Vous êtes sur la page 1sur 3

Saiba quais so os 10 mitos sobre o aquecimento global

O clima do nosso planeta muito dinmico, como tudo na natureza. Mas a partir dessas mudanas, muitas pessoas criam mitos e questes. Como podemos realmente dizer que a Terra est aquecendo e os humanos so os culpados? Aqui voc pode vai ver o que os cientistas sabem e o que no sabem sobre as mudanas climticas.

1 - O clima mudou antes O mito: Mesmo antes do efeito estufa e dos gases liberados por aes humanas, o clima da Terra j estava mudando, e por isso ns no somos responsveis pelo aquecimento global atual. A cincia: As mudanas climticas passadas sugerem que o clima reage de acordo com a energia colocada e retirada, de maneira que se o planeta acumular mais calor do que libera, as temperaturas globais vo subir. No momento, o CO2 est gerando um desequilbrio energtico que aumenta o efeito estufa. Mudanas climticas antigas mostram evidncias de que nosso clima sensvel ao gs carbnico.

2 - Est frio l fora O mito: O planeta no pode estar esquentando, pois o ltimo inverno foi um dos mais frios, como possvel o aquecimento global? A cincia: Temperaturas locais, medidas de forma individual, no tm nada a ver com o aquecimento global de longo termo. As mudanas de estao locais podem esconder o movimento climtico planetrio. Para encontrar tendncias climticas, preciso analisar as mudanas de temperatura por um longo perodo de tempo.

3 - O clima est esfriando O mito: O aquecimento global parou e a Terra est comeando a esfriar. A cincia: A ltima dcada, entre 2000 e 2009, foi a mais quente j registrada. Mas o aquecimento global compatvel com climas mais frios. Novamente, o que vale so os registros de longo termo. E nesse caso, infelizmente, a Terra est aquecendo.

4 - A culpa do Sol O mito: Na ltima centena de anos, a atividade solar tem aumentando, gerando o aquecimento global.

A cincia: Nos ltimos 35 anos de aquecimento global, o sol mostrou uma tendncia de se resfriar, enquanto o clima tem esquentado. Para o ltimo sculo, o sol pode sim explicar um pouco do aumento das temperaturas, mas apenas uma pequena parcela. Um estudo publicado no ano passado mostrou que mesmo durante um perodo de baixa atividade solar, a Terra continuou a esquentar.

5 - Nem todos concordam O mito: No h consenso de que o planeta esteja realmente aquecendo. A cincia: A maior parte dos cientistas climticos concorda que o aquecimento global humano est acontecendo. Voc pode ver essa tendncia na diminuio das notcias sobre discusses a respeito disso. No h mais argumentao.

6 - O dixido de carbono (CO2) no um poluente O mito: Os perigos do dixido de carbono? Diga isso para uma planta, o quo perigoso . A cincia: Apesar do gs ser realmente fundamental para a fotossntese das plantas, ele um poluente (por exemplo, na acidificao dos oceanos) e seriamente ligado ao efeito estufa. Quando o calor liberado da superfcie terrestre, parte da radiao fica presa por gases estuda, como o CO2. Esse efeito que est aumentando as temperaturas globais.

7 - Cientistas esto conspirando O mito: Milhares de e-mails entre cientistas climticos vazaram em novembro de 2009, e revelaram dados encobertos que conflitavam com as pesquisas que afirmavam o aquecimento global. A cincia: Sim, um hacker teve acesso e divulgou os e-mails e documentos. Mas no existe conspirao, j que diversas outras pesquisas foram feitas, no necessariamente envolvendo esses cientistas.

8 - No se preocupe, no to ruim O mito: Alguns apontam que h evidncia histrica de que perodos mais quentes so bons para a humanidade, enquanto o frio catastrfico. A cincia: Os cientistas climticos afirmam que os pontos positivos do aquecimento so esmagados pelos negativos, na agricultura, na sade humana, na economia e no meio ambiente. Por exemplo, um estudo de 2007 mostra que um planeta mais quente aumentaria a propagao da vegetao na Groenlndia; mas isso tambm significaria mais escassez de gua, mais e maiores queimadas e maior desertificao. No parece muito bom.

9 - A Antrtida est com mais gelo O mito: O gelo que cobre a Antrtida est expandindo, ao contrrio da crena de que est derretendo devido ao aquecimento global. A cincia: O argumento de que o gelo est expandindo na Antrtida omite a diferena entre o gelo terrestre e o martimo. Se voc estiver falando do lenol de gelo, ns esperamos ganho no interior do territrio, mas perda do gelo perifrico, afirma o cientista Michael Mann. Medies atuais mostram que a camada de gelo da Antrtida est diminuindo, em saldo negativo, e contribuindo para o aumento do nvel dos oceanos. No caso do gelo martimo, as tendncias variam muito, por isso complicado chegar a um dado exato.

10 - Os modelos climticos no so de confiana O mito: Os modelos so repletos de pressupostos para que se encaixem nos dados coletados. No h forma de saber se eles so de confiana. A cincia: Modelos j conseguiram reproduzir com sucesso as temperaturas globais de 1900, na terra, no ar e nos oceanos. Modelos so simplesmente uma formalizao para que possamos entender melhor os processos que governam a atmosfera, os oceanos, etc, afirma Mann. Ele adiciona que certos processos, como a maneira com a qual as nuvens respondem s mudanas atmosfricas, so incertos, e diferentes modelos j foram apresentados. Mesmo assim, afirma Mann, certas previses so baseadas na fsica e qumica fundamentais (como as feitas para o efeito estufa), o que resulta em previses robustas, independentes dos pressupostos.

Fonte: 360 graus Disponvel em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=33246&action=reportagem Data: 9/4/2012

Vous aimerez peut-être aussi