Vous êtes sur la page 1sur 4

Perdo: cura e restaurao dos relacionamentos familiares

Referncia: Mt 18.23-35, Lc 17.3-6, Cl 3.12-14 INTRODUO 1. C. S. Lewis disse que mais fcil falar sobre perdo do que perdoar. fcil falar sobre perdo at ter algum para perdoar. Amar a todos fcil, o desafio amar quem nos persegue. Algum disse: Eu amo a humanidade, o que eu no tolero so as pessoas. 2. Isso um fato: decepcionamos as pessoas e as pessoas nos decepcionam. As pessoas so ladres da nossa alegria. Sofremos mais por causa das pessoas do que pelas circunstncias adversas. Exemplo: a mulher que foi abusada sexualmente pelo pai. 3. Vivemos num mundo ferido, doente e cheio de mgoas: entre as naes, entre tribos, entre famlias. Hoje, o divrcio j atinge 50% dos casamentos. O divrcio fruto da dureza de corao, ou seja, incapacidade de perdoar. 4. O pecado mais presente na igreja o pecado da mgoa. Exemplos: a mulher da igreja de So Paulo e o pastor da igreja de Toronto. 5. Quem no perdoa adoece. O drama que vivi em 1982 com o assassinato do Hermes. I. POR QUE DEVEMOS PERDOAR? 1. Porque faz parte da natureza do povo de Deus perdoar Cl 3:13 Ser cristo ter uma nova natureza, uma nova mente, um novo corao, uma nova vida. Quem no perdoa porque ainda no pertence a famlia de Deus. 2. Porque temos queixas uns contra os outros Cl 3:13 Ainda no chegamos ao cu. Aqui temos falhamos uns com os outros e precisamos exercitar perdo. 3. Porque temos sido muito perdoados Cl 3:13 A igreja a comunidade dos perdoados. Como Deus nos perdoou: Completamente (de tudo), eternamente (para sempre). Deus apagou, afastou, desfez, esqueceu, sepultou do fundo do mar os nossos pecados. Jesus ilustrou esse perdo na parbola do credor incompassivo. Comparar os 10.000 talentos com 100 denrios. 4. Porque a recusa de perdoar traz srios prejuzos 4.1. Quem no perdoa no pode orar Mc 11:25; 1 Pe 3:7 4.2. Quem no perdoa no pode adorar Mt 5:23-24 4.3. Quem no perdoa no pode ser perdoado Mt 6:12 4.4. Quem no perdoa adoece Tg 5:16 4.5. Quem no perdoa flagelado pelos verdugos Mt 18:34; 2 Co 2:10 II. A TERAPIA DO PERDO 1. H pessoas doentes emocionalmente porque nunca se perdoaram Fp 3:13 A mulher que viveu 60 anos do cativeiro. Paulo teve suas memrias curadas.

Doralice a jovem que tomou soda custica 2. H pessoas doentes porque vivem cativas da mgoa A enfermeira de Patrocnio No dia 7 de dezembro de 1941 Mitsuo Fuchida comandou o ataque frota americana no Porto Pearl Harbour. Jack de Shaze se disps a vingar. Foi preso em Tquio. Torturado. Converteuse. Voltou aos Estados Unidos. Preparou-se e voltou para o Japo como missionrio. Encontrou Fuchida e o evangelizou. Ambos pregaram em praa pblica no Japo. O poder do perdo que reconcilia. III. OS PRINCPIOS DO PERDO 1. Cautela Lc 17:3 Precisamos ter cautela para no sermos injustos e esmagarmos a cana quebrada. A mulher adltera foi apanhada pelos fariseus como um objeto, mas foi tratada por Jesus como uma pessoa que merecia seu amor. Jesus restaurou Pedro no condenando-o ou expondo-o ao ridculo, mas perguntando-o: tu me amas? 2. Confrontao Lc 17:3 O tempo no um santo remdio para curar as feridas Os irmos de Jos depois de 22 anos ainda estavam atormentados pelo pecado cometido. O silncio no a voz do perdo Davi adulterou, tramou, matou, mentiu e silenciou o seu pecado, mas o silncio o adoeceu. Enquanto no confessou no foi liberto. Sepultar um problema vivo no ajuda. No adianta tentar afastar a culpa. preciso arrancar o problema pela raiz. Paulo alertou para o perigo de deixar o sol se pr sobre a ira. O confronto precisa ser feito com atitude de amor A palavra repreende chamar ao lado para consolar. Glatas 6:1 mostra como devemos confrontar uns aos outros. 3. Arrependimento Lc 17:3 A mesma lngua que feriu, deve passar o blsamo de Gileade. O arrependimento mudana de mente, de emoo e de atitude. 4. Perdo Lc 17:3 Perdoar esquecer e esquecer no amnsia, mas no cobrar mais a dvida do outro. no lanar mais no rosto do outro o que se perdoou. Perdoar ficar livre e deixar o outro livre Exemplo: Corrie Ten Boon. IV. OS CARACTERES DO PERDO 1. O perdo deve ser ilimitado Lc 17:4 O perdo de Deus nosso limite. Ele obra da graa de Deus em ns. Pedro certa feita ficou intrigado no sobre a necessidade do perdo, mas sobre o limite do perdo. E Jesus mostrou que o perdo deve ser ilimitado, como o perdo que recebemos de Deus (Mt 18:21). O perdo de Deus o nosso referencial Perdoa-nos as nossas dvidas assim como perdoamos os nossos devedores (Mt 6:12). O profeta Osias demonstrou o amor e o perdo de Deus ao povo de Israel perdoando sua esposa Gmer. 2. O perdo restaurador Lc 17:4 O perdo s vezes unilateral A pessoa quer o nosso perdo. Ento, ns tiramos a farpa da mgoa do nosso corao e no nos deixamos azedar.

O perdo restaura os laos quebrados O perdo no apenas zera as contas do passado, mas restaura plenamente o relacionamento no presente Exemplo: O filho prdigo foi restaurado pelo pai. 3. O perdo transcendente Lc 17:5 S o Senhor pode nos capacitar a perdoar S Jesus pode curar o nosso corao da mgoa. Precisamos pedir a Jesus que aumente a nossa f Uma pessoa que tem uma f trpega no consegue perdoar. A f vem pelo ouvir a Palavra. Todos ns estamos aqum do padro de Deus Senhor, aumenta-nos a f. V. O PROCESSO DO PERDO 1. Rejeite idias de desforra Rm 12:17,21 Jesus no revidou ultraje com ultraje (I Pe 2:21-23; Is 53:7). Jos do Egito Gn 50:20 2. Tome a iniciativa para a soluo do problema No importa se voc o ofensor ou o ofendido, cabe-lhe a iniciativa de desencadear o processo da cura pelo perdo (Mt 5:23-24). A experincia de Jonathan Gofforth em Xangai e o avivemento chins. 3. Evite as desculpas e racionalizaes a) Ningum perfeito, errar humano justamente porque somos imperfeitos que precisamos pedir perdo. b) A ofensa foi to pequena Os grandes problemas conjugais so formados de pequenos problemas no resolvidos. So as rapozinhas que devastam a vinha. c) Aconteceu h tanto tempo O tempo no cura memrias amargas Esa e Jac depois de 20 anos a conscincia de Jac ainda estava pesada. d) A outra pessoa estava mais errada do que eu O perdo concentra-se no nosso erro e no no erro do outro. e) Eu estava errado, mas voc tambm estava O mais provvel que vez de curar a relao, ela fique ainda mais ferida. f) A pessoa no vai me entender Vai sim, se voc for com a atitude correta e com as palavras certas. A palavra branda desvia o furor. g) Envolve dinheiro que eu no tenho Perdo envolve restituio (Zaqueu). h) A pessoa envolvida j mudou Telefone, escreva, visite. i) Vou deixar para depois A procrastinao adoece ainda mais a relao. j) Nunca mais farei isto: basta a minha disposio Isso meio arrependimento: O que encobre as suas transgresses jamais prosperar, mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia. 4. Formas erradas de pedir perdo a) Desculpe-me qualquer coisa Na prtica esta expresso significa: No estou vendo nenhum problema, mas como voc uma pessoa cismada e rancorosa, resolvi perdo do que no fiz.

b) Desculpe-me, foi sem querer Se foi sem querer no carece de perdo, a menos que a outra pessoa tenha ficado magoada. c) Eu estava errado, mas voc tambm estava A ideia bsica de pedir perdo um ato de contrio e arrependimento. Essa atitude reacende as paixes. d) Se eu estava errado, desculpe-me Essa atitude no tem convico de pecado. Ela representa: Eu sei que no estou errado. A dvida sua, no minha. CONCLUSO 1. No envolva outras pessoas No transforme em fofoca aquilo que poderia ser um exerccio de privacidade e perdo. No jogue uma pessoa contra a outra. Espalhar contendas entre os irmos o pecado que Deus mais abomina. 2. Seja breve, claro. No se justifique V direto ao assunto. O filho prdigo ensaiou o seu pedido de perdo. 3. No seja esnobe Seja humilde. No exalte suas virtudes. 4. No exija justia, exera misericrdia Perdo um ato de graa. Sofra o dano. Estvo orou: Senhor Jesus, no lhes imputes este pecado.

Vous aimerez peut-être aussi