Vous êtes sur la page 1sur 3

Caso Concreto: Tema: Espao social da palavra e complexidade do campo poltico Leia, atentamente, o trecho do texto ?

A experincia dos CIEPs, abaixo: Controvrsias em torno da legitimidade de uma ?Escola Nova? de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Srgio Ribeiro da Silva Jr, e responda: 1) Qual o espao social da palavra poltica ele se refere? 2) A qual tipo de discurso poltico ele se refere? Justifique as suas respostas. "No de pouca monta a complexidade do debate da educao integral mobilizado pela experincia recente dos Centros Integrados de Educao Pblica (CIEPs) uma vez considerada que a relao entre educao e poltica no apoiada em fceis consensos. Faz-se necessrio redobrar a vigilncia epistemolgica ao tentarmos ponderar, por exemplo, a singularidade do perodo de implantao dos CIEPs e o fato incontornvel de sua identidade institucional ser atribuda ao intelectual e poltico Darcy Ribeiro (1922-1997) e ao brizolismo. Isto nos exige, para alm do exame do projeto polticopedaggico basilar dos CIEPs que buscou o iderio da escola para todos tendo, entre outros cones, a ascendncia de Ansio Teixeira, a ateno s reconfiguraes no campo poltico, mais especificamente na poltica educacional no Estado do Rio de Janeiro. De um lado, tais reconfiguraes levavam ao extremo as posturas quer de devoo quer de averso personalidade pblica de Brizola numa conjuntura em que sua popularidade significava o fortalecimento de uma corrida eleitoral que tinha como meta a presidncia da repblica; de outro, h de se considerar o impacto de qualquer inovao poltica num campo onde prticas j esto estabelecidas e institucionalizadas. No por acaso, a burocracia e a chamada legalidade foram os principais entraves implementao mesma dos CIEPs que traduziam uma nova forma de se fazer educao bsica de qualidade. Dito de outro modo, um estudo com pretenses de avaliao desta poltica pblica seria inocente se no buscasse olhar a realidade em seus diversos e mesmo antagnicos ngulos. Como pressuposto dessa pesquisa, que se encontra em fase inicial, entendemos o sistema educacional como relevante estrutura social a contrariar os imperativos do mercado mundial, posto que oferta meios de socializao dos indivduos e de aperfeioamento de suas competncias que interferem diretamente na possibilidade de sua incluso na esfera pblica como cidados. A escola , em nossa percepo, em que pesem todos os atuais constrangimentos, espao poltico de materializao do iderio da promoo igualdade de oportunidade garantida aos indivduos nos governos democrticos, na mesma medida que pode se tornar o seu oposto, a confirmao da desesperana para geraes de crianas e de jovens em qualquer

sociedade dita moderna. Tambm, e no menos importante, vemos tambm na escola a esfera pblica numa de suas facetas, nela sendo possvel trazer reflexes a dar visibilidade a inmeros sujeitos e prticas sociais pr-reflexivas que uma vez tematizadas podem apontar para potencialidades emancipatrias. Deste modo, participamos do debate da educao integral na tentativa de questionar os mecanismos de naturalizao dos atos de distino legitimados em polticas educacionais, examinando o alcance do sistema educacional na (re)distribuio dos bens econmicos, culturais e do tempo livre mediante lutas pela conservao e pela transformao dos padres de distribuio e reconhecimento existentes na sociedade maior. Esboamos ainda os seguintes traos: o carisma ?darcyniano? e as implicaes da sua representao poltica; a codeterminao envolvendo essa representao poltica e o dilema ?distribuio-reconhecimento? abordado por Nancy Frazer (2001)".

Atividade ExtraClasse Obrigatria: TTULO DA ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATRIA: OBJETIVO: Compreender as vrias relaes e intersees entre os fenmenos polticos e jurdicos. COMPETNCIAS/HABILIDADES: Capacidade de anlise crtica dos fenmenos polticos e jurdicos. Habilidade de pesquisar em diversas fontes, com a utilizao da internet como ferramenta. Capacidade de redigir textos em linguagem coerente e adequada. Compreenso da interdisciplinariedade do fenmeno jurdico e das transformaes sociais. Viso atualizada de mundo e conscincia dos problemas de seu tempo. As Relaes entre o Estado e o Direito.

DESENVOLVIMENTO: A atividade extraclasse obrigatria da disciplina Cincia Poltica ser realizada em 4 (quatro) etapas, abaixo elencadas. Os arquivos produzidos em cada etapa devero ser armazenados para reaproveitamento na etapa final. 1 etapa) Assistir o vdeo GERMINAL www.youtube.com/watch?v=eNORsDsZxSE e debater o tema com os colegas de classe e professores. NOTA: a discusso pode ocorrer em sala de aula, nos corredores da universidade, em encontros informais etc. Para auxiliar o aluno que tenha dificuldade nesta etapa, sugere-se a leitura do resumo crtico encontrado no stio: http://mundodospensantes.webnode.com.br/news/resumo-critico-do-filme-germinal-x-realismo-naturalismopor-charles-quirino/ Aps, o estudante dever elaborar uma resenha crtica, traando um paralelo entre a realidade ftica apresentada no vdeo e a realidade brasileira. 2 etapa) Pesquisar na internet o tema: CAPITALISMO E RELAES TRABALHISTAS. Deve ser lembrado que o filme indicado na primeira etapa pode auxiliar o aluno com diversos exemplos de questes como ?mais valia?, ?autonomia da vontade?, ?seguridade social?, ?pobreza? etc. Aps, ler: AGUIAR, Renan. Estado e Direito. In: FERREIRA, Lier Pires. GUANABARA, Ricardo. JORGE, Vladimyr Lombardo. (orgs.) Curso de Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Ao final, elaborar um resumo deste captulo.

3 etapa) Pesquisar textos sobre as relaes do Estado de Direito e o liberalismo poltico e econmico.

Produzir um quadro comparativo, com argumentos favorveis e desfavorveis, quanto ao modelo de sociedade proposto pela ideologia do liberalismo poltico e econmico. 4 etapa) Elaborar apresentaes orais que tenham como temtica as relaes entre o Estado, o Direito e o Sistema de produo econmico. O aluno no pode esquecer que esta etapa dever ser produzida em grupos de at 6 (seis) estudantes. Os grupos tero em torno 10 minutos para as apresentaes. PRODUTO/RESULTADO: 1 etapa) Resenha. 2 etapa) Resumo. 3 etapa) Quadro comparativo. 4 etapa) Apresentao oral.

Vous aimerez peut-être aussi