Vous êtes sur la page 1sur 11

Caro amigo: Um Programa de Coleta Seletiva no tarefa difcil de realizar, porm trabalhoso e exige dedicao e empenho, pois engloba

ba pelo menos trs etapas: planejamento, implantao e manuteno, todas com detalhes muito importantes. Se voc est com essa cartilha nas mos, parabns! Isso significa que voc j deu o primeiro passo na direo certa: procurou se informar sobre o assunto, para poder atingir seu objetivo. Agora, preciso procurar outros vizinhos interessados em dividir com voc o projeto. Uma pessoa s no consegue arcar com todas as tarefas por muito tempo, pois uma das principais razes para o sucesso de programas desse tipo a participao e o envolvimento do maior nmero possvel de pessoas. Formado um grupo (3 ou 4 j so suficientes), o prximo movimento ler este manual, reunir o grupo, e mos obra! Sempre que quiser ou precisar de maiores orientaes, pode procurar o GEA, que teremos prazer em ajud-lo. Saudaes ambientalistas,

1O. PASSO:

CONHEA SEU LIXO

NO PENSE QUE VOC J CONHECE: VOC VAI TER SURPRESAS!

Antes de qualquer ao (e principalmente, antes de gastar dinheiro em lixeiras inteis!!!), preciso saber que tipo de lixo existe NO SEU ESPAO. Nem sempre so gerados no seu condomnio todos os tipos de lixo, nem na mesma quantidade, e s vezes a gerao de um tipo de material to pequena que no vale a pena comprar lixeiras para ele. Para se ter certeza, preciso fazer uma avaliao do seu lixo real. Como fazer: 1. escolha alguns apartamentos que concordem em participar deste levantamento (uns 10% do total de apartamentos ou casas). Procure escolher aqueles que sejam representativos do conjunto do condomnio e tambm aqueles com quem voc tem bom relacionamento; 2. pea que cada apartamento guarde todos os seus reciclveis por uma semana. preciso lembrar a todos de que o material deve estar limpo, seno vai ter problemas com mau odor e atrao de insetos. Entregue a eles uma listinha com os materiais que so reciclveis (VER NO CD: INSTRUES PARA AMOSTRAGEM DO LIXO) ; 3. no stimo dia, recolha todos os sacos, separe por tipos de materiais E pese cada um deles separadamente. A forma mais fcil de pesar utilizar uma balana caseira e pedir para uma pessoa segurar o lixo: basta ento descontar o peso da pessoa e pronto! 4. v colocando os valores obtidos na planilha (VER NO CD : PLANILHA PARA AMOSTRAGEM DO LIXO) ; 5. faa a projeo das quantidades, seguindo o que vem determinado na planilha. Desse modo, voc ter estimado a quantidade de cada material reciclvel gerado mensalmente no seu condomnio, com base na realidade de onde voc mora. Esses valores serviro para avaliar quanto se poder obter com a venda do material (bastar multiplicar a quantidade obtida pelo preo de venda dos materiais), qual o espao necessrio para armazenamento (se for preciso) e definir as metas de reciclagem (as quantidades obtidas so provavelmente o mximo possvel de captao de reciclveis).

2o. PASSO:

ENCONTRE QUEM IR RETIRAR O SEU MATERIAL ANTES DE COMEAR A SEPARAR

SENO VAI PERDER SEU TEMPO

Esse segundo passo na verdade o primeiro ,isto : voc at poderia implantar um projeto de coleta bem sucedido sem realizar uma pesquisa sobre o lixo, como dito acima. Mas impossvel implantar um programa sem cumprir esta etapa. A primeira definio : o que pretendemos fazer com o material, vend-lo ou do-lo ?A coleta do material reciclvel no automtica: preciso encontrar uma empresa ou uma entidade para ir busc-lo no condomnio, dependendo da destinao escolhida, vender ou doar o material. Portanto, o condomnio precisa definir o destino do material, para depois comear a procurar quem ir fazer a retirada. No cometa o erro de comear a separar para depois procurar coletor, pois pode acontecer de voc no encontrar ningum em tempo hbil e ter de jogar todo o material separado no lixo. De nada adianta separar materiais e depois jogar no lixo, certo? Portanto, s dever haver coleta seletiva dos reciclveis para os quais voc tiver encontrado quem venha retirar. O valor de mercado diferente para cada um dos materiais, como voc pde conferir na planilha. Tambm difere muito o interesse na coleta de cada um deles. Voc j tem os dados da pesagem nas mos, portanto tem a base para iniciar a conversao com os coletores . No CD voc encontra um formulrio (VER NO CD: FORMULRIO PARA PESQUISA DE COLETORES) para se orientar sobre o que deve ser perguntado aos coletores (como por exemplo que materiais so recolhidos e qual a periodicidade da retirada), para poder selecionar aquele que melhor se ajusta s suas necessidades. Mesmo que seu condomnio queira doar os reciclveis, preciso fazer uma pesquisa antes , e voc pode usar o mesmo formulrio..Como opo de doao, veja tambm se h coleta seletiva implantada em seu municpio ou se h cooperativas de catadores trabalhando organizadamente no recolhimento de materiais.

Para encontrar quem retire, procure no site do Instituto GEA (www.institutogea.org.br) e no do CEMPRE (www.cempre.org.br). Nos sites dessas instituies sem fins lucrativos esto disponveis listas de compradores de sucata, com endereo , telefone e outras informaes (que materiais retiram e quantidades mnimas, por exemplo). No site do GEA voc tambm ir encontrar listas de entidades que retiram materiais em doao. Voc pode tambm fazer uma pesquisa na lista telefnica ou dar uma olhada pelo bairro. Normalmente, qualquer coletor s ir retirar uma quantidade razovel de materiais, para valer a pena o frete . Essa quantidade varia de acordo com a distncia entre a sede da empresa/entidade e o local de coleta. LEMBRE-SE: NO FAA NADA ANTES DE TER ENCONTRADO QUEM RETIRE TODOS OS MATERIAIS RECICLVEIS GERADOS NO SEU CONDOMNIO.
3O. PASSO:

DECIDA QUE TIPO DE MATERIAIS SERO COLETADOS EM SEU CONDOMNIO

SENO, TER DUPLO TRABALHO: SEPARAR, DEPOIS JOGAR NO LIXO

Depois de fazer a pesquisa de quem ir coletar seus materiais, voc ficar sabendo melhor como funciona esse mercado. Pode acontecer de voc no encontrar ningum que se interesse por seus plsticos, ou pelo vidro, ou pelas embalagens "longa vida". Nesse caso, melhor nem pedir para ningum separar esses materiais, j que no haver interessados em retir-los para reciclar, no mesmo? Ou ento, voc poder buscar uma soluo composta, vendendo os materiais para quem conseguir comprador e doando os demais. Porm, LEMBRE-SE sempre: preciso procurar ANTES, quem ir recolher o material , mesmo doado. Isso ser mais importante ainda, se o propsito da implantao em seu condomnio vender o material coletado. A, sim, preciso saber muito bem e com antecedncia, quais os materiais que se conseguir vender, e nem pedir para separar o resto.

H outros materiais que podem fazer parte de sua coleta seletiva, alm dos 4 mais conhecidos (plsticos, vidros, papis e metais). Existem empresas que retiram leo comestvel usado , trocando-o por materiais de limpeza ou sacos de lixo. Basta para isso que os moradores guardem o leo, depois de usado, em recipientes tampados e encaminhem para o depsito de reciclveis. Outro material interessante para coletar em seu condomnio so os cartuchos de tinta de impressoras. Eles tem valor de mercado e podem ser coletados sem muita complicao, pois so de pequeno volume e no contm resduos que causem problemas.
4o. PASSO:

VEJA SE VOC PRECISA MESMO DE LIXEIRAS E ONDE INSTAL-LAS

SENO, IR GASTAR DINHEIRO TOA

Esquea aquele conjuntinho bonito colorido, para os quatro materiais. difcil encontrar um local onde todos os materiais sejam gerados e na mesma quantidade. Antes de definir que tipo de lixeiras comprar e quantas, preciso ter em mente duas regrinhas bsicas: as pessoas tendem sempre a dispender o mnimo esforo. 1 preciso colocar as lixeiras o mais prximo possvel da gerao do lixo. Poucas pessoas iro andar corredores e corredores, subir e descer escadas e atravessar ptios na chuva s para depositar seus reciclveis nas lixeiras coloridas; s compre lixeiras ONDE ELAS SO NECESSRIAS. (Exemplo: 2 num andar onde no h nunca descarte de vidro, para que colocar uma lixeira para esse material? Ficaria sempre vazia.)

Algumas dicas:

Faa com que o sistema de coleta dos reciclveis seja o mais adaptado possvel ao sistema relativo disposio e retirada do lixo comum que j vigora. Exemplo: se o costume em seu condomnio colocar o lixo em lixeiras existentes em cada andar, o melhor seria providenciar uma outra lixeira, para reciclveis, e colocar ao lado. Assim, o trabalho dos moradores seria apenas de colocar o lixo separadamente dos reciclveis, sem ter para isso que despender mais esforos. Isso ajuda a aumentar a participao.

! !

Dependendo do sistema implantado, no ser necessrio comprar lixeiras para cada tipo de material (plstico, vidro, etc.). Todos os reciclveis podem ser recolhidos juntos, em uma s lixeira, bastando estarem separados do lixo comum. Eles sero separados depois, pela empresa/entidade coletora. Mesmo que o seu programa implique em que os moradores separem seus materiais em casa em quatro tipos (PAPEL, VIDRO, PLSTICOS, METAIS), uma s lixeira por andar poder dar conta do recado: basta que os materiais venham em saquinhos independentes. Em alguns condomnios nem necessrio comprar lixeiras, pois o material pode ser coletado diretamente pelos faxineiros, nos prprios apartamentos. Basta incorporar a coleta seletiva no sistema j existente de coleta de resduos do seu condomnio. No necessrio comprar lixeiras especiais, mais caras, para a coleta seletiva. Qualquer lixeira serve, desde que seja diferenciada dos recipientes usados para lixo comum.

5O. PASSO:

DESCUBRA ONDE Ir ARMAZENAR O MATERIAL AT SUA RETIRADA

VOC NO QUER VER SEU CONDOMNIO LOTADO DE SACOS ESPALHADOS, QUER?

A menos que voc tenha encontrado alguma empresa ou entidade que colete seus materiais diariamente, e isso praticamente impossvel nos grandes centros urbanos, preciso pensar num local para armazenar os reciclveis at sua retirada. Provavelmente, o coletor s vir retirar uma quantidade que complete A carga de seu veculo (seja caminhonete ou caminho), portanto a periodicidade da retirada ir depender do nmero de pessoas em seu condomnio e do volume de materiais recolhidos no perodo. Agora voc deve estar pensando: "No existe nenhum lugar para isso !". Existe, sim. Algumas sugestes:

No necessrio que o material fique todo num lugar s. Pode haver vrios "pequenos depsitos" espalhados pelo condomnio. No momento da retirada, s pegar o material em cada um deles.

[ [ [ [

Vos em baixo de escadas, quartinhos de despejo e cantos de garagem so excelentes locais para armazenar reciclveis. Para que os sacos no fiquem espalhados, possvel adquirir grandes sacos de rfia, chamados "big-bags", que acondicionam bem os materiais e ajudam a utilizar o espao at o teto. s vezes, os sucateiros que compram reciclveis deixam big-bags nos condomnios. Informe-se. O material armazenado precisa estar LIMPO. Reciclveis no so lixo, mas se estiverem com restos de alimentos, iro cheirar mal e atrair ratos e baratas. Todo o material deve sair da casa dos moradores j limpo, para evitar esse tipo de problemas. A maneira mais simples e econmica de limpar os reciclveis deixa-los na pia, enquanto os pratos so lavados. A gua que corre durante a lavagem suficiente para retirar os resduos mais "grossos". Use sua imaginao para descobrir "cantinhos"que podem ser usados para isso, sem que haja inconvenientes para os demais condminos. VEJA NO CD ALGUMAS FOTOS DE PROGRAMAS J IMPLANTADOS.
SE ELES NO FOREM TREINADOS, VO FAZER TUDO ERRADO

6o. Passo:

ENVOLVA OS FUNCIONRIOS DO CONDOMNIO E EMPREGADOS DOMSTICOS

Tanto os funcionrios da limpeza, quanto as empregadas domsticas (mensalistas e diaristas) que trabalham no condomnio devem receber treinamento para participar da coleta seletiva . No basta apenas determinar as novas funes, novos locais para colocao do lixo, etc. Se eles no forem sensibilizados sobre a importncia desse novo trabalho, a colaborao ser muito falha, pois no h como fiscalizar as aes cotidianas de limpeza (nem teria sentido fazer isso) . Os funcionrios da limpeza e as empregadas domsticas so os verdadeiros "agentes ambientais" do programa de coleta seletiva, pois caber a eles o recolhimento diferenciado dos materiais, acondicionamento nas reas de armazenamento pr-determinadas, etc. Por essa razo, vale a pena investir em um treinamento mais completo, que inclua os motivos da implantao do programa, as razes ambientais e sociais, a responsabilidade de cada um na melhoria do mundo em que vivemos. Uma vez compreendendo a importncia da coleta seletiva e, mais ainda, a importncia da sua participao para que tudo d certo, eles certamente iro colaborar mais intensamente.

Ateno: em muitos condomnios j h uma certa forma de coleta seletiva "subterrnea", em que os funcionrios dos edifcios separam jornais e revendem para sucateiros, muitas vezes sem o conhecimento dos moradores ou do sndico. muito importante conhecer essa realidade e inseri-la no programa, de maneira que os funcionrios no se sintam prejudicados pela implantao da coleta seletiva. Fazer com que parte dos recursos reverta para eles, sortear prmios periodicamente ou permitir que parte do material continue a ser vendido por eles so solues j utilizadas com xito. Lembre-se: se os faxineiros e domsticas no participarem do programa, todo o esforo ser perdido.
7o

. PASSO:

USE TODAS AS FORMAS PARA INFORMAR OS CONDMINOS

S FOLHETINHO J PRONTO NO BASTA

Todas, mas realmente todas as pessoas que trabalham ou moram no condomnio devem saber que existe um programa de coleta seletiva de lixo sendo implantado e de que forma elas podem participar. Se a pessoa no souber que materiais separar, onde esto as lixeiras, o que para colocar em cada uma e assim por diante, no poder participar, nem que queira. Por isso, no basta distribuir folhetinhos-padro, j impressos por empresas ou outras instituies, informando sobre a coleta seletiva. Esses folhetos normalmente so genricos, e falam sobre a importncia da coleta seletiva, benefcios para o meio ambiente e outros assuntos relativos ao tema. MAS NO FALAM SOBRE O SEU PROGRAMA DE COLETA SELETIVA. O material a ser distribudo (seja impresso, seja por internet) deve seguir as seguintes dicas: ! mnimo de texto, mximo de ilustraes e fotos quanto mais texto, menos lido; ! informaes precisas e objetivas sobre o seu programa o que separar, onde colocar, a quem procurar para maiores informaes, etc.; ! onde esto localizadas as lixeiras ou como vai ser a coleta pelos faxineiros; ! o que no para separar (caso haja algum material para o qual no foi encontrado receptor, bom deixar claro para os condminos que ele deve ser jogado no lixo e o por qu); ! inserir os estmulos para participao no programa (sejam financeiros, sejam ambientais, sejam sociais) . Sempre bom o

indivduo saber que haver alguns benefcios pela sua participao. Deve-se usar todas as formas possveis de informao. Cartazes nas reas comuns e elevadores funcionam bem, folhetos especficos (desde que bonitos e interessantes), entregues em mos, tambm. Cartas e outros materiais impressos mais extensos e formais tm tido pouca receptividade. Reunies de condomnio usualmente tm pouca participao. Entretanto, quanto mais formas e maneiras de comunicao voc conseguir utilizar, melhor. Vale a pena avaliar os pblicos existentes em seu condomnio, e buscar encontrar as melhores formas de atingir cada um deles com as informaes sobre a coleta seletiva. Se seu condomnio possui uma populao infantil grande, talvez fosse interessante planejar uma sesso de vdeo com desenhos ou filmes sobre o assunto, um concurso de desenho sobre o tema ou uma oficina de reciclagem de papel, por exemplo. Se, no entanto, h mais moradores da terceira idade, preciso pensar em atividades ou aes que atinjam essa populao. No Cd voc encontrar vrios modelos de veculos de comunicao, que poder usar para que seu programa tenha sucesso. Em todos eles h espaos em branco para que voc possa inserir as informaes especficas de seu condomnio, personalizando o material. Veja abaixo os materiais que voc encontrar no CD e como utiliz-los: 1. Circular de comunicao aos condminos preencha os espaos com as informaes prprias de seu condomnio, depois imprima e envie uma carta para cada morador. Sua funo servir como primeira informao sobre o programa para aquela comunidade 2. Cartazes informativos para serem impressos e colados em local onde haja bastante circulao de pessoas, como por exemplo os eleva dores, porta de entrada, guarita, quadros de aviso e assim por diante. Os cartazes so sequenciais, portanto a melhor maneira de utiliz-los seria seguir a sequncia proposta, de preferncia mantendo todos os cartazes por alguns dias, para que o conjunto de informaes fique acessvel a todos por algum tempo. Os cartazes devem ser utilizados na semana anterior ao lanamento do programa de coleta seletiva, de maneira que todos estejam informados, quando o programa comear. No CD esto disponveis tambm alguns materiais que voc poder usar em suas aes de mobilizao: 1. Lista de vdeos sobre o lixo, reciclagem e coleta seletiva; 2. receita de como fazer papel reciclado; 3. lista de frases "Voc sabia que...."; 4. tempo de decomposio de diversos materiais;

8 PASSO:

SE DEIXAR ROLAR, VAI POR GUA ABAIXO

TOME CONTA DO SEU PROGRAMA


Depois de implantado o programa, voc deve tomar todas as precaues para que nada saia errado e no seja acumulado material sujo ou o armazenamento seja mal feito, dando a impresso de que o depsito de reciclveis virou um lixo. Todo cuidado pouco para evitar reclamaes e criar resistncias. Depois de tanto trabalho, preciso zelar para que o programa seja permanente. Se possvel, bom preencher as planilhas de controle (VER CD PLANILHA DE CONTROLE), para monitorar as quantidades de material que esto sendo retiradas pelo coletor. No s para acompanhar com cuidado os pagamentos devidos, mas tambm para saber qual est sendo o comportamento do ndice de participao dos condminos e para poder depois informar a todos dos resultados do programa. Informe-se sempre com os faxineiros para saber se est havendo colaborao (ou falta de) nos diversos andares. Detectando problemas e localizando-os, voc poder fazer uma comunicao direta ou ir conversar pessoalmente nos andares onde a participao menor ou inexistente. Por alguma razo, pode ser que a informao sobre o programa no tenha chegado at eles. Um programa de coleta seletiva, assim como todas as aes que necessitam da participao ativa dos indivduos, precisa estar sempre sendo lembrado e estimulado, para que no se acabe por inrcia. Uma boa idia informar, periodicamente, os resultados do programa de coleta (UTILIZE O CARTAZ DE REALIMENTAO , QUE VOC ENCONTRA NO CD).. importante que todos tenham conscincia de quanto foi vendido, quanto foi arrecadado, quantas toneladas foram enviadas para reciclagem, quantas rvores foram salvas e assim por diante. Todo mundo gosta de saber os resultados de seus esforos. E isso ajuda (e muito!) a manter o programa funcionando. Alm de utilizar o cartaz, voc pode criar outras formas de comunicao, como j aconteceu com alguns condomnios, como por exemplo fazer faixas, exposio com produtos feitos com material reciclado, criar um jornalzinho e assim por diante.

Parabns! Se voc foi persistente e seguiu todas as instrues deste manual, certamente conseguiu implantar com sucesso um programa de coleta seletiva de lixo no seu condomnio. Esse programa, por ter sido planejado e estruturado com a orientao tcnica dos especialistas do Instituto GEA - - tica e Meio Ambiente, vai perdurar por muito tempo e promover nos funcionrios e moradores, assim como em seus familiares e amigos, uma profunda e verdadeira conscientizao ambiental. PARA MAIORES INFORMAES, consulte: Instituto GEA tica e Meio Ambiente (11) 3058-1088 Www.institutogea.org.br

O Instituto GEA uma ONG especializada em coleta seletiva, reciclagem, educao ambiental. Fornece orientao gratuita para a implantao de programas de coleta seletiva em condomnios, escolas, empresas, municpios, bairros,etc. No seu site possvel encontrar um roteiro mais detalhado, listas de empresas que compram materiais, curiosidades sobre o assunto e dicas ambientais.

Vous aimerez peut-être aussi