Vous êtes sur la page 1sur 3

PROJETO RESGATE DE DOCUMENTAO HISTRICA BARO DO RIO BRANCO. DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS DA CAPITANIA DA BAHIA (LUIZA DA FONSECA) (1599-1700).

CONSELHO ULTRAMARINO/BRASIL. ARQUIVO HISTRICO ULTRAMARINO. INSTITUTO DE INVESTIGAO CIENTFICA TROPICAL / LISBOA. CD. 02. Pasta 013/001. Docs. 098-104. 1546 - CONSULTA do Conselho Ultramarino sobre a melhoria de tratamento que pede Bernardo Vieira Ravasco, secretrio do Estado do Brasil, se lhe faa da parte do governador; queixa-se de ter assento inferior, quando os mercadores tem cadeiras de espaldar, diante do governador. Lisboa, 6 de novembro de 1653. Por decreto rubricado da Real mo de V. Majestade de 3 do presente posto em uma petio de Bernardo Vieira Ravasco, secretrio do Estado do Brasil, manda V. Majestade que lhe se veja e consulte neste conselho. Na petio alega ser fidalgo da casa de V. Majestade e secretrio do Estado e Guerra, do Brasil, que est exercitando, e que por ser o primeiro secretrio que nele houve, se no tem tomado resoluo sobre o tratamento que o governador lhe deve fazer, e porque naquele estado no h conselho formado, e somente quando necessrio o governador manda chamar as pessoas que lhe parece, em que entram oficiais de milcias, e mercadores, os quais todos tem cadeiras de espaldas diante do dito governador, e s ele secretrio tem somente assento inferior em grande prejuzo da autoridade do dito cargo, e foro, o qual os chamados no tem, nem preeminncia de conselheiros para lhe precederem, a que lhe no deve prejudicar o cargo de secretrio que ocupa. Pede a V. Majestade lhe faa merc de mandar que se lhe d o assento que lhe toca por seu foro nas conferncias e lugares em que estiver. Ao conselho pareceu dizer a V. Majestade que sobre este requerimento de Bernardo Vieira Ravasco, tem precedido a consulta inclusa de 21 de junho do ano passado, e a resoluo de V. Majestade margem dela que se tem avisado ao Brasil; mas que pois vai novo governador e a ele toca examinar o assento que deve dar ao secretrio na ocasio de estarem outras pessoas presentes de igual ou menor qualidade que o secretrio que fidalgo da casa de V. Majestade. Deve V. Majestade mandar ao conde que considerando tudo, faa nesse negcio o que julgar por mais conveniente e ajustado, e avise a V. Majestade do que fizer. Em Lisboa a 6 de novembro de 653.

1547 ANEXO: Consulta do Conselho Ultramarino sobre o tratamento que o governador do Brasil deve dar ao secretrio daquele Estado e s mais pessoas dele. Lisboa, 21 de junho de 1652. Refere-se em um decreto rubricado da Real mo de V. Majestade de 7 dezembro do ano passado, que por parte de Bernardo Vieira Ravasco, secretrio do Estado do Brasil, se pedira a V. Majestade mandasse declarar se o governador dele quando mandava chamar pessoas para lhes comunicar alguns negcios, e lhes mandava dar cadeiras de espaldas (sendo dos mais das vezes mercadores, e pessoas de pouca qualidade) lhe deveria dar a ele secretrio (que demais de o ser fidalgo da casa de V. Majestade) assento igual, ou lhe devia dar cadeira rasa, como o costumava fazer, sendo assento to desigual do que se dava s outras pessoas, e se tambm o governador devia falar-lhe s vezes por terceira pessoa, e no a cortesia com que falava aos mais, e com que os presidentes neste Reino falam aos escrives dos tribunais; E manda V. Majestade que este Conselho lhe diga seu parecer sobre cada um dos ditos dois pontos, advertindo que ainda que este posto de secretrio, foi criado semelhana do do Estado da ndia, este despacha em forma de conselho, e por isso com diferente lugar do que tem os conselheiros, e que o vice-rei da ndia tem ordem para falar de vs aos fidalgos da casa de V. Majestade, e a outras pessoas de muito respeito e autoridade. Ao Conselho parece que o que mais convm para tudo, e para o servio de V. Majestade se fazer devidamente a autoridade e respeito nos governadores das conquistas, e haver diferena dos ministros superiores, aos inferiores e pessoas particulares, e que assim como esta se conserva na ndia, na forma que no Decreto de V. Majestade se refere, e no Reino de Angola, donde Francisco de Vasconcelos, afirmou, que se no costumava dar cadeira de espaldas e nenhuma pessoa, ainda que que tivesse mais qualidade, que ser mercador, nem lhes a desse sendo governador, seno ao Bispo. Deve V. Majestade mandar ao Conde governador do Brasil, que se abstenha de dar cadeiras de espaldas a nenhuma pessoa, estando em ato de governo, ou que faa chamar para negcio de servio de V. Majestade. E que s a d ao Bispo, quando houver, e aos mais d cadeiras rasas, e faa o mesmo ao secretrio, falando-lhe por merc, e no por terceira pessoa. E que isto se guarde e observe muito pontualmente, o que no tira ao governador, que nos seus aposentos retirados, e sem ser presente o secretrio, poder dar por cortesia, cadeiras de espaldas a qual lhe [...] parecer. E por Bernardo Vieira ser o primeiro secretrio que houve no Brasil, nomeado por V. Majestade, e os governadores passados se acostumassem servir de seus criados no mesmo ofcio, no houve lugar de nesta matria se poder tomar assento seno agora. Em Lisboa, a 21 de junho de 652.

1548 ANEXO: Decreto sobre o tratamento que o governador do Brasil deve fazer ao secretrio Bernardo Vieira Ravasco. Lisboa, 7 de dezembro de 1651. Por parte de Bernardo Vieira Ravasco secretrio do Estado do Brasil se me pediu mandasse declarar, se o governador daquele Estado quando mandava chamar pessoas para lhe comunicar alguns negcios, e lhes mandava dar cadeiras de espaldas, sendo s vezes mercadores e pessoas de pouca qualidade, lhe devia dar a ele secretrio, que demais do posto fidalgo de minha casa, assento igual, ou lhe devia dar uma cadeira rasa como costumava, assento to desigual do que se dava s outras pessoas, e bem assim, se devia o governador do Estado falar-lhe as vezes por terceira pessoa, e no com a cortesia com que falava s mais, e com que os presidentes neste reino falam aos escrives dos tribunais. O Conselho Ultramarino me diga seu parecer sobre cada um destes dois pontos, advertindo que, ainda que este posto foi criado semelhana do Estado da ndia, este despacha em forma de conselho, e por isso com diferente lugar dos que tem os conselheiros, e o vice-rei da ndia tem ordem para falar de vs aos fidalgos da minha casa, e a outras pessoas de muito respeito, e autoridade. Em Lisboa a 7 de dezembro de 651.

Vous aimerez peut-être aussi