Vous êtes sur la page 1sur 4

Etiquetas Modernas - Parte I

Tipos de Servio

- Francesa: quando a refeio servida por um garom, pela esquerda do convidado, numa travessa grande. Esta modalidade tambm permite que o convidado se sirva da comida apresentada pelo garom. Os pratos sero retirados pela direita do convidado. - Inglesa: neste tipo de servio a comida j vem servida no prato, ou seja, os pratos so trazidos prontos pelo garom e so colocados na mesa pelo lado direito do convidado. Algumas vezes o prato vem coberto por uma proteo de metal que serve para mant-lo aquecido e deve-se aguardar o garom retir-la. - Buf ou Jantar Americano: modelo mais comum e ideal quando se tem um nmero grande de convidados ou no h acomodaes para todos. No jantar tipo Buf, as travessas de comida ficam dispostas em uma mesa grande. Neste caso, pode ou no haver garom para ajudar a servir.

Na Hora de Servir

- O anfitrio o ltimo a se servir ou ser servido e costuma-se esperar que ele comece a comer para que os demais comam. Porm, gentil que o dono da casa diga aos demais que no o esperem e fiquem vontade. - No caso de no saber como se portar, siga os anfitries e se eles errarem, jamais os corrija. - Ao montar um buf ou mesa de servio procure agrupar os pratos a serem servido de acordo com o paladar e se no colocar os pratos e talheres em outro aparador, os agrupe numa das laterais. - Nunca deposite pratos usados no buf de alimentos. Se houver algum ajudando a servir conte com esta ajuda. - Caso os convidados tenham de se servir sozinhos, no se esquea de apoiar os talheres de servio em pratinhos ou descansos direita das travessas, nunca dentro delas. - Em um jantar estilo americano: posicione os pratos de maneira organizada e respeitando a ordem - entrada, prato principal e sobremesas.

Cardpio

- O cardpio so os pratos que sero servidos. - O menu deve ser bem estudado para que combine os pratos entre si. Deve-se procurar agradar os vrios tipos de convidados oferecendo opes para quem tem alguma restrio alimentar. - O menu poder vir especificado em cartes que ficam sobre a mesa, um para cada dois lugares. -A ordem correta de apresentao : entrada, o prato principal (carne branca ou vermelha e acompanhamentos), sobremesas, queijos e frutas. Na sequncia, caf ou licores. - Sorbet: um tipo de sorvete de frutas servido em menus mais sofisticados entre um prato e outro como tira-gosto.

Comer

- Saladas: nunca picote as folhas com sua faca, faa trouxinhas. - Massas: no necessitam do uso das facas. Use garfo e colher. - Frutos do mar: os que vierem com casca devem ser servidos abertos, mas lembre-se que existem apetrechos especiais para quebr-las caso necessrio. - Pes: no corte o pozinho com a faca da manteiga. Ele deve ser cortado com a mo. - Sobremesas: tome sorvete com colher e coma bolo com garfinho. - Azeitonas: se estiverem com caroo, este deve ser retirado com o auxlio da mo em forma de concha e colocado no cantinho do prato ou no pratinho de po. - Alcachofra: retire e coma as ptalas com as mos. Depois coloque as ptalas em um pratinho ou no canto do prato. - Aspargos: Come-se com as mos quando so apresentados frescos. - Aperitivos: canaps, cenourinhas, pepinos, etc. devem ser degustados com as mos. Em breve mais dicas!

Vous aimerez peut-être aussi