Vous êtes sur la page 1sur 6

2

1. OBJETIVO O objetivo deste manual fornecer as informaes necessrias para que o aluno aprenda a elaborar um relatrio tcnico-cientfico seguindo as normas e os padres da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 2. INTRODUO Um relatrio tcnico-cientfico um documento utilizado para relatar certo fenmeno, apresentar resultados qualitativos e/ou quantitativos de uma prtica, visita tcnica, mtodo, processo ou anlise realizada. O relatrio tcnico-cientfico o instrumento formal de registro e de difuso das informaes obtidas mostrando os procedimentos e os resultados obtidos de uma investigao cientfica e este deve mostrar ao leitor com exatido o desenrolar da pesquisa realizada. Um relatrio deve seguir as normas tcnicas e uma sequncia contextual padronizada. Estas normas tcnicas so elaboradas pela ABNT e devem ser respeitadas na elaborao do relatrio. Um relatrio pode ser dividido em trs partes principais, descritas a seguir. A primeira parte contm os chamados elementos Pr-Textuais e composta da folha de rosto, sumrio, resumo, lista de tabelas e grficos (se contiver). A segunda parte contm os chamados elementos Textuais e composta dos objetivos, introduo terica, metodologia ou procedimento experimental utilizado, apresentao dos resultados e por fim da concluso. A terceira parte contm os chamados elementos Ps-Textuais e composta da bibliografia ou referncias bibliogrficas e dos anexos (tabelas, grficos dentre outros). 3. ESTRUTURA DO RELATRIO. DISPOSIO DA SEQUNCIA A seguir so dadas algumas orientaes a respeito dos elementos contextuais de um relatrio. Para informaes mais detalhadas a respeito destes elementos deve-se consultar a Norma NBR10719 da ABNT que trata da informao e documentao de um relatrio tcnico e/ou cientfico. 3.1. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS A seguir mostrada a sequncia dos elementos pr-textuais com uma breve descrio dos mesmos. 3.1.1 MODELO DA FOLHA DE ROSTO A folha de rosto a principal fonte de identificao do relatrio, devendo conter as seguintes informaes: nome do autor; ttulo e subttulo (se houver), natureza do trabalho acadmico, rea de concentrao, nome completo do orientador e no fim o local e a data da concluso do trabalho. A seguir mostrado um modelo de folha de rosto para um relatrio.

UNIJORGE - CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO CENTRO POLITCNICO ENGENHARIA DE...................................

AUTOR (ES)

TTULO

Relatrio apresentado como parte da avaliao da Disciplina...........................do....... semestre, do Curso de Engenharia................................... .......................... da UNIJORGE sob orientao do Prof. ............................................. .

CIDADE ANO

3.1.2. RESUMO O resumo consiste em uma sntese do que foi abordado no relatrio e deve ser apresentado como um texto reduzido onde devem ser destacados os aspectos de maior interesse e importncia. No resumo deve constar o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos. 3.1.3. SUMRIO No sumrio deve constar o esquema das principais divises do relatrio e as respectivas pginas. Os ttulos principais devem vir em letras maisculas e em negrito e os sub-ttulos devem vir em letras maisculas sem negrito. A seguir mostrado um modelo de sumrio para relatrios. SUMRIO 1. OBJETIVO.......................................................................................................2 1.1. OBJETIVO GERAL.......................................................................................2 1.2. OBJETIVOS ESPECFICOS.........................................................................2 2. INTRODUO TERICA...............................................................................3 3. MATERIAL UTILIZADO..................................................................................4 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..............................................................4 5. ANLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS....................................................5 5.1 DAS FRMULAS UTILIZADAS PARA TRATAR OS DADOS EXPERIMENTAIS................................................................................................6 5.2 DOS CLCULOS REALIZADOS...................................................................7 5.2 DA APRESENTAO DOS RESULTADOS.................................................8 5.3 DA DISCUSSO DOS RESULTADOS..........................................................9 6. CONCLUSO..................................................................................................9 7. REFERNCIAS............................ ..................................................................9 ANEXOS............................................................................................................10 3.2. ELEMENTOS TEXTUAIS A seguir mostrada a sequncia dos elementos textuais com uma breve descrio dos mesmos. 3.2.1 OBJETIVOS Um relatrio deve conter necessariamente o objetivo geral e os objetivos especficos, separadamente. O objetivo geral deve mostrar de maneira sucinta e resumida a finalidade daquela atividade de pesquisa a ser realizada. Os objetivos especficos so tarefas secundrias que foram realizadas at se chegar ao objetivo geral da atividade proposta.

3.2.2 INTRODUO TERICA Na introduo terica deve-se apresentar uma breve descrio sobre o tema que ser objeto de estudo da atividade a ser realizada. A introduo deve referir somente aos assuntos que tenham relao direta e especfica com a atividade proposta. Podem-se utilizar figuras, imagens, grficos, frmulas para compor melhor esta introduo. Este procedimento facilita a leitura e compreenso do leitor do relatrio. 3.2.3 MATERIAL UTILIZADO Devem-se listar quais os materiais e equipamentos que foram utilizados para a realizao da prtica. Note que calculadora, lpis, folha de dados, etc. no so considerados materiais utilizados para a prtica. 3.2.4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Descreve-se neste tpico como foi feito o procedimento experimental, a metodologia aplicada na coleta dos dados experimentais ou na anlise de certo fenmeno. Os procedimentos devem ser apresentados de forma sucinta, porm completa e clara. Na descrio do procedimento no permitido usar-se os termos ns fizemos as medidas, ns coletamos os dados. O correto usar os termos foram coletados os dados, foram realizadas as medidas, ou coletou-se os dados experimentais e realizou-se as medidas. 3.2.5 ANLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS Nesta seo so apresentadas as frmulas, as tabelas com os dados experimentais coletados, os clculos realizados a partir dos dados obtidos e das frmulas vistas, os grficos e histogramas, etc. importante que sejam respeitadas as regras para as legendas das figuras, tabelas, histogramas, etc., bem como para a numerao das frmulas, a conveno das unidades das medidas, etc. 3.2.6 CONCLUSO Na concluso deve-se escrever resumidamente sobre aonde a atividade realizada chegou. As seguintes questes devem ser colocadas nesse tpico: Qual a importncia da atividade realizada? Qual a aplicao da metodologia usada no cotidiano, na indstria, na Engenharia, no conhecimento? Qual a preciso ou exatido dos resultados encontrados? Qual a discrepncia encontrada entre o resultado terico encontrado na literatura e o experimental obtido na atividade realizada? Crticas e sugestes tambm devem ser apresentadas aqui nesta parte do relatrio. 3.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS A seguir mostrada a sequncia dos elementos ps-textuais com uma breve descrio dos mesmos.

3.3.1 REFERNCIAS Neste tpico tem-se que listar os livros ou sites da internet consultados, mas sempre obedecendo as regras da ABNT. A Norma NBR 6023 define a formatao das referncias e deve ser consultada em caso de dvidas. Para os livros deve-se seguir a seguinte formatao: SOBRENOME, Nome. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano da publicao. Exemplo: CASANOVA, M. A Engenharia no Brasil: Realidade e Perspectivas . 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2008. Para pginas da internet deve-se seguir a seguinte formatao: SOBRENOME, Nome. Ttulo. Disponvel em: <URL>. Acesso em: data Exemplo: ESTEVES, Fernando. O Petrleo. Disponvel em: <http:www.petros.org.br>. Acesso em: 8 mar. 2008. 3.3.2 ANEXOS OU APNDICES O anexo consiste em um texto elaborado pelo autor que serve para fundamentar o trabalho e o apndice consiste em um texto no elaborado pelo autor do trabalho. Estes devem ser identificados por letras maisculas, travesso e pelo respectivo ttulo. No anexo ou apndice so colocados os grficos construdos, plantas ou desenhos tcnicos, descrio de um equipamento ou instrumento com os dados tcnicos deste, desenhos de circuitos eletrnicos, tabela de dados especficos, como a densidade ou resistividade dos materiais, tabela de cdigo de cores de resistores, etc. 4. INFORMAES ADICIONAIS A seguir so citadas algumas informaes adicionais e que devem ser seguidas na elaborao do relatrio. A Norma NBR 14734 especifica os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos e deve ser consultada em caso de dvida. - O papel utilizado o A4 e a pgina deve seguir a seguinte formatao: margens superior e esquerda com afastamento de 3cm e margens inferior e direita com espaamento de 2cm. - A fonte do texto deve ter um tamanho 12 e o tipo somente pode ser do tipo Arial ou Times New Roman. - O espaamento dos pargrafos do tipo simples e todo pargrafo deve ser iniciado a 1,25 cm (ou recurso TAB), a partir da margem esquerda. - O texto de rodap deve conter letras com tamanho de fonte igual a 10 quando usado. - Para os nomes cientficos e expresses estrangeiras deve-se usar o itlico como estilo de fonte (obrigatoriamente).

- Todas as folhas do relatrio a partir da folha de rosto devem ser contadas seqencialmente, no entanto, a numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual em algarismos arbicos. A numerao deve ser no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha - As equaes e frmulas devem ser identificadas com algarismos arbicos e estas devem ser alinhadas a direita. - As ilustraes devem ser identificadas na parte superior precedida da sua designao (desenho, grfico, figura, mapa, histograma, etc.) seguida do seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismo arbico. Aps a ilustrao, na parte inferior, deve-se indicar a legenda (se houver) e a fonte consultada. - Nas tabelas no se coloca as unidades das grandezas junto com os valores. As unidades de medidas devem vir junto com o smbolo da grandeza e entre parntesis. - Nos grficos feitos em papel milimetrado, di-log ou outro tipo qualquer devem constar o smbolo das grandezas com as respectivas unidades e um ttulo. 5. REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao - Referncias Elaborao . Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: Informao e documentao - Sumrio Apresentao . Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: Informao e documentao - Resumo Apresentao . Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10719: Informao e documentao Relatrio Tcnico e/ou Cientfico Apresentao. Rio de Janeiro, 2009. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Informao e documentao Trabalhos acadmicos Apresentao . Rio de Janeiro, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi