Vous êtes sur la page 1sur 2

Ex-lavador de pratos constri a maior rede de comida chinesa do pas

Afonso Ferreira Do UOL, em So Paulo

O empresrio Robinson Shiba idealizou modelo de negcio enquanto entregava pizzas e lavava pratos nos Estado Unidos Lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos deu ao empresrio Robinson Shiba a viso do negcio que hoje, aps 24 anos, se tornou a maior rede de fast food chinesa do Brasil. A China in Box possui mais de 150 lojas espalhadas por todo o territrio nacional.

LEIA TAMBM
Veja como usar a experincia no emprego para virar patro Shiba morou durante um ano no exterior para estudar odontologia, mas foi no trabalho em restaurantes que ele percebeu uma tendncia que logo chegaria ao Brasil: o consumo de comida pronta. Alm disso, as mulheres norte-americanas j estavam muito integradas no mercado de trabalho, algo que comeava a acontecer no Brasil. Fiz uma pesquisa informal com mulheres do meu crculo de amizades e notei que nenhuma delas queria ficar em casa e fazer servios domsticos, afirma. Ao perceber o sucesso que as redes de fast food com entrega domiclio faziam sucesso nos Estados Unidos, o empresrio decidiu repetir o modelo por aqui. Enquanto esteve por l, observou todos os processos. Desde a produo at a entrega, e idealizou como faria melhorias. Um diferencial importante para que o negcio desse certo no Brasil foi o tipo de comida oferecida, a chinesa, mesmo Shiba sendo de origem japonesa. No havia delivery de comida chinesa no Brasil. Alm disso, ela tem boa aceitao entre os brasileiros, declara.
O empreendedor precisa ter coragem e pr-atividade. No pode ficar parado e deixar os planos apenas no papel Robinson Shiba, criador do China in Box Quando voltou para o Brasil, em 1988, o empresrio ainda passou mais quatro anos estudando e pesquisando a melhor forma de implantar o seu modelo de negcio. Foi no bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista, que Shiba abriu a primeira unidade do China in Box. Escolhi a regio por ser um bairro vertical. Como faria entregas domiclio, tinha de atingir o maior nmero de pessoas no menor espao.

Modelo implantado com melhorias


Mesmo atuando em reas operacionais nos Estados Unidos, o empreendedor nunca deixou de prestar ateno na rotina dos restaurantes, principalmente em questes que poderiam ser melhoradas. A higiene da cozinha e dos alimentos, por exemplo, foi um dos problemas que Shiba identificou onde trabalhou nos EUA. A forma que encontrei para solucionar foi deixar a cozinha mostra para meus clientes." As cozinhas das unidades China in Box ficam separadas da rea de atendimentos por um vidro, mas os consumidores podem observar todo o processo de preparao de seus pedidos, a higiene do local e at dos prprios funcionrios que manuseiam os alimentos.

Shiba preside o grupo Trendfoods, nascido da juno do China in Box com um restaurante japons Para quem deseja empreender, mas ainda est dentro de uma empresa privada, o empresrio recomenda buscar o mximo de informaes sobre todas as reas do seu local de trabalho. Estes dados podem dar ao futuro empreendedor uma boa noo de como funciona um negcio. importante conhecer a poltica de RH, plano de carreira, ter bom relacionamento pessoal e at saber o quanto a empresa investe, diz.

Inspirao para negcio veio do pai


Shiba conta que sempre sonhou em ter o prprio negcio. O exemplo vinha do pai, que, alm de atuar como dentista, administrava a loja de materiais de construo da famlia. Ele conciliava as duas funes. Caso o consultrio sofresse uma baixa, no ficaramos sem renda. Queria o mesmo para mim, diz. Com um objetivo em mente, o empresrio manteve-se atento s oportunidades que surgiam. Com o sucesso do negcio, apareceram vrios pedidos para transform-lo em franquia. Shiba contratou uma consultoria e, em 2000, aderiu ao modelo e expandiu a rede. O empresrio tambm tornou-se scio de um restaurante japons, o Gendai. Em 2007, a administrao da marca foi incorporada a do China in Box, o que deu origem ao grupo Trendfoods, do qual Shiba o presidente.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/03/12/ex-lavador-de-pratosconstroi-a-maior-rede-de-comida-chinesa-do-pais.jhtm

Vous aimerez peut-être aussi