Vous êtes sur la page 1sur 17

Plano de Negcios

Profa. Priscila Facciolli


1

Contedo
O que Plano de Negcios; O Plano de Negcios e os riscos; Onde apresentado; Objetivos do Plano de Negcios; Principais causas de falncia nas micro empresas;

Premissas de sucesso no Plano de Negcios;


Estratgias de Elaborao do Plano de Negcios; Estruturas para Plano de Negcios;

Softwares para confeco do Plano de Negcios

O que Plano de Negcios ?


O plano de negcios a melhor ferramenta para a realizao do sonho do empreendedor e serve de carto de visita da empresa. O plano de negcios um documento usado para descrever seu negcio. O plano de negcio permite: - o planejamento com olhos no passado realizado; - desafios imediatos e futuros; - necessidades dos clientes; - posicionamento dos competidores; O contedo deve descrever de forma realista, concreta e robusta: - o investimento, a estratgia - o fluxo de caixa, o marketing - a oportunidade, os riscos os ganhos

Onde apresentado ?
O plano de negcio deve ser escrito para todos os que tm interesse em conhecer o negcio em detalhes: Empresrios, Investidores, Scios, Parceiros, Bancos, Intermedirios, Fornecedores O plano de negcio o carto de visitas que deve ser entregue para: -Incubadoras1 (caso queira ser incubado) -Scios (entendimento das diretrizes e obteno de acordo) -Parceiros (para estabelecimento de estratgias conjuntas), Bancos (financiamentos) -Intermedirios (pessoas que ajudam a vender o negcio) -Investidores (empresas de capital de risco, pessoas jurdicas e outros interessados) -Executivos de Marketing (para desenvolver planos estratgicos de marketing) -Executivos Financeiros e de Operaes (aprovao dos recursos) -Fornecedores (obteno de crdito na compra de insumos e produtos acabados) -Talento , A prpria empresa (comunicao das metas e objetivos)

1- Incubadoras de empresas - organizaes que sistematizam o processo de criao de novas empresas a partir da seleo de boas idias, de pessoas empreendedoras, empresarialmente viveis, oferecendo apoio desde a fase de definio, passando pela implantao, desenvolvimento, at chegar maturidade do negcio, quando a empresa consegue andar sozinha, com as prprias pernas.

O Plano de Negcios e os riscos


A resposta aos riscos deve explorar ao mximo as oportunidades (em um velrio existem os que choram e os que vendem lenos), minimizar o impacto dos riscos residuais, identificar os pontos fortes e fracos, definir as estratgias de marketing e analisar a performance financeira. O dinamismo dos riscos e do mercado torna o plano de negcio uma ferramenta viva. Ele deve ser atualizado rotineiramente. Nos Estados Unidos, o plano de negcio pr-requisito para a abertura e conduo de qualquer negcio, quer ele seja grande, mdio ou pequeno. No Brasil, ele exigido por instituies, bancos e governo para crdito, financiamento, etc.

Objetivos do Plano de Negcios

Testar a viabilidade de um conceito de negcio; Orientar o desenvolvimento das operaes e estratgia; Atrair recursos financeiros; Transmitir credibilidade; Desenvolver a equipe de gesto.

Principais causas de falncia


As pesquisas do SEBRAE mostram que o percentual de mortalidade das micro e pequenas empresas na regio metropolitana de So Paulo chega a 58% nos trs primeiros anos de vida. Principais causas esto relacionadas com: - falta de poltica de incentivos e subsdios para as micro e pequenas empresas exportadoras; - alta taxa de juros; - dificuldade de acesso ao crdito; - contrapartidas exigidas para financiamentos; - concorrncia estrangeira
7

Premissas de sucesso no Plano de Negcios


********* O sucesso do negcio depende de um bom planejamento ********* consenso no mercado que: As empresas necessitam planejar o negcio para ter efetividade no gerenciamento e para apresentar a idia do empreendimento para investidores, bancos, cliente, etc. Os investidores e financiadores necessitam do plano para avaliar os riscos Poucos empresrios sabem escrever um plano efetivo, pois muitos no tm conceitos bsicos de planejamento de vendas, marketing, fluxo de caixa, retorno de investimento, etc. O plano de negcio pode ser usado: No lanamento de novos negcios, produtos e servios No planejamento rotineiro das empresas j existentes no mercado O plano de negcio um organismo vivo (deve ser atualizado sempre)
8

Estratgias de Elaborao do Plano de Negcios


- Um plano de uma pequena empresa deve ter no mximo 10 pginas e
precisa ser organizado de forma que o leitor entenda como a empresa organizada, quais so os seus objetivos, produtos e servios, qual o seu mercado e estratgia de marketing e, finalmente, qual a sua real situao financeira. - O plano deve atender as necessidades do leitor. Deve enfatizar: a) Banco ou Investidor o planejamento financeiro. b) Entidade Governamental a quantidade e aplicao de recursos e como ser o retorno do capital. c) Parceiro potencial a anlise de mercado e oportunidades de lucros. d) Fornecedor o planejamento financeiro robusto e realista, a carteira de clientes e a taxa de crescimento.
9

Estruturas para Plano de Negcios


No existe uma estrutura rgida e especfica para se escrever um plano de negcio, pois cada negcio tem particularidades e semelhanas, sendo impossvel definir um modelo padro de plano de negcios que seja universal e aplicado a qualquer negcio. Mas, qualquer plano de negcios deve possuir um mnimo de sees aos quais proporcionaro um entendimento completo do negcio.

Estas sees so organizadas de forma a manter a seqncia lgica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa organizada, seus objetivos, seus produtos e servios, seu mercado, sua estratgia de marketing e sua situao financeira.

10

Estruturas para Plano de Negcios


ESTRUTURA1 (Sugerida para pequenas empresas manufatureiras em geral) 1. Capa A capa, apesar de no parecer, uma das partes mais importantes do plano de negcios, pois a primeira parte que visualizada por quem l o plano de negcios, devendo, portanto ser feita de maneira limpa e com as informaes necessrias e pertinentes. 2. Sumrio O sumrio deve conter o ttulo de cada seo do plano de negcios e a pgina respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seo. Isto facilita ao leitor do plano de negcios encontrar rapidamente o que lhe interessa. Qualquer editor de textos permite a confeco automtica de sumrios e tabelas de contedo bastante apresentveis. 3. Sumrio Executivo O Sumrio Executivo a principal seo do plano de negcios. O Sumrio Executivo far o leitor decidir se continuar ou no a ler o plano de negcio. Portanto, deve ser escrito com muita ateno e revisado vrias vezes, alm de conter uma sntese das principais informaes que constam no plano de negcios. Deve ainda ser dirigido ao pblico alvo do plano de negcios e explicitar qual o objetivo do plano de negcios em relao ao leitor (por exemplo, requisio de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentao da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc). O Sumrio Executivo deve ser a ltima seo a ser escrita, pois depende de todas as outras sees do plano para ser elaborada. 11

Estruturas para Plano de Negcios


4. Anlise Estratgica Nessa seo so definidos os rumos da empresa, sua viso e misso, sua situao atual, as potencialidades e ameaas externas, suas foras e fraquezas, seus objetivos e metas de negcio. Esta seo na verdade a base para o desenvolvimento e implantao das demais aes descritas no plano. 5. Descrio da empresa Nessa seo deve-se descrever a empresa, seu histrico, crescimento, faturamento dos ltimos anos, sua razo social, impostos, estrutura organizacional e legal, localizao, parcerias, certificaes de qualidade, servios terceirizados etc. 6. Produtos e Servios Essa seo do plano de negcios destinada aos produtos e servios da empresa: como so produzidos, quais os recursos utilizados, o ciclo de vida, os fatores tecnolgicos envolvidos, o processo de pesquisa e desenvolvimento, os principais clientes atuais, se a empresa detm marca e/ou patente de algum produto etc. Nessa seo pode ser includa, quando esta informao encontra-se disponvel, uma viso do nvel de satisfao dos clientes com os produtos e servios da empresa. Esse feedback bastante importante, porque costuma oferecer no apenas uma viso do nvel de qualidade percebida nos produtos e servios, mas tambm guiar futuros investimentos da empresa em novos 12 desenvolvimentos e processos de produo.

Estruturas para Plano de Negcios


7. Plano Operacional Essa seo deve apresentar as aes que a empresa est planejando em seu sistema produtivo e o processo de produo, indicando o impacto que essas aes tero em seus parmetros de avaliao de produo. Deve conter informaes operacionais atuais e previstas de fatores como: lead time do produto ou servio, percentual de entregas a tempo (on time delivery), rotatividade do inventrio, ndice de refugo, lead time de desenvolvimento de produto e servio etc. 8. Plano de Recursos Humanos Aqui devem ser apresentados os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa. Essas informaes esto diretamente relacionadas com a capacidade de crescimento da empresa, especialmente quando esta atua em um mercado onde a deteno de tecnologia considerada um fator estratgico de competitividade. Devem ser indicadas as metas de treinamento associadas s aes do Plano Operacional, as metas de treinamento estratgico, de longo prazo e no associadas diretamente s aes. Aqui tambm devem ser apresentados o nvel educacional e a experincia dos executivos, gerentes e funcionrios operacionais, indicando-se os esforos da empresa na formao de seu pessoal.
13

Estruturas para Plano de Negcios


9. Anlise de Mercado Na seo de Anlise de Mercado, o autor do plano de negcios deve mostrar que os executivos da empresa conhecem muito bem o mercado consumidor do seu produto/servio (por meio de pesquisas de mercado): como est segmentado, o crescimento desse mercado, as caractersticas do consumidor e sua localizao, se h sazonalidade e como agir nesse caso, anlise da concorrncia, sua participao de mercado e a dos principais concorrentes etc.

10. Estratgia de Marketing Deve-se mostrar como a empresa pretende vender seu produto/servio e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus mtodos de comercializao, diferenciais do produto/servio para o cliente, poltica de preos, principais clientes, canais de distribuio e estratgia de promoo/comunicao e publicidade, bem como projees de venda.

14

Estruturas para Plano de Negcios


ESTRUTURA2 (Sugerida para empresas focadas em inovao e tecnologia)

1. Capa 2. Sumrio 3. Sumrio Executivo 4. Conceito do Negocio 4.1 O Negcio 4.2 O Produto 5. Equipe de Gesto 6. Mercado e Competidores 6.1 Anlise Setoria 6.2 Mercado-alvo 6.3 Necessidades do Cliente 6.4 Benefcios do Produto 6.5 Competidores 6.6 Vantagem Competitiva 7. Marketing e Vendas

7.1 Produto 7.2 Preo 7.3 Praa 7.4 Promoo 7.5 Estratgia de Vendas 7.6 Projeo de Vendas 7.7 Parcerias Estratgicas 8. Estrutura e Operao 8.1 Organograma Funcional 8.2 Processos de Negcio 8.3 Poltica de Recursos Humanos 8.4 Fornecedores de Servios 8.5 Infra-estrutura e Localizao 8.6 Tecnologia 9. Anlise Estratgica 9.1 Anlise SWOT 9.2 Cronograma de Implantao 10. Previses, Evolues e Composio dos 15 Resultados Econmicos e Financeiros

Estruturas para Plano de Negcios


ESTRUTURA3 (Sugerida para pequenas empresas prestadoras de servios)

1. Capa 2. Sumrio 3. Sumrio Executivo 4. O Negcio 4.1 Descrio do Negcio 4.2 Descrio dos Servios 4.3 Mercado 4.4 Localizao 4.5 Competidores (concorrncia) 4.6 Equipe Gerencial 4.7 Estrutura Funcional

5. Dados Financeiros 5.1 Fontes dos Recursos Financeiros 5.2 Investimentos Necessrios 5.3 Balano Patrimonial 5.4 Anlise do Ponto de Equilbrio 5.5 Demonstrativo de Resultados (projetado para trs anos) 5.6 Projeo de Fluxo de Caixa (horizonte de trs anos) 5.7 Anlises de Rentabilidade 6. Anexos

16

Softwares para confeco do Plano de Negcios


A deciso de utilizar ou no software para confeco do plano de negcios do empreendedor, que deve avaliar o negcio e as necessidades que possui. Produtos de software destinados a essa finalidade:

1. O SPPlan um programa de computador (software) desenvolvido com tecnologia web e pode ser instalado em seu desktop em qualquer diretrio, atravs de download a partir do site do Sebrae. 2. O Easyplan um software voltado para a elaborao de Planos de Negcios totalmente baseado na internet e com possibilidade de download e impresso. 3. Business Plan Pro o software mais vendido nos Estados Unidos, da empresa Palo Alto Software

4. BizPlan Builder Um dos mais utilizados pelos empreendedores americanos.


5. MakeMoney um dos poucos softwares brasileiros, usados por estudantes e empresas de informtica. 17

Vous aimerez peut-être aussi