Vous êtes sur la page 1sur 11

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIO

Maro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova F06, Tipo 004

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo; mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - A durao da prova de 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova F06, Tipo 004


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo. Paulo Leminski foi um escritor mltiplo: alm de poeta, traduzia (indo de Petrnio a James Joyce) e escrevia ensaios (concentrados nos dois volumes de Anseios crpticos), artigos e romances, e tambm letras de msica. Nascido em Curitiba, no Paran, em 1944, numa famlia em que o pai, de origem polaca, era militar, e a me, de origem negra, era filha de um militar, estudou para ser monge beneditino no Colgio So Bento, em So Paulo, onde chegou a escrever um livro sobre a ordem. No entanto, acabou seguindo o caminho da poesia em meio agitao cultural e poltica dos anos 1960 e 1970. No final da dcada de 70 e durante todos os anos 80, considerava que os grandes poetas estavam na msica popular brasileira. Assim, era amigo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Walter Franco e Jorge Mautner, entre outros. Associado diverso tropicalista ou ps-tropicalista, no entanto, seu tom de melancolia era patente tanto nos poemas quanto nos textos em prosa. Numa homenagem aos 80 anos de Edgard Braga, escreveu: Poeta que todos querem ser, se chegarmos at l. Conscincia de que no chegaria l. Entre seus maiores amigos, estavam tambm os irmos Haroldo e Augusto de Campos e Dcio Pignatari. O poeta paranaense conheceu esse grupo de poetas em 1963, na Semana Nacional de Poesia de Vanguarda. Em seguida, publicaria, em dois exemplares da revista Inveno, alguns poemas, misturando, segundo a apresentao de Dcio Pignatari, a pesquisa concreta da linguagem com um sentido oswaldiano de humor. Alm disso, Leminski quis, sua maneira, dialogar com os concretos, com seu ousado Catatau, um romance experimental na linha de Ulisses, de James Joyce, e Galxias, de Haroldo de Campos. Para Haroldo, Leminski o nome mais representativo de uma certa gerao, dono de uma experincia potica de vida extraordinria, mescla de Rimbaud e monge beneditino.
(Adaptado de Andr Dick. Paulo Leminski e a flor ausente. www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=4027, 06/06/2009)

2.

Em seguida, publicaria, em dois exemplares da revista Inveno, alguns poemas ... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) seriam publicados. havia publicado. eram publicados. viria a publicar. seria publicado.

_________________________________________________________

3.

... estudou para ser monge beneditino no Colgio So Bento, em So Paulo, onde chegou a escrever um livro sobre a ordem. No entanto, acabou seguindo o caminho da poesia em meio agitao cultural e poltica dos anos 1960 e 1970. (1o pargrafo) Considerado o contexto, o sentido dos elementos grifados acima pode ser adequadamente reproduzido, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) congregao efervescncia prudncia radicalismo disposio tumulto escola confronto equilbrio burburinho

_________________________________________________________

4.

... alm de poeta, traduzia... O verbo empregado nos mesmo tempo e modo que o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) Em seguida, publicaria ... ... considerava que os grandes poetas ... Numa homenagem aos 80 anos de Edgard Braga, escreveu ... Paulo Leminski foi um escritor mltiplo ... ... Leminski o nome mais representativo ...

_________________________________________________________

5.

Associado diverso tropicalista ou ps-tropicalista, no entanto, seu tom de melancolia era patente tanto nos poemas quanto nos textos em prosa. Outra redao para a frase acima, em que se preservam a clareza e a correo, : (A) Associado diverso tropicalista ou ps-tropicalista, ainda que seu tom de melancolia fosse patente no menos nos poemas que nos textos em prosa. Todavia, associado diverso tropicalista ou pstropicalista, seu tom de melancolia era patente, sejam nos poemas, sejam nos textos em prosa. Seu tom de melancolia era do mesmo modo patente nos poemas como nos textos em prosa, embora ser associado diverso tropicalista ou ps-tropicalista. Era associado diverso tropicalista ou ps-tropicalista, contudo fosse patente seu tom de melancolia, hora nos poemas, hora nos textos em prosa. Conquanto associado diverso tropicalista ou pstropicalista, seu tom de melancolia era patente no apenas nos poemas como nos textos em prosa.
TRT9R-Conhecimentos-Gerais3

1.

Do desenvolvimento do texto, correto afirmar que, (A) (B) (C) em seu livro Catatau, Leminski pretendeu fazer uma pardia do livro Galxias, de Haroldo de Campos. nas dcadas de 70 e 80, a melancolia de Leminski limitava sua admirao pela euforia tropicalista. ao longo da vida, Leminski s fez amigos entre poetas e escritores, e nenhum entre os monges beneditinos. na obra de Paulo Leminski, muito variada quanto forma, h espao para a melancolia e o humor. devido imposio da famlia, Paulo Leminski estudou para monge sem que tivesse a menor vocao. (B)

(C)

(D)

(D) (E) 2

(E)

Caderno de Prova F06, Tipo 004


6. A frase que apresenta pontuao inteiramente adequada : (A) Ainda, que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra potica que no se reduz ao concretismo, mas, que caracterizada, antes de tudo por uma dico, extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulao. Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski, deixou uma obra potica, que no se reduz ao concretismo mas que caracterizada, antes de tudo, por uma dico extremamente pessoal avessa, a todas as tentativas de rotulao. Ainda que tenha se aproximado dos poetas, concretos, Paulo Leminski deixou uma obra potica que, no se reduz ao concretismo, mas que caracterizada antes de tudo por uma dico extremamente pessoal, avessa a todas, as tentativas de rotulao. Ainda que tenha se aproximado, dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra potica, que no se reduz ao concretismo, mas que caracterizada antes de tudo, por uma dico extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulao. Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra potica que no se reduz ao concretismo, mas que caracterizada, antes de tudo, por uma dico extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulao. As questes de nmeros 7 e 8 referem-se ao poema abaixo. 9. esta vida uma viagem pena eu estar s de passagem
(Paulo Leminski, La vie em close. 5a ed. S.Paulo: Brasiliense, 2000, p.134)

Ateno: As questes de nmeros 9 a 12 referem-se ao texto abaixo. Ningum duvida de que as redes sociais alteram crenas e comportamentos humanos. Desde que nossos ancestrais andavam em bandos pelas estepes africanas, as redes sociais serviam para trocar ideias, homogeneizar crenas e influenciar atitudes. Nessas populaes, as redes operavam por meio de conversas face a face, em volta de uma fogueira. Mais tarde, nas cidades, havia discusses em praa pblica, conversas nos mercados e discursos de polticos. Foram essas redes sociais que moldaram o pensamento e as aes das civilizaes antigas e das naes modernas. Mas na ltima dcada surgiu a comunicao digital e parte das interaes sociais adquiriu um carter virtual, a partir de sistemas como o Facebook, o Twitter e outros, que nada mais so do que as velhas redes sociais, agora na forma digital. Muitos cientistas se perguntam qual o seu poder real. Exemplos recentes, como a Primavera rabe, sugerem que as novas redes sociais influenciam comportamentos e crenas, mas difcil definir e medir separadamente a contribuio das redes tradicionais e a das redes digitais para esse processo. Como teria sido a Primavera rabe sem e-mail, Twitter e Facebook?
(Adaptado de Fernando Reinach. Disponvel em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,facebook-e-indu cao-ao-voto-,939893,0.htm)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

Leia com ateno as afirmaes abaixo.

I. O autor usa a expresso redes sociais para designar tanto as novas tecnologias de comunicao virtual como as formas ancestrais de socializao e troca de informaes entre os seres humanos.

II. O ponto de interrogao empregado no ltimo pargrafo desnecessrio e poderia ser dispensado, pois se trata de uma pergunta retrica, j que se infere do texto que o movimento social conhecido como Primavera rabe apenas se disseminou pelos pases rabes porque houve ali acesso macio s tecnologias de comunicao virtual.

7.

esta vida uma viagem / pena eu estar / s de passagem O segmento em destaque nos versos acima transcritos equivale a: que eu (A) (B) (C) (D) (E) estivesse. estava. estivera. esteja. estaria.

III. Infere-se do texto que o comportamento de uma


pessoa influenciado em alguma medida pelo comportamento daqueles com quem ela se comunica de alguma forma.

IV. O autor defende a tese de que, desde a poca


primitiva, as crenas e os valores dos membros de uma determinada comunidade so moldados pelas ideias dos que ostentam posio hierrquica superior. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

8.

No poema de apenas trs versos, o poeta (A) (B) (C) (D) (E) sugere que a vida no tem sentido. abomina a agitao da vida. lamenta-se da fugacidade da vida. demonstra preferir a vida espiritual terrena. revolta-se contra o seu destino.

III e IV. I e II. II e III. I e III. I, II e IV.


3

TRT9R-Conhecimentos-Gerais3

Caderno de Prova F06, Tipo 004


10. O verbo que pode ser corretamente flexionado no plural est grifado em: (A) (B) (C) (D) (E) Mais tarde, nas cidades, havia discusses em praa pblica... Como teria sido a Primavera rabe sem e-mail, Twitter e Facebook? ...na ltima dcada surgiu a comunicao digital... ...e parte das interaes sociais adquiriu um carter virtual... ... difcil definir e medir separadamente a contribuio...

11.

A substituio do segmento grifado por um pronome, com os necessrios ajustes, foi realizada corretamente em: (A) (B) (C) (D) (E) trocar ideias = trocar-nas homogeneizar crenas = lhes homogeneizar influenciam comportamentos e crenas = influenciam-lhes moldaram o pensamento e as aes das civilizaes antigas e das naes modernas = moldaram-os alteram crenas e comportamentos humanos = alteram-nos

12.

...redes sociais que moldaram o pensamento... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) ...na ltima dcada surgiu a comunicao digital... ...as novas redes sociais influenciam comportamentos e crenas... ... que nada mais so do que as velhas redes sociais... Nessas populaes, as redes operavam por meio de conversas face a face... Desde que nossos ancestrais andavam em bandos pelas estepes africanas...

13.

Atualmente, ...... que o nmero de brasileiros conectados na internet j ...... ultrapassado a casa de 80 milhes, sendo que 72.640.000 so usurios ativos de redes sociais, e 56% destes ...... um aparelho celular para acessar a internet.
(Dados publicados em www.agenciaopen.com/blog/perfil-do-brasileiro-nas-redes-sociais-o-que-ha-de-novo/).

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) 14. estima-se - tenha - usam estimam-se - tenham - usa estima-se - tenham - usa estima-se - tenham - usam estimam-se - tenha - usa

Em artigo a respeito das vrias redes sociais existentes, o colunista Alexandre Matias exprime-se com franqueza: entrei em redes sociais ...... nem mais lembro a senha.
(http://blogs.estadao.com.br/alexandre-matias/2012/10/07/o-primeiro-bilhao-do-facebook-e-o-futuro-das-redes-sociais)

Preenche corretamente a lacuna da frase acima o que consta em: (A) (B) (C) (D) (E) 15. de que na qual a qual a que aonde

O acesso ...... redes sociais voltadas para a carreira pode ajudar o profissional ...... conseguir uma colocao no mercado de trabalho. Mas preciso ateno ao se criar um perfil na internet, pois todo o contedo ali veiculado afetar positiva ou negativamente ...... imagem do profissional. Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) s - a - s - - a s - a - a as - - a as - - TRT9R-Conhecimentos-Gerais3

Caderno de Prova F06, Tipo 004


Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico 16. Em um terreno plano, uma formiga encontra-se, inicialmente, no centro de um quadrado cujos lados medem 2 metros. Ela caminha, em linha reta, at um dos vrtices (cantos) do quadrado. Em seguida, a formiga gira 90 graus e recomea a caminhar, tambm em linha reta, at percorrer o dobro da distncia que havia percorrido no primeiro movimento, parando no ponto P. Se V o vrtice do quadrado que se encontra mais prximo do ponto P, ento a distncia, em metros, entre os pontos P e V (A) (B) (C) (D) (E) um nmero entre 2 e 4. igual a 4. igual a 1. um nmero entre 1 e 2. igual a 2.

17.

No ms de dezembro de certo ano, cada funcionrio de uma certa empresa recebeu um prmio de R$ 320,00 para cada ms do ano em que tivesse acumulado mais de uma funo, alm de um abono de Natal no valor de R$ 1.250,00. Sobre o valor do prmio e do abono, foram descontados 15% referentes a impostos. Paula, funcionria dessa empresa, acumulou, durante 4 meses daquele ano, as funes de secretria e telefonista. Nos demais meses, ela no acumulou funes. Dessa forma, uma expresso numrica que representa corretamente o valor, em reais, que Paula recebeu naquele ms de dezembro, referente ao prmio e ao abono, (A) (B) (C) (D) (E) (0,15 1250) + (4 320) 0,85 (1250 + 4 320) 0,85 [(1250 + 4) 320] (0,85 1250) + (4 320) (4 320 + 1250) 0,15

18.

Em um tribunal, trabalham 17 juzes, divididos em trs nveis, de acordo com sua experincia: dois so do nvel I, cinco do nvel II e os demais do nvel III. Trabalhando individualmente, os juzes dos nveis I, II e III conseguem analisar integralmente um processo em 1 hora, 2 horas e 4 horas, respectivamente. Se os 17 juzes desse tribunal trabalharem individualmente por 8 horas, ento o total de processos que ser analisado integralmente pelo grupo igual a (A) (B) (C) (D) (E) 28 68 56 51 34

19.

Em uma repartio pblica em que 64% dos funcionrios tm salrio superior a R$ 7.000,00, 60% dos funcionrios tm curso superior e 40% possuem apenas formao de ensino mdio. Dentre os servidores com nvel superior, 80% ganham mais do que R$ 7.000,00. Dessa forma, dentre os funcionrios que tm somente formao de Ensino Mdio, aqueles que recebem salrio maior do que R$ 7.000,00 correspondem a (A) (B) (C) (D) (E) 50% 56% 48% 44% 40%

20.

Uma senha formada por trs letras distintas de nosso alfabeto possui exatamente duas letras em comum com cada uma das seguintes palavras: ARI, RIO e RUA. Em nenhum dos trs casos, porm, uma das letras em comum ocupa a mesma posio na palavra e na senha. A primeira letra dessa senha (A) (B) (C) (D) (E) I A R O L 5

TRT9R-Conhecimentos-Gerais3

Caderno de Prova F06, Tipo 004


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito do Trabalho 21. Paulo foi contratado como empregado da empresa Fbrica de Doces Celestes para exercer as funes de ajudante geral, recebendo um salrio mnimo mensal. Aps um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razo das dificuldades econmicas da empresa, seu salrio seria reduzido para meio salrio mnimo mensal. A atitude da empresa (A) est correta, pois a reduo de salrio permitida, se comprovado que o empregador est em situao econmica difcil. est correta, pois a reduo de salrio permitida aps o empregado completar um ano de servio. no est correta, pois o salrio irredutvel, salvo previso em conveno ou acordo coletivo. no est correta, pois o salrio impenhorvel, salvo previso em conveno ou acordo coletivo. no est correta, pois a reduo de salrio depende de lei. 26. (E) 25. Com fundamento nas regras institudas pela CLT sobre as Comisses de Conciliao Prvia, INCORRETO afirmar: (A) As Comisses de Conciliao Prvia tm prazo de 10 dias para a realizao da sesso de tentativa de conciliao a partir da provocao do interessado. A Comisso instituda no mbito da empresa ser composta de no mnimo cinco e no mximo quinze membros. O prazo prescricional ser suspenso a partir da provocao da Comisso de Conciliao Prvia, recomeando a fluir, pelo que lhe resta, a partir da tentativa frustrada de conciliao ou do esgotamento do prazo para a realizao da sesso de tentativa de conciliao. vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comisso de Conciliao Prvia, titulares e suplentes, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei. O termo de conciliao ttulo executivo extrajudicial e ter eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas.

(B)

(C)

(B) (C) (D) (E)

(D)

__________________________________________________________________________________________________________________

22.

Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios a empregador com as caractersticas de (A) (B) (C) (D) (E) pessoalidade, continuidade, onerosidade e independncia jurdica. impessoalidade, continuidade, onerosidade e independncia jurdica. pessoalidade, continuidade, exclusividade e subordinao. pessoalidade, continuidade, onerosidade e subordinao. pessoalidade, continuidade, confidencialidade e subordinao.

O empregado tem direito ao gozo de frias (A) (B) (C) (D) (E) anuais remuneradas com, pelo menos, metade a mais do que o salrio normal. semestrais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. anuais remuneradas com, pelo menos, dois teros a mais do que o salrio normal. semestrais remuneradas com, pelo menos, dois teros a mais do que o salrio normal. anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a

mais do que o salrio normal. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 23. De acordo com previso constitucional, o descanso semanal remunerado deve ser concedido (A) (B) (C) (D) (E) 24. preferencialmente aos sbados. preferencialmente aos domingos, salvo em semana em que o domingo coincida com feriado. alternativamente aos sbados e aos domingos. exclusivamente aos domingos. preferencialmente aos domingos. 27. O prazo prescricional para ajuizamento de ao judicial, aps a extino do contrato de trabalho, para pleitear crditos resultantes das relaes de trabalho para os trabalhadores urbanos e rurais, respectivamente, de (A) (B) (C) (D) (E) 28. cinco anos e cinco anos, at o limite de dois anos. cinco anos e dois anos, at o limite de dois anos. dois anos e cinco anos, at o limite de cinco anos. cinco anos e dois anos, at o limite de cinco anos. dois anos e dois anos, at o limite de cinco anos.

_________________________________________________________

Com fundamento na CLT Consolidao das Leis do Trabalho e na CF Constituio Federal, as horas extraordinrias NO podem exceder de (A) (B) (C) (D) (E) duas e devem ser pagas com adicional de, no mnimo, 50% superior hora normal. seis e devem ser pagas com adicional de, no mnimo, 50% superior hora normal. trs e devem ser pagas com adicional de, no mnimo, 50% superior hora normal. duas e devem ser pagas com adicional de, no mnimo, 25% superior hora normal. trs e devem ser pagas com adicional de, no mnimo, 25% superior hora normal.

_________________________________________________________

O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade de (A) (B) (C) (D) (E) 40%. 30%. 10%. 50%. 20%.
TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 004


Noes de Direito Processual do Trabalho 29. Considere as afirmaes sobre atos, termos e prazos processuais. 32. Sobre as audincias trabalhistas, com base nas normas aplicveis, correto afirmar: (A) A ausncia injustificada do reclamante ou de seu advogado audincia importa em revelia, alm de confisso quanto matria de fato. O reclamante e o reclamado, devero estar presentes pessoalmente, independentemente do comparecimento de seus advogados, no podendo ser substi-tudos ou representados neste ato processual. As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz, no podendo ser reinquiridas a requerimento das partes ou advogados. O juiz, hora marcada, declarar aberta a audincia, sendo feita pelo chefe de secretaria ou escrivo a chamada das partes, havendo uma tolerncia de at 15 minutos aps a hora marcada. Estas sero pblicas e realizar-se-o em dias teis, entre 8 e 18 horas, no podendo ultrapassar 5 horas seguidas, salvo quando houver matria urgente.

I. Os atos processuais sero pblicos salvo quando o II. III. IV. V.


contrrio determinar o interesse social, e realizar-seo nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Os prazos processuais trabalhistas so contados com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento. A penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, independentemente de autorizao judicial, devido a sua relevncia para a execuo. Caso a parte tenha constitudo procurador, apenas este poder consultar, com ampla liberdade, os processos nos cartrios ou secretarias. Os prazos processuais que se vencerem em sbado, domingo ou dia em que for feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte. (B)

(C)

(D)

(E)

Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

III, IV e V. I, II, e IV. I, II e V. I, III e V. II, III e IV.

_________________________________________________________

33.

Quanto ao processo judicirio do trabalho, correto afirmar: (A) Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as regras da CLT. O direito processual comum fonte primria, sendo aplicadas as normas processuais contidas na CLT de forma subsidiria. Havendo omisso da CLT sempre sero aplicadas as regras do direito processual comum como fonte subsidiria. Aplicam-se apenas as regras contidas na CLT, no podendo ser aplicada norma prevista no direito processual comum. A CLT no possui regras processuais prprias, razo pela qual so aplicadas normas do direito processual comum.

30.

Conforme previso constitucional, as vagas destinadas advocacia e ao Ministrio Pblico do Trabalho nos Tribunais Regionais do Trabalho, observado o disposto no artigo 94 da CF, sero de (A) um tero dentre os advogados com mais de trs anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de trs anos de efetivo exerccio. um quinto dentre os advogados com mais de trs anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de trs anos de efetivo exerccio. um tero dentre os advogados com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de cinco anos de efetivo exerccio. um quinto dentre os advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio. um quinto dentre os advogados com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de cinco anos de efetivo exerccio.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

34.

(E)

O processo judicirio trabalhista apresenta regras especficas sobre custas processuais e emolumentos. Sobre eles correto afirmar: (A) No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do exequente e pagas antecipadamente, sendo que ao final ele ser reembolsado por essas despesas pelo executado. A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais da parte sucumbente na pretenso objeto da percia, ainda que beneficiria de justia gratuita, visto que o perito no pode ficar sem receber. Nos dissdios individuais, as custas relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% para o procedimento sumarssimo e de 4% para o procedimento ordinrio. As custas sero calculadas sobre o valor da causa quando houver extino do processo, sem resoluo do mrito, ou julgado totalmente improcedente o pedido. O reclamante dever recolher previamente as custas para ajuizar a reclamatria, exceto se for beneficirio de justia gratuita, sendo que esses valores lhe sero devolvidos em caso de xito na demanda. 7

_________________________________________________________

31.

Conforme normas legais que regulam a matria, a competncia da Justia do Trabalho EXCLUI a anlise e julgamento de aes (A) sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores. oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores por rgos de fiscalizao das relaes de trabalho. de indenizaes por danos morais e tambm danos materiais ou patrimoniais, decorrentes da relao de trabalho. penais para apurao de crimes contra a organizao do trabalho, incluindo trabalho escravo e trabalho infantil irregular.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 004


35. Vnus foi dispensada da empresa Nctar dos Deuses S/A por justa causa. Ajuizou reclamao trabalhista para questionar o motivo da resciso e postular indenizao por dispensa imotivada. Ocorre que a ao foi julgada improcedente pelo Juiz da Vara do Trabalho. Inconformada, Vnus resolveu recorrer da sentena. Nessa situao, cabvel interpor (A) (B) (C) (D) (E) 36. apelao, no prazo de 15 dias. recurso ordinrio, no prazo de 08 dias. recurso ordinrio, no prazo de 05 dias. embargos de declarao, no prazo de 05 dias. recurso de revista, no prazo de 08 dias. 39. 38. Manoel, autor de importante obra literria, veio a falecer no ano de 2012. Nos termos da Constituio Federal, ao autor, pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de sua obra. Com o falecimento do autor, no caso, Manoel, tal direito (A) (B) (C) (D) (E) transmite-se aos herdeiros pelo tempo fixado na legislao vigente. transmite-se apenas ao cnjuge sobrevivente. transmite-se aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. transmite-se aos herdeiros eternamente. no se transmite, isto , extingue-se com o falecimento do autor.

__________________________________________________________________________________________________________________

Os dissdios individuais trabalhistas podem seguir o procedimento ordinrio e sumarssimo. Sobre esse ltimo (sumarssimo) INCORRETO: (A) As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Todas as provas sero produzidas em audincia nica, sendo que sobre os documentos apresentados por uma das partes manifestar-se- imediatamente a parte contrria, sem interrupo da audincia, salvo absoluta impossibilidade, a critrio do juiz. Esto excludas desse procedimento as demandas em que parte a Administrao pblica direta, autrquica e fundacional. Esse procedimento determinado pelo valor dos dissdios individuais, que no exceda a 20 (vinte) vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao. Nas reclamaes enquadradas nesse procedimento, o pedido dever ser certo ou determinado e indicar o valor correspondente, sob pena de arquivamento da reclamao. Noes de Direito Constitucional

A Constituio Federal traz a competncia do Superior Tribunal de Justia para o julgamento de Recurso Especial. Nesse sentido, NO enseja Recurso Especial a deciso que (A) (B) (C) (D) (E) negar vigncia lei federal. julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal. contrariar tratado. der lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro Tribunal. julgar vlido ato de governo local contestado em face da Constituio Federal.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

40.

Nos termos da Constituio Federal, os Ministros do Tribunal de Contas da Unio (A) no podem ser substitudos por auditor, uma vez que este no poder ter as mesmas garantias e impedimentos dos Ministros. sero nomeados entre brasileiros que tenham, dentre outros requisitos, mais de 30 e menos de 65 anos de idade. tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia. sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam, entre outros requisitos, no mnimo 15 anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional. sero escolhidos um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal e, dois teros, pelo Senado Federal.

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

37.

Considere as assertivas concernentes ao Ministrio Pblico:

I. So princpios institucionais do Ministrio Pblico a


unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

(D)

II. O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, vedada a reconduo.

(E)

_________________________________________________________

41.

III. Constitui vedao ao membro do Ministrio Pblico,


dentre outras, exercer a advocacia.

IV. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compese de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica. Nos termos da Constituio Federal, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8

De acordo com a Carta Magna, no mbito da competncia legislativa concorrente, a competncia da Unio limitar-se a estabelecer normas gerais. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. Nesse contexto, correto afirmar que a supervenincia de lei federal sobre normas gerais (A) (B) (C) (D) (E) revogar, na ntegra, a lei estadual. revogar a lei estadual apenas no que no lhe for contrrio. suspender, na ntegra, a eficcia da lei estadual. suspender a eficcia da lei estadual apenas no que lhe for contrrio. manter a eficcia da lei estadual, ainda que esta contrarie dispositivos da lei federal, tendo em vista a independncia entre os entes federativos.
TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

III e IV. I, II e IV. II e III. I, III e IV. I e II.

Caderno de Prova F06, Tipo 004


42. Joaquim, servidor pblico federal, mdico, ocupa cargo privativo de profissional de sade, com profisso regulamentada, tendo ingressado no servio pblico por concurso h dez anos. Joaquim pretende prestar novo concurso pblico com o objetivo de cumular, de forma remunerada, dois cargos pblicos. A Constituio Federal admite, em situaes excepcionais, a acumulao remunerada de cargos pblicos, desde que haja compatibilidade de horrios. No caso narrado, Joaquim somente poder cumular se o segundo cargo pblico for (A) (B) (C) (D) (E) cientfico. privativo de profissional de sade, com profisso regulamentada. artstico. professor. tcnico. 46. NO privativo de brasileiro nato o cargo de (A) (B) (C) (D) (E) Presidente da Cmara dos Deputados. Carreira diplomtica. Ministro do Supremo Tribunal Federal. Ministro do Superior Tribunal de Justia. Oficial das Foras Armadas.

_________________________________________________________

47.

Clara servidora pblica da Administrao direta, tendo sido investida no mandato de Vereadora. Havendo compatibilidade de horrios, Clara perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. No entanto, NO havendo compatibilidade de horrios, Clara (A) (B) no poder exercer o mandato eletivo. ser afastada do cargo que detm na Administrao direta, ficando obrigatoriamente com a remunerao deste cargo. ser afastada do cargo que detm na Administrao direta, ficando obrigatoriamente com a remunerao do cargo eletivo. ser afastada do cargo que detm na Administrao direta, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. ser exonerada do cargo que detm na Administrao direta.

_________________________________________________________

43.

A respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, considere as seguintes assertivas:

(C)

I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

(D)

II. So gratuitas as aes de habeas corpus e habeas


data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania.

(E)

III. A pequena propriedade rural, assim definida em lei,


trabalhada pela famlia, ser, excepcionalmente, objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva.

_________________________________________________________

48.

Considere as assertivas:

I. A lei no poder exigir autorizao do Estado para


a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical.

IV. O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. Nos termos da Constituio Federal, est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

II. vedada a criao de mais de uma organizao


sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio.

_________________________________________________________

I, II e IV, apenas. II e IV, apenas. I, II, III e IV. II e III, apenas. I e III, apenas.

III. Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses


coletivos ou individuais da categoria, exceto em questes judiciais ou administrativas.

44.

Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel (A) ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, sendo vedado seu aproveitamento em outro cargo pblico. ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo pblico. ser exonerado ad nutum, sem direito a remunerao. ser obrigatoriamente exonerado, sendo-lhe garantido os direitos inerentes ao cargo. ser obrigatoriamente demitido, sendo-lhe garantido os direitos inerentes ao cargo.

IV. vedada a dispensa do empregado sindicalizado a


partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

(C) (D) (E) 45.

I e IV, apenas. I, II, III e IV. I, II e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas.
Noes de Direito Administrativo

_________________________________________________________

_________________________________________________________

De acordo com a Constituio Federal, NO se inclui na competncia dos juzes federais o processamento e julgamento de (A) (B) (C) (D) (E) conflitos de competncia entre juzes federais vinculados ao respectivo Tribunal Regional Federal. causas fundadas em tratado ou contrato da Unio com Estado estrangeiro ou organismo internacional. disputas sobre direitos indgenas. crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competncia da Justia Militar. crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

49.

A respeito dos atos administrativos, correto afirmar que (A) (B) (C) os atos discricionrios no so passveis de revogao pela Administrao, salvo por vcio de legalidade. a discricionariedade corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos vinculados. os atos vinculados so passveis de anulao pela Administrao, de acordo com juzo de convenincia e oportunidade. o mrito do ato administrativo corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos discricionrios. os atos vinculados comportam juzo de convenincia e oportunidade pela Administrao, que pode revog-los a qualquer tempo. 9

(D)

(E)

TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 004


50. De acordo com a Lei n 8.666/93, dispensvel a licitao (A) (B) (C) (D) (E) para contratao de servios comuns, de natureza contnua. nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. para aquisio de bens para necessidade contnua, pelo sistema de registro de preos. para alienao de imvel, desde que desafetado do servio pblico. para compra de produto de marca preferencial da Administrao. (C)
o

53.

As normas sobre processo administrativo postas na Lei o n 9.784/99 aplicam-se aos (A) servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, na realizao de suas funes tpicas, excludo o Poder Judicirio em razo de sua competncia judicante. rgos do Poder Executivo integrantes da Administrao direta ou indireta, excludos os rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio quando se tratar de realizao de funo administrativa. rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio da Unio, no que se referir ao desempenho de funes administrativas atpicas. rgos do Poder Executivo e aos servidores integrantes do quadro da Administrao direta, excludos os afastados e os rgos dos demais Poderes. rgos dos Poderes Executivo, Legislativo Judicirio, no exerccio de suas funes tpicas.
o

(B)

(D)

_________________________________________________________

51.

Felipe, servidor pblico ocupante de cargo em comisso no mbito do Ministrio da Fazenda, revelou a empresrios com os quais mantinha relaes profissionais anteriormente ao ingresso no servio pblico, teor de medida econmica prestes a ser divulgada pelo Ministrio, tendo em vista que a mesma impactaria diretamente os preos das mercadorias comercializadas pelos referidos empresrios. A conduta de Felipe (A) passvel de caracterizao como ato de improbidade administrativa, desde que comprovado efetivo prejuzo ao errio. no passvel de caracterizao como ato de improbidade administrativa, podendo, contudo, ensejar a responsabilizao administrativa do servidor por violao do dever de sigilo funcional. somente passvel de caracterizao como ato de improbidade administrativa se comprovado que recebeu vantagem econmica direta ou indireta em decorrncia da revelao. no passvel de caracterizao como ato de improbidade administrativa, tendo em vista o agente no ser ocupante de cargo efetivo. passvel de caracterizao como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao, independentemente de eventual enriquecimento ilcito.

(E)

_________________________________________________________

54.

De acordo com a Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, (A) (B) (C) (D) (E) aplica-se o princpio do formalismo, dispensada a indicao dos pressupostos de fato da deciso. vedada a impulso de ofcio, cabendo ao interessado indicar os fundamentos de direito da deciso. os atos administrativos so sigilosos no decorrer da fase probatria. vedada a cobrana de despesas processuais, salvo as previstas em lei. os interessados devero ser representados por advogado, salvo se hipossuficientes.
o

(B)

(C)

_________________________________________________________

55.

Considerando as disposies da Lei n 8.666/93, modalidade licitatria aplicvel para

I. venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.

(D)

II. aquisio de bens de natureza comum. III. obras com valor da contratao estimado em at
R$ 150.000,00. correspondem, respectivamente, a (A) (B) (C) (D) (E) 56. concorrncia, prego e convite. convite, tomada de preos e concorrncia. prego, leilo e tomada de preos. leilo, prego e convite. leilo, convite e tomada de preos.

(E)

_________________________________________________________

52.

Carlos, servidor pblico federal ocupante de cargo efetivo, estvel, casado com Ana, tambm servidora pblica, e ambos possuem a mesma localidade de exerccio funcional. Ocorre que Ana foi deslocada para outra cidade, no interesse da Administrao. De acordo com as disposio es da Lei n 8.112/90, Carlos (A) (B) possui direito remoo a pedido, mesmo que Ana seja servidora estadual ou municipal. no pode ser removido a pedido, mas apenas de ofcio e desde que conte com mais de cinco anos de servio pblico. pode ser removido a pedido, no interesse da Administrao, desde que Ana tenha ingressado no servio pblico antes dele. possui direito remoo a pedido, a critrio da Administrao, desde que Ana seja servidora federal. pode ser removido de ofcio, independentemente do interesse da Administrao.

_________________________________________________________

Diante de uma situao de irregularidade, decorrente da prtica de ato pela prpria Administrao pblica brasileira, possvel a esta restaurar a legalidade, quando for o caso, lanando mo de seu poder (A) disciplinar, que se expressa, nesse caso, por meio de medidas corretivas de atuao inadequada do servidor pblico que emitiu o ato. de tutela disciplinar, em razo da atuao ilegal do servidor pblico, que faz surgir o dever da Administrao de corrigir seus prprios atos. de tutela, expresso de limitao de seu poder discricionrio e corolrio do princpio da legalidade. de autotutela, que permite a reviso, de ofcio, de seus atos para, sanar ilegalidade. de autotutela, expresso do princpio da supremacia do interesse pblico, que possibilita a alterao de atos por razes de convenincia e oportunidade, sempre que o interesse pblico assim recomendar.
TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E) 10

Caderno de Prova F06, Tipo 004


57. Dentre as possveis providncias expressamente constantes da Lei n 8.429/92, que cabem autoridade administrativa responsvel diante de ato de improbidade que cause leso ao patrimnio pblico est (A) (B) o dever de representar ao Ministrio Pbico para viabilizar a indisponibilidade dos bens do indiciado. o dever de, em se tratando de indiciado servidor pblico, coloc-lo em disponibilidade no remunerada, contingenciandose os vencimentos para eventual ressarcimento dos danos. a obrigao de promover arrolamento cautelar de bens do indiciado para a recomposio do dano causado. a faculdade de providenciar diretamente a indisponibilidade dos bens do indiciado no inqurito, mediante comunicao aos rgos pblicos oficiais. a faculdade de providenciar o sequestro de bens suficientes a garantir o prejuzo apurado.
o

(C) (D)

(E)

58.

A Administrao pblica celebrou contrato de locao de um imvel comercial para instalao de uma repartio pblica. Dentre as caractersticas desse contrato firmado com a Administrao pblica, destaca-se a (A) regncia pelo regime jurdico de direito privado, afastando-se, assim, a observncia de leis especficas destinadas a contratos administrativos, tal como a lei de licitaes, salvo disposio expressa no contrato. submisso a regime jurdico hbrido, estabelecido pelas partes no texto do contrato, observado o poder discricionrio do administrador e a liberdade de contratar do administrado. submisso a regime de direito pblico, na medida em que os contratos administrativos so regidos exclusivamente por normas de direito pblico. submisso a regime jurdico de direito privado, como contrato privado da Administrao pblica, sem prejuzo de derrogaes operadas por normas de direito pblico aplicveis. aplicao integral das normas de direito pblico destinadas aos contratos administrativos, em especial a possibilidade de invocar clusulas exorbitantes implcitas.

(B)

(C)

(D)

(E)

59.

Como trao de semelhana ou de distino entre a dispensa e a inexigibilidade de licitao pode-se indicar, dentre outras, a caracterstica (A) do rol de hipteses de dispensa de licitao ser exemplificativo, na medida em que se trata de norma de exceo regra legal que obriga o certame como observncia do princpio da isonomia. do rol de hipteses de inexigibilidade de licitao ser taxativo, na medida em que se trata de norma de exceo regra legal que obriga o certame como observncia do princpio da isonomia, no admitindo flexibilizao. da licitao, nas hipteses de inexigibilidade, ser, em tese, possvel, mas diante da vontade do legislador, para agilizar algumas situaes, torna-se prescindvel. da dispensa de licitao incidir nas hipteses em que a licitao invivel, por impossibilidade de competio. da licitao, nas hipteses de dispensa, ser, em tese, possvel, mas diante da vontade do legislador, torna-se prescindvel nas situaes indicadas.

(B)

(C)

(D) (E)

60.

Marco Antonio, servidor pblico celetista, requereu que lhe fosse concedido determinado descanso remunerado, em analogia a direito reconhecidamente conferido aos servidores estatutrios. O pedido foi indeferido. Independentemente de fazer jus ou no o ao benefcio, conforme conduta expressamente prevista na Lei n 8.112/90, o servidor pode atacar a deciso administrativa por meio de (A) (B) representao diretamente autoridade superior, para reconsiderao da deciso que lhe indeferiu o pedido inicial. apresentao s autoridades superiores, em grau ascendente e sucessivamente, de pedidos de reconsiderao da deciso da autoridade que lhe indeferiu o pedido. mandado de segurana contra ato da autoridade, pleiteando o desfazimento do ato e a concesso do benefcio. ao judicial para defesa de seu direito, pleiteando a concesso de liminar em seu favor. pedido de reconsiderao autoridade que proferiu a deciso, que dever ser apreciado no prazo de 30 (trinta) dias. 11

(C) (D) (E)

TRT9R-Tc.Jud.-Administrativa-F06

Vous aimerez peut-être aussi