Vous êtes sur la page 1sur 40

TEORIA DA AO: 1 - DIREITO DE AO: A) CONSTITUCIONAL: Direito de acesso a justia: Fundamental, pblico, abstrato, autnomo.

B) PROCESSUAL: aquilo que se chama de demanda. ato de provocar a atividade jurisdicional. A demanda o exerccio do direito de ir a juzo pelo qual afirmo ter um direito. ** O direito de ao abstrato, mas a demanda sempre concreta. Elementos, classificao e condies so sub-temas do direito de ao no sentido de demanda. C) MATERIAL: uma situao jurdica substancial ativa. um direito contra voc.

2 ELEMENTOS DA AO: Em toda demanda h afirmao de uma relao jurdica. Que chamada de RES IN IUDICIUM DEDUCTA: (a coisa afirmada em juzo). O processo certeza dos meios e incerteza do resultado. Elementos na relao jurdica: sujeito, objeto e fato.
RELAO JURIDICA AFIRMADA ELEMENTOS DIVISO DA PARTE GERAL DO CC ELEMENTOS DA DEMANDA CONDIO AO DA CRITRIOS OBJETIVOS DE DISTRIBUIO DA COMPETNCIA.

SUJEITO

DAS PESSOAS

PARTES

LEGITIMIDADE AD CAUSAN POSSIBILIDADE JURIDICA DO PEDIDO DE INTERESSE AGIR DE

EM RAZO DA PESSOA

OBJETO

DOS BENS

PEDIDO

VALOR DA CAUSA

FATO

FATOS JURIDICOS

CAUSA PEDIR

EM RAZO DA MATRIA

2.1 PARTES: sujeito parcial do processo. Exige as partes principais do processo,ou seja, demandante e demandado. H tambm a parte auxiliar, que acontece com assistente. No se confunde parte do processo com parte do litgio. Pode acontecer que as partes desta no coincide com os daquele. Parte do litgio parte no sentido material das partes no sentido processual que so as que efetivamente esto no processo, mas o ideal que se coincidem. **Parte ilegtima parte. Tanto parte, que pode alegar a sua prpria ilegitimidade. ** Parte complexa: quando h o incapaz e representante.

2.2 PEDIDO: SRA VISTO EM OUTUBRO COM PROFUNDIDADE

2 - HIPOTESE NORMATIVA 3 RELAO JURDICO ( REMOTA) 1- FATO 4 FUNDAMENTOS JURIDICOS (PROXIMMA)

5 - PEDIDO

2.3 - CAUSA DE PEDIR: so os fatos (3) e os fundamentos jurdicos(4), no hiptese normativa(2). Fundamento: direito e fato. EXEMPLOS: 1 acidente de transito: ru bateu no carro do autor. [3] o acidente danoso e culposo/ [4] o direito de ser indenizado/ [5] o pedido de indenizao. 2 contrato celebrado com dolo: [3] contrato/ [4] o direito de anular/ [5] pedido de anulao. 3 ADI contra lei estadual:[3] inconstitucionalidade da lei baiana/[4] o direito de invalidar a lei/[5] o pedido de decretao de inconstitucionalidade. 4 inadimplemento de contrato:[3] inadimplemento do contrato/ [4] o direito a credito/ [5] pedido de cumprimento. TEORIA DA SUBSTANCIAO: - No Brasil adotou a Teoria da substanciao da causa de pedir: aquela para qual a causa de pedir composta de fatos e fundamentos jurdicos do pedido.

CAUSA DE PEDIR REMOTA E PROXIMA. PROXIMA RELAO JURIDICA REMOTA OS FATOS **A doutrina divide a causa de pedir remota em duas: causa de pedir ativa (fato-ttulo: o fato que gera o direito) e causa de pedir passiva ( fato que impulsiona a ir ao judicirio). Ex: tem-se contrato no cumprido, o lesado vai ao judicirio. O inadimplemento do contrato causa de pedir. Causa de pedir ativa: o contrato e causa de pedir passiva o inadimplemento.

3 - CLASSIFICAO DAS AES:

1 CLASSIFICAO: REAIS. PESSOAIS. -AO REIPERSECUTRIA: aquela que busca a entrega de alguma coisa. Pode ser real como pessoal. Despejo reipersecutria pessoal. Reivindicatria reipersecutria real. Reipersecutria denominada dada de acordo com pedido.

2 CLASSIFICAO (DE ACORDO COM OBJETO DO PEDIDO.) MOBILIRIAS: relao a bens moveis. IMOBILIARIAS: relao a bens imveis. Ao pode ter objeto um imvel e no ser real, um exemplo a ao de despejo que tem objeto o imvel, mas pessoal. -AO NECESSRIA: existe alguns direitos que s podem ser efetiv-los mediante juzo. Ex: a interdio; a de falncia; a rescisria; a de anulao de contrato. -AO DUPLICE: Acepo processual: possibilidade dada ao ru de formular um pedido contra ao autor dentro de sua contestao. Acontece no procedimento sumrio, nos juizados especiais. o chamado de pedido contraposto. Acepo material: quando a defesa do ru j servir a mesmo tempo como ataque. Ex: - ao declaratria: dplice no sentido material. Pois o ru se defende negando absolutamente contra o pedido do autor. - ao de alimentos: a defesa do alimentante j um ataque, ao dizer que o valor ofertado pelo alimentando insuficiente.

3 CLASSIFICAO (TUTELA PRETENDIDA) Conhecimento: certificar. Execuo: efetivar. Cautelar: proteo. Obs.: esta classificao esta em crise, pois aes hoje no so puramente uma e outra, tendem ter a mistura dos tipos de tutela. -Ao sincrtica: quando ao mistura os tipos de tutela pretendida.

4 CLASSIFICAAO (DIVISAO DA AO DE CONHECIMENTO EM CINCO)

Classificao quanto aos direitos: a) Direito a uma prestao (direito subjetivo): o poder de exigir de outrem o cumprimento de uma prestao. -pretenso: poder de exigir -prestao: o que se exige/ sempre uma conduta (fazer; no fazer; dar.) Prescrio: somente da pretenso. Inadimplemento: somente se refere prestao. Efetivao: material Execuo: cumprimento forado da obrigao, relacionado ao direito a uma pretenso.

AES CONDENATORIAS/AES MANDAMENTAIS/AES EXECUTIVAS LATO SENSU/ AES CONSTITUTIVAS/AES MERAMENTE DECLARATRIAS. Introduo histrica: neste perodo as aes se resumiam apenas em condenatrias, mandamentais e em sentido amplo. -As aes condenatrias eram todas aes de prestao no sincrtica; era ao que necessitava de dois processos, uma para efetivar direito e outra para executar. -E as aes sincrticas eram chamadas de aes mandamentais ou executrias no sentindo prprio. -A ao mandamental uma ao de prestao sincrtica por execuo indireta. -A ao em sentido amplo ao de prestao sincrtica que se efetiva por execuo direta. Perodo de 1994 houve uma grande reforma. Todas as aes de prestao de fazer e de no fazer, viram sincrticas. Em 2002 a as aes para entrega de coisa passaram a ser sincrtica. Assim 2002 a nica ao que no era sincrtica era para entrega de quantia. Perodo que se pendurou at 2005. Em 2005 completa o perodo revolucionrio que se iniciou em 1994. As aes de prestao pecuniria tambm viram sincrtica. Agora todas as aes so sincrticas. -Ao condenatria so aes de efetivao de prestao, mas por opo legislao sincrtica. -ao mandamentais e executivas so espcies de condenatrias. Se condenao a efetivao por execuo indireta mandamental e execuo direta executivas. ** No RS o pessoal ainda mantm a idia de 3 aes de prestao:

Se a prestao de fazer o no fazer mandamental.

Se for para pagar quantia aes condenatrias. Se for para entrega de coisa executivas em sentido amplo. uma classificao que no vai se fortalecer.

2 DIREITOS POTESTATIVOS =AO CONSTITUTIVA So direitos que consistem no poder de criar, alterar ou extinguir situaes jurdicas. No se relaciona a nenhuma conduta, no h prestao ou conduta devida. Decorrentemente no h execuo ou prescrio, mas somente decadncia. Exemplo de direito potestativo: Direito ao Divorcio; Direito de resciso; Direito de interditar; direito de resolver ou anular um contrato; Ao constitutiva ao que se exerce os direitos potestativos. Ou seja, ao que cria, altera ou extingue relaes jurdicas. No executa direito de ao constitutivo, por ser direito constitutivo. O prazo decadncia relaciona com ao constitutivos. As aes constitutivas no tem eficcia retroativa, somente para frente, mas h excees: a caso ao de anulao de negocio e ao constitutivas com eficcia retroativa. Exemplo de ao constitutiva: ao de separao; ao rescisria; ao de resoluo de contrato; ao anulatria; ao de extino do condomnio. Ao que so constitutivas, mas h polemicas: -Ao de interdio: ao para tirar lhe capacidade, mas alguns fala que ao para declarar demncia. -Ao de falncia: ao para tirar a capacidade do empresrio de administrar seu negocio. -Ao de nulidade de negocio jurdico: ao que desfaz o negocio por defeito grave. Tem doutrinador que faz a distino de ao de anulao constitutiva e de nulidade como declaratria. -Ao de adi: para maioria da doutrina como ao declaratria, mas DIDIER uma ao constitutiva, por desfazer ato jurdico lei. -ao de investigao de paternidade: discusso nova em relao as quatro primeiras, pois no inicio diziam que essa ao era declaratria, mas a partir do momento que houve uma dissoluo parcial da paternidade com biologia, agora dizem que ao de investigao de paternidade para atribuir paternidade no campo biolgico ou no campo sociolgico atribuio da paternidade como vinculo jurdico, caso de inseminao hetrologa, pois no doou material biolgico, mas pai no sentido jurdico afetiva. 3 AO MERAMENTE DECLARATRIA aquela que serve certificar a existncia e inexistncia ou modo de ser de uma situao jurdica. Existe somente uma ao meramente declaratria de fato que ao para declarar a autenticidade ou veracidade de documento.
Sumula STJ - 181. admissvel ao declaratria, visando obter certeza quanto exata interpretao de clusula contratual.

Exemplos: ADC, usucapio, consignao em pagamento, declaratria de inexistncia de relao tributria.

-se pode entra com meramente declaratria quando se poderia j entra com uma condenatria. Assim o credor que tem prestao vencida poderia entrar com a condenatria, mas entra com a declaratria para dizer que tem esse direito.
Art. 4 Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito.

At ento se via que se executava as sentena de aes condenatrias, mas as sentena de ao meramente declaratria podem servir de para embasar uma excuao? Antigamente diziam: que se quisesse executar uma ao meramente declaratria teria que propor uma ao condenatria e s depois executar. Mas hoje em sentena meramente declaratria que certifica um direito uma prestao titulo executivo e pode servir para ao de execuo.
Art. 475-N. So ttulos executivos judiciais: I a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

A meramente declaratria no interrompe a prescrio, pois s queria certificar. E na condenatria no se quer somente certificar, mas sim se quer a condenao a satisfao do objeto da causa de pedir.

CONDIES DA AO INTRODUO Evoluo histrica: 1 - Concepo concretista do direito de ao [superada]: para os adeptos desta corrente, direito de ao o era direito de ir ao judicirio. Para estes autores era no ter o direito discutido. Comearam falar em condio da ao: seriam as condies de uma deciso favorvel. Nesta poca surge a expresso carncia de ao: falta de ao, para essa poca era igual improcedncia da ao. Era tratada no mrito. 2 Concepo abstrativista: o direito de ao direito a qualquer deciso. No se fala em condio da ao. Pois o direito abstrato. Carncia de ao: improcedncia da ao. As duas concepes dividem o processo em dois grupos, questes relacionados a regularidade do processo e outra parte do mrito. 3- Concepo ecltica ou mista: O direito de ao o direito a uma deciso de mrito. Aqui no deciso favorvel ou qualquer deciso e sim de mrito acolhendo ou rejeitando. Condio da ao para esta concepo: so condies para uma deciso de mrito. Carncia de ao: diferente de improcedncia da ao, pois a improcedncia deciso de mrito. Pois se falta carncia de ao o mrito no foi examinado.

Inovando: As duas concepes dividem o processo em trs grupos: questes relacionados a regularidade do processo; condies da ao e outra parte as questes de mrito. Essa corrente tem como expoente:HENRIQUE TULIO LIEBMAN. um professor italiano, do inicio do sculo 20, no qual veio para Brasil, fugindo da guerra pois era judeu, veio para so Paulo, no Brasil no existiam nomes que estudavam processo, para qual deu aulas para FREDERICO MARQUES, ALFREDO GUZAI[fez o CPC 73] predominando assim a teoria ecltica da ao em homenagem a LIEBMAN. *** Para nosso cdigo as condies da ao no deciso de mrito, assim no h coisa julgada material a deciso de carncia de ao. CRITICA: Essa posio do cdigo extremamente criticada, e do ponto de vista pratico quase sempre inaplicvel. Porque muito difcil ou at mesmo impossvel de separar as condies da ao do mrito da causa. Exemplos: Aes possessrias: aqui quanto legitimidade: se ao final o juiz v que o possuidor no possuidor, ele pode decidir na concepo ecltica, dando improcedncia pois o autor no titular dos direitos, ou declarar a carncia de ao. Mas aqui v claramente a posio concretista que ou voc ganha ou no pela carncia da ao. CONDIES DA AO ESPCIES: 1 POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO (art.267,VI) preciso que o pedido possa ser atendido, ao menos em tese o pedido acolhido. impossvel separar possibilidade jurdica do pedido com o mrito da causa. 2 INTERESSE DE AGIR se relaciona causa de pedir, h o interesse de agir quando o processo for necessrio e til ao demandante. a) Necessidade: o processo o instrumento necessrio para a obteno de determinado proveito. b) Adequao: do pedido e do procedimento utilidade pretendida. 3 - LEGITIMIDADE AD CAUSAN aptido de conduzir, no plo ativo ou passivo, um processo em que se discute determinada situao jurdica concreta. A parte s ou no legitima. Classificao da legitimidade: a) Exclusiva (atribuda a um nico sujeito) e Concorrente (quando mais de um sujeito discute em juzo a mesma situao ex. qualquer condmino pode defender o condomnio em juzo, qualquer credor solidrio pode cobrar o crdito, qualquer dos legitimados do artigo 103 da CF pode propor ADI ou ADC. OBS: Esse assunto (legitimao concorrente) est intimamente relacionado ao estudo do litisconsrcio unitrio. b) Ordinria: (h coincidncia entre o legitimado e o sujeito da relao jurdica discutida em juzo), aquele que est em juzo discutindo o prprio interesse; e Extraordinria: (h uma incoincidncia entre o legitimado e o titular da relao discutida em juzo, algum est em juzo em nome prprio defendendo interesse alheio. Sempre que algum estiver em juzo defendendo interesse de outrem em nome prprio um legitimado extraordinrio. Ex. o MP legitimado para pedir alimentos para o menor; todos os legitimados da ao coletiva so legitimados extraordinrios. s vezes o sujeito est em juzo defendendo ao mesmo tempo

interesse prprio e alheio, ento ser ao mesmo tempo legitimado ordinrio e extraordinrio. Ex. o condmino que vai a juzo defender o interesse dele e dos outros condminos Caractersticas da legitimao extraordinria: Legitimao extraordinria decorre da lei( no sentido de direito positivo)(artigo 6 do CPC) e no de contrato, ou de negcio jurdico. O legitimado extraordinrio no pode dispor do direito discutido em juzo, porque o direito no dele. Ele parte no processo, que vai pagar custas, pode ser condenado por litigncia de m f, em relao a ele que se vai verificar a competncia em relao a pessoa. Ele parte no processo mas no a parte do litgio. Ex. MP quando prope alimentos para o menor. A falta de legitimao extraordinria implica em deciso que no examina o mrito da causa. A coisa julgada proveniente de um processo conduzido por um legitimado extraordinrio atinge/vincula o titular do direito. Ser coisa julgada ultra-partes( atinge quem no fez parte do processo); H excees: quando a coisa julgada no atingir o titular do direito, Ex: coisa julgada coletiva. Legitimao Extraordinria e Substituio Processual: A maior parte da doutrina coloca essas duas expresses como sendo sinnimas. H quem entenda que a substituio processual apenas um exemplo, uma espcie de legitimao extraordinria. O legitimado extraordinrio est sozinho defendendo direito alheio, ento haver substituto processual; mas se o legitimado estiver agindo em litisconsrcio no haveria substituio processual, porque est defendendo direito seu tambm. Substituio Processual e Sucesso Processual: A sucesso processual a troca de sujeitos no processo, ex. o ru morre e entra o esplio no seu lugar. A substituio processual algum estar em juzo defendendo interesse de outro ( a legitimao extraordinria). Substituio Processual e Representao Processual: O Representante est em juzo em nome alheio defendendo interesse alheio, no parte no processo, a parte o representado. Ex. a me que representa o incapaz, o menor em ao de alimentos. O substituto parte, porque age em nome prprio.

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS: De Existncia e de Validade. 1- Pressupostos de Existncia: a) rgo investido de jurisdio (sem a presena de um rgo investido de jurisdio no h processo); b) Ato de provocao ( preciso que se instaure o processo, de um ato inicial de provocao para nascer a relao processual); c) A capacidade de ser parte ( a aptido de ser sujeito no processo, a personalidade judiciria), absoluta (ou se tem capacidade de ser parte ou no se tem capacidade de ser parte), independentemente do que se discute. Tem capacidade de ser parte todo aquele que sujeito de direito (pessoas fsicas, jurdicas, nascituro, condomnio, esplio, massa falida, herana jacente, tribos, nondum conceptus ( ainda no concebido prole eventual).

OBS: Os animais ( h discusso no STJ sobre os direitos dos animais que podero ser considerados sujeitos/objetos de direito, mas incapazes) e os mortos no tm capacidade de ser parte. 2 Pressupostos de Validade: h quem diga que pressupostos de validade uma expresso a tcnica, sendo que o correto seria: requisitos processuais de validade. Pressupostos processuais so pressupostos do processo com um todo e no de cada ato do processo, porque cada um dos atos do processo tem seus prprios pressupostos. Ex. motivao da sentena pressuposto do ato de sentena e no do processo como um todo. H uma tendncia doutrinria que diz que o exame dos pressupostos de validade deve submeter-se ao sistema de invalidade do Cdigo, no qual no h nulidade processual sem prejuzo. Questo: A falta de um pressuposto processual de validade pode ser ignorada se no acarretar nenhum prejuzo? Sim. Porque no acarretou nenhum prejuzo processual para as partes. Instrumentalidade Substancial das Formas aplicao a instrumentalidade das formas a todos os atos do processo como um todo. a) Pressupostos Objetivos: 1- Intrnsecos para que o processo seja vlido preciso que se respeite o procedimento (as regras processuais). Ex. a) petio inicial deve ser apta; b) Citao (o processo j existe, e com a citao o processo se torna eficaz para o ru e um requisito de validade da sentena porventura proferida contra o ru). A falta de citao para o pessoal/doutrinadores da PUC gera sentena inexistente, ensejando a Querela nullitatis ao declaratria de inexistncia da sentena. Para os demais doutrinadores a sentena eventualmente proferida contra o ru no citado seria uma sentena nula e no inexistente, devendo ser impugnada por uma ao de nulidade da sentena Querela nullitatis utilizada como ao de nulidade da sentena para invalidar a sentena proferida contra ru no citado. Essa ao de Querela nullitatis no tem prazo para interp-la. S caber essa ao se o ru no citado foi revel. 2 - Extrnsecos fatos estranhos/exteriores ao processo que no podem acontecer para que o processo seja vlido, ( pressupostos processuais negativos); Ex. inexistncia de litispendncia, de coisa julgada, de perempo, de conveno de arbitragem. OBS: Para Barbosa Moreira os pressupostos extrnsecos devem ser considerados como condies da ao e no como pressuposto processual. b) Pressupostos Subjetivos: Com relao ao juiz; e com relao s partes: a) Com relao ao juiz deve ser competente e imparcial. b) Com relao s partes capacidade postulatria e a capacidade processual/ capacidade de estar em juzo/ legitimatio ad processum. Alguns atos processuais exigem da parte uma capacidade tcnica para pratic-los, sem essa capacidade as partes no podem pratic-los, so os atos processuais postulatrios ( atributo dos advogados, MP, defensores pblicos), h casos em que se atribui a leigos a capacidade postulatria, Ex, Jesp, mandado de segurana, justia do trabalho, os Governadores de Estado nas ADIs e ADCs; em ao de alimentos(o alimentando pode pedir, mas no pode prosseguir o processo sem advogado); mulher que alega ser vtima de violncia domstica tambm s pode pedir e no prosseguir; se na Comarca no tiver advogado (artigo 36 do CPC); se na Comarca

todos os advogados recusarem a causa, ento o titular pode postular o pedido O estagirio tem capacidade postulatria relativa, porque pode praticar atos acompanhado de advogado.

**Ato praticado por no advogado, quando deveria ser, nulo. [Art. 4 EOAB]. **Ato praticado por advogado sem procurao, este ato existe, valido, mas no pode produzir efeitos em relao ao suposto cliente. Sumula 115 STJ.

CAPACIDADE PROCESSUAL [AD PROCESSUN] 1 Conseqncias da falta de capacidade processual: O juiz manda corrigir o defeito da falta da capacidade. No havendo correo, as conseqncias variaro conforme trs situaes: - em relao a autor: extingue o processo - em relao ao ru: o processo prossegue a revelia do ru - em relao a terceiro: o terceiro expulso do processo. 2 Capacidade processual da PJ Dizer que as PJs so representadas, pode levar a entender que so processualmente incapazes. As PJs no so representadas em juzo, e sim na verdade presentadas. A expresso presentao h sempre um sujeito, diferente de representao que a dois sujeitos, um representante e o representado. A figura do scio ou proprietrio quando vai a juzo, ele corporifica a prpria PJ presentada em juzo, diferente de um empregado que assim necessita de uma carta de proposio. 3 Capacidade processual da pessoa casada a) No plo ativo: [Art. 10 caput CPC]
Art. 10. O cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios.

-somente pode propor ao real imobiliria, com outorga de seu cnjuge, salvo no regime patrimonial de separao absoluta. [Art.1647 CC] A lei no esta impondo um litisconsrcio necessrio ativo, o que a lei quer o consentimento, no h necessidade de ambos em juzo. - o cnjuge pode pedir supresso ao juiz, do consentimento do outro, que no pode ou no quer d-lo sem justas razes. - quanto a aplicao a Unio estvel, h duas correntes: uma que estende essa proteo do patrimnio familiar a este instituto; e outra que probe a extenso por ser este instituto informal. A opinio do DIDIER, que se tiver noticia da Unio estvel no processo, a tendncia do juzo exigir a outorga. - Art. 1649 CC diz que a nulidade do ato praticado sem consentimento, s pode ser decretada a pedido do cnjuge preterido. Assim o juiz de oficio no reconhecer a falta da outorga, o que ele pode fazer mandar intimar o cnjuge para que se manifeste nos autos, sobre a outorga.

b) No plo passivo [Art.10,1 CPC]


1o Ambos os cnjuges sero necessariamente citados para as aes:

- aqui sim estamos diante de um litisconsrcio passivo necessrio. - Incisos I e IV reais imobilirias:
I que versem sobre direitos reais imobilirios; IV que tenham por objeto o reconhecimento, a constituio ou a extino de nus sobre imveis de um ou de ambos os cnjuges.

- Incisos II e III obrigaes solidrios entre os cnjuges:


II resultantes de fatos que digam respeito a ambos os cnjuges ou de atos praticados por eles; III fundadas em dvidas contradas pelo marido a bem da famlia, mas cuja execuo tenha de recair sobre o produto do trabalho da mulher ou os seus bens reservados;

*obrigaes solidarias decorrentes de ato ilcito, por exemplo acidente de transito. *o inciso III deve ser interpretado conforme os Art. 1643 e 1644 CC.

c) Nas aes possessrias [Art. 10,2 CC]


2o Nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru somente indispensvel nos casos de composse ou de ato por ambos praticado.

-Aplica se ambos os plos, no ativo o consentimento e no passivo, h exigncia litisconsrcio necessrio. - no qualquer possessrias, mas sim nos casos de composse, ou se ambos esbulharam uma propriedade. 4 - Curador especial: - um representante para o processo. O juiz designa o curador especial para suprir uma incapacidade processual. Terminado o processo o curador desaparece. - hoje a curatela especial papel da defensoria pblica, sendo atribuio atpica. Mas se na localidade no houver defensor pblico, qualquer pessoa capaz pode ser curador especial, embora o juiz nomeia advogados para suprir a capacidade processual e postulatria. - todos os atos de defesa podem ser praticados pelo curador especial, pode inclusive embargar execuo, mandado segurana e cautelar incidental. - no parte no processo, ele um representante da parte, pois parte o curatelado. 4.1 casos de nomeao: a) quando o incapaz no tiver representante legal b) quando o incapaz estiver em litgio com o representante c) ru revel, citado por edital ou por hora certa, d) o ru preso se reputa em situao de fragilidade processual [situao que na pratica no se aplica]

LITISCONSRCIO 1 Conceito: h litisconsrcio quando houver uma pluralidade no plo ativo ou passivo. 2 Classificao: 2.1 Ativo, passivo e misto: - ativo: no plo ativo do processo. - passivo: no plo passivo do processo - misto: quando a pluralidade em ambos os plos 2.2 Inicial e Ulterior. - inicial: quando se forma concomitantemente a formao do processo - Ulterior: pode surgir durante o processo. Os fatos aptos a gerar litisconsrcio ulterior: a) conexo; b) sucesso hereditria; c) interveno de terceiros 2.3 simples ou comum, unitrio: Surge de acordo com direito material discutido. Mtodo de DIDIER para descobrir o litisconsrcio simples ou unitrio: duas perguntas: 1 OS LISTISCONSORTES ESTO DISCUNTIDO UMA NICA RELAO JURIDICA? Se o numero de relao discutida, for > 1 = o litisconsrcio simples, no vai para segunda pergunta. 2 A RELAO JURIDICA DISCUTIDA INDIVISIVEL? Se resposta for sim, indivisvel o litisconsrcio unitrio. Se divisvel simples.

Se o litisconsrcio for unitrio a deciso de mrito tem que ser a mesma para todos. Recebe tratamento unitrio. Se a deciso puder se diferente, para que seja simples o litisconsrcio. Ex: 10 pessoas vo a juzo pedir reposio de valores da poupana por expurgos inflacionrios, simples ou unitrio? R: o numero de relao jurdica > 1, sendo simples. Pois a deciso de mrito pode ser diferente, por que pode haver acordos, desistncias. ***Se trata de litisconsrcio em causas repetitivas sempre simples. Ex2: Dois legitimados a propor uma ao civil pblica [MP estadual e MP federal], quando dois legitimados extraordinrios se unem, simples ou unitrio? R: sempre unitrio, pois o objeto nico, como por exemplo o meio ambiente. Ex3: O MP em litisconsrcio com menor impbere, em ao alimentos? Temos um legitimado extraordinrio e um ordinrio em litisconsrcio. Temos uma nica relao jurdica [relao entre pai e filho], e trata-se de situao indivisvel. litisconsrcio unitrio.

Ex3: Dois credores solidrios cobram uma obrigao? discutida uma s relao jurdica, passa para segunda pergunta. Mas a solidariedade implica unitariedade? Depende da divisibilidade da obrigao. Se a obrigao solidaria for divisvel o litisconsrcio simples se indivisvel litisconsrcio unitrio. Ex4: o MP prope ao de anulao de casamento contra marido e mulher? O casamento se desfaz para ambos, sendo assim litisconsrcio unitrio. *** Se tem ao constitutiva e tem litisconsrcio unitrio. **CO-LEGITIMAO OU LEGITIMAO CONCORRENTE: S pode emitir litisconsrcio unitrio, se h legitimao concorrente. Os atos das partes podem ser divididos em condutas: [Art. 48 CPC simples] DETERMINANTES So aquelas que colocam as partes em posio desfavorvel. Ex: confisso, revelia, no recorrer, desistir, renunciar. ALTERNATIVAS So aquelas que pretendem colocar a parte em condio favorvel. Contestar, recorrer, produzir prova ou aleg-las.

Trs regras de relao ao litisconsrcio simples e unitrio x condutas determinantes e alternativa. 1 a conduta determinante de um litisconsorte no prejudica o outro. No litisconsrcio unitrio a regra mais rigorosa, a conduta determinante s ser eficaz se todos a praticarem. No litisconsrcio simples a conduta determinante prejudica o outro, mas eficaz para quem o pratica. 2 no litisconsrcio unitrio a conduta alternativa de um beneficia o outro. Se um recorre beneficia o outro. 3 no litisconsrcio simples a conduta alternativa de um no beneficia o outro. ** Princpio da aquisio processual da prova: a prova uma vez produzida pertence ao processo, e no a quem a produziu. A prova produzida por um litisconsorte simples ou unitrio, qualquer dos litisconsortes pode dela se valer.

3 - AS TRS FIGURAS DO LITISCONSORCIO[1939]: Art. 46, I(comunho), II e III (conexo), IV(afinidade). COMUNHO: quando discutem uma mesma relao. CONEXO: quando discutem relaes ligadas entre si. [litisconsrcio denunciante e denunciado] AFINIDADE: quando discutem relaes diversas, mas parecidas e no tem ligao entre si. [litisconsrcio das causas de massa (segurados, poupadores, consumidores)] todo litisconsrcio por afinidade simples. Em 39 o litisconsrcio por afinidade poderia ser recusado pelo ru. Esse litisconsrcio era chamado de litisconsrcio facultativo imprprio. Hoje o litisconsrcio por afinidade recusvel [litisconsrcio facultativo imprprio] pelo ru, como era no cdigo de 39? No final dos anos 70 surgiu a figura do consorcio multitudinrio, h uma multido no plo ativo, um vinculo dado por afinidade. Com isso, se cogitou o retorno do litisconsrcio recusvel, para resolver um problema, que a poca no existia. Assim surgiu esta figura em outros termos, [nico, Art. 46 CPC]. Essa recusa pode dar-se

ex-oficio ou a requerimento do ru, necessitando que a deciso seja motivada, defendendo a celeridade do processo e a dificuldade da defesa, esta deciso interlocutria, impugnada por agravo de instrumento.
Pargrafo nico. O juiz poder limitar o litisconsrcio facultativo quanto ao nmero de litigantes, quando este comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa. O pedido de limitao interrompe o prazo para resposta, que recomea na intimao da deciso.

LITISCONCONSORCIO NECESSARIO E FACULTATIVO [Art. 47 CPC]

Necessrio por fora de lei tende a ser simples. -Questo: todo litisconsrcio necessrio unitrio? No, pois existe necessrio e simples, quando o litisconsrcio determinado por lei. Ex. litisconsrcio no caso de usucapio. No existe litisconsrcio necessrio ativo. Pois o autor no pode estar condicionado permisso de outrem para ir a juzo. Tambm poderia acontecer de quem no queira demandar, ser obrigado a faz-lo. NELSO NERY tem o entendimento que existe litisconsrcio necessrio ativo. DIDIER discorda. A e.c. 45 criou 2 do Art. 114 CRF, que diz sobre o dissdio coletivo, pelo qual facultado as partes ajuizar dissdio coletivo. Esto interpretando este dispositivo de maneira errnea, em que um sindicato s vai a juzo se outro for. Ver sumula 406 TST. J que no existe litisconsrcio necessrio ativo, todo litisconsrcio unitrio ativo ser facultativo. EX: Cada condmino pode propor ao de forma pessoal, se proporem em conjunto ser litisconsrcio unitrio ativo. -Questo: Todo litisconsrcio unitrio necessrio? No, pois existe unitrio facultativo.

NECESSARIO FACULTATIVO FACULTATVIO

UNITARIO UNITARIO SIMPLES

POLO ATIVO: NO SIM SIM[REGRA]

POLO PASSIVO: SIM

-Se existir unitariedade a deciso deve ser igualitria. Questo: A deciso proferida no processo em que no participou, um possvel litisconsorte unitrio, o atinge? R: 1cr. BARBOSA MOREIRA/ DIDIER: segunda a coisa julgada atinge a possvel litisconsorte unitrio. 2cr.: LIBMAN: defende que a coisa julgada no atinge a possvel litisconsorte, pois este um terceiro, pouco importando a unitriedade.

INTERVENAO DE USSUS IUS JUDICE uma interveno de terceiro no processo por determinao do juiz. No cdigo de 39 havia previso expresso, e com amplitude, pois o juiz poderia trazer o processo o terceiro que achasse conveniente. Veio o cdigo de 73 e eliminou esta previso, houve doutrina a poca que dizia que havia sido extinta este tipo de interveno. Mas hoje a pratica forense permitiu a juiz trazer terceiro, como forma de proteger a economia processual. O juiz percebe que caso de litisconsrcio ativo unitrio, para evitar futuras discusses, intima os possveis litisconsortes para que tome conhecimento da ao.

INTERVENO LISTISCONSORCIAL VOLUNTARIA Esta segunda concepo sinnimo de litisconsrcio facultativo ulterior ativo simples. Ex: contribuintes. Um entre em juzo e outro entra junto. Lides de consumo em massa. Geralmente esse terceiro s entra depois que juiz deu liminar ao plo ativo j formado. Este instituto no lcito, pois uma burla ao princpio do juzo natural, pois este terceiro vai formular ao no juzo onde quer. CASSIO SCAPENELLA admite esta interveno pelo princpio da economia processual, mas no STJ tem varias decises em contrario, por violncia ao princpio do juzo natural.

INTERVENAO DE TERCEIRO INTRODUO: Conceitos: ingresso de terceiro em processo alheio, tornando se parte. -Processo incidente: um processo novo que surge em razo de um processo j existente para nele produzir efeitos. Ex: embargos a execuo, de terceiro. -Incidente do processo: procedimento novo, que surge de um processo j existente, para dele fazer parte. Ex: impugnao do valor da causa; exceo de incompetncia. Se for processo incidente no interveno de terceiro. por isso que embargo de terceiro processo novo. 1.2 Fundamentos da interveno de terceiro: Por questes de economia processual permitida a economia processual. Pois se permite que pessoa que iro participar do processo, entre com novos processos. 1.3 Classificao das intervenes de terceiro a) Espontnea: se da por pedido do terceiro. caso da assistncia. a1) Provocada: o terceiro chamado a fazer parte do processo. caso da denunciao da lide. b) Ad Coadjuvandum: para auxiliar, como no caso da assistncia. b1) Ad excludendum : prejudicar a participao como acontece na oposio.

1.4 Efeitos da interveno de terceiro no processo: a) trazer uma parte nova: denunciao da lide b) excluso de parte existente: nomeao autoria - algumas intervenes podem gerar uma ampliao objetiva do processo, que o processo passa a ter um novo pedido, ou seja, uma ampliao de pedidos. Acontece na denunciao da lide e a oposio. 1.5 controle da interveno pelo magistrado: No h interveno de terceiro por deliberao dos sujeitos processuais, necessrio a expressa permisso do juiz. 1.6 Cabimento das intervenes de terceiro: As intervenes de terceiro foram estrutura para o procedimento ordinrio de conhecimeto, cabendo qualquer umas das intervenes. J quanto aos juzos no cabe qualquer interveno de terceiro. No procedimento sumario admitem-se algumas intervenes de terceiro, sendo estas: assistncia, recurso de terceiro[espcies de interveno]; interveno fundada em contrato de seguro[ um gnero de interveno de terceiro, admitindo as espcies no caso de contrato de seguro: denunciao da lide, chamamento ao processo nos causas de consumo. Art. 101, II CDC.] A INTERVEAO NO CONTROLE CONCENTRADO: -Nas aes de controle concentrado de constitucionalide [ADI,ADC, ADPF] a lei veda interveno de terceiro. A doutrina pondera que no h como impedir que um co-legitimado de intervir em ao de controle de constitucionalidade. AMICUS CURIAE Nestas aes admite a interveno de um terceiro amicus curiae, que o amigo da corte, um sujeito que intervm para auxiliar o rgo jurisdicional. Intervm para dar ao juzo subsdios, outra viso, de modo que deciso do juiz possa ser mais justa. instrumento para ampliar o debate. Legitima democraticamente a deciso. Precedente histrico do amicus curiae: Ate 79 no existia esta figura, que surgiu com a lei abaixo. Em 1979 veio uma lei que reformou uma lei 1976 [6385/76], a lei que cuida da CVM, que uma autarquia federal que fiscaliza o mercado de aes. Dizendo que todo o processo que tramite no Brasil que cuide de matria relativa a CVM esta devera ser intimada para participar no processo. Em 1994 surgiu a lei 8884/94, a lei de proteo da concorrncia, que criou e regulamentou o CADE, tal lei pede a interveno como amicus curiae desta autarquia em processo que discutam a proteo da concorrncia. Em 94 se permitiu, e no em carter obrigatrio, a interveno de terceiro, que possa colaborar no processo no caso de controle concentrado no STF. Qualquer cidado que queira participar no processo devera formular pedido de participao que poder ser deferido ou no pelo relator, desta deciso no caber recurso. Hoje tem doutrina defendendo que cabe interveno de amicus curiae em qualquer processo, como interveno atpica, desde que a causa seja relevante, e o amicus curiae tenha representatividade no tema. Ex: em aes coletivas, pois esta tem impacto social. Em caso no em santa Catarina que o juiz intimou todas

pessoas que podiam dar opinio sobre tema da lide, secretrios, governador, prefeitos, pois a ao envolvia desemprego de varias pessoas.

ASSISTNCIA -No agrega ao processo nenhum pedido novo, apenas amplia subjetivamente a causa. -O assistente precisa demonstrar a existncia de um interesse jurdico com a causa 1 - Espcies de interesse jurdico: [A]-----------------------------------[B] / [C] a)Interesse forte\direto\imediato: Se C for um co-legitimado na propositura da ao, ele pode intervir o interesse forte. - um litisconsrcio facultativo ulterior e Unitrio, podendo ser ativo ou passivo. -Costuma aparecer no plo ativo, pois aqui se faz o litisconsrcio unitrio e facultativo. -todo regime do litisconsrcio facultativo ulterior unitrio aplica-se a assistncia litisconsorcial. b) Interesse fraco\indireto\mediato: Se C tem com B uma relao jurdica, conexa com a que se discute em juzo. ex: sublocatrio no caso de uma ao de despejo do proprietrio e face do locatrio. -O assistente um legitimado extraordinrio, porque ele estar no processo discutindo direitos de outro sujeito. - legitimando extraordinrio subordinado, por ser ele estar vinculado vontade do assistido. -Essa assistncia chamada de simples, um ajudante do assistido. Questo: Se assistido no recorre, mas o assistente recorre da deciso, isto vlido? R: se o assistido desiste do recurso, ou recorre desistindo do recurso depois de interposto, no se pode conhecer do recurso do assistente. Mas se assistido perde prazo do recurso, e no manifesta vontade sobre recorrer ou no, o recurso do assistente pode ser conhecido. O assistente no pode manifestar sobre os poderes do assistidos, somente se for revel. Os poderes do assistido no Art. 53 e a prerrogativa de atuao do assistente no pargrafo nico do Art. 52.
Art. 52. O assistente atuar como auxiliar da parte principal, exercer os mesmos poderes e sujeitar-se- aos mesmos nus processuais que o assistido. Pargrafo nico. Sendo revel o assistido, o assistente ser considerado seu gestor de negcios. Art. 53. A assistncia no obsta a que a parte principal reconhea a procedncia do pedido, desista da ao ou transija sobre direitos controvertidos; casos em que, terminando o processo, cessa a interveno do assistente.

-Questo: O assistente simples se submete a coisa julgada? R: No, se submete a coisa julgada, se submete a uma outra eficcia preclusiva, chamada eficcia da interveno, ou submisso a justia da deciso. Esta regula no Art. 55 CPC. a um s tempo mais e menos restritiva que a coisa julgada, depende do ponto de vista.

Mais: Porque vincula o assistente simples aos fundamentos da deciso[vinculado a justia da deciso] contra o assistido. Pois isto mais restritivl do que a coisa julgada, que no vincula os fundamentos da deciso. Menos: pode ser menos restritivel que coisa julgada, pois pode ser afastar a eficcia da deciso mais fcil que a coisa julgada, pois nesta precisa de recisoria. O assistente quando for entra com sua ao individual, pode alegar em sua defesa os inciso do Art. 55. -exceptio male gesti processus o assistente pode alegar em defesa a m gesto do processo pelo assistido.
Art. 55. Transitada em julgado a sentena, na causa em que interveio o assistente, este no poder, em processo posterior, discutir a justia da deciso, salvo se alegar e provar que: I pelo estado em que recebera o processo, ou pelas declaraes e atos do assistido, fora impedido de produzir provas suscetveis de influir na sentena; II desconhecia a existncia de alegaes ou de provas, de que o assistido, por dolo ou culpa, no se valeu.

INTERVEES ESPECIAIS DOS ENTES PBLICOS Previso legal 9469/97 [Art. 5 - intervenes]
Art. 5 A Unio poder intervir nas causas em que figurarem, como autoras ou rs, auta rquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas federais. Pargrafo nico. As pessoas jurdicas de direito pblico podero, nas causas cuja deciso possa ter reflexos, ainda que indiretos, de natureza econmica, intervir, independentemente da demonstrao de interesse jurdico, para esclarecer questes de fato e de direito, podendo juntar documentos e memoriais reputados teis ao exame da matria e, se for o caso, recorrer, hiptese em que, para fins de deslocamento de competncia, sero consideradas partes.

[Art. 5 caput] Interveno espontnea em qualquer dos plos, a qualquer tempo, no agregando pedido novo, sendo somente da Unio, dispensando interesse jurdico, que pode se dar em processos que envolvam EP, AUT, SEM. [Pargrafo nico] Pessoas jurdico de direito pblico em qualquer processo, mas com demonstrao de interesse econmico, que serve para juntar documentos e memoriais. ALIENAO DA COISA OU DO DIREITO LITIGIOSO possvel a venda ou transferncia da coisa litigiosa. [A] --------------X----------------[B]===========[C] [B] alienante ou cedente e [C] adquirente ou cessionrio, sendo [A] adversrio comum. Alienada a coisa litigiosa [B] Alienante no perde a legitimidade para continuar na causa. -Se a coisa disputada for imvel, a pendncia da ao que discute o imvel deve ser averbada na matricula do imvel. -Adquirente [C] pode pedir para suceder [B] alienante, mas necessrio que [A] concorde. Assim a alienao de coisa litigiosa pode gerar uma SUCESSO PROCESSUAL. [A] concordando que [C] suceda [B] podendo este permanecer no processo, mesmo podendo sair da relao processual. Se continuar ficara como ASSISTENTE SIMPLES. Se [A] no concordar com a sucesso processual, [C] poder ficar em ASSISTENCIA LITISCONSORCIAL, permanecendo [B] no processo como legitimado extraordinrio.
Art. 42. A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, no altera a legitimidade das partes. 1o O adquirente ou o cessionrio no poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, ou o cedente, sem que o consinta a parte contrria. 2o O adquirente ou o cessionrio poder, no entanto, intervir no processo, assistindo o alienante ou o cedente.[ASSISTENCIA LITISCONSORCIAL]

3o A sentena, proferida entre as partes originrias, estende os seus efeitos ao adquirente ou ao cessionrio.

OPOSIO uma interveno no qual o terceiro intervm no processo requerendo a coisa disputada. [C]======contra ====[A] X [B] O juiz julga primeiro a oposio, depois ao original. [A] e [B] se ligam contra [c], formando um LITISCONSORCIO NECESSARIO ULTERIOR PASSIVO e SIMPLES. -Embora litisconsortes com advogados diferentes o prazo o comum de 15 dias, no dobra. -A citao dos opostos ser na pessoa do advogado. 1 Classificao da oposio 1 [Antes da Audincia] Art. 59 Oposio interventiva [incidente do processo a oposio ser julgada junto a causa principal] 2 [Depois da audincia e antes da sentena] Art. 60 Oposio Autnoma. [no interveno de terceiro, um processo novo instaurado por um terceiro] [processo incidente a oposio no julgada junto ao processo principal] 3 NO CABE OPOSIO SENTENA APS

INTERVENES PROVOCADAS [A]------------X-------[B]=====trazido por provocao de [B] =======[C] O terceiro [c] tem relao com o adversrio [a] daquele [b] que provocou a sua interveno?

1 - CHAMAMENTO AO PROCESSO uma interveno sempre provocada pelo ru, sendo opcional, somente admitida no processo de conhecimento. Parte do pressuposto que chamado [c] responde solidariamente com o chamante [b] com relao a [a]. -No CC o credor pode demandar contra qualquer dos devedores solidrios, escolhendo um do conjunto. Mas o CPC permite que este cobrado chame aos processos os outros que no foram acionados. -O chamante ou chamado que cumprir a sentena poder buscar contra o outro a respectiva cota, pois se no tivesse chamado, teria aquele que cumpriu a sentena, entrar com outro processo para cobrar.
Art. 80. A sentena, que julgar procedente a ao, condenando os devedores, valer como ttulo executivo, em favor do que satisfizer a dvida, para exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos co-devedores a sua quota, na proporo que lhes tocar.

AUDIENCIA

O chamamento ao processo uma convocao para ser litisconsorte passivo ulterior facultario, sendo unitrio ou simples dependendo do bem. Se o bem for indivisvel ser litisconsrcio unitrio. CHAMANTE FIADOR FIADOR DEVEDOR DEVEDOR NO PODE CHAMADO DEVEDOR CO-FIADOR DEVEDOR FIADOR

O terceiro [c] tem relao com o adversrio [a] daquele [b] que provocou a sua interveno? Sim, [c] tem tambm relao com [a] a mesma que [b] tem [a].

2 - NOMEAO A AUTORIA 2.1- GENERALIDADES - interveno provocada pelo ru. - um dever do ru, nos casos de nomeao, e no o fizer, cometera o ilcito processual, que gera uma punio, de perdas e danos e custas processuais. Conceito: indicar o ru legitimo, alegando a sua ilegitimidade, fazendo isso como dever processual, tendo como objetivo corrigir o plo passivo do processo. -se o ru alega ilegitimidade, pode simplesmente no nomear autoria, salvo nos casos de nomeao obrigatria, nos outros o autor que tem que descobrir. -Razo da obrigatoriedade da nomeao a autoria: existe relaes humanas que se escondem pelas aparncias, pois pode haver uma relao de subordinao oculta, o caso do caseiro ser confundido com dono do imvel. Como no tem como o autor saber quem dono, a lei traz a obrigatoriedade ao ru ilegtimo. -Questo: O terceiro [c] tem relao com o adversrio [a] daquele [b] que provocou a sua interveno? Tem, s ele[c] tem relao com [a].
Art. 66. Se o nomeado reconhecer a qualidade que lhe atribuda, contra ele correr o processo; se a negar, o processo continuar contra o nomeante.

O processo correra contra o nomeante, mas se o juiz enterder que nomeado parte legitima, e este no aceitar o nomeante passara a ser LEGITIMAO EXTRAORDINARIA. Tendo o direito de defender os interesse do nomeado que no quis participar do processo.

2.2 HIPOTESES DE NOMEAO a) aes reipersecutrias ao que se busca alguma coisa, proposta contra o mero detentor [motorista, caseiro]
Art. 62. Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome prprio, dever nomear autoria o proprietrio ou o possuidor.

b) Aes indenizatrias que proposta contra o preposto.


Art. 63. Aplica-se tambm o disposto no artigo antecedente ao de indenizao, intentada pelo proprietrio ou pelo titular de um direito sobre a coisa, toda vez que o responsvel pelos prejuzos alegar que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instrues de terceiro.

O Art. 932, III c.c. Art. 942, do CC, dizem que o preposto e proponente responde pelos danos causados solidariamente perante a vitima. Se o preposto ser demandado no caso de nomeao a autoria, pois que solidrio. A doutrina mais atenta diz que a hiptese do Art. 63 CPC, no caso de nomeao autoria e sim chamamento ao processo.

3 - DENUNCIAO DA LIDE
Art. 70. A denunciao da lide obrigatria: I ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico lhe resulta; II ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda.

[A]------------X-------[B]=====trazido por provocao de [B] =======[C] Diferentemente das outras intervenes provocadas esta pode ser provocada por qualquer das partes. Na denunciao a lide provocada pelo autor deve ser feita na prpria inicial, o que faz disso no se tratar de uma interveno de terceiro, mas que pela sua forma traduz a denunciao. A mas comum denunciao a lide provocada pelo ru, significando dizer que a denunciao uma nova lide, deixando entender que o terceiro provocado ru em desfavor do denunciante. Com a denunciao a lide passa a ter um novo pedido. Tendo duas demandas, a principal e da denunciao. A denunciao a lide amplia objetivamente o processo, que significa agregar o processo um pedido novo. Sendo tambm uma demanda regressiva, em que o denunciante demanda contra terceiro em busca de ressarcimento dos prejuzos sofridos durante o processo. Assim como a marca do chamamento ao processo a solidariedade o da denunciao a lide uma demanda regressiva. A denunciao a lide demanda regressiva eventual, pois demanda feita para hiptese do denunciante perder a causa contra ao adversrio, tendo assim o denunciado de reembolsar o denunciante. Na sentena a primeira lide a ser julgada ser original depois a do denunciado. Se o denunciante da lide ganha na demanda original o juiz sequer julga a segunda, ao contrario perca, passa julga a denncia a lide. Denunciao demanda antecipada, pois o denunciante antes mesmo de ter o prejuzo demanda o denunciado, caso venha ocorrer o prejuzo. A denunciao no gera processo novo e sim pedido novo ao processo original. So duas demandas em um s processo. -Questo:O [c] denunciado tem relao com adversrio [a] ? No, ele no tem.

3.1 Estrutura do processo: [A] ---------d1-----------[B] [B] ---------d2-----------[C] -Questo: o denunciado trazido ao processo assume qual posio processual? O denunciado vem para assumir a posio de ru na denunciao a lide,ou seja, a demanda 2, mas com relao a demanda 1, h trs correntes sobre a posio do denunciado:

1 cr.: [CPC] o denunciado litisconsorte do denunciante, sendo um litisconsrcio facultativo ulterior unitrio. O denunciado um legitimado extraordinrio, pois o denunciado assume dois papeis, de legitimado extraordinrio [demanda 1] e ordinrio [demanda 2]. [a] contra [b e c] na demanda um, [b] contra [c] na demanda 2. [PREVALECE] 2 cr.: [CANDIDO DINAMARCO] caso de assistncia litisconsorcial. Cabe que igual a primeira. O assistente litisconsorcial adere ao que foi pedido. E litisconsorte faz pedido. 3cr.: [NERY] o denunciado assistente simples do denunciante. Obs: -Questo: cabe condenao direta do denunciado [c] em favor do adversrio[a] do denunciante[b]? os julgados que admitem a condenao direta de seguradoras que eram denunciados a pagar diretamente para vitima, acabou por dar natureza de chamamento de processo. O Art. 788 acabou assim estabelecendo uma solidariedade perante vitima da serguradora e segurado, no caso de responsabilidade obrigatria [dpvat].
Art. 788. Nos seguros de responsabilidade legalmente obrigatrios, a indenizao por sinistro ser paga pelo segurador diretamente ao terceiro prejudicado. Pargrafo nico. Demandado em ao direta pela vtima do dano, o segurador no poder opor a exceo de contrato no cumprido pelo segurado, sem promover a citao deste para integrar o contraditrio.

3.3 Obrigatoriedade da denunciao a lide obrigatria a denunciao para ter o direito de regresso? R: Esquema de evico [A]------------X-------[B](adquirente-evicto)=====trazido por provocao de [B] =======(alienante)[C] Esboo histrico: A evico a perda da coisa que foi adquirida onerosamente para uma terceira pessoa em virtude de deciso judicial ou ato administrativo. Pelo CC o adquirente evicto tem o direito de regresso sobre o alienante. A evico sempre existiu ao contrario da denunciao que s surgiu em 73. At esse ano a legislao tinha outra interveno para os casos de evico, que se chamamento a autoria, que no existe mais, entretanto antepassado da denunciao da lide o que no significa que um substituto do outro. O CC16 no Art. 1116, para exercitar os direitos da evico preciso notificar o alienante assim com diz a leis de processo, ou seja, chamar a autoria, que era uma espcie de notificao de terceiro. Se no chamasse a autoria perderia o direito de regresso, pois era obrigatria. Depois de 73 com denunciao lide que serve no s para evico. Assim o Art. 70 do CPC dizendo que ser obrigatria a denunciao lide, teve essa origem histrica. Mas a doutrina diz que s obrigatria que denunciao lide s obrigatria no inciso I, continuando a obrigao do chamamento a autoria. Como tempo passa a pessoas passam a perceber que ate mesmo nos caso de evico a denunciao a lide no poderia ser obrigatria. -Questo: cabe ou admite-se ao autnoma de evico? Ser possvel cobrar a evico em ao autnoma.

Art. 456. Para poder exercitar o direito que da evico lhe resulta, o adquirente notificar do litgio o alienante imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo. Pargrafo nico. No atendendo o alienante denunciao da lide, e sendo manifesta a procedncia da evico, pode o adquirente deixar de oferecer contestao, ou usar de recursos.

um texto semelhante ao Art. 1116 CC 16. Sendo o Art. 456 CC 02 obsoleto, pois continuao de uma legislao que no mais se justifica. Assim DIDIER defende que a denunciao a lide no mais obrigatrio em nenhuma hiptese. Acontece quanto o sistema processual admite as denunciaes sucessivas, mas CC admite o adquirente acionar a qualquer um dos alienantes anteriores o que gerou 5 correntes: 1cr. [CAMARA] a legislao material necessita de lei processual para ser aplicvel, como no tem, no poder se aplicvel. 2cr. [CASSIO SCARPINELLA BUENO] o dispositivo deve ser interpretado literalmente, podendo escolher o denunciante contra quem vai denunciar, vindo o denunciado como legitimado extraordinrio, pois no h relao direta alienantes sucessivos. Defende assim o autor a denunciao per saltum. 3cr. [FLAVIO YARSHELL] o Art. 456 permite denunciao sucessivas, o que se j se admitia no campo processual. Uma aps a outra. 4cr. [HUMBERTO THEODORO] o Art. 456 criou ou um quadro de solidariedade legal, qualquer um dos alienantes responde solidariamente perante o adquirente. [tendncia de prevalecer] 5cr. [ARAKEM DE ASSIS] o Art. 456 permite denunciao coletiva, adquirente poder acionar todos os alienantes.

*** O pargrafo nico do Art. 456 CC revogou o inciso II do Art. 75 CPC, que resqucio do antigo chamamento a autoria. Pode assim o adquirente desistir, entregando o bem evicto, e j demandar contra o alienante, sendo manifesta a evico. Ex: carro roubado. ** VICENTE GRECO publicou o livro logo aps sair o CPC dizia que o inciso III do Art. 70, deveria ser interpretado restritivamente, s caberia nos casos de GARANTIA PROPRIA, que e os contratos com transmisso de direitos, assim para ele nem nos contratos de seguro. E ainda diz que essa denunciao do inciso III no pode agregar fundamento jurdico novo. Logo aps DINAMARCO para polemizar a interpretao de GRECO dizendo que cabvel o inciso III em qualquer caso, ate mesmo nos casos de garantia imprpria, que pode existir em qualquer relao, no s aquelas decorrentes de transmisso de direitos. -Questo: A Unio pode denunciar a lide ao seu servidor responsvel? Cabe em tese, pelo inciso III, mas a critrio do juiz, em vista do bom andamento processual no admitir sob a argumentao de se misturar as responsabilidades subjetivas e objetivas, tumultuando o processo. Adotando a teoria de Vicente Greco.

PETIO INICIAL

o instrumento da demanda, ou seja, a forma pela qual demanda se apresenta. Assim como se diz que a procurao instrumento da representao voluntaria.

1 Requisitos da petio: a) Forma escrita: em regra, mas h possibilidade de demandas orais. o que acontece no JESP, juntas dos trabalhos, ao de alimentos e demanda de mulher vitima de violncia domestica, obviamente sendo logo em seguida estas reduzidas a termo. b) Assinatura de quem tenha capacidade postulatria: advogado, ministrio pblico, defensor pblico, mas h casos do leigo pode t-la. c) Endereamento: esse o momento de aplicar as regras de competncia d) qualificao das partes: e) causa pedir f) pedidos

2 Requerimentos obrigatrios na PI a) requerimento de produo de provas b) requerimento de citao do ru c) atribuio de valor a causa -h dois tipos de valor da causa, sendo o legal [pois a lei estipula como deve se calcular, previstos no Art. 259 CPC] ou por arbitramento do autor [quando no encaixar no 259 o autor com critrios prprios atribui a petio]. -Tem finalidade fiscal, fixar competncia, fixar procedimento, base calculo de multas processuais. -o ru pode impugnar no prazo de defesa o valor da causa instalando um incidente processual, que ser decidido por deciso interlocutria e agravvel. -pode se controlar o valor da causa, ou por que o autor autuou em desconformidade com Art. 259 ou valor da causa abusivo por arbitramento do autor. d) documentos indispensveis a propositura da ao. -h documentos que por expressa previso lei devem acompanhar a petio: procurao; titulo executivo na execuo; outros documentos quando o autor fazer referencia expressa na inicial, tornando indispensvel o documento pelo autor. Se autor no tem o documento pode pedir no prprio bojo da inicial a exibio do documento.

3 Conceitos relacionados a PI: a) Emenda da PI: emendada quando a PI consertada, corrigida pelo autor. Se faltar alguns dos requisitos da PI, o juiz tem o dever de mandar que autor a emenda em 10 dias. Art. 284 CPC.
Art. 284. Verificando o juiz que a petio inicial no preenche os requisitos exigidos nos artigos 282 e 283, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias. Pargrafo nico. Se o autor no cumprir a diligncia, o juiz indeferir a petio inicial.

b) Alterao: pode dar-se de modo subjetivo [ a troca do ru, que possvel at a citao] e de modo objetivo[ troca do pedido e da causa de pedir, que possvel at a citao plenamente, da citao at o saneamento possvel desde que o ru concorde, depois do saneamento no possvel, conforme o Art. 264]
Art. 264. Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei. Pargrafo nico. A alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento do processo.

c) Aditamento: ampliar a petio inicial, s possvel at a citao.


Art. 294. Antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa.

d) Reduo: pode se dar de variadas maneiras. Ex: o autor desiste de um dos pedidos; renuncia parcial, acordo parcial. e) Indeferimento: um juzo negativo sobre a PI, o juiz entende que o processo no vai seguir, a irregularidade to grave, que o ru no deve sequer ser citado. Esse indeferimento antes da citao do ru. Se o ru j foi citado, e este alega o problema na inicial, o juiz vai extinguir o processo mais por outro motivo. -Se o ru no for ouvido no haver fixao de honorrios advocatcios. -Da sentena que indefere a PI cabe apelao, e excepcionalmente permite a apelao o juzo de retratao pelo juiz [Art. 296 CPC]. Esta apelao se subir ira sem contra-razes.
Art. 296. Indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de quarenta e oito horas, reformar sua deciso. Pargrafo nico. No sendo reformada a deciso, os autos sero imediatamente e ncaminhados ao tribunal competente.

- O juiz pode indeferir total ou parcial [se o indeferimento for parcial o processo no se acaba, cabendo agravo de instrumento] -Em competncia originaria: deciso monocrtica de relator agravo interno\ se a deciso for por acrdo caber vrios recursos, salvo apelao. -O indeferimento pode ser com ou sem exame de mrito, a regra que a deciso sem exame de mrito, mas h casos de indeferimento com exame de mrito, que significa que o juiz antes de ouvir o ru, rejeita o pedido do autor, sendo esta deciso de mrito, sempre pela improcedncia, pois procedente somente ouvindo o ru. Este fenmeno tem o nome de improcedncia prima facie. Improcedncia prima facie: a) prescrio ou decadncia: o juiz indefere a PI com resoluo de mrito, reconhecendo prescrio ou decadncia. Sendo que estas autorizadas serem reconhecidas de oficio. A decadncia convencional no pode ser conhecida de oficio. Com relao a prescrio, h ressalvas, antes do CC 16 no poderia se reconhecer a prescrio, aps este poderia se fossem de direito no patrimoniais. Com CPC 73 repete o cc16 que mantm uma regra que no se aplicava, pois no prescrio de direitos no patrimoniais. Mas CC 02 que diz que a prescrio poderia ser

reconhecida de oficio se favorecesse absolutamente incapaz. No entanto a lei 11280\06 e revoga o Artigo que cuidava do assunto, dizendo que o juiz poderia reconhecer qualquer prescrio. [5 Art. 219]. Esta regra esta prevista somente para prescrio e decadncia, mas serve para qualquer situao de improcedncia prima facie. O 6 do Art. 219, que cabe ao escrivo comunicar o ru de sua vitoria. CONTRADIAO DO CPC: Art. 267 Indeferimento PI sem exame de mrito. Inciso I Art. 295 Indeferimento PI com exame de mrito. Prescrio e decadncia. Inciso IV Art. 269 Indeferimento da PI com exame do mrito. Prescrio e decadncia. Inciso IV

b) Causas repetitivas: causas mltiplas que esto assoberbando o poder judicirio. Para o juiz indeferir, deve ser causas repetitivas, que so improcedentes, e que dispensa a produo de provas.
Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. 1o Se o autor apelar, facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, no manter a sentena e determinar o prosseguimento da ao. 2o Caso seja mantida a sentena, ser ordenada a citao do ru para responder ao recurso.

Neste caso a apelao desta deciso devera ser instruda com contra-razoes do ru, e se for caso o tribunal poder julgar at contra o ru, sendo matria exclusivamente de direito dispensa a produo de provas, essa contra-razes iro funcionar como uma contestao. MARINONI o juiz s pode aplicar o Art. 285-a se o pensamento estiver em conformidade com pensamento do tribunal. 4 - Indeferimento da PI sem exame de mrito: Art. 295
Art. 295. A petio inicial ser indeferida: I quando for inepta; II quando a parte for manifestamente ilegtima; III quando o autor carecer de interesse processual; IV quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio (artigo 219, 5o); V quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; VI quando no atendidas as prescries do artigo 39, pargrafo nico, primeira parte, e artigo 284. Pargrafo nico. Considera-se inepta a petio inicial quando: I lhe faltar pedido ou causa de pedir; II da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso; III o pedido for juridicamente impossvel; IV contiver pedidos incompatveis entre si.

a) inpcia da inicial: defeito da inicial relacionado ao pedido ou causa de pedir. -falta de pedido ou causa de pedir -pedido e causa de pedir forem obscuros -pedido juridicamente impossvel -petio for incoerente. -pedidos incompatveis entre si.

-na legislao extravagante: Art. 50 da lei 10931\04 [o autor deve indicar quanto que acha que deve, e se no constar sua PI inepta.] b) interesse de agir c) ilegitimidade ad causem d)erro na escolha do procedimento: -o juiz s pode indeferir por esse erro, se no pode ele corrigir, que no possvel no juizado.

5 - PEDIDO DA PI a) Imediato: pedido de deciso, para que o juiz julgue. b) Mediato: aquilo que voc busque alcanar com o processo.

5.1 - Requisitos: a)CERTEZA: o pedido deve ser expresso ou certo. -interpretao do pedido restritiva. Art. 293 CPC -pedido implcito: a lei reputa o formulado, mesmo que no seja expresso. So exemplos os de juros legais e correo monetria, condenao as verbas de sucumbncia, pedido relativo a obrigao de prestaes peridicas(alimentos, alugueis) [Art. 290], as parcelas futuras e vincendas reputas inclusas implicitamente no pedido. b) CLAREZA: o pedido deve ser claro. c) DETERMINAO: o pedido tem que ser determinado: aquele delimitado, ao que e ao quanto. H casos que se admitem pedido genrico ou ilquido. [Art. 286]. d) COERENCIA: o pedido deve ser concludente: o pedido deve ser resultado da causa de pedir.

5.2 CUMULAO DE PEDIDOS -A cumulao de pedidos pode ser inicial ou ulterior [reconveno, declaratria incidental]. -A cumulao pode ser homognea: a feita pela mesma parte, formulam mais de um pedido. Heterognea: feito por vrios sujeitos do processo. -A cumulao prpria e imprpria: a) prpria: na cumulao prpria os pedidos formulados podem ser acolhidos simultaneamente. Quer uma coisa E outra. 1) prpria simples: os pedidos cumulados no guardam relao de dependncia entre si. 2) prpria sucessiva: o segundo pedido s pode ser acolhido se o primeiro for. [B, s se A] b) imprpria: h vrios pedidos mais s um deles pode ser acolhido. Quero A OU B.

1) Subsidiaria ou eventual: [quero A ou B, mas prefiro A], aqui o juiz deve examinar primeiro o pedido principal, e s examinara o pedido subsidirio se o primeiro for rejeitado. [B, s se A] 2) Alternativa: NO h hierarquia e no prioridade entre os pedidos. No confunda cumulao alternativa com pedido alternativo, este um pedido de cumprimento de uma obrigao alternativa[Art.288] e naquela temos mais de um pedido, em que s um pode ser acolhido. ------{ um pedido, alternativa de cumprimento }------ dois pedidos, sendo acolhido somente um ****LITISCONSORCIO SUCESSIVO, ALTERNATIVO E EVENTUAL podem surgir destas espcies de cumulao de pedidos. Alternativo: o devedor deve para dois credores e quer fazer consignao de pagamento e tem duvida para quem pagar, assim em pedido requer quer consignar C1 ou C2. Eventual: autor pede que condene A, se no for A, condene B. ex: denunciao a lide feito pelo autor. Sucessivo: o menor quer investigao de paternidade e a me ressarcimento das despesas de parto.

5.3 Requisitos: a) o juiz deve ser competente para todos os pedidos b) identidade de procedimento: s podem ser cumulados se forem do mesmo procedimento, se de procedimentos diferentes ser permitida a cumulao desde que se escolha o ordinrio. c) compatibilidade de pedidos: requisitos da cumulao prpria.

RESPOSTAS DO RU

TEORIA DA EXCEO 1 Os trs sentidos: a) Exceo no sentido constitucional: o direito de se defender. b) Exceo no sentido processual: tudo que o ru alega, qualquer exerccio, em sua defesa uma exceo. c) Exceo no sentido material: chamada exceo substancial. c.1) Exceo substancial: um direito utilizado como defesa ao ataque que foi dirigido ao ru, ou seja, um direito contra o outro direito, o direito do ru contra o direito do autor. O ru que utiliza a exceo substancial no nega o pedido do autor, quer anul-lo com outro direito, pressupe que realmente existe o direito autor, mas se quer neutraliz-lo. Exemplos de exceo substancial: Exceo de contrato no cumprido; direito de reteno;

2 - CLASSIFICAO DAS DEFESAS: 1Quanto admissibilidade e mrito: ADMISSIBILIDADE: so defesas opostas contra a regularidade do processo. Exemplos: incompetncia, conexo, carncia de ao. MERITO: tem o objetivo de impedir o acolhimento do pedido. Exemplos: pagamento, decadncia, nulidade absoluta e todas excees substanciais. 2Quanto ser direta e indireta: DIRETA: o ru no traz nenhum fato novo ao processo. -H esta defesa quando o ru nega todos fatos trazidos pelo autor; -Quando ru reconhece os fatos do autor, s que o ru nega a conseqncia jurdicas que autor pretende extrair, tambm chamada de confisso qualificada. Obs: a) Todo nus da prova do autor. b) no h replica[manifestao do autor sobre a defesa do ru]. c) toda defesa direta de mrito. INDIRETA: o ru traz fato novo ao processo. Obs: a) h necessidade de replica; b) o nus da prova do fato novo do ru; c) toda exceo substancial defesa indireta de mrito; d) toda defesa de admissibilidade indireta -Questes de concurso: Toda defesa de mrito direta? No Toda defesa indireta de admissibilidade? No

**Quando a confisso complexa divisvel. cindvel, mas em regra indivisvel. 3Quanto a objees e excees: OBJEES: defesa que o juiz pode conhecer de oficio. Ex: decadncia legal, carncia de ao, pagamento. EXCEES: neste sentido estrito, so defesas que o juiz no pode conhecer de oficio. Ex: incompetncia relativa e compromisso arbitral Exceo de pr-executividade 4 Quanto ser peremptrias e dilatrias: PEREMPTRIA: defesa que visa aniquilar o que o autor pretende. Ex: prescrio, pagamento.

DILATRIA: defesa que cria uma defesa temporria, dilata no tempo o que autor quer. Ex: exceo de incompetncia, direito de reteno.

DEFESAS DO REU EM SENTIDO ESTRITO:

CONTESTAO: Regra: 1 Princpio da concentrao da defesa ou eventualidade: deve haver toda matria de defesa do ru em um s momento. Este princpio mitigado: a) existem defesas que tem que ser alegada fora da contestao. Ex; incompetncia relativa, impedimento e suspeio. b) existem algumas defesas que podem ser alegadas depois da contestao. Ex: se fato for posterior a contestao; objees podem ser alegadas a qualquer tempo; decadncia convencional.
Art. 303. Depois da contestao, s lcito deduzir novas alegaes quando: I relativas a direito superveniente; II competir ao juiz conhecer delas de ofcio; III por expressa autorizao legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo.

2 nus da impugnao especificada: o ru tem impugnar ponto por ponto alegado na inicial, sob pena de fato no impugnado, ser considerado fato ocorrido. Razo que no se admite contestao genrica. Esta regra sobre mitigao: a) alguns sujeitos esto dispensados deste nus: caso do curador especial, advogado dativo, MP. b) alguns fatos no impugnados, no pode ser considerados como ocorridos. Ex: fatos que no pode ser confessados [fato relacionados a direito indisponvel];

REVELIA: 1 CONCEITO: a no apresentao tempestiva da contestao.

Efeitos da revelia:

Art. 319. Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Art. 322. Contra o revel que no tenha patrono nos autos, correro os prazos independentemente de intimao, a partir da publicao de cada ato decisrio.

Mitigaes:

1 revelia no significa vitoria do autor 2 podem ser alegadas outras defesas que no a contestao. 3 o ru revel pode intervir no processo a qualquer tempo, e a partir do momento que intervier dever ser intimados de todos os atos. 4 ru revel que tem advogados nos autos, tem o direito de ser intimado 5 a confisso ficta no efeito automtico e necessrio da revelia. S haver confisso ficto se do contrario resultar das provas dos autos 6 havendo revelia o autor s poder alterar o pedido ou causa de pedir se promover nova citao. 7 sentena proferida contra ru revel, no citado ou citado invalidamente pode ser impugnado a qualquer tempo. que pode ser anulada pela querella nullitatis 8 ru revel citado por edital e por hora certa, tem direito a curador especial. 9 o assistente simples pode contestar pelo assistido revel.[Art. 53,] 10 [Art. 320, I] havendo litisconsrcio passivo, se um contesta os rus revis aproveitam, em litisconsrcio unitrio, se for litisconsrcio for simples, a contestao de um s aproveita os outros com relao a fatos comuns. 11 [Art. 320, II] se o litgio recai sobre direitos indisponveis, pois se no cabe expressa, vai caber ficta. 12 - [Art. 320, III] se o fato se prova por instrumento, no se prova por confisso ficta.

EXCEES INSTRUMENTAIS So alegaes que sero processadas separadamente. So incidentes processuais. Excipiente: o que prope a exceo. Excepto ou exceto: contra quem se alega. 1 grupo: EXEO DE INCOMPETENCIA RELATIVA O ru sempre o excipiente e autor o excepto, sempre decidido pelo juiz da causa, que uma deciso interlocutria impugnvel por agravo de instrumento. Podendo o ru-excipiente entrar em seu domicilio, no precisando ser no mesmo juzo que corre a ao; tendo ru 15 dias para excepcionar, a fazenda o prazo qudruplo. A incompetncia relativa tem objetivo de fazer autos ir para juzo competente, no gerando nulidade dos atos decisrios.

2 grupo: EXCEO IMPEDIMENTO OU SUSPEIO O cdigo coloca como resposta do ru, acontece que o autor tambm pode alegar estas excees. Se no necessria feita somente pelo ru, ento esta exceo seria uma argio, pois pode ser argumentados pelas duas partes.

Podendo ser excipiente ou autor ou ru o excepto sempre aquele chamado de suspeito, podendo ser perito, juiz, MP, escrivo. Se o excepto for MP, escrivo ou perito no suspende. Sendo julgado pelo prprio juiz da causa, em deciso interlocutria impugnvel por agravo de instrumento. Mas quando dirigido ao ORGAO JURISDICIONAL, o tribunal sempre julgar o impedimento ou suspeio. Mas como um tribunal que julga, a deciso ser um acrdo e no uma deciso interlocutria, sendo assim ser impugnvel por recurso especial ou extraordinrio conforme o caso. Quando acontecer de a maioria absoluta ou todo tribunal suspeito, sendo julgado pelo STF, sendo julgado o tribunal suspeito, o STF que ir julgar a causa. Quando a suspeio de alguns ministros do STF, e no se compe o quorum, chamam-se os ministros do STJ. -Questo: o Advogado precisa de outorga especial para argir suspeio do juiz? No mbito do processo penal, se exige poderes especiais do advogado, no processo civil dispensa, mas por cautela se coloca na procurao os poderes especiais. CONSEQUENCIAS DA SUSPEIAO E IMPEDIMENTO 1 Remete-se os autos ao juiz substituto. 2 os atos decisrios so anulados 3 o juiz que no aceitou a suspeio, arca com as custas do retardamento, podendo ainda recorrer da deciso. [Art. 314] 4 o julgamento da suspeio e impedimento em um processo pode ser utilizado em outros processos, que envolva as mesmas partes [juiz e parte], ou seja, h efeitos externos de processo para outros. 5 o julgamento deve ser julgado em 15 dias da data do fato. Mas na alegao de impedimento no preclui, pois ele gera at mesmo ao rescisria. E na suspeio o prazo aplica-se somente para parte, pois o juiz pode se declarar suspeito a qualquer tempo. - os tribunais quando estavam na iminncia de se tornarem suspeitos, compunha o quorum com juiz de primeiro, para evitar a competncia do STF, entendendo este como uma burla a sua competncia.

RECONVENO resposta do ru, mas no defesa, sendo um ataque. uma ao do ru contra o autor no mesmo processo em que esta sendo demandado. No gera assim processo novo, uma ao nova em processo j existe. Amplia objetivamente o processo. Se o juiz indeferir a petio inicial da reconveno ser uma deciso interlocutria, impugnvel por agravo de instrumento. Recon vir : conjuga se o verbo vir o tempo pretrito perfeito do subjuntivo. Reconvinte: o autor da reconveno [ru ao principal] Reconvindo: o ru da reconveno [autor ao principal] A citao da reconveno feita na pessoa de seu advogado do autor da ao principal. O ru da reconveno pode reconvir da reconveno, ou seja, existe reconveno da reconveno. [ai que bosta]

Deve ser oferecida no prazo da contestao. Se o ru quer contestar e reconvir, deve faz-los ao mesmo tempo, sob pena de precluso consumativa. Na justia federal tem lei que dispensa custas, no Estado depende da lei estadual.

-Questo: Se a causa tramita em procedimento especial pode reconvenao? O ru pode reconvir em processo especial desde que o ru adote o processo ordinrio a partir da defesa. Ex: ao monitoria.
292. A reconveno cabvel na ao monitria, aps a converso do procedimento em ordinrio.

-H procedimentos que probe a reconveno expressamente: Juizados Especiais. - PEDIDO CONTRAPOSTO e RECONVENAO: So essencialmente uma demanda do ru contra o autor do pedido contraposto tem requisitos formais mais singelos, formulado na prpria contestao no podendo inovar muito faticamente. -Processo sumario no admite reconveno, no tendo regra expressa, o entendimento doutrinrio, mas tambm cabe pedido contraposto. -RECONVENO CONTRA TERCEIRO: A reconveno dirigida contra o autor, mas pode reconvir contra terceiro, se tratar de litisconsrcio necessrio do autor com terceiro. Aqui alem de ampliar objetivamente a demanda, tambm amplia subjetivamente, pois traz sujeito novo. -Questo: sendo o autor substituto processual, cabe reconveno? Sim, cabe a reconveno, desde o pedido seja dirigido ao substitudo. Ex:Administradora de consorcio substituta dos consorciados, em demanda contra terceiro, este pode reconvir desde que dirigido aos consorciados. -A reconveno precisa ser conexa com a ao principal ou com os fundamentos de defesas. A conexo para fins de reconveno deve haver vinculo de afinidade, no tem nada haver com instituto da conexo estrito sensu. O INTERESSE DE AGIR NA RECONVENO: Regra: no cabe reconveno por falta de interesse, se aquilo que se pretende, puder ser alcanado com a simples defesa. -Questo: Pode ru reconvir para pedir a declarao negativa do pedido em ao declaratria? No, porque a declarao negativa pode ser obtida com a simples defesa.
258. admissvel reconveno em ao declaratria.

Assim cabe reconveno em ao declaratria, desde que no seja negativa que possa ser feita em contestao. -Questo: cabe reconveno para pedir compensao da divida? No, pois compensao matria de defesa contra direito. Mas pode ser utilizado para compensao para cobrar a diferena. SANEAMENTO DO PROCESSO Introduo: A deciso para qual se prepara o processo se chama julgamento, conforme o estado do processo. Esta providencia o qual o magistrado toma na fase de saneamento, so as providencias preliminares, que visam preparar o processo para deciso.

Saneamento ocorre durante todo o processo, pelo qual o magistrado toma providencia em qualquer fase do processo [ex: mandar emendar PI], j a fase de saneamento as providncias so concentradas naquele momento para regular o processo. Exemplos de saneamento: se o ru fez defesa indireta: intima o autor para rplica, sendo esta um providncia preliminar se o ru revel, e sendo a citao por edital, nomeia-se um curador especial, sendo esta um providncia preliminar o ru reconveio, intima o autor para contestar a reconveno, sendo esta um providncia preliminar o ru aponta em sua defesa aponta um vicio processual, o juiz determinar a correo do vicio, sendo esta um providncia preliminar Obs.: existe uma providncia preliminar que h alguma complexidade: AO DECLARATRIA INCIDENTAL: Questo prejudicial- uma questo que tem que ser examinada antes de outra questo, h entre elas uma relao de subordinao lgica. Por que a soluo da questo prejudicial pode determinar a soluo da questo prejudicada. Ex: a paternidade prejudicial aos alimentos, logo se no for pai no deve alimentos. QUESTO INCIDENTAL So examinadas antes da analise do pedido principal So examinadas na fundamentao da deciso No so atingidas pela coisa julgado, pois esto na fundamentao Incidenter tantum examinado como questo incidente Em ao de alimentos a paternidade uma questo incidente QUESTO PRINCIPAL o prprio pedido So examinadas no dispositivo da deciso So atingidas pela coisa julgada, por esta na parte dispositivo Principaliter Tatum questo principal examinado como

Em ao de paternidade o alimentos uma questo incidente.

-Questo: uma questo prejudicial incidental ou principal? R: depende de como ela veio no processo, se ela o objeto do processo questo principal, se fundamento do pedido incidente. Resumido prejudicialidade no sinonmia de incidentalidade. Proposta uma demanda, o autor tem duas opes com relao a questo prejudicial: ou coloca a questo prejudicial como objeto do processo, como pedido[ex: paternidade cumulada com alimentos, tem decidir as duas como questes principais, fazendo coisa julgada nas duas]; Ou pode colocar a prejudicial como simples fundamentos [ ex: ao alimentos principal, a prejudicial de paternidade analisada como fundamentao, fazendo coisa julgada somente com relao alimentos]. Nesta ultima hiptese se o ru em sua defesa, nega a existncia da prejudicial, quando isso acontece o autor deve se intimado da contestao, para que em 10 dias promover ao declaratria incidental. nova demanda para transformar a questo prejudicial que foi negada[paternidade], para ser questo principal, ou seja, ao declaratria incidental seria uma espcie de cumulao de pedido ulterior.

A ao declaratria incidental transforma a analise da questo prejudicial de incidenter tantum para principaliter tantum, com o objetivo de que deciso sobre ela possa tornar-se indiscutvel pela coisa julgada.
Art. 325. Contestando o ru o direito que constitui fundamento do pedido, o autor poder requerer, no prazo de dez dias, que sobre ele o juiz profira sentena incidente, se da declarao da existncia ou da inexistncia do direito depender, no todo ou em parte, o julgamento da lide (artigo 5 o). Art. 469. No fazem coisa julgada: I os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; II a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; III a apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo. Art. 470. Faz, todavia, coisa julgada a resoluo da questo prejudicial, se a parte o requerer (artigos 5 o e 325), o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto, necessrio para o julgamento da lide.

A questo prejudicial pode nascer principal de pronto na inicial, ou transformada atravs de ADI como questo principal. No livro de FREEDI lei o captulo sobre cognio, e no final do livro sobre providncia preliminares.

2 - JULGAMENTO CONFORME O ESTADO PROCESSO


Art. 329. Ocorrendo qualquer das hipteses previstas nos artigos 267 e 269, II a V, o juiz declarar extinto o processo.

a deciso que o juiz toma aps a analise da providencia preliminares. VARIAES: 2.1 EXTINO DO PROCESSO SEM RESOLUAO DE MERITO.
Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I quando o juiz indeferir a petio inicial; II quando ficar parado durante mais de um ano por negligncia das partes; III quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias; IV quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; VI quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; VII pela conveno de arbitragem; VIII quando o autor desistir da ao; IX quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI nos demais casos prescritos neste Cdigo. 1o O juiz ordenar, nos casos dos nos II e III, o arquivamento dos autos, declarando a extino do processo, se a parte, intimada pessoalmente, no suprir a falta em quarenta e oito horas. 2o No caso do pargrafo anterior, quanto ao n o II, as partes pagaro proporcionalmente as custas e, quanto ao n o III, o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado (artigo 28). 3o O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos nos IV, V e VI; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que lhe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao.

A) GRUPO MORTE [inciso IX] = NATURAL A morte do autor com intransmissibilidade do direito h extino. Deve haver a conjuno dos dois fatores morte e intransmissibilidade. Ex: pedido recolocao no emprego. B) GRUPO REVOGAO [inciso II, III, VIII] = VONTADE Comentrios aos incisos: Inciso II O juiz pode extinguir por abandono, tem ele que determinar a intimao pessoal, para que 48 horas a parte promova o andamento.

Somente se justifica esta extino se o andamento depender das partes. Inciso III Se exige a intimao pessoal do autor. Se o ru j apresentou resposta, a extino com base no inciso III. Sumula 240 STJ.
240. A extino do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do ru.

Nas aes coletivas no gera, extino do processo, gera sucesso processual. Inciso VIII A desistncia exige poder especial do advogado. Se o ru j apresentou resposta, a desistncia precisa do consentimento do ru. 4, Art.267 CPC. Se o ru em sua defesa pede a extino sem exame do mrito, o ru no pode recusar a desistncia, por configurar abuso do direito. A lei 9469\97, Art. 3, quando o poder pblico for ru, s pode consentir com a desistncia do autor, se autor renunciar o direito. A desistncia pode ser parcial.

A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena. Nas aes coletivas geram sucesso processual.
No existe pedido de desistncia: o autor desiste e pede homologao da desistncia. C) GRUPO INVALIDADE [inciso I, IV, V, VI, VII] = DEFEITO

CONFUSO: inciso X Quando em uma mesma situao h reunio de autor e ru, confundido as pretenses extinguindo a obrigao, o juiz segundo DIDIER far exame de mrito, a extino como resoluo de mrito. A extino sem resoluo de mrito no faz coisa julgada. Em uma hiptese no possvel a re-proposio, mesmo que resoluo seja sem resoluo de mrito. -perempo: a perde do direito de levar determinada demanda, em razo de o autor ter dado causa a trs extines por abandono. Art. 268 CPC.
Art. 268. Salvo o disposto no artigo 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado.

No seria possvel a entrada de ao rescisria da sentena do inciso V, Art. 267, por ter efeito semelhante a coisa julgada, apesar de no ter resoluo de mrito. O STJ passou a dizer que outros casos do Art. 267, tambm impedem a re-propositura, pois o inciso V meramente exemplificativo, podendo alargar as possibilidades. EXTINAO DO PROCESSO COM RESOLUAO DE MRITO 2.2 EXTINAO DO PROCESSO POR PRESCRIAO E DECADENCIA

Art. 269, IX. 2.3 EXTINO DO PROCESSO POR AUTOCOMPOSIO. uma extino com resoluo do mrito. Divide-se Reconhecimento da procedncia do pedido pelo ru; Transao, renuncia Em todos eles h um negocio jurdico homologado pelo juiz. Advogado deve ter poderes especiais. Em qualquer momento do processo, inclusive na fase de saneamento. Autocomposio pode ser parcial. Autor pode alcanar outra lide alm daquela discutido, como por exemplo: nosso sup x Leandro. 2.4 JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE Julgamento da causa pelo juiz, no momento que somente prova documental foram produzidas. A sentena no julgamento antecipado da lide ser nula, se o juiz concluir por imprudncia por falta de provas. Pois s pode julgar se a provas forem bastantes para fundamentar a deciso.
Art. 330. O juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena: I quando a questo de mrito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade de produzir prova em audincia; II quando ocorrer a revelia (artigo 319).

Tendo que produzir prova em audincia abre-se as hipteses: 2.5 MARCAO DE AUDIENCIA PREMILINAR S haver essa audincia, se houver a possibilidade de conciliao. No havendo conciliao, fixar os pontos controvertidos da causa, determinara a audincia de instruo, definindo provas a serem produzidas, quesitos de peritos. -Qual o trplice escopo da audincia preliminar?R: tentar conciliar , fixar pontos controvertidos, e organizar atividade instrutria. Obs.: pelo cdigo o juiz s pode marcar audincia preliminar, se houver possibilidade de julgamento antecipado da lide. Mais o que prevalece o juiz pode marcar a audincia preliminar, para tentar conciliar a partes, podendo julgar antecipadamente a lide dentro da audincia preliminar se no houver conciliao. Obs.: no confundir a audincia preliminar com a primeira audincia dos juizados especiais. 2.6 IMPOSSIBILIDADE DE MARCAAO DE AUDIENCIA PRELIMINAR Neste caso o juiz profira deciso escrita, argumento da impossibilidade de todas as vertentes acima, fixar os pontos controvertidos e organizar instruo. Essa deciso tem o nome de despacho saneador. Que deciso que tem duas partes muito ntidas. 1 Parte declaratria que o processo esta regular, e 2 constitutiva que organizara a parte instrutria. O despacho saneador no despacho e nem saneador. No despacho por ser uma deciso. E no saneador declara que j est tudo saneado.

Quando que no cabe audincia preliminar para dar o despacho saneador? a) quando no for possvel a conciliao; b) quando no for provvel a conciliao.

2.7 DECISO PARCIAL Que pode ser julgamento antecipado que abrange somente parte do pedido, e que restante prossegue no ritmo normal. Deciso parcial deciso interlocutria impugnada por agravo de instrumento. DIDIER Deciso parcial sentenas parciais impugnada por: 1cr.: sentena parcial agravvel; 2cr.: apelvel; 3cr.: sentena parcial apelvel por instrumento.

TUTELA ESPECIFICA DAS OBRIGAOES DE FAZER, NO FAZER E DAR COISA DISTINTA DE DINHEIRO

Tutela jurisdicional: o resultado prtico favorvel alcanado por quem tem a razo. Conjunto de regras processuais para efetivar o direito pode ser sinnimo de tutela jurisdicional. Mas aqui ser visto como resultado. a) TUTELA PREVENTIVA E REPRESSIVA -Preventiva a tutela jurisdicional tem por objetivo evitar ou impedir a prtica ou consumao do ilcito ou do dano. garantida constitucionalmente. -Repressiva tutela jurisdicional para punir, recompor o ilcito ou dano, tutela posterior ato lesivo. b) TUTELA URGNCIA E EVIDNCIA: so distintas, mas no se contrapem e sim convivem -urgncia: sempre que se obtm proteo contra perigo. Para exigi-la deve ser perigo. Ex: produo antecipada de provas. -evidncia: tutela dos direito que se apresentam em juzo com mais clareza do que outros. o direito que tem lastro probatrio robusto. Ex: mandado de segurana, monitoria, tutela antecipada por abuso direito de defesa Quando legislador permite a tutela antecipada, exige que se demonstre urgncia e evidencia.

c) ESPECFICA E EQUIVALENTE EM DINHEIRO -Especifica aquela que atribui a quem tem razo a prestao devida. Resume as prestaes de fazer, no fazer, dar dinheiro e dar coisa diferente de dinheiro. -equivalente em dinheiro: A tutela para dar dinheiro sempre foi especifica, mas h exceo na dao em pagamento, dar coisa equivale ao dinheiro. Se no dava a prestao especifica, se convertia em dinheiro.

O Art. 461 estabelece a primazia da t/utela especica, qualquer que seja a prestao, direito do credor a tutela especifica, ou seja, fazer obriga fazer; no fazer obriga no fazer, somente no se dar a especifica se for impossvel a tutela ou o autor quiser a converso em perdas de danos.
Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. 1o A obrigao somente se converter em perdas e danos se o autor o requerer ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente. 2o A indenizao por perdas e danos dar-se- sem prejuzo da multa (artigo 287). 3o Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz conceder a tutela liminarmente ou mediante justificao prvia, citado o ru. A medida liminar poder ser revogada ou modificada, a qualquer tempo, em deciso fundamentada. 4o O juiz poder, na hiptese do pargrafo anterior ou na sentena, impor multa di ria ao ru, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando-lhe prazo razovel para o cumprimento do preceito. 5o Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial. 6o O juiz poder, de ofcio, modificar o valor ou a periodicidade da multa, caso verifique que se tornou insuficiente ou excessiva.

d) CLASSIFICAAO DA TUTELA ESPECIFICA d1) INIBITRIA: visa impedir a ocorrncia ou a consumao do ilcito. Ilcito conduta contraria o direito no confundir com dano que prejuzo, que pode ser conseqncia do ilcito ou no. No se discute culpa em ao inibitria. Era garantida para algumas situaes especficas: mandado segurana preventivo, HC preventivo; interdito proibitrio; nunciao de obra nova. O Art. 461 generalizou a tutela inibitria para qualquer situao. -Questo: Existe ao inibitria atpica, ou seja, para qualquer ilcito? Sim, pela razo do Art. 461. d2) TUTELA REINTEGRATRIA OU DE REMOO DO ILCITO: o objetivo retirar o ilcito, devolvendo a coisa ao estado que estavam. Ex: pedido de remoo do nome do Serasa. Como na inibitria existia a tutela reintegratria em situaes isoladas, o Art. 461 generalizou para qualquer situao. Aqui tambm a tutela contra o ilcito j praticado, no contra o dano ou culpa. d3) TUTELA RESSARCITRIA: aqui o objetivo recompor o dano, a tutela contra o dano, podendo ou no pressupor culpa. A tutela ressarcitria especifica era prevista em alguns casos, mas o Art. 461 estendeu a outros casos que no seja em dinheiro. Um exemplo deste no direito ambiental, no caso de reflorestamento. E no direito eleitoral o direito de resposta. O Art. 461 consagrou a generalizao da tutela especfica de qualquer que seja a prestao. Ler o Art. 12 CC.
Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa[inibitria], ou a leso[reintegratria], a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos[ressarcitria em dinheiro ou forma especifica], sem prejuzo de outras sanes previstas em lei.

Ex: tire o nome do Serasa, no coloque de novo, indenize por perdas e danos. -O Art. 461 consagra a possibilidade de efetivar a sentena no mesmo processo que foram proferidas, razo pela qual estas sentenas so mandamentais ou executivas. So sentena de execuo "ex officio". -O Art. 461 mitiga o princpio da congruncia externa. O juiz tem uma discricionariedade maior decidindo diferente do que foi pedido. Modos de violao do princpio da congruncia:

a) O juiz pode determinar que a sentena seja cumprida por meio distinto do que pedido pelo autor, ou por meio executivo, mesmo que autor no pediu nenhum. b) o juiz pode dar outro resultado pratico equivalente ao que o autor pediu. Ex: pede para derrubar o telhado de vizinho que desgua gua pluvial no seu terreno, mas juiz determina a construo de calha.

Vous aimerez peut-être aussi