Vous êtes sur la page 1sur 4

O que Fibra tica e como funciona?

? Autor: Arilson Junior Data: 16/05/2011 | atualizao: 22/02/2013 10:20 Entenda o funcionamento da fibra tica. Veja os tipos de fibra tica existentes para transmitir dados em alta velocidade com consistncia e sem interrupes o que todos os agentes da informao desejam. E isto, s possvel graas ao fsico Narinder Singh Kapany que consolidou. Transmitir dados em alta velocidade com consistncia e sem interrupes o que todos os agentes da informao desejam. E isto, s possvel graas ao fsico Narinder Singh Kapany que consolidou essa tecnologia fantstica. Confira agora mesmo o que e como funciona a Fibra tica. A transmisso da luz pela fibra segue um princpio nico, independentemente do material usado ou da aplicao: lanado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas caractersticas ticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexes sucessivas. A fibra possui no mnimo duas camadas: o ncleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante). O que Fibra tica ?

Leia a seguir:

Diferentes tipos de Rede Wireless Topologia de Redes O que o cabo de rede par tranado? O que cabo coaxial? Qual a diferena entre redes Wifi A B G N? Uma fibra tica composta basicamente de material dieltrico (slica ou plstico), com uma longa estrutura cilndrica transparente e flexvel, podendo ser microscpicas (comparveis a um fio de cabelo). A estrutura cilndrica bsica da fibra ptica formada por uma regio central chamada de ncleo, envolta por uma camada tambm de material dieltrico chamado casca. O ncleo pode ser composto por um fio de vidro especial ou polmero que pode ter apenas 125 micrmetros de dimetro nas fibras mais comuns e dimenses ainda menores em fibras mais sofisticadas. (penta.ufrgs) Ao redor do ncleo est a casca, que um material com ndice de refrao menor. a diferena entre os ndices de refrao da casca e do ncleo que possibilita a reflexo total e a conseqente manuteno do feixe luminoso no interior da fibra. Ao redor da casca, ainda h uma capa feita de material plstico, como forma de proteger o interior contra danos mecnicos e contra intempries. (gta.ufrj)

Como funciona? Pense em um imenso canudo de refrigerante ou em um cano plstico flexvel. Imagine, por exemplo, um cano excessivamente comprido. Agora, considere que a superfcie interna desse cano foi revestida com um espelho perfeito. Ento, imagine que voc est olhando em uma das pontas do cano. H vrios quilmetros de distncia, na outra ponta, um amigo seu liga uma lanterna e reflete sua luz dentro do cano. Uma vez que o interior do cano revestido de um espelho perfeito, a luz da lanterna refletir na superfcie do cano (mesmo que ele seja curvo ou distorcido) e voc a ver na outra ponta. Se o seu amigo comear a ligar e desligar a lanterna maneira do cdigo Morse, ele conseguir se comunicar com voc por meio do cano. Essa a essncia do cabo de fibra tica. (informatica.hsw)

Para realizar a transmisso de dados em uma fibra tica, preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um fotoemissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais eltricos em pulsos de luz. Assim os pulsos de luz passam a representarem valores digitais binrios correspondentes aos dados. Caractersticas Hoje existem vrios tipos de comunicaes espalhadas pelo mundo, e para atend-las a fibra tica possui dois tipos principais de cabo: Monomodo e Multimodo. O tipo Monomodo usado para sinais de grandes distncias, possui um manuseio difcil e exige muita tcnica, alm do seu custo elevado. Utilizado para comunicaes com redes locais, o sistema Multimodo tem dimetro maior e assim, possvel transitar mais de um sinal atravs de lasers e LEDs. Assim como em todo produto existem pontos positivos e negativos, e situaes benficas para o uso desse ou daquele determinado produto ou servio, a fibra tica no foge dessa realidade. Veja algumas das vantagens e desvantagens dessa tecnologia: Vantagens 1. 2. 3. Dimenses Reduzidas. Capacidade para transportar grandes quantidades de informao. Imunidade s interferncias electromagnticas.

4. Matria-prima muito abundante. 5. Segurana no sinal. Desvantagens 1. 2. 3. 4. Custo elevado. Fragilidade. Dificuldade de conexes das fibras ticas. Falta de padronizao dos componentes pticos.

Tipos de fibra tica As fibras pticas podem ser basicamente de dois modos:
o o o o o o o

Monomodo: Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. Dimenses menores que os outros tipos de fibras. Maior banda passante por ter menor disperso. Geralmente usado laser como fonte de gerao de sinal. Multimodo: Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrncia tais como LEDs (mais baratas). Dimetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca preciso nos conectores. Muito usado para curtas distncias pelo preo e facilidade de implementao pois a longa distncia tem muita perda.

Diferena entre fibra tica e par tranado

A principal diferena na comparao de um cabo de fibra tica e um de par tranado a velocidade da transferncia das informaes e a ausncia de interferncias eletromagnticas. Existem pesquisadores e especialistas em transferncia de dados que conseguiram enviar 100 Tb por segundo atravs de fibra ptica. O fator mais preocupante dos cabos de par tranado a interferncia eletromagntica, que em ambientes industriais so de grandes quantidades.

Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/redes/o-que-e-fibra-otica-e-comofunciona#ixzz2fNllEQAt

Vous aimerez peut-être aussi