Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB Instituto de Engenharia Mecnica Laboratrio de EME505 Resistncia dos Materiais II

Relatrio tcnico: Ensaio de fotoelasticidade 2 Renan Delgado Camura Lima 15885 Turma: T3 P1
JUSTIFICATIVA As empresas buscam a tcnica de fotoelasticidade com intuito de realizar anlises confiveis das deformaes e tenses que ocorrem nos componentes estruturais e suas diversas configuraes. OBJETIVO Atravs da tcnica de fotoelasticidade, realizar medidas de cargas e determinar tenses e os concentradores de tenses em diferentes corpos de prova ensaiados. MATERIAIS E MTODOS As deformaes de certos corpos de prova de polmero transparente so visualizadas atravs da birrefringncia desse material, essa tcnica de anlise chamada de fotoelasticidade [1]. Para mensurar as tenses presentes no material se analisa as franjas, verificando-se assim a intensidade e as direes das tenses. EQUIPAMENTOS NECESSRIOS Polariscpio O equipamento bsico na realizao do ensaio de fotoelasticiade. Composto basicamente por uma fonte de luz (branca ou monocromtica), dois polarizadores de luz plana (analisador e polarizador) e um sistema de fixao. O polarizador um elemento ptico que permite a observao das imagens fotoelsticas [2]. O polariscpio permite a anlise de tenses e suas distribuies em modelos de materiais transparentes que apresentem birrefringncia. Clula de carga A clula de carga um transdutor de fora, no qual uma estrutura mecanicamente rgida possui sensores fixados. Quando aplicado uma carga mecnica, o sistema deforma-se e a informao transmitida ao sensor apresentando o valor da carga aplicada no material [3]. No ensaio de fotoelasticidade utilizado tanto para calibrao das franjas dos corpos de prova quanto para mensurar a carga aplicada em corpos de prova com concentraes de tenso para assim calcular o fator de concentrao de tenses. Corpo de prova Para a realizao do ensaio de fotoelasticidade o corpo de prova tem que apresentar a birrefrigncia quando deformado [1]. Para realizao esse material conhecido, pois necessita do valor do mdulo de elasticidade para calculo da tenso na calibrao. Alguns exemplos de matrias so:
Tabela 1 Caractersticas de alguns materiais fotoelsticos

No ensaio realizado foram utilizados os seguintes corpos de prova:

Figura 1 - Corpos de prova

Nota-se que os furos prximos ponta dos corpos so utilizados para a fixao do material no polariscpio, entre os dois polarizadores. Esses furos so concentradores de tenso, porem na anlise fotoelstica a regio analisada somente a central, desconsiderando assim esses concentradores de tenso. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS: Especificao dos equipamentos: Clula de carga: Measurements Vishay Instruments Division P-3500 Equipamento Fotoelstico: Photolastic Group

Measurements Group Paqumetro: Digimess Resoluo: 0,02 mm Corpo de prova: espessura: 2,96 mm largura: 38,36 mm C = 40 psi.fr.in

METODOLOGIA A realizao da tcnica da fotoelasticidade exige primeiramente a calibrao do corpo de prova no qual se insere um corpo de prova sem concentradores de tenso. Tendo as medidas do corpo de prova e a clula de carga acoplada ao sistema, liga-se o polariscpio e realiza a regulagem dos polarizadores. A calibragem a medio de qual o valor de tenso referente cor da franja adicionado carga de trao de forma gradual nos pontos de fixao do material. A partir dos valores obtidos possvel realizar o ensaio nos corpos de prova com concentrao de tenso, e mensurar atravs das franjas a intensidade da tenso e sua distribuio que esta no material. Calcula-se a tenso no material com a seguinte equao: em que: tenso no material; ordem da franja (0,2,3...); coeficiente ptico do material; espessura da lamina.

O clculo do fator de concentrao de tenso dado por:

RESULTADOS Para realizao dos clculos ser considerado somente o corpo de prova com um furo centrado. Para a calibrao ser utilizado o corpo de prova sem concentrador de tenses. Assim, obteve-se os seguintes dados na calibrao:
Tabela 2 - Dados de calibrao das franjas

COR Amarelo Roxo Azul Amarelo Roxo

FORA (Kgf) 16 24 28 37* 45

Tenso (KPa) 1,38 2,07 2,42 3,20 3,89

Verde Roxo

54 69

4,67 5,96

Assim, obtemos o grfico da tenso pela franja:

Tenso x Franja
8.00 Tenso (MPa) 6.00 4.00 2.00 0.00 1 2 Franjas (Roxa) Grfico 1 - Tenso por franjas roxas 3

Analisando especificamente o corpo de prova com o concentrador de tenso no centro, tem-se: Carga Aplicada [Mpa]

1,47

2,25

3,28

Franjas

Calculando-se o fator de concentrao de tenso, obtm-se:

Apesar da facilidade em realizar o ensaio de fotoelasticidade, muitos materiais apresentam tenses resultantes dos processos de fabricao. H tambm o efeito de tempo-borda nos materiais plsticos que ocorre em razo da evaporao ou absoro de gua que alteram o volume e resultam em tenses de trao ou compresso nas reas vizinhas as bordas do modelo. Ambos causam efeitos pticos que superpe as cargas aplicadas distorcendo o padro de franjas. Realizar tratamento nos materiais aliviaria essas tenses [1]. CONCLUSES Verificou-se no ensaio que materiais com descontinuidades como furos, trincas ou outras modificaes causam concentrao de tenso que altera a metodologia bsica de clculo de tenso no material. Como o caso do corpo de prova ensaiado que tem uma maior concentrao de tenso em um ngulo de 45 graus ao plano transversal, que ocasionara uma possvel fratura a 45 graus, que tonando um material com caractersticas frgeis em dcteis. A utilizao da tcnica da fotoelasticidade permite a anlise confivel e de forma rpida de como a tenso se comportara num material com concentrao de tenso, que se torna muito vantajoso para aumentar a vida til dos componentes fabricados aplicando uma correo preventiva para evitar a perda deste. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] Martins G. P. Fotoelasticidade Primeiros Passos, Publicao CDTN-944/2005. [2] Soares W. A., Determinao de parmetros da mecnica de fratura a partir de imagens fotoelsticas, usando processamento digital, Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares, So Paulo, 1997. [3] Brusamarello V. Clulas de Carga, UFRGS, RS.

Vous aimerez peut-être aussi