Vous êtes sur la page 1sur 20

SOBRE ROBS E INSETOS: A CRISE DO FANTSTICO EM KAREL APEK E FRANZ KAFKA

Alexander MEIRELES

Doutor em Literatura Comparara (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Gois (UFG). E-mail: prof.alexms@gmail.com

Resumo Escrevendo ambos na Bomia (atual Repblica Tcheca) da virada do sculo, Karel apek e Franz Kafka exemplificaram respectivamente na pea teatral R.U.R.: Robs Universais de Rossum (1920) e na novela A metamorfose (1915), a crise do gnero Fantstico que desde ento tem atrado a ateno de diferentes crticos e escritores tais como, Castex, Caillois, Vax, Todorov, Jackson, Bessire, Furtados, Ceserani e Alazraki. Esta inquietao crtica, centrada nos debates do Fantstico enquanto gnero x modo narrativo, se formaliza neste artigo atravs das expresses literrias da Fico Cientfica e do Realismo Mgico, dois gneros aparentemente dspares entre si no sentido de suas relaes com o hegemnico discurso racionalista vigente na Europa desde o Iluminismo. Todavia, como este trabalho pretende analisar como estudo de caso, a despeito das suas diferenas diegticas, as obras de apek e de Kafka demonstram no apenas a tenuidade das fronteiras do modo fantstico, mas tambm apontam para o legado deixado pelo gnero fantstico no sculo vinte. Palavras-Chave: Fantstico; Fico Cientfica; Realismo Mgico; Karel apek; Franz Kafka.

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

619

Consideraes sobre um gnero evanescente ste artigo toma como espao e tempo definidos para estudo a Europa, e mais especificamente a Bomia (atual Repblica Tcheca) das duas primeiras dcadas do sculo vinte. Dentro deste cenrio, duas formas literrias emergentes decorrentes do zeitgeist finissecular o Realismo Mgico e a Fico Cientfica foram utilizadas respectivamente pelos tchecos Franz Kafka e Karel apek para tecer suas consideraes sobre a situao do individuo na modernidade e, indiretamente, expressarem a crise do gnero fantstico no sculo vinte. Visando analisar este quadro, o presente trabalho tem como objetivo tomar a novela A metamorfose (1915), de Kafka e a pea teatral R.U.R.: Robs Universais de Rossum (1920), de apek como estudos de caso da tenuidade das fronteiras das vertentes do modo fantstico e do legado do gnero fantstico no sculo vinte. A profuso de estudos crticos a respeito do que comumente se chama de Literatura Fantstica, principalmente a partir da segunda metade do sculo vinte, demonstra no apenas o interesse em um gnero de forte penetrao e manifestao na prpria cultura de massa da sociedade contempornea, mas principalmente expe a complexidade do debate ao redor de sua existncia enquanto gnero literrio autnomo ou modo narrativo (TODOROV, 1992; BESSIRE, 1974; CESERANI, 2006) e sua sobrevivncia e manifestaes nos dias de hoje (ALAZRAKI, 2001; ROAS, 2001). Sobre o primeiro ponto, a despeito de alguns estudiosos como Rodrigues (1988), remontarem seu incio a Antiguidade com A Odissia, de Homero ou as narrativas das Mil e Uma Noites, consagrou-se dizer que o perodo compreendido para a ascenso e desenvolvimento do Fantstico como gnero se situa nas ltimas dcadas do sculo dezoito at fins do sculo dezenove, tendo seu ponto de partida na tradio romanesca gtica alem e inglesa surgida do apagar das luzes do Iluminismo e fomentada pela contestao e rejeio ao racionalismo caracterstico do perodo em favor da irrupo da imaginao (SILVA, 2005, p. 183). No toa, convencionou-se entre a maioria dos estudiosos do gnero que o Fantstico se inicia com O Diabo Enamorado (1772), do francs de Jacques Cazotte, mostrando a presena da recorrente figura medievalesca do diabo. Como salienta Paes (1985):

A fico fantstica vai se colocar nesse contexto na forma de uma resposta ao discurso racionalista hegemnico do sculo dezoito, formalizada na utilizao de narrativas fragmentadas, espaos fechados e desoladores e torturas 620
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

Malgrado se tenha querido recuar-lhe as origens aos monstros, feiticeiros, vampiros e almas do outro mundo da tradio folclrica da Europa, ou at mesmo aos prodgios mitolgicos da Antigidade oriental e clssica, o certo que teve um incio histrico definido: a Frana do ltimo quartel do sculo XVIII, quando aparece Le Diable Amoureux, romance de Jacques Cazotte que iria influenciar de perto, entre outros, o alemo E. T. A. Hoffmann (1776-1822), mestre supremo do conto fantstico durante o Romantismo (PAES, 1985, p.189).

fsicas e mentais (BOTTING, 1996, p. 2). O propsito desta fico era opor o racional e o sobrenatural, de forma a fazer o inslito irromper no mundo cotidiano e assim provocar a inquietao no personagem. Destaca-se neste ponto tambm o fato de que, dadas suas razes gticas, uma significativa parte dos crticos e escritores aponte a capacidade prpria do gnero fantstico de gerar algum medo ou horror. Entre os tericos que salientam a relevncia do medo ou do horror na constituio do fantstico esto Lovecraft (1987), Caillois (1965) e mais recentemente Roas (2001). No entanto, mais importante do que o medo, a hesitao o elemento definidor do Fantstico mais comumente apontado pelos estudiosos e assim colocado por Todorov (1992) em sua bem conhecida definio: O fantstico a hesitao experimentada por um ser que s conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural (TODOROV, 1992, p. 31). Plasmando literariamente as ansiedades culturais do ambiente de virada do sculo, o fantstico tomaria novos rumos no incio do sculo dezenove na Alemanha romntica de Hoffmann. Como destaca Ceserani:
Com ele, o inexplicvel se esconde na cotidianidade mais simples e banal, realista e burguesa; os procedimentos da hesitao se tornam tcnica narrativa; os pontos de vista se problematizam, /.../ temas como aquele do duplo, da loucura, da vida aps a morte se interiorizam e geram projees fantasmticas (CESERANI, 2006, p. 90-91).

Em contos como As aventuras da noite de So Silvestre (1815), A casa deserta (1817) e principalmente em O homem de areia (1817), Hoffmann promoveu inovaes na narrativa fantstica ao estabelecer jogos entre aparncia e realidade, a alternncia nas explicaes e hesitaes na trama e o reforo da importncia e dos perigos dos atos falhos e dos distrbios mentais. As estratgias do escritor alemo viriam a exercer profunda influncia na Frana de Thophile Gautier e na Amrica de Edgar Allan Poe, pavimentando assim o caminho para a chegada do fantstico na segunda metade do sculo dezenove quando as pesquisas sobre a sexualidade e o inconsciente ganham corpo juntamente com o desencanto gerado pelos rumos da Revoluo Industrial representado pelas ideias positivistas em relao ao homem e a Cincia. A segunda metade do sculo dezenove testemunhou o perodo ureo do fantstico. Esta afirmao se sustenta pelo enriquecimento do gnero advindo do dilogo com diferentes sistemas literrios do perodo como o Realismo, o Naturalismo, o Simbolismo e o Esteticismo de fim de sculo, fomentador do Decadentismo (CESERANI, 2006, p. 105). Como refora Todorov (1992): a literatura fantstica nada mais do que a m conscincia deste sculo XIX positivista (TODOROV, 1992, p. 176). Escritores como Thophile Gautier, Guy de Maupassant, Villiers de lIsle-Adam e Henry James exploraram diferentes estratgias do fantstico ao mesmo tempo em que outros escritores como Charles Dickens, H. G. Wells e Robert Louis Stevenson flertaram com o gnero.
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

621

Na entrada do sculo vinte, todavia, o fantstico se viu a tal ponto problematizado e ameaado em decorrncia de outros movimentos artsticos e da prpria conjuntura poltica e cultural do novo sculo que Todorov decretou sua iminente morte: A literatura fantstica, ela mesma, que subverteu ao longo de todas as suas pginas, as categorizaes lingusticas, recebeu com isto um golpe fatal; mas desta morte, deste suicdio nasceu uma nova literatura (TODOROV, 1992, p. 177). Mas, ento qual seria a forma da nova literatura do sobrenatural mencionada pelo crtico estruturalista? Ele mesmo fornece uma possvel resposta: A metamorfose, de Franz Kafka (TODOROV, 1992, p. 177), uma obra que posteriormente seria considerada pela crtica literria como um dos primeiros trabalhos literrios representativos do que viria a ser conhecido como Realismo Mgico. Neste mesmo ponto das consideraes de Todorov sobre a novela de Kafka chamamos a ateno tambm para uma observao do crtico frequentemente ignorada pelos estudiosos do fantstico: o fato de que o mesmo processo de naturalizao do fantstico presente na novela de Kafka tambm se faz presente na Fico Cientfica: preciso fazer observar que os melhores textos de science-fiction se organizam de maneira anloga (TODOROV, 1992, p. 180). Esta observao do crtico blgaro no fechamento de Introduo literatura fantstica sobre estas duas expresses literrias emergentes no incio do sculo vinte, nos permite que se faa aqui uma ousada proposta: a de que o Realismo Mgico e a Fico Cientfica se colocaram como herdeiras do gnero fantstico enquanto narrativas capazes de promover, de maneiras diferentes, a inquietao do individuo diante da realidade que o cerca. No entanto, para um melhor entendimento desta proposta faz-se necessrio um olhar mais detalhado em cada um destes gneros romanescos. Comecemos ento pela Fico Cientfica1, visto sua origem estar vinculada mesma tradio gtica de onde se originaria o Fantstico. A Fico Cientfica alm dos monstros e das naves espaciais O primeiro passo ao se discutir sobre a fico cientfica buscar uma delimitao do conceito, visto ser ela uma forma literria to complexa no que se refere a suas intersees com outras literaturas e a sua abrangncia de temas, o que acaba a levar parte da crtica literria a incorrer em situaes como a de Roas (2001), que exclui a FC dos domnios do fantstico por consider-la pautada pela apresentao de,

fatos impossveis em nosso mundo. Mas impossvel no quer dizer sobrenatural, tendo em conta, tambm, que estes eventos tem uma explicao racional, baseada em futuros avanos cientficos ou tecnolgicos de origem humana ou extraterrestre (ROAS, 2001, p. 8).2

1 2

O termo Fico Cientfica pode aparecer ao longo deste trabalho representado pelas letras FC. hechos imposibles en nuestro mundo. Pero imposible no quiere decir sobrenatural, teniendo em cuenta, adems, que dichos sucesos tienen uma explicacin racional, basada em futuros avances cientficos o tecnolgicos, ya sena de origen humano o extraterrestre.

622

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

Cabe destacar em defesa de Roas que, como veremos mais adiante, essa viso limitada da fico cientfica, mas popularmente consagrada, se baseia na representao do gnero no cinema norte-americano e em outros veculos da cultura de massa, que, por sua vez, se alicera na vertente norte-americana praticada na primeira metade do sculo vinte, caracterizada por, dentre outras coisas, a presena de robs, batalhas interplanetrias, armas de raios e mutantes (SILVA, 2008, p. 33). Retomando a questo da conceituao, importante lembrar que definir, como o nome indica, estabelecer um fim, o que implica em se jogar luzes sobre algum aspecto, deixando outros na sombra. Essa questo particularmente percebida nas tentativas de se substituir o termo Fico Cientfica por outros que, primeira vista, permitiriam uma conceituao mais clara. o caso de Raul Fiker em Fico cientfica: fico, cincia ou uma pica da poca? (1985), onde o crtico usa o termo Literatura de Antecipao (FIKER, 1985, p.11), para essa literatura, mas acaba privilegiando apenas narrativas que se passam no futuro em detrimento de vrias outras vertentes da FC que ocorrem em realidades alternativas no presente. O romance O homem no castelo alto (1962), de Philip K. Dick, por exemplo, narra o que aconteceria caso os Estados Unidos da Amrica tivessem perdido a Segunda Grande Guerra, desencadeando uma sociedade americana nos dias de hoje dominada pelas foras do Eixo. Percebe-se aqui mais uma vez a filiao da fico cientfica com a literatura fantstica nos termos propostos por Roas (2001, p. 8), quando o pesquisador espanhol coloca que a literatura fantstica o nico gnero literrio que no pode funcionar sem a presena do sobrenatural. No caso especfico das obras desta temtica da FC, o inslito o elemento constituidor da realidade alternativa. Outra vertente da FC que no se poderia encaixar especificamente no termo Literatura de Antecipao devido ao seu foco no passado so os romances steampunk, definidos como narrativas de FC ambientadas em sociedades no passado em que foram introduzidas inovaes tecnolgicas que alteraram o seu desenvolvimento. o caso, por exemplo, do romance The Difference Engine (1990), de William Gibson e Bruce Sterling, no qual a mquina mecnica de calcular de Charles Babbage, de 1820, foi de fato construda, antecipando uma revoluo tecnolgica que aconteceria apenas no sculo seguinte, e mudando, assim, o curso natural da histria inglesa. Outros crticos se atm prpria constituio do termo, analisando o sentido das palavras Fico e Cientfica. Mas, se no h problemas quanto ao entendimento do que seja Fico, o mesmo no pode ser dito da cincia presente na palavra Cientfica. Segundo L. David Allen: a cincia em fico cientfica no a cincia corrente nem aplicada numa situao corrente; antes extrapolada, estendida alm do estado corrente das cincias ou da situao corrente, sob certos aspectos (ALLEN, 1974, p.225). Cabe ressaltar ainda que essa cincia corrente da FC, mencionada por Allen, tambm sofreu alteraes ao longo da histria dessa forma literria. A fico cientfica norte-americana publicada na Amrica do Norte at os anos de 1950 era derivada de cincias naturais ou exatas
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

623

como a Fsica, a Qumica e a Biologia, ou de reas tecnolgicas como a Engenharia ou a Informtica. Exemplos clssicos de fico cientfica desse perodo so os engenhos tecnolgicos das histrias de Flash Gordon que acabaram por marcar a iconografia da FC at os dias de hoje com armas de raios-X e naves espaciais. A partir dos anos de 1960, contudo, as mudanas culturais do perodo abriram terreno na literatura para as chamadas Cincias Humanas ou Sociais como, por exemplo, a Lingstica, a Psicologia, a Histria e a Antropologia. Mas se, afinal de contas, a FC ainda marcada como uma literatura voltada para o futuro cabe aqui um breve olhar sobre o surgimento desta viso na Amrica do incio do sculo vinte. A imagem da fico cientfica est intrinsecamente ligada histria das pessoas que ajudaram a construir a imagem dos Estados Unidos da Amrica no sculo vinte como uma terra de oportunidades para aqueles que enxergavam um pas orientado para o futuro. Chegando Amrica do Norte na idade de vinte anos vindo da ento Tchecoslovquia, Gernsback se tornou editor de vrias revistas que objetivavam se tornar veculos de divulgao cientfica junto aos jovens. Foi com esse perfil que ele lanou em 1926 a revista considerada por John Clute (1995) e outros crticos como o marco inicial da fico cientfica moderna: Amazing Stories. Chamando-a de a revista da cinciafico (scientifiction), Gersback procurou dar respeitabilidade ao seu projeto literrio de divulgao cientfica republicando histrias de autores que lidaram com a fico cientfica como Jlio Verne, H. G. Wells e Edgar Allan Poe. Mas, alm da publicao de Amazing Stories, a contribuio de Hugo Gernsback para a fico cientfica foi a criao do prprio termo como o conhecemos hoje. Segundo Roberto de Sousa Causo em Fico cientfica, fantasia e horror no Brasil (2003), esse nome apareceu pela primeira vez na edio inicial de julho de 1929 de outra publicao de Gernsback: Science Wonder Stories. Ainda que na dcada de 1930 as histrias de FC j tivessem abandonado a viso utilitarista da cincia e da tecnologia defendida por Gernsback em suas publicaes, a fora da sua influncia marcou a imagem dessa forma literria junto ao grande pblico, crtica literria e a outras manifestaes artsticas como o cinema. Ao contrrio, porm, da fico cientfica praticada nos Estados Unidos, a FC europeia sempre apresentou uma tendncia para o questionamento do papel da cincia e do progresso na sociedade e dos efeitos da aplicao do discurso racionalista sobre o homem. Insere-se a a hiptese apresentada da fico cientfica como herdeira do gnero fantstico enquanto mediadora da relao do homem com as complexas mudanas advindas da modernidade. Esse fato pode ser constatado desde as razes iluministas desta expresso literria em As viagens de Gulliver (1726), do irlands Jonathan Swift e no romance consagrado como inaugurador do gnero Frankenstein, ou O moderno Prometeus (1818), da inglesa Mary Shelley. No fim do sculo dezenove esta tendncia alcanaria o seu ponto mais alto com os chamados Romances Cientficos, o nome usado pelo escritor ingls H. G. Wells para se referir a histrias que se baseavam no pensamento cientfico, como informa John Clute (1995, p. 114). 624
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

O propsito dos romances cientficos era tentar representar e dar sentido s complexas e rpidas mudanas do seu tempo que estavam alterando a sociedade europeia em vrias esferas, tendo como pano de fundo a hegemonia da Pax Britannica, a Revoluo Industrial e teorias cientficas polmicas como as de Charles Darwin sobre a evoluo humana. Conhecido como o pai da fico cientfica ao lado do francs Jlio Verne e autor de clssicos da fico cientfica como A mquina do tempo (1895) e Guerra dos mundos (1898), H. G. Wells exerceu profunda influncia sobre Yevgeny Zamiatin (Ns / 1922), Aldous Huxley (Admirvel mundo novo / 1932) e George Orwell (1984 / 1949), escritores cujas obras, segundo Baker (1990), estabeleceram as convenes literrias da fico distpica moderna. Os romances de Wells como Uma utopia moderna (1905) e Homens como deuses (1923), por exemplo, podem ser lidos como manifestaes perfeitas da crena do escritor ingls em um pacifismo global, alcanado pelo uso humanista da cincia. Na descrio das suas sociedades perfeitas e fictcias, ele defendeu ideias que se tornaram alvos recorrentes da stira das distopias modernas desde ento (SILVA, 2008, p. 75). Em seu ponto de vista otimista, por exemplo, os eventos histricos catastrficos, tais como a guerra global, o colapso econmico ou um desastre ecolgico, seriam inexoravelmente seguidos pelo surgimento de um cenrio utpico. Tal prognstico, contudo, foi refutado pelo pessimismo derivado do genocdio de duas guerras mundiais e do desapontamento com sistemas polticos dominantes. Longe de agirem como catalisadores de mudanas positivas para o futuro como queria Wells, esses eventos impregnaram o presente com uma viso distpica sobre o futuro, de opresso e alienao que foi capturado pelos escritores europeus no desenvolvimento de suas obras. Outra crena do autor de A mquina do tempo que foi alvo das crticas das distopias foi adoo da racionalidade como um guia para uma estrutura social imaginria pautada na cincia e em seus benefcios materialistas. Devido a esse suporte da cincia, a Natureza como mediadora do homem com o mundo torna-se obsoleta. De fato, nas utopias Wellsianas, ela se apresenta como catica e sem propsito, um imenso elemento que deve ser dominado e moldado pelo desejo do homem. Tal oposio entre razo e natureza, representada nos romances de Wells pela dialtica cincia e emoo, estabeleceu a frmula literria explorada por Zamiatin, Huxley e Orwell na criao de cenrios distpicos cujos princpios, como veremos a seguir, j estavam presentes na pea R.U.R.: Robs Universais de Rossum, de Karel apek. Os escravos mecnicos de Karel apek Desde o incio do sculo vinte at hoje as carreiras de Kafka e apek seguiram caminhos diametralmente opostos. Virtualmente desconhecido fora do crculo de Praga quando morreu em 1924 (HAMPL, 2002), Kafka ocupa hoje posio central dentre os grandes nomes da literatura mundial. Como acredita Backes (2007a) em A teia kafkiana at mesmo a literatura latino-americana
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

625

provavelmente teria enveredado por caminhos bem diferentes se no fosse a fico de Kafka. Gabriel Garca Marques, por exemplo, confessa ter alcanado coragem para desenvolver o Realismo mgico apenas depois da leitura de A metamorfose, dizendo que Kafka lhe apontou o caminho e que aprendeu com ele que se pode escrever de outro modo (BACKES, 2007a, p. 39). apek, por sua vez, saiu da posio de maior escritor tcheco do incio do sculo vinte, tendo suas obras traduzidas na Inglaterra e na Amrica e elogiadas por dramaturgos e escritores como o ingls Bernard Shaw e o alemo Thomas Mann at a obscuridade. Hoje ele lembrado, principalmente pelos leitores de fico cientfica, apenas como o criador, junto com seu irmo Josef apek, da palavra rob (SUVIN, 1979, p. 270). Dentre as razes apontadas para esta queda, segundo Patrcia Hampl em Comeback for apek (2002), a principal est no fato de que apek construiu sua obra usando o vernculo de sua terra, em uma poca em que o Tcheco nem existia como lngua oficial (a Tchecoslovquia foi criada como pas apenas aps a Primeira Guerra Mundial). O tambm tcheco Kafka, por outro lado, construiu sua carreira usando a lngua alem, permitindo assim que seus romances, contos, dirios e cartas ultrapassassem as frgeis e instveis fronteiras de seu pas do perodo do entre guerras para alcanar o mundo. Este fato ajudou tambm para que a obra kafkiana escapasse do banimento pelo regime comunista que assumiu o controle do pas; o que no ocorreu no caso de apek, cujas claras posies polticas sobre democracia e cultura foram repudiadas quando da ascenso do Comunismo no pas, banindo toda a produo artstica do autor de R.U.R. para o ostracismo por quatro dcadas (CLUTE, 1995, p. 119), at o resgate atual por outros escritores de seu pas como Milan Kundera e Ivan Klma. Com uma obra composta de cinquenta livros de contos de fadas, romances de detetive, ensaios, relatos de viagem e artigos, destaca-se na produo de Karel apek diversas obras de cunho fantstico, dentre as quais a pea satrica Ze ivota hmyzu (Vida de inseto) (1921), na qual os insetos representam diversas caractersticas humanas; e os romances Vc Makropulos ( O segredo de Makropulos) (1922), centrada na discusso da imortalidade humana; Krakatit (1924), com uma trama que gira ao redor de um dispositivo de destruio nuclear e Vlka s mloky (A guerra das salamandras) (1936). Este ltimo, com traduo no Brasil, um romance de distopia de forte crtica contra o Nazismo que narra a explorao de salamandras inteligentes pelos humanos e sua posterior revolta contra a humanidade. Mas, indubitavelmente pela pea R.U.R.: Robs Universais de Rossum (Rossumovi univerzln roboti no original em tcheco) que apek lembrado hoje. Lembrando parcialmente o roteiro dos filmes Eu, Rob (2004) e Blade Runner (1982), baseados respectivamente no conto homnimo de Isaac Asimov e na novela Os androides sonham com ovelhas eltricas?, de Philip K. Dick, esta pea de trs atos publicada em 1920 e encenada em 1921, mostra como a descoberta por um cientista do segredo para a criao de seres artificiais mais precisos e confiveis que os humanos desencadeia toda uma indstria 626
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

de fabricao destas criaturas. Chamados de robs (do tcheco robota, trabalhador forado) estas mquinas so utilizadas em larga escala nas indstrias e nas residncias para toda sorte de trabalho. No entanto, aps se tornarem conscientes de sua fora, os robs dominam a raa humana e a ameaam com a extino, mas no ltimo momento a humanidade salva por um casal de robs que, humanizados, decidem poupar o nico sobrevivente do genocdio e partem para o mundo para se tornarem uma nova verso de Ado e Eva. Analisada pela perspectiva da fico cientfica de hoje, a descrio dos robs de R.U.R. se encaixa melhor na imagem de androides sintticos, visto serem eles o resultado de manipulao genrica e no mostrarem externamente diferenas fsicas dos humanos. Esse fato fica claro na explicao dada pelo diretor geral da fbrica Harry Domin personagem Helena Glory sobre a origem dos robs:
Foi em 1920 que o velho Rossum, um grande fisiologista, mas poca ainda jovem sbio, veio para esta ilha longnqua estudar a fauna martima. Procurava imitar por sntese qumica a substncia viva a que chamam protoplasma e, um belo dia, descobriu uma matria que tinha absolutamente todas as qualidades da substncia viva, embora sendo de composio qumica diferente (APEK, 1968, p. 129-130).

Uma vez descoberto o segredo da vida e aps alguns experimentos com animais, Rossum decidiu criar um ser na forma humana. Como ressalta Domin, as intenes do cientista eram claras:
... o velho Rossum queria destronar Deus. Era um materialista terrvel, por isso que insistia na dele. O que ele queria era fornecer a prova de que no precisamos de Nosso Senhor. A tem a razo por que se lhe meteu na cabea fazer um homem exatamente igual a ns. (APEK, 1968, p. 131).

A declarada inteno de Rossum de aplicar a Cincia para interferir na Natureza chama a ateno para as caractersticas da fico distpica apontados por Moylan (2000) presentes na pea. Semelhante, por exemplo, ao que pode ser encontrado em Ns, Admirvel mundo novo e 1984, R.U.R. inicia sua narrativa em media res visando mergulhar o leitor no mundo j modificado pelos produtos do racionalismo. Outra recorrente caracterstica das distopias literrias citadas por Moylan, a utilizao da tradio da stira menipia,3 tambm se faz sentir na obra de apek no dilogo travado entre Helena Glory, que ir se revelar como uma con3

Assim chamado por causa de Menippus, filsofo do ano 300 a.c, a Stira Menipia crtica as vicissitudes do homem em uma mistura de prosa e verso. Na literatura moderna representada por uma discusso socrtica (um debate de idias) entre personagens que so apenas incorporaes das idias discutidas. Est nessa tradio a estratgia narrativa utilizada por Swift em A Modest Proposal (1729) no qual ele prope que os pobres da Irlanda comam ou vendam suas prprias crianas para resolver seus problemas de fome e desnutrio. (CUDDON, 1991, p. 539-540).

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

627

testadora do sistema de explorao dos seres artificiais, e o diretor geral da fbrica na qual os robs so produzidos em massa para ocuparem a funo de trabalhadores de baixo custo:

No se pode deixar de notar aqui nesta leitura de R.U.R. como uma pea alinhada com as convenes da literatura de distopia a crtica a hierarquizao da sociedade industrial representada na constituio de uma elite dirigente e uma classe subserviente. Este desenho social era defendido por Wells em romances nos quais suas utopias eram dirigidas por uma elite de especialistas cientficos que determinariam todos os procedimentos a serem seguidos pelos membros da sociedade. Longe de ter sido vista como algo positivo, essa subordinao de muitos a poucos indivduos escolhidos foi criticada pela sua clara potencialidade distpica. Stiras idealizao de Wells podem ser reconhecidas na figura dos opressores dirigentes, ditadores e polticos tais como o Beneficente (Ns), o Controlador Mundial Mustapha Mond (Admirvel mundo novo) e os agentes do Partido Interno, representados pelo Grande Irmo (1984), apenas para mencionar os mais conhecidos. Nas utopias de Wells, mesmo os assuntos especficos relacionados esfera subjetiva e emocional como a sexualidade, o casamento e a procriao seriam discutidos e regulamentados pelos especialistas, visando alcanar os melhores resultados para a sociedade. Como engajado reformador social, porm, H. G. Wells no ficou inclume a situao das classes baixas na rgida Inglaterra vitoriana como se v em A mquina do tempo, onde o leitor levado por um cientista Vitoriano at o sculo 802701 onde se descobre que a humanidade se dividiu em duas raas distintas: os doces e buclicos Elis e os Canibais industriais Morlocks em uma clara crtica sobre os rumos da Revoluo Industrial e o que poderia acontecer com o proletariado (os Morlocks) caso continuassem a ser excludos da prosperidade das classes mais abastadas (os Elis). Considerados por Suvin (1979, p. 272) como variantes dos Morlocks de Wells, os robs de Karel apek evocam o efeito do estranhamento (Verfremdungseffekt) nos termos propostos por Bertolt Brecht em Pequeno Organon para o Teatro (1978) no qual o pensador define a possibilidade da arte em apresentar um elemento conhecido por ns de uma maneira estranha (BRECHT, 1978, p. 129). Esta claramente o propsito da cena em que Helena Glory apresentada a Sylla sem saber que esta ltima um rob. A opo pela longa citao a seguir visa justamente apresentar o processo de construo do efeito do estranhamento: 628
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

DOMIN - /.../ Qual o melhor operrio do ponto de vista prtico, na sua opinio? HELENA O melhor? Talvez aquele que honesto e dedicado. DOMIN Nada disso, aquele que sai mais barato. Aquele que tem menores necessidades. O jovem Rossum inventou o operrio com o mnimo de necessidades. Suprimiu tudo o que torna o homem mais caro e que no interessa diretamente para o trabalho. Conseguiu, desse modo, suprimir o homem e criar o Rob (APEK, 1968, p. 133)

A hesitao de Helena diante da situao (que por sinal muito se identifica com o estipulado por Todorov como condio sine qua non para a existncia do fantstico) e sua reao posterior ao ser apresentada ao duro trabalho realizado pelos robs desde o momento em que nascem, confirmam tambm o carter cognitivo do estranhamento na fico cientfica (ROBERTS, 2000, p. 8), pois leva a personagem a refletir sobre a realidade de opresso imposta pelos dirigentes da fbrica aos robs e, por parte do expectador da pea, promove um despertar quanto s questes sociais de seu tempo. Como esclarece Suvin sobre a cognio (1972, p. 377), ela no implica apenas em uma reflexo da realidade, mas tambm sobre a realidade. Ela aponta para uma abordagem criativa visando uma transformao dinmica e no apenas contemplativa do mundo do autor. Neste sentido, chama a ateno como as fronteiras das vertentes do fantstico no incio do sculo vinte se embaam no que se refere abordagem do complexo zeitgeist do incio do sculo quando se aprofundou o sentimento de que tudo o que era slido se desmancha no ar, citando a conhecida frase de Marx em O manifesto comunista (1848). Se o fantstico, segundo Todorov, sucumbe na virada do sculo em decorrncia desse cenrio podemos propor que o gnero, assim como as criaturas que habitam suas narrativas, se metamorfoseou em outras formas. Esse fato levou o crtico Darko Suvin no apropriadamente intitulado Metamorphoses of Science Fiction (1979) a considerar A metamorfose e R.U.R. como obras integrantes de um modelo analgico de fico cientfica assim definido pelo crtico:
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

DOMIN - Sylla, mostre-se senhora Glory. HELENA (levantando-se e estendendo-lhe a mo). Muito prazer em conhec-la. Deve sentir-se muito triste, aqui, to longe do mundo, no? SYLLA No sei o que , senhora Glory. Sente-se, por favor. HELENA (sentando-se) De onde a senhora? SYLLA Daqui, da fbrica. HELENA Ah! Nasceu aqui! SYLLA Sim. Foi aqui que fui fabricada. HELENA (com um sobressalto) O qu? DOMIN (rindo) Sylla no uma mulher, minha senhora. Sylla uma Rob. HELENA Peo lhe imensas desculpas. DOMIN (pondo a mo no ombro de Sylla) A Sylla no se zanga. Repare, minha senhora, na pele que ns fazemos. Apalpe-lhe as bochechas. HELENA Oh no! no! /.../ SYLLA Eu sou uma Rob. HELENA No! No! Est a mentir! Oh, Sylla, desculpe-me! Eu percebo, eles obrigam-na a isto para fazer publicidade! /.../ HELENA So terrveis! O que voc faz cruel (APEK, 1968, p. 134-137).

629

Para Suvin, estas modernas parbolas fundem novas vises de mundo com uma viso satrica e por vezes grotesca das deficincias de nosso mundo cotidiano. No a toa, como apontado por Suvin, percebe-se nesta leitura a estreita ligao do modelo analgico de fico cientfica praticada por Karel apek com o realismo mgico de Franz Kafka. Entre o mgico e o maravilhoso Da mesma forma do observado na fico cientfica, as discusses que cercam a vertente do modo fantstico conhecido como Realismo Mgico comeam pelo prprio termo, tanto pelo proposital paradoxo contido nos dois sintagmas que nomeiam esta forma literria Realismo e Mgico como tambm pelo debate que cerca os nomes Mgico e Maravilhoso. De acordo com a viso consagrada por diferentes crticos como Chiampi (1980) e Rodrigues (1988), o termo Realismo Mgico foi empregado pela primeira vez no universo das artes plsticas na metade dos anos vinte do sculo passado pelo crtico alemo Franz Roh na obra Nach-Expressionismus, Magischer Realismus: Probleme der neuesten europischen Malerei (1925) e analisava uma nova abordagem realista da pintura que objetivava a restaurao do objeto, sem renunciar, entretanto, aos privilgios do sujeito. Alm deste ponto, Roh apontou o esgotamento do Expressionismo em descrever experincias interiores atravs da distoro de imagens naturais. Traduzido dois anos depois para a Lngua Espanhola como Realismo mgico. Post-expressionismo: Problemas de la pintura europea ms reciente, o livro de Roh foi publicado pela Revista de Occidente em 1927 no apenas na Espanha, mas tambm na Amrica Latina, o que ajudou a disseminao do nome no continente a ponto de na dcada seguinte ser usado pelos crculos literrios de Buenos Aires para denominar a produo literria de alguns escritores europeus, como Kafka, Cocteau e Chersterton (SPINDLER, 1993, p. 2). Todavia, mesmo este marco inicial pode ser recuado. Como sustenta Lois Parkinson Zamora em Swords and Silver Rings: Magical Objects in the Work of Jorge Luis Borges and Gabriel Garca Mrquez (2005), a expresso Realismo Mgico teria surgido durante o Romantismo alemo em Allgemeines Brouillon (179899), de Novalis. Neste livro o filsofo descreve
4

O modelo analgico na FC baseado na analogia ao invs da extrapolao. Suas figuras podem mas no precisam ser antropomrficas ou suas localidades geomrficas. Os objetos, figuras, a at certo ponto os relacionamentos que partem deste mundo modelado indiretamente podem ser bem fantsticos (no sentido de empiricamente inverificvel) ao passo que so logica, filosofica e mutualmente consistentes (SUVIN, 1979, p. 29, traduo nossa).4

The analogic model in SF is based on analogy rather than extrapolation. Its figures may but do not have to be anthropomorphic or its localities geomorphic. The objects, figures, and up to a point the relationships from which this indirectly modelled world starts can be quite fantastic (in the sense of empirically unverifiable) as long as they are logically, philosophically and mutually consistent.

630

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

um idealizado personagem filosfico capaz de integrar os fenmenos ordinrios e os sentidos mgicos da realidade (ZAMORA, 2005, p. 39). Ainda segundo Zamora, Franz Roh teria retirado desta obra o nome para definir sua viso artstica pela similaridade dos argumentos entre ele e Novalis quanto recusa a estrutura da razo instrumental e a importncia da complementaridade dos opostos. Na Literatura, Realismo Mgico foi introduzido ainda no fim dos anos quarenta do sculo vinte, aps o escritor venezuelano Arturo Uslar Pietri usar o nome em Letras y hombres de Venezuela, em 1948. Para Pietri, essa nova narrativa viria a incorporar o mistrio e uma adivinhao (ou negao) potica da realidade, vindo assim a corrigir os limites da potica do Realismo (RODRIGUES, 1988, p. 51). Percebe-se neste ponto que a noo de Realismo Mgico ainda estava atrelada ao postulado por Roh. Em 1949, esta vertente do modo fantstico ganharia um novo impulso com a publicao de El Reino de este Mundo, do cubano Alejo Carpentier, obra esta que trazia no prefcio o nome Real Maravilhoso Americano para se referir a uma literatura que, na descrio de Chiampi, mostrava como, a unio de elementos dspares, procedentes de culturas heterogneas, configura uma nova realidade histrica, que subverte os padres convencionais da racionalidade ocidental (CHIAMPI, 1980, p. 32). Como tambm foi observado por Spindler (1993), nitidamente se nota no conceito de Carpentier do Realismo Maravilhoso o olhar eurocntrico do mito do Novo Mundo como uma terra de maravilhas e exotismo. A prevalncia atual nos estudos literrios do termo Realismo Mgico se iniciou em 1954 com a palestra ministrada por Angel Flores de ttulo Magical Realism in Spanish American Fiction, realizada durante o Congresso da Associao de Lnguas Modernas em Nova Iorque. Publicado no ano seguinte em Hispania, 38 (2), este trabalho introduziu o nome Realismo Mgico no mundo acadmico, o que acabou por torn-lo o mais usado desde ento em detrimento do nome Realismo Maravilhoso (RODRIGUES, 1988, p. 51). Cabe destacar que na principal obra da crtica brasileira sobre o assunto O Realismo Maravilhoso Irlemar Chiampi opta pela utilizao do termo cunhado por Carpentier dado a enorme tradio do Maravilhoso na histria da literatura ocidental. Independente, porm, da designao, existe hoje a tendncia do uso intercambivel tanto do termo Realismo Mgico quanto do Realismo Maravilhoso para descrever um tipo de discurso narrativo na qual o real e o inslito se misturam sem soluo de continuidade e sem criar tenses entre eles. Na discusso do tema no E-Dicionrio de termos literrios, Selma Calazans Rodrigues define esta literatura como, um tipo de fico hispano-americana que reagia contra o realismo/naturalismo do sculo XIX e contra a novela da terra, um tipo de regionalismo que imperava nas primeiras dcadas do sculo XX. De fato, como bem atesta Chiampi, o Realismo Mgico se associava a um perodo bastante crtico no mundo: (...) nas suas origens o termo se acomodava atmosfera cultural do perodo entre guerras (2008, p.23).
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

631

Os problemas terminolgicos e conceituais ligados a este modo fantstico de forte presena na Europa e na Amrica Latina acabaram por fomentar nas duas ltimas dcadas do sculo vinte tentativas de categorizao da sua forma. Este o caso do ensaio Realismo Mgico: uma tipologia (1993), do guatemalteco William Spindler no qual o crtico postula a existncia de trs depreenses desta expresso literria: o Realismo Mgico Metafsico (europeu), alicerado na tcnica do Verfremdung; o Realismo Mgico Antropolgico (latino-americano), sustentado pela convivncia entre o mgico e o real das culturas nativas da regio; e o Realismo Ontolgico, no qual no so oferecidas explicaes para os acontecimentos irreais no texto e o sobrenatural apresentado de um modo realista sem contradizer a razo. Sendo um autor costumeiramente enquadrado no Realismo Mgico, qual seria ento o lugar de Kafka dentro da tipologia de Spindler? Como ser visto a seguir, mesmo dentro do Realismo mgico Kafka desafia enquadramentos. Um inseto no olho da modernidade A alienao do homem finissecular em relao a uma existncia que lhe parece absurda, a busca infrutfera por algo que no pode mais ser encontrado e a indagao por aquilo que no tem resposta so as caractersticas mais marcantes de toda a obra de Kafka. Esses elementos recorrentes abordados sob uma viso simblica da realidade resultaram em textos que subverteram o esquema todoroviano do fantstico como hesitao entre o natural e o sobrenatural ou como proibio de dar-lhe uma viso alegrica ou potica (PAES, 1985, p.16). Como coloca Todorov ao escrever especificamente sobre A metamorfose:
Em Kafka, o acontecimento sobrenatural no provoca mais hesitao pois o mundo descrito inteiramente bizarro, to anormal quanto o prprio acontecimento a que serve de fundo. Reencontramos, portanto, (invertido) o problema da literatura fantstica literatura que postula a existncia do real, do natural, do normal, para poder em seguida atac-lo violentamente mas Kafka conseguiu super-lo. Ele trata o irracional como se fizesse parte do jogo: seu mundo inteiro obedece a uma lgica onrica, se no de pesadelo, que nada tem a ver com o real (TODOROV, 1992, p. 181).

Diante do desafio de enquadrar o escritor tcheco dentro do rgido esquema conceitual desta literatura o crtico o desterra do terreno do fantstico porque na sua obra no h mais real que possa contrapor-se a tal fantstico generalizado; o mundo inteiro do livro e o prprio leitor nele esto includos (TODOROV, 1992, p. 182). Mas, o que h nesta novela a ponto de levar Gabriel Garca Marques a se enveredar pelos bosques do inslito e fazer com que Heinz Politzer, um dos mais conhecidos comentaristas da obra kafkiana, escrevesse que depois da metamorfose de Gregor Samsa o mundo em que movemos tornou-se outro? (BACKES, 2007b, p. 22). 632
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

Ao lado de O processo (1914) e O castelo (1922), A metamorfose est entre as trs obras que consolidaram o estilo literrio de Kafka e uma das histrias mais conhecidas mesmo entre aqueles que nunca leram Kafka. A narrativa definida pelo autor como repulsiva (KAFKA apud FERRAZ, 2010, p. 89) foi escrita em um perodo de trs semanas entre novembro e dezembro de 1912 e foi recebida com risos pelos amigos do escritor quando da leitura da mesma. Depois desta experincia o amigo de Kafka, Max Brod procurou algum que pudesse editar a estranha e genial novela. Impressa em 1915 na revista Die Weissen Bltter (As folhas brancas), a obra foi uma das poucas peas literrias que Kafka viu publicada ao longo de sua curta vida. Ele havia criado uma narrativa nica marcada pela desacomodao do leitor desde a pgina inicial, assim explicada por Modesto Carone: resta ao leitor o desconforto de se deparar com uma narrao translcida, mas cujo ponto de partida permanece opaco (CARONE apud FERRAZ, 2010, p. 90). Esta desacomodao junto ao leitor criada por Kafka logo na abertura da histria em que Gregor Samsa ao acordar se v metamorfoseado em um inseto monstruoso (KAFKA, 2010, p. 11) subverte a classificao de Spindler de A metamorfose como uma representante do Realismo Mgico Ontolgico (1993, p. 10) nos termos de apresentao de situaes impossveis de uma forma muito realista. De fato, prope-se aqui que a novela de Kafka se alinha perfeitamente com o Realismo Mgico Metafsico pela razo explicada a seguir. Ao longo da novela chama a ateno as vezes em que Gregor Samsa chama a ateno para a sua condio atual (KAFKA, 2010, p. 57), o que sintomaticamente revela que, nos termos da novela, apesar da sua deformidade atual Gregor Samsa continua a ser o mesmo caixeiro viajante que tem sua vida regulada pelos horrios de trens e pelas estafantes obrigaes enquanto vendedor. Sem direito ao controle sobre a prpria vida Samsa se desumaniza para atender ao ritmo da vida moderna. Nesta leitura, sua transformao em inseto apenas mais uma etapa na sua perda de humanidade, perda esta que ganha destaque quando Kafka a aborda pelo veis do estranhamento brechtiano, gerando no leitor a mesma reao incmoda desencadeada nos expectadores da pea de apek. Neste aspecto o Kafka de A metamorfose o mesmo Kafka de O processo, tido por Spindler como Realismo Mgico Metafsico, causando no leitor impresso de ser confrontado com uma alegoria ou uma metfora de algo que permanece quase ao alcance e ainda, desconhecido (SPINDLER, 1993, p. 7). Percebe-se, portanto que, ao contrrio do que a primeira vista pode se supor, tanto a fico cientfica quanto o Realismo Mgico podem compartilhar das mesmas estratgias de representao simblica do real. Consideraes finais Considerados neste artigo como representantes chaves da Fico Cientfica e do Realismo Mgico do incio do sculo vinte mesmo antes destas duas expresses literrias serem denominados como tais, Karol apek e Franz Kafka souberam imprimir em R.U.R.: Robs Universais de Rossum e A metamorfose
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

633

no apenas suas vises do processo de desumanizao do homem moderno face uma sociedade secular regulada pelo discurso cientfico, mas tambm apresentaram indiretamente em seus textos uma possvel abordagem para a crise do gnero fantstico citada por Todorov por meio da construo de um estranhamento cognitivo que recupera na modernidade a hesitao todoroviana. Como se espera ter mostrado aqui, a Fico Cientfica e o Realismo Mgico so capazes de atender a funo do fantstico em capturar e traduzir a angustia e ansiedade de seu tempo por meio da apresentao de uma realidade meta-emprica na qual robs e insetos se tornam para ns incmodos espelhos.

MEIRELES, A. ON ROBOTS AND INSECTS: THE CRISIS OF THE FANTASTIC IN KAREL APEK AND FRANZ KAFKA
Abstract Writing both in Bohemian (present Czech Republic) at the turn of the century, Karel apek and Franz Kafka exemplified respectively in the play R.U.R.: Rossum Universal Robots (1920) and in the novella The metamorphosis (1915), the crisis of the Fantastic genre that since then have been attracting the attention of different critics and writers, such as, Castex, Caillois, Vax, Hoffmann, Todorov, Jackson, Bessire, Furtado and Ceserani. This critical uneasiness, focused on the debates on the Fantastic as genre x narrative mode, is formalized in this article through the literary expressions of Science Fiction and Magical Realism, two differing genres in the sense of their relations with the hegemonic rationalist discourse existing in Europe since the Enlightenment. However, as this work aims to analyze as case study, despite their diegetic differences, apeks and Kafkas works demonstrate not only the tenuity in the frontiers of the fantastic mode, but also point out the legacy left by the fantastic as a genre in the twentieth century. Keywords Fantastic; Science Fiction; Magical Realism; Karel apek; Franz Kafka

Referncias
ALAZRAKI, J. Qu es lo neofantstico? In: ROAS, D. (Org.). Teoras de lo fantstico. Madrid: Arco/Libros, 2001. p. 265-282. ALLEN, L. D. No mundo da fico cientfica. So Paulo: Summus editorial, 1974, p. 5-20. BACKES, M. A teia kafkiana. Entre livros. So Paulo, ano 3, n. 27, p. 36-39, julho 2007a. BACKES, M. O escritor sombra. Entre livros. So Paulo, ano 3, n. 27, p. 22-26, julho 2007b.

BAKER, R. S. The Modern Dystopia: Huxley, H. G. Wells, and Eugene Zamiatin. In: BAKER, R. S. Brave New World: History, Science and Dystopia. Boston: Twayne Publishers, 1990, p. 36-45.

634

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

BESSIRE, I. Le rcit fantastique: La potique de lincertain. Paris: Larousse, 1974. 256p. BOTTING, F. Gothic. London: Routledge, 1996. 201p. (The New Critical Idiom). CAILLOIS, Roger. Au coeur du fantastique. Paris: Gallimard, 1965. BRECHT, B. Pequeno Organon para o Teatro. In: BRECHT, B. Estudos sobre Teatro. Trad. Fiama Pais Brando. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978, p. 99-134. APEK, K. R.U.R.: Comdia utpica em trs actos e um prlogo. In: Os melhores contos de FC: de Jlio Verne aos astronautas. Trad. Lima de Freitas. Lisboa: Livros do Brasil, 1968, p. 125-226. (Coleo Argonautas). CARONE, M. O parasita da famlia. In: CARONE, M. Lio de Kafka. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 12-26. CAUSO, R. de S. Fico cientfica, fantasia e horror no Brasil: 1875-1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. 339p.

CEIA, C. Estranhamento (Ostraniene). In: CEIA, C. (Coord.). E-Dicionrio de Termos Literrios. ISBN: 989-20-0088-9. Disponvel em: < http://www.edtl.com.pt/index. php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1030&Itemid=2>. Acesso em 27 jun. 2012. CHIAMPI, I. O Realismo Maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. So Paulo: Perspectiva, 1980. 184p.

CESERANI, R. O Fantstico. Traduo de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006. 158p. CHKLVSKI, V. Arte como procedimento. In: EIKHENBAUM, B. et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1973, p. 39-56. CLUTE, J. (Ed.). Science Fiction: The Illustrated Encyclopedia. London: Dorling Kindersley, 1995. 312 p CUDDON, J. A. Menippean satire. In: CUDDON, J. A. (ed.). Dictionary of literary terms and literary theory. 3 ed. London: Penguin Books, 1991, p. 539-540.

CLUTE, J. Karel apek. CLUTE, J. (Ed.). Science Fiction: The Illustrated Encyclopedia. London: Dorling Kindersley, 1995, p. 119.

ENCYCLOPEDIA Britannica. Encyclopdia Britannica Online. Karel Capek Encyclopdia Britannica Inc., 2012. Web. 26 Jun. 2012. Disponvel em <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/93743/Karel-Capek>. Acesso em 26 junho 2012. FERRAZ, H. Vida e obra. In: KAFKA, F. A metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. So Paulo: Abril, 2010, p. 79-93 (Clssicos Abril Colees; v. 20).
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

635

FIKER, R. Fico cientfica: fico, cincia ou uma pica da poca? Porto Alegre: L&PM, 1985. (Coleo Universidade Livre). 111p. HAMPL, P. Comeback for Capek. New York Times. December 22, 2002. Disponvel em http://www.nytimes.com/2002/12/22/books/comeback-for-capek. html?pagewanted=all&src=pm. Acesso em 27 de junho de 2012.

FURTADO, F. A construo do fantstico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. (Horizonte universitrio). 152p.

LOVECRAFT, H. P. O terror sobrenatural na literatura. Traduo de Joo Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1987. 43p. MOYLAN, Tom. Scraps of the Untainted Sky. Colorado: Westview Press, 2000. 408p. PAES, J. P. As dimenses do fantstico. In: PAES, J. P. Gregos e baianos. So Paulo: Brasiliense, 1985.

KAFKA, F. A metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. So Paulo: Abril, 2010. 96p. (Clssicos Abril Colees; v. 20).

PAES, J. P. Por uma literatura brasileira de entretenimento (ou: O mordomo no o nico culpado). In: PAES, J. P. A aventura literria: ensaios sobre fico e fices. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 25-38. ROAS, D. (Org.). Teoras de lo fantstico. Madrid: Arco/Libros, 2001. 307p. RODRIGUES, S. C. Realismo Mgico. In: CEIA, C. (Coord.). E-Dicionrio de Termos Literrios. ISBN: 989-20-0088-9. Disponvel em: <http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_ mtree&task=viewlink&link_id=314&Itemid=2>. Acesso em 25 maio 2012. RODRIGUES, S. C. O Fantstico. So Paulo: tica, 1988. 77p. SILVA, A. M. Literatura Inglesa para Brasileiros: curso completo de literatura e cultura inglesa para estudantes brasileiros. 2ed. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2005. 323p.

SILVA, A. M. A Distopia. In: SILVA, A. M. O admirvel mundo novo da Repblica Velha: o nascimento da fico cientfica brasileira no comeo do sculo XX. 2008. 193 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008, p. 63-79. SILVA, A. M. A Fico Cientfica. In: SILVA, A. M. O admirvel mundo novo da Repblica Velha: o nascimento da fico cientfica brasileira no comeo do sculo XX. 2008. 193 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008, p. 18-36.

SPINDLER, W. Traduo de Fbio Lucas Pierini do original ingls Magic realism: a typology, de William Spindler, Frum for modern language studies. Oxford: Oxford University Press, 1993, v. 39. Reviso: Fernanda Cristina de Freitas Sales. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/65457778/SPINDLER-Realismo-magico>. Acesso em 25 maio 2012.

636

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

SUVIN, D. Karel apek, Or the Aliens Amongst Us. In: SUVIN, D. Metamorphoses of Science Fiction: on the poetics and history of a literary genre. New York: Yale University Press, 1979. p. 270-284. SUVIN, D. On the Poetics of the Science Fiction Genre. College English, Vol. 34, No. 3, dez. 1972. Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/54567147/Poetics-of-Sci-Fi-Suvin. Acesso em 27 de junho de 2012. TODOROV, T. Introduo literatura fantstica. Trad. Maria Clara C. Castello. So Paulo: Perspectiva, 1992. 190p.

ZAMORA, Lois Parkinson. Swords and Silver Rings: Magical Objects in the Work of Jorge Luis Borges and Gabriel Garca Mrquez. In: HART. Stephen M., OUYANG, WenChin (Ed.). A Companion to Magical Realism. New York: Tamesis, 2005. p. 28-45.

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.619-637 jul.|dez. 2012

637

Vous aimerez peut-être aussi