Vous êtes sur la page 1sur 5

ndice 1. Mquina sncrona 1.1 Gerador Sncrono 1.2 Partes constituintes do Gerador Sncrono 1.2.1 Princpio de funcionamento 1.2.

2 Operao como Gerador Sncrono 1.2.3 Operao como Motor Sncrono 2. Mquina assncrona 2.1 Motores e Geradores de Induo Trifsicos

1. Mquina sncrona
Uma mquina sncrona uma mquina eltrica cuja rotao proporcional frequncia da rede qual est conectado.

1.1 Gerador Sncrono


Um dos tipos mais importantes de mquinas eltricas rotativas o Gerador Sncrono, que capaz de converter energia mecnica em elctrica quando operada como gerador e energia elctrica em mecnica quando operada como motor. Os Geradores Sncronos so utilizados na grande maioria das Centrais Hidroelctricas e Termoelctricas. O nome Sncrono se deve ao fato de esta mquina operar com uma velocidade de rotao constante sincronizada com a frequncia da tenso elctrica alternada aplicada aos terminais da mesma, ou seja, devido ao movimento igual de rotao, entre o campo girante e o rotor chamado de mquina sncrona (sincronismo entre campo do estator e rotor).

1.2 Partes constituintes do Gerador Sncrono


Rotor (campo) Parte girante da mquina, pode ser constitudo por um pacote de lminas de um material ferromagntico envolto num enrolamento constitudo de condutores de cobre designado como enrolamento de campo, que tem como funo produzir um campo magntico constante assim como no caso do gerador de corrente contnua para interagir com o campo produzido pelo enrolamento do estator. A tenso aplicada nesse enrolamento contnua e a intensidade da corrente suportada por esse enrolamento muito menor que o enrolamento do estator, alm disso o rotor pode conter dois ou mais enrolamentos, sempre em nmero par e todos conectados em srie sendo que cada enrolamento ser responsvel pela produo de um dos plos do eletroim. Em algumas mquinas sncronas o rotor pode ser constitudo por um im permanente no lugar de um eletroim, sendo neste caso denominado mquina sncrona de im permanente. Estator (armadura) Parte fixa da mquina, montada em volta do rotor de forma que o mesmo possa girar no seu interior, tambm constitudo por um pacote de lminas de um material ferromagntico envolto num conjunto de enrolamentos distribudos ao longo da sua circunferncia e posicionados em ranhuras. Os enrolamentos do estator so alimentados por um sistema de tenses alternadas trifsicas. Pelo estator circula toda a energia elctrica gerada, sendo que tanto a tenso quanto a corrente eltrica que circulam so bastante elevadas em relao ao campo(rotor), que tem como funo apenas produzir um campo magntico para "excitar" a mquina de forma que seja possvel a induo de tenses nos terminais dos enrolamentos do estator. Comparemos, por exemplo, um gerador de grande porte no qual circulam 18kV e 6556A no estator contra 350V e 1464A no rotor.

1.2 .1 Princpio de funcionamento


1.2.2 Operao como Gerador Sncrono

Ao operar como gerador, a energia mecnica fornecida mquina pela aplicao de um torque e pela rotao do eixo/veio da mesma, a fonte de energia mecnica pode ser, por exemplo, uma turbina hidrulica, a gs ou a vapor. Uma vez estando o gerador ligado rede eltrica, a tenso aos seus terminais ditada pela frequncia de rotao e pelo nmero de polos: a frequncia da tenso trifsica gerada depende directamente da velocidade da mquina. Para que a mquina sncrona seja capaz de efectivamente converter a energia mecnica aplicada no seu eixo/veio, necessrio que o enrolamento de campo localizado no rotor da mquina seja alimentado por uma fonte de tenso contnua de forma que ao girar o campo magntico gerado pelos plos do rotor tenham um movimento relativo aos condutores dos enrolamentos do estator. Devido a esse movimento relativo entre o campo magntico dos plos do rotor, a intensidade do campo magntico que atravessa os enrolamentos do estator ir variar no tempo, e assim teremos pela lei de Faraday uma induo de tenses aos terminais dos enrolamentos do estator. Devido distribuio e disposio espacial do conjunto de enrolamentos do estator, as tenses induzidas aos seus terminais sero alternadas sinusidais trifsicas. A corrente elctrica utilizada para alimentar o campo (enrolamento do rotor) denominada corrente de excitao. Quando o gerador est a funcionar de forma isolada de um sistema eltrico (ou seja, o sistema estar sendo alimentado exclusivamente pelo gerador sncrono.) a forma de onda e a frequncia da tenso deste sistema "ilhado" sero ditados pelo gerador e a excitao do campo ir controlar diretamente a tenso eltrica gerada. Quando o gerador est conectado a um sistema/rede eltrica que possui diversos geradores interligados, a excitao do campo ir controlar a potncia reativa que a mquina vai entregar ao sistema podendo eventualmente controlar indiretamente a tenso local.

1.2.3 Operao como Motor Sncrono


Ao operar como Motor sncrono, a energia eltrica fornecida mquina pela aplicao de tenses alternadas trifsicas aos terminais dos enrolamentos do estator, alm disso os enrolamentos de campo do rotor so alimentados por uma fonte de tenso contnua. Como as tenses aplicadas aos enrolamentos do estator so alternadas e trifsicas, circular nos mesmos um conjunto trifsico de correntes alternadas de mesma frequncia que a tenso, essas correntes trifsicas produziro campos magnticos tambm alternados que variam no tempo. Alm disso, devido a disposio espacial dos enrolamentos no estator, esses campos magnticos variantes no tempo tambm iro circular pelo estator, de forma que o campo magntico resultante ir rodar em torno da circunferncia do estator com velocidade angular proporcional frequncia da tenso alternada aplicada nos enrolamentos. Este campo que circula em torno da circunferncia do estator tambm conhecido como campo girante. Assim, quando um dos plos do campo magntico constante no tempo gerado pelo enrolamento de campo do rotor interagir com o campo girante resultante do estator, tentar alinhar-se com o plo de sinal oposto, e como o plo do campo girante do estator est a girar, surgir no rotor um binrio de foras que geraro um torque de forma que o rotor gire e mantenha os campos do enrolamento de campo do rotor e o campo girante do estator alinhados.

Com o surgimento do torque, o rotor girar seguindo o sentido e velocidade do campo girante do estator, logo, a velocidade angular do motor Sncrono estar sincronizada com a frequncia da tenso alternada aplicada aos enrolamentos do estator.

2. Mquina assncrona
Motor de induo um motor eltrico construdo de tal maneira que se tm dois campos magnticos girantes. Os motores de induo so mquinas elctricas, concretamente mquinas assncronas

2.1 Motores e Geradores de Induo Trifsicos (MIT)


Um motor de induo composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espao entre o estator e o rotor denominado entreferro. O estator constitui a parte esttica e o rotor a parte mvel. O estator composto de chapas finas de ao magntico tratadas termicamente ou de ao silcio para reduzir ao mnimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas tm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operao, devero criar um campo magntico no estator. O rotor tambm composto de chapas finas de ao magntico tratadas termicamente, com o formato tambm de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente. Existem dois tipos de geradores ou motores de induo:

Gerador de Induo Gaiola de esquilo: No qual o rotor composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anis metlicos nas extremidades. Gerador de Induo com rotor Bobinado: No qual o rotor composto de enrolamentos distribudos em torno do conjunto de chapas do rotor.

O motor de induo o motor de construo mais simples. Estator e rotor so montados solidrios, com um eixo comum aos anis que os compem. O estator constitudo de um enrolamento trifsico distribudo uniformemente em torno do corpo da mquina, para que o fluxo magntico resultante da aplicao de tenso no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagntica produzida pelo enrolamento uma funo senoidal do espao e do tempo. A aplicao de tenso alternada nos enrolamentos do estator ir produzir um campo magntico variante no tempo que devido distribuio uniforme do enrolamento do estator ir gerar um campo magntico resultante girante na velocidade proporcional freqncia da rede trifsica. O fluxo magntico girante no estator atravessar o entreferro e por ser variante no tempo induzir tenso alternada no enrolamento trifsico do rotor. Como os enrolamentos do rotor esto curto circuitados essa tenso induzida far com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqncia ira produzir um fluxo magntico no rotor que tentar se alinhar com o campo magntico girante do estator.

Como o valor das tenses induzidas no rotor no caso de rotor bobinado dependem da relao de espiras entre o rotor e o estator, o estator pode ser considerado como o primrio de um transformador e o rotor como seu secundrio. Este tipo de motor quando acionado por uma turbina e operando com uma rotao acima da sncrona pode gerar potncia ativa e entreg-la ao sistema onde est conectado.

Vous aimerez peut-être aussi