal etapa tem a funo de trazer para a esfera de conhecimento do desenvolvedor do projeto de interveno, todas as informaes fundamentais, tornando-o capaz de entender os problemas e necessidades do bem a ser trabalhado, assim como a sua capacidade de receber novos usos. Sendo essa a primeira etapa do desenvolvimento do projeto, de acordo com o Manual, entende-se que esta fundamental para o desenvolvimento da interveno em si. Ainda tratando do Manual, interessante destacar uma de suas definies.
Restaurao ou Restauro - conjunto de operaes destinadas a restabelecer a unidade da edificao, relativa concepo original ou de intervenes significativas na sua histria. O restauro deve ser baseado em anlises e levantamentos inquestionveis e a execuo permitir a distino entre o original e a interveno. A restaurao constitui o tipo de conservao que requer o maior nmero de aes especializadas. (Manual de elaborao de projetos de preservao do patrimnio cultural, Instituto do Programa Monumenta, 2005, pg. 14)

Tal definio compartilha algumas caractersticas da teoria o restauro do italiano Cesare Brandi. Em seu livro Teoria do Restauro, Brandi j afirmava que

Descrio do conceito do Programa Monumenta, presente em seu website, visitado s 23:00 de 17/02/2013 Instituto do Programa Monumenta, 2005

[...] a restaurao deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possvel sem cometer um falso artstico ou um falso histrico, e sem cancelar nenhum trao da passagem da obra de a t no t po (BRANDI, Cesare. Teoria do Restauro. Atelie Editorial, 2004, pg 33)

De ambas as citaes possvel entender que o restauro uma espcie de interveno cujo objetivo principal atingir a unidade potencial da obra de arte, no caso em questo, do bem arquitetnico. Tambm se faz presente, em ambas as definies, que qualquer interveno em tal bem, deve obedecer ao princpio da distinguibilidade; ou seja, a interveno no deve tentar se disfarar como algo original, o que levaria formao de um falso artstico e/ou histrico. Aps a anlise das informaes aqui reunidas, de esperar que uma interveno em um bem histrico e artstico, realizada pelo Programa Monumenta em uma cidade tombada pelo IPHAN, no Livro de Belas Artes e no Livro Histrico, respeitaria as diretrizes presentes no Manual e seria norteada por algum referencial terico. Entretanto, no assim que tem acontecido e no foi o que aconteceu com o edifcio da Antiga Carpintaria, na cidade de Laranjeiras-SE. O edifcio passou recentemente por um processo de restaurao (sic), realizado pelo Programa Monumenta na cidade. O edifcio pertencia prefeitura da cidade e era utilizado como Carpintaria. Encontrava-se arruinado, com parte de sua cobertura faltando, com problemas estruturais e algumas partes faltantes em sua fachada. O que se mantinha do edifcio eram as suas colunas internas e grande parte do madeiramento de sua cobertura, de certa complexidade. O que havia, ainda, de mais caracterstico de sua antiga forma, era a sua espacialidade interna. Um grande espao coberto que apresentava caractersticas de um armazm porturio, ou um trapiche, de grande p direito e vos marcados pelo ritmo das colunas de pedra calcria. Muitos dos materiais de sua composio estrutural foram exposto pela ao do tempo, deixando marcas da passagem deste, assim como patologias tambm. Era bvio que o edifcio necessitava de ateno, tanto pelo seu estado como pela a sua localizao, dentro permetro tombado da cidade. Era de se esperar, ento que o Programa Monumenta, munido de ferramentas como o Manual anteriormente referido, seria capaz de elaborar um plano de interveno condizente com as diretrizes apresentadas no seu Manual. Entretanto, o processo sofrido com o edifcio pouco se assemelha com o que determina o Manual.
A proposta se caracteriza por uma reabilitao e adaptao do espao acima citado a funes mais atuais, como a implantao de um Centro de Compras e Lazer com dois pavimentos[...] (Memorial Descritivo, UEP Laranjeiras, 2009)

Como foi dito em seu Memorial Descritivo, o edifcio passou por um processo para que pudesse receber nova funo. No caso, um Centro de Compras e Lazer com dois pavimentos. Porm, para que isso pudesse ser realizado, o edifcio da Carpintaria teve de sofrer mudanas trgicas. De incio, vale notar que o seu p direito original, cerca de 7,30m em sua cumeeira, no seria o suficiente para abrigar o novo edifcio,
Os conceitos de falso histrico e falso artstico foram expostos por Brandi em seu livro Teoria do Restauro, Apndice 1-Falsificao.

nele inserido, de dois pavimentos (figuras 01 e 02). Para tanto, seu solo teve de ser escavado, enterrando o novo bloco e alterando completamente a espacialidade original do edifcio. Como se pode visualizar um espao, antes amplo e aberto, atravs de um bloco macio de alvenaria? Se essa era uma das principais caractersticas do edifcio, pertencente a uma rea de tombo artstico e histrico, como poderia ser alterada para dar lugar a um novo uso? Seria ento a nova funo mais importante do que as caractersticas artsticas e histricas do edifcio? Para tanto, o edifcio no deveria estar no permetro tombado da cidade Laranjeiras.
[...]a restaurao constitui o momento metodolgico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistncia fsica e na sua dplice polaridade esttica e histrica, com vistas ua t an o pa a o utu o (BRANDI, Cesare. Teoria do Restauro Atelie Editorial, 2004, pg 30)

O questionamento que surge, ento, como pode uma mesma entidade ser responsvel pelo reconhecimento artstico e histrico de um bem e ao mesmo tempo permitir atitudes que o descaracterizem. O edifcio no sofreu somente com alteraes em sua atmosfera. Seu corpo fsico passou por transformaes, refazimentos e inseres problemticas. Pedaos das antigas estruturas de madeira e pedra ainda so visveis, apesar de removidas parcialmente ou encobertas por camadas de materiais novos (figuras 04, 05 e 06). Aberturas de fachadas que encontravam-se fechadas ou sem esquadrias foram reabertas e receberam novas esquadrias, pintadas em alguma cor que poderia ser, ou no, a original e em formatos que tambm poderiam ou no ser os originais (figuras 07, 08, 09, e 10). Dito isto, possvel ver a incoerncia no desenvolvimento do projeto. Quando se remove ou esconde peas que eram expostas e faziam parte do sistema construtivo do edifcio, entende-se que a inteno do projeto de esquecer ou ignorar a histria e as caractersticas do edifcio para que uma nova forma, esttica ou projeto prevalea sobre o antigo. Porm, quando se abre uma antiga abertura da fachada e lhe aplicam uma esquadria de madeira, semelhante s utilizadas em tempos antigos, entende-se que a inteno do projeto o de reviver e trazer de volta o passado. Onde fica, ento, a coerncia entre teoria e prtica? Qual seria a inteno do projeto, afinal?
[...]e se apresenta aqui na forma de uma proposta tcnica estabelecida dentro das teorias mais difundidas do restauro, respeitando os aspectos que caracterizam a edificao. (Memorial Descritivo, UEP Laranjeiras, 2009)

O trecho acima do Memorial Descritivo do projeto apresenta a nica referncia no mesmo a respeito de um referencial terico no desenvolvimento do projeto. Porm, a simples meno de um referencial terico no condiz com a incoerente inteno do projeto, que ora considera o tempo como reversvel, ora o despreza, tomando atitudes contraditrias e sem apresentar justificativa terica alguma. Alm disso, suas aes contradizem suas palavras, pois j foi dito aqui como os aspectos que caracterizam a edificao foram completamente alterados com a ao do projeto.

tau a o pa a p nta u a op a o t a n o d v p u n o t po o o v v n a a o o da t a (BRANDI, Cesare. Teoria do Restauro. Atelie Editorial, 2004, pg 61)

Como j foi dito, o aparente norte das transformaes sofridas pelo edifcio da Antiga Carpintaria foi a nova funo aplicada/empurrada ao corpo do edifcio. Vale ressaltar que o Memorial Descritivo no apresenta em momento algum estudo ou pesquisa que viabilize ou justifique a insero de um centro de compras no centro antigo da cidade de Laranjeiras. No explicado se foi motivado pelas necessidades da populao ou eventuais estratgias polticas. E, se foi realmente o caso de construir um Centro de Compras e Lazer, seria realmente um de tamanhas propores e em um edifcio de interesse histrico e artstico? Se sim, teria esse edifcio condies fsicas de suportar uma funo e um programa arquitetnico do tamanho que posto em prtica? A anlise do edifcio na atualidade permite entender algumas dessas questes. A presena de algumas lojas vazias nos faz questionar a necessidade das 21 lojas e lanchonetes (Memorial Descritivo, UEP Laranjeiras, 2009, pg 7) presentes no programa no edifcio. O estacionamento aos fundos passa grande parte do tempo fechado e a vegetao j comea a brotar entre a pavimentao, pela falta de uso. J a respeito da capacidade do antigo edifcio de acomodar o novo uso respondida pela necessidade de se escavar o solo, com a finalidade de fazer o edifcio suportar o novo bloco de lojas. Concluindo, difcil compreender como um rgo pblico responsvel pela defesa dos nossos bens culturais, artsticos e histricos permite atitudes que comprometem a perpetuao desses mesmos bens. difcil compreender como ao mesmo tempo se pode desenvolver um documento como o Manual de Elaborao de Projetos de Preservao do Patrimnio Cultural e assinar e por em prtica um projeto como a interveno na Antiga Carpintaria.

Figuras:

Figura 01-Interior arruinado da Carpintaria, antes da interveno Fonte: UEP Laranjeiras,2009

Figura 02-Interior da Carpintaria aps a insero do bloco de lojas. Fonte: David Dria, 2013

Figura 03-Detalhe de uma pedra, pertencente a uma coluna, que foi camuflada pela pintura. Fonte: David Dria, 2013

Figura 04-Pedra remanescente em detalhe. Fonte: David Dria, 2013

Figura 05-Detalhe do madeiramento. Peas antigas camufladas em meio a peas novas, pelas antigas engolidas pela alvenaria nova e peas remanescentes da demolio. Fonte: David Dria, 2013

Figura 06-Pea de madeira remanescente das eventuais demolies. Fonte: David Dria, 2013

Figura 07-Fachada da Rua Pereira Lobo, estado anterior interveno. Fonte: UEP Laranjeiras, 2009

Figura 08-Fachada atual da Rua Pereira Lobo. Detalhe para a esquadria que foi reaberta e seu peitoril. Fonte: David Dria, 2013

Figura 09-Imagem interna da esquadria da fachada da Rua Pereira Lobo. O desnvel para a rua torna o local perigoso para um visitante. Fonte: David Dria, 2013

Figura 10-O estacionamento, pouco utilizado e com vegetao crescendo. Fonte: David Dria, 2013

Figura 11-Interior de uma das lojas. Detalhe para a altura da tesoura. Fonte: David Dria, 2013

Figura 12 e 13- Detalhe do que aparenta ser uma escada, no estacionamento, que leva a uma janela. Apesar do pouco tempo de inaugurada, a obra j mostra o resultado de sua m execuo. Fonte: David Dria, 2013

Referncias bibliogrficas UEP Laranjeiras (Unidade Executora de Projetos Programa Monumenta Laranjeiras). Memorial Descritivo do Projeto de Restaurao da Carpintaria da Prefeitura Centro de Compras e Lazer. Aracaju: 2009. INSTITUTO DO PROGRAMA MONUMENTA. Manual de elaborao de projetos de preservao do patrimnio cultural. Braslia: Ministrio da Cultura, 2005 KHL, Beatriz Mugayar. Preservao do Patrimnio Arquitetnico da Industrializao. Problemas Tericos de Restauro. So Paulo: Ateli Editorial, 2009. BRANDI, Cesare. Teoria da Restaurao. Atelie Editorial, So Paulo, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi