Vous êtes sur la page 1sur 28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

ENG

POR

POR ! FA ZER

POR ? PEN S A R

POR + C RI A R

POR PES S OA S

POR : VI R

WIKI

B L OG

POR"PESSOAS

120 COMENTRIOS // 54 TWEETS // 1746 LIKES

Uma neuropsicloga a favor da educao


07/05/13 // ESCOLA // FAMLIA // ORGANIZAO SOCIAL POR VAGNER DE ALENCAR

Aos 16 anos, ela quase repetiu de ano por conta das disciplinas vils: matemtica e fsica. Isso s no aconteceu por conta das metodologias prprias criadas por ela, nas quais atrelava os contedos escolares sempre a coisas cotidianas. O recurso deu to certo, que, no ano seguinte, a prpria escola passou a indic-la como professora particular para estudantes do ensino fundamental. A experincia, na adolescncia, foi o combustvel que despertou em Adriana o interesse em entender quais eram os estmulos necessrios para aumentar a capacidade de aprendizagem nas pessoas. Hoje, mais de duas dcadas depois, Adriana Fz carrega um currculo extenso e a superao de um AVC, que a fez adentrar na neurocincia. Entre seus ofcios, dedica-se aos avanos da neurocincia na educao, j escreveu livros sobre o funcionamento do crebro, inclusive, para crianas, alm de coordenar um projeto voltado preveno e sade mental, em que capacita professores sobre como lidar com a raiva e a ansiedade no convvio escolar. Aos vinte e poucos anos, Adriana j acumulava uma graduao em educao e o ttulo de ps-graduada em psicopedagogia. Na poca, ela estava determinada a descobrir como mobilizar a emoo dos alunos para alcanar a chamada aprendizagem significativa, termo cunhado pelo psiclogo norte-americano David Ausubel ao afirmar que aquilo que aprendido sempre precisa fazer algum sentido para o aluno.
Giovanni Cancemi / Fotolia.com

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

1/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

Mergulhada na teoria de Ausubel, ela comeou a formar grupos de estudos com a presena de especialistas renomados, como o neurocientista Nelson Annunciato, PhD em programas de reabilitao neurolgica da Universidade de Munique, na Alemanha, e o neurologista Jos Salomo Schwartzman, especialista em neurologia infantil. Eu era bem mais jovem que eles. O que era uma honra para mim. Era como se eu fosse um peixe fora dgua nadando no imenso oceano, afirma ela, que ento vivia o auge de sua vida profissional. Nessa poca, inclusive, abriu uma clnica multidisciplinar formada por diferentes profissionais, como fonoaudilogos, psiclogos e terapeutas familiares. Era algo muito inovador. No entanto, aos 32 anos, sua vida deu uma reviravolta quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrgico. Passou quatro meses internada e quatro anos em reabilitao. Perdeu os movimentos do lado direito do corpo e no reconhecia nem mesmo seu prprio marido, com quem estava casada havia dez anos. Eu, que era especialista em leitura e escrita, no sabia mais ler nem escrever, conta. Foi como se tivesse dado um reset no meu HD interno, no qual eu precisava colocar tudo novamente.

Aos 32 anos, Adriana teve sua vida virada ao avesso: sofreu um AVC hemorrgico. Passou quatro meses internada e quatro anos em reabilitao.

Com depresso patolgica e limitaes fsicas e cognitivas, Adriana parou de clinicar e comeou a buscar outras atividades medida que sua recuperao progredia. Fez aulas de samba, para reaprender cognitivamente a andar, e curso de palhao, para rir de si mesma. Fui desenvolvendo habilidades que at ento eu no precisava, j que antes eram automticas, como andar ou segurar uma escova de dentes. Esses novos hbitos foram fundamentais para que ela adentrasse mais a fundo no campo da neurocincia. Eu precisava entender por que, apesar de eu no ter tido um derrame no cerebelo (parte do crebro responsvel pela ao motora), eu no podia andar direito. Por que a minha viso havia ficado comprometida, se minha regio occipital (parte do crebro que comanda a viso) no havia sofrido nenhum dano? Por que no sabia mais ler nem escrever, se a regio parietal (responsvel pela leitura e escrita) estava sem nenhuma leso? As investigaes prosseguiram e acabaram dando origem ao livro A Cura do Crebro, em
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 2/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

A neurocincia chega a ser vital. Na educao, ela tem a funo de dar aos professores mais instrumentos e ferramentas para que eles sejam capazes de otimizar suas funes.

que Adriana desvenda, a partir de sua batalha e recuperao do AVC, outras indagaes como: por que ela precisava raciocinar para que ento pudesse andar ou por que a recuperao da memria era gradual. A viagem pelo crebro avanou tambm rumo academia. Anos depois, j reabilitada, a educadora especializou-se em neuropsicologia na Unifesp (Universidade Federal de So Paulo). Neurocincia, uma questo vital

Hoje, para mim, a neurocincia chega a ser vital. O professor tem como tarefa, durante o processo de aprendizagem dos alunos, trabalhar a leitura, a matemtica, mas imagina se ele tambm conseguir entender o funcionamento do crebro. essa a principal funo da neurocincia na educao: dar aos professores mais instrumentos e ferramentas para que eles sejam capazes de otimizar suas funes, afirma. De acordo com ela, isso fundamental para minimizar um dos principais problemas que envolvem os professores: o desgaste profissional. Em muitos casos, afirma, o educador no percebe que cada aluno possui um ritmo diferente de aprendizado e que naturalmente ele tambm precisar de orientaes durante esse processo. O nico momento da vida do ser humano onde a regio do prazer tem menos neurotransmissores passando pelo crebro na adolescncia. Por isso os jovens, normalmente, tm aquela inrcia, preguia, crise. Se o professor entende que isso acontece por conta do funcionamento cerebral e no porque o aluno est sendo folgado, ele consegue ajudar muito mais e otimizar a tarefa de educar, afirma Adriana, que tambm coordena o projeto Cuca Legal, iniciativa realizada pela Unifesp, que trabalha a preveno e sade mental com educadores.
Divulgao

Bye, bye, tristeza! Desde o ano passado, a neuropsicloga usa elementos da neurocincia para ajudar professores de escolas pblicas de Paraispolis a maior favela de So Paulo, na zona sul da capital a terem melhores condies de preparar suas aulas. Para dar aula, o educador precisa, primeiro, aprender a se respeitar enquanto ser humano, que fica estressado, com raiva. Essa compresso fundamental para que ele tambm entenda
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 3/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

essas caractersticas em seus alunos e consiga lidar melhor com eles, tanto do ponto de vista comportamental, quanto pedaggico, assegura. Segundo ela, a partir do momento que o professor compreende que um determinado aluno de ensino fundamental tem certa aptido para aprender linguagem at os dez anos de idade, por exemplo, o professor passa a se tornar mais responsvel por interferir diretamente nesse aprendizado e se ajudar a ajudar o aluno.

Os professores dessa escola especialmente queriam um trabalho que pudesse ajudlos a lidar com a raiva. Ensinamos como o ciclo da raiva, como ela desenvolvida no crebro, como acontece no cotidiano.

O projeto est sendo realizado em duas escolas da regio. Na escola estadual Maria Zilda Gamba Natel, desde 2012, os professores esto participando das oficinas peridicas, que incluem rodas de discusso sobre como agir e trabalhar aspectos voltados a raiva, ansiedade, tristeza, entre outros. Os professores dessa escola queriam um trabalho que pudesse ajud-los a lidar especialmente com a raiva. Ensinamos como o ciclo da raiva, como ela desenvolvida no crebro, como acontece no cotidiano e como eles podem ajudar esses alunos a identific-la para poder dar espao ao que prioridade. Acabamos no s ajudando os professores, mas tambm o aluno, j que ele passa a perceber a mudana de atitude do educador e melhorar a relao cotidiana, diz. A partir deste ano, outra instituio de ensino a escola estadual Etelvina Gis de Marcucci tambm contar com a capacitao dos professores. O projeto pretende, no primeiro ano, trabalhar o comportamento dos professores para, no ano seguinte, promover um avano pedaggico na escola. Dentro do crebro infantil Mas o cardpio de iniciativas de Adriana parece no ter fim. Alm da formao dos professores em Paraispolis, ela tambm est frente de um projeto no Departamento de Instituto do Crebro, do Hospital Albert Einstein. L, ela desenvolve uma coleo de livros para crianas, de cinco a dez anos, sobre o funcionamento do crebro. Trazemos exemplos da realidade da criana. Explicamos que andar de skate, por exemplo, estimula o sistema lmbico responsvel por comandar as emoes. a limbilndia, uma mistura de lmbico e Disneylndia. A primeira obra, afirma, j foi produzida e ser lanada em setembro deste ano. Do ponto de vista prtico, Adriana afirma que, h dois anos, realizou esta experincia, piloto, em escolas pblicas de So Paulo e de Paraty, no Rio de Janeiro. De acordo com ela, foi possvel observar uma melhoria na atitude das crianas quanto ao aprendizado em sala de aula. Ao entender como funciona seu crebro, elas passam a mudar seu comportamento e atitude, sentem-se mais estimuladas a aprender outras coisas, afirma. Servio: Adriana Fz participa dia 07/05 do 104 Frum do Comit da Cultura de Paz, parceria Unesco, promovido pela Palas Athena, onde realiza uma palestra gratuita sobre os novos desafios e conhecimentos ligados neurocincia na educao. O evento, com entrada gratuita, acontece no Masp (Museu de Arte de So Paulo), s 19h. No necessria inscrio.

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

4/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

TAG S: ADRIANA FZ // EMPATIA // NEUROCINCIA // PERIFERIA // PSICOPEDAGOGIA

NOTCIAS RELACIONADAS

'ENSINAR MUITO MAIS QUE PASSAR CONTEDO'

NOS BASTIDORES DA CINCIA POR QUE OS ADOLESCENTES PRECISAM DORMIR MAIS

120 COMENTRIOS
ISABEL GORLA
em 7 de maio de 2013 s 11:43

Maravilhosa a experincia de Adriana, enriqueceu meu dia e potencializou meu animo para a Educao.

GIL VICENTE FELONTA


em 7 de maio de 2013 s 20:29

Parabns Adriana, que historia linda, e tenho certeza que sua inteligncia, garra e determinao vai incentivar muitas pessoas a terem lindas historias de vida.

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 20:46

Obrigada, Gil!
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 5/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

Pingback: Psicopedagoga vtima de avc supera doena e ajuda professores de Paraispolis |

Catraca Livre SP/Rio Grtis

WASHINGTON
em 8 de maio de 2013 s 11:50

Parabns Adriana! Quero acompanhar seu trabalho. mais um belo exemplo de superao.

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 20:49

Washington, obrigada pelo interesse. Convido-lhe a conhecer meu livro A CURA DO CREBRO, da editora Novo Sculo e facebook, terei grande prazer em aceitlo como amigo!Abs.,Adriana
Pingback: "A cura do crebro" no portal Porvir | Lilian Comunica - Assessoria de Imprensa e

editorial

Pingback: Neurocientista, vtima de AVC, supera doena e ajuda professores de Paraispolis |

Nova Paraispolis FM

Pingback: Neurocientista, vtima de AVC, supera doena e ajuda professores de Paraispolis

JOSE JUAN MARTINEZ BREY


em 9 de maio de 2013 s 9:23

Bom dia Dra Adriana, tenho um filho Carlos Alberto, 14 anos tenho a guarda dele dos 3 anos mora souzinho comigo, nasceu de 6 meses (prematuro) 850 gramas, descobrimos aos 1 e meio que tinha Paralisia Cerebral, ( decorrente de um vestigio de hemorragia intercraniana das muitas que teve quando internado na UTI NEONATAL ficou 70 dias dado de alta com 1,750 KG ), consegui AACD aos dois anos e pouco, foram anos de fisioterapia, com 9 anos fez 5 cirugias, hoje caminha (dentro das suas posibilidades) em fim posou por todos os meios posiveis , fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologo , etc na AACD esta na 8 serie, com bolsa no So Camilo estou tendo problemas com ele na captao de materias como Matematicas, Desenho Geometrico, e neste ano tambm Historia, ate faz 3 anos quando tinha somente uma professora para todas as materias ate que ia mas o menos bem mas agora com um professor para cada materia a coisa mudou e o ano que vem ser pior ja que se acrescenta , quimica, fisica etc etc, em fim escutei na CBN o Dimestain falando do seu trabalho e de como atingiu ese seu estagio de DOUTORA, que levou a ensinar como desenvolver o cerebro e compriendelo, sei que muito petulante da minha parte, esta solicitao, mas entenda Dra
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 6/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

Adriana sou pai, e no tenho condies nem poses para faer mas por meu filho , mas fiz , fao e farei o que for necessario para se no curalo amenizar a sua vida o mximo posivel, por favor preciso da sua orientao , de uma avaliao sua e com certeza uma saida, pois tenho certeza de que o problema dele e a falta de ateno a concentrao algo relacionado ao cerebro mesmo, desde ja agradeo e aguardo seu retorno Juan

JAGUARACY CONCEIO
em 9 de maio de 2013 s 11:21

Gostei muito do que li. Tenho buscado atravs do autodidatismo aprender sobre Neurocincias o que tem muito me servido para o meu procedimento em sala de aula. J hora de a Academia colocar no currculo, principalmente para quem vai ser professor(a) o estudo da Neurocincias.

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 20:53

Muito importante seu comentrio!Espero colaborar para que neurocincias faa parte do currculo do educador! Obrigada pelo depoiment, Jaguaracy. Vc conhece o meu livro A CURA DO CREBRO, da editora Novo Sculo?Ah, convido-lhe a entrar no meu facebook!Abs.Adriana

IVANI DE LOURDES MARCHESI


em 9 de maio de 2013 s 13:55

Percebo a tempos a necessidade de recorrermos a neurociencia para melhor ensinar os diferentes de qualquer tipo, o q aprendem diferentemente

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 20:55

Vc tem razo,Ivani. Aprendermos as diferenas e semelhanas por meio do crebro e da vida, que far diferena para a educao do presente e futuro!Obrigada pelo comentrio!Abs.,Adriana

MARIA GORETI VIEIRA DA SILVA


em 10 de maio de 2013 s 18:03

Maravilha o que li sobre o projeto da Adriana, simplesmente enriquecedor no s para os


porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 7/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

educadores como tambm para todas as pessoas que queiram entender o universo do crebro humano. Parabns, nunca havia lido algo to eficaz; e to interessante para os educadores colocarem em prtica . Boa sorte para voc, continue desenvolvendo muito mais.

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 20:57

Muito obrigada, MAria Goretti! Vc conhece o meu livro A CURA DO CREBRO? Abrao carinhoso, Adriana

FUN
em 13 de maio de 2013 s 9:45

Muito bom, parabns pela superacao. Mas um detalhe: no ensino da matemtica, a propria capacidade de abstracao uma habilidade importante, que deve ser desenvolvida. Assim, usar truques de historinha e esqueminha para faze-los tirar nota alta nem sempre do melhor interesse delas. o mesmo q ajudar atletas que estao treinando para uma maratona dandolhes um patinete motorizado. Eles chegam mais rapido na linha de chegaa, claro, mas nao aprendem a correr. A educacao mais do q tirar notinha alta. , entre outras coisas, aprender a raciocinar abstatamente.

FUN
em 13 de maio de 2013 s 9:48

Desculpem pelos erros de digitacao no texto anterior. Meu teclado de celular uma meda e come letrs.

ADRIANA FOZ
em 29 de maio de 2013 s 21:00

Obrigada pelo interesse! E muito bacana seu comentrio, afinal a matemtica uma atividade importantssima para a sade do crebro, certo?

MAIR CANDDIDO DIAS


em 14 de maio de 2013 s 16:29

muito bom. vou aprender com isto a lidar com meu filho que hipertivo

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

8/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

LIA HELENA GIANNEHINI


em 14 de maio de 2013 s 16:33

Estou a procura de pessoas que me ajudem a pensar num musical para crianas com este cunho educativo.. quer participar?

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 13:49

Lia, conte comigo.O telefone do meu consultorio 11-30342560 e meu email: adriana@adrianafoz.com.br Abs,Adriana

MARIA DE FTIMA VITRIO DE BARROS CORREIA


em 14 de maio de 2013 s 23:17

Gostaria de receber mais informaes sobre o assunto, inclusive porque estou escrevendo a minha monografia da ps de psicopedagogia por favor mandem-me o nome do ou dos livros dessa autora

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 13:51

Maria de Fatima, obrigada por seu interesse.Deixo meu email para possivelmente lhe encaminhar algumas bibliografias:adriana@adrianafoz.com.br Abs,Adriana

NIVALNICE RESPLANDES TORRES


em 15 de maio de 2013 s 8:44

Queria que todo mundo lesse essa historia. Assim seriao mas pazientes com as criancas.

MARTA MARIA FIGUEIREDO


em 15 de maio de 2013 s 10:20

Sou professora, e tenho alunos com paralizia cerebral.Sinto muita dificuldade em lidar com eles, mas me esforo o mximo para que sejam socializados e no sofram preconceitos dos colegas, pois sou a favor da incluso, embora reconhea que sou limitada para essa tarefa to
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 9/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

delicada. Alm do mais, os recursos para esse trabalho so tambm limitados. difcil, mas no impossvel!

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 13:52

Obrigada pelo apoio e interesse!

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 13:57

Ah, creio que ir gostar do livro: Inclusao e singularidadedesafios da Neurociencia educacional ,do Dr Mauro Muskat.

CRISTIANE PETRONI PINESI


em 15 de maio de 2013 s 11:10

Muito boa reportagem. Esse exemplo deveria se r seguido por mais pessoas. Devemos divulgar mais esse tipo de iniciativa e pesquisa.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 13:58

Obrigada, Cristiane!!!

DIRCE EDITE KOLLN


em 15 de maio de 2013 s 11:18

Mt boa a reportagem, Passei por um AVC no cerebelo e tb estou me recuperandosei extamente do que estas falando

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:00

Ol Dirce, espero que vc esteja bem, aps seu AVC!Vc chegou a conhecer meu livro A CURA DO CREBRO,da editora Novo Sculo? Talvez vc possa se identificar e tirar proveito!Forte abrao, Adriana

HELENA PAIVA MARQUES


porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 10/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

em 15 de maio de 2013 s 19:20

Parabns Adriana Fz!! reconfortante saber que ainda h quem acredite nas pessoas e principalmente na Criana/Adolescente, por traz de uma atitude ou ao h uma explicao. Ainda h quem queira respostas imediatas. E em algumas situaes necessrio pacincia, tempo, coragem e dedicao para que se tenha uma resposta.

RITA IRISNALDA DE OLIVEIRA.


em 16 de maio de 2013 s 16:15

A Neurocincia e a Fsica Quntica certamente, sero as Cincias do Futuro. Gostei muito dessa matria e do trabalho realizado pela Adriana em prol da Educao. Parabns! Grande abrao, Adriana! Paz e bem! Sade e sucesso. Rita.

JAQUELINE BARROS
em 16 de maio de 2013 s 18:27

Que linda histria de superao e exemplo para ns entendermos mais um pouco como funciona a mente humana. Mesmo com tanta complexidade que h no crebro e mentes, ainda sim possvel que se aprenda e reaprenda. Mais ainda que todos ns somos capazes independente de quais limitaes possumos.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:01

Rita, super obrigada!

MARIA JOS MIRANDA RGO.


em 16 de maio de 2013 s 18:44

Minha grande admirao por to rica e estimulante experincia de vida !!! Meus melhores votos de muitas e grandes vitrias ; como leiga no assunto, no tenho consideraes tcnicas a fazer,porm,como ser humano sensvel,confesso-me extremamente emocionada e encantada !!! Abraos

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

11/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:02

Obrigada, Maria Jos, pelo carinho e interesse!

NEIVSY MOLINOS
em 16 de maio de 2013 s 21:15

Parabns! Excelente texto que serviu para esclarecimentos da aprendizagem. Pena pois gostaria que todos professores fossem capaz de ter a oportunidade em l-lo. Obrigada pela postagem. Valeu muito.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:03

Neyvsi, obrigada pelo interesse e vamos ajudar a levar estas informaes aos professores!

VALMIR ALFARTH
em 17 de maio de 2013 s 0:08

Parabns Adriana! Com este depoimento nos sentimos to pequenos e ao mesmo tempo uma lio de vida para que possamos nos comprometer cada vez mais com nossas dificuldades. Entendemos ento que temos muito ainda a fazer e a compartilhar com o nosso prximo.

ANDREA
em 17 de maio de 2013 s 1:19

Muito interessante a experincia relatada. Meu pai sofreu um AVC no ano passado e teve que reaprender leitura e escrita, alm da fala. A situao fez com que eu buscasse informaes sobre o funcionamento do crebro. sempre muito bom partilharmos vivncias. Parabns!

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:05

Valmir, obrigada pelo carinho e entendimento. Cada um de ns passa por exeriencias que se tornam ricas quando podemos compartilhar e ajudar o prximo, certo?Forte abs!

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

12/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

MARIA CRISTINA DE SOUZA SILVA.


em 17 de maio de 2013 s 7:13

Bela contribuio para minha pesquisa de mestrado ,parabns pela vitria alcanada e pela sua perseverana. Deus a abenoe Adriana.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:06

Maria Cristina, obrigada por seu comentrio e apoio!

RICARDO B. MARQUES
em 17 de maio de 2013 s 8:47

Muito bom! Sou bilogo e neuropsiclogo e trabalho com aplicao das Neurocincias na Educao h muitos anos. E leciono Neurocincias e Educao num curso de ps-graduao em Neuropsicologia A integrao entre as duas indispensvel e irreversvel.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:07

Ricardo, obrigada por seu comentrio. Deixo meu email e face para trocarmos expereinecias!adriana@adrianafoz.com.br/ facebook:adriana fz

REINALDO VASCONCELOS
em 17 de maio de 2013 s 8:57

Parabns Adriana. Tenho uma filha que teve um AVC uma semana aps o nascimento e ficou internada na UTI Neo Natal durante um ms. Muito me preocupou sobre as sequelas que graas a Deus no ficou. Com um pouco de dificuldades em manter a concentrao, tb est sendo avaliada a possibilidade de autismo de baixo grau. O mdico que a acompanha desde sua internao de Pouso Alegre neuro-cirurgio pediatra sempre acompanha esses fatos. Vou passar essa reportagem para ele. Um abrao.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:11

Reinaldo, obrigada pela confiana em compartilhar sua histria. Como sou tambm neuropsicloga alm de vitimada por um AVC sei quanto
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 13/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

sofrimento, dvidas e falta de informaoes ainda cercam as doenas cerebro vasculares.MAs toro por vcs e deixo meu email caso possa ser til :adriana@adrianafoz.com.br
Pingback: A neuropsicologia a favor da educao!, Trnsito e Pedagogia, Erica Nickel

LUCILENE CAVALCANTE DA SILVA


em 17 de maio de 2013 s 15:57

Realmente o professor precisa entender que ele no apenas, o transmissor de contedos por isso deve tambm inteirar-se, que: Para haver aprendizagem por parte dos alunos, ele deve buscar conhecimentos advindos das reas da Neurocincias, psicopedagogia, pedagogia,psicologia, para melhor entender o processamento das aprendizagens no crebro das crianas.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:13

isso a, Lucilene, vivendo, aprendendo eaprendendo!Abrao carinhoso,Adriana

JAQUELINE SENA
em 18 de maio de 2013 s 10:01

Excelente matria e parabns pela resilincia!

MARY
em 18 de maio de 2013 s 15:36

Muito bom essa transmisso de conhecimento para ns professores, que vivemos num ambiente escolar que mais parece uma panela de presso prestes a explodir( referindo aos professores e alunos), o convvio est cada vez mais difcil. Eu leciono no fundamental 1 em Escola Municipal, mas presencio o ambiente com o Fundamental II e sinceramente tenho pena dos professores do Fund II, pois eles sentem a obrigao de chegar aos objetivos propostos, enquanto os alunos esto querendo estar sempre na contra mo. triste e preocupante! Temos na Escola vrios Projeto e um deles o Cultura de Paz(h vrios anos) que tem a prtica de rodas-de-conversa para levar os alunos a discutirem e verem onde podemos melhorar no ambiente onde vivemos e principalmente escolar. Mas parece que no vemos crescimento ou aprendizado quanto as atitudes comportamentais dos educandos. Vc tem algumas sugestes para prtica na escola e melhoria dos alunos? Abraos Mary

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

14/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

MARY
em 18 de maio de 2013 s 15:48

Corrigindo: Muito boa essa

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:16

Mary, com certeza!Me envie um email explicitando qual o interesse e disponibilidade da escola para que possamos ver possibilidades de orient-los!Abrao,Adriana

IONE SILVA MORGADO


em 18 de maio de 2013 s 15:37

Parabns, Adriana! A sua histria de vida estimulante.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:16

Obrigada, Ione, eu quem agradeo seu comentrio e fora!

MARY
em 18 de maio de 2013 s 15:46

Tambm quero aqui demonstrar a minha admirao a voc pela sua persistncia na busca do conhecimento e percebemos como muitos estudos em relao ao crebro esto apenas engatinhando . Parabns e fico feliz que esteja recuperada. Abraos

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:17

Muito obrigad por seu interesse e carinho, Mary!

IZABEL DEMARCHI NUNES


em 18 de maio de 2013 s 15:47

Adorei a matria e fiquei muito interessada em conhecer mais sobre o assunto. Minha me teve um AVC isqumico h um ano. Ela teve de aprender a fazer tudo com a mo esquerda, a
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 15/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

andar (o lado direito ficou todo comprometido),mas o pior que ela no consegue se comunicar falando (ela compreende muitas coisas, mas no fala de forma contextualizada). Est sendo muito difcil essa nova realidade na vida da nossa famlia, mas no desistimos Adriana era muito mais jovem quando teve o AVC (minha me tem 70 anos), mas como conseguiu superar, penso que minha me tambm pode, ao menos, melhorar. Quem sabe, n! Sou coordenadora pedaggica numa escola pblica de Educao Infantil (trabalho com crianas h 27 anos) e fiquei muito interessada em formar os professores quanto ao conhecimento sobre o desenvolvimento do crebro infantil Obrigada!!

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:20

Maravilha seu interesse, Izabel. Vamos nos falar por email? Quanto a sua me , sugiro que vc leia o livro A CURA DO CREBRO,da editora Novo Sculo, de minha autoria.L tem muitas dicas!Abrao, Adriana

ROSELI DE SIQUEIRA
em 19 de maio de 2013 s 11:33

Adriana a experincia vivida por voc, me chamou muita ateno pela fora de voltade e superao, estou na busca de novos conhecimentos atravs da neuropedagogia, exatamente para enriquecer meu dia a dia em sala de aula.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:22

Roseli, fico grata por seu depoimento e interesse. Convido os interessados a entrar no meu facebook- adriana fz.

SILVANA RAQUEL WILLRICH COELHO


em 19 de maio de 2013 s 13:38

Adorei,at me deu vontade de retomar meu projeto de fazer minha nova ps graduao em Neuropedagogiaacho que agora eu vou! Obrigada pelo exemplo e pela motivao!

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:24

Silvana, eu quem fico feliz por sua motivao!At breve!


porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 16/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

DENISE BARATA
em 19 de maio de 2013 s 15:56

Isso fantstico!!! uma histria linda!! de superao, de garra, de vontade de vencer, parabns Adriana voce um exemplo de que nada acontece por acaso, vc fz de um acontecimento sofrido uma grande oportunidade de ajudar a humanidade a evoluir na maneira de ensinar, isso dar grandes frutos. DEUS te abenoe.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:25

Denise, fantstico seu depoimento!Muito obrigada pela fora !Abrao carinhoso,Adriana

LAURA
em 19 de maio de 2013 s 16:18

Minha sobrinha Juliana Marinho fez o curso Neurocincias e nos ajuda demais. Fabulosa a sua experincia e agora voc pode ajudar a tantas e tantas pessoas. Felicidades.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:26

Obrigada, Laura.Espero que sua sobrinha se encante sempre com a educao e as maravilhas do crebro e da vida!

ANA LUCIA CAETANO


em 20 de maio de 2013 s 8:12

que experiencia maravilhosa que isto sirva de lio . pra muita gente . tenho um filho portador de esquizofrenia e sofro com suas atitudes e agressoes.precizo de ajuda .

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:28

Ana Lucia, sugiro que procure o Proesq(Unifesp).L eles podero lhe orientar e ajudar quanto ao seu filho .Inclusive na proxima quarta haver o lanamento de um livro sobre o assunto onde um dos autores Dr Rodrigo Bressan, um grande especialista no assunto.
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 17/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

ANA LUCIA CAETANO


em 20 de maio de 2013 s 8:13

voceis podem me ajudar ?

ANA DE CASTRO PENA GAMA


em 20 de maio de 2013 s 9:52

Bom dia!!! sou professora da segunda fase do fundamental e me interesso por esse assunto, pois tenho turmas em que os alunos so hiper- ativos e tem dificuldades de aprendizagem. Amo minha profisso e gostaria de fazer o melhor obrigada e amei sua experincia. Ana

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:30

Ana, eu quem agradeo seu comentrio e deixo meu email caso possa colaborar na sua formao -adriana@adrianafoz.com.br

JADIR MIRANDA MIREIRA


em 20 de maio de 2013 s 16:54

Educar com esse mtodo o que h de mais prximo da realidade, a Adriana foi capaz de superar obstculos e se aperfeioar, no sentido de tornar-se capaz e desenvolver condies para um aprendizado que traz melhorias na evoluo do ser humano, sem muito mistrio e com simplicidade.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:32

Obrigada, Jadir, pelo comentrio !

VALDELENE MORAES
em 21 de maio de 2013 s 20:35

Parabns pela recuperao e iniciativa de buscar mais conhecimentos sobre Educao, ou seja, processo de aprendizagem como ocorre no crebro quando o aluno est aprendendo. Isto muito importante para ns professores, buscar sempre informaes para aprimorar nossos
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 18/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

conhecimentos pedaggicos. Tambm sou pedagoga e ps-graduada em psicopedagogia.amo minha profisso e quero continuar acompanhando o trabalho de Adriana.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:34

Querida Valdelene, espero poder ser til sua pratica pedaggica!Obrigada pelo comentrio!Vc conhece meu ultimo livro, A CURA DO CREBRO,da editora Novo Sculo?

MARIA HELENITA NASCIMENTO BERNL


em 23 de maio de 2013 s 1:13

Achei fantstica a Histria desta neuropsicloga! Acredito que a neurocincia o caminho pra soluo de muitos problemas, incgnitas e desafios ligados a Educao. Minha rea Educao Musical e me interessa muito a Neurocincia e a Msica! Fao atualmente a graduao do Bacharelado em Musicoterapia justamente porque assim posso mais sobre a atuao da msica no crebro. Gostaria de saber mais onde posso buscar mais formao sobre o assunto. Obrigada.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 14:36

MAria Helenita, obrigada pelo interesse.H informaoes sutis nas revistas Mente & Crebro, da Duetto e muitos autores, dentre eles Oliver Sacks.Abs,Adriana

IONE FRANCO
em 23 de maio de 2013 s 1:23

Este assunto da neurocincia me interessa bastante, me movendo a pesquisar mais a fundo sobre, estou coletando material para desenvolver um trabalho. Fico vibrante com esta magnfica reportagem do Vagner nos informando sobre as experincias (testemunhos) e pesquisas da Adriana.

INES MENEGHIN
em 23 de maio de 2013 s 12:41

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

19/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

Jesus!!!! eu preciso muito de ajuda com minha filha de treze anos, que no consegue aprender, tem inneras dificuldades at sociais.. socorro

MARIALBA MAIA
em 23 de maio de 2013 s 14:49

Muito inteligente e interessante, acredito que seria de muita utilidade envolver os pais tambm neste processo.

REGINA TEREZA DA COSTA E SILVA


em 23 de maio de 2013 s 18:52

Maravilhoso!!! A sua experincia de lutar pela vida, e agora, de lutar pela educao dos jovens

SILMARA
em 23 de maio de 2013 s 19:12

simplesmente maravilhoso o seu texto que acabei de ler

SILMARA
em 23 de maio de 2013 s 19:22

luto tambm assim como vc e serviu para eu refletir j que estou cursando Pedagogia aos 40 anos,no est sendo fcil j que fiquei muito tempo sem estudar e tenho as minhas dificuldades e concordo com o mtodo usado na minha faculdade,vejo as dificuldades dos meus colegas assim como eu o ensino a distancia,os professores das vdeos aulas so excelentes e profissionais,porm chego no polo pra tirar dvidas e o que que ouo? no sei no sei,ningum sabe nada e no dia da prova a tutora diz:a prova t muito fcil vc estuda em 3 meses vrias matrias e em 2 semanas vc tem que fazer uma prova sem consulta e + 4 provas on line sem consulta. se fazemos a distancia porque temos tanto tempo disponvel e jamais vamos conseguir decorar 5 livros realizar uma roda de conversa com alunos e professores tambm se aprende (desabafo)

SILMARA
em 23 de maio de 2013 s 19:24

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

20/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

vocs podem me ajudar?

SILMARA
em 23 de maio de 2013 s 19:28

discutir a matria com professor e colegas tbm se aprende realizar atividades valendo nota tbm se aprende,realizar dinmicas em aula tbm se aprende

SILMARA
em 23 de maio de 2013 s 19:39

e como funciona a mente de uma pessoa de 40 anos que desde os 13 anos trabalha,que por muitos anos morou no stio sem luz,sem gua encanada,a cachoeira pra lavar a roupa era longe de casa,hoje um simples fogo de 4 bocas um artigo de luxo,uma mquina de lavar ento nunca imaginava ter,minha geladeira era uma caixa com gelo,tv no tinha e pra chegar at a cidade era numa canoa a remo e com 2 horas e meia de viagem,com frio,as vezes chuva,minha infncia foi de brigas e muita surra,no sei o que uma infncia de verdade,sou casada desde os 13 anos,tenho orgulho porque sou a nica da famlia que mais estudou,sou filha de pais analfabetos e quando criana apanhava muito de prato esmaltado na cabea e muitas vezes relembro e choro muito,a muitos anos no sei o que um lazer e ainda se Deus quiser penso em fazer minha carteira de motorista ser que uma pessoa muito ansiosa consegue?

MARIA DE LOURDES PEREIRA FERREIRA


em 23 de maio de 2013 s 22:44

Senti vergonha pelas inmeras vezes que j pensei em desistir por contas das dificuldades que hoje enfrento para ensinar aos meus alunos a to malfada matemtica. Que tapa com luva de pelica, Adriana Fz!! Eternamente grata!

NORMA VERAS BROER


em 24 de maio de 2013 s 8:09

Estava to desesperanosa, is que surge uma luz no fundo do tnel, excelente matria,
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 21/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

histria facinante de superao e amor ao prximo, vou recomendar para os professores que apesar de desrespeitados, sempre querem d o seu melhor e como dizia Guimares Rosa: Quem ensina de repente aprende, obrigada

DIVA LOPES GONALVES


em 24 de maio de 2013 s 8:48

Bom dia,adorei a reportagem,tudo o que for feito para ajudar na escola louvvel! Que Deus continue iluminando suas idias para melhorar a vida dos professores e alunos. Quando criana,costumava associar tudo o que achava difcil de lembrar na prova,com algo do meu dia a dia.e sempre dava certo.Hoje sou professora de histria,e continuo fazendo a mesma coisa,e mais,ensino meus alunos.Parabns,continue desenvolvendo idias que venha auxiliar a vida na escola e no cotidiano,assim teremos mentes mais saudveis e tranquilas. Abraos,Diva Lopes Gonalves.

ARMANDO FANTINI
em 24 de maio de 2013 s 10:30

Prezada Adriana, bom dia. Parabns pelo seu trabalho, esforo, dedicao e sucesso merecido. Voce j pesquisou algo sobre Telepatia? Gostaria de falar sobre o assunto? Abrao, Armando

CINTIA
em 24 de maio de 2013 s 10:48

nossa!! queria uma medica dessas para o meu filho, seria a resoluo de tudo que vive at hoje.

CINTIA
em 24 de maio de 2013 s 10:50

uma mdica como essa em nossas vidas. seria o cu.

CARLA LEAL
em 24 de maio de 2013 s 13:39

Adorei a matria, pois me interesso muito sobre o desenvolvimento e a relao infantil e aprendizado, tudo o que puder acrescentar de conhecimento para ajudar meu filho de 6 anos que esta na fase de alfabetizao e no seu desenvolvimento me interessa.
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 22/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

No sou educadora, trabalho em rea adm mas, sou me e agradeo a oportunidade de conhecer o seu trabalho. Att. Carla

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 15:49

Obrigada pelo interesse e comentario, Carla! Se quiser meu contato, ai vai: adriiana@adrianafoz.com.br e facebook: Adriana Fz

RITA DE CASSIA
em 24 de maio de 2013 s 21:40

Gostei muito, do seu depoimento,vc ,foi em busca dos seus ideais, sua fora de vontade seu estmulo ,a parte que mais me chamou a ateno foi da adolescncia,pois tenho uma filha e ela ,no quer estudar,ela est no 9 ano de escolaridade ,fui at a escola e no recibi ajuda nenhuma ,para me d suporte ,eu tb sou professora,estou em ajustamento funcional,parabns pela sua matria,obrigada pelos seus comentrios.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 15:51

Eu quem agradeo,Rita. Espero que sua filha seja tocada pelo conhecimento e alegria em aprender! Se quiser meu contato: adriana@adrianafoz.com.br e facebook:Adriana Fz

HELENICE ALVES DE OLIVEIRA


em 25 de maio de 2013 s 12:36

Nada melhor que vc que passou por essa experiencia, e que estudou, aprofundou-se no assunto, e agora trabalha com ele passando a seu conhecimento. Parabens.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 15:53

Helenice, muito obrigada por compartilhar seu comentrio! Convido a entrar no meu facebook: Adriana Fz
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 23/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

CTIA AP. SANTANA


em 25 de maio de 2013 s 22:24

Adriana, li o texto acima e fiquei interessada nesta rea, admiro pessoas como voc que se preocupa com as pessoas e em especial com educandos, gostaria de saber se fobia escolar faz parte da neurocincia e quais as causas que levam crianas que gostam de estudar passar a adquirir essa fobia. quanto tempo no mnimo necessrio de tratamento para a cura dessa criana? o que a famlia e amigos podem fazer para ajudar direta ou indiretamente? preciso de sua ajuda para poder ajudar uma criana e sua famlia. Obrigada Ctia.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 15:55

Catia, precisariamos saber do que ela tem fobia, pois ela deve gostar de aprender alguma coisa, certo? PArtir do que ela gosta e entender o porque e oque ela no gosta so importantes caminhos. MEu facebook Adriana Fz

PATRCIA
em 26 de maio de 2013 s 10:50

Parabns pelo maravilhoso trabalho, e principalmente com a fora de vontade em melhorarse, em prol de seu prximo. Ns educadores precisamos desses exemplos de estmulo e determinao! Obrigada

RITA HELENA MARTINS PEREIRA


em 26 de maio de 2013 s 10:52

Fiquei muito entusiasmada com a possibilidade de conhecer mais o assunto e melhorar minhas prticas de ensino. Sou do RS e tenho muito interesse em participar de palestras e encontros, assim como receber indicaes de bibliografias sobre o assunto e tambm de prticas.

GIRLANE SOUZA BARROS


em 26 de maio de 2013 s 13:11

Leciono h mais de 15 anos. Gostaria de ter acesso ao material de capacitao de professores. Quem sabe se a Secretria Municipal de Educao no faz uma parceria?

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

24/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

CACIA BOECHAT
em 26 de maio de 2013 s 16:11

Amei tua experiencia de vida e superaao, sou Pedagoga e trabalho com crianas e adolescentes, e sempre estou a procura de novos caminhos par ajuda-los, e de repente encontro voce, obrigada pela fora de nao me deixar desistir. Com carinho e respeito, Cacia Boechat

VERA VIEIRA
em 26 de maio de 2013 s 17:56

Sou professara e achei a matria muito interessante e vai ajudar muito na educao. Adriana me parece uma pessoa determinada e batalhadora.

JOSI SANTOS
em 26 de maio de 2013 s 21:28

Amei essa reportagem! Meu sonho era que houvesse projetos, trabalhos como o da Adriana aqui na minha cidade, Belm, principalmente os que so voltados para a sade mental do professor. Recentemente uma colega de trabalho simplesmente surtou, e agora faz tratamento psiquitrico. imprescindvel que o professor esteja saudvel mentalmente! Foi incrvel a superao da Adriana, que crebro guerreiro, que fora de vencer! Pra mim ficou latente a vital necessidade da Neurocincia na vida acadmica, na escola, enfim, um conhecimento indispensvel.

MARIA PACCELLE
em 27 de maio de 2013 s 9:10

Est de parabens por tanta criatividade e esforo. Eu trabalho com um projeto parecido e deu muito resultado.

ZILDA BEATRIS ALMEIDA DE BRITO


em 27 de maio de 2013 s 12:09

Raiva, tristeza, ansiedade, entre outros, so sentimentos que se desenvolvem e fazem estragos em pessoas de todas as idades. Conhecer o funcionamento do crebro creio que possa ajudar bastante, mas o que precisa mudar, realmente, so os valores, perdidos ao longo dos anos.

ADRIANA FOZ
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 25/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

em 30 de maio de 2013 s 16:07

Concordo com vc, Zilda, que os valores devam der trabalhados da mesma forma que nossos sentimentos, emoes e conhecimentos! Obrigada por seu comentrio!Adriana facebook:Adriana Fz

ANA MARIA FELIZARDO CUCOLLO


em 27 de maio de 2013 s 20:01

Estou totalmente de acordo, pois sabendo quando e como a criana aprende , poderemos estimular e ajudar mais.

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 16:04

Com certeza, Ana Maria!Aguardo sua visitano facebook:Adriana Fz

EDSON JOS DO NASCIMENTO


em 29 de maio de 2013 s 10:47

Eu participei deste projedo dirigido pela Dra Adriana Fz. Acredito que se aplicado na vida pessoal e profissional os resultados tiveram efeitos fantsticos. Uma vez que aprende-se quando se aplica. No vejo outra forma de termos resultados em quaisqueres projetos. Neste sentido as ministraes do Grupo Cuca Legal na escola Maria zilda Gamba Natel teve ao meu vr uma proposta educativa na compreeno do que se pensa sobre Raiva Humana. Os especialistas buscaram em cada etapa de suas ministraes indicar os vetores que estimulam a emoo raivosa como seus aspectos positivos e nocvos. Desta forma no desencadeamentos das rodas de conversas entre os professores e especialistas ficava cada vez mais claro o quanto os docentes eram muitas vezes os prprios condutores de estabelecer um clima pesado dentro do ambiente escolar. No sabendo administrar seu estressante ambiente individual de vida social e particular. E que esta desinformao dos docentes contribui para uma relaoaluno e professor mais conflitante. No transcorrer das tcnicas ministrada foi esclarecido que existe um caminho h ser pensado com outro olhar neste tema e que existe solues para resolver estes conflitos de forma mais humana no convvio das relaes. Edson Jos do Nascimento Professor / Histria Licenciatura Plena UNISA

ADRIANA FOZ
em 30 de maio de 2013 s 15:59
porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507 26/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

Obrigada por seu comentrio, Edson e foi um privilgio contar com vc nos trabalhos realizados pelo Cuca Legal por meio da Associao Crescer Sempre! Sentimos sua falta! Forte abrao,Adriana

SILVANA B. F. BERTOGNA
em 29 de maio de 2013 s 22:08

Muito importante termos educao e acesso ao processo de plasticidade cerebral. Imprescindvel sabermos como entender o indivduo que sofreu AVC ou tambm TCE, so assim temos condies reais para exercer uma funo junto a sociedade.

SILVANA CELANO
em 30 de maio de 2013 s 16:29

Oi Adriana Tenho um filho de 16 anos, aos 14 ele teve a primeira crise de epilepsia, iniciamos imediatamente o tratamento, com exames e remdios. Hoje depois de 2 anos ele no tem mais crises nem auras, mas ainda toma remdios. Minha pergunta a seguinte: devido a esse problema neurolgico ele pode ter dificuldades de aprendizado e tambm falta de interesse devido a essas dificuldades? Ele esta com acompanhamento com uma psicopedagoga e professor particular, mas mesmo assim continua com muitas dificuldades ocasionando desinteresse. Gostaria de saber sua opinio, desde j Muito obrigada

ELAINE ASSIS
em 30 de maio de 2013 s 17:38

Gostei muito, leio mt sobre a neurocincia, pois tenho mt curiosidade em saber pq algumas crianas demoram mais para aprender, o q acontece com o crebro. Eu tbm penso que essa Cincia de suma importncia na carreira de um professor, para q possa de uma certa forma facilitar o seu trabalho e a entender e ter mais pacincia com alunos com dificuldade na aprendizagem.

Quem somos | Blog | Srie de Dilogos | Poltica de compartilhamento | Equipe | Antenas Rua Belmiro Braga, 146, Vila Madalena, So Paulo - CEP 05432-020 contato@porvir.org

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

27/28

30/05/13

Uma neuropsicloga a favor da educao | PORVIR

porvir.org/porpessoas/uma-neurocientista-favor-da-educacao/20130507

28/28

Vous aimerez peut-être aussi