Vous êtes sur la page 1sur 12

POLIFONIA EM ANA Z, AONDE VAI VOC?

Simone Campos Paulino (Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, UERJ e professora especialista em Literatura Infantojuvenil) simone.paulino@gmail.com

RESUMO: O presente trabalho busca revelar como se faz presente a polifonia na obra da autora Marina Colasanti intitulada Ana Z, aonde vai voc?. A novela infantojuvenil de Colasanti, no decorrer da narrativa, dialoga com diversos outros textos, corroborando para a presena de mais de um tipo de intertextualidade. Entre as marcas das narrativas de Colasanti, podemos destacar o uso elementos de outros textos ao criar seus universos ficcionais, estabelecendo; desta forma; diversos dilogos possveis com outros textos. Ou seja, encontra-se presente no estatuto ficcional da autora o processo intertextual. Iremos, portanto, analisar o caso especfico da obra Ana Z, aonde vai voc?, novela na qual a autora faz referncias a outros textos, algumas vezes de forma mais implcita; outras vezes de forma mais explcita. Ana Z, aonde vai voc? um exemplo de uma narrativa formada por um coro de vozes, uma narrativa que podemos definir, portanto, como polifnica.

Palavras-chave: Intertextualidade, polifonia, literatura infantojuvenil

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 2

1. POLIFONIA/ INTERTEXTUALIDADE Os contos de Marina Colasanti nos remetem aos contos de fadas, devido sua estrutura. Entretanto, podemos vislumbrar nas narrativas da autora o eco de outros autores, isto , a intertextualidade um elemento de forte presena em sua obra. Entendemos aqui por intertextualidade a interao entre textos, em um sentido lato. Porm, ao estreitarmos o conceito de intertextualidade com os estudos literrios, veremos que a intertextualidade est alm da simples interao, relao entre os textos. Trata-se de uma relao tambm cultural, onde toda produo cultural remete a outra j existente. Os estudos sobre a intertextualidade tiveram seu inicio com Mikhail Bakhtin, que ao analisar a potica do autor Fidor Dostoivski, percebeu a existncia de uma pluralidade de vozes que teciam o mesmo texto, isto , ele engendrou, a partir dos romances de Dostoivski, o conceito de polifonia. Apesar de ser Bakhtin o autor da teoria inicial do que viria a ser a intertextualidade que atualmente estudamos, coube a Julia Kristeva desenvolver de fato o conceito de intertextualidade e a Roland Barthes difundir esse pensamento. O termo intertextualidade jamais apareceu nas obras de Bakhtin. Esse ato de inserir um texto em outro, foi definido por Mikhail Bakhtin como polifonia e O que Bakhtin chama de polifonia simplesmente aquele fenmeno cujo outro nome vem a ser dialogismo (CLARCK e HOLQUIST, 2008, p. 261). Entendemos aqui como dialogismo a interao que ocorre entre os textos. Segundo Jos Luiz Fiorin
(...) o dialogismo o modo de funcionamento real da linguagem, o princpio constitutivo do enunciado. Todo enunciado constitui-se a partir de outro enunciado, uma rplica a outro enunciado. Portanto, nele ouvem-se sempre, ao menos, duas vozes. (FIORIN, 2008, p. 24)

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 3

A intertextualidade com os contos de fadas um trao evidente na obra de Marina Colasanti, uma vez que o pastiche usado pela autora de forma constante, tendo como molde de seus textos, os contos de autores famosos como os irmos Grimm e Perrault. No entanto, alm dos j citados contos de fadas, a obra da autora possui ecos de obras clssicas da literatura universal. Os dilogos com outros textos literrios uma caracterstica cada vez mais em voga nos textos contemporneos, dando, obviamente, maior importncia intertextualidade na produo literria, principalmente a produo ps-modernista.
Os discursos ps-modernos instalam e subvertem convenes; e normalmente tratam essas contradies com ironia e pardia. Empregando formas e expectativas tradicionais e as destruindo ao mesmo tempo (...). O discurso ps-modernista tambm desafia os limites fixos entre os gneros (...). (SAMUEL, 2002, p. 122)

O fenmeno da intertextualidade se d de formas diferentes, dependendo do tipo de relao existente entre o texto de origem e o texto originado. Um texto pode remeter a outro de forma suave, grosseira, reafirmando ou negando suas principais ideias. Devemos nos ater, porm, ao fato de que para reconhecer o fenmeno da intertextualidade/polifonia necessrio que o leitor abarque, em seu conhecimento de mundo, ttulos literrios e; em alguns casos; o reconhecimento de elementos que se encontram fora do espao literrio se faz necessrio.

2. ANLISE DA NOVELA ANA Z, AONDE VAI VOC? Nas narrativas colasantianas possvel vislumbrar as vozes de diversos autores, que por vezes discordam com as ideias propostas pela autora. Desta forma, o fenmeno intertextual, nos contos de Colasanti, torna-se muito mais abrangentes e a narrativa

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 4

muito mais densa e repleta de significados implcitos que necessitam ser decodificados pelo leitor, buscando dele referncias de textos literrios anteriormente lidos.
Se literatura, mais cedo ou mais tarde, (...) est sujeita a que nela aflorem vestgios de outros textos ou fantasmas de outros escritores com os quais dialoga. (MACHADO, 2011, p. 90-91)

Tratamos aqui, portanto, no decorrer deste trabalho, dos fantasmas de outros autores que dialogam com os contos de Colasanti. As vozes que ecoam em seus contos de forma consoante ou dissonante. Vejamos a seguir as relaes que podemos estabelecer entre a novela de Colasanti, Ana Z, aonde vai voc?, e obras como Alice no Pas das Maravilhas e As mil e uma noites. Na novela Ana Z, aonde vai voc?, Colasanti conduz o leitor numa inslita aventura onde a protagonista Ana Z., ao cair em um poo, encontra, no fundo dele, um mundo fantstico, repleto de significados ocultos caractersticos do maravilhoso simblico. Entendemos aqui como maravilhosos simblico, narrativas
(...) cuja efabulao atrai por si mesma, isto , pelo referencial, pela histria que transmite ao leitor, mas cujo cuja significao essencial s apreendida quando o nvel metafrico de sua linguagem for percebido ou decodificado pelo leitor. (COELHO, 2000, p.159)

Marina Colasanti conhecida por utilizar em seus textos a estrutura clssica dos contos de fadas, entretanto, afastando-se um pouco das outras obras infantojuvenis da autora, Ana Z, aonde vai voc? no mantm essa estrutura, em verdade, a extenso da narrativa dessa obra difere da estrutura de um conto, sendo mais extensa, portanto, pode ser classificada como uma novela. Segundo Nely Novaes Coelho (...) o conto registra um momento significativo na vida da(s) personagem (ns). (COELHO, 2000, p. 71), enquanto que a novela uma longa narrativa estruturada por vrias pequenas narrativas (...), cuja unidade global dada pela presena de um elemento coordenador:

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 5

o heri (...). (COELHO, 200, p. 72). Alm desse afastamento estrutural das outras obras da autora, Ana Z, aonde vai voc? possui uma personagem com nome prprio, isto , Ana, diferente das outras personagens de Colasanti que so reconhecidas por seu ttulo de nobreza, por sua profisso, enfim, pelo papel que desempenha na sociedade (Tecel, Rei, Rainha, Princesa, Dama, Jardineiro, Menina, Irm). Sendo assim, h um trao impressionista nos contos da autora, uma vez que, alm de remeter aos tempos remotos dos contos de fadas, isto , a um tempo impreciso; no d aos seus personagens um nome prprio, um nome que os destaque daquele mundo como nicos. As personagens de Colasanti so indissociveis dos universos narrativos criados pela autora, uma vez que aquelas personagens s existem devido ao papel que desempenham naquele mundo. Podemos classificar as personagens de Colasanti como personagenstipo. Entendemos aqui como personagem-tipo aquela personagem que (...) corresponde a uma funo ou a um estado social (...) so tambm personagens-tipos aquelas que (...) representam funes de trabalho (...) (COELHO, 2000, p.75). Apesar de se distanciar das outras obras da autora, Ana Z, aonde vai voc? tambm possui traos que revelam certa impreciso na narrativa. Ana Z, embora tenha um nome, possui o sobrenome suprimido, sendo representado apenas pela letra Z, como uma espcie de sigla ou alcunha que no deixa revelar por completo a identidade da herona da novela colasantiana. O tempo da narrativa tambm impreciso, apesar de no se tratar dos tempos remotos dos contos de fadas.
Esta histria comea com Ana debruada beira de um poo. (...) No sei nem ao menos se o poo est num campo, ou num jardim. A verdade que no sei nada da vida de Ana (...). Sei que a letra Z do seu sobrenome, mas ignoro as outras letras. (COLASANTI, 2007, p. 7)

Como revelado anteriormente, a narrativa de Ana Z, aonde vai voc? inicia com a queda da herona em um poo, no qual ela descobre um vasto mundo. Essa narrativa

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 6

simblica expressa os anseios da passagem da infncia para a adolescncia, uma vez que, ao fim da narrativa, quando sai do poo, Ana limpa na saia as mos sujas de ferrugem. Cus, que to curta est essa saia! (COLASANTI, 2007, p. 81). No era a roupa que havia encolhido, mas Ana era quem havia crescido durante a narrativa. Nessa obra fica evidente a relao com a personagem Alice, que por conscincia, ou no, possui como inicial de seu nome tambm a letra A. Alice personagem do livro Alice no pas das maravilhas, de Lewis Carroll. Na narrativa de Carroll, ao perseguir um coelho, Alice cai em um buraco, na toca, onde encontra um mundo subterrneo povoado por personagens incomuns. Enquanto que para Alice sua queda no buraco ocorrera por acidente; para Ana, cair no poo foi uma escolha. Ao ver seu colar partir-se e as contas de marfim em forma de rosa carem no poo, Ana desce atrs de seu objeto perdido. Marina Colasanti, em entrevista contida no livro Ana Z, aonde vai voc?, observa sobre as semelhanas da obra com o romance de Carroll que
(...) h diferenas fundamentais, diferenas de conceito e de momento social. Alice cai na toca. Ana no cai, ela escolhe descer (...). Alice levada pelos acontecimentos. Ana realiza uma busca voluntria (...).Alice acorda (...). Ana no precisa acordar, porque no sonhou. (COLASANTI, 2007, p. 86)

Colasanti, em Ana Z, aonde vai voc?, realiza um processo prximo da pardia, ao utilizar-se da narrativa de Carroll, adaptando-a ao mundo moderno, dando a ela contornos e sentido para a nossa sociedade, fazendo das aventuras de Ana Z., mais que um sonho inslito, um processo de crescimento. Atravs das aventuras inslitas de Ana, narradas por Colasanti, podemos ver a jovem Ana passar da condio de menina e enfrentar os desafios da adolescncia, entretanto as situaes inslitas sofridas por Ana foram realidade, indo em direo contrria a Alice de Carroll, que apenas sonhou.

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 7

Entendemos aqui como pardia um tipo de intertextualidade que discorda com o texto original. A pardia (...) uma forma de apropriao que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. (Grifo nosso) (PAULINO, WALTY e CURY, 2005, p.36). Affonso Romano de SantAnna, crtico literrio e autor do livro Pardia, Parfrase & cia, prope um modelo para melhor compreender as diferenas entre a intertextualidade chamada de Pardia e a denominada Parfrase, as definindo como estilizao positiva (parfrase) e estilizao negativa (pardia). Tal denominao feita seguindo a ideia que a parfrase concorda com o texto original, sendo positiva em relao a ele; e a pardia discorda e/ou ridiculariza o texto original, sendo negativa em relao a ele. Os ttulos dados aos captulos da novela de Colasanti tambm merecem o devido destaque, uma vez que, at mesmo os ttulos fazem dilogo com outros textos, ou melhor, os ttulos fazem referncia aos ditos e aos termos populares. Utilizando-se do recurso da apropriao, Colasanti utiliza citaes populares formando ttulos como De gro em gro Ana avana, Quem conta um conto, De vento em popa, O que os olhos no vem, Um salto rumo s estrelas, Era uma vez no Oeste. A apropriao o nome dado ao tipo intertextualidade onde fragmentos de um texto so utilizados. No trata-se de um plgio, mas de uma forma de colagem de textos. No captulo denominado Quem conta um conto, Colasanti nos remete a outra famosa narrativa, distante, porm, do romance ingls de Carroll. Nesse captulo, em particular, existe uma aluso ao clssico da literatura As mil e uma noite, de origem persa, sendo esse clssico tido como marco inicial dos contos maravilhosos.

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 8

Quando utilizamos o termo aluso, afirmamos que a retomada ao texto original feita de forma sutil, onde alguns detalhes da narrativa originada nos fazem recordar a narrativa de origem. A aluso faz meno a outro texto de forma implcita, sendo necessrio o autor ter um conhecimento de mundo suficiente para se dar conta da ocorrncia de um processo intertextual. Como revelamos em pargrafos anteriores, o captulo de Ana Z, aonde vai voc? intitulado Quem conta um conto faz uma aluso a histria dAs Mil e uma noites. Narra As mil e uma noites, sobre um sulto que, aps ser trado por sua esposa, a mata e a partir de ento, desposa outras mulheres, matando-as depois da noite de npcias. O rei, aps vrios casamentos, escolhe para desposar a filha do vizir, membro mais importante de sua corte. A filha do vizir, Sherazade, no entanto, elaborara um audacioso plano para sobreviver aps a noite de npcias: Conta ao rei Shariar uma histria que se entrelaa a outra. Sherazade forma uma cadeia de histrias que nunca terminam na mesma noite, fazendo com que as histrias durem mil e uma noites e o rei, conquistado pela filha do vizir, deixe-a viva. No captulo Quem conta um conto, a jovem Ana de Colasanti encontra-se presa em uma torre. Nessa torre Ana conta histrias para um sulto e, para que esse no a mate, Ana; assim como Sherazade; conta as histrias de forma a encade-las. Apesar da semelhana entre as histrias, a relao de Ana com o Sulto no amorosa e o desejo dele na verdade no mat-la, mas precisa faz-lo para satisfazer o carrasco do reino que Est com aquela roupa de execuo, nova em folha (...). E nunca, nunca carrasqueou ningum... (COLASANTI, 2007, p. 38). Ao pender para o humor, devido ao motivo ftil pelo qual Ana est sentenciada a morte, Colasanti oferece aos seus leitores uma pardia de As mil e uma noites. Isto , (...) uma imitao de um texto ou

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 9

de um estilo que procura desqualificar o que est sendo imitado, ridiculariz-lo, neglo. (FIORIN, 2008, p.42) As histrias contadas por Ana nesse captulo tambm corroboram para o efeito parodstico, uma vez que as histrias contadas so contos de fadas, que de forma criativa so interligados pela herona da novela de Colasanti.
(...) Ana comea a contar como o lobo engoliu a vov. E como, tendo feito a digesto, ps-se a pensar na sua vida de comedor de gente, chegando concluso que estava cansado do menu, e mais ainda da ferocidade. No fundo, disse o lobo, (...) nasci para arte. (...) Serei msico, estabeleceu. E tendo decidido seu futuro, deixou a casa da vov, tomando o caminho da cidade de Brmen. (COLASANTI, 2007, p. 36)

Ana nos remete, nesse captulo, aos contos de fadas em suas narrativas para o sulto. Existe aqui, portanto, mais de um tipo de relao intertextual que atravessa este captulo de Ana Z, aonde vai voc?. Como vimos anteriormente, a relao do texto de Colasanti, mais especificamente do captulo Quem conta um Conto, com As mil e uma noites uma relao parodstica. Entretanto a relao entre esse captulo e contos de fadas, como Chapeuzinho vermelho e Os msicos de Brmen que pudemos vislumbrar no fragmento citado, uma relao parafrstica, pois ao resumir ou contar uma histria estamos parafraseando-a. Apesar disso, vemos aqui tambm o pastiche, pois Colasanti utiliza o formato, o molde narrativo dos contos de Sherazade e os preenche com contos de fadas, isto , a autora utiliza a mesma estrutura da narrativa persa, mas altera o seu contedo original.

CONSIDERAES FINAIS No decorrer deste trabalho nos foi possvel vislumbrar alguns tipos de intertextualidade presentes nas narrativas de Marina Colasanti. Foi-nos possvel tambm

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 10

evidenciar o fato de que os estudos sobre polifonia desenvolvidos por Mikhail Bakhtin continuam em voga nas narrativas contemporneas. A intertextualidade est presente no estatuto ficcional de Marina Colasanti, sendo assim, perceber a intertextualidade nos textos da autora vislumbrar uma das bases que constri suas narrativas, observar um dos elementos fundamentais de sua escrita. Compreendemos aqui que a intertextualidade presente nas obras da autora so dilogos com outras obras. Segundo as teorias de Mikhail Bakhtin, sobre o dialogismo; que atualmente culminou no que denominamos intertextualidade; um enunciado nunca homogneo, pelo contrrio, caracterstica do enunciado ter duas ou mais vozes. Sendo assim, afirmar que a novela infantojuvenil de Colasanti; Ana Z, aonde vai voc?; , essencialmente, intertextual afirmar sua caracterstica heterognea, isto , considerar a existncia das vozes que transpassam a obra da autora, gerando uma polifonia. Sendo assim, a narrativa de Colasanti no pode ser apreendida como dialogismo monofnico, uma vez que, nesse discurso so representadas vozes de outros discursos, ou melhor, afirma-se a existncia de outros discursos no interior da obra da autora.

ABSTRACT This study aims to reveal how the polyphony is present in the work of author Marina Colasanti entitled Ana Z, where are you?. The novel of Colasanti juvenile, in the course of the narrative, dialogues with several other texts, corroborating the presence of more than one type of intertextuality.

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 11

Among the brands of the narratives of Colasanti, we highlight the use of elements from other texts to create their fictional universes, setting, thus, many possible dialogues with other texts. That is, this is the status of the fictional author intertextual process. We will therefore examine the specific case of the work Ana Z, where are you?, Novel in which the author makes references to other texts, sometimes more implicit, sometimes more explicitly. Ana Z, where are you? is an example of a narrative formed by a chorus of voices, a narrative that we can define, therefore, as polyphonic. Keywords: Intertextuality, polyphony, children's literature

REFERNCIAS BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, dialogismo e polifonia. 1 Edio. Ed. Contexto, So Paulo, 2009. COELHO, Nelly Novaes Literatura infantil: Teoria, anlise, didtica. 1 Edio. Ed. Moderna, So Paulo, 2000. COLASANTI, Ana Z, Aonde vai voc? 13 Edio. Ed.tica, So Paulo, 1993. CLARK, Katerine; HOLQUIST,Michael Mikhail Bakhtin; [traduo: J. Guinsburg]. 1 Ed. Perspectiva, So Paulo, 2008. CURY, Maria Augusta; WALTY, Ivete; PAULINO, Graa Intertextualidades - Teoria e Prtica 1 Edio Ed. Formato, So Paulo, 2005. FIORIN, Jos Luiz Introduo ao pensamento de Bakhtin. 1 Edio Ed. tica, So Paulo, 2008. KOCH, Ingedore Villaa; ELIAS, Vanda Maria Ler e Compreender: Os sentidos do texto. 2 Edio. Ed. Contexto, So Paulo, 2008. MACHADO, Ana Maria Silenciosa Algazarra: Reflexes sobre livros e prticas de leitura. 1 Edio Ed. Companhia das Letras, So Paulo, 2011. SAMUEL, Rogel, Novo Manual de teoria literria. 1 Edio, Ed. Vozes, Petrpolis, 2002. SANTANNA, Affonso Romano de Pardia, parfrase & Cia. 7 Edio Ed. tica, So Paulo, 2003.

| N 15 | Ano 11 | 2012 | Dossi (1) p. 12

SILVA, Vera Maria Tietzmann A dupla face dos contos de Marina Colasanti. Comunicao apresentada no Encontro Nacional da ANPOLL, Gramado RS, junho de 2002.

Vous aimerez peut-être aussi