Vous êtes sur la page 1sur 37

9

1. INTRODUO
Com a promulgao da Constituio Federal Brasileira em 1988, o texto inicial nos demonstra que a sua finalidade instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, igualitria e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias. O art. 227 de nossa Carta Magna, conhecida como Constituio Cidad, seus pargrafos e incisos so intocveis, em decorrncia de alegarem direitos e garantias individuais que a exemplo do que dispe o art. 5 do mesmo diploma legal, so tidos como clusulas ptreas, que vem a ser a preservao dos princpios constitucionais por ela estabelecido, conforme explicitados no art. 60, pargrafo 4:
No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: Inciso IV os direitos e garantias individuais.

Ademais, no art. 227, CF, in verbis:


Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloclos a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 1 O Estado promover programas de assistncia integral sade da criana, do adolescente e do jovem, admitida a participao de entidades no governamentais, mediante polticas especficas e obedecendo aos seguintes preceitos: I - aplicao de percentual dos recursos pblicos destinados sade na assistncia materno-infantil; II - criao de programas de preveno e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente e do jovem portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de obstculos arquitetnicos e de todas as formas de discriminao.

10
2 - A lei dispor sobre normas de construo dos logradouros e dos edifcios de uso pblico e de fabricao de veculos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado s pessoas portadoras de deficincia. 3 - O direito a proteo especial abranger os seguintes aspectos: I - idade mnima de quatorze anos para admisso ao trabalho, observado o disposto no art. 7, XXXIII; II - garantia de direitos previdencirios e trabalhistas; III - garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem escola; IV - garantia de pleno e formal conhecimento da atribuio de ato infracional, igualdade na relao processual e defesa tcnica por profissional habilitado, segundo dispuser a legislao tutelar especfica; V - obedincia aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicao de qualquer medida privativa da liberdade; VI - estmulo do Poder Pblico, atravs de assistncia jurdica, incentivos fiscais e subsdios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de guarda, de criana ou adolescente rfo ou abandonado; VII - programas de preveno e atendimento especializado criana, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins. 4 - A lei punir severamente o abuso, a violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente. 5 - A adoo ser assistida pelo Poder Pblico, na forma da lei, que estabelecer casos e condies de sua efetivao por parte de estrangeiros. 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. 7 - No atendimento dos direitos da criana e do adolescente levar-se- em considerao o disposto no art. 204. 8 A lei estabelecer: I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; II - o plano nacional de juventude, de durao decenal, visando articulao das vrias esferas do poder pblico para a execuo de polticas pblicas.

est claramente definido como princpio basilar dos pais, da famlia, da sociedade e do Estado, o desafio de passar da democracia representativa para uma democracia participativa, atribuindo-lhes a responsabilidade de definir polticas pblicas, controlar aes, arrecadar fundos e administrar recursos em beneficio de crianas e de

11 adolescentes, priorizando o direito vida, sade, educao ao lazer profissionalizao, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de discriminao, explorao, violncia crueldade e opresso. Estes princpios e direitos so a expresso da Normativa Internacional pela Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana, promulgada pela Assemblia Geral em novembro de 1989 e ratificada pelo Brasil, mediante voto do Congresso Nacional, portanto, passou a integrar a lei e a fazer parte do Sistema de Direitos e Garantias, por fora do pargrafo 2 do art. 5 da Constituio Federal que diz:
os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Outro diploma legal criado para atender as necessidades da criana e do adolescente, trata-se do Estatuto da Criana e do Adolescente-ECA (Lei n 8.069/90). Antes, no existia em nossa legislao uma poltica voltada s 10 necessidades dessa massa juvenil, haja vista a Poltica Nacional de Bem Estar do Menor (1964 a 1984) ter cunho assistencialista e paternalista. Com o advento do ECA, essa doutrina foi totalmente substituda pela doutrina scio-jurdico de proteo integral, proposta pela Organizao das Naes Unidas e firmada pelo nosso pas. Assim, o processo de reforma constitucional propondo a reduo da maioridade penal de 18 para 16 anos, deve exigir ateno permanente e vigilncia constante dos setores organizados da sociedade, a fim de garantir mobilizao em defesa dos direitos conquistados. No decorrer deste instrumento de pesquisa, pretende-se contribuir com as discusses em relao s propostas de Emenda Constituio Brasileira, que tratam da reduo da maioridade penal e as consequncias que iro provocar, caso essas propostas sejam aprovadas, considerando a falncia do sistema prisional em diversas unidades da Federao. Fato este, comprovado. No primeiro momento, farei um apanhado histrico da origem da acepo maioridade, objetivando compreender melhor o processo evolutivo desse fenmeno,

12 levando-se em considerao que o Imperador do Brasil, D. Pedro I, quando renunciou o poder, o prncipe herdeiro contava apenas com seis anos de idade. Alm da acepo da maioridade, ser feita abordagem sobre a personalidade e a capacidade da pessoa civil, bem como da pessoa jurdica, com base nos fundamentos legais. Posteriormente, o objetivo ser focar a maioridade no mbito do Cdigo Civil de 2002, fazendo um paralelo com o Cdigo Civil de 1916, por este cdigo ter sido elaborado em uma poca em que o jovem no dispunha das mnimas condies de conhecimento, por absoluta inexistncia de meios de comunicao que pudessem influenci-los, tais como televiso, internet, etc., razo pela qual foi considerado rigoroso, formal, individualista e patrimonial. Ao tratar sobre a reduo da Maioridade Penal, essncia deste instrumento acadmico, darei nfase ao Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. Suficiente para a garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei, focando as principais Medidas Scio-Educativas aplicadas aos maiores de 12 e menores de 18 anos, e as Medidas Especificas de Proteo. Ser abordado ainda, neste capitulo, a Lei de Execues Penais LEP (Lei n 7.210/84), cujo objetivo proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado, destacando-se os principais tipos de estabelecimentos penais previstos na LEP (art. 82 a 104). E por fim, farei, consideraes sobre as principais propostas de emenda Constituio Federal; as correntes contrrias e a favor reduo da maioridade penal; o papel da Famlia; da Sociedade (incluindo a Escola) e o papel do Estado. Considerando para o feito, o apoio das doutrinas jurdicas de renomados juristas e operadores de direito, dentro de uma viso no s legalista, mas, em especial uma anlise histrica e sociolgica do fenmeno da criminalidade envolvendo o infanto juvenil.

13

2. MAIORIDADE CIVIL
2.1. Evoluo histrica Com base nos anais da Histria do Brasil, o termo MAIORIDADE surgiu quando D. Pedro I, aps sucessivos conflitos com a crescente oposio liberal e setores da elite, abdicou o Trono de Imperador do Brasil em 1831 em favor de seu filho, o prncipe Pedro Alcntara, que contava apenas com 06 anos de idade. A partir da, e em cumprimento ao que determinava a Constituio, o Brasil passou a ser governado inicialmente por uma Regncia Trina Provisria, ainda em 1831, depois por uma Regncia Trina Permanente, eleita pela Assemblia Geral, visto que o prncipe herdeiro (D. Pedro II) era menor de idade. Aps a renncia de D. Pedro I, instalou-se uma crise poltica institucional e a nica sada de se alcanar a salvao nacional seria conduzir o prncipe ao trono, processo este nada fcil, levando-se em considerao a crise institucional instalada. A Constituio outorgada em 1824, determinava que para ocupar o trono brasileiro o imperador deveria ter 18 anos ou ento o pas deveria ser governado por um prncipe da famlia imperial de no mnimo 25 anos. Esta disposio foi modificada, antecipando-se a emancipao de D. Pedro II para 18 anos, durante o Ato Adicional, mas era preciso rebaixar ainda mais. O projeto da maioridade foi se tornando realidade. A ala dos progressistas, conhecidos como liberais, instituram uma associao denominada Clube da Maioridade, e suas reunies giravam em torno da melhor forma de se aclamar a to desejada maioridade de D. Pedro II. E foi graas atuao desse clube que este episdio chegou mais cedo. (KOSHIBA, 2006). E assim, apesar das divergncias polticas entre as alas dos liberais e dos conservadores o Senado antecipou a maioridade de D.Pedro II ao proclam-lo imperador aos 14 anos, sendo oficialmente coroado como Imperador do Brasil no dia 18/07/1841, na cidade do Rio de Janeiro, com quinze anos de idade. Fato este denominado golpe parlamentar da maioridade.

14 Alguns historiadores defendem a idia de que a maioridade no foi uma manobra traioeira do parlamento, mas sim um assentimento por parte do jovem prncipe, que se encontrava pronto e ansioso para assumir o que era seu de direito. O reinado de D. Pedro II foi considerado um dos mais longo governo da histria brasileira, estendendo-se at a proclamao da Repblica, em 1889.

2.2. Acepo jurdica do termo pessoa Antes de adentrar no tema central, Reduo da Maioridade Penal, objeto deste instrumento acadmico, faz-se necessrio saber o significado da acepo jurdica do termo pessoa. Para a doutrina tradicional, o vocbulo pessoa, indica que a palavra vem do latim persona, que, significa a mscara que os atores usavam antigamente para que suas vozes pudessem ser ampliadas. Na cincia jurdica, a pessoa vem a ser o primeiro elemento da relao jurdica, como afirma Giusti (2004). Segundo a mesma autora, e com base nos materiais de apoio pesquisados a respeito do assunto, analisamos que o termo pessoa recebeu trs acepes distintas, a saber: a) acepo vulgar este tipo torna-se incompatvel com a linguagem jurdica, porque as pessoas jurdicas no so pessoas consideradas humanas, mas possuem uma conotao que lhes d a conformao de pessoa; b) acepo jurdica esta tem aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes. Nesta modalidade, existe um sujeito que tem a funo de exercer a titularidade, podendo tanto ser o homem (pessoa fsica ou pessoa natural) ou um agrupamento de homens ligados a um interesse comum (pessoa jurdica ou pessoa coletiva); c) acepo filosfica - considera a pessoa como o indivduo agindo de modo consciente na realizao da finalidade moral, circunstncia esta em que se destaca o homem ou uma coletividade no sentido amplo de pessoa. Ressalta-se que, na linguagem jurdica, as expresses sujeito de direito e pessoa so semelhantes e desdobram-se em duas realidades fundamentais:

15 a) os seres humanos, denominados pessoas fsicas, pessoas naturais, ou ainda pessoas de existncia visvel; b) e as instituies (pblicas ou privadas), denominadas pessoas jurdicas, pessoas coletivas, pessoas morais, ou pessoas de existncia ideal.

2.2.1. Pessoa natural O Ordenamento Jurdico Ptrio classifica a pessoa em duas categorias, a saber: pessoa natural e pessoa jurdica. Na viso de Diniz (2006 p. 514) toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil, emprega o termo pessoa na acepo de todo ser humano, sem qualquer distino de sexo. Como dispe o art. 2 do Cdigo Civil vigente, a pessoa natural somente adquire personalidade depois do nascimento com vida, ou seja, desde que a pessoa tenha respirado, tornando-se suscetvel de direitos e deveres no mbito da vida civil, concepo essa adotada pela Doutrina Majoritria, bem como pela legislao infraconstitucional supracitada. Quanto ao fim da personalidade, esta se d com a morte, como prev o art. 6, CC, tal como dispusera o artigo 10 do Cdigo Civil de 1916, in verbis:
A existncia da pessoa natural termina com a morte.

A lei ainda prev casos especiais, como a morte presumida (ausentes e desaparecidos) e a comorincia, que ocorre com a morte simultnea de duas ou mais pessoas.

2.2.2. Personalidade jurdica As pessoas jurdicas so entidades sociais que objetivam alcanar um determinado propsito, portanto, sujeito de direitos e obrigaes, como estabelece o art. 40,CC. A personalidade jurdica deriva do registro de seus atos constitutivos nos rgos competentes, razo pela qual no deve ser confundido com os direitos da personalidade, pois os direitos da personalidade, como estabelecido no ordenamento jurdico, so direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, ou seja, a identidade, a liberdade, a reputao, a honra, a autoria e outros.

16 2.2.3. Estado da pessoa humana Com base em fundamentos legais, pode-se afirmar que o estado da pessoa natural representa a posio jurdica que ela ocupa no meio social, isto , seu modo particular de existir. Esta posio pode se dar de trs formas: 1) estado individual ou fsico; 2) familiar e; 3) poltico. Estado individual ou fsico, caracteriza-se pela condio fsica da pessoa natural; atinge, portanto, sua capacidade em razo da idade, p.ex.: sade ou sexo. Estado familiar decorre da posio que o individuo ocupa dentro da entidade familiar, e dele advm o vinculo conjugal e o parentesco, no havendo qualquer distino quanto consanginidade ou afinidade. Estado poltico advm da posio que a pessoa ocupa em uma sociedade politicamente organizada. Em sntese, estado da pessoa humana, a maneira, o modo de ser da pessoa no que se refere idade, sexo, sade mental, sade fsica, etc, intimamente ligados capacidade civil. 2.3. Capacidade Como j observado, qualquer pessoa tem personalidade jurdica, ou seja, aptido para ser sujeito de direitos, sem qualquer discriminao. Porm, nem todas, podem exercer por si mesmas os atos da vida civil. Assim sendo, pode-se concluir que a capacidade atribuio de uma pessoa que possui aptido para contrair obrigaes e exercer direitos, por si mesma. Sob o ponto de vista jurdico todos so igualmente dotados de personalidade civil, mas nem todos tm a mesma capacidade jurdica. Segundo Diniz (2006, p.513):
a capacidade a determinao de um mbito pessoal de validade relacionada com um mbito material normado.

17 Para ilustrar este conceito, faz-se necessrio saber os dois sentidos previstos na legislao sobre a capacidade, quais sejam: capacidade de direito e capacidade de fato, cujas finalidades veremos a seguir.

2.3.1 Capacidade de direito e capacidade de fato A capacidade de fato ou de exerccio, como alguma doutrina denomina, representa a aptido da pessoa para praticar pessoalmente os atos da vida civil. Assim, embora o ser humano tenha capacidade para ser titular de direitos e obrigaes na ordem civil, isto no significa a possibilidade de todos, pessoalmente,exercerem tais direitos. Quanto capacidade de direito ou de gozo, entende-se que seja aquela que representa a aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes, sem imposio de limitaes pelo ordenamento jurdico, garantindo ao cidado o exerccio pessoal desses direitos. Ao contrrio da capacidade de fato, que fica condicionada a requisitos legais que prevejam casos de incapacidade. Salienta-se que as pessoas que a lei impe limitaes so classificadas incapazes, como prev os artigos 3 e 4 do Cdigo Civil, in verbis:
Art. 3. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. Art. 4. So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.

18 Estas pessoas dependem de requisitos legais que regulam situaes de incapacidade, a exemplo de um menor de idade no responde pelos seus atos, necessita de representante legal.

2.4. Incapacidade Levando-se em considerao que toda incapacidade decorre de previso legal, no se incluem como tais eventuais limitaes ao exerccio de direitos provenientes de ato jurdico inter vivos ou causa mortis, assim como a proibio legal de se contrair determinados negcios jurdicos. A exceo desta afirmativa, destaca-se como exemplo o caso do doador que, gravando o bem doado de inalienabilidade, deixar o donatrio proibido de dele dispor. Outro exemplo: quando se probe ao ascendente vender bens ao descendente sem o consentimento dos demais descendentes. As hipteses de incapacidade previstas em lei podem ser de dois tipos: incapacidade absoluta (art. 3, CC) ou relativa (art. 4, CC). O aspecto diferenciador de uma e outra est relacionado idade imatura e s deficincias de ordem fsica ou mental. Tal a situao do menor, desprovido do discernimento e maturidade para fazer seu prprio juzo; do prdigo, que no possui o senso preciso para preservar seu patrimnio; do amental, carecedor da faculdade para decidir o que lhe convm. 2.4.1 Incapacidade absoluta A incapacidade absoluta , conforme previsto no art. 3 do Cdigo Civil vigente, a proibio total para a prtica dos atos da vida civil, em razo da presuno absoluta de que o sujeito no tem condies para faz-lo, seja em razo de sua imaturidade presumida, de enfermidade ou deficincia mental, seja em razo da impossibilidade, ainda que temporria, de discernimento, como preceitua (DINIZ, 2006).

2.4.2 Incapacidade relativa Como determina o art. 4 do Cdigo Civil as pessoas relativamente incapazes a exercer certos atos, devem ser assistidas ou representadas, ou seja, so quelas que

19 podem praticar, por si, os atos da vida civil, desde que assistidas por quem de direito os represente, sob pena de anulabilidade, como determina o art. 171, inciso I, do CC. Assim, o mecanismo pelo qual suprida a incapacidade relativa a assistncia de seus representantes legais, ou seja, o negcio praticado em conjunto pelo relativamente incapaz e pelo representante (pais, tutor ou curador).

20

3. O CDIGO CIVIL DE 2.002


3.1 Noes histricas Este diploma legal, criado atravs da Lei n 10.406, de 10/01/2002, substituiu o Cdigo Civil de 1.916, que vigeu durante oitenta e seis anos. Quando da vigncia desse ordenamento jurdico, o mundo atravessava uma escala de transformaes em quase todos os setores das atividades conhecidas. No Brasil ocorriam mudanas no sistema poltico, na organizao social, no modelo econmico, enfim, na prpria cultura poltica e jurdica, hoje em constante dinamismo. Mediante estudos realizados sobre este assunto, observou-se que o Brasil passou por significativas transformaes, tais como: a derrubada das oligarquias, a implantao do Estado Novo, tendo como consequncia a Era Vargas, o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubistchek, o parlamentarismo interrompido de Jnio Quadros, que culminou com o Golpe Militar de 1.964, enfim, vrias transformaes cujas conseqncias deu-se com a implantao da ditadura que perdurou por duas dcadas. Constatou-se ainda, que o Cdigo Civil de 1.916 adotava uma forma rigorosamente fechada, formal, individual e patrimonial, cuja elaborao deu-se em uma poca em que o jovem com vinte e um anos de idade no dispunha das mnimas e rudimentares condies de conhecimento, por absoluta inexistncia dos meios de comunicao (jornais, revistas, TVs, rdio e Internet). Acredita-se que o legislador tenha adotado o critrio biolgico para a determinao da idade limite da maioridade civil em vinte e um anos, com fundamento de que os fatores ligados pouca experincia e insuficincia mental, eram circunstncias impeditivas de sua plena participao na vida civil. Com o advento do novo Cdigo Civil/2002, foi abandonado o rigorismo formal e individualista do Cdigo Civil de 1916, para dar lugar a uma concepo voltada ao esprito de valorizao da pessoa humana, ligado aos aspectos sociais do direito. Tais inovaes deveram-se mais aos progressos e s ideologias acumuladas nas ltimas dcadas, quando a maior parte das constituies dos pases contemporneos ao Brasil passaram a defender a bandeira dos interesses sociais e

21 fundamentais como um de seus pilares, a exemplo do que ocorrera com a Constituio de 1988, cujo pressuposto principal a valorizao da pessoa humana.

3.2. Alteraes da maioridade em relao ao cdigo civil de 1.916 Aps a criao do novo cdigo civil, a populao brasileira passou a ter mais afinidade com as mudanas ocorridas no territrio ptrio, principalmente porque este diploma legal visa a valorizao da pessoa humana, preceito intimamente ligado aos aspectos sociais do direito, diferentemente do carter individualista e patrimonial do Cdigo Civil de 1.916. Esta legislao rigorosa reduziu a incapacidade do jovem maior de 16 e menor de 21 anos, em razo de fatores ligados pouca experincia, e insuficiente desenvolvimento mental, circunstncia impeditiva de sua plena participao civil, conforme j delineado nesta pesquisa. As hipteses de incapacidade absoluta prevista no art. 5 do Cdigo Civil, de 1916, eram as seguintes:
Art. 5. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de 16 (dezesseis) anos; II - os loucos de todo o gnero; III - os surdos-mudos, que no puderem exprimir a sua vontade; IV - os ausentes, declarados tais por ato do juiz.

Presume-se que at certa idade o homem no possua o discernimento indispensvel ao exerccio pessoal dos direitos. De acordo com o artigo 6 do mesmo diploma legal, eram relativamente incapazes:
Art. 6. - So incapazes, relativamente a certos atos ou maneira de os exercer: I - os maiores de 16 e os menores de 21 anos; II - os prdigos; III - os silvcolas.

Desse modo, o menor entre dezesseis e vinte e um anos podia livremente praticar os seguintes atos: a) servir de testemunha, inclusive em testamentos;

22 b) testar; c) equiparar-se ao maior nas obrigaes resultantes de atos ilcitos; d) alistar-se como eleitor, facultativamente entre dezesseis e dezoito anos. Podia tambm, o menor entre dezoito e vinte e um anos: a) casar (para mulher a idade de dezesseis anos, conforme artigo 183, XII do CC); b) requerer pessoalmente e isento de multa o registro de seu nascimento; c) pleitear perante a justia do trabalho, sem assistncia de pai ou tutor; d) exercer o direito de queixa, renncia e perdo no Juzo criminal (artigos 34, 50, pargrafo nico, e 52 do Cdigo Penal); Para muitos operadores de direito, o Cdigo Civil de 2.002 representa mais a consolidao de mudanas legislativas e sociais verificadas nas oito ltimas dcadas do que propriamente uma inovao no nosso ordenamento jurdico, a exemplo do Estatuto da Criana e do Adolescente, do Cdigo de Defesa do Consumidor, das leis sobre a unio estvel, dentre outras. As inovaes com relao Constituio Federal de 1988, tambm so destacadas e consideradas de grande porte, eis que a famlia passou a se constituir pelo casamento civil ou religioso e tambm pela unio estvel. Outras inovaes assinaladas dizem respeito a alterao do regime de casamento, a possibilidade de guarda dos filhos com um dos cnjuges, que detiver condies de cri-los, enfim.

23

4. CONTEXTUALIZAO
A maioridade penal, tambm conhecida como idade da responsabilidade criminal, a idade a partir da qual o indivduo pode ser penalmente responsabilizado. Esta a idade em que o jovem torna-se inteiramente responsvel pelos seus atos, como cidado adulto. De acordo com o ordenamento jurdico vigente, considera-se alcanada a maioridade penal a partir do primeiro minuto do dia em a pessoa completar os 18 anos. a regra do art. 10 do Cdigo Penal Brasileiro. Essa norma jurdica doravante tratada, encontra-se descrita em trs Diplomas Legais: 1) artigo 27 do Cdigo Penal Brasileiro dispe:
Os menores de dezoito anos so penalmente inimputveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial.

2) artigo 104 caput do Estatuto da Criana e do Adolescente que prev:


So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos medidas previstas nesta Lei. Pargrafo nico Para efeitos desta lei, deve ser considerada a idade do adolescente data do fato.

3) e artigo 228 da Constituio Federal:


So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial.

Como j observado, o legislador adotou o critrio biolgico, justificando que o menor de 18 anos no tem personalidade formada, pois ainda no alcanou a maturidade de carter, por isso acredita-se que a sua incapacidade para compreender a ilicitude do comportamento e para receber sano penal. Com relao ao art. 104, ECA o mesmo preceito constitucional, o que significa dizer que o menor envolto em situao de risco sujeitar-se- s normas estabelecidas na legislao especial, cuja aplicao compete ao Juzo da Vara da Infncia e da Juventude.
Art. 104. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s medidas previstas nesta Lei. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Lei, deve ser considerada a idade do adolescente data do fato.

24 O art. 228, CF:


Art. 228. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial.

atribuindo aos indivduos menores de dezoito anos posio jurdica subjetiva de inimputveis perante o sistema penal brasileiro. Este direito vem a ser um direito noeliminao de uma posio jurdica. E quando se fala em direito no-eliminao de posies jurdicas est patente a interligao com um direito fundamental, portanto, a posio que se pretende perpetuar no qualquer posio, mas sim uma posio jurdica fundamental, alicerada no princpio da dignidade humana. No caso especifico da inimputabilidade penal entende-se que esta se constitui em um a dimenso particular do direito de personalidade.

4.1. A maioridade penal luz do novo cdigo civil brasileiro O art. 5 do Novo Cdigo Civil diz que a menoridade civil cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. J o Cdigo Penal Brasileiro (art. 27), fixou o limite de dezoito anos para que se d imputabilidade penal, assim considerada a capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. E o Cdigo de Processo Penal exige a nomeao de curador para acompanhar o ru menor de vinte e um anos durante a persecuo penal. Resta saber se, em face de reduo do limite de idade para atingir a maioridade civil, perdura a necessidade de nomear curador ao menor de vinte e um anos, conforme exige a lei processual penal, ou se a maioridade no processo penal foi reduzida juntamente com a maioridade civil, descabendo, assim, tal exigncia. Alguns doutrinadores entendem a questo como resolvida, conforme expressa Gomes (2007):
Todos os dispositivos processuais penais que enfocavam o menor de vinte e um anos como relativamente capaz foram afetados pelo novo Cdigo Civil. Todos tm por base a capacidade do ser humano para praticar atos civis e, por conseguinte, processuais. Para o novo Cdigo Civil essa capacidade plena aos dezoito anos. Logo, todos os artigos citados acham-se revogados ou

25
derrogados (lei nova que disciplina um determinado assunto revoga ou derroga a anterior).

4.2. Imputabilidade penal O modelo brasileiro da imputabilidade dos menores de 18 anos, embora tradicional na nossa doutrina, na atualidade uma decorrncia da norma includa no art. 228 da Constituio Federal Brasileira/88. Como j assinalado, o Cdigo Penal de 1940, fixou o limite de 18 anos para que se d a imputabilidade penal, assim considerada a capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Adotou-se, assim, por razes de polticas criminais, o critrio biolgico, defendendo o pensamento de que o menor de dezoito anos seria inimputvel, por presuno absoluta de que antes desse limite ele no estaria preparado psicologicamente para decidir acerca de condutas ilcitas, sujeitando-se legislao especial, no caso, o Estatuto da Criana e do Adolescente-ECA. Para se ter uma idia, a Lei Federal 6.691/79, que instituiu o chamado Cdigo de Menores consignava trs limites de idade: 1) com quatorze anos o infrator era inimputvel; 2) de quatorze at dezesseis anos ainda era considerado irresponsvel, mas instaurava-se um processo para apurar o fato com possibilidade de cerceamento de liberdade, e; 3) finalmente entre dezesseis anos, o menor poderia ser considerado responsvel, sofrendo pena. Esta legislao reafirmou o teor do Cdigo Penal Brasileiro quando classificou o menor de dezoito anos como absolutamente inimputvel. 4.3. Estatuto da criana e do adolescente ECA (Lei n. 8.069/90) Este diploma legal, criado em 1990, instituiu a responsabilidade penal a partir dos dezoito anos de idade. Este marco foi estipulado por critrios polticos que se articula a um processo de maturao neurolgica e psicolgica que depende muito do ambiente social onde se vive.

26 O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA tem por finalidade subsidiar as discusses das propostas das emendas constitucionais, visto que, antes da sua criao no existia em nossa legislao uma poltica de atendimento que pudesse atender integralmente s necessidades de crianas e adolescentes. Hoje, tornou-se real a existncia de uma poltica de Proteo Especial que atende as reivindicaes da sociedade civil organizada em prol dos menores pberes e impberes. Vale ressaltar ainda que o ECA no se restringe ao menor em situao de risco, visa principalmente a proteo integral criana e ao adolescente. A proteo integral h de ser entendida como aquela que abrange as necessidades de um ser humano para o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Assim, s crianas e aos adolescentes devem ser prestadas a assistncia material, moral e jurdica, cujo objetivo, como est expresso, prevenir o crime e orientar o retorno convivncia em sociedade. Ademais, toda assistncia deve ser, de preferncia, ofertada no seio de sua famlia, se possvel biolgica (arts. 25 a 27, ECA). Se no for, em uma famlia substituta (arts. 28 a 52,ECA). O critrio adotado pelo legislador, protegendo a pessoa at os dezoito anos, foi baseado no art. 1 da Conveno sobre os Direitos da Criana, adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas, em 26/01/1989, assinada pelo governo brasileiro em 26/01/1990. A responsabilidade penal tambm encontra respaldo no art. 228 da Constituio Federal de 1988, bem como no art. 27 do Cdigo Penal Brasileiro. Em caso de eventual modificao da idade penal mnima, estar o Brasil a descumprir o que foi estabelecido no tratado que se comprometeu a cumprir. E o descumprimento implica a responsabilizao internacional do Estado violador. oportuno destacar os trs sistemas considerados basilares para sustentao do Estatuto da Criana e do Adolescente: 1) Sistema primrio - trata das Polticas Pblicas de Atendimento a criana e ao adolescente; 2) Sistema secundrio - cuida das medidas de proteo dirigidas s crianas e adolescentes em situao pessoal ou social, enquanto vtimas que tm direitos violados;

27 3) Sistema tercirio - trata das medidas scio-educativas, aplicveis aos adolescentes em conflito com a lei que passam condio de vitimizadores. 4.3.1 Das medidas scio-educativas As medidas scio-educativas vo desde a advertncia (Prestao de Servios Comunidade, Liberdade Assistida, Semi-Liberdade), at a privao de liberdade, exigindo-se flagrante ou ordem escrita e fundamentada do Juiz da Vara da Infncia e da Juventude. Tais medidas so pblicas, dadas pela sociedade atravs do Estado; individuais, pois cada scio-educando dever receber a medida de acordo com a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao (art. 112, 1, ECA); no cumulativas, no se somam aritmeticamente no caso do adolescente cometer mais de um ato infracional, porm influenciam na medida a reiterao de atos e/ou o grau de violncia do ato; e no h uma correlao entre o fato e a medida, ou seja, a um ato infracional no se corresponde uma quantidade de medida aplicvel, isto d ao juiz, maior liberdade, que pode usar critrios mais plsticos podendo-se dizer, mais objetivo. E como determina o art. 103 do ECA, ato infracional toda a conduta descrita como crime ou contraveno penal. Pois bem, foroso indagar: qual a diferena entre priso prevista no CP e a internao descrita no ECA? A medida de internao tem uma grande diferena em comparao priso propriamente dita aplicada ao maior de dezoito anos. A circunstncia que distingue fundamentalmente uma da outra, segundo Figueiredo (2002) o Juiz Saraiva nos diz que esta ao est relacionada com local do cumprimento da sano. Enquanto o maior de idade cumpre pena no sistema penitencirio, onde se misturam criminosos de graus de comprometimento e espcies diferentes, a internao aplicvel ao menor cumprida em estabelecimento prprio para adolescentes, dentro de um programa especial de educao escolar, profissionalizao, com assistncia pedaggica e psicoterpica, tudo em consonncia com critrios previamente analisados dentro dos padres internacionalmente definidos.

28 Na verdade, a diferena entre a Justia da Infncia e da Juventude e a Justia Penal puramente de competncia de jurisdio, pois elevar adolescentes categoria de presidirios no acrescenta nada no caminho da evoluo da segurana pblica. Assim, o ECA privilegia as medidas restritivas de direitos, deixando a privao de liberdade para os casos mais graves, permitindo e incentivando a participao da famlia na recuperao dos menores infratores, o que certamente no ocorre no regime atinente ao sistema penitencirio. Para ilustrar esta pesquisa de bom alvitre destacar as Medidas ScioEducativas contidas no ECA:
Art. 112. Verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I - advertncia; II - obrigao de reparar o dano; III - prestao de servios comunidade; IV - liberdade assistida; V - insero em regime de semi-liberdade; VI - internao em estabelecimento educacional; VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI. 1 A medida aplicada ao adolescente levar em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao. 2 Em hiptese alguma e sob pretexto algum, ser admitida a prestao de trabalho forado. 3 Os adolescentes portadores de doena ou deficincia mental recebero tratamento individual e especializado, em local adequado s suas condies.

4.3.2. Das medidas especificas de proteo As principais caractersticas da Doutrina da Proteo Integral estabelecem que dever da famlia, da sociedade, da comunidade e do estado restabelecer o exerccio do direito da criana que ameaado ou violado; que a poltica pblica em beneficio da criana deve ser descentralizada e focalizada no municpio, e que as crianas j no so mais pessoas incompletas, mas sim pessoas completas que possuem a particularidade de encontrarem-se em desenvolvimento. Como estabelece art. 101, ECA:

29
Art. 101. Verificada qualquer das hipteses previstas no art. 98, a autoridade competente poder determinar, dentre outras, as seguintes medidas: I - encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; II - orientao, apoio e acompanhamento temporrios; III - matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV - incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V - requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI - incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; VII - abrigo em entidade; VIII - colocao em famlia substituta. Pargrafo nico. O abrigo medida provisria e excepcional, utilizvel como forma de transio para a colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade.

Apesar das criticas de alguns juristas em afirmar que o ECA muito tolerante com os infratores, que no intimida os que pretendem transgredir a lei, diramos que o ECA quer proteger a criana excluda socialmente, pois o menor vitima de uma sociedade de consumo desumano e muitas vezes cruel. Da a necessidade de ser tratado e amparado por polticas fortes, e no apenas punido do ponto de vista penal. 4.4. Lei de execuo penal LEP (Lei n 7.210/84) A Lei de Execuo Penal LEP, criada pela Lei n 7.210/84, tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. Dentro do sistema prisional brasileiro existem vrios tipos de estabelecimentos penais, destinados o cada cumprimento de sentena judicial (art.82,LEP), os quais passaremos a identificar:

30 4.4.1. Tipos de estabelecimentos penais De acordo com Marco (2007), os tipos de estabelecimentos penais so os seguintes: a) PENITENCIRIA o estabelecimento penal em que se recolhem s pessoas condenadas a pena de privao da liberdade, para que a as cumpram. Conforme os art. 87 e 88 da LEP destinam-se ao condenado pena de recluso, em regime fechado, que contenha o mnimo de condies necessrias. Os condenados sero alojados em celas, pavilhes; suas acomodaes devem ser edificadas correspondendo s necessidades humanas de aerao, insolao e condicionamento trmico adequado existncia humana. Para as mulheres, a penitenciria ter que assegurar acomodaes e instalaes adequadas, distintos, de acordo com a natureza, a idade e sexo, e o que dispe a Constituio Federal/88, em seu artigo Art. 5, XLVIII e no inciso L s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. Por isso esse direito previsto tanto na LEP (art. 89) como na CF, deve ser obedecido. Independente de sexo, a CF, XLIX, assegura aos presos o respeito integridade fsica e moral, sendo que o Art. 90 refere ao direito de visitao. b) COLONIA AGRCOLA, INDUSTRIAL OU SIMILAR um tipo de estabelecimento, prdio ou local que se destina ao cumprimento, pagamento da pena no regime semi-aberto, isto , lugar onde o condenado e apenado pratica atividades agropecurias, tais como horticultura, piscicultura etc., ou atividades fabris, industriais ou manufaturadas (artesanato) pequenos fabricos de peas variadas (a exemplo de bolas de couro para futebol), marcenaria, serralheria dentre outros aprendizados edificadores do reeducando. As acomodaes podero ser em cela coletiva, desde que atendidos os requisitos do pargrafo nico do art. 88 desta LEP. c) CASA DO ALBERGADO Como prev o art. 93 da LEP, a Casa do Albergado um tipo de estabelecimento, prdio ou local que possuem acomodaes e instalaes adequadas para ministrar palestras, localizado na rea urbana, destinado aos detentos que cumpram pena privativa de liberdade, em regime aberto, e da pena de limitao de fim de semana. Esses no precisam permanecer em tempo integral por

31 se tratar de regime aberto, um tipo de compromisso que tm em comparecer a todas as reunies que sirvam de orientao scio-educativa e retornarem para pousar nos finais de semana. No se trata de uma priso e sim de um local de ressocializao do apenado estando ele livre durante a semana para trabalhar fora. d) CENTRO DE OBSERVAO Todo Complexo Penitencirio deveria possuir um Centro de Observao, autnomo ou anexo para realizao de exames gerais tais como, de sangue, de urina ou at mesmo de insanidade mental quando necessrio, e pesquisas criminolgicas. Na falta desse Centro, os Exames podero ser realizados pela Comisso Tcnica de Classificao, como estabelece o art. 96 da LEP. e) HOSPITAL DE CUSTDIA E TRATAMENTO PSIQUITRICO Aos apenados, inimputveis ou semi-inimputveis, so destinados, a internao em Hospital de custdia ou em tratamento psiquitrico, obedecendo s condies mnimas de ambiente, assim como o clima e espao adequado (art. 88, pargrafo nico, LEP). Todos os internados devero se submeter ao exame psiquitrico e a tratamento. Quanto ao tratamento ambulatorial deve ser realizado no mesmo local, na necessidade de outro local, deve ter dependncia mdica adequada para receb-lo, por questo de segurana. f) CADEIA PBLICA O Art. 102 da LEP explcito ao afirmar que as cadeias pblicas so destinadas aos presos provisrios, que esto aguardando uma deciso quanto ao seu destino, possui cadeias pblicas em delegacias, comarcas, juizados. Cada local, os presos permanecem por pouco tempo com o intuito de atender e resguardar o interesse da justia. As instalaes devem atender as exigncias mnimas referidas no Art. 88 e seu pargrafo nico desta Lei. Como podemos observar, a Lei de Execuo Penal garante a todos os apenados/sentenciados estabelecimentos apropriados, conforme as penas que lhes foram impostas. Porm, na realidade, o que se v so amontoados de pessoas trancafiadas nas unidades prisionais, as quais no oferecem condies mnimas de ressocializao, diante da falta de compromisso e responsabilidade na execuo dos projetos sociais elaborados para este fim, alm de outros fatores que culminam para essa realidade.

32 4.5. Direito estrangeiro Como o foco deste trabalho a reduo da maioridade penal, torna-se necessrio fazer um paralelo com alguns pases que adotam legislaes especficas para evitar a impunidade penal. Na Frana, por exemplo, a maioridade penal de dezoito anos, mas jovens a partir dos treze e at os dezoito podem ser penalizados. Na Inglaterra, a maioridade penal de vinte e um anos para crimes comuns. Tratando-se de crimes hediondos o infrator penalizado a partir dos dez anos. Em Portugal o jovem pode ser condenado a partir dos dezesseis anos, o mesmo ocorrendo na Argentina, Espanha, Blgica e Israel. Na Alemanha e Haiti, a partir dos quatorze anos. A lista a seguir ilustra o limite para a imputabilidade penal, em crimes mais graves em alguns pases do mundo: - Colmbia: 18 anos - Peru: 18 anos - Brasil: 18 anos - Etipia: 09 anos - Esccia: 08 anos - Itlia: 14 anos - Polnia: 13 anos - Japo: 14 anos - Egito: 15 anos - Estados Unidos: varia conforme a legislao estadual. Apenas 13 estados fixaram uma idade mnima legal, a qual varia entre 6 e 12 anos. - Ir: 09 para mulheres e 15 para homens.
(Fonte: Elaborao Prpria)

4.6. Propostas de emendas Constituio Federal (PECs) De acordo com os termos do art. 356 do Regimento Interno do Senado Federal, a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania competente para apreciar a matria sobre as Propostas de Emenda Constituio n 18 e 20/1999, n 03/2001, 26/2002,

33 90/2003 e 09/2004, que alteram o art. 228 da Constituio Federal/88 para reduzir a maioridade penal. Alm dessas PEC`s existem no Congresso Nacional aproximadamente 50 propostas de emenda Constituio-PEC, sob a falsa crena de que essa seria uma eficiente medida no combate criminalidade no pas. Na Cmara, a mais antiga PEC tramita na Casa desde 1993, ou seja, h quinze anos. As seis PECs referidas passaram a tramitar em conjunto no Senado Federal em razo da aprovao do requerimento n 743/2004, fundamentado no art. 258 do Regimento Interno do Senado Federal RISF. De acordo com o voto da Comisso a PEC n 20/1999, de autoria do Senador Jos Roberto Arruda foi aprovada com a seguinte emenda:
D-se ao art. 228 da Constituio Federal, de que trata o art. 1 da Proposta de Emenda Constituio n 20, de 1999, a seguinte redao: Art. 228. So penalmente inimputveis os menores de dezesseis anos, sujeitos s normas da legislao especial. Pargrafo nico. Os menores de dezoito e maiores de dezesseis anos: I - somente sero penalmente imputveis quando, ao tempo da ao ou omisso, tinham plena capacidade de entender o carter ilcito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento, atestada por laudo tcnico, elaborado por junta nomeada pelo juiz; II cumpriro pena em local distinto dos presos maiores de dezoito anos; III tero a pena substituda por uma das medidas scio-educativas, previstas em lei, desde que no estejam incursos em nenhum dos crimes referidos no inciso XLIII, do art. 5, desta Constituio.

Eis as PECs analisadas pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania de Justia do Senado Federal: - PEC n 18/1999, prev que nos casos de crimes contra a vida ou o patrimnio cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa, so imputveis os infratores com dezesseis anos ou mais de idade; - PEC n 20/1999, torna imputveis, para quaisquer infraes penais, os infratores com dezesseis anos ou mais de idade, com a condio de que, se menor de dezoito anos, seja constatado seu amadurecimento intelectual e emocional;

34 - PEC n 03/2001, tambm torna imputveis, para quaisquer infraes penais, os infratores com dezesseis anos ou mais de idade, com a condio de que, se menor de dezoito anos, seja constatado seu amadurecimento intelectual e emocional e o agente seja reincidente; - PEC n 26/2002, estabelece que os maiores de dezesseis e os menores de dezoito anos de idade so imputveis, em caso de crime hediondo ou qualquer crime contra a vida, se ficar constatado, por laudo tcnico elaborado por junta nomeada pelo juiz competente, a capacidade do agente de entender o carter ilcito de seu ato; - PEC n 90/2003, torna imputveis os maiores de treze anos em caso de prtica de crime hediondo; - PEC n 09/2004, prev a imputabilidade para o menor de dezoito anos, desde que tenha praticado crime hediondo ou de leso corporal grave e seja constatado que possui idade psicolgica igual ou superior a dezoito anos, com capacidade para entender o ato ilcito cometido e determinar-se de acordo com esse entendimento. assunto da reduo da maioridade penal voltou a ser destaque quando ocorreu a morte atroz do garoto Joo Hlio, de seis anos, aps ser arrastado por sete quilmetros nas ruas do Rio de Janeiro no dia 08/02/2007, cujos acusados envolveram menores de idade. A grande indagao a seguinte: vale a pena reduzir o limite temporal da imputabilidade? E no que a sociedade seria beneficiada ou prejudicada com tal medida? Sabe-se que o sistema brasileiro, dentre os existentes, um dos piores, por uma srie de razes e motivos que no merecem ser analisados neste momento. As prises encontram-se abarrotadas, no se observam as regras mnimas de higiene, de espao, enfim, de dignidade da pessoa humana, limitando-se tais presdios em meros depsitos onde se guardam pessoas, com o nico objetivo de mant-las longe do convvio social, e com a certeza de que l no sairo at que suas penas sejam integralmente cumpridas.

35 4.7. Correntes contrrias e correntes a favor da reduo da maioridade penal 4.7.1. Correntes contrrias As propostas visando diminuio de responsabilidade penal devem ser examinadas com serenidade, buscando atingir todos os aspectos bsicos da questo, sem deixar de considerar as circunstancias individuais e sociais, sem perder de vista os valores ticos implcitos na condio humana e as razes pelas quais se confere tratamento legal diferente s crianas e os adolescentes. Barbato (2004) nos diz que no artigo publicado na Gazeta Mercantil dia 29/04/2001:
A razo para manter a maioridade penal aos dezoito anos

E o professor Dalmo de Abreu Dallari assim afirma:


...no h justificativa para que se proceda ao rebaixamento da idade de responsabilidade penal. Tal medida seria uma violncia tica, sobretudo porque, como publico e notrio, na quase totalidade dos casos que so divulgados pela imprensa com estardalhao, os adolescentes infratores so pobres.

Acrescenta ainda:
a reduo da maioridade penal de 18 para 16 anos trar mais prejuzos dos que benefcios sociedade, pois jogar definitivamente no mundo da criminalidade adolescentes que, se receberem a aplicao das medidas scioeducativas, inclusive privao de liberdade nas condies previstas em lei, estar sendo preparada para a convivncia pacifica e respeitosa.

O ilustre Professor Miguel Reale Junior, durante a Audincia Pblica realizada em 10/11/1999, na cidade de So Paulo-SP tambm falou sobre o assunto dizendo:
O mito de que o Brasil est entregue a um alarmante crescimento da criminalidade grave praticada por adolescentes no corresponde realidade dos nmeros.

E disse mais:
no Brasil, no a pobreza a produtora de atos delituosos, mas sim a imensa desorganizao social, por isso h que se voltar a ateno para as polticas pblicas e sociais muito mais do que para a resoluo de questes dessa grandeza por mera alterao constitucional ou legal. (2001, p. 170)

O Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva, manifestou-se contra qualquer reduo na maioridade penal, alegando que:
...o problema no s social, mas advm de um conjunto de fatores.

36 Disse ainda:
...que o Estado no pode tomar decises com base na emoo, se a gente aceitar a diminuio da idade para 16 anos, amanh estaro pedindo 15, depois para 10, depois para 9, quem sabe algum dia queiram punir at o feto se souberem o que vai acontecer no futuro.

O governador de So Paulo, Jos Serra tambm declarou-se contrrio reduo da maioridade penal, porm defende o aumento da pena mxima para punio de menores infratores, prevista no ECA, de 3 para 10 anos . Na reunio de governadores do Sudeste ocorrida em 09/01/2007, Serra incluiu esta idia entre as 12 propostas que apresentou para reduzir a criminalidade, sendo a pena mxima de 10 anos no caso de infraes praticadas com violncia ou com grave ameaa pessoa, como estupro e latrocnio. Como podemos observar, os defensores dessas propostas so categricos em afirmar que o problema no est na reduo da maioridade, pura e simplesmente, argumentam que antes de se pensar na alterao das leis, deveriam primar pela efetividade das regras existentes, atravs da correta e eficaz aplicao das diretrizes constantes do Estatuto da Criana e do Adolescente em todos os seus nveis, com interligao de sociedade e Estado. Considerar que o adolescente causador de ato infracional seja o responsvel pela onda crescente da criminalidade, com reflexos danosos no seio da populao, um tremendo equvoco. Acredita-se que as causas so maiores, complexas e transcendem o entendimento mediano da populao, que clama por justia em sua sede de vingana, como na poca remota da antiguidade onde imperava as regras da vingana privada. Isto se deve em grande parte desigualdade social que assola o pas, associada negligncia do Estado e mudana de fatores culturais e comportamentais que se inseriram no meio urbano com o advento da modernizao. Alm da extensa gama de instrumentos de cidadania e responsabilizao de que dispe o ECA, outro caminho que pode-se perseguir o do combate misria e a desigualdade social, seguramente a origem da crescente criminalidade, cujo empenho deve partir principalmente de parte do Estado, de modo a reintegrar o jovem infrator sociedade, utilizando-se de aes preventivas, que, como se sabe, custa menos aos cofres pblicos.

37 Acrescenta-se ainda, se o problema fosse idade, o sistema prisional para os maiores de dezoito anos no estaria to sobrecarregado como se encontra. Nesse sentido, independente do ato infracional que o jovem possa ter cometido, deve ser oferecida uma segunda chance de reintegrao social, passando por um processo de sano scio-educativa, ao invs de deix-los sob posio de plena responsabilidade criminal aos dezesseis anos, esquecendo-se, assim, os direitos que o prprio ECA estabeleceu em seus artigos. Por isso, antes de debater a reduo da maioridade penal como tratamento da insegurana pblica, deve-se examinar o motivo pelo o qual esses jovens caram nas malhas do crime, j que como sabido as crianas nascem puras e desprovidas de toda e qualquer maldade.

4.7.2. Correntes a favor Os defensores da reduo da maioridade penal, em linhas gerais, consideram que:
o atual Cdigo Penal brasileiro, aprovado em 1940, reflete a imaturidade juvenil daquela poca, e que hoje, passados 68 anos, a sociedade mudou substancialmente, seja em termos de comportamento (delinquncia juvenil, vida sexual mais ativa, uso de drogas), seja no acesso do jovem informao pelos meios de comunicao modernos (televiso, Internet, celular, etc.), seja pelo aumento em si da violncia urbana.

No quer dizer que os adolescentes de hoje so mais bem informados que os do passado, que o adolescente de hoje, a partir de certa idade, geralmente proposta como 16 anos, tem plena conscincia de seus atos, ou pelo menos j tem o discernimento suficiente para a prtica do crime, algumas vezes, este argumento complementado pela comparao com a capacidade (ainda que facultativa) para o voto a partir dos 16 anos, instituda pela Constituio Federal de 1988. O argumento da votao aos 16 anos bastante infundado, j que nesta idade o adolescente tem voto facultativo e no pode candidatar-se aos cargos. Justificar a no reduo da maioridade pela no resoluo de problemas sociais um raciocnio meramente utilitarista e que a lei deve ser construda de forma justa, a

38 fim de inocentar os realmente inocentes e responsabilizar os realmente culpados, na medida correta e proporcional em cada caso. Os defensores dessa corrente acreditam que o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA falha por no punir com a desejvel medida os delitos praticados pelos adolescentes, fazendo com que, pela sua brandura e condescendncia, seja estimulada a prtica criminosa. A pena que se aplica em casos extremos a da internao em instituies apropriadas por um perodo de, no mximo, trs anos, a partir do que o infrator passa a ser encarado sem nenhuma restrio, ou seja, sem antecedentes, no importando a gravidade do crime praticado. Segundo Coutinho (2003), no artigo intitulado O menor delinquente, o Professor Leon Frejda Szklarowski afirma que:
no se justifica que o menor de dezoito anos e maior de quatorze anos possa cometer os delitos mais hediondos e graves, nada lhe acontecendo seno a simples sujeio s normas da legislao especial.

A questo da maioridade eleitoral tambm um dos motivos a que se apega a corrente defensora da reduo da idade penal. A propsito, o mesmo legislador constituinte que concluiu pela maturidade do jovem para escolher um presidente da repblica deixa de considerar o mesmo jovem como responsvel pela prtica de condutas delituosas, enquadrando o menor de dezoito anos como inimputvel, tal como expresso no artigo 228 da Constituio Federal. Diante dessa contradio cometida pelo prprio poder constituinte, muitos defensores indagam se seria mais complexo para o jovem de dezesseis anos entender toda a importncia dos poderes executivo, legislativo e judicirio dentro do contexto maior da repblica, com as funes especficas do processo eleitoral, ou ter conhecimento de que atos como matar, roubar, sequestrar, etc. Aos olhos do cidado comum o processo eleitoral o mais complicado, da a necessidade da reviso do ponto de vista constitucional no que concerne maioridade penal. Para Junior (2001), o responsvel maior pela criao do Novo Cdigo Civil, j afirmava, em 1.990, que a necessidade da mudana na rea penal, relacionando-a com a recente novidade que o legislador constituinte houvera inserido na Constituio de 1.988 ao abreviar a idade eleitoral do brasileiro.

39 Ainda pesa contra a atual idade penal o fato de criminosos estarem usando, na prtica de assaltos seguidos de morte, menores entre quatorze a dezoito anos, na certeza de que estes no vo para a cadeia. comum a imprensa noticiar, em escala sempre crescente, a participao de menores em crimes hediondos, desde homicdio qualificado, trfico de entorpecentes, extorso mediante sequestro, estupro, at latrocnio, quase sempre em concurso com maiores de idade, que lhes servem de mentores e aos quais acabam se tornando uma espcie de escudo, na medida em que assumem sua parcela de culpa.

5. PAPEL DA FAMLIA, DA SOCIEDADE (INCLUINDO ESCOLA) E DO ESTADO O papel da famlia no s ensinar, mas educar. Educar com amor, com respeito, dignidade, impondo limites na relao, para que as crianas cresam com base em princpios fundamentais de valorizao da vida. notrio que a criana sofre influncia das pessoas que a cercam. Essa influncia acontece de forma natural, e, geralmente, inconsciente. Para as crianas, os adultos so vistos como referenciais que modelam seus comportamentos, e a forma como esses adultos agem diante de situaes boas, prazerosas ou situaes difceis, servem de parmetro para as crianas conduzirem as suas vidas. Fundamentalmente, o papel da famlia influencia muito a criana a escolher seu futuro, ser um cidado de bem, dotado de valores. Em muitos casos a falta de tempo dos pais causa graves problemas dentro do lar. Alguns no sabem nada sobre seus filhos, vivem ausentes de casa, devido as atividades que ocupam fora do lar. Outros, no tm tempo para conversar com as crianas. Os filhos tambm no percebem a casa como um lar, apenas moram nela, sem dar importncia. A questo da proteo tambm influencia na formao da criana, pois esta atitude deixa os filhos totalmente dependentes, precisando de ateno e ajuda constante de outras pessoas, pois no conseguem andar sozinhos. Os pais considerados autoritrios, dominadores, exigentes ajudam a criar filhos impulsivos e agressivos, desenvolvendo neles uma personalidade insegura e instvel. Enfim, a famlia, mesmo que esteja desestruturada considerada o alicerce para a garantia de um futuro brilhante e promissor.

40 A sociedade tem um papel de grande relevncia nesse aspecto, tratando a criana com respeito e dignidade, como previsto na legislao especial, e neste contexto inclui-se a escola. Sabe-se que o Direito a Educao um direito de todos, est expresso no Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, e na Constituio Federal Brasileira, assunto este intimamente relacionado com o adolescente infrator. Quando se trata do envolvimento do adolescente em um ato infracional a escola possui dois papis: O primeiro de carter preventivo, com a promoo de uma cultura de paz e tolerncia, por meio de uma slida formao para os valores. O segundo receber o adolescente que j se tornou um infrator e retorna vida e aos estudos. A atitude bsica da escola nesse caso deve ser de incluso. O sistema de ensino precisa se preparar para lidar melhor com esse jovens e os problemas que trazem consigo. Como frisamos anteriormente, a educao um direito de todos, sem exceo, e o adolescente que tenha um conflito com a lei no pode ser excludo dessa realidade. Se olharmos a realidade atual, percebe-se claramente que as crianas e adolescentes em situao de risco fazem parte da clientela da educao, ou seja, professores, diretores, supervisores e orientadores no recebem capacitao especifica para lidar com essa clientela. Essa uma grande falha das redes pblicas e particulares de ensino, por no acolher o aluno e sua realidade familiar, comunitria ou cultural. Nesse contexto de extrema excluso social, observa-se o fenmeno da marginalizao que o contingente populacional no integrado, no participante do sistema produtivo, e a consequncia dessa realidade provoca o deslocamento de amplas massas humanas do meio rural procura de melhores condies de vida e de trabalho nas reas urbanas. Com isso, acarreta crescimento demogrfico que resulta no processo de industrializao e modernidade, razo pela qual a marginalidade tornase uma prtica moldadas pelas condies sociais e histricas em que os homens vivem. Quanto ao papel do Estado na formao do cidado, sabe-se que o menor marginalizado no surge por acaso. Ele fruto de um estado de injustia social crnico que gera e agrava a misria em que sobrevive a maior parte da populao.

41 Na medida em que a desigualdade econmica e a decadncia moral foram crescendo nesses ltimos anos, o nmero de menores empobrecidos tambm foi aumentando. E a explicao para tudo isso? A causa real deste fenmeno acredita-se que vem do prprio modelo econmico adotado pelo governo que apresenta um sistema educacional fragilizado, com professores desmotivados, em face das condies de trabalho e por polticas de remunerao inexpressivas. A realidade encontrada pelo menor em casa, tambm pode contribuir para sua incluso no mundo do crime. No que todo menor desprovido economicamente, necessariamente tenha que se envolver com a criminalidade, mas foroso asseverar que diante das condies precrias vivenciadas em casa, o menor possa se ver tentado a praticar os chamados atos infracionais na busca da satisfao de seu desejo atravs de um bem material, por exemplo. Sob os aspectos sociolgicos, percebe-se que o menor vitima de uma sociedade de consumo desumana e muitas vezes cruel, razo pela qual precisa ser tratado e amparado por polticas sociais fortes e no apenas punido do ponto de vista penal. Cabe ao Estado, responsvel pela elaborao e aplicao das leis, chamar para si a responsabilidade pelo crescimento do nmero de menores infratores, e certamente perceber a flagrante omisso e a total falta de polticas sociais que propiciem condies dignas s famlias de menor poder aquisitivo. E mais, que a vida social requeira mais do que qualquer lei punitiva, exige solidariedade, fraternidade e igualdade de oportunidade para todos. Portanto, cada segmento necessita fazer a sua parte, a famlia com o papel basilar, a sociedade (inserindo a escola), e principalmente o Estado que fundamentalmente possa criar programas sociais srios que garantam moradia, sade, educao e trabalho, ou seja, polticas de incluso sria, eficientes, capazes de envolver a grande massa dos desfavorecidos. Assim, evita-se que um grande nmero de adolescentes sejam encarcerados dentro de um sistema prisional, que intensifica a cada dia os problemas que os levaram para l.

42

6. CONSIDERAES FINAIS
H quem argumente que a reduo da maioridade seria plenamente justificvel em face da capacidade de entendimento do menor de dezesseis anos, pois, a ele dado o direito de votar. Tal argumento no merece respaldo, pois alm do fato de o voto para eles no ser obrigatrio, tambm esto sujeitos s medidas do Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, inclusive medida mxima da internao, que equivale priso para os adultos. Defender a postura de reduo da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, andar na contramo da histria, pois se sabe da falncia do sistema prisional brasileiro. As pessoas pouco informadas, que tendem a defender a reduo, e isto o fazem impulsionadas pelo calor dos acontecimentos, por mero casusmo, com sede de vingana, deveriam examinar com ateno quais seriam as medidas mais justas para conter a criminalidade. Conforme noticirios dos telejornais, os dois maiores grupos de criminosos que atualmente aterrorizam as maiores cidades do Brasil nasceram dentro de nossos presdios: o Comando Vermelho, no Rio, e o Primeiro Comando da Capital, em So Paulo. Isso refora a idia da ineficincia dos nossos presdios para a recuperao ou ressocializao dos criminosos, pois dificilmente um condenado que ali permanea por um determinado perodo conseguir reabilitar-se para o convvio social, sem praticar mais crimes. No contexto deste trabalho, analisamos as duas correntes que se posicionam de maneira slidas, argumentadas e patrocinadas por juristas renomados no cenrio penal brasileiro quanto as propostas de emendas Constituio. Aqueles que defendem a reduo alegam que o jovem com dezesseis anos j se encontra maduro em todos os sentidos, de modo a entender claramente o carter ilcito de sua conduta e a determinar-se de acordo com esse entendimento. Outros entendem que o amadurecimento ainda no pleno e que a reduo da idade penal traria um retrocesso, pois, o sistema penitencirio aplicado ao maior de dezoito anos ainda arcaico e rudimentar. Questiona-se: Se o menor hoje com dezesseis anos tem o senso de discernimento mnimo para saber com segurana o que uma ilicitude, e o mais

43 importante, reconhecendo o carter errado de sua atuao (matar, roubar, estuprar, etc.), saber que tais atos lhe sujeitar a ir para a cadeia? Diante dos avanos verificados na sociedade e do progresso intelectual vivido pelo jovem com dezesseis anos, no h dvida que a resposta afirmativa, principalmente levando-se em considerao que nessa idade, permitido exercer o direito soberano do voto. No entanto, existe um grande abismo entre a aptido maioridade plena, ou seja, estar apto a assumir a responsabilidade por um crime praticado, e a estrutura de que dispe o sistema penitencirio brasileiro para albergar criminosos, hoje corrompido, cruel, e, o que mais grave, dissociado do princpio basilar do estado de direito. Nesse sentido, a idade penal no deve ser reduzida enquanto existir a atual estrutura, pois como j ocorre com os criminosos, a cadeia de hoje, longe de cumprir com sua funo ressocializadora, funciona como uma espcie de escola para formao de delinquentes. Inserir nessa estrutura menores de dezoito anos seria uma agresso sociedade e um retrocesso s funes do Estado que em ltima anlise tem o dever constitucional de prover o bem estar e a dignidade da pessoa humana, princpios, excessivamente enfatizados e valorizados no novo Cdigo Civil. A nica certeza que se poder ter dessa medida que prega a reduo da maioridade penal a de que ocorrer um aumento considervel do nmero de sentenciados a cumprir penas no Pas. E nada mais. O efeito intimidativo da medida de segurana nenhum, j que os delitos continuaro a ocorrer, sejam eles classificados como hediondos, qualificados, agravados, enfim, os crimes existiro independentemente de aumento das penas ou da criao de novos tipos penais ou ainda em razo da reduo do limite temporal. A soluo para o problema da violncia entre crianas e jovens a preveno primria, por meio das estratgias cientificamente comprovadas, facilmente replicveis e definitivamente muito mais baratas do que a recuperao de crianas e adolescentes que cometem atos infracionais graves contra a vida. A preveno primria da violncia inicia-se com a construo de um tecido social saudvel e promissor, que comea antes do nascer, com um bom pr-natal, parto de qualidade, aleitamento materno exclusivo at seis meses e o complemento at mais de

44 um ano, vacinao, educao infantil, principalmente propiciando o desenvolvimento e o respeito fala da criana, a orao, o brincar, o andar, o jogar; uma educao para a paz e a no-violncia. A segunda rea da maior importncia nessa preveno primria da violncia envolvendo crianas e adolescentes a educao, a comear pelas creches, escolas infantis e de educao essencial e de nvel mdio, que devem valorizar o desenvolvimento do raciocnio e a matemtica, a msica, a arte, o esporte e a prtica da solidariedade humana, princpio fundamental para o crescimento intelectual do ser humano. Sabe-se que a construo da paz e a preveno da violncia dependem de como promovemos o desenvolvimento fsico, social, mental, espiritual e cognitivo das crianas e adolescentes, dentro do contexto familiar e comunitrio. Trata-se, portanto, de uma ao envolvendo todos os segmentos sociais, e que esta ao seja realizada de maneira integrada, inteligente e responsvel. Com a participao das famlias, mesmo que estas estejam incompletas ou desestruturadas. Com participao do Estado e da sociedade civil, envolvendo escola, igreja, enfim. O sistema vigente garante ao adolescente autor de ato infracional diversas medidas capazes de assegurar sua ressocializao. O que est em jogo assegurar a boa qualidade na execuo dessas medidas. Afinal de contas, o sistema jurdico direcionado aos jovens deve sempre visar efeitos pedaggicos e garantir que eles no tornem a delinqir, no fazendo sentido a simples punio pela punio. Desta forma, se a anlise for feita no sentido de se saber o que o legislador objetiva com a mudana na lei, chega-se concluso de nada adiantar reduzir a idade de imputao para dezesseis anos ou para qualquer idade. Compromissos com os resultados implicam em implantao dos programas scio-educativos para os que j infringiram a lei, programas preventivos para aqueles que ainda no inflacionaram e, obviamente, polticas sociais bsicas e polticas compensatrias para corrigir as desigualdades sociais. Se ao tentar transferir o adolescente de um sistema que recupera a maioria dos infratores para coloc-los nos presdios, somente vai agravar o problema, porque transfere-se apenas o local do cumprimento das sentenas, ou seja, das Casas dos Menores Infratores para as Penitencirias Estaduais, e os conflitos continuaro. Alem

45 do mais, como j mencionado, o sistema prisional j enfrenta graves problemas de superlotao, como poder absorver novos presos? Se o problema fosse meramente idade, o sistema prisional para maiores de dezoito anos no estaria sobrecarregado como se encontra. Por esses motivos, as propostas de reduo da maioridade penal apresentam-se eivadas de inconstitucionalidade, tanto por afrontar os princpios e racionalidades constitucionais, como tambm por violar clusulas ptrea consagrada pela Constituio Federal, regra do art. 228, que o Estado Brasileiro se comprometeu a cumprir por ocasio da Conveno sobre os Direitos da Criana, ratificada pelo Brasil em 1990. Com base nessa viso, acredita-se que a reduo do ndice de delinqncia da massa juvenil somente ser alcanada mediante a concretizao de uma efetiva justia social, com melhor distribuio de renda, respeito aos direitos e garantias individuais, mediante a sintonia de todos os segmentos da sociedade (famlia, sociedade, incluindo a escola) e estado fortalecendo a idia daqueles que acreditam e apostam no potencial da nova gerao, sem rtulos ou estigmas, apenas jovens brasileiros. Portanto, admiti-se que a cadeia no a soluo, pois, no adianta reduzir o limite de idade para efeitos penais se no se buscar reduzir, principalmente, os ndices de analfabetismo e desigualdades que vigoram no pas.

Vous aimerez peut-être aussi