Vous êtes sur la page 1sur 18

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

INTRODUO O Programa do Desporto Escolar para o quadrinio de 2013-2017 visa aprofundar as condies para a prtica desportiva regular em meio escolar, como estratgia de promoo do sucesso educativo e de estilos de vida saudveis. Pretende-se criar condies para o alargamento gradual da oferta de atividades fsicas e desportivas, de carter formal e no formal, a todos os alunos abrangidos pela escolaridade obrigatria. Este Programa tem em considerao os resultados da avaliao do ciclo de gesto anterior, de 2009 a 2013, e inclui o planeamento estratgico e o modelo organizacional para o prximo quadrinio. PARTE I PLANEAMENTO ESTRATGICO 1. Definio e competncias do Desporto Escolar 1.1. O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuao do Ministrio da Educao e Cincia com maior transversalidade no sistema educativo, desenvolvendo atividades desportivas de complemento curricular, intra e interescolares, dirigidas aos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas. 1.2. O Desporto Escolar () o conjunto de prticas ldico-desportivas e de formao com objeto desportivo, desenvolvidas como complemento curricular e de ocupao dos tempos livres, num regime de liberdade de participao e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no mbito do sistema educativo (Artigo 5. - Definio, Seco II Desporto Escolar, do Decreto-Lei n. 95/91, de 26 de fevereiro). Mais ainda, como refere o prembulo deste diploma, () o Desporto Escolar deve basear-se num sistema aberto de modalidades e de prticas desportivas que sero organizadas de modo a integrar harmoniosamente as dimenses prprias desta atividade, designadamente o ensino, o treino, a recreao e a competio. 1.3. Do ponto de vista funcional, o Desporto Escolar operacionaliza-se em duas vertentes complementares: uma, referente dinamizao de atividades desportivas realizadas internamente em cada agrupamento de escolas ou escola no agrupada; e outra, referente atividade desportiva desenvolvida por grupos-equipa. 1.4. Os grupos-equipa so organizados por escalo/gnero ou num escalo nico e envolvem-se em competies interescolas com um nvel de competitividade crescente: Campeonatos Locais, Campeonatos Regionais, Campeonatos Nacionais e Campeonatos Internacionais (ISF-International School Sport Federation ou FISECFdration Internationale Sportive de l'Enseignement Catholique).

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


2

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

2. Caracterizao do Programa do Desporto Escolar 2.1. Organograma (mbito Nacional)

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


3

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

3. Diagnstico Estratgico 3.1. Anlise SWOT 3.1.1. Anlise Externa (Ameaas) a) Demografia e acessibilidade Tendncia de decrscimo da populao escolar portuguesa e dificuldades no acesso dos alunos s escolas em perodos de interrupo letiva; b) Contexto social A oferta social no desportiva cada vez mais apelativa e sedutora em relao s atividades fsicas e desportivas; c) Sedentarismo O tempo da prtica da atividade fsica e desportiva de carter formal e informal tende a ser reduzido; d) Conjuntura econmica Num perodo de recesso econmica, os alunos podem ser afastados das atividades sociais e desportivas para dar apoio famlia; e) Subvalorizao da atividade fsica e desportiva Apesar da procura crescente das atividades desportivas em meio escolar, a sociedade ainda no reconhece as mais-valias da formao desportiva na formao integral das crianas e jovens. 3.1.2. Anlise Externa (Oportunidades) a) Reconhecimento As comunidades escolares tendem a valorizar os feitos dos seus alunos para alm dos resultados escolares; b) Gratuitidade Os projetos educativos das escolas oferecem aos alunos um leque de atividades fsicas e desportivas gratuitas e abrangentes; c) Proximidade Os agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas tm vindo a ocupar os tempos dos alunos para alm das atividades curriculares; d) Alargamento da escolaridade obrigatria O alargamento da escolaridade obrigatria para 12 anos permite aprofundar a participao dos jovens no Desporto Escolar; e) Cooperao institucional Criao da Plataforma Desafie-se, mude de vida! Desporto | Educao | Sade que congregar sinergicamente todos os programas, projetos e iniciativas das partes e organismos que estejam administrativamente relacionados com as tutelas da Educao, Sade e Desporto e Juventude; f) Organizao da rede escolar A agregao das escolas permite a criao de projetos nicos que servem uma comunidade escolar de forma mais integrada; g) Conjuntura econmica A gratuitidade do Desporto Escolar pode reforar as suas condies de atratibilidade face a outras ofertas.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


4

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

3.1.3. Anlise Interna (Fraquezas) a) Tempo de prtica Reduzido nmero de horas de treino semanal, assim como a baixa frequncia de momentos de competio ao longo do ano letivo; b) Incompatibilidade das atividades curriculares com as atividades de complemento curricular A organizao dos horrios escolares nem sempre contempla os espaos para a dinamizao de atividades desportivas internas e externas; c) Desarticulao com o Projeto Educativo O Desporto Escolar nem sempre se integra, de forma articulada e continuada, no conjunto dos objetivos gerais e especficos do Projeto Educativo do agrupamento de escolas ou de escolas no agrupadas; d) Estrutura organizacional As funes e atribuies das diferentes unidades organizacionais do Desporto Escolar carecem de maior formalizao; e) Planeamento tardio A calendarizao desportiva e dos respetivos quadros competitivos dever ser antecipada; f) Participao da Comunidade- A organizao interna dos clubes do Desporto Escolar nem sempre integra outros elementos da comunidade educativa para alm do diretor do agrupamento de escolas ou de escola no agrupada e do coordenador do Desporto Escolar; g) Invisibilidade Institucional So escassas as referncias ao Desporto Escolar nos relatrios da Avaliao Externa das Escolas produzidos pela Inspeo-Geral da Educao no ciclo avaliativo 2006-2011; h) Indiscriminao No existem mecanismos de discriminao positiva dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas em projetos de Desporto Escolar consistentes com os objetivos dos seus projetos educativos, a qualidade das suas prticas e os resultados atingidos; i) Alta rotatividade da estrutura Os elementos da estrutura organizacional do Desporto Escolar nem sempre acompanham a execuo dos ciclos ou programas desportivos definidos at ao final.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


5

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

3.1.4. Anlise Interna (Foras) a) Reconhecimento Os alunos, encarregados de educao e responsveis pelos clubes do Desporto Escolar valorizam muito os benefcios da sua participao nas competies e atividades do Desporto Escolar; b) Oferta - O Desporto Escolar revela-se de extrema importncia nos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas, tornando mais "rica" a sua oferta educativa, sendo para muitos alunos a nica oportunidade de acesso prtica desportiva formal, no formal e informal; c) Experincia formativa - A participao dos alunos do ensino regular e dos cursos profissionais na organizao dos eventos do Desporto Escolar, como atividade de mbito curricular e de valorizao do seu currculo formativo; d) Incluso - Elevada participao de alunos com necessidades educativas especiais em atividades do Desporto Escolar e na oferta de modalidades especficas para pessoas com deficincia; e) Viso integrada - O Desporto Escolar incentiva e forma agentes desportivos (rbitros e juzes, organizadores de competio e outros), e associa aos seus eventos programas complementares para os alunos; f) Avaliao A avaliao dos processos e do grau de satisfao dos alunos, encarregados de educao e responsveis pelos clubes do Desporto Escolar como meio de suporte elaborao do plano estratgico do Desporto Escolar; g) Livre iniciativa Natureza voluntria de adeso dos alunos ao Desporto Escolar; h) Organizao territorializada A existncia de estruturas organizacionais regionais e locais de proximidade; i) Qualificao Os docentes responsveis pelos grupos-equipa dispem de formao cientfica, tcnica e pedaggica adequadas; j) Cidadania Contributo do Desporto Escolar para formar cidados conscientes e ativos na sociedade; k) Valores Contributo do Desporto Escolar para a promoo de valores, nomeadamente: i. ii. iii. iv. v. Responsabilidade; Esprito de equipa; Disciplina; Tolerncia; Respeito.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


6

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

4. Anlise de intervenientes 4.1. Externos


Intervenientes Expectativas relativas DGE Garantir aos alunos o livre acesso s atividades fsicas e desportivas, enquadrados por docentes com habilitao tcnica e pedaggica, de forma regular, gratuita e com segurana. Contribuir para o bem-estar e acesso prtica da atividade fsica e desportiva dos alunos residentes na rea da sua jurisdio. Desenvolver nas escolas iniciativas conducentes difuso e prestgio do ideal olmpico, bem como ao desenvolvimento do gosto pelo desporto. Divulgar no Sistema Educativo o Movimento Paralmpico e promover o gosto pela prtica desportiva, como meio de formao do carter, de defesa da sade, do ambiente, da coeso e da incluso social. Contribuir para a melhoria e desenvolvimento do Sistema Desportivo Nacional. Assegurar a todos os alunos o exerccio do direito ao desporto como fator essencial do seu desenvolvimento integral, tal como est expresso na Constituio da Repblica Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Desportivo. Promover cada uma das modalidades para, no futuro, aumentar o nmero de praticantes federados. Promover a generalizao da prtica desportiva e a preservao da tica no desporto, bem como o contributo para o desenvolvimento desportivo nacional. Promover a atividade fsica e desportiva como meio de melhorar a sade e aquisio de hbitos de vida saudvel da populao escolar. Permitir que todos os alunos com deficincia tenham no Desporto Escolar igualdade de oportunidades, discriminao positiva e a sua valorizao e qualificao. Assegurar que a receita da explorao dos jogos sociais do Estado aplicada no Desporto Escolar de acordo com a legislao em vigor. Estabelecer parcerias conducentes melhoria do desempenho da funo docente no mbito do Desporto Escolar. Promover estudos que suportem e promovam o desenvolvimento qualitativo do Desporto Escolar.

Associaes de Pais Autarquias Comit Olmpico de Portugal

Comit Paralmpico de Portugal Conselho Nacional do Desporto Confederao do Desporto de Portugal Federaes Instituto Portugus do Desporto e Juventude Ministrio da Sade Ministrio da Solidariedade e Segurana Social Santa Casa da Misericrdia de Lisboa Estruturas socioprofissionais da Educao Fsica e Desporto Instituies de Ensino Superior

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


7

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

4.2. Internos
Intervenientes Expectativas relativas DGE Garantir o acesso prtica regular de modalidades desportivas do seu interesse; Assegurar a organizao de atividades competitivas e outras de carcter ldico e recreativo. Apoiar a concretizao do Projeto de Desporto Escolar da escola; Disponibilizar apoio financeiro adequado e atempado; Organizar a atividade externa do Desporto Escolar; Garantir o cumprimento dos regulamentos; Coordenar a execuo Programa do Desporto Escolar. Articular a implementao a nvel regional dos diversos programas, projetos e atividades do Desporto Escolar; Disponibilizar apoio financeiro adequado e atempado; Garantir o cumprimento dos regulamentos; Assegurar os recursos humanos necessrios ao funcionamento das estruturas organizacionais do Desporto Escolar. Garantir o cumprimento dos requisitos legais na gesto escolar e na implementao do Programa do Desporto Escolar. Garantir a implementao e o cumprimento da misso do Programa do Desporto Escolar.

Alunos

Agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas

Direo-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Inspeo-Geral de Educao e Cincia Governo

5. Formulao estratgica 5.1. Viso Todos os alunos do sistema educativo praticam regularmente atividades fsicas e desportivas. 5.2. Misso Proporcionar o acesso prtica desportiva regular de qualidade, contribuindo para a promoo do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudveis, de valores e princpios associados a uma cidadania ativa. 5.3. Valores A atividade desportiva desenvolvida, ao nvel do Desporto Escolar pe em jogo potencialidades fsicas e psicolgicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espao privilegiado para fomentar hbitos saudveis, competncias sociais e valores morais, de entre os quais se destacam: i. Responsabilidade; ii. Esprito de equipa; iii. Disciplina; iv. Tolerncia; v. Perseverana; vi. Humanismo; vii. Verdade; viii. Respeito; ix. Solidariedade; x. Dedicao; xi. Coragem.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


8

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

6. Vetores estratgicos e objetivos De modo a concretizar a Viso e cumprir a Misso do Programa do Desporto Escolar, no perodo compreendido entre 2013 e 2017, o Programa concentrar-se- em quatro vetores estratgicos que renem um conjunto de objetivos, projetos e aes. A - Melhorar a oferta desportiva Reforar a componente de atividade interna (Nvel I); Diversificar o leque de modalidades desportivas disponveis e aumentar o acesso quelas cujas especificidades tcnicas exigem condies especiais; Aumentar a nmero de atividades para alunos com necessidades educativas especiais.

B Estimular a procura do Desporto Escolar Aumentar o nmero de praticantes na atividade interna e externa; Aumentar a taxa de feminizao dos praticantes; Aumentar o nmero de praticantes no ensino secundrio.

C - Qualificar a atividade do Desporto Escolar Melhorar o desempenho desportivo dos alunos; Reforar a articulao entre o Desporto Escolar e o currculo, destacando o seu papel na promoo do sucesso educativo, da incluso e do combate ao abandono escolar; Alargar e dinamizar a rede de parceiros do Desporto Escolar; Aumentar a formao e atualizao de conhecimentos dos intervenientes no Desporto Escolar; Definir e implementar o cdigo de conduta dos intervenientes no Desporto Escolar.

D - Consolidar a gesto do Desporto Escolar Implementar uma cultura de exigncia baseada na autoavaliao e na avaliao; Melhorar a comunicao interna e externa do Programa do Desporto Escolar; Implementar um sistema integrado de informao.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


9

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


10

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

PARTE II MODELO ORGANIZACIONAL DO PROGRAMA 1. Oferta desportiva 1.1. Modalidades individuais e coletivas No perodo de vigncia do Programa do Desporto Escolar so implementadas as seguintes modalidades, sem prejuzo de alteraes que a Coordenao Nacional do Desporto Escolar proponha introduzir.
Andebol Basquetebol Basebol e Softebol Boccia Corfebol Desportos Adaptados Futsal Goalball Hquei em Campo Rugby Voleibol Explorao da natureza BTT Escalada Multiatividades Orientao Canoagem Prancha Vela Remo Surf Vela Esgrima Judo Luta Taekwondo Badminton Tnis Tnis de Mesa Atividades Rtmicas e Expressivas Atletismo Desportos Gmnicos Golfe Hipismo Natao Percias e Corridas de Patins Tiro com Arco Triatlo Xadrez

MODALIDADES COLETIVAS

Atividades nuticas

Desportos de combate MODALIDADES INDIVIDUAIS Desportos de raquetas

Vrios

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


11

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

1.2. Nveis de desenvolvimento da oferta desportiva

1.2.1. Atividades de Nvel I Conjunto de atividades de promoo e divulgao desportiva, organizadas na continuidade dos contedos curriculares da disciplina de Educao Fsica. So dinamizadas na componente no letiva dos docentes de Educao Fsica, no mbito da autonomia dos agrupamentos de escolas e das escolas no agrupadas. 1.2.1.1. As atividades de Nvel I so organizadas pelos Clubes do Desporto Escolar e podero envolver outros agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas. 1.2.1.2. Para alm das atividades de mbito interno s escolas, existem ainda Projetos Complementares, dotados de financiamento prprio, organizados por etapas e divulgados pela Coordenao Nacional do Desporto Escolar.

1.2.2. Atividades de Nvel II - Atividades de treino desportivo regular de gruposequipa e de competio desportiva interescolar formal de mbito local, regional, nacional e eventualmente internacional.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


12

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

1.2.3. Atividades de Nvel III Atividades de aprofundamento da prtica desportiva (treino e competio) em modalidades e grupos-equipa de elevado potencial desportivo. 1.2.3.1. Clubes escolares federados Constituem os grupos-equipa que optam por participar em competies organizadas pelas federaes das respetivas modalidades, desde que integrem alunos do agrupamento de escolas ou escola no agrupada a que pertence o grupo-equipa. Nessas situaes, os alunos, alm das normas internas ficam sujeitos s normas das respetivas federaes. 1.2.4. - Centros de Formao Desportiva Constituem polos de desenvolvimento desportivo, dinamizados por agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas, em parceria com federaes, municpios e parceiros locais. Visam a melhoria do desempenho desportivo atravs da concentrao de recursos humanos e materiais em locais para onde possam convergir alunos de vrios agrupamentos, quer nos perodos letivos, quer em estgios de formao desportiva especializada, nas interrupes letivas. 1.2.4.1. Os Centros de Formao Desportiva organizam-se em torno de 4 eixos fundamentais: a) Atividades de iniciao e aperfeioamento desportivo que favoream a prtica de atividades desportivas, cuja especificidade tcnica exija condies especiais, como o caso das modalidades nuticas, de ar livre e de explorao da natureza, entre outras; b) Atividades que favoream a formao especializada de alunos com interesse, capacidades e aptides excecionais para a prtica de uma modalidade ou disciplina desportiva; c) Formao e certificao de professores nas vertentes tericas e prticas de uma modalidade ou disciplina desportiva; d) Atividades de curta durao que incidam fundamentalmente em estgios de formao desportiva especializada, durante as interrupes letivas.

1.2.4.2. A criao e renovao de Centros de Formao Desportiva decorre da aprovao de candidaturas submetidas nos termos constantes do regulamento do presente programa.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


13

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional do Desporto Escolar compe-se de 3 nveis complementares: uma coordenao de mbito nacional, cinco coordenaes de mbito regional que incluem 24 coordenaes locais e um nmero varivel de Clubes de Desporto Escolar, promovidos pelos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas.

2.1. - Coordenao Nacional do Desporto Escolar 2.1.1. A Coordenao Nacional do Desporto Escolar da competncia da DireoGeral da Educao que, de acordo com o artigo 2. do Decreto-Lei n. 14/2012, tem como uma das suas atribuies; Coordenar, acompanhar e propor orientaes, em termos cientfico-pedaggicos e didticos, para a promoo do sucesso e preveno do abandono escolar e para as atividades de enriquecimento curricular e do Desporto Escolar. 2.1.2. O Despacho n.13608/2012 atribui Diviso de Desporto Escolar da Direo de Servios de Projetos Educativos as seguintes competncias: a) Promover o Desporto Escolar junto das escolas como meio de atingir o sucesso escolar; b) Planear, orientar, acompanhar, promover e avaliar os diversos programas, projetos e atividades do Desporto Escolar;

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


14

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

c) Promover e apoiar a realizao de aes de formao destinadas a professores e alunos nas reas da organizao, gesto e treino das atividades desportivas escolares; d) Colaborar na definio das competncias e orientaes curriculares e pedaggicas da Educao Fsica e do Desporto Escolar; e) Assegurar a colaborao com a Direo-Geral da Administrao Escolar na conceo dos termos de referncia da inovao, qualidade, caracterizao e normalizao da arquitetura dos equipamentos e do mobilirio desportivo dos Estabelecimentos de Educao e Ensino; f) Assegurar a articulao entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado. 2.1.3. Para operacionalizao das competncias acima referidas, Diviso de Desporto Escolar compete: a) Elaborar o plano anual de atividades (mbito nacional); b) Gerir os programas e projetos inerentes ao Desporto Escolar; c) Supervisionar a organizao das competies nacionais do Desporto Escolar; d) Conceber estratgias de desenvolvimento das modalidades; e) Elaborar os regulamentos e a documentao desenvolvimento do Programa do Desporto Escolar; de apoio ao

f) Promover a realizao de aes de formao que contribuam para o desenvolvimento do Desporto Escolar; g) Planear e supervisionar a participao em atividades desportivas internacionais; h) Definir, monitorizar e avaliar os projetos complementares; i) Constituir um grupo de especialistas em modalidades especficas (Coordenadores Nacionais de Modalidade) para assessorar e submeter considerao da Coordenao Nacional do Desporto Escolar os planos de desenvolvimento das modalidades; j) Apresentar o relatrio de avaliao anual de atividades e o relatrio de avaliao final do Programa do Desporto Escolar. 2.2. Coordenao Nacional das Modalidades uma estrutura consultiva, constituda por docentes ou tcnicos convidados pela Coordenao Nacional do Desporto Escolar, com reconhecida competncia tcnica e pedaggica nas diferentes modalidades. Compete Coordenao Nacional das Modalidades assessorar e propor Coordenao Nacional do Desporto Escolar, sugestes e pareceres sobre assuntos relativos promoo e desenvolvimento das modalidades desportivas.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


15

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

2.3. - Coordenao Regional do Desporto Escolar 2.3.1. De acordo com a Portaria n.29/2013 de 29 de janeiro compete DireoGeral dos Estabelecimentos Escolares assegurar a implementao a nvel regional dos diversos programas, projetos e atividades do Desporto Escolar, em articulao com a DGE. 2.3.2. No Programa do Desporto Escolar, designam-se por Coordenao Regional, as unidades organizacionais da Direo-Geral dos Estabelecimentos Escolares com atribuies especficas no Desporto Escolar. 2.3.3. As Coordenaes Regionais do Desporto Escolar so responsveis por: a) Elaborar o plano de atividades da unidade organizacional (mbito regional); b) Propor o nmero e mbito geogrfico das coordenaes locais do Desporto Escolar, assim como os recursos humanos necessrios; c) Analisar os pareceres das coordenaes locais relativos aos Projetos dos Clubes do Desporto Escolar dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas; d) Assegurar a participao dos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar; e) Apresentar Coordenao Nacional a monitorizao das atividades do Desporto Escolar, de acordo com o Plano Anual de Atividades do Desporto Escolar; f) Organizar e acompanhar as atividades de mbito nacional realizadas em conjunto com as unidades organizacionais de proximidade; g) Planear e organizar as atividades de mbito regional em articulao com as coordenaes locais; h) Promover as aes de formao para os alunos intervenientes no Desporto Escolar; i) Assegurar a realizao das atividades de mbito nacional que lhe tenham sido delegadas pela Coordenao Nacional, em articulao com as coordenaes locais; j) Apresentar um relatrio anual de atividades. 2.4. - Coordenao Local do Desporto Escolar A Direo-Geral dos Estabelecimentos Escolares, atravs das suas Direes de Servios Regionais, constituir equipas para a Coordenao Local do Desporto Escolar. As Coordenaes Locais do Desporto Escolar so estruturas de proximidade tendo por atribuies: a) Elaborar o plano anual de atividades (mbito local); b) Dinamizar as suas atividades em articulao com a Coordenao Regional do Desporto Escolar e as atividades nacionais em articulao com a Coordenao Nacional do Desporto Escolar;

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


16

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

c) Promover as aes de formao para os alunos intervenientes no Desporto Escolar; d) Analisar e dar parecer sobre os Projetos dos Clubes do Desporto Escolar em articulao com a Coordenao Regional do Desporto Escolar; e) Supervisionar as atividades dos Clubes do Desporto Escolar; f) Apresentar o relatrio anual do plano de atividades.

2.5. Professores de Apoio s Modalidades 2.5.1. Os professores de apoio s modalidades so docentes ou tcnicos convidados pela Coordenao Regional do Desporto Escolar que, em funo do conhecimento especfico das modalidades que representam, colaboram com as Coordenao Regional do Desporto Escolar no cumprimento do respetivo plano de atividades. 2.5.2. As Coordenaes Regionais do Desporto Escolar podero constituir um Conselho Tcnico Regional que integra os professores de apoio s modalidades daquela regio. Os Conselhos Tcnicos devero articular em primeira instncia com a Coordenao Regional do Desporto Escolar que, por sua vez, remeter Coordenao Nacional do Desporto Escolar, as suas sugestes e pareceres. 2.6. - Clube do Desporto Escolar 2.6.1. O Clube do Desporto Escolar a unidade organizacional do agrupamento de escolas ou escolas no agrupadas responsvel pelo desenvolvimento e execuo do Programa do Desporto Escolar. 2.6.2. Compete ao Clube do Desporto Escolar, atravs do seu Diretor, elaborar e fazer aprovar anualmente no Conselho Pedaggico do agrupamento de escolas ou escola no agrupada o seu Projeto de Desporto Escolar. 2.7. Diretor do Clube do Desporto Escolar 2.7.1. Os Diretores dos agrupamentos de escolas e de escolas no agrupadas so, por inerncia, diretores dos Clubes do Desporto Escolar, podendo esta competncia ser delegada num dos elementos da Direo do agrupamento de escolas ou de escola no agrupada. 2.7.2. O modelo organizativo dos Clubes do Desporto Escolar dever prever a participao dos vrios representantes da comunidade educativa. 2.7.3. Compete ao diretor do Clube do Desporto Escolar: a) Assegurar a articulao das atividades do Desporto Escolar com a componente curricular, com o Projeto Educativo e com o Plano Anual de Atividades do agrupamento de escolas ou escola no agrupada; b) Supervisionar as atividades desportivas de extenso e complemento curricular;

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


17

PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2017

c) Promover os estilos de vida saudveis nos agrupamentos de escolas e escolas no agrupadas; d) Submeter Coordenao Local do Desporto Escolar o relatrio anual elaborado pelo Coordenador Tcnico do Clube do Desporto Escolar. 2.8. - Coordenador Tcnico do Clube do Desporto Escolar 2.8.1. O diretor do Clube do Desporto Escolar designa um docente de Educao Fsica como Coordenador Tcnico do Clube do Desporto Escolar. Este responsvel, sempre que solicitado, participa como convidado no Conselho Pedaggico de modo a promover a dinamizao da atividade desportiva em meio escolar. Caso entenda, o Diretor pode ainda designar um ou mais adjuntos do Coordenador Tcnico. 2.8.2. O Coordenador Tcnico do Clube do Desporto Escolar responsvel por planear e supervisionar a preparao, desenvolvimento e monitorizao de todas as atividades previstas no projeto do desporto escolar, competindo-lhe em particular: a) Elaborar o plano anual de atividades do Clube do Desporto Escolar; b) Organizar atividades que promovam a melhoria da condio fsica da populao escolar; c) Realizar aes de formao para os alunos com funes de juzes/rbitros; d) Elaborar o Dossier do Clube Desporto Escolar; e) Acompanhar as competies, preencher os relatrios e atualizar os resultados; f) Implementar projetos e aes no mbito da promoo dos estilos de vida saudveis; g) Dinamizar a atividade interna (Nvel I); h) Produzir e apresentar o relatrio anual de atividades. 2.9. - Responsvel do grupo-equipa Aos docentes responsveis pelos grupos-equipa, compete: a) Elaborar o plano tcnico anual do seu grupo-equipa; b) Promover aes de recrutamento de praticantes e de divulgao da modalidade; c) Realizar as sesses de treino previstas no plano de atividades; d) Atualizar as fichas de presena e a base de dados; e) Acompanhar e preparar as competies, jogos e atividades; f) Realizar aes de formao para os alunos com funes de juzes/rbitros, em articulao com o Coordenador Tcnico do Clube do Desporto Escolar; g) Elaborar o relatrio de atividades, que dever incluir a avaliao qualitativa referente ao desempenho e assiduidade dos alunos.

DIREO DE SERVIOS DE PROJETOS EDUCATIVOS - DIVISO DE DESPORTO ESCOLAR


18

Vous aimerez peut-être aussi