Vous êtes sur la page 1sur 21

NR-12 Mquinas e Equipamentos (Moto-serra, Roadeira Costal e Motopda)

1
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Introduo Os riscos na operao de uma motosserra, moto-pda e roadeira esto associados, principalmente a: Ferimentos com a lmina; Rudos e vibraes; Corte e queda da rvore; Lanamento de objetos.

Responsabilidade de um acidente

NR-12 12.2. Normas de segurana para dispositivos de acionamento, partida e parada de mquinas e equipamentos. 12.2.1. As mquinas e os equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que: a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posio de trabalho; b) no se localize na zona perigosa de mquina ou do equipamento; c) possa ser acionado ou desligado em caso de emergncia, por outra pessoa que no seja o operador; d) no possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador, ou de qualquer outra forma acidental; e) no acarrete riscos adicionais.

2
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

NR-12 12.2.2. As mquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que no tenham proteo adequada, oferecendo risco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurana para o seu acionamento. 12.2.3. As mquinas e os equipamentos que utilizarem energia eltrica, fornecida por fonte externa, devem possuir chave geral, em local de fcil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas. 12.2.4. O acionamento e o desligamento simultneo, por um nico comando, de um conjunto de mquinas ou de mquina de grande dimenso, devem ser precedido de sinal de alarme. 12.3.1. As mquinas e os equipamentos devem ter suas transmisses de fora enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas pr anteparos adequados. 12.3.2. N/A 12.3.3. As mquinas e os equipamentos que ofeream risco de ruptura de suas partes, projeo de peas ou partes destas, devem ter os seus movimentos, alternados ou rotativos, protegidos. 12.3.4. As mquinas e os equipamentos que, no seu processo de trabalho, lancem partculas de material, devem ter proteo, para que essas partculas no ofeream riscos. 12.3.5. N/A 12.3.6. Os materiais a serem empregados nos protetores devem ser suficientemente resistentes, de forma a oferecer proteo efetiva. 12.3.7. Os protetores devem permanecer fixados, firmemente, mquina, ao equipamento, piso ou a qualquer outra parte fixa, por meio de dispositivos que, em caso de necessidade, permitam sua retirada e recolocao imediatas. 12.3.8. Os protetores removveis s podem ser retirados para execuo de limpeza, lubrificao, reparo e ajuste, ao fim das quais devem ser, obrigatoriamente, recolocados. 12.3.9. Os fabricantes, importadores e usurios de motosserras devem atender ao disposto no Anexo I desta NR. 12.3.10. N/A 12.3.11. N/A 12.3.11.1 Os fabricantes e importadores devem afixar, em local visvel, uma identificao com as seguintes caractersticas: ESTE EQUIPAMENTO ATENDE AOS REQUISITOS DE SEGURANA DA NR-12
3
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

12.6. Manuteno e operao. 12.6.1. Os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeo somente podem ser executados com as mquinas paradas, salvo se o movimento for indispensvel sua realizao. 12.6.2. A manuteno e inspeo somente podem ser executadas por pessoas devidamente credenciadas pela empresa. 12.6.3. A manuteno a inspeo das mquinas e dos equipamentos devem ser feitas de acordo com as instrues fornecidas pelo fabricante e/ou de acordo com as normas tcnicas oficiais vigentes no Pas. 12.6.4. Nas reas de trabalho com mquinas e equipamentos devem permanecer apenas o operador e as pessoas autorizadas. 12.6.5. Os operadores no podem se afastar das reas de controle das mquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento. 12.6.6. N/A 12.6.7. N/A NR-12 Anexo I Motosserras 1. Fabricao, importao, venda, locao e uso de motosserras. proibida a fabricao, importao, venda, locao e uso de motosserras que no atendam s disposies contidas neste Anexo, sem prejuzo dos demais dispositivos legais e regulamentares sobre segurana e sade no trabalho. 2. Proibio de uso de motosserras. proibido o uso de motos serras combusto interna em lugares fechados ou insuficientemente ventilados. 3. Dispositivos de segurana. As motosserras, fabricadas e importadas, comercializao no Pas, devero dispor dos seguintes dispositivos de segurana: a) freio manual de corrente; b) pino pega-corrente; c) protetor da mo direita; d) protetor da mo esquerda; e) trava de segurana do acelerador. 3.1. Para fins de aplicao deste item, define-se: a) Freio manual de corrente: dispositivo de segurana que interrompe o giro da corrente, acionado pela mo esquerda do operador; para

4
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

b) Pino pega-corrente: dispositivo de segurana que, nos casos de rompimento da corrente, reduz seu curso, evitando que atinja o operador; c) Protetor da mo direita: proteo traseira que, no caso de rompimento da corrente, evita que esta atinja a mo do operador; d) Protetor da mo esquerda: proteo frontal que evita que a mo do operador alcance, involuntariamente, a corrente, durante a operao de corte; e) Trava de segurana do acelerador: dispositivo que impede a acelerao involuntria. 4. Rudos e vibraes: Os fabricantes e importadores de motosserras instalados no Pas introduziro, nos catlogos e manuais de instrues de todos os modelos de motosserras, os seus nveis de rudo e vibrao e a metodologia utilizada para a referida aferio. 5. Manual de instrues: Todas as motosserras fabricadas e importadas sero comercializadas com Manual de Instrues contendo informaes relativas segurana e sade no trabalho especialmente: a) riscos de segurana e sade ocupacional; b) instrues de segurana no trabalho com o equipamento, de acordo com o previsto nas Recomendaes Prticas da Organizao Internacional do Trabalho - OIT; c) especificaes de rudo e vibrao; d) penalidades e advertncias. 6. TREINAMENTO obrigatrio para operadores de motosserra. Devero ser atendidos os seguintes: 6.1. Os fabricantes e importadores de motosserra instalados no Pas, atravs de seus revendedores, devero disponibilizar treinamento e material didtico para os usurios de motosserra, com contedo programtico. 7. ROTULAGEM - Todos os modelos de motosserra devero conter rotulagem de advertncia indelvel resistente, em local de fcil leitura e visualizao do usurio, com a seguinte informao: "O uso inadequado da motosserra pode provocar acidentes graves e danos sade". 8. N/A

5
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Segurana na operao (geral) Algumas atividades, olhando-se de longe parecem fceis ou simples mas so conseguidas atravs de treino, reciclagens e o manuseio direto do equipamento, so garantia da segurana da operao, vindo a resultar na qualidade da tarefa desempenhada.

Recomendaes gerais de segurana (abastecimento) Guarde o combustvel em recipientes apropriados e com tampa. No fume prximo ao combustvel. No aproxime chamas, fascas ou calor do combustvel. Tanques ou recipientes de combustvel podem vir a acumular presso. Sempre afrouxe lentamente a tampa do recipiente ou tanque a fim de permitir a sada vagarosa da presso. Nunca reabastea o equipamento quando este se encontrar aquecido. Nunca reabastea o equipamento quando este estiver em funcionamento.

Nunca abastea o equipamento em ambientes fechados sem ventilao. Certifique-se de apertar firmemente a tampa do tanque de combustvel aps t-lo abastecido. Verifique a presena de vazamentos. Caso haja, no funcione o equipamento at que o problema seja resolvido.

6
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

MOTOSSERRA

A motoserra uma ferramenta porttil, muito utilizada na poda e corte de rvores. Em casos de queda de rvores em vias pblicas, os bombeiros fazem uso de motoserras para cortar seus galhos e troncos, dividindo-as assim em vrias toras menores para facilitar a retirada e desobstruo da via.

composta normalmente por um motor a dois tempos a gasolina e uma corrente acoplada ao mesmo; o motor faz girar a corrente que possui dentes cortantes.

Partes de uma motosserra

7
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Regras de licenciamento O proprietrio de uma motosserra deve seguir vrias etapas para poder conseguir uma licena de porte e uso para essa motosserra. A emisso dessa licena compete ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Primeira etapa: Cadastro Tcnico Federal (CTF); Segunda etapa: Registro da Categoria e Descrio da Atividade; Terceira etapa: Entrega de relatrio de atividades; Quarta etapa: Emisso do Certificado de Regularidade; Quinta etapa: Licena para Porte e Uso de Motosserras;

1 Checagem inicial A motosserra uma mquina muito perigosa e s deve ser operada por pessoas treinadas no seu uso. Cerca de 85% dos acidentes com motosserra so provocados pela corrente (elemento cortante) em movimento. Os casos fatais, por outro lado, em sua maioria, devem-se queda de rvores, derrubadas sem a devida tcnica.

O que est errado nesta foto?

8
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Nos servios em que as motosserras so usadas intensamente (e mesmo nos casos espordicos), deve-se examinar a mquina diariamente, para ter certeza de que ela est operando eficientemente. Deve-se checar a tenso da correia, a lubrificao, ventoinha, etc., segundo as recomendaes do Catlogo do Fabricante e os Manuais de Operao e Manuteno que acompanham o equipamento. 2 - Uso dos E.P.I Nos trabalhos com motosserra, torna-se necessrio (e obrigatrio) o uso de vrios dos Equipamentos de Proteo Individuais (EPI), tais como: capacete; protetor de ouvidos do tipo concha; culos (de preferncia viseira); luvas de couro; macaco; botas.

O que est errado nestas fotos? 3 - Tcnica de Derrubada Os procedimentos para a derrubada (ou o corte) de uma rvore variam muito, conforme ela esteja localizada na cidade ou no campo. No 1. caso, o trabalho feito, em geral, pelo Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura da cidade ou em reas autorizadas pelo IBAMA. No 2caso, por funcionrios de uma empresa reflorestadora ou mesmo pelo agricultor treinado, operando numa floresta nativa, por exemplo.

9
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Na cidade, aps a anlise de vrios aspectos cujos principais so: A proximidade de fios energizados; de bens pblicos ou particulares; e a segurana do operador e dos transeuntes), deve-se muitas vezes amarrar ou ancorar todos os galhos principais a serem cortados; Fazer-se um n adequado na corda para, aps o corte, desc-lo como no caso de uma roldana at o cho, para s depois cortar-se o tronco da rvore.

Os pedaos ou toras, de 20 a 30 cm cada, tambm devero ser amarrados e descidos at o solo, at que o tronco fique com uma altura de 1 a 1,5 m para ento, cortarmos o que sobrou. Praticamente todas as tcnicas de corte da rvore em p, consistem em proferiremse 2 cortes ou talhos no tronco, com a motosserra.

O primeiro consiste na retirada de uma cunha (num ngulo de 90 graus e a cerca de 1/4 a 1/3 do dimetro), no lado onde se deseja que a rvore caia. O segundo corte feito no lado oposto do tronco (cerca de 5 cm acima do corte em V inicial), provoca a queda da rvore.

10
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Antes disso porm, convm conhecer algumas Regras Operacionais: 3.1 - Aprenda a avaliar a rvore que vai ser abatida: observe o seu tamanho, dimetro, estado, posio em relao s vizinhas, etc. Assim, por exemplo, se o seu dimetro for cerca de duas vezes maior do que o tamanho da lmina da motosserra, isto ir requerer uma tcnica especial de corte. 3.2 - Antes do corte, h 12 itens a considerar: Inclinao do tronco; Distribuio da copa; Limpeza em redor da rvore (rea de trabalho); Escolha da direo de tombamento; Escolha da rota para uma possvel fuga; Localizao do companheiro de trabalho; Posio do veculo ou de benfeitorias; Presena de linhas de energia prximas; Uso da tcnica de corte apropriada A presena de reas podres ou ocas no tronco Velocidade e direo do vento, e observar quaisquer objetos (frutos, galhos, etc.) que possam vir de cima.

3.3 - A posio correta da mo esquerda durante o corte, tanto para fixar bem a motosserra, como para acionar com o dedo indicador, quando preciso, o mecanismo de segurana. 3.4 - O equilbrio do operador muito importante, para controlar a mquina e mant-la segura com firmeza. H o perigo de ricochete e mesmo de tombamento do homem, devido ao peso da motosserra. Evite cortes acima do ombro.

11
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

3.5 - Deve-se sempre acelerar a mquina antes do corte. 3.6 - Se o operador iniciante e no tem experincia, deve inicialmente treinar a derrubada de rvores pequenas, para aprender e praticar, antes de se aventurar a cortar as rvores de maior porte. 3.7 Nunca transporte a motoserra no ombro.

De partida com a mquina apoiada no cho.

Forma correta de transporte da motoserra

4 Remoo de troncos e pilhas Os riscos de acidente no uso da motosserra no param depois que a rvore tombada e j se encontra no cho. Uma vez no cho, o tronco deve ser removido, ocasio em que a rvore ser desgalhada. O tronco , em geral, dividido em toras, que sero devidamente empilhadas ou transportadas.

As rvores cadas esto, em geral, sob tenso (mal posicionadas), dependendo do modo como esteja apoiada no cho. Via de regra o tronco fica submetido a duas foras de sentidos opostos: a tenso numa extremidade e a compresso na extremidade oposta.

12
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

H, portanto, de avaliar previamente essas foras, ante de iniciar a diviso do tronco em toras, pois pode haver o perigo de quebra da lmina. Acima mostra a tcnica correta para fracionar o tronco cado. Observa-se que o tronco est apoiado sobre roletes formados com galhos de dimetro pequeno e, assim, a extremidade do tronco est em balano e, portanto, sob tenso, no havendo (no caso), perigo de quebra da lmina da motosserra. MOTOPODADEIRA A Motopoda foi desenhada para trabalhos leves e de mdio porte de poda em rvores e arbustos. O ramo a ser cortado no poder ter dimetro maior que a capacidade do equipamento.

13
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Partes de uma motopoda

1 Operao e segurana A motopda uma mquina muito perigosa e s deve ser operada por pessoas treinadas no seu uso. Cerca de 85% dos acidentes com motopda so provocados pela corrente (elemento cortante) em movimento. Ateno: Nunca toque diretamente ou indiretamente os fios de alta tenso dos postes de luz, sob o risco de srios acidentes ou at mesmo a morte. Nunca opere o equipamento em reas fechadas ou sem ventilao. Verifique se a rea a ser limpa no tenha qualquer objeto que possa obstruir ou prejudicar o trabalho. No opere o equipamento prximo a fios de alta tenso, telefone etc. Mantenha uma distncia segura destas de aproximadamente 15 (quinze) metros. Nenhuma pessoa ou animal poder permanecer dentro do raio de 15 metros ao redor do operador quando este estivem trabalhando. Evite toda e qualquer linha de alta tenso uma vez que o equipamento no tem isolamento contra choques eltricos.

14
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Evite toda e qualquer linha de alta tenso uma vez que o equipamento no tem isolamento contra choques eltricos. Nunca trabalhe com o equipamento de maneira improvisada, faltando acessrios ou danificado. Nunca toque qualquer parte mvel do equipamento sob o risco de ferimentos. Opere o equipamento sempre segurando com as duas mos.

Procure trabalhar com o equipamento em posio confortvel, equilibrada e em superfcie segura e estvel. Antes de iniciar a poda, avalie o local onde ir trabalhar e os ramos que iro ser cortados, verificando a presena de ramos ou galhos que poderiam se desprender e atingir o equipamento ou o operador durante o trabalho. Planeje ou crie um caminho de fuga em caso de emergncia. No toque a corrente de corte quando este estiver em funcionamento. Nunca corte com a ponta da serra e quando estiver cortando algum galho, certifiquese que no haja nenhum objeto atrs do mesmo em que a serra possa vir a tocar e causar assim um acidente.

15
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Ateno: A corrente de corte afiada. Sempre utilize-se de luvas para manipular a ponteira de corte a fim de se evitar ferimentos.

Nunca opere se estiver usando seus EPIs

Uma boa lubrificao um fator de segurana e de um bom trabalho.

Mantenha no mnimo uma distncia de 3m, na hora do reabastecimento

Corte antecipado da raz - correto

Corte junto da raz - incorreto

16
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Distncia mnima de segurana

ROADEIRA COSTAL Equipamento desenvolvido para o corte de plantas e pequenos arbustos rasteiros dimetros recomendados pelo fabricante, possui uma haste oca, que transpassa um eixo central que movimenta um dispositivo de corte na ponta. 1 - Partes de uma roadeira costal

17
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

2 - Lminas para roadeira Fabricadas em ao cromo vandio, o que proporciona maior vida til da lmina, evitando quebra e acidente; Todos os modelos possuem furos de 1", " e 20 mm; Seus dimetros variam entre 200 mm e 350 mm;

Modelos de lminas para roadeira e suas aplicaes: Hlice: para corte de capim rasteiro e fino, em reas planas; 3 Faces: para corte de vegetao baixa e mdia, em reas inclinadas, sem ondulaes; 3 Dentes: Para corte de capoeira e vegetao mais alta; 8 Dentes: Para corte de capoeira e vegetao alta; 80 Dentes: Para corte de matos, ervas fortes e secas, urtigas e canas de acar, em reas planas. 3 - Operaes seguras rea de operao

Importante no roar a distncia segura numa circunferncia de no mnimo um raio de 15m do operador, nenhuma outra pessoa

poder permanecer nesse raio operacional.


Cabe ao operador manter as pessoas afastadas.

Verificar no local de corte as condies seguras do solo, isto proteger de surpresas

desagradveis (objetos soltos, pedras e etc.).


Por isso, ao roar, no se deve perder de vista a ferramenta de corte.

18
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Revisar regularmente a roadeira, a ferramenta de corte e os equipamento de segurana, evita falhas em seu funcionamento, diminuindo o risco de acidentes.

Equipamento de proteo individual (EPI), tambm deve ser examinado quanto a sua totalidade e perfeito assentamento antes de iniciar o trabalho. obrigatrio o fornecimento do EPI pelo empregador e conservao e utilizao pelo empregado (NR-6).

Ao roar, cuida para no usar sem necessidade a ferramenta de corte como alavanca para limpar o caminho.

As ferramentas de metal podem se danificar pelo contato com o cho e tambm lanar objetos.

Planejando antecipadamente a sequncia do trabalho, o roar se torna mais fcil e mais rpido. Por isso inspecione antes um terreno acidentado. O verificar a necessidade acionamento de auxiliares no posicionamento de cercas de proteo ao redor do operador.

19
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

ACIDENTES COM EQUIPAMENTOS 1 CASO

2 CASO A morte do terceiro sargento da Aeronutica, Joo Lus de Mattos, em Canoas, elevou para cinco o nmero de pessoas que morreram devido ao temporal. Ele sofreu um acidente com a motosserra que usava para cortar uma rvore que caiu sobre sua casa, no bairro Mato Grande.

3 CASO IPABA/PARASO Esmagado por um eucalipto, o operador de motosserra Pedro Alves Pereira, de 55 anos, em uma rea de reflorestamento da Cenibra, na zona rural de Santana do Paraso

num local conhecido como Crrego da Coruja. O


corpo foi retirado do local por militares do Corpo de Bombeiros e, depois dos trabalhos do perito Izaque Vasconcelos, da 1 Delegacia Regional de

Polcia Civil (1 DRPC), removido ao Instituto


Mdico Legal (IML) de Ipatinga.

20
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

4 CASO

5 CASO

21
INSTRUTOR JLIO CSAR REZENDE

Vous aimerez peut-être aussi