Vous êtes sur la page 1sur 4

LIVROS A Vida Antes da Vida, de Jim. B.

Tucker
Terminei esta semana a leitura de A Vida Antes da Vida Uma Investigao Cientfica das Memrias Infantis de Vidas Anteriores, de Jim B. Tucker. O livro, originalmente publicado em 2005 nos EUA, foi editado em Portugal pela Sinais de Fogo dois anos mais tarde, tal como sucedeu no Brasil, mas pela mos da Editora Pensamento.

Capa da edio portuguesa

O Dr. Tucker um pedopsiquiatra que trabalha na Diviso de Estudos de Personalidade da Universidade da Virgnia, continuando o trabalho feito pelo falecido pelo Prof. Ian Stevenson, cujas investigaes sobre as memrias de crianas sobre pretensas vidas passadas constituem ainda um marco notvel. De referir que a unidade a que Tucker pertence, desenvolve tambm investigaes sobre as experincias de quase-morte (EQM) e mediunidade, atravs do Dr. Bruce Greyson e da Dr Emily Kelly, respetivamente.

Prof. Ian Stevenson (1918-2007)

Como foi lanado em 2005, o livro beneficia ainda do contributo direto de Stevenson (que morreria dois anos mais tarde aos 98 anos de idade) atravs do prefcio. Ele escreveu: Podemos facilmente pensar em objees reencarnao: a escassez de pessoas que realmente afirmam lembrar-se de uma vida passada, a fragilidade das memrias, a exploso populacional, o problema da relao mente-corpo, a fraude e outras. Jim Tucker aborda estas questes uma por uma e minuciosamente. O seu livro no se assemelha a qualquer outro porque no h nenhum precedente deste tipo. () Ele pede, quase exige, que os leitores avaliem com ele medida que escreve e discute cada objeo ideia de reencarnao.(p.11 da edio portuguesa). Efetivamente o livro segue uma abordagem de tipo cientfico, muita rigorosa e meticulosa. Por vezes, o leitor ver repetidos argumentos, tal o cuidado que Tucker pe na anlise das diversas explicaes para os casos que apresenta.

Capa da edio brasileira

Na introduo, o pedopsiquiatra refere: Desde h mais de quarenta anos que os investigadores pesquisam os relatos dessas crianas. Esto registados mais de 2 500 casos nos arquivos da Diviso de Estudos de Personalidade da Universidade da Virgnia. Algumas das crianas afirmaram ter sido membros falecidos da sua famlia, e outras descreveram vidas anteriores como estranhos. Num caso tpico, uma criana muito pequena comea a descrever memrias de outra vida. A criana persistente e frequentemente pede para ser levada para a sua outra famlia, num local diferente. Quando a criana fornece nomes ou pormenores suficientes sobre o local, a famlia dirige-se em muitos casos a esse local e descobre que as declaraes da criana correspondem vida de uma pessoa que morreu num passado recente. (p.16). Memrias espontneas versus regresses A descrio anterior um resumo perfeito dos casos apresentados no livro, ou seja, estamos perante memrias espontneas das crianas, que no so

estimulados por qualquer processo de hipnose, em relao qual Tucker considera tratar-se de uma ferramenta pouco fivel, quer seja usada para descobrir memrias da vida presente, quer das vidas anteriores. A hipnose pode levar a memrias notveis da vida presente, mas pode tambm produzir material de fantasia. Sob hipnose, o esprito tende a preencher os espaos em branco. (p.265). O mesmo suceder com certeza com as vidas passadas, pelo que se torna difcil discernir o que real do que fantasia. A razo principal do recurso terapia regressiva a vidas passadas faz-se para tentar solucionar problemas de sade, no se interessando a maior parte dos terapeutas pelo rigor histrico das descries. Mas h excees e em breve escreverei sobre isso, quando a abordar a obra deixada pela psicloga e professora universitria norte-americana Helen Wambach.

Dr. Jim B. Tucker

Paralelismos com a Teosofia O captulo 1 inicia-se com a histria de William, uma criana que alegava ser a reencarnao do av, polcia morto a tiro cinco anos antes do nascimento de William. A criana tinha vrias memrias sobre a educao da prpria me, ministrada pela sua anterior personalidade. Sobre o perodo entre vidas referiu: Quando morremos, no vamos diretamente para o Cu. Passamos por nveis diferentes - aqui, depois ali, depois ali, uma afirmao curiosa para quem conhece a literatura teosfica sobre o perodo entre vidas. Note-se que o pouco tempo entre uma morte por acidente e a encarnao seguinte outra confirmao do que ensina a teosofia algo transversal aos casos de morte violenta ou acidental que constituem a maior parte dos episdios descritos no livro de Tucker. Outro aspeto interessante do livro de Tucker e que era tambm uma realidade na investigao do prof. Ian Stevenson tem a ver com as marcas e defeitos de nascena, pois () muitos dos sujeitos dos () casos nascem com marcas () ou defeitos de nascena que correspondem a ferimentos no corpo da

personalidade anterior, normalmente ferimentos fatais. Num dos casos, a parte posterior do crnio da criana () apresentava uma depresso parcial, e no mesmo local tinha uma marca de nascena. Quando comeou a falar, afirmou que tinha sido um moleiro que morrera quando um cliente zangado [o] tinha assassinado. (p.30). Obviamente que este tipo de descries depois confirmado e so vrios os casos de crianas com este gnero de marcas normalmente resultantes de mortes violentas em vidas anteriores. Existe um caso, que foi investigado pelo prof. Stevenson onde uma marca foi encontrada no couro cabeludo de uma criana, marca essa nunca detetada pelos pais e que o eminente professor localizou na sequncia da descrio feita pela criana sobre a sua prpria morte. As crianas normalmente comeam a falar sobre as vidas passadas aos trs anos e deixam de o fazer aos seis, sete anos (o que curioso, dado que segundo HPB, o corpo astral e fsico existem antes do desenvolvimento da mente e antes do despertar de Atma. Isto ocorre quando a criana tem sete anos de idade (Collected Writings W, Vol. X, p.218). Em resumo, o livro altamente recomendvel, permitindo ao leitor obter informao sobre as investigaes cientficas num campo que cuidadosamente evitado pela maior parte dos cientistas. Alm do mais, permitir o domnio de uma srie de argumentos dificilmente rebatveis relativamente reencarnao. Tucker, conforme anunciou no final desta obra, queria dedicar mais tempo investigao de casos em territrio dos EUA. O resultado ser novo livro a lanar em dezembro deste ano, que se intitular Return to Life: Extraordinary Cases of Children Who Remember Past Lives. Podem ver uma entrevista do Dr. Tucker neste video.

publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt a 21 de setembro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi