Vous êtes sur la page 1sur 11

Cultura, a viso dos antroplogos Adam Kuper (verso em espanhol, p.

19-40 e 261-284)

Resenha de Roberta Bivar Campos


- Adam Kuper tem trabalhos sobre a frica e Jamaica. E tb. sobre a antropologia britnica (livro: Antroplogos e Antropologia crtica a produo antropolgica, em especial aos antroplogos de orientao estrutural e cultural-funcionalista). Cultura, a viso dos antroplogos trata-se de um desdobramento do ltimo captulo do primeiro livro onde j esto colocadas suas ideias sobre o desenvolvimento recente da antropologia a partir de 1970, quando os antroplogos, em face do processo de descolonizao, se viram forados a repensar a natureza de seu objeto de estudo. - trata da antropologia americana David Schenider, Clifford Geertz e Marshal Sahlins: herdeiros intelectuais, segundo Kuper, de Talcott Parsons. - trata do desenvolvimento e usos da ideia de cultura, particularmente na antropologia norte-americana. 1 parte do livro: so dois captulos sobre a genealogia do conceito de cultura 1 captulo: intelectuais franceses, alemes, ingleses 2 captulo: desdobramento mais recente do conceito via a traduo parsoniana que influenciou vrios antroplogos. 2 parte do livro: Experimentos (3 captulos) de Geertz, Scheneider e Sahlins (carreiras, ideias e contribuies) A introduo e os captulos 6 e 7 situam o livro em um debate maior sobre os limites e impasses que a teoria antropolgica enfrenta na atualidade, e que tem como foco a crtica ao conceito de cultura. Seu alvo so as vertentes tericas que privilegiam a funo cognitiva, mental e representacional da cultura. Kuper preocupado com a banalizao e vulgarizao do conceito, e culpa em grande medida os estudos culturais e o multiculturalismo por tal efeito perverso. A cultura, por estar em todas as partes, teria perdido seu potencial analtico e explicativo. Cultura tambm pode servir para oprimir e subjugar. Assim como raa, por mecanismos diferenciados este termo tambm fixa a diferena. Kuper fiel s tradies britnicas, privilegiando as relaes sociais, o jogo de interesses econmicos e polticos.

Prefcio p. 11-8

p.11 Tema: a tradio moderna particular entre El longo e sinuoso discurso internacional sobre a cultura Robert Lowie (1917) a cultura , em verdade, o solo e exclusivo tema da etnologia, assim como a conscincia o tema da psicologia, a vida da biologia e a eletricidade conforma um ramo da fsica. - depois da Segunda Guerra Mundial, as cincias sociais desfrutaram na Amrica de um momento de prosperidade e influncia sem precedentes. As diversas disciplinas se especializaram e se ortogou a antropologia uma licena especial para operar no campo da cultura. - em 1948: Stuart Chase observava que o conceito de cultura dos antroplogos e socilogos est legando refinando definies.

p.12 - poucos antroplogos proclamariam que a noo de cultura se pode comparar em importncia explicativa com a gravidade ou a evoluo. Todavia se contemplam a si mesmos como especialistas no estudo da cultura, mas tem que aceitar que j no gozam de uma posio privilegiada na abarrotada e heterognea galeria de especialistas culturais. - os antroplogos americanos modernos tem feito uso sistemtico das teorias sobre a cultura em uma grande variedade de estudos etnogrficos e acredito que seus experimentos conformam a mais satisfatria e intrigante prova que se tem submetido o valor se no a validez mesma das ditas teorias. (...) o ncleo deste livro uma evaluao do que tem sido o projeto central da antropologia americana desde a guerra.

p.13 - pese todos os protestos que se tm levantado em sentido contrrio, as dificuldades aumentam quando a cultura deixa de ser algo que se tem que interpretar, descrever, talvez at explicar, para converter-se em uma fonte de explicaes por si mesma. Isto no significa que alguma forma de explicao cultural no pode ser til por si s, mas supe que a apelao a cultura unicamente pode oferecer uma explicao parcial de porque a gente pensa e atua como o hace, ou de quais as causas que os levam a alterar suas maneiras e costumes. No se pode prescindir das foras econmicas e sociais, das instituies sociais nem dos processos biolgicos e tampouco se pode os assimilar a sistemas de conhecimentos e crenas. Eu vou acabar sugerindo que este

o obstculo definitivo no caminho da teoria cultural, naturalmente sempre que mantenha suas pretenses atuais. - se pode objetar razoavelmente que eu tenha prejuzos contra muitas formas de teorias da cultura antes de comear com este projeto. Sou um membro a tempo completo de um partido europeu de antroplogos que sempre tem sentido incomodo com a ideia de fazer da cultura seu objeto exclusivo, para no falar na tendncia a atribuir-lhe poder explicativo. - sou um liberal, no sentido europeu mais que no americano, um homem moderado, um humanista um tanto inspido. (...) moderadamente materialista e com certas convices, algo fraco talvez sobre a universalidade dos direitos humanos, apresento resistncias ao idealismo e ao relativismo da teoria moderna da cultura e sinto uma simpatia moderada pelos movimentos sociais assentados sobre o nacionalismo, a identidade tnica ou a religio, precisamente os movimentos mais inclinados a invocar a cultura para motivar sua ao poltica. - depois que comeou este livro se deu conta que estas dvidas tericas e estas preocupaes polticas estavam profundamente arraigadas em meu fundo de liberal sul africano.

p.14 - sobre uma palestra que um amigo antroplogo foi convidado a dar na Universidade de El Cabo sobre como um antroplogo poderia contribuir para os debates acerca dos temas raa, cultura e histria na frica do Sul. - histrico do Adam Kuper e suas percepes sobre o apartheid. (...) o apartheid se baseava na teoria antropolgica. Seu arquiteto intelectual era W.W.M. Eiselen, professor de etnologia.

p.15 - Kuper detalha a relao entre os tericos do apartheid e as escolas antropolgicas.

INTRODUO: GUERRAS DE CULTURA (p. 19 40)

p.19 - os acadmicos americanos tem travado guerras de cultura (se bem que certo que sem demasiadas baixas). Os polticos urgem a uma revoluo cultural. Aparentemente, se necessita uma mudana cultural ssmica para resolver os problemas da pobreza, as drogas, os abusos, os crimes, a falta de legitimidade e a competitividade industrial. Se fala e se fala sobre as diferenas culturais entre os sexos e geraes, entre as equipes de futebol ou entre as agncias de publicidade. quando falha uma fuso entre empresas, se explica dizendo que suas culturas no eram compatveis. A beleza de tudo isto e que todo mundo entende.

p.20 - Hoje, todo o mundo est na cultura. Para os antroplogos, houve um tempo em que a cultura foi um termo tcnico, prprio da arte da disciplina. Agora os nativos o contestam falando de cultura. A cultura, o vocbulo mesmo ou algum equivalente local, est nos lbios de todo o mundo, assinalou Sahlins. - (...) estas antigas vtimas podem inclusive desenvolver discursos crticos sobre a cultura. Gerd Bauman tem mostrado que, em Southall, um subrbio multitnico do oeste de Londres, as pessoas questionam o que os termos cultura e comunidade significam para comear. Os prprios vocbulos se transformam em pivs para a construo de uma cultura de Southall.

p.21 - Talvez o futuro de todo o mundo dependa da cultura. Em 1993, em um ensaio apocalptico publicado em Foreing Affairs, Samuel Huntington anunciava que uma nova fase na qual, as causas fundamentais de conflito deixariam de ser econmicas ou ideolgicas. as grandes divises da humanidade e a fonte dominante de conflito sero culturais. - (...) as principais diferenas entre civilizaes enquanto o desenvolvimento econmico e poltico se enrazam claramente em suas distintas culturas e a cultura e as identidades culturais (...) esto modelando os padres de coeso, desintegrao e conflito no mundo posterior a Guerra Fria. (...) neste mundo novo, a poltica local a poltica da etnicidade, a poltica global e as polticas das civilizaes. O choque de civilizaes substitui a rivalidade entre as potncias. - cultura simplesmente entendida como uma maneira de falar sobre as identidades coletivas.

p.22 - o status tambm est em jogo. Muita gente acredita que as culturas se pode medir as culturas umas em relao as outras, e estas pessoas se sentem inclinadas a evaluar sua prpria cultura por cima das dos outros. - pese aos multiculturalistas insiste Roger Kimball, a eleio a que nos enfrentamos hoje em dia no entre uma cultura ocidental repressora e um paraso multicultural, seno entre cultura e barbrie. A civilizao no um dom, uma realizao, um frgil realizao que se deve apoiar e defender ante aqueles que a assediam, dentro e fora. Huntington sugere que o choque de civilizaes no mundo que surgiu depois da Guerra Fria no mais do que uma etapa hacia o clmax de um combate por vir, o maior choque, o choque real global, entre civilizao e barbrie. - enquanto os patriotas da civilizao ocidental proclamam a elevada posio da grande tradio, os multiculturalistas celebram a diversidade da Amrica e se convertem em paladinos dos marginais, das minorias, dos dissidentes, dos colonizados. Se denuncia como opressiva a cultura do establishment. As culturas minoritrias conferem poder aos fracos: so autenticas, falam a pessoas reais, mantm a variedade e a possibilidade de escolha, nutrem os dissidentes. Usos do termo cultura: Cultura para os progressistas a cultura como tema de estudo tem substitudo a sociedade enquanto objeto geral de investigao. Conservadores ainda que rechacem estes argumentos (dos progressistas), esto de acordo que a cultura estabelece os padres pblicos e determina o destino nacional. E, quando se encontram pessoas de diferentes naes e grupos tnicos, suas culturas se confrontam como totalidades. - tambm se utiliza o termo cultura em um sentido distinto, para referir-se a belas artes de que desfrutam apenas alguns afortunados.

p.23 - esta no apenas uma questo pessoal. O bem estar de toda a nao est em questo quando se ameaam a arte e a erudio. Para Mattew Arnold, a verdadeira luta de classes no se estabelece entre ricos e pobres, seno entre os guardies da cultura e aqueles que so chamados filisteus, que tenderiam a riqueza por amo (mestre). - a cultura pode representar um instrumento de dominao. Bourdieu argumentou que, no seio da elite, o valor da alta cultura reside precisamente no fato de que a capacidade para julgar obras de arte, para fazer distines, confere distino por si mesma. A cultura o dom do gosto educado que separa a dama ou o cavaleiro do advenedizo (arrivista?).

Marxistas a cultura ocupa seu lugar na mais ampla guerra de classes. A alta cultura encobre as extorses dos ricos. O substituto da cultura de massas confunde os pobres. Apenas as tradies da cultura popular podem contrariar a corrupo miditica. - ainda recentemente se tem produzido um chamativo florescimento no que diz respeito a presena do conceito de cultura, esta claro que este tipo de raciocnio no novo. Todos eles frutificaram no curso de uma ecloso similar da teorizao sobre a cultura entre os anos 20 e 50. (...) ento, como agora, os autores mais reflexivos citavam seus predecessores nos sculos XVIII e XIX, reconhecendo que os discursos sobre a cultura tendem a cair em categorias bem estabelecidas.

p.24 - frequentemente se identificam uma teoria da cultura francesa, outra alem e outra inglesa. De forma alternativa, e igualmente vaga, se distingue um discurso ilustrado de um romntico e de outro clssico. So etiquetas improvisadas, pr-fabricadas, para construes complexas que esto sujeitas a uma variedade de transformaes estruturais, vindo periodicamente reduzidas a peas para remonta-las de acordo com novos padres, adapta-las, anunciar sua morte, revive-las, rebatiza-las... - inclusive os pensadores mais imaginativos e originais podem se localizar em uma ou outra destas tradies centrais, tendo em conta que cada uma delas especifica uma conceituao de cultura e a aplica no marco de uma teoria da historia particular. Tradio francesa - se representa a civilizao como uma conquista distintivamente humana, progressiva e acumulativa. Os seres humanos so parecidos, ao menos potencialmente. Todos so capazes de ser civilizados, j que isso depende apenas do exclusivo dom humano da razo. Sem duvida, a civilizao, tem chegado mais longe, tem progredido mais na Frana, mas em princpio, pode ser desfrutada pelos selvagens, brbaros e outros europeus, ainda que talvez no em igual medida. (...) este credo secular se formulou na Frana durante a segunda metade do sculo XVIII, em oposio ao que os filsofos contemplam como foras reacionrias e irracionais, representadas, sobretudo pela Igreja Catlica e o antigo regime. Tradio Alem oposio ideolgica a tradio francesa. Com frequncia, os intelectuais alemes eram ministros das igrejas protestantes que se sentiram provocados para lanar-se a favor da tradio nacional diante da civilizao cosmopolita, dos valores espirituais ante o materialismo, das artes e artesanatos frente a cincia e a tecnologia, do gnio individual e a expresso de um mesmo contra a rigidez da burocracia, das emoes incluindo as mais obscuras foras que se aninham em nosso interior frente a seca razo. Em breve, da Kultur contra a Civilization.

p.25 - a diferena do conhecimento cientifico, a sabedoria da cultura subjetiva. - no tempo que a civilizao material estava apertando seu punho de ferro a todas e a cada uma das sociedades europeias, as naes individuais lutavam para sustentar uma cultura espiritual, expressada antes que nada na linguagem e na arte. Seguro que a autentica kultur do povo alemo seria prefervel a artificial civilization de uma elite francfona, cosmopolita e materialista. Em qualquer caso, as diferenas culturais eram naturais. No havia uma natureza humana comum. - estas duas tradies de pensamento sobre a cultura se desenvolveram em mutua oposio dialtica. O progresso humano era um tema central dos pensadores da Ilustrao, enquanto que seus oponentes se interessavam no destino particular de uma nao. Desde a perspectiva ilustrada, a civilizao estava comprometida em uma luta titnica por superar as resistncias e tradies culturais, com suas supersties, seus pr-juzos irracionais e suas temerosas lealdades a governantes cnicos. - o cosmopolitismo corrompia a linguagem, enquanto que o racionalismo perturbava a f religiosa. Juntos, minavam os valores espirituais dos quais dependia a comunidade orgnica. - estas ideologias contrastadas podiam alimentar a retrica nacionalista e atiar emoes populares em tempos de guerra, mais inclusive em sua forma mais envenenada no eram meros discursos nacionais. Houve intelectuais franceses que simpatizaram com os contrailustrados, ainda que apenas porque defendiam a religio contra a insidiosa subverso da razo.

p.26 - na Alemanha, por sua vez, existia uma larga tradio de pensamento ilustrado, que nunca se vio completamente submersa, ainda que a vezes adotara formas estranhas, quase irreconhecveis. - a primeira guerra mundial se livrou depois das bandeiras rivais da civilizao ocidental e a kultur alem, mas, a mesma sombra da competio, os irmos Thomas e Henrich Mann optaram pelos distintos bandos o alemo e o francs em um clebre debate sobre cultura e civilizao. - em ambas as tradies, a cultura ou a civilizao se identificam como valores primordiais. Tem-se sugerido que estes conceitos se difundiram durante o sculo XVIII devido a que a religio estava perdendo peso entre muitos intelectuais. Forneciam uma fonte alternativa e laica de valores e significados. Contudo, cada uma das tradies manifestava afinidades com uma atitude crist especifica. A ideia de uma civilizao recorda as pretenses universalistas da Igreja Catlica. Comte e SaintSimon tomaram os rituais catlicos para criar uma religio do positivismo. Seu dogma central era o progresso, que equivalia a uma salvao laica neste mundo.

p.27 - as noes alems de bildung formao, educao e kultur, expressadas de maneira caracterstica em uma linguagem espiritual, se combinaram com as necessidades da alma individual, valorando a virtude interior acima das aparncias externas; pessimistas respeito ao progresso secular, estavam imbudas com os valores da Reforma e Thomas Mann sugeriu que esta havia imunizado aos alemes contra as ideias da Revoluo Francesa.

Tradio Inglesa guardavam distncia destas polmicas continentais. John Stuart Mill havia tratado de reunir as tradies francesa e alem em seus famosos ensaios sobre Bentahm e Coleridge, mas os ingleses tinham suas prprias e especificas preocupaes. - industrializao transformava a Inglaterra os intelectuais passaram a refletir sobre uma crise espiritual, uma luta definitria entre o que Shelley chamava Poesia e Mammon. A tecnologia e o materialismo da civilizao moderna representavam o inimigo. Contra ele, os intelectuais liberais, invocaram os valores culturais eternos, destilados da grande tradio europeia da arte e da filosofia. - ao adquirir cultura interiorizvamos a historia do esprito humano. A pose da cultura havia separado os eleitos dos brbaros iletrados. - a grande pergunta da poca era se a cultura de uma elite educada podia apontar de alguma maneira os valores espirituais da sociedade. - dado que a cultura se transmitia atravs do sistema educativo e se expressava em sua forma mais poderosa na arte, estes eram os campos cruciais que um intelectual comprometido deveria intentar melhorar. E j que a fortuna de uma nao dependia da condio de sua cultura, esta se constitua em uma arena decisiva para a ao poltica.

Argumentaes modernas no tem contribudo exatamente para recapitular as controvrsias anteriores. O contexto contemporneo deixa sua marca. Cada gerao moderniza a linguagem do debate, adaptando-o a terminologia cientifica em uso em cada momento: evolucionismo no final do sculo XIX, organicismo no incio do sculo XX, a relatividade durante os anos vinte... Hoje, tropos extrados da gentica competem com o jargo da teoria literria contempornea. - os discursos sobre a cultura no so inventados livremente: fazem referencia a tradies culturais particulares que tem persistido durante geraes, expandindo-se desde a Europa atravs de todo o mundo, impondo concepes da natureza humana e da histria, assim como provocando toda uma serie de debates recorrentes. - as novas formulaes podem se dispor em uma larga genealogia, mas esto vinculadas as necessidades do momento.

- ao ir cristalizando as cincias sociais, as escolas de pensamento rivais continuavam se nutrindo destas perspectivas clssicas. No sculo XIX, temas centrais da cosmoviso ilustrada ou da ideologia francesa ressurgiram no positivismo, no socialismo e no utilitarismo. - a curto prazo a cultura suporia uma barreira para a modernizao (ou para a industrializao ou para a globalizao), mas, ao final, a civilizao moderna acabaria por pisotear as tradies locais, menos eficientes. Se invocava a cultura quando era necessrio explicar porque as pessoas se agarravam a metas irracionais e a estratgias autodestrutivas.

p.29 - a cultura era o ltimo recurso explicativo que dava conta das condutas aparentemente irracionais. A cultura tambm permitia compreender o decepcionante resultado de muitas reformas polticas. A tradio era o refugio dos ignorantes e dos tmidos ou o recurso dos ricos e poderosos, ciumentos de qualquer desafio a seus privilgios estabelecidos. - de outro ponto de vista, se podia respeitar ou mesmo celebrar as resistncias das culturas locais a globalizao. Esta era a perspectiva dos herdeiros da contrailustrao. Tampouco a tradio romntica ou alem era esttica. Sofreu suas prprias transformaes, ainda que sempre exibindo uma afinidade seletiva com o idealismo, o relativismo, o historicismo, o estilo hermenutico de analise e o que hoje chamamos de poltica identitria. - Com a publicao de A origem das espcies e A origem dos homens (Charles Darwin), se teria que encarar a possibilidade de que os universais e as diferenas humanas se poderiam explicar em termos biolgicos. A cultura poderia seguir as leis naturais. No entanto, a teoria darwinista no teria porque converter em obsoletas as ideias clssicas. A teoria de uma origem comum dos seres humanos na fazia seno reafirmar a f ilustrada em uma humanidade unitria: se poderia continuar celebrando a civilizao como uma caracterstica humana definitria. Os seres humanos estavam adiantados diante dos grandes smios, assim como as raas superiores ou civilizaes superiores o estavam a respeito das raas inferiores e suas respectivas civilizaes.

p.30 - alguns seguidores de Darwin se apontaram a causa da contrailustrao. As diferenas culturais podiam ser expresses de diferenas raciais mais fundamentais. A pureza racial podia ser um imperativo poltico, ligado inextricavelmente a defesa da identidade cultural. A historia podia ter escrito com sangue, sendo seu tema a luta pela sobrevivncia entre as raas.

- o desafio de uma teoria biolgica sobre o progresso humano e sobre as diferneas entre os humanos provocou o desenvolvimento do que em certa maneira era uma nova concepo de cultura. - era a cultura que separava os seres humanos dos demais animais, assim como fazia cada nao em relao ao resto das naes. J no se herdava biologicamente, seno que se aprendia, se adquiria ou inclusive se tomava emprestada. - Christopher Herbert defendeu que tambm esta noo de cultura tem sua origem em uma controvrsia religiosa. Ela associa com a revitalizao evanglica que teve lugar no Reino Unido no principio do sculo XIX, um fenmeno que propagou uma concepo de pecado original que descreve como o mito de um estado de [domnio do] desejo humano, sem [ver-se submetido a] governo algum. A ideia de cultura oferecia a esperana compensatria de uma salvao laica: a cultura era nossa defesa contra a natureza humana. Os seres humanos se elevariam de sua condio graas as leis.

p.31 - crtica a Darwim em Berlim, 1880 - Rudolf Virchow era hostil ao determinismo racial e ao nacionalismo cultural. As raas eram categorias instveis com fronteiras cambiantes, enquanto que a mescla racial estava enormemente extendida. (...) as diferenas culturais no era um signo da diferena racial. Raa, cultura, lngua e nacionalidade no coincidiam necessariamente e, de fato, no geral, no o faziam. - Adolf Bastian tentou demonstrar que, assim como as raas, as culturas eram hbridas. (...) as diferenas culturais arrancavam das provas a que se viam submetidas os grupos por parte dos entornos naturais locais, assim como o contato com distintas populaes.

p.32 - se as culturas eram abertas, sincrticas e instveis, resultava bvio que no podia expressar identidades essenciais e imutveis, nem caracteres raciais subjacentes. - acima de tudo, a escola de Berlim insistiu que a cultura atuava de uma forma muito distinta das foras biolgicas, podendo inclusive fazer caso omisso a elas. Franz Boas um estudante de Virchow e Bastian, introduziu este enfoque na antropologia americana. X Morgan Os boasianos eram cticos enquanto a existncia de leis universais da evoluo. Tambm repudiavam as explicaes raciais da diferena, uma questo de importncia poltica duradoura nos Estados Unidos. A tese boasiana fundamental defendia que era a cultura que nos fazia como somos, no a biologia. (...) a raa, assim como o sexo ou

a idade, so construes culturais, no condies naturais imutveis. A implicao principal que podemos nos transformar em algo melhor do que somos agora. - esta era uma ideia poderosamente atrativa na America do sec. XX, ainda que a alternativa, a compreenso racial da diferena cultural, continuava sendo uma importante rival. p.33

- foram os pais fundadores da sociologia europeia que desenvolveram estas ideias (a cultura como cincia coletiva e oposta a psique individual), sendo por sua vez, Parsons quem introduziu na sociologia americana tradicionalmente empirista e utilitarista. - Parsons insistia que um maior progresso requeria uma diviso do trabalho mais eficiente, tanto nas cincias sociais qto em qlq outra empresa moderna.

p.34 - nos anos 50 cultura passa a ser passvel de ser cientificamente estudado e os antroplogos seu especialista - antes de estudar cientificamente, os antroplogos precisariam entrar em acordo sobre o que esta palavra significa. - cultura: discurso simblico coletivo. Versava sobre conhecimento, crenas e valores.

p.35 - outro problema: como empreender o estudo da cultura Geertz: interpretao - compreenso Levi-Strauss: cdigos, smbolos vnculo com a lingustica

Ver p.38 Crtica aos ps-estruturalistas

Vous aimerez peut-être aussi