Vous êtes sur la page 1sur 3

22 de Maro Dia Mundial da gua

Dicas de como economizar gua (consumo consciente de gua) Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louas e talheres;Usar a mquina de lavar roupas na capacidade mxima;- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rpido;- No jogar leo de fritura pelo ralo da pia. Alm de correr o risco de entupir o encanamento da residncia, esta prtica polui os rios e dificulta o tratamento da gua;- No deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residncia;- Entrar em contato com a companhia de gua ao verificar vazamentos de gua na rede externa;- Usar a descarga no vaso sanitrio apenas o necessrio. Manter a vlvula sempre regulada;- Reutilizar a gua sempre que possvel; - Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;- Usar vassoura para varrer o cho e no a gua da mangueira;- Lavar o carro com balde ao invs de mangueira;- Captar a gua da chuva com baldes. Esta gua pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;- Tratar a gua de piscinas para no precisar trocar com freqncia. Outra dica cobrir a piscina com lona, enquanto no ocorre o uso, para evitar a evaporao;- Colocar sistemas de controle de fluxo de gua (aeradores) no bico das torneira.

Aqui No Molhar Ensaboar Enxaguar banho: Voc pode dividir

vo seu

algumas

dicas

de em

como

economizar cinco

gua:

banho

etapas:

Ensaboar Enxaguar Somente Molhar e Enxaguarexigem que o chuveiro fique aberto.

- Ao Lavar a loua: Abra a torneira atencher metade da pia e lave a loua, deixando-a ensaboada. Depois, esvazie e encha a pia para enxaguar.

- Ao Lavar carro ou moto:Evite jatos demorados de mangueira e prefira o balde. O mesmo vale para a bicicleta (lembre-se que os jatos da mangueira podem at danificar alguns componentes de rodas e cmbio). Lave seu carro quando for realmente necessrio (um pano mido pode resolver).
Tome banho rpido! Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de gua limpa. Banhos de, no mximo, 5 a 15 minutos economizam gua e energia eltrica.

Escovando os dentes com a torneira aberta, voc gasta at 25 litros. O certo primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o suficiente para encher um copo com a quantidade necessria para o enxge. Ao deixar a torneira aberta, voc pode estar gastando de 12 a 20 litros de gua por minuto. Se deixar pingando, so desperdiados 46 litros por dia o que equivale ao consumo mdio por pessoa por dia na frica. Fique de olho e feche a torneira! gua mineral em garrafa em sua casa, de preferncia s de garrafo! As garrafas menores, descartveis, alm de poluir o ambiente acabam saindo bem mais caras. Na cozinha, no lave os alimentos ou pratos com a torneira aberta, utilize sempre um recipiente. Ao terminar, esta gua pode ser aproveitada para regar as plantas. No despeje leo usado na pia ou vaso sanitrio, ele flutuar sobre a gua e muito difcil de eliminar. Aperte a descarga apenas o tempo necessrio. Uma vlvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de gua em um nico aperto! No jogue lixo no vaso sanitrio. Hoje existem vasos sanitrios com descargas que utilizam menos gua ou que tem duas opes da quantidade de gua a ser despejada.

Vous aimerez peut-être aussi